11 e 12 Horas de Gestão
11 & 12 Horas de Gestão


A Edição de 2022 realizou-se no dia 01 de Abril!


A Iscte Business School organiza todos os anos a iniciativa destinada às Escolas Secundárias/Colégios do País, essencialmente da Grande Lisboa, tendo como destinatários os alunos do 11.º e 12.º ano da Área de Ciências Socioeconómicas e da área Científico-natural.

Neste evento os alunos são desafiados pelo Rock in Rio a desenvolver um projeto nas àreas de gestão.

Os Jogos 11 e 12 Horas de Gestão da Iscte Business School são prioritariamente realizados para Escolas convidadas e a última edição contou com a presença de cerca de 340 alunos, de 30 Escolas Secundárias/Colégios. Em simultâneo com o 11 e 12 Horas de Gestão decorreu o Teachers Upgrade,  iniciativa direcionada para os docentes do ensino secundário, que acompanham as equipas no dia do evento.

Junta 3 a 5 amigos e participa num jogo inovador criado para estudantes.

Torna-te empreendededor...conquista o mercado...e vence os obstáculos!

Reportagem fotográfica aqui.


11 Horas de Gestão


Desafios

A Iscte Business School organiza uma vez mais durante o ano letivo o evento pedagógico 11 Horas de Gestão.

Esta edição, organizada em parceria com a SFORI, continua a ter em vista proporcionar aos alunos do 11.º ano dos cursos de ciências socioeconómicas das escolas secundárias, um primeiro e privilegiado contacto com a realidade universitária da gestão de empresas, através da participação num jogo de carácter pedagógico, que lhes desvende um pouco dos caminhos profissionais pelos quais poderão optar aquando do seu ingresso no ensino superior.

A iniciativa voltará a contar com um contacto direto com a realidade empresarial e ainda com alunos (atuais e antigos) e professores da Iscte Business School, numa ação de total abertura da estrutura desta instituição.


Objetivos

O principal objetivo deste jogo prende-se com a transmissão de conhecimentos mais detalhados acerca das diversas áreas da gestão aos alunos do ensino secundário. Desta forma, esperamos contribuir para uma visão mais clara e consciente acerca das futuras opções profissionais destes mesmos alunos.

Em termos específicos, os objetivos deste jogo passam por:

- Dotar os alunos de conhecimentos teórico-práticos nas diversas vertentes da gestão;

- Possibilitar um contacto mais próximo entre os alunos e a Iscte Business School, através de uma ligação teórico-prático no ensino da gestão;

- Transmitir a excelência do sistema de ensino promovido pela Iscte Business School;

  • Capacitar os alunos de soft-skills e competências comportamentais para o seu dia-a-dia tais como competências de:
    - Comunicação
    - Liderança
    - Tomada de decisão
    - Gestão do stress
    - Gestão do tempo
    - Gestão de conflitos
    - Gestão da informação
    - Trabalho em equipa
Destinatários

Este jogo está destinado a alunos das escolas secundárias, a frequentar actualmente o 11.º ano, prioritariamente das áreas de ciências socioeconómicas e científico-natural e que simultaneamente desejem ingressar na Iscte Business School.

Avaliação

A avaliação da prestação das equipas será realizada a dois níveis:

1.º - Quantitativo: tendo em conta o número de tarefas realizadas, bem como o desempenho das equipas nas áreas de Gestão, Economia, Estratégia, Recursos Humanos, Marketing, Finanças, Equipamentos e Tecnologia;

2.º - Qualitativo, tendo em conta critérios de conteúdo da tarefa, tais como conhecimentos demonstrados, qualidade da prestação, capacidade de inovação, adequação à realidade, entre outros tais como a coerência do projeto e propostas apresentadas.

Candidatos

A candidatura está reservada aos alunos das Escolas convidadas que cumpram os requisitos expostos anteriormente, ou seja, estejam atualmente a frequentar o 11.º ano do ensino secundário, em cursos da área socioeconómica ou equiparados.

Deverá incluir 3 a 5 alunos por equipa, bem como a nomeação de um Diretor de equipa, Docente da Escola Secundária de proveniência dos alunos.


NOTA: Deverá ser atribuído um nome à equipa na ficha de inscrição.

