Bolsas

Bolsas Explorer Investments

O Explorer Investments visa apoiar os estudantes com características especiais de iniciativa, motivação e empenho na obtenção de ferramentas que lhes permitam uma intervenção positiva de excelência e inovação na sociedade portuguesa.


1. Bolsa Explorer Investments Excellence

A Bolsa Explorer Investments Excellence tem por objetivo garantir a continuidade dos estudos no ensino superior a estudantes com um perfil excelente e inovador, que demonstrem vontade de criar um impacto positivo na sociedade, com desempenho académico.

Esta é uma bolsa pecuniária, atribuída para a duração do Mestrado em Gestão Internacional (máximo 2 anos), com a condição de devolução do valor total da bolsa, caso o estudante beneficiário da mesma não conclua o mestrado em 2 anos letivos consecutivos.


Processo de Candidatura e Requisitos:

Condições:

Considera-se elegível, para efeitos de atribuição de Bolsa Explorer Investments Excellence, o estudante que, cumulativamente:

  1. Esteja matriculado no Mestrado em Gestão Internacional;
  2. Esteja inscrito num mínimo de 60 ECTS;
  3. Tenha concluído o 1.° ciclo de ensino no Ensino Superior com média final de Curso igual ou superior a 16 valores;
  4. Seja residente em Portugal há mais de 3 anos;
  5. Comprometa-se, durante o período em que beneficiar da bolsa, a colaborar em atividades de interesse para a sociedade quando para tal for solicitado pelo Iscte, sempre de forma compatível com as suas obrigações letivas e não podendo estas atividades exceder 10 horas em cada semana;
  6. Não seja beneficiário de outras bolsas exceto as atribuídas pela DGES através do Serviço de Ação Social do Iscte;


Para outras condições exigidas, por favor, consultar o Regulamento.


Valores:

A Bolsa Explorer Investments Excellence:

  1. é destinada ao pagamento das propinas anuais;
  2. será considerado o valor da propina do mestrado no momento de atribuição e pago anualmente:
    • 1º ano: valor máximo da proprina em dívida - 7.000 euros
    • 2º ano: valor 1.600 euros

Período:

A Bolsa Explorer Investments Excellence é atribuída para a duração do Mestrado (máximo 2 anos), com a condição de devolução do valor total da bolsa, caso o estudante beneficiário da mesma não conclua o mestrado em 2 anos letivos consecutivos.

Candidatura:

  • A candidatura é apresentada obrigatoriamente através do preenchimento de formulario específico e instruída com os documentos necessários à prova das informações prestadas.

a) Formulário - Clica Aqui


  • O candidato deverá fazer acompanhar a sua candidatura com uma carta de apresentação e um vídeo até três minutos em que explicite as suas motivações na obtenção da bolsa Explorer Investments Excellence e que tenha um conteúdo que englobe as seguintes questões:

a) Fala-nos de ti!

b) O que te levou a escolher esta área (gestão)?

c) O que esperas deste mestrado (o que achas que te vai trazer)?

d) Onde é que te vês daqui a 10 anos?


Consultar aqui o Guia de Preparação para realização do vídeo

Nota importante: Só serão analisados os vídeos que cumpram as orientações presentes neste Guia de Preparação.


  • A Iscte Business School nomeará a comissão responsável por fazer a triagem dos vídeos que selecionará 3 perfis que se destaquem pela transmissão no vídeo do seu espírito de iniciativa, motivação e empenho face à vida e aos objetivos a atingir.
  • Pode fazer parte do processo de decisão de concessão da bolsa uma entrevista com Explorer Investments, presencial ou online.


O vídeo, carta de apresentação e os documentos/comprovativos solicitados deverão ser enviados para: sustainability.ibs@iscte-iul.pt

Para outras condições exigidas, por favor, consultar o Regulamento


Prazos:

Os prazos para apresentação da candidatura e para a sua apreciação são anualmente divulgados; As datas para o ano letivo 2023/24 são as seguintes:

  • 13 de novembro 2023 -> Inicio das candidaturas
  • 27 de novembro 2023 -> Final das candidaturas

Nota importante: Documentos fora do prazo não serão aceites.

