Notícias
A 29 de outubro de 2024, o Comité de Monitorização URBACT IV selecionou 116 Boas Práticas URBACT, entre as 249 submetidas, na sequência do concurso que decorreu entre 15 de abril e 30 de junho de 2024, ao qual o Projeto SEED – Educação para o Empreendedorismo apresentou a sua candidatura.
O projeto SEED é um projeto da Câmara Municipal de Lisboa (CML) que visa fomentar a literacia e capacitar o cidadão, com foco na área do Empreendedorismo e Inovação nas faixas etárias mais jovens (9º ao 12º ano).
O projeto é composto por seis eixos de ação principais:
- Desenvolvimento de um laboratório de empreendedorismo na escola.
- Visitas de estudo a espaços do ecossistema empreendedor e workshops de empreendedorismo.
- Sessões de literacia financeira.
- Apoio na dinamização de projetos criados pelos jovens.
- Promoção da descoberta de competências e orientação profissional.
- Facilitação de experiências de formação no ecossistema empreendedor.
Estas ações multiplicam-se em atividades que são desenvolvidas com os parceiros, entre estes parceiros está a Iscte Business School e o Iscte Trading and Investment Club (ITIC) que são facilitadores de sessões de literacia financeira.
Como parceiros do Projeto SEED, para a Iscte Business School é extremamente gratificante que o Projeto SEED – Sensibilização para o Empreendedorismo e Inovação - tenha sido reconhecido como uma Boa Prática URBACT, pois confirma que esta é uma iniciativa urbana com impacto, participativa, integrada, relevante e fácil de transferir para outras cidades europeias. Em novembro de 2024 arrancaram as sessões do ano letivo 2024/2025, esperando-se que o impacto deste projeto continue a aumentar.
As Boas Práticas URBACT serão promovidas através dos canais de comunicação do URBACT no período de 2024-2025 e serão os principais protagonistas do URBACT City Festival 2025, que terá lugar de 8 a 10 de abril de 2025 em Wroclaw, Polónia. O URBACT City Festival 2025 será uma oportunidade para o Projeto SEED mostrar as suas iniciativas e para outras cidades europeias se inspirarem neste trabalho e também começar a construir parcerias de projeto com outras cidades com Boas Práticas URBACT interessadas em promover o empreendedorismo e a inovação junto dos jovens.
Saiba mais aqui.
Descubra as mais recentes 116 Boas Práticas do URBACT!