Ficha de Inscrição Online

Regras de Participação

• O número de inscrições é limitado, facto pelo qual se reserva à organização o direito de recusar inscrições, caso as mesmas excedam o limite previsto para o jogo;

• Cada Escola Secundária não poderá ter mais do que uma equipa em cada Jogo a concorrer em seu nome, salvo indicação em contrário;

• Os elementos de cada equipa deverão pertencer todos à mesma Escola Secundária, embora não seja necessário que pertençam todos à mesma turma;

• As equipas serão constituídas por 3 a 5 alunos e 1 Diretor de equipa, docente da Escola Secundária (ou o Tutor nomeado pela Iscte Business School, no caso da equipa não ter um);

• Caso surja alguma alteração aos dados constantes na inscrição, o Diretor de equipa (no caso de não existir um professor da Escola, a equipa deverá nomear um elemento representante da mesma) deverá comunicar o facto por escrito à organização em tempo útil, ou seja, até ao dia 16/03/2018.

OUTRAS INFORMAÇÕES

• O Jogo 11 Horas de Gestão decorrerá nas instalações do Iscte, sedeado na Avenida das Forças Armadas, 1649-026 Lisboa, sendo comunicado às equipas em momento oportuno o horário em que deverão comparecer neste;

• As equipas participantes no Jogo estão autorizadas a trazer para o dia da realização da prova um elemento representativo da sua escola secundária (por exemplo: uma mascote ou uma bandeira, entre outros);

• A participação no jogo inclui um almoço e um lanche promovidos pela ISCTE Business School.

Limitações físicas; Limitações fisiológicas; Restrições alimentares:

• LIMITAÇÕES FÍSIOLÓGICAS: A organização deverá ser informada até dia 25 de março da existência, no grupo de participantes, de pessoas com limitações físicas, alergias e/ou hábitos alimentares específicos (vegetarianos, em dieta, etc.). Os participantes com medicação própria, deverão fazer-se acompanhar da mesma durante a acção. Essa indicação deverá ser enviada por e-mail para marketing.ibs@iscte.pt.

VESTUÁRIO / EQUIPAMENTO: Para que o evento possa ser desfrutado em segurança e no maior conforto aconselhamos a utilização do seguinte vestuário: ténis, roupa desportiva adequada à estação, chapéu ou boné, um impermeável fino e roupa quente e confortável.
• Desaconselhamos vivamente a utilização de adereços, sapatos de salto e roupa delicada.

• BEBIDAS ALCOÓLICAS: É estritamente proibido o consumo de bebidas alcoólicas durante o evento.


Prazos

Nota: Realiza-se a 01 de abril e o prazo de inscrições é até 25 de março


Prémios

Em termos de prémios atribuídos a esta iniciativa estão contemplados:

  - Diplomas de Participação;
  - Prémios para as Equipas vencedoras (1.º, 2.º e 3.º classificados):

       - Prémios 1º Lugar: Festival Rock in Rio + Escape Hunt Lisboa + HippoTrip Lisboa

       - Prémios 2ºLugar: Escape Hunt Lisboa + HippoTrip Lisboa

       - Prémios 3º Lugar: HippoTrip Lisboa


12 Horas de Gestão


Desafios

A Iscte Business School organiza, em parceria com a SFORI, uma vez mais durante o ano letivo o evento pedagógico 12 Horas de Gestão.

Esta edição continua a ter em vista proporcionar aos alunos do 12.º ano dos cursos de ciências socioeconómicas das escolas secundárias, um primeiro e privilegiado contacto com a realidade universitária da gestão de empresas, através da participação num jogo de carácter pedagógico, que lhes desvende um pouco dos caminhos profissionais pelos quais poderão optar aquando do seu ingresso no ensino superior.

A iniciativa voltará a contar com um contacto direto com a realidade empresarial e ainda com alunos (atuais e antigos) e professores da Iscte Business School, numa ação de total abertura da estrutura desta instituição.


Objetivos

O principal objetivo deste jogo prende-se com a transmissão de conhecimentos mais detalhados acerca das diversas áreas da gestão aos alunos do ensino secundário. Desta forma, esperamos contribuir para uma visão mais clara e consciente acerca das futuras opções profissionais destes mesmos alunos.

Em termos específicos, os objetivos deste jogo passam por:

- Dotar os alunos de conhecimentos teórico-práticos nas diversas vertentes da gestão;

- Possibilitar um contacto mais próximo entre os alunos e a Iscte Business School, através de uma ligação teórico-prático no ensino da gestão;

- Transmitir a excelência do sistema de ensino promovido pela Iscte Business School

- Capacitar os alunos de soft skills e competências comportamentais para o seu dia-a-dia tais como competências de:
- Comunicação
- Liderança
- Tomada de decisão
- Gestão do stress
- Gestão do tempo
- Gestão de conflitos
- Gestão da informação
- Trabalho em equipa

Destinatários

Este jogo está destinado a alunos das escolas secundárias, a frequentar atualmente o 12.º ano, prioritariamente das áreas de ciências socioeconómicas e científico-natural e que simultaneamente desejem ingressar na Iscte Business School.