Competência para a Decisão:

A decisão sobre as candidaturas de atribuição da Bolsa Explorer Investments Excellence é da competência da Explorer Investments, Sociedade de Capital de Risco, S.A., após análise dos documentos e vídeos enviados e entrevista se solicitado.





2. Bolsa Explorer Investments Mobilidade Internacional

Esta bolsa destina-se aos estudantes com elevado potencial e que pretendam frequentar o Programa de mobilidade internacional ou outro tipo de intercâmbio internacional para estudos e que estejam matriculados e inscritos no Mestrado em Finanças ou Mestrado em Gestão de Empresas.

Tem como objectivo conceder apoio financeiro a estudantes com elevado potencial e com comportamento académico de excelência, assegurando que possam usufruir de uma experiência no âmbito do Programa de mobilidade para Estudos e dotar os estudantes com características especiais de iniciativa, motivação e empenho com os meios necessários à prossecução da sua formação que compreenda uma experiência internacional, incentivando-os ainda a prosseguir e a dar continuidade ao espírito de excelência e de inovação que subjaz aos fins prosseguidos por Explorer Investments.


Processo de Candidatura e Requisitos:

Condições:

Considera-se elegível, para efeitos de atribuição de Bolsa Explorer Investments Excellence, o estudante que, cumulativamente:

  1. Esteja matriculado no Mestrado em Finanças ou Mestrado em Gestão de Empresas;
  2. Tenha completado um mínimo de 60 ECTS, sem reprovações, das unidades curriculares em que esteve inscrito;
  3. Tenha concluído o 1.º grau de ensino no Ensino Superior com média final de Curso igual ou superior a 16 valores;
  4. Seja residente em Portugal há mais de 3 anos, a contar da data de candidatura;
  5. Não seja detentor de outras bolsas para a frequência de Erasmus;
  6. Seja selecionado pelo Iscte para mobilidade internacional para Estudos.


Para outras condições exigidas, por favor, consultar o Regulamento.

Valores:

A Explorer Investments irá atribuir anualmente bolsas para frequência de um período de mobilidade no âmbito do programa mobilidade internacional para Estudos no valor de 2.500€ cada.

As Bolsas Explorer Investments são atribuídas após a instrução do processo estar concluída junto do Serviço de Relações Internacionais e antes do estudante iniciar o seu período de mobilidade, desde que o estudante mantenha as condições para sua manutenção.

Candidatura:

  • A candidatura deverá ser apresentada através do preenchimento de um formulário online a disponibilizar e instruída com os documentos necessários à prova das informações prestadas.

a) Formulário - Clica Aqui


  • O candidato para além do preenchimento do formulário online e envio dos documentos, deverá enviar uma carta de apresentação e um vídeo até três minutos em que explicite as suas motivações e que tenha um conteúdo que englobe as seguintes questões:

a) Fala-nos de ti!

b) O que te levou a escolher esta área (finanças / gestão)?

c) O que esperas obter com Programa de mobilidade internacional ou outro tipo de intercâmbio internacional (o que achas que te vai trazer)?

d) Onde é que te vês daqui a 10 anos?


Consultar aqui o Guia de Preparação para realização do vídeo

Nota importante: Só serão analisados os vídeos que cumpram as orientações presentes neste Guia de Preparação.


  • A informação e os documentos solicitados destinam-se a verificar a satisfação das condições de elegibilidade.


  • Pode fazer parte do processo de decisão de concessão da bolsa uma entrevista com a Explorer Investments.


O vídeo, carta de apresentação e os documentos/comprovativos solicitados deverão ser enviados para: sustainability.ibs@iscte-iul.pt


Para outras condições exigidas, por favor, consultar o Regulamento

Prazos:

Os prazos para submissão da candidatura serão anualmente divulgados.

Estão abertas as Candidaturas para 2023/2024 até ao dia 3 de dezembro 2023!

Competência para a Decisão:

A decisão de atribuição de Bolsa Explorer Investments Excellence é da competência da Explorer Investments, após análise dos vídeos enviados e entrevista se solicitado.




Income Share Agreement 

ISA FJN


A Fundação José Neves, instituição sem fins lucrativos, encontra-se focada na educação e na aquisição de competências transformadoras, tendo como missão colocar o país na liderança do desenvolvimento humano. Para atingir este objetivo, procura apostar na criação de programas práticos que permitam a qualquer cidadão encontrar soluções para continuar a aprender ao longo da vida. 

