Departamentos

As atividades de investigação dos departamentos estão centralizadas no Business Research Unit ( Bru-Iscte).No seu site poderá conhecer as principais atividades de investigação de cada departamento - publicações, projetos, conferências - e ainda outras informações de interesse.

Caso deseje visualizar a listagem de docentes de cada departamento, poderá fazê-lo aqui.


Contabilidade

Diretora: Professora Isabel Lourenço

O Departamento de Contabilidade é um dos seis departamentos que integram a Iscte Business School, oferecendo ao nível dos diferentes ciclos de estudo (licenciatura, mestrado e doutoramento) formação de elevado grau científico e profissional através de um corpo docente exigente e reputado a nível nacional e internacional. O Departamento oferece um leque diversificado de unidades curriculares, de natureza optativa e obrigatória, especializadas na área da Contabilidade, as quais se encontram inseridas nos diversos programas da Iscte Business School.

Integram o Departamento 29 docentes, a maioria em full time. Entre os professores doutorados contam-se diversos com o doutoramento realizado em prestigiadas universidades europeias e norte-americanas. Igualmente, o Departamento conta com um conjunto de professores convidados com funções de administração em importantes empresas e instituições nacionais, bem como prestigiados profissionais nas áreas de auditoria e fiscalidade, o que tem permitido uma maior e melhor interação entre a atividade de ensino e a realidade empresarial no Departamento e na Iscte Business School. Destaque-se, ainda, a autoria de numerosos livros, muitos dos quais manuais de referência em Portugal, quer a nível do ensino, quer a nível profissional, o que retrata bem a qualidade pedagógica do corpo docente do Departamento.

Para além da notoriedade a nível pedagógico do Departamento, a investigação a nível internacional tem assumido crescente importância nas atividades dos seus docentes. Em resultado disso, os docentes do Departamento têm artigos publicados nas melhores revistas científicas internacionais da área da Contabilidade, a destacar, European Accounting Review, Journal of Business Ethics, Management Accounting Research, Accounting, Organizations and Society, Abacus, Accounting and Business Research, Accounting, Auditing and Accountability Journal, entre muitos outros.

O Departamento periodicamente realiza seminários de investigação em Contabilidade, tendo vindo a convidar prestigiados académicos internacionais na área para apresentarem os seus mais recentes trabalhos de investigação. Para além disso, o Departamento ativamente colabora na realização de conferências internacionais em Contabilidade, tendo em 2011, organizado o 8th European Network for Research in Organizational and Accounting Change (ENROAC) Conference, em associação com a Manchester Business School (UK) e a Exeter Business School (UK).


Contacto:

dc.ibs@iscte-iul.pt
Tel.: +351 210 464 014


Economia

Diretor: Professor Joaquim José Ramalho

O Departamento de Economia é uma unidade orgânica do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, sendo um dos seis departamentos que integram a Iscte Business School, uma das mais prestigiadas escolas de gestão e de economia nacionais.

O Departamento de Economia integra atualmente 22 docentes. Destes, 15 são doutorados. Os restantes sete são docentes convidados, com carreiras profissionais de elevado prestígio desenvolvidas em importantes empresas privadas e públicas, bem como na Administração Pública, incluindo a participação em funções governativas. Este leque de docentes – fortemente comprometido com as atividades de ensino e de investigação próprias de uma universidade de referência e simultaneamente conhecedor e estudioso da realidade aplicada da economia portuguesa e internacional – constitui uma das nossas mais significativas mais-valias. Trata-se de um grupo de docentes fortemente motivado e dinâmico, empenhado em contribuir ativamente para a sociedade mediante a formação de alunos e a divulgação dos resultados das atividades de investigação realizadas. 

