ISCTE Business School

Perguntas Frequentes

1.    Como posso candidatar-me à Universidade de Inverno?

A 1.ª fase de candidaturas decorre até ao dia 31 de outubro e o candidato deve manifestar o seu interesse através do e-mail short-term.ibs@iscte-iul.pt.

Após o dia 1 de novembro, as candidaturas à Universidade de Inverno serão consideradas após os alunos submeterem o formulário online, assim como o envio de uma fotografia, carta de motivação e uma cópia digital do B.I./passaporte/C.C. para short-term.ibs@iscte-iul.pt.

2.    Quem pode candidatar-se?

Os cursos da Universidade de Inverno estão orientados para alunos de licenciatura ou mestrado e todos os que estiverem interessados em ter uma experiência académica internacional no ISCTE Business School.

3.   Quais são os critérios de seleção?

As candidaturas são aceites conforme a ordem de receção. Visto existir um número limite de vagas, aconselhamos vivamente o envio do formulário o mais cedo possível.

4.    Qual é o prazo limite para concorrer aos programas de Inverno?

O prazo final para submeter as candidaturas é 15 de dezembro. As candidaturas entregues a partir do dia 1 de dezembro sofrem um aumento de propina. No entanto, recomendamos que a candidatura seja feita o mais depressa possível para garantir um lugar na Universidade de Inverno. É importante que esta candidatura seja feita atempadamente, principalmente, por alunos que necessitam de visto de modo a garantir que esteja pronto a tempo.

5.    Preciso de apresentar algum certificado de Inglês?

Não será necessário apresentar nenhum certificado. No entanto, recomendamos que os alunos, que pretendam participar nos cursos em inglês, tenham um nível satisfatório da língua inglesa.

6.    Há algum pré-requisito para os programas?

Não há nenhum pré-requisito. Apenas tenha em consideração que o programa de Criatividade e Inovação em Marketing é direcionado para alunos de mestrado.

7.    Existe alguma bolsa que seja possível obter para participar na Universidade de Inverno?

Infelizmente, não é possível obter bolsa para frequentar a Universidade de Inverno; no entanto, aconselhamos a visita a este website onde poderá encontrar apoios financeiros para a sua viagem a Lisboa  http://www.scholarshipportal.eu/.

8.    Fui selecionado(a) a participar na Universidade de Inverno e já efetuei o pagamento total do programa, no entanto, por razões pessoais não vou poder frequentar o curso. Posso ser reembolsado(a)?

Se um aluno quiser desistir da candidatura antes do dia 15 de dezembro, haverá uma retenção de 200€ e o resto será reembolsado. No caso de a desistência ocorrer após o dia 15 de dezembro, não será possível efetuar o reembolso do valor pago.

9.    Gostaria de prolongar a minha estadia em Lisboa (chegar antes do programa ou partir depois do programa terminar). É possível?

Sim, é. Caso nos informe com antecedência de modo a satisfazermos as suas necessidades é possível prolongar a sua estadia. O preço por noite extra tem um custo aproximado de 15€. 

10.   Como é feita a avaliação nos programas de Inverno?

Normalmente, a avaliação é feita tendo em conta a participação na aula, trabalhos de grupo ou individuais e um teste final mas a avaliação poderá variar de programa para programa. No início de cada curso, o professor informará em detalhe as várias componentes de avaliação.

Os alunos que completarem com sucesso o programa (ter avaliação positiva e frequência a mais de 80% das aulas) obterão um diploma indicando a duração do programa, os créditos ECTS recebidos e a respetiva classificação. Os que não conseguirem obter uma avaliação positiva ou não frequentarem 80% das aulas, receberão um Certificado de Participação.

11.    Como é um dia típico?

Por norma, as aulas ocorrem todos os dias de manhã, de segunda a sexta-feira. Os cursos são composto por duas sessões de 1h30 por dia, das 9:30 às 12:30.

12.     Serão organizadas atividades extracurriculares?

Sim, as atividades extracurriculares organizadas durante a Universidade de Inverno incluem, por exemplo, visitas a museus, jogos de futebol, pub crawl, passeios turísticos, entre outros. Durante os fins de semana, os alunos terão oportunidade de descobrir Lisboa e outras cidades portuguesas. Uma equipa da Universidade de Inverno tratará de proporcionar diferentes atividades durante a sua estadia em Lisboa.

13.   Para além do valor do programa e das atividades extracurriculares, existem mais alguns custos envolvidos? 

Não existem mais custos associados ao programa para além dos mencionados. No entanto, é importante referir que os alunos são responsáveis pelas suas próprias refeições, transporte para Lisboa e seguro de saúde/viagem.

Voltar à página principal >