Porquê a Iscte Business School?

Porquê a Iscte Business School?

LICENCIATURAS    MESTRADOS 


Acerca da Iscte Business School

A Iscte Business School tem a sua origem no anterior departamento de ciências de gestão, criado em 1972. A escola é reconhecida pela excelência na aprendizagem, excelência na investigação, ambiente internacional e multicultural, ligação sólida ao meio empresarial, colocação excecional de graduados, liderança no empreendedorismo e inovação.

A Iscte Business School conta com cerca de 181 docentes distribuídos por 6 Departamentos – Contabilidade, Economia, Finanças, Marketing, Operações e Gestão Geral, Métodos Quantitativos para Gestão e Economia, e Recursos Humanos e Comportamento Organizacional.

Encontram-se inscritos na Escola mais de 3.500 alunos em 7 licenciaturas, 15 mestrados e 4 doutoramentos.

A Iscte Business School é uma das quatro escolas que integra a universidade Iscte, a par da Escola de Sociologia e Políticas Públicas, da Escola de Ciências Sociais e Humanas e da Escola de Tecnologias e Arquitetura.


1. Espírito Empreendedor

Na Iscte Business School cada aluno tem a oportunidade de conhecer de perto o mundo das empresas. Fica preparado para responder, com sucesso, aos desafios que se lhe vão colocar desde o primeiro dia da sua vida profissional.

Este contacto é constante ao longo de cada curso através de:

  • Trabalhos Práticos

Na grande maioria das disciplinas os alunos realizam trabalhos práticos, de grupo ou individuais, em que analisam problemas concretos das empresas. Muitas vezes, contactam diretamente com as mesmas, estudam a forma como são organizadas e como desenvolvem os seus negócios e atividades. Estes trabalhos podem consistir na criação de uma nova empresa, na avaliação de uma nova área de negócio de uma empresa já existente, na conceção de um sistema logístico para uma unidade empresarial, na criação de uma campanha global de lançamento de um novo produto, num estudo de requalificação profissional de uma determinada função ou sector de uma empresa...

  • Centro de Apoio ao Empreendedorismo - AUDAX

A Iscte Business School é o principal fundador do Audax, um centro que ajuda os alunos recém-licenciados que possuam uma ideia interessante, a criarem a sua própria empresa.
Apoia os projetos em aspetos legais e organizacionais, tendo inclusivamente associado um fundo de investimento que financia o lançamento das novas empresas.

  • Business Agenda (Mestrados full-time)

Os Mestrados da Iscte Business School têm como primeiro objetivo preparar profissionais qualificados capazes de aportar valor, capacidades e competências às empresas.
É crucial que a empresa esteja presente na sala de aula, em várias dimensões, nomeadamente na abordagem das matérias, nos trabalhos a desenvolver e no projeto final do curso. O testemunho e a experiência dos profissionais oferecem ao aluno um contacto privilegiado com a realidade empresarial. Em cada unidade curricular, há uma aula dinamizada por um reputado especialista na área. Assim, incrementa-se o contacto de cada aluno com a realidade em que vai trabalhar e são fornecidos elementos adicionais de enquadramento na sua atividade profissional futura.

  • Docentes com Elevada Experiência Empresarial

A Escola conta com um conjunto de docentes convidados que desempenham funções de grande destaque nas principais empresas portuguesas e que transmitem nas aulas toda a sua experiência e conhecimento prático. Estes elementos são um excelente meio de contacto para os alunos que iniciam a sua carreira profissional.

2. Experiência Internacional

A Iscte Business School é a escola que, em Portugal, mais possibilidades de contacto internacional oferece aos seus alunos. Para saber mais acerca dos nossos programas de duplo grau, intercâmbios e listagem de universidades parceiras clique aqui!


3. Carreiras Profissionais de Sucesso

Ao compreender as competências profissionais que as empresas de hoje procuram, a Iscte Business School - através do gabinete de Career Services - garante que os alunos consigam atingi-las. Trabalhando proactivamente com os alunos, desde o início dos seus estudos, a Iscte Business School ajuda-os  a percorrer o caminho para uma futura carreira a partir de uma perspetiva de desenvolvimento pessoal e de auto-conhecimento. Isto traduz-se em níveis elevados de empregabilidade, que poderá consultar em detalhe aqui.