Um destes programas, o ISA FJN, pretende apoiar o acesso aos cursos e formações que desenvolvem as competências do futuro e que estão alinhadas com as necessidades do amanhã. O ISA FJN baseia-se no modelo de Income Share Agreement, em que a Fundação José Neves efetua o pagamento do valor da propina do curso escolhido, e o estudante só reembolsará o valor quando obtiver rendimentos acima de um valor pré-determinado. Este programa conta com uma garantia concedida pelo Fundo Europeu de Investimento e é auditado pela Ernst & Young.

Neste contexto, a Iscte Business School e a Fundação José Neves estabeleceram uma parceria que procura capacitar os estudantes que necessitem de apoio financeiro para investir na sua formação. 

Para mais informações sobre o processo de candidatura e requisitos para o programa ISA, consulte o site da Fundação José Neves.


Os mestrados que passarão a estar abrangidos pelo programa ISA são:

  • Contabilidade e Controlo de Gestão
  • Economia
  • Economia da Empresa e da Concorrência
  • Finanças
  • Gestão
  • Gestão de Hotelaria e Turismo
  • Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
  • Gestão de Serviços de Saúde
  • Gestão de Serviços e da Tecnologia
  • Marketing
  • Matemática Financeira
  • Ação Humanitária
  • Business Analytics
  • Ciência de Dados
  • Gestão Internacional
  • Gestão de Empresas 



Bolsas Rodrigo Guimarães


Instituto Rodrigo Guimarães

O Iscte Business School e o Instituto Rodrigo Guimarães celebraram um protocolo para atribuição de Bolsas de Estudo Rodrigo Guimarães que visam apoiar os estudantes com características especiais de iniciativa, motivação e empenho na obtenção de ferramentas que lhes permitam uma intervenção positiva na sociedade portuguesa e cumulativamente em condições de carência económica comprovada.


1. Bolsa Rodrigo Guimarães para Licenciaturas e Mestrados

A Bolsa Rodrigo Guimarães para Licenciaturas e Mestrados engloba o valor das propinas anuais, alimentação, transporte e auxílio complementar de uma bolsa de deslocação, no caso do estudante ser um estudante deslocado.

Considera-se elegível, para efeitos de atribuição de Bolsa Rodrigo Guimarães, o estudante que, esteja matriculado num dos cursos de Licenciatura ou Mestrado em Gestão ou Economia.


Condições Licenciaturas:

Considera-se elegível, para efeitos de atribuição de Bolsa Rodrigo Guimarães, o estudante que, cumulativamente:

  1. Esteja matriculado num dos cursos de Licenciaturas em Gestão ou Economia
  2. Esteja inscrito num mínimo de 60 ECTS;
  3. Tenha entrado no Ensino Superior com média final de igual ou superior a 140 valores;
  4. Seja residente em Portugal há mais de 3 anos;
  5. Não seja beneficiário de outras bolsas exceto as atribuídas pela DGES através do Serviço de Ação Social do Iscte;

Para outras condições exigidas, por favor, consultar o Regulamento.

Condições Mestrado:

Considera-se elegível, para efeitos de atribuição de Bolsa Rodrigo Guimarães, o estudante que, cumulativamente:

  1. Esteja matriculado num dos cursos de Mestrado em Gestão ou Economia
  2. Esteja inscrito num mínimo de 60 ECTS;
  3. Tenha concluído o 1.° grau de ensino no Ensino Superior com média final de Curso igual ou superior a 14 valores;
  4. Seja residente em Portugal há mais de 3 anos;
  5. Não seja beneficiário de outras bolsas exceto as atribuídas pela DGES através do Serviço de Ação Social do Iscte;

Para outras condições exigidas, por favor, consultar o Regulamento.

Valores:

A Bolsa Rodrigo Guimarães tem as seguintes componentes:

  1. pagamento das propinas anuais;
  2. pagamento de um montante de 250 euros mensais, durante a duração do programa (Licenciatura ou Mestrado), 10 meses por ano, destinado a compensar as despesas de manutenção correntes;

Se o bolseiro for um estudante deslocado, será ainda atribuída uma bolsa de deslocação.

