Candidatar
Leccionado em
Português
Corpo Docente para (2022/2023)
Co-Directora
Microeconomia I
Nadia Simoes holds a PhD in Economics and a Master degree in Economics from ISEG (Universidade de Lisboa). Started to teach in the Economics Department of ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa in 2002. Director of the Bachelor Degree in Economics (Iscte - Instituto Universitário de Lisboa). Former Director of the Master in Business Economics and Competition for nine editions of the programme.
Researcher of the Economics Group of the Business Research Unit (BRU-IUL). She has published paper articles in several journals such as Economics Letters, Journal of Economic Surveys, Empirical Economics, Acta Oeconomica, International Review of Applied Economics, Telecommunications Policy, Panoeconomicus, International Journal of Social Economics, Economics Bulletin, among others.
Associate Editor of the journal International Journal of Education Economics and Development (SCOPUS Q4) and Editor of the journal Cogent Economics & Finance (SCOPUS Q3).
Member of the Editorial Board of the following journals: Entrepreneurship and Sustainability Issues (SCOPUS Q1); Journal of Entrepreneurship Education (SCOPUS Q2); Panoeconomicus (SCOPUS Q2); Journal of Entrepreneurship in Emerging Economies (SCOPUS Q2); Academy of Entrepreneurship Journal (SCOPUS Q3); the International Journal of Entrepreneurship (SCOPUS Q3); and Revista Galega de Economia (SCOPUS Q4).
NEP Editor for the area of Education (nep-edu).
Member of the Editorial Board of the European Training Foundation (European Union).
She has participated in several research national and international research projects financed by public institutions (including two projects funded by FCT and a project funded by the Ministry of Employment).
Expert for different national and international institutions such as the EUROPEAN EMPLOYMENT OBSERVATORY (EUROPEAN COMMISSION), INTERNATIONAL LABOUR ORGANIZATION , CEDEFOP, EUROFOUND, EUROPEAN CENTRE OF EXPERTISE, PORTUGUESE LABOUR MINISTRY, and PORTUGUESE MINISTRY OF EDUCATION.
Co-Director
Problemas Económicos Contemporâneos
Introdução às Finanças
Economia Portuguesa e Europeia |
Economia Portuguesa e Europeia
Carlos Coimbra é atualmente Professor Associado Convidado do Departamento de Economia do ISCTE e Consultor do Conselho de Administração do Banco de Portugal. Licenciado em Economia pelo ISEG (1983), prestou Provas de Aptidão Pedagógica e de Capacidade Científica no ISCTE (1993). Foi vogal do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Estatística (2012-2022) e Director do seu Departamento de Contas Nacionais (2007-2011). Anteriormente, foi Director-Adjunto do Departamento de Estatística do Banco de Portugal (2004 e 2007) e coordenador da área de economia portuguesa do Departamento de Estudos Económicos do Banco de Portugal (2001-2004). Em 2000 coordenou a Equipa de Missão do Ministério das Finanças da Presidência Portuguesa da União Europeia, e a representação do país no Comité Económico e Financeiro, tendo sido distinguido com louvor pelo Ministro das Finanças. De 1998 a 2000 foi Assessor Económico do Primeiro-Ministro com responsabilidades de acompanhamento da conjuntura económica e de apoio técnico à negociação da Agenda 2000, tendo a este respeito merecido o louvor do Primeiro-Ministro. De 1995 a 1998 coordenou o núcleo de análise de conjuntura do Departamento de Estudos Económicos do Banco de Portugal. De 1991 a 1995 foi coordenador do núcleo de contas nacionais trimestrais Gabinete de Estudos do INE. Entre 1985 e 1991 foi Economista do Gabinete de Estudos da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses e entre 1983 e 1985 Assessor técnico de associações sindicais para a negociação colectiva de Acordos de Empresa nos sectores das comunicações e do audiovisual. É autor de vários estudos sobre política económica e economia portuguesa.
