Acreditações

A Iscte Business School tem sido reconhecida por agências e associações internacionais de elevada reputação como uma das melhores business school portuguesas na área internacional, em diversos cursos. Seguem-se algumas das acreditações e reconhecimentos internacionais da Iscte Business School e da sua participação em associações de elevada reputação internacional.

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)

A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) avalia e acredita instituições portuguesas de ensino superior e os seus ciclos de estudos.

O processo de avaliação institucional obedece aos objetivos consagrados na lei: proporcionar a melhoria da qualidade das instituições de ensino superior, prestar informação fundamentada à sociedade sobre o desempenho das instituições e desenvolver uma cultura institucional interna de garantia de qualidade.


Clique aqui e conheça mais detalhes sobre o processo desenvolvido pelo Iscte.

Saiba mais em www.a3es.pt

Association to Advance Collegiate Schools of Business (AACSB)

A AACSB é a maior agência acreditação ao nível mundial que interliga a academia com as empresas, providenciando inteligência em gestão empresarial, garantia da qualidade e serviços de desenvolvimento profissionais a mais de 1.500 organizações afiliadas em mais de 91 países e territórios. Fundada em 1916, a AACSB é o mais elevado padrão de qualidade no ensino da gestão com mais de 760 escolas de gestão acreditadas em todo o mundo. A sede global da AACSB fica em Tampa, Florida; a sede da Ásia-Pacífico fica em Singapura; a sede da Europa, Médio Oriente e África fica em Amesterdão. A missão da AACSB é promover o compromisso, acelerar a inovação e amplificar o impacto no ensino da gestão.

Saiba mais em: http://www.aacsb.edu/

Association of European Universities (EUA)

EUA é uma Associação Europeia de Universidades que apoia e representa instituições de ensino superior em 46 países. É constituída por instituições de ensino superior, associações de reitores e outras organizações com papel ativo na área do ensino superior e investigação. As diversas iniciativas da EUA constituem uma plataforma de partilha e discussão de opiniões entre todos os membros, contribuindo, ao mesmo tempo, para a definição de políticas na área da investigação, ensino e inovação. Sendo missão da EUA contribuir para o desenvolvimento institucional das universidades e para a promoção e fortalecimento do Espaço Europeu de Ensino, destacam-se, entre as suas principais atividades:

  • Promover políticas que habilitem as universidades e outras instituições de ensino superior a responder às expectativas relativamente ao seu contributo para o desenvolvimento de uma sociedade do conhecimento;
  • Transmitir e defender estas políticas junto das diferentes entidades competentes e assegurar que a opinião das universidades seja tomada em linha de conta;
  • Manter os membros informados sobre as iniciativas que tenham impacto na vida das universidades;
  • Contribuir para o conhecimento e formação através de projetos que envolvam e beneficiem os seus membros;
  • Fortalecer o governo, liderança e gestão das instituições através de um conjunto de atividades que visem a aprendizagem mútua, intercâmbio de experiências e divulgação de boas práticas;
  • Desenvolver parcerias na área da investigação e ensino superior entre a Europa e o resto do mundo, com o objetivo de fortalecer as universidades europeias num contexto global. 

Saiba mais em www.eua.be

Consulte o relatório EUA >

Association of MBA's (AMBA)

O Executive MBA (EMBA), um programa gerido pelo INDEG-IUL, uma entidade sem fins lucrativos, participada do Iscte, que oferece formação para executivos na área da gestão e da economia, é acreditado pela Association of MBAs (AMBA). O EMBA foi o único programa MBA a obter esta acreditação mundial de excelência logo após as três primeiras edições, o que demonstra a qualidade e a singularidade do programa Portugal.

O EMBA destina-se a executivos com experiência relevante, maturidade comprovada e drive profissional que pretendam empenhar-se num processo intenso de transformação, simultaneamente estimulante e exigente, com o intuito de aumentar as suas responsabilidades hierárquicas e de assumir posições de liderança estratégica. 

Saiba mais em www.mbaworld.com

    

Rankings

Desde 2008 que a Iscte Business School faz parte dos rankings internacionais mais conceituados, tendo vindo a melhorar o seu posicionamento tanto ao nível nacional, como internacional.

Financial Times Ranking

Os rankings do Financial Times procuram avaliar as melhores escolas e programas à escala mundial, no âmbito das áreas da gestão e da economia.

São publicados anualmente 7 rankings, relacionados com MBA, EMBA, Mestrados em Finanças, Mestrados em Gestão e MBA’s Online, e ainda programas executivos não conferentes de grau. Existe também um ranking, publicado no final de cada ano, que classifica as escolas de gestão europeias.

