Direção

Maria João Cortinhal | Dean
Maria João Cortinhal


Professora Associada no Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia do ISCTE-IUL, exercendo vários cargos de gestão académica, entre os quais coordenador do 3º ano da Licenciatura de Gestão, membro eleito do Conselho Cientifico e do Conselho geral, diretora de departamento, e presentemente Diretora da Iscte Business School, todos no ISCTE-IUL. Os seus interesses de investigação centram-se em Problemas de Optimização Combinatória, com especial enfoque no Desenho de Redes Logísticas e na Sectorização e Desenho de Rotas, em metaheurísticas. Tem participado como investigador em projectos de investigação financiados pela FCT e em alguns estudos de investigação de âmbito nacional, nomeadamente na definição de um modelo logístico para o abastecimento de biomassa florestal às centrais de energia eléctrica, e na definição de um modelo de alargamento da rede nacional de Julgados de Paz. Tem participado em diversas conferências internacionais e nacioniais, seminários e pulicado capítulos de livros internacionais (2), artigos em revistas internacionais com revisão (2), e atas em conferências internacionais com revisão (1).

Mais informação: https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/maria-joao-cortinhal/cv


Ana Lúcia Martins | Vice Dean
Ana Lucia Martins


Ana Lúcia Martins é Professora Associada no ISCTE-IUL e investigadora integrada no BRU-Iscte (Business Research Unit). Doutorada em Gestão, com especialização em Gestão de Operações e Tecnologia, e um Mestrado em Gestão, com especialização em Estratégia. Atualmente, é Vice-Presidente da Iscte Business School para Ensino e Inovação, e Vice-Presidente do Conselho Pedagógico do Iscte. É Co-Diretora do Mestrado em Ação Humanitária, juntamente com um Co-Diretor da Escola de Sociologia e Políticas Públicas, um programa oferecido conjuntamente por ambas as escolas, e no passado atuou como diretora da Licenciatura em Gestão Industrial e Logística. Ana leciona Gestão de Operações, Gestão de Logística, Gestão de Serviços e Operações,  e Gestão da Cadeia de Valor. Ana é autora de mais de 85 artigos científicos. Ana publica em revistas científicas como o International Journal of Logistics Management, International Journal of Industrial Engineering and Management e Public Money and Management, entre outros. Ela é autora de capítulos de livros em gestão de logística e gestão lean nos sistemas de justiça. Seus principais tópicos de investigação são gestão de operações em contextos humanitários, gestão de logística, gestão da cadeia de valor e gestão na área de serviços, principalmente em sistemas judiciais e de saúde.

Mais informação: https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/ana-lucia-henriques-martins/cv


Inna Paiva | Vice Dean
Inna Paiva

Inna Paiva (PhD) é Professora Assistente no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). Tem experiência em lecionar em programas de mestrado e programas de educação executiva, como também em cursos relacionados à contabilidade financeira, relatórios empresariais e contabilidade pública. Também supervisiona dissertações de mestrado e fez várias apresentações em conferências científicas internacionais. É autora de artigos e capítulos de livros. Por vários anos, foi Diretora do Mestrado em Contabilidade e Tributação e do Mestrado em Contabilidade, Tributação e Auditoria da Universidade Lusófona. Os seus interesses de pesquisa estão na implementação das Normas Internacionais de Relato Financeiro, qualidade contábil e empresas familiares. A sua investigação foi publicada em capítulos de livros e em revistas como o Sustainability Accounting, Management and Policy Journal, o Spanish Journal of Finance and Accounting, a Review of Accounting and Finance. Também publicou um livro didático: Contabilidade Pública - As Novas Demonstrações para Relato em Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas / Contabilidade Pública - As Novas Declarações de Relatório no Sistema de Normalização Contábil para Administração Pública e ela é a autora de estudos de caso práticos no livro didático Fundamentos de Contabilidade Financeira: teoria e casos / Fundamentos de Contabilidade Financeira: teoria e estudos de caso.

Mais informação: https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/inna-choban-de-sousa-paiva/cv


Ana Simaens | Associate Dean
Ana Simaens

Com um doutoramento em Gestão pela Universidade de Tilburg nos Países Baixos, Ana leciona na Iscte Business School sobre os temas de Gestão Estratégica e Sustentabilidade, Ética e Responsabilidade Social. Atualmente é Associate Dean for Engagement and Impact na Iscte Business School.