Apresentações Profissionais
Introdução à Ciência Económica |
Economia e Finanças Públicas |
Introdução à Ciência Económica
Inglês para Negócios
Políticas de Competitividade
Paula Moldovan é Professora Auxiliar Convidada no Departamento de Economia Política do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Ela é doutora em Economia. Os seus interesses de investigação são nas áreas de macroeconomia empírica, economia das mudanças climáticas, economia política.
Informática para Economistas
Alessandro Marinho Pinheiro nasceu no Rio de Janeiro em 1973, atualmente reside em Queluz, é Doutorando em Ciências e Tecnologias da Informação (previsão de término em 05/2023), Mestre em Gestão de Empresas (2014), Especialista em Marketing (2005) e Licenciado em Gestão de Empresas (2003). Atuou como Professor do Ensino Superior, no Brasil, por quinze anos (até Junho de 2018), dedicando-se atualmente ao aprimoramento acadêmico no programa doutoral em CTI (Ciências e Tecnologias da Informação) no ISCTE-IUL.
Economia Portuguesa e Europeia
Alexandra Ferreira-Lopes é Professora Associada no ISCTE, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE - IUL), na Escola de Gestão (IBS), sendo membro integrado da BRU-IUL (centro de investigação da IBS). É doutorada em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG-UL). É autora de artigos científicos nas áreas de macroeconomia aberta e crescimento económico, publicados em revistas como Ecological Economics, Economic Modelling, Open Economies Review, Oxford Economic Papers, Public Finance Review, Regional Studies e Tourism Management. Foi sub-diretora da BRU-IUL entre Fevereiro de 2014 e Agosto de 2016 e diretora do mestrado em Economia entre julho de 2019 e junho de 2021.
Psicologia das Organizações e do Trabalho
Sociologia Económica
Introdução à Ciência Económica
Professora Auxiliar no Departamento de Economia Política da Escola de Ciências Sociais e Humanas do ISCTE - IUL e Investigadora do Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território (DINÂMIA'CET). Doutorada em Economia pelo ISCTE e mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pelo ISEG-UTL. A sua tese de doutoramento intitula-se A Dificuldade da Escolha. Acção e Mudança Institucional.É subdirectora do DINÂMIA'CET. É também membro do Observatório sobre as Crises e as Alternativas do Centro de Estudos Sociais (CES - Universidade de Coimbra) em colaboração com o Instituto para os Estudos Laborais da Organização Internacional do Trabalho (INST/OIT). Os seus atuais interesses de investigação incluem a economia política da austeridade com destaque para os fundamentos teóricos e epistemológicos da crise económica de 2007-2008 e das respostas à crise e os valores, a incomensurabilidade de valor e a valoração na tomada de decisão pública.
Apresentações Profissionais
Carlota Moura Veiga é licenciada e mestre em ciência política pelo Iscte, Instituto Universitário de Lisboa. É, desde 2017, assistente de investigação no Observatório da Emigração, onde é responsável pela comunicação e divulgação e coordenadora editorial das publicações periódicas OEm Conversations With. Encontra-se, atualmente, inserida no projeto “Estudo comparado das políticas públicas da diáspora”, financiado pela Secretaria de Estado para as Comunidades Portuguesas, e no Laboratório de Competências Transversais do Iscte, onde exerce atividades de docência. É coautora do anuário estatístico Emigração Portuguesa. Relatório Estatístico., e dos artigos científicos “Emigração e política: análise aos programas eleitorais e iniciativas legislativas, 2011 a 2019” (2022), “Do students with immigrant and native parents perceive themselves as equally engaged in school during adolescence?” (2021) e “A emigração portuguesa no século XXI”. Trabalhou, durante um ano e meio, na Embaixada de Portugal em Berna onde aprofundou conhecimentos na área das migrações ao trabalhar diretamente com a comunidade portuguesa, e realizou um estágio curricular na Comissão de Segurança Social e Trabalho que, levou posteriormente, à realização da dissertação de mestrado “O estado e a família: as políticas de apoio à família e o familismo como fatores de sustentabilidade do estado-providência português”.
