Eventos

Desafio para Alunos do Ensino Secundário[Rock Business Challenge | Desafio para Alunos do Ensino Secundário]
Iscte Business School desafia jovens portugueses e brasileiros a criar projeto para Rock in Rio
24
Fevereiro
- 19.01
Rock Business Challenge

O Rock Business Challenge simula situações empresariais reais e possibilita aos jovens a criação de um projeto inovador para o Rock in Rio. A iniciativa contou com mais de 100 equipas apuradas, totalizando mais de 400 participantes brasileiros e portugueses. A final da segunda edição realiza-se a 24 de fevereiro e contará com a presença das 20 equipas finalistas.

O Rock Business Challenge é uma iniciativa da Iscte Business School com carácter formativo e competitivo que simula situações empresariais reais para estimular as equipas participantes a encontrar soluções para diversos desafios apresentados pela organização do festival Rock In Rio.

De acordo com Maria João Cortinhal, Diretora da Iscte Business School, “o Rock Business Challenge tem como principal objetivo a transmissão de conhecimentos mais detalhados acerca das diversas áreas da gestão aos alunos dos ensinos secundário português e médio brasileiro. Desta forma, esperamos contribuir para uma visão mais clara e consciente acerca das futuras opções profissionais destes mesmos alunos”.

A iniciativa deste ano decorre em ambiente internacional, envolvendo alunos de escolas secundárias portuguesas e brasileiras, fruto de uma parceria estabelecida entre a Iscte Business School e o Grupo Ibmec Educacional (Brasil). Esta competição divide-se em duas fases distintas exclusivamente em formato online, com uma fase de apuramento (com datas específicas para cada país) e uma final.

Ao longo das etapas do Rock Business Challenge, os jovens são desafiados a resolver problemas práticos, a inventar novas formas de pensar e agir que possam ser aplicadas no Rock in Rio e a desenvolver um projeto inovador para este festival para ser adotado na área do Learning Experience (LExU) – a unidade responsável pela plataforma Edutainment, que gere projetos de experiências de ensino em quatro eixos: programas, eventos, inteligência (dados e tendências) e produtos. A execução das tarefas propostas deve apoiar-se essencialmente na cultura geral dos jovens participantes, distribuídos por equipas que contarão com o acompanhamento de um professor.

Esta segunda edição contou com mais de 100 equipas apuradas, numa primeira fase, totalizando mais de 400 participantes brasileiros e portugueses. A aguardada Final do Rock Business Challenge realiza-se dia 24 de fevereiro, em Portugal e no Brasil, e disputar-se-á entre as 20 equipas finalistas. O evento realizar-se-á em formato online, implicando o acesso a um computador e uma ligação estável à Internet.

Para além dos diplomas de participação, a organização tem prémios para entregar às equipas vencedoras (consultar link www.rockbc.pt). Em Portugal, serão cinco as equipas premiadas, sendo que o primeiro lugar proporcionará uma visita guiada à cidade do Rock em dia de concertos, um voucher Escape Hunt Lisboa e bilhetes para desfrutar de Viagens Hippotrip Lisboa, para todos os elementos da equipa e para o professor responsável. Já no Brasil, o projeto presenteará três equipas, tendo a primeira posição direito a uma visita técnica à Cidade do Rock, um bate papo com o Executivo do Rock in Rio, um curso online “How to Rock in Rio feat Curseria”, um e-book “Rock in Rio: A Arte de Sonhar e Fazer Acontecer” e brindes fornecidos pelo Ibmec.

Paralelamente ao Rock Business Challenge, foi preparada uma iniciativa dedicada exclusivamente aos mais de 20 professores brasileiros e portugueses responsáveis pelas diversas equipas em competição – o Teacher’s UPgrade. Através de plataformas digitais, os docentes serão convidados a participar numa formação inovadora com um especialista cognitivo, que terá como tema “Pensamos Bem? – principais erros cognitivos e como evitá-los”, com uma duração de seis horas. A participação na dinâmica dará acesso a um diploma de formação certificado pela DGERT (Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho).

Sobre o Rock Business Challenge

O Rock Business Challenge é uma iniciativa da Iscte Business School com um carácter formativo e competitivo que simula situações empresariais reais, desafiando as equipas participantes a encontrar soluções para vários desafios. A iniciativa deste ano decorrerá numa competição internacional, envolvendo alunos portugueses e brasileiros.

No decorrer das duas fases da iniciativa, os alunos serão desafiados com base na sua cultura geral para a resolução prática de problemas e reinvenção de novas formas de fazer relacionadas com o Rock in Rio, assim como para o desenvolvimento de um projeto inovador para o festival (https://www.rockbc.pt).