Notícias

Institucional • 12 nov 2020
Iscte Lança o Seu Primeiro Relatório de Sustentabilidade
a

No dia 12 de novembro, o Dia Mundial da Qualidade, o Iscte publica o seu primeiro relatório de sustentabilidade, que procura comunicar o desempenho da instituição nas suas diversas dimensões: Planeta (Ambiente), Pessoas (Social) e Prosperidade (Económica).

Maria de Lurdes Rodrigues, reitora do Iscte, sumariza da seguinte forma o percurso do Iscte numa direção cada vez mais sustentável: “O Iscte teve na sua génese, em 1972, uma preocupação com o desenvolvimento económico e social do país. Sabemos hoje que a nossa visão, continuando alicerçada na procura de melhores condições de vida para a população, tem de ser ampliada. Os problemas económicos e sociais não podem ser desligados das condições ambientais e a realidade portuguesa não pode ser analisada sem compreender o contexto internacional em que se encontra inserida. Foi neste contexto que o Iscte assumiu na última década um compromisso alargado com a sustentabilidade. Começando em 2012 com um grupo dedicado à Responsabilidade Social Universitária, reforçámos o nosso trabalho na componente ambiental a partir de 2016, o que nos permitiu ser a primeira universidade portuguesa a alcançar a certificação ambiental ISO 14001:2015, em 2018.

Em 2019 iniciámos a preparação de um sistema de gestão da responsabilidade social, com vista à obtenção de certificação em 2020. Temos uma política de sustentabilidade que cobre as diferentes dimensões deste conceito, em alinhamento com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, que representa uma visão comum para toda a humanidade. Procuramos que a nossa atividade  se oriente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, dando assim um contributo nesta “década de ação” que se inicia em 2020. Queremos ajudar a transformar o mundo, deixando para as gerações futuras um planeta mais saudável, onde coabitam sociedades prósperas, inclusivas e bem governadas”.

Assim, “este relatório espelha o trabalho desenvolvido no Iscte nos anos de 2018 e 2019. Com o apoio da Reitoria e a colaboração de toda a comunidade académica, tem sido possível refletir a sustentabilidade de uma forma transversal  e contribuir para uma gestão mais eficiente e sustentável dos equipamentos e das infraestruturas do Campus do Iscte. O Iscte continuará a ser, como sempre foi, um espaço onde capacitamos os nossos estudantes, colaboradores e parceiros, para juntos contribuirmos para um mundo melhor.”

Para a Diretora de Sustentabilidade do Iscte, Catarina Roseta Palma, “nos últimos dois anos o trabalho desenvolvido no Iscte em prol da sustentabilidade foi ganhando corpo e reconhecimento. A nossa comunidade desdobrou- se em iniciativas, integrando as preocupações com a sustentabilidade não só no campus mas também nos programas de ensino, na investigação produzida e na interação com a sociedade. Este relatório foi difícil de escrever, por um bom motivo – foi necessário selecionar, de entre os muitos contributos, apenas uma parte, a que melhor retratasse a nossa atividade de 2018 e 2019. É com muita alegria que partilhamos agora este retrato (...). A palavra “sustentar” tem implícita a preocupação com o que virá depois. Projetar o futuro, para nós, é ser capaz de gerir o que é fácil e o que é difícil, o que é seguro e o que é inesperado. Num contexto difícil como o atual, contamos com a energia e dedicação de todos para seguir neste percurso”.

 

Poderá aceder ao relatório de sustentabilidade do Iscte através deste link.