Microeconomia I
Escrita de Relatórios Técnicos
Economia e Finanças Públicas |
Economia Monetária
Emanuel R. Leao. PhD in Economics from the University of York. Assistant Professor at ISCTE-- University Institute of Lisbon and researcher at CEI-IUL (Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL). Research interests in the areas of banking, financial markets, public finance and monetary policy. 2000 - Doutoramento em Economia pela University of York. Título da tese: "A Study of Inside Money in a Dynamic General Equilibrium Framework". Orientadores: Professor Alan J. Sutherland e Dr. Peter N. Smith. O "Thesis Advisory Group" incluiu ainda o Professor Michael R. Wickens. 1994 - Mestrado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa. Tópico da Dissertação de Mestrado: Ciclos Económicos. Orientador: Professor Doutor Vasco d'Orey. Classificação final do Mestrado: Muito Bom. 1990 - Licenciatura em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa. Média final: 18 valores.
Economia do Trabalho e dos Recursos Humanos
Doutorada em Economia pelo ISCTE-IUL e pela Universidade de Bourgogne (França), Mestre em Economia e Gestão de Recursos Humanos e Licenciada em Sociologia (ISCTE-IUL). É professora associada com agregação do Departamento de Economia Política do ISCTE-IUL, e investigadora integrada do Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território (DINÂMIA'CET). Leciona desde 1996, nas áreas da Economia do Trabalho, Regulação do Mercado de Trabalho, Economia da Educação e das Competências e certas unidades curriculares de natureza metodológica. É diretora do Mestrado em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos e subdiretora do DINÂMIA'CET. Foi coordenadora do projeto FCT, 'Remunerações flexíveis para contratos flexíveis? A dinâmica da relação entre a política salarial e os contratos de emprego ao nível da empresa' entre 2009-2013 (PTDC/EGE-ECO/108547/2008) e o projeto FCT 'Aproximar o Ensino Superior, a Formação e a Qualidade do Emprego', entre 2018-2022 (PTDC/SOC-SOC/30016/2017). É coordenadora do Observatório do Emprego Jovem (DINAMIA-ISCTE-IUL). Entre os seus principais interesses de estudo e investigação destacam-se a procura de competências, políticas salariais das empresas e segmentação do mercado de trabalho.
Economia do Trabalho e dos Recursos Humanos |
Economia Monetária
Fernando Martins é economista sénior no Departamento de Estudos Económicos do Banco de Portugal desde 2000. Tem um Doutoramento em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG/UL). É Professor Associado Convidado do ISCTE-IUL e membro do centro de investigação REM – Research in Economics and Mathematics do ISEG/UL. Tem participado em diversas redes de investigação internacionais, nomeadamente nas áreas do mercado de trabalho, produtividade e comportamento dos preços. Entre as suas publicações incluem-se artigos no Journal of the European Economic Association, Labour Economics, International Journal of Central Banking e Oxford Bulletin of Economics and Statistics. Em 2016, recebeu o Prémio para o Melhor Doutoramento em Economia realizado em Portugal, atribuído pela Ordem dos Economistas
Matemática I
Introdução à Gestão
Florinda Matos é doutorada em Ciências Sociais, Especialidade Comportamento Organizacional, pela Universidade de Lisboa. É mestre em Ciências Empresariais pelo INDEG/ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, licenciada em Gestão de Empresas Agrícolas e licenciada em Engenharia Agronómica, ambas pelo Instituto Politécnico de Santarém.
É Professora do ISCTE Business School, onde leciona diversos cursos nas áreas de gestão. Além disso, é professora de gestão do conhecimento no IPPS-IUL - Instituto para as Políticas Públicas e Sociais e professora convidada em várias universidades internacionais.
Como investigadora integrada do DINÂMIA'CET – IUL, Centro de Estudos da Mudança Socioeconómica e Território, os seus principais interesses de investigação são Gestão do Conhecimento, Gestão do Capital Intelectual, Medição de Intangíveis, Sustentabilidade, Inovação, Manufatura Aditiva e Transformação Digital.
Foi investigadora de pós-doutoramento na área dos Impactos Sociais da Manufatura Aditiva na NOVA.id.FCT e liderou o projeto KM3D - Knowledge Management in Additive Manufacturing: Designing New Business Models, num consórcio nacional, financiado pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Presentemente é coordenadora nacional do projeto CATALYST - European VET Excellence for Leading Sustainable Systems and Business Transformation, num consórcio europeu constituído por 36 parceiros, liderados por instituições académicas da Alemanha, Áustria, Grécia e Macedónia do Norte.