Como investigadora integrada na Business Research Unit (BRU-Iscte), o seu trabalho tem aparecido em vários pontos de publicação, incluindo o Journal of Business Ethics and Public Management Review. Desempenhou o papel de Associate editor do International Journal of Sustainability in Higher Education e Topic editor do Sustainability.

Ana está também a colaborar como Guardian do GRLI Council (Globally Responsible Leadership Initiative), Head of Programmatic Work no PRME Chapter Iberia, e serve como Interlocutora de Qualidade e Sustentabilidade para a Iscte Business School. No passado, Ana foi Subdiretora do Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral, membro da Comissão Científica da BRU-Iscte, e coordenadora da dimensão de Prosperidade da Sustentabilidade no Iscte, e colaborou como especialista na ISO TC323 sobre Economia Circular.

Ana complementou adicionalmente a sua formação académica com várias qualificações profissionais, incluindo o GRI Certified Training Program, o Sustainable Business Strategy da Harvard Business School Online, e certificações como Advanced Chief Sustainability Officer (CSO) Professional, como Facilitadora Certificada LEGO® SERIOUS PLAY® e como Facilitadora Certificada em Pro.Play®.

Mais informação: https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/ana-simaens/cv


Renato Pereira | Associate Dean
Renato Pereira

Agregado em Gestão e titular de dois doutoramentos, Renato Pereira é Diretor Adjunto para a Internacionalização e a Investigação da Escola de Gestão do Iscte-IUL.

Especializou-se em Empreendedorismo, em Inovação, em Gestão Internacional, e em Desenvolvimento Económico da África Subsariana.

Antigo residente-estudante da Cité Internationale Universitaire de Paris, foi designado para o Conselho de Administração da fundação privada de utilidade pública que gere o campus internacional da capital francesa, eleito por um colégio representativo de 5.000+ votantes de 150+ nacionalidades.

Trabalhou em várias empresas do cluster das tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente a Outsystems, um dos três primeiros unicórnios portugueses.

Enquanto Administrador da Inteli - Inteligência em Inovação - Centro de Inovação, integrou a estrutura de coordenação do consórcio Mobi.E, responsável pelo desenvolvimento da 1ª rede de âmbito nacional do mundo para carregamento de veículos elétricos, e o Conselho de Administração da SGORME - Sociedade Gestora de Operações da Rede de Mobilidade Elétrica, S.A.

Durante treze anos consecutivos, desempenhou o cargo de Vogal do Conselho Fiscal da Taguspark, S.A., sociedade gestora de um dos maiores e mais relevantes parques de ciência e tecnologia do país.

Foi Adjunto do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações dos XVII e XVIII Governos Constitucionais.

Dirige, atualmente, o Mestrado em Gestão Internacional da Escola de Gestão do Iscte. Anteriormente, dirigiu o Mestrado Executivo em Gestão da Inovação da Iscte Executive Education, para além de várias unidades curriculares dos Mestrados da Iscte Business School, do Mestrado em Estudos Africanos e do Doutoramento em Estudos Africanos.

Enquanto Professor Associado da Universidade Autónoma de Lisboa, coordenou: o Doutoramento em Economia da Empresa, o Seminário de Geoeconomia do Doutoramento em Relações Internacionais, o Mestrado em Gestão de Empresas, e a Licenciatura em Gestão, para além de várias unidades curriculares dos três ciclos universitários.

O seu artigo Entrepreneurship role on dynamic capabilities: A longitudinal study on Brazilian and Portuguese firms, elaborado em co-autoria, foi nomeado para o Best Paper Prize da Special Conference da Strategic Management Society, em 2011.

O seu artigo Resilient employees are creative employees, when the workplace forces them to be, publicado em co-autoria, foi galardoado com o Tudor Rickards and Susan Moger Creativity and Innovation Management Best Paper Award, relativo ao ano de 2019.

Orientou 5 pós-doutoramentos, 18 doutoramentos e 179 mestrados.

Tem uma longa e extensiva experiência académica internacional, tendo sido Professor e/ou Investigador Visitante em universidades de: Angola, Brasil, Chéquia, Emirados Árabes Unidos, Eslovénia, Espanha, França, Hungria, Índia, Moçambique, Peru, Polónia, Portugal, Reino Unido, Rússia, Tailândia, Uganda e Uzbequistão.

Mais informação: https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/renato-telo-de-freitas-barbosa-pereira/cv