As tabelas interativas de rankings proporcionadas pelo Financial Times Rankings permitem a pesquisa por escola, ordenada por critérios de seleção e localização: http://rankings.ft.com

Eduniversal

Eduniversal | 3 Palmes (Excellent Business School)

A Iscte Business School foi premiada com 3 palmas (Escola de Gestão Excelente).

A Eduniversal classifica as 1000 melhores Escolas de gestão em 154 países no mundo. A seleção é classificada em termos de palmas e classificações, emitidos pelos votos dos Deans. 

O objetivo desta seleção oficial é fornecer informação suficiente aos estudantes sobre uma variedade de instituições académicas, classificadas pela sua reputação e ambições internacionais localizadas em 9 zonas diferentes. 

Para mais informações consulte www.eduniversal-ranking.com.

 

 

Eduniversal Masters Ranking

A Eduniversal também classifica os melhores mestrados e MBAs em 30 áreas de estudo em 154 países. Em 2021 a Iscte Business School alcançou as seguintes classificações:

 

Europa Ocidental (Top 200)

Mestrado em Gestão de Empresas

#43

Mestrado em Finanças

#33

Mestrado em Gestão de Serviços e Tecnologia

#16

Mestrado em Contabilidade

#35

Mestrado em Marketing

#42

Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional

#20

Mestrado em Gestão Internacional

#53

Mestrado em Economia

#33

Global

Mestrado em Gestão de Hotelaria e Turismo

#1 em Portugal

Mestrado em Gestão de Serviços de Saúde

#1 em Portugal

 

Saiba mais em www.best-masters.com.

Times Higher Education Rankings

O Times Higher Education World University Rankings é uma publicação anual de rankings universitários da revista Times Higher Education (THE).

Foram divulgados recentemente os resultados do World University Rankings by Subject 2021 da Times Higher Education e, na categoria de Business & Economics, o Iscte registou uma subida considerável – tanto na sua posição global, que melhorou nacional e internacionalmente (mesmo com o aumento do número de universidades participantes) como em todas as dimensões avaliadas (Citações, Relevância para a Indústria, Internacionalização, Investigação e Ensino), face ao ano anterior. Deste ranking, fazem parte 729 Universidades de todo o mundo (632 no ano anterior).

Poderá consultar em detalhe a evolução do Iscte e das dimensões avaliadas neste link, devendo selecionar o círculo de “Business & Economics”.

A informação detalhada acerca da metodologia deste ranking está disponível neste link.

QS World University Ranking

A QS (Quacquarelli Symonds) avalia o desempenho de instituições de ensino superior e elabora todos os anos uma lista das melhores universidades em todo o mundo, analisando 51 áreas científicas agrupadas em 5 grandes áreas temáticas.

Este ranking foi compilado com base em vários indicadores de desempenho e qualidade (reputação académica, reputação entre empregadores e produção científica).

O Iscte entrou, em 2019, no QS World Univeristy Rankings by Subject, um dos mais prestigiados rankings internacionais do Ensino Superior, continuando a assegurar a sua posição entre as 350 melhores Universidades do mundo na área dos Estudos de Gestão e Negócios.

Poderá consultar neste link o perfil do Iscte neste ranking.

SCImago Institutions Ranking

O SCImago (SIR) consiste um ranking académico que tem um grande enfoque na investigação e que combina três conjuntos de indicadores baseados no desempenho ao nível da investigação (50%), outputs de inovação (30%) e impacto social (20%). Estes indicadores são medidos através da visibilidade da instituição na web e da base de dados da Scopus.

Em 2021, entre 7522 instituições de todo o mundo, o Iscte foi classificado na 715ª posição no ranking global e em 516ª no ranking das universidades, ocupando posições cimeiras entre as universidades portuguesas nas várias áreas em que leciona e desenvolve investigação, com um especial destaque para a Gestão, onde está em segundo lugar a nível nacional.

Aceda ao perfil do Iscte neste ranking neste link!

Shanghai Global Ranking of Academic Subjects

O Shanghai Global Ranking of Academic Subjects é publicado pela ShanghaiRanking Consultancy. Os indicadores incluem medidas sobre a qualidade da investigação, colaboração internacional, investigação de elevada qualidade científica e reconhecimentos académicos.

Em 2021, as três áreas da Iscte Business School (Gestão de Empresas, Gestão e Gestão de Hotelaria e Turismo) melhoraram a sua posição no ranking geral face ao ano anterior, tendo a área de Gestão de Hotelaria e Turismo alcançado a primeira posição na ordenação nacional.

Para mais informações, aceda a este ranking aqui.

University Ranking by Academic Performance (URAP)

O University Ranking by Academic Performance (URAP) recolhe dados de 3 000 universidades de todo o mundo para elaborar um ranking de desempenho. Este ranking abrange cerca de 12% de todas as instituições de ensino superior de todo o mundo.