Florinda é membro da comissão científica de várias conferências internacionais, onde tem participado como organizadora, oradora, mini-track chair e revisora. Possui mais de 40 artigos académicos e artigos científicos publicados, capítulos e livros. Também tem participado ativamente na imprensa, onde publicou mais de 200 artigos de opinião sobre temas da atualidade económica e social, sendo convidada de diversos podcasts.
Presentemente ela é Conference Chair das seguintes conferencias: ISM 2023 - International Conference on Industry 4.0 and Smart Manufacturing; ECKM 2023 - 24th European Conference on Knowledge Management; e ECRM 2023 - European Conference on Research Methodology for Business and Management.
Atualmente, é editora associada na área de Economics and Business do Journal Heliyon (Elsevier); editora convidada da Springer International Publishing, do Journal Meditari Accountancy Research (Emerald), do Journal Sustainability, sendo também Topical Advisory do Journal Knowledge. Além disso, é membro do Conselho Editorial da Revista Mátria e da Revista Mátria Digital, editada pelo Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS).
É coordenadora da Linha Temática "Transformação Digital" no Sociodigital Lab for Public Policy e membro da equipa de implementação do Polo de Inovação Digital AI4PA.
Como especialista em gestão de capital intelectual, Florinda é fundadora e presidente da Associação para a Gestão do Capital Intelectual (ICAA), cuja missão é ajudar a transformar capital intelectual em valor acrescentado, contribuindo para o desenvolvimento sustentável. Ela é também membro do New Club of Paris, uma organização internacional cujo principal objetivo é criar consciência sobre a Economia do Conhecimento. Além disso, está a promover um prémio junto das instituições públicas portuguesas para incentivar e premiar as empresas que valorizam a Sustentabilidade Social.
Florinda é embaixadora para a Europa da Conferência Internacional sobre Conhecimento e Inovação (CIKI), organizada pela Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil). Da mesma forma, é membro do Observatório de Gestão do Conhecimento e Inovação na Administração Pública, do IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada do Governo brasileiro.
Economia da Organização Industrial |
Microeconomia II
Henrique Monteiro is Assistant Professor at the ISCTE-IUL Business School and a researcher at BRU-IUL. He earned his Ph.D. in Economics from ISEG-UTL. His main research interests are in environmental and natural resource economics, especially in the area of water management and applied microeconometrics. He has published his work in Water Resources Research, Review of Urban and Regional Development Studies and International Review of Economics Education. He also worked as a consultant for the European Commission, the River Basin Authorities of Alentejo and Algarve and the Regional Government of Madeira.
Escrita de Relatórios Técnicos
Doutorada em Serviço Social pelo Iscte-Instituto Universitário de Lisboa.
Professora Auxiliar no Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa (Universidade Lusíada) e Professora Auxiliar Convidada no Laboratório de Competências Transversais (LCT-iscte). Investigadora no Centro de Investigação e Estudos em Sociologia (CIES-iscte) no grupo Política e Cidadania e no CLISSIS - Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social..
Foi coordenadora técnica e pedagógica do projeto Online Learning para a promoção, preparação, produção e divulgação dos cursos de e-learning do iscte (2017-2019).
Contabilidade Financeira I
Inna Paiva (PhD) is Assistant Professor in the Instituto Univeritário de Lisboa (ISCTE-IUL). She has experience in teaching in master’s programmes and programmes for executive education, and engages with courses related to financial accounting, business reporting and public accounting.
She also supervises master’s students’ dissertations and has made various presentations in in international scientific conferences and authored papers and book chapters. For several years, she was the director of the Master’s in Accounting and Taxation and the Bachelor’s Degree Course Accounting, Taxation and Auditing in the Universidade Lusófona.