4. Valorização do Mérito e da Excelência Académica

O mérito e o esforço individual são valores fundadores de uma sociedade moderna e democrática que devem ser premiados e desenvolvidos nos estudantes. O Iscte pretende premiar aqueles que dão o seu melhor para atingir níveis de excelência tanto à entrada do seu curso como no final do seu percurso (licenciatura ou mestrado). Poderá encontrar aqui mais informação sobre os prémios de excelência.  


5. Desenvolvimento de Competências Transversais

A Iscte Business School oferece a possibilidade aos seus alunos, de ao longo dos três anos de Licenciatura, frequentarem unidades curriculares que visam o desenvolvimento de competências pessoais transversais, tais como: a capacidade de desenvolver trabalho autónomo, bem como trabalho em equipa, de realizar pesquisa individual, de analisar situações complexas e de comunicar, visando preparar os futuros licenciados para, por um lado, aprofundarem os seus conhecimentos em ciclos de estudos subsequentes e, por outro, se integrarem plenamente no mercado de trabalho.

O desenvolvimento de competências transversais é composto pelas seguintes unidades curriculares:

  • Business English II *
  • Técnicas de Apresentação *
  • Organização Pessoal e Gestão do Tempo *

As unidades curriculares anteriores apresentadas são de carácter obrigatório*, contudo cada aluno terá ainda que se inscrever em outras unidades curriculares à sua escolha.

OUTRAS UNIDADES CURRICULARES

  • Língua Portuguesa
  • Língua Espanhola
  • Imagem e Pesquisa em Estudos de Campo
  • Narrativas Multimédia
  • Resolução de Problemas e Tomada de Decisão
  • Excel Avançado
  • Planeamento de Projetos Utilizando Ferramentas Informáticas (MSPROJECT)
  • Métodos e Técnicas de Estudo
  • Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação
  • Escrita de Textos Técnicos e Científicos
  • Introdução às Redes Sociais
  • Trabalho em Equipa
  • Gestão de Conflitos
  • Condução de Reuniões
  • Comunicação e Desenvolvimento Pessoal
  • Pensamento Crítico
  • Ética e Deontologia
  • Diversidade no Local de trabalho
  • Multiculturalidade




6. Qualidade Pedagógica e Método de Ensino

A Escola tem uma grande tradição de ensino e procura reunir as condições que favoreçam a aprendizagem dos alunos:

  • São realizados inquéritos semestrais aos alunos sobre todas as cadeiras e o funcionamento da Escola em geral;
  • Os docentes da Escola são autores de mais de 100 títulos de base ao ensino da gestão, muitos dos quais sendo manuais adotados por outras universidades portuguesas.

Ambiente de Proximidade Docente Aluno

Ambiente de grande proximidade entre os alunos e os docentes. Existe um horário semanal de atendimento aos alunos, disponibilizando o contacto permanente via e-mail e mantendo um estreito contacto com os antigos alunos ao longo da vida profissional;

    Com exceção de algumas disciplinas do primeiro ano, todas as turmas estão organizadas em aulas teórico-práticas, aumentando o contacto de cada professor com os seus alunos e assegurando que cada turma tenha um número de alunos que favoreça uma melhor aprendizagem das matérias.

    Ensino & Investigação em linha com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

    Em concordância com a Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, o Iscte Business School considera fundamentais os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), num cenário de erradicação da pobreza, da proteção do ambiente e da promoção da prosperidade e do bem-estar de todos até 2030. Com o objetivo de promover a integração de conteúdos de sustentabilidade em unidades curriculares nos três ciclos de estudo é disponibilizada no sistema Fénix do Iscte a possibilidade de associação da Unidade Curricular aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Poderá encontrar mais informações aqui!


    7. A experiência Inesquecível de estudar no Iscte

    Estudar no Iscte é também uma oportunidade para desfrutar de condições de estudo excelentes e participar num ambiente em que o convívio, o desporto e a cultura ocupam um espaço muito importante. Para saber mais sobre as atividades, núcleos e recursos do Iscte, poderá clicar aqui!