Período:

  • Mestrado: a bolsa é atribuída para a duração do Mestrado (máximo 2 anos).
  • Licenciatura: a é atribuída para a duração do Licenciatura (máximo 3 anos).

Candidatura:

  • A candidatura é apresentada obrigatoriamente através do preenchimento de formulario específico e instruída com os documentos necessários à prova das informações prestadas.

a) Formulário

  • O candidato deverá fazer acompanhar a sua candidatura de um vídeo até dois minutos em que explicite as suas motivações na obtenção da bolsa Rodrigo Guimarães e que tenha um conteúdo que englobe as seguintes questões:

a) Diz-nos quem és!

b) Porquê que queres esta bolsa?

c) O que vais fazer com esta oportunidade?

d) Como é que tencionas retribuir para a sociedade esta oportunidade?


Consultar aqui o Guia de Preparação para realização do vídeo

Atenção: Só serão analisados os vídeos que cumpram as orientações presentes neste Guia de Preparação.


  • Bolsa Rodrigo Guimarães visa apoiar os estudantes com características especiais de iniciativa, motivação e empenho na obtenção de ferramentas que lhes permitam uma intervenção positiva na sociedade portuguesa e cumulativamente em condições de carência económica comprovada, conforme indicado em regulamento artigo 2.º, 6.º e 8.º.

O vídeo e os documentos/ comprovativos solicitados no artigo 6.º e 8.º deverão ser enviados para: sustainability.ibs@iscte-iul.pt

Para outras condições exigidas, por favor, consultar o Regulamento Mestrados.

Para outras condições exigidas, por favor, consultar o Regulamento Licenciaturas.

Prazos:

Os prazos para apresentação da candidatura e para a sua apreciação são anualmente divulgados; As datas para o ano letivo 2023/24 são as seguintes:

Licenciaturas

  • Candidaturas fechadas

Mestrado:  

  • Candidaturas fechadas


Nota importante: Documentos fora do prazo não serão aceites.

Competência para a Decisão:

A decisão sobre as candidaturas de atribuição da Bolsa Rodrigo Guimarães é da competência do Instituto Rodrigo Guimarães, após análise dos vídeos enviados e entrevista se solicitado.


2. Bolsa Rodrigo Guimarães Erasmus+

A Bolsa Rodrigo Guimarães Erasmus+ foi criada para conceder apoio financeiro a estudantes em condições de carência económica comprovada, assegurando que possam usufruir de uma experiência no âmbito do Programa de mobilidade Erasmus+ para Estudos e contribuir para a redução da taxa de não frequência do Programa de mobilidade Erasmus+ por motivos de carência económica.

Tem como objectivo dotar os estudantes com características especiais de iniciativa, motivação e empenho com os meios necessários à prossecução da sua formação que compreenda uma experiência europeia, incentivando-os ainda a prosseguir e a dar continuidade ao espírito de solidariedade que subjaz aos fins prosseguidos pelo Instituto Rodrigo Guimarães.


Processo de candidatura e Requisitos:

Condições:

Considera-se elegível, para efeitos de atribuição de Bolsa Rodrigo Guimarães, o estudante que, cumulativamente:

  1. Esteja matriculado num dos cursos de Licenciatura ou Mestrado oferecidos pelo Iscte;
  2. Tenha completado um mínimo de 60 ECTS, sem reprovações, das unidades curriculares em que esteve inscrito;
  3. Tenha entrado no Ensino Superior com média final igual ou superior a 14 valores para o estudante a nível da licenciatura, ou tenha concluído o 1.º grau de ensino no Ensino Superior com média final de Curso igual ou superior a 14 valores no caso de o estudante frequentar o mestrado;
  4. Seja residente em Portugal há mais de 3 anos, a contar da data de candidatura;
  5. Não seja detentor de uma bolsa Rodrigo Guimarães na licenciatura ou mestrado;
  6. Seja detentor de uma bolsa atribuída ao abrigo do Programa de mobilidade Erasmus+ para Estudos.

Para outras condições exigidas, por favor, consultar o Regulamento .


Valores:

As bolsas para frequência de um período de mobilidade no âmbito do Programa Erasmus+ para Estudos a atribuir pelo Instituto Rodrigo Guimarães, nos termos do n.º 2 do artigo 1.º, terão o valor de 1.800€ cada.