Her research interests lie in the implementation of International Financial Reporting Standards, accounting quality and family firms. She has published her research in book chapters and in journals such as the Sustainability Accounting, Management and Policy Journal, the Spanish Journal of Finance and Accounting, the Review of Accounting and Finance. She has also published a text book: Contabilidade Pública - As Novas Demonstrações para Relato em Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas/ Public Accounting - The New Report Statements in the Accounting Normalization System for Public Administration and she is the author of practical case studies in the text book Fundamentos de Contabilidade Financeira: teoria e casos/ Foundations of Financial Accounting: theory and case studies.
Macroeconomia II
Economia e Políticas de Desenvolvimento
Introdução à Ciência Económica
Econometria I
Joaquim J.S. Ramalho graduated in Economics from the University of Evora in 1993 and received a masters degree in Mathematics Applied to Economics and Management from the Technical University of Lisbon (ISEG-UTL) in 1996. In 2002, he completed his PhD in Economics at the University of Bristol. Since 2016, he is Professor at ISCTE-IUL (Dep. Economics) and before that he taught at the University of Evora for 23 years. His research focuses on theoretical and applied microeconometrics, and he has published in a variety of academic journals, including the Journal of Econometrics, Oxford Bulletin of Economics and Statistics, Econometric Reviews, Computational Statistics and Data Analysis and International Journal of Industrial Organization.
Contabilidade de Gestão I
Jonas Oliveira holds a PhD in Accounting from the School of Economics and Management, University of Minho, Portugal. He is an Assistant Professor of Accounting at ISCTE-IUL Business School, Lisbon. He has previously worked at the University of Aveiro as Adjunct Professor of Accounting. His research interests are corporate risk reporting, enterprise risk management, corporate governance mechanisms, impression management strategies used in corporate reporting, sustainability and integrated reporting. He publishes academic articles regularly in some internationally well-recognized journals such as the Managerial Auditing Journal, Meditari Accountancy Research, Australian Accounting Review, Corporate Communications: an International Journal, European Business Review, and Journal of Risk.
Estatística
Jorge Sinval é um psicometrista que trabalha como professor assistente convidado na Iscte Business School do Iscte — Instituto Universitário de Lisboa, na Universidade de São Paulo, na Universidade Federal de São Paulo, e no Ispa — Instituto Universitário. Ensina análise estatística, psicometria, desenho de investigação e análise de dados nos diferentes ciclos de estudos (licenciatura, mestrado e doutoramento). É investigador (membro integrado) na Business Research Unit (ISCTE-IUL), colaborador no William James Center for Research (ISPA), e investigador no centro de pesquisa "Psicologia Organizacional e do Trabalho" (Universidade de São Paulo). Tem duplo doutoramento pela Universidade de São Paulo (Doutor em Ciência) e pela Universidade do Porto (Doutor em Psicologia).
Obteve o seu mestrado em psicologia (com especialização em psicologia do trabalho e das organizações) pela Universidade Católica Portuguesa. A sua licenciatura em psicologia foi conseguida na Universidade Católica Portuguesa. Atualmente, está a realizar pós-doutoramento na Escola Paulista de Medicina (Universidade Federal de São Paulo), mestrado em epidemiologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e o mestrado em ciência de dados na ISCTE Business School (ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa). Os seus interesses de investigação incluem psicometria, modelação Bayesiana de equações estruturais, psicologia organizacional, epidemiologia e estudos internacionais em larga escala (por exemplo, TIMSS, PISA e PIRLS). Sendo autor Cochrane, também se interessa muito por saúde ocupacional, estando a desenvolver com uma equipa internacional de coautores uma revisão sistemática sobre as intervenções para melhorar o processo de recovery do trabalho. Está particularmente interessado em duas técnicas estatísticas: modelação Bayesiana de equações estruturais e Meta-Análise em Rede; tendo o R como a sua linguagem de programação estatística preferida. Colabora em vários projetos. Sendo um deles, o consórcio Burnout Assessment Tool (BAT), onde pertence à equipa portuguesa responsável pela sua adaptação a Portugal.
Escrita de Relatórios Técnicos
Possui licenciatura em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010).