O Departamento tem responsabilidade científica por vários programas de ensino, nomeadamente a Licenciatura em Economia, o Mestrado em Economia, o Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência e o Doutoramento em Economia (este último gerido pela Business Research Unit, Bru-Iscte). Todos eles foram concebidos e são periodicamente atualizados no sentido de assegurar que seguem os melhores padrões internacionais, situando-se ao nível das melhores práticas vigentes nas universidades de referência a nível mundial. Visando corresponder a um contexto de crescente internacionalização, o Mestrado e o Doutoramento em Economia são integralmente lecionados em inglês, bem como várias unidades curriculares na Licenciatura em Economia. Por seu lado, o Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência, lecionado em horário pós-laboral, satisfaz uma necessidade formativa, de natureza mais especializada, numa das áreas mais relevantes da economia aplicada.

Ainda no domínio do ensino, assumimos uma preocupação central com a qualidade pedagógica e cultivamos um espírito de proximidade entre docentes e alunos, suscetível de estimular o debate aberto e de promover um mais profícuo processo de aprendizagem.     

Para além da excelência no ensino, almejamos igualmente a excelência na investigação. A este nível, guiamo-nos pelos mais exigentes critérios internacionais. Em articulação com a Bru-Iscte, centro de investigação financiado pela FCT no âmbito do qual os docentes doutorados do Departamento desenvolvem as suas atividades de investigação, colocamos o enfoque no mérito científico, incentivando particularmente a publicação nas melhores revistas internacionais (ISI/SCOPUS). Essa estratégia tem conduzido a um enorme crescimento dos outputs de investigação realizados pelos docentes do Departamento, permitindo que este se posicione atualmente numa posição de elevado destaque no contexto das universidades nacionais. 

Com um passado de experiência e conhecimento acumulado, um presente de que nos orgulhamos, uma permanente vontade de evoluir e um sólido compromisso com a excelência académica, o Departamento de Economia ambiciona e trabalha ativamente para construir um futuro ainda melhor.

Venha criá-lo connosco!

Contacto:

de.ibs@iscte-iul.pt
Tel.: +351 210 464 014



Finanças

Diretor: Professor José Carlos Dias

O Departamento de Finanças e Contabilidade, criado em 2001, no seio da Iscte Business School, representa o primeiro caso em Portugal de autonomia destas áreas a nível de departamento, consagrando assim institucionalmente o desenvolvimento das mesmas no Iscte que, ao longo de mais de duas décadas, se têm afirmado pela inovação e modernidade das cadeiras e cursos criados e pela reputação do seu corpo docente.

Nas atividades de ensino da Iscte Business School, o Departamento oferece de um vector de especialização em Finanças e Contabilidade que percorre todos os graus de ensino universitário: licenciatura, mestrado e doutoramento. Assegura-se, assim, uma oferta de especialização, única nas universidades portuguesas, que se estende a um vasto conjunto de cadeiras, entre obrigatórias e optativas, inseridas nos restantes programas da Iscte Business School.
   
Integram o Departamento 22 docentes, a maioria em full-time. Entre os professores doutorados conta-se com uma valiosa componente internacional, assente em doutoramentos realizados em prestigiadas universidades americanas e europeias. Conta-se também com um conjunto de professores convidados com funções de administração em importantes empresas e instituições nacionais e que contribuem para uma maior interação entre a atividade de ensino e a realidade empresarial. Destaque-se ainda a autoria de numerosos livros, muitos dos quais são manuais de referência em Portugal, tanto do ponto de vista de ensino como profissional, nas suas áreas de especialidade e que retratam bem a qualidade pedagógica do corpo docente do departamento.
A investigação desempenha um importante papel nas atividades do Departamento. O seu corpo docente tem artigos publicados nas melhores revistas científicas internacionais. Organizam-se regularmente seminários de apresentação e discussão de trabalhos de investigação, onde habitualmente se conta com a presença de reputados académicos internacionais, e ainda a única conferência científica internacional na área de Finanças que anualmente se realiza em Portugal - a Conferência Anual da Iscte Business School em Finanças. Conta-se também com a disponibilidade das principais bases de dados financeiras, o que naturalmente facilita o desenvolvimento dos trabalhos de investigação.