Candidatura:

  • A candidatura deverá ser apresentada através do preenchimento de um formulário online a disponibilizar e instruída com os documentos necessários à prova das informações prestadas.

a) Formulário - Clica Aqui

 

  • Adicionalmente, o candidato deverá acompanhar a sua candidatura com um vídeo de até 2 minutos em que explicite as suas motivações para a obtenção da Bolsa Rodrigo Guimarães com vista à frequência de um programa de mobilidade Erasmus + para Estudos e que tenha um conteúdo que englobe as seguintes questões:

a) Diz-nos quem és!

b) Porque queres esta bolsa?

c) O que vais fazer com esta oportunidade?

d) Como é que tencionas retribuir para a sociedade esta oportunidade?


Consultar aqui o Guia de Preparação para realização do vídeo

Atenção: Só serão analisados os vídeos que cumpram as orientações presentes neste Guia de Preparação.



  • Caso o candidato seja beneficiário de uma bolsa SAS, não será necessário realizar a entrega dos documentos referidos no número 1 deste artigo, mas apenas proceder ao preenchimento do formulário e ao envio do vídeo, nos termos dos números anteriores.

 

  • Pode fazer parte do processo uma entrevista com o Instituto Rodrigo Guimarães, presencial ou online.



  • Para outras condições exigidas, por favor, consultar o Regulamento

Prazos:

Os prazos para submissão da candidatura serão anualmente divulgados.

Estão abertas as Candidaturas para 2023/2024 até ao dia 3 de dezembro 2023!


Competência para a Decisão:

A decisão de atribuição de Bolsa Rodrigo Guimarães é da competência do Instituto Rodrigo Guimarães, após análise dos vídeos enviados e entrevista se solicitado.


Bolsa DGES

DGES


A Bolsa de estudo é uma prestação pecuniária anual para comparticipação nos encargos com a frequência de um curso ou com a realização de um estágio profissional de carácter obrigatório, atribuída a fundo perdido e no respetivo ano letivo, sempre que o aluno não disponha de um nível adequado de recursos financeiros.

A Bolsa é válida por um ano letivo, deve ser renovada todos os anos e o montante é variável, pois depende dos rendimentos do agregado.

Mais informações em BOLSAS DE ESTUDO DGES 




Bolsas Duarte Tarré 

Bolsas Duarte Tarré


A ADT - Associação Duarte Tarré, fundada por Manuel Tarré e família, abre a fase de candidaturas a bolsas de estudo anualmente.
O Iscte - Instituto Universitário de Lisboa foi uma das Universidades contatadas pela Associação Duarte Tarré com vista à atribuição de bolsa de mérito aos estudantes que reúnam os requisitos exigidos.

Poderá encontrar aqui o regulamento das bolsas Duarte Tarré. 

Para mais informações sobre o processo de candidatura e requisitos consulte aqui!



Leões de Portugal – Associação de Solidariedade Sportinguista, IPSS


Leões de Portugal


A Direção dos Leões de Portugal – Associação de Solidariedade Sportinguista, IPSS atribui Bolsas de Estudo anualmente.

Poderá encontrar aqui o regulamento.

Lista de Documentos a Entregar aqui!

Para mais informações sobre o processo de candidatura e requisitos consulte aqui!




Câmara Municipal de Oeiras


Câmara Municipal de Oeiras



A Câmara Municipal de Oeiras atribui anualmente Bolsas de Estudo a munícipes que ingressem ou frequentem o 1º e 2º ciclos de Estudos do Ensino Superior, em função dos rendimentos do Agregado Familiar, residentes no concelho que ingressem ou frequentem o Ensino Superior.

Poderá encontrar aqui o regulamento!

Para mais informações sobre o processo de candidatura consulte aqui!

Todas as informações e esclarecimentos deverão ser solicitados à Câmara Municipal de Oeiras.



Câmara Municipal de Oeiras - PALOP


A Câmara Municipal de Oeiras atribui Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior Nacionais dos PALOP - Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa

O Regulamento Municipal para Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior Nacionais dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa poderá ser consultado Aqui.

O regulamento entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação, produzindo efeitos a partir do ano letivo 2019/2020.