Mestre do curso de pós graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, ligada a linha de pesquisa Questões Socioambientais Urbanas e de Resistência Social, intregrante do grupo de pesquisa do Laboratório de Estudos Urbanos e Socioambientais - LEUS. Tem experiencia na área de Regularização Fundiária nas favelas cariocas - 2009 - 2018. Atualmente é doutoranda em Serviço Social pelo Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE, e pesquisadora do Núcleo de Doutorandos em Serviço Social Latino-Americanos – NUDLA. Professora Assistente Convidada do Laboratório de Competências Transversais do Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE.
Econometria I |
Econometria II
Ludgero Glórias licenciou-se em Economia pela Universidade de Évora em 2018 e obteve o mestrado em Econometria Aplicada e Previsão pelo ISEG – Universidade de Lisboa em 2020. Desde 2020, trabalha como estatístico no Banco de Portugal no Departamento de Estatística (DDE).
Econometria II
Luis F. Martins (1973) is Associate Professor with "Agregação" of Economics at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, since 1998. Previously he has been Junior Assistant of Quantitative Methods at the University of Algarve (1996-1998). He studied economics and econometrics at ISEG-UL, (Licenciatura in Economics, 1995; M.S. in Mathematical Modeling for Economics and Management, 1998) and economics at the Pennsylvania State University (PhD in economics, 2005). His research focus on econometrics and applied macroeconomics and applied finance and he has published a number of articles in refereed journals including Econometric Theory, Econometrics Journal, Computational Statistics and Data Analysis, Journal of Money, Credit and Banking, Tourism Management, Econometric Reviews, Journal of Time Series Analysis, Quantitative Finance, European Financial Management, and Empirical Economics. He was a member of the LOC of the 2017 Annual Congress of the EEA/ESEM held in Lisbon 2017 (UL and ISCTE-IUL). He was co-director of the PhD program in economics (February 2019 - September 2021). More at the personal webpage: https://sites.google.com/view/luismartinseconomics/
Economia e Políticas de Desenvolvimento |
Problemas Económicos Contemporâneos
Luis Mah é professor auxiliar em Estudos de Desenvolvimento no Departamento de Economia Política do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Entre 2015-2022, leccionou no Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional (MDCI) e PhD in Development Studies no ISEG-Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. Nos últimos 19 anos tem trabalhado com organizações da sociedade civil e entre 2007 e 2010 foi director da Campanha do Milénio das Nações Unidas (UNMC) em Portugal. Interessa-se em particular pelas implicações globais da (re)emergência económica da Ásia e pela cooperação internacional para o desenvolvimento da União Europeia. Tem um doutoramento em Estudos de Desenvolvimento pela LSE-London School of Economics and Political Science (Londres, 2004), um mestrado em Ciência Política pela Universidade de Yonsei (Seul, 1996) e uma licenciatura em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, 1993).
Inglês para Negócios
Matemática II
Inglês para Negócios
Sociologia Económica
Luísa Veloso.
Luísa Veloso é socióloga. Professora Associada no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. Investigadora no Cies-Instituto Universitário de Lisboa. Investigadora Associada do Instituto de Sociologia - Universidade do Porto. Professora do Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto entre 1991 e 2008. Coordenadora e membro de equipas de investigação de vários projetos nacionais e internacionais. Autora de várias publicações. Principais interesses de investigação: trabalho, inovação, ciência e tecnologia, economia e profissões.
Matemática I |
Matemática II
Marina Alexandra Pedro Andrade é Professora Auxiliar no Departamento de Matemática ISCTE-IUL. É doutorada em Estatística e Análise de Dados, mestre em Probabilidades e Estatística e licenciada em Matemática Aplicada ramo de Probabilidades e Estatística. É investigadora da ISTAR – IUL (Information Sciences, Technologies and Architecture Research Center – University Institute of Lisbon) e tem publicado em autoria e co-autoria diversos artigos e relatórios nas áreas de Matemática Aplicada.
Apresentações Profissionais
Microeconomia II
Contabilidade Financeira I
Licenciatura em 1996 em Organização e Gestão de Empresas no ISCTE-IUL. Mestrado em 2006 em Contabilidade no ISCTE-IUL. Doutoramento em 2015 em Contabilidade no ISCTE-IUL.