Contacto

df.ibs@iscte-iul.pt
Tel.: +351 210 464 014


Marketing, Operações e Gestão Geral

Diretora: Professor Pedro Dionísio

O atual Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral resultou, em 2010, da transformação do Departamento de Ciências de Gestão que foi um dos pilares do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa desde a sua fundação em, 1972, tendo durante quase três décadas assumido a supervisão de toda área de ensino da Gestão no Iscte e sendo assim o antecessor da Escola de Gestão.

Presentemente, abrange três grandes áreas de conhecimento: Marketing, Operações e Gestão Geral. Nestas áreas, desenvolve uma intensa atividade de ensino, com responsabilidade direta na realização de programas de licenciatura, mestrado e doutoramento no âmbito da Escola de Gestão, procurando contribuir para a oferta de produtos que valorizem profissionalmente as competências e os skills de gestão dos participantes, através de uma interacção muito forte entre o state-of-the-art científico das matérias lecionadas e uma efetiva ligação à realidade empresarial.

A investigação desempenha um importante papel no conjunto de atividades do Departamento. Neste âmbito destacam-se os projetos de raiz multidisciplinar, a inserção em redes internacionais e uma grande valorização da componente de aplicação á realidade empresarial.

O Departamento conta com cerca de 53 docentes, combinando harmoniosamente a qualificação científica (mais de 26 doutorados), com a existência de docentes convidados que desempenham relevantes funções de natureza empresarial e que assim asseguram uma mais efetiva ligação universidade – empresa.


Contacto

dmog.ibs@iscte-iul.pt
Tel.: +351 210 464 014


Métodos Quantitativos para Gestão e Economia

Diretora: Professora Teresa Calapez

O Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia da Iscte Business School, criado em 1998, constitui a unidade orgânica permanente responsável pela expressão científica e pedagógica da área de métodos quantitativos deste Instituto.

Tendo como recurso fundamental um corpo docente com larga experiência de ensino e investigação, o Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia participa de forma decisiva na constituição dos órgãos do Iscte e na realização das atividades de investigação, de ensino, de prestação de serviços e de apoio à progressão na carreira universitária.
   
O Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia, um dos seis departamentos da Iscte Business School, tem-se afirmado como uma referência fundamental no ensino graduado e pós-graduado em Portugal e no estrangeiro e na investigação a nível nacional e internacional. Continuará com o propósito de dar um contributo significativo para que os métodos quantitativos sejam uma área de afirmação da Iscte Business School.


Contacto

dmqge.ibs@iscte-iul.pt
Tel.: +351 210 464 014


Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Diretora: Professor Henrique Duarte

O Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional (DRHCO) integra 22 docentes, dos quais 18 são doutorados. Os seus membros têm produzido um corpo de literatura científica inovadora, com expressão internacional. Alguns dos seus elementos são destacados profissionais que contam no seu currículo com o exercício de funções de alto nível em diversas organizações. É também usual ver os membros do DRHCO envolvidos em parcerias com instituições públicas e empresas, contribuindo assim para o desenvolvimento destas entidades, para a relevância da investigação e para a excelência do ensino.

O DRHCO assegura um conjunto integrado de programas de estudos em Gestão de Recursos Humanos, composto por licenciatura, mestrado e doutoramento. O ensino em língua inglesa destes programas (com exceção da licenciatura) estimula a mobilidade internacional dos seus diplomados. O DRHCO é ainda responsável pelo Mestrado em Comportamento Organizacional.

O DRHCO orienta a sua atividade de modo a obter um equilíbrio entre o rigor científico e a relevância profissional. Deste modo, privilegia a investigação e a publicação de nível internacional, participa em várias redes científicas europeias, ao mesmo tempo que conta com uma longa tradição de colaboração com a comunidade, produzindo assim conhecimento científico útil ao desenvolvimento das organizações integrantes do nosso tecido económico.

Seja bem-vindo ao Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional do Iscte Business School.


Contacto

drhco.ibs@iscte-iul.pt
Tel.: +351 210 464 014