Para mais informações consulte aqui!

Todas as informações e esclarecimentos deverão ser solicitados à Câmara Municipal de Oeiras.



Bolsas Gulbenkian Merito


Bolsas Gulbenkian Merito


As Bolsas Gulbenkian de Mérito destinam-se a apoiar jovens de elevado potencial que se candidatam pela primeira vez ao ensino superior e que apresentam escassos recursos económicos.
Poderá encontrar aqui o regulamento!

Para mais informações sobre o processo de candidatura consulte aqui!

Perguntas frequentes aqui.


Bolsas Associação Sara Carreira


Bolsas Associação Sara Carreira


A Associação Sara Carreira atribui Bolsas de Estudo a estudantes até os 21 anos, apoiando-os na continuidade da sua formação.

Para mais informações sobre o processo de candidatura aqui.

Para entra em contato com a associação aqui.



Associação Corações Com Coroa

Associação Corações Com Coroa


A associação Corações Com Coroa atribui bolsas de estudo a jovens raparigas de todo o país desde 2013.

Para mais informações sobre o processo de candidatura e requisitos aqui.

Para entra em contato com a associação aqui.



Bolsas BAI Europa - Confiança no Futuro 

Bolsas BAI Europa - Confiança no Futuro

As Bolsas BAI Europa - Confiança no Futuro são o resultado de um protocolo celebrado entre o Iscte e o Banco BAI Europa e visam a promoção da igualdade de oportunidades no Ensino Superior e apoiar o esforço individual do estudante.

Poderá encontrar aqui o regulamento!

Para mais informações sobre o processo de candidatura consulte aqui!

Para mais informações sobre as normas de atribuição aqui.




BOLSAS SOCIAIS EPIS 2023
*
Investimento de 423 m€ para atribuição de 195 bolsas

EPIS

As Bolsas Sociais EPIS 2023 têm como objetivo apoiar alunos carenciados durante o seu percurso no ensino secundário e universitário, apoiar a inserção profissional de jovens com deficiência e premiar boas práticas de promoção da inclusão social de crianças e jovens e de sustentabilidade e cidadania ativa.

 

Em 2023, o programa tem 195 bolsas sociais para atribuir e está organizado em 5 áreas com 17 categorias:

  1. Boas práticas de escolas e organizações sociais na promoção da inclusão social de crianças e jovens;
  2. Boas práticas organizacionais de promoção da sustentabilidade e cidadania ativa;
  3. Estágios de formação e inserção profissional de jovens com necessidades especiais;
  4. Ensino secundário - ensino regular, profissional e educação inclusiva;
  5. Licenciatura e mestrado - com acesso a programas de mentoring, formação e estágios profissionais.

O programa de Bolsas Sociais EPIS tem uma cobertura nacional: todas as escolas, instituições e alunos de Portugal (Continente, Açores e Madeira) - alunos que tenham terminado o 9º ano ou o 12º ano de escolaridade do ensino inclusivo, regular ou profissional, ou que tenham terminado cursos pós-secundário ou licenciatura.

Painel empresas EPIS

A EPIS agradece o apoio dos 42 parceiros das Bolsas Sociais EPIS 2023: Águas do Vale do Tejo, ANA - Aeroportos de Portugal, Ascenza, Atrium Investimentos, Avipronto, Banco Carregosa, Banco de Portugal, Banco Invest, Banco Montepio, BIAL, Biotek, Boehringer Ingelheim, Brisa, CAIMA, Caixa Geral de Depósitos, Cires, Cofaco, Deloitte, Estoril Sol, Fertagus, Fidelidade, FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Fresenius Kabi, Fundação AGEAS, Fundação Amélia de Mello, Fundação Galp, Fundação Monjardino, Fundação Santander Portugal, Galucho, Grupo Pestana, Grupo Trivalor, Grupo Jerónimo Martins, Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, Sogrape, Soroptimist International Clube Lisboa Caravela, Super Bock Group, Synthomer, Vhumana, Zurich e três doadores individuais, Duarte Mineiro, Ernesto Silva Vieira e 1 doador anónimo.

Clique nos links abaixo para consultar o regulamento, disponível no site da EPIS, e aceda ao formulário de candidatura.