Docente do ISCTE-IUL desde 2000, em diversas licenciaturas, nas áreas de Contabilidade Financeira e Fiscalidade. Docente no INDEG-ISCTE em diversos programas executivos. Revisor Oficial de Contas. - Administrador de uma Sociedade de Revisores Oficiais de Contas. Contabilista Certificado. Consultor na área contabilística e fiscal.
História Económica e Social
Professor at Lisbon University Institute, Nuno Luis Madureira works currently in the areas of economic history, contemporary history of energy and environmental history. Visiting scholar at University of Harvard and visiting scholar at University of Berkeley, USA; member of the permanent pool of referees of the European Science Foundation (2006-2013) and of the College of Reviewers of the European Science Foundation (2016-2023). Consultant of the NWO -Netherlands Organization for Scientific Research. Member of ISCTE's General Board. Coordinator of several collective research projects. Author of thirteen Books, the last of which, "Key concepts in energy: technology, economy and History", Springer, was published in 2014. Author of academic articles published in the following journals: Frontiers in Energy Research; Energy Policy; Environment and History; Technology & Culture; Business History; Business History Review; Journal of the Philosophy of History; Journal of Global History; Revista Brasileira de Politica Internacional; Contemporary European History; European Review of History- Revue Europeenne d'Histoire; Journal of Contemporary History; Política y Sociedad and LLul. Short articles can also be found in several International Encyclopedias and web sites. N.L. Madureira speaks fluently French and English.
Economia Internacional
Nuno Crespo holds a PhD in Economics and a Master degree in International Economics. He is the Director of the Master in Business Economics and Competition. In the most recent years, Nuno Crespo was Vice-Rector of ISCTE-IUL and assumed several other positions such as Director of the Department of Economics, Scientific Commission of the Department of Economics, and the coordenation of courses (Master in Portuguese Economy and International Integration and Master in Health Services Management).
Researcher at Business Research Unit (BRU-IUL), he has several publications in scientific journals such as World Economy, World Development, Economics Letters, Review of World Economics, Journal of Common Market Studies, Journal of Economic Surveys, Empirical Economics, Papers in Regional Science, Tourism Analysis, Journal of Economics and Social Measurement, Telecommunications Policy, Journal of Informetrics, Scientometrics, International Review of Applied Economics, International Journal of Social Economics. Publications of books and book chapters in his areas of expertise. He is Co-Editor-in-Chief of the Academy of Entrepreneurship Journal and member of the editorial board of several international scientific journals (European Journal of International Management, International Journal of Trade and Global Markets, International Journal of Knowledge and Learning, Sustainability, and Tourism Analysis, among others). Editor of the MPRA. Member of the International Economics Advisory Board of the Cambridge Scholars Publishing.
Global Partner of the National Economic Education Delegation (NEED).
Member of the Advisory Council of A3ES.
Estatística
Patrícia A. Filipe é Professora Auxiliar no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa onde leciona disciplinas na área das Probabilidades e Estatística. Possui doutoramento em Matemática e Mestrado em Probabilidades e Estatística. A sua principal área de investigação é a da modelação estatística, em particular, centra-se no estudo de modelos dinâmicos de crescimento individual, de modelos estatísticos aplicados a dados da Saúde e, mais recentemente, de métodos analíticos em Big Data. Tem participado em projetos de investigação, e na divulgação dos trabalhos desenvolvidos em encontros científicos nacionais e internacionais com a publicação de vários artigos científicos.
Contabilidade Financeira I
Introdução à Gestão
Pedro é Membro Integrado da Business Research Unit (BRU-IUL) do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), tendo já diversos artigos publicados em várias revistas de topo. Tem também livros publicados.
As suas principais áreas de interesse são a Gestão Geral e a Negociação Empresarial.
Pedro tem uma experiência de gestão significativa, tendo cargos em vários órgãos sociais de grandes empresas, assim como cargos de gestão académica.
Pedro tem elevada experiência de ensino aos vários níveis de ensino.
Direito Económico
Licenciado em Direito (Ciências jurídico - políticas) pela Universidade de Lisboa.