Avaliação

A avaliação da prestação das equipas será realizada a dois níveis:

1.º - Quantitativo: tendo em conta o número de tarefas realizadas, bem como o desempenho das equipas nas áreas de Gestão, Economia, Estratégia, Recursos Humanos, Marketing, Finanças, Equipamentos e Tecnologia;

2.º - Qualitativo, tendo em conta critérios de conteúdo da tarefa, tais como conhecimentos demonstrados, qualidade da prestação, capacidade de inovação, adequação à realidade, entre outros tais como a coerência do projeto e propostas apresentadas.


Candidatura

A candidatura está reservada aos alunos que cumpram os requisitos expostos anteriormente, ou seja, estejam atualmente a frequentar o 12.º ano do ensino secundário, em cursos da área socioeconómica ou equiparados;

Deverá incluir 3 a 5 alunos por equipa, bem como a nomeação de um Diretor de equipa, Docente da Escola Secundária de proveniência dos alunos;

NOTA: Deverá ser atribuído um nome à equipa na ficha de inscrição.

Ficha de Inscrição Online

Regras de Participação

• O número de inscrições é limitado, facto pelo qual se reserva à organização o direito de recusar inscrições, caso as mesmas excedam o limite previsto para o jogo;

• Cada Escola Secundária não poderá ter mais do que uma equipa em cada Jogo a concorrer em seu nome, salvo indicação em contrário;

• Os elementos de cada equipa deverão pertencer todos à mesma Escola Secundária, embora não seja necessário que pertençam todos à mesma turma;

• As equipas serão constituídas por 3 a 5 alunos e 1 Diretor de equipa, docente da Escola Secundária (ou o Tutor nomeado pela Iscte Business School, no caso da equipa não ter um);

• Caso surja alguma alteração aos dados constantes na inscrição, o Diretor de equipa (no caso de não existir um professor da Escola, a equipa deverá nomear um elemento representante da mesma) deverá comunicar o facto por escrito à organização em tempo útil.

OUTRAS INFORMAÇÕES

• O Jogo 12 Horas de Gestão decorrerá nas instalações do Iscte, sedeado na Avenida das Forças Armadas, 1649-026 Lisboa, sendo comunicado às equipas em momento oportuno o horário em que deverão comparecer neste espaço;

• As equipas participantes no Jogo estão autorizadas a trazer para o dia da realização da prova um elemento representativo da sua escola secundária (por exemplo: uma mascote ou uma bandeira, entre outros);

• A participação no jogo inclui um almoço e um lanche promovidos pela Iscte Business School.

Limitações físicas; Limitações fisiológicas; Restrições alimentares:

• LIMITAÇÕES FÍSIOLÓGICAS: A organização deverá ser informada até dia 25 de março da existência, no grupo de participantes, de pessoas com limitações físicas, alergias e/ou hábitos alimentares específicos (vegetarianos, em dieta, etc.). Os participantes com medicação própria, deverão fazer-se acompanhar da mesma durante a acção. Essa indicação deverá ser enviada por e-mail para marketing.ibs@iscte.pt.

• VESTUÁRIO / EQUIPAMENTO: Para que o evento possa ser desfrutado em segurança e no maior conforto aconselhamos a utilização do seguinte vestuário: ténis, roupa desportiva adequada à estação, chapéu ou boné, um impermeável fino e roupa quente e confortável.
• Desaconselhamos vivamente a utilização de adereços, sapatos de salto e roupa delicada.

• BEBIDAS ALCOÓLICAS: É estritamente proibido o consumo de bebidas alcoólicas durante o evento.

Prazo

Nota: Realiza-se a 01 de abril e o prazo de inscrições é até 25 de março

Prémios

Em termos de prémios atribuídos a esta iniciativa estão contemplados:

  - Diplomas de Participação;

  - Prémios para as Equipas vencedoras (1.º, 2.º e 3.º classificados):

       - Prémios 1º Lugar: Festival Rock in Rio + Escape Hunt Lisboa + HippoTrip Lisboa

       - Prémios 2ºLugar: Escape Hunt Lisboa + HippoTrip Lisboa

       - Prémios 3º Lugar: HippoTrip Lisboa

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