Notícias

Institucional • 16 dez 2020
Iscte Lança Iniciativa Transversal para a Saúde Societal
a

O Iscte – Instituto Universitário de Lisboa lança dia 10 de dezembro o Iscte-Saúde, através do qual pretende contribuir com os recursos e competências alargados que possui para ajudar na resolução de problemas de saúde pública dos nossos dias numa perspetiva multidisciplinar e abrangente. O lançamento é assinalado com a publicação do primeiro Caderno sobre Saúde Societal, com um conjunto de reflexões críticas sobre Saúde e a Sociedade na era Covid-19.

“Hoje, enfrentar a complexidade dos problemas de saúde pública requer o contributo de todas as disciplinas e áreas científicas, com abordagens multidisciplinares abrangentes. No futuro, a resolução dos problemas de saúde exigirá ainda mais: mais pluridisciplinaridade, mais digital, mais participação dos cidadãos, mais perspetiva global, mais foco no bem-estar. O Iscte afirma o seu contributo neste domínio com a mobilização dos recursos e competência alargados e plurais que possui”, afirma a Reitora do Iscte, Maria de Lurdes Rodrigues.

No programa do Iscte-Saúde para 2020-2021 encontra-se o desenvolvimento de diversos projetos, nomeadamente de formação em Saúde Digital, lançamento de novos cursos na área da saúde e desenvolvimento de parcerias com a indústria, de projetos de desenvolvimento de soluções digitais para a autogestão de doenças crónicas com associações de doentes e investigação interdisciplinar, por exemplo, no domínio da literacia do cancro.

O projeto é coordenado pela presidente do Conselho Científico do Iscte, Maria Luísa Lima, com apoio do perito Henrique Martins, uma equipa nuclear de dez docentes dedicados, e que integra já mais de 40 docentes e investigadores associados de todas as áreas científicas da universidade.

Saiba mas informação sobre esta iniciativa aqui.

Fonte: Iscte