O URAP baseia-se em dados obtidos através de fontes abertas. Assim, em 2020, o Iscte posicionou-se na 1450ª posição a nível mundial (num total de 3000 universidades). Em 2020, a nível mundial, a área de Economia atingiu o 313º lugar, a de Comércio, Gestão, Turismo e Serviços o 259º e o de Gestão o 166º, representando uma subida em relação ao ano anterior.

Saiba mais sobre este ranking aqui.

    

Afiliações

A Iscte Business School tem variadas associações com entidades nacionais e internacionais, que contribuem para o melhor funcionamento da Escola.

European Foundation for Management Development (EFMD)

A Iscte Business School pertence ao grupo restrito de  Business Schools portuguesas aceites na EFMD - European Foundation for Management Development.

A EFMD é uma organização internacional com membros do mundo académico, empresarial, setor público e consultoria em 75 países. A EFMD oferece um fórum único de informação, investigação, networking e de debate sobre a inovação e best practices no desenvolvimento da gestão.

A EFMD reflete uma rede de organizações dinâmica, relevante e diversificada que partilha um objetivo comum de desenvolver líderes e gestores de elevada qualidade e socialmente responsáveis. Nesse contexto, a EFMD tem mais de 30 anos de experiência na coordenação de projetos e atividades que promovem um diálogo ativo e a troca de experiências entre empresas e organizações académicas.

Saiba mais em www.efmd.org

Globally Responsible Leadership Initiative (GRLI)

A Iscte Business School foi a primeira Business School portuguesa a fazer parte da maior comunidade de empresas e instituições de ensino que atua com foco exclusivamente no desenvolvimento de uma nova geração de líderes globalmente responsáveis, a GRLI - Globally Responsible Leadership Initiative.

A Iniciativa GRLI desafia os seus membros a refletir sobre sua missão e enfrentar os problemas empresariais e educacionais para o século XXI, assim como os processos de mudança cultural nas organizações. Ao tornar-se membro desta comunidade, a IBS juntou-se a business schools e empresas de renome como por exemplo a Louvain School of Management, a Euromed Management, a University of St. Gallen ou a ESSEC Business School e organizações como a GlaxoSmithKline, a Petrobras ou o Standard Bank. Acredita-se que a adesão à GRLI tem apoiado a Iscte Business School nos seus esforços contínuos para cumprir a missão de contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos e práticas de gestão, bem como preparar e desenvolver gestores e líderes com a capacidade de criar um impacto positivo nas organizações e na sociedade, no mundo globalizado de hoje.

Saiba mais em www.grli.org

Princípios para Educação em Gestão Responsável (PRME)

A Iscte Business School foi aceite como membro da PRME em fevereiro de 2011, como uma instituição dedicada à criação de líderes éticos, eficazes e holísticos para o século XXI. A Escola assume o compromisso de integração dos Princípios de Educação em Gestão Responsável e lidera o caminho no desenvolvimento de novas formas de ensinar e competências necessárias na constante evolução de ambientes de negócios, cada vez mais complexos e globais do século XXI.

Os Princípios para Educação em Gestão Responsável (PRME) é uma iniciativa do Pacto Global das Nações Unidas e tem a missão de inspirar a educação na gestão, investigação e liderança de pensamento global. Os seis princípios do PRME são inspiradas por valores aceitos internacionalmente, tais como os Dez Princípios do Pacto Global. Eles procuram estabelecer um processo de melhoria contínua entre as instituições de ensino de gestão, a fim de desenvolver uma nova geração de líderes empresariais capazes de gerir os complexos desafios enfrentados pelas empresas e sociedade no século XXI.

Atualmente, mais de 800 signatários aderiram à PRME. Poderá consultar neste link o relatório de progresso da Iscte Business School face aos compromissos assumidos no âmbito do PRME.

NIBES - Network of International Business and Economics Schools

Network of International Business and Economic Schools (NIBES) é uma das primeiras redes de universidades das áreas de gestão e economia ativa a nível mundial. Foi fundada com o objetivo de promover a internacionalização dos seus membros, bem como fomentar uma maior compreensão acerca dos contextos globais da edução na área da gestão.

Nas últimas décadas, a NIBES conseguiu, com sucesso, estabelecer muitos programas de licenciatura e mestrado em parceria (como duplos graus ou "joint degrees"). Desta forma, a mobilidade transnacional e multilateral de estudantes e docentes entre as instituições parceiras tem sido um dos principais objetivos de cooperação.

A Iscte Business School é membro da Network of International Business and Economic Schools desde 4 de abril de 2002.

Iscte Business School - Certificado NIBES