Notícias

Iscte Business School • 24 jan 2022
Nokia e Iscte Business School assinam acordo para acelerar inovação em finanças
Nokia and Iscte Business School



A Nokia e a Iscte Business School formalizaram um acordo que estabelece a cooperação para o avanço da digitalização e automatização de processos em finanças. A parceria inclui iniciativas que visam promover a cooperação académico-empresarial entre as duas organizações, com foco na inovação na área financeira, à medida que a Nokia continua a fazer crescer o Global Business Services Center (GBSC) inaugurado no ano passado, na Amadora.

 “O nosso Global Business Services Center é um centro estratégico e está a crescer rapidamente. Já oferece serviços que são um pilar das operações financeiras da Nokia no sudoeste da Europa, na América do Norte e Central e no Médio Oriente africano”, afirma o Country Manager da Nokia Portugal, Sérgio Catalão. “Promover um intercâmbio académico-empreendedor próximo faz parte da nossa estratégia para pesquisar continuamente novas áreas, inovar os nossos serviços e mantermo-nos competitivos.”

A Nokia e a Iscte Business School irão promover eventos conjuntos, palestras e workshops que contarão com a participação de ambas as comunidades, conectando alunos e professores com os colaboradores do GBSC da Nokia em Portugal. “Pretendemos estar próximos dos alunos da Iscte Business School, entender e discutir os seus interesses, e dar-lhes a oportunidade de conhecer também a realidade empresarial de um importante player do mercado. Queremos criar um ambiente onde todos possamos compartilhar conhecimentos e experiências abertamente”, explica Sérgio Catalão.

O reconhecimento dos melhores estudantes nas áreas financeiras fará também parte do compromisso da empresa, com o objetivo de criar uma parceria frutífera de longo prazo. Já neste ano letivo, a Nokia irá distinguir os 3 melhores estudantes a concluírem 3 unidades curriculares na área de Finanças e Contabilidade. Para o próximo ano letivo está previsto que esta distinção seja alargada a 6 estudantes.

Para Maria João Cortinhal, diretora da Iscte Business School, “os estudantes irão beneficiar de oportunidades únicas numa empresa que está a aumentar significativamente a sua estrutura em Portugal, experienciando um ambiente internacional, trabalhando de Portugal para as mais diferentes partes do globo. O desenvolvimento das suas carreiras, nas áreas financeiras de um importantíssimo player mundial é, por si só, um elemento bastante aliciador para os estudantes”.

“A Iscte Business School tem sido amplamente reconhecida ao longo dos anos como uma das melhores universidades de business management da Europa, tendo dado importantes contributos para os setores financeiro e empresarial”, afirma Sérgio Catalão. “Foi, portanto, uma escolha natural e esperamos que estes estudantes se tornem eventualmente parte da equipa da Nokia”.“Esta relação irá marcar toda a diferença ao nível da investigação técnico-científica, pois abrem-se portas para a transferência de conhecimento e para a adaptação de programas a novas necessidades das empresas globais”, explica Maria João Cortinhal. “O ensino superior tem um enorme impacto na preparação dos alunos para o mercado de trabalho. Não poderíamos, por isso, estar mais honrados com o reconhecimento da qualidade da nossa instituição promovida, sobretudo, pelo enorme talento dos estudantes”.

O Global Business Services Center da Nokia em Portugal, localizado na Amadora, abrange uma vasta gama de serviços relacionados com finanças, como order-to-cash, source-to-pay, gestão de dados, processos de negócio, entre outros, essenciais para as operações financeiras da Nokia. A empresa continua a crescer em Portugal e está a contratar para várias posições.