Notícias
Nos dias 31 de março e 3 de abril, a Iscte Business School, em parceria com a Avanade, realizou um Datathon integrado no Iscte Business School Sustainability Summit 2025. Este evento, idealizado na edição de 2024, alinhou-se com o plano estratégico da instituição, focado em ética, responsabilidade e sustentabilidade, e visou sensibilizar a comunidade para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O Datathon foi dividido em duas partes. No dia 31 de março, os 38 estudantes participantes trabalharam durante 8 horas no desafio apresentado pela equipa da Avanade, com apoio contínuo dos monitores da escola e da Avanade. O desafio consistia em analisar padrões de consumo, identificar barreiras enfrentadas pelos clientes e desenvolver estratégias sustentáveis para uma empresa de bens de consumo, utilizando técnicas de análise de dados, machine learning e visualização.
![]() |
![]() |
Para dinamizar o evento, a Avanade organizou atividades de integração, como um jogo de bingo e a construção de torres de esparguete, premiando os vencedores de cada atividade.
![]() |
![]() |
A segunda parte do evento ocorreu na manhã de 3 de abril, quando as equipas apresentaram um pitch de dois minutos. Para a fase final, foram selecionadas quatro equipas pelo júri e uma pela plateia. Das apresentações finais de oito minutos, foram identificadas as três equipas premiadas.

Os monitores da Iscte Business School incluíram Bruna Pereira, Tomás do Nascimento e Francisca Passos, enquanto a Avanade foi representada por Andreia Sousa, Carolina Ferreira, Gonçalo Carvalho e João Fernandes. O júri contou com Ana Simaens e Raul Laureano pela Iscte Business School, e Ricardo Pires, Manuela Almeida, Tiago Sousa e João Braga pela Avanade.

As equipas finalistas foram BRAVE MINDS, DATAGENTS, DATHTLETIC, TEAM 10 e TEAM 12. Os vencedores foram:
1º Classificado: DATAGENTS composta pelas estudantes Beatriz Ferreira Mota, Joana De Lima Caiadas Morais e Maria de Arruda Alves, todas do Mestrado em Business Analytics.

2º Classificado: TEAM 12 composta pelos estudantes Beatriz Maria Almeida Contente (MSc Business Analytics), Denilson Cristovão Cardoso (MSc Business Analytics), Diogo Moço dos Santos (BSc Ciência de Dados) e Paulo Miguel Gaspar de Oliveira (MSc Gestão).

3º Classificado: TEAM 10 composta pelos estudantes Afonso Garcia Martins (BSc Finanças e Contabilidade), Catarina Isabel da Silva Lima do Céu Pereira (MSc Business Analytics), Guilherme Vaz Piteira (BSc Ciência de Dados) e Helder Alexandre Gomes Santos (BSc Psicologia).

Os vencedores receberam kits de merchandise da Avanade e da Iscte Business School, com prémios adicionais como smart booknotes, smart bands e formações nas áreas de Data e AI presenciais na Avanade. A equipa vencedora também ganhou uma oportunidade de estágio.
Este evento proporcionou aos participantes crescimento pessoal e profissional através do estímulo ao pensamento crítico e à criatividade, tendo em conta os ODS, bem como a colaboração e espírito de equipa.

Mais fotografias do evento podem ser encontradas aqui.