Mestre em Sociedades e Políticas Europeias pelo ISCTE - IUL.
Suficiência Investigadora (DEA) em Direito Público pela Faculdade de Direito da Universidade da Extremadura (Espanha).
Doutorado em Políticas Públicas no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa onde é Professor Auxiliar e investigador integrado no DINÂMIA'CET Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território. É, igualmente, investigador no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto.
Anteriormente desempenhou funções como Presidente da 1ª Secção do Júri de Ética da Autoregulação Publicitária (ex-ICAP) e como secretário - geral e director executivo de diversas associações profissionais.
De 2005 a 2009 foi Deputado à Assembleia da República (10ª legislatura) e membro da Delegação Nacional Portuguesa na 97ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho - Organização Internacional do Trabalho, Genebra, Suíça.
Possui vasta experiência internacional tendo leccionado, nomeadamente, na Chinese Academy of Governance (antiga National School of Administration - CNSA), China - Europe Public Administration Project, República Popular da China, no Global Distance Learning Network of World Bank for East Timor, Timor - Leste e no ProPALOP-TL ISC PNUD em Angola.
Possui um grande número de livros e publicações académicas em português, alemão e chinês sobre direito da publicidade, direito do mar, direito europeu e direito do consumidor.
Membro da Comissão Técnica e Científica com o objetivo de acompanhar a candidatura das Ilhas Selvagens a Património Mundial da UNESCO, desde setembro de 2016.
Editor - Chefe da REM - Revista de Estudos do Mar.
Editor do Academia.edu Editor Program.
Perito externo responsável pelos processos de verificação EQAVET, da Associação Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional. I.P., Ministério da Educação e Ciência.
Presidente e membro da Comissão de Avaliação Externa da A3 ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Membro da Comissão de Relações Internacionais da Sociedade de Geografia de Lisboa
Apresentações Profissionais
Macroeconomia I
Informática para Economistas
Economia e Finanças Públicas |
Economia Monetária
Ricardo Barradas é Professor Auxiliar no Departamento de Economia Política da Escola de Ciências Sociais e Humanas do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa e Investigador Integrado no Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território (Dinâmia’CET) do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. Os seus principais interesses de investigação centram-se nas áreas da economia política, da economia pós-keynesiana, da financeirização e de outras áreas relacionadas. É autor de vários artigos científicos publicados em prestigiadas revistas internacionais, tais como International Review of Applied Economics, Journal of Economic Issues, Journal of Post Keynesian Economics, Review of Keynesian Economics, Review of Radical Political Economics, Review of Political Economy, entre outras.
Economia Monetária
Informática para Economistas
Tiago Alves nasceu em Lisboa, Portugal, em 1982. Licenciou-se em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico (IST), Universidade Técnica de Lisboa, em 2006, com especialização principal na área científica de Telecomunicações e, secundária, na área científica de Energia. Obteve o grau de doutor em Engenharia Electrotécnica e de Computadores em 2011, no IST, com a classificação de Aprovado com Muito Bom com Distinção. A tese de doutoramento tratou de sistemas de sinais rádio de banda ultra-larga sobre fibra óptica. Foi co-orientador de 15 dissertações de Mestrado pós-Bolonha e de uma tese de Doutoramento. Em 2006, entrou como investigador para o Grupo de Comunicações Ópticas (CO) do pólo de Lisboa do Instituto de Telecomunicações (IT) onde é actualmente investigador sénior no âmbito do programa “Investigador FCT” financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Desde 2018, é também Professor Convidado na Escola de Tecnologias e Arquitectura (ISTA) do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Participou numa rede de excelência internacional, em dois projectos europeus e em cinco projectos nacionais de investigação e desenvolvimento na área das telecomunicações por fibra óptica. Participou ainda num projecto de cooperação com o Brasil na área das redes ópticas. Actualmente, está inserido na equipa de investigação de um projecto nacional, onde é coordenador local, e é ainda coordenador de um projecto exploratório no âmbito do programa “Investigador FCT”. Tem sido revisor regular das seguintes publicações internacionais: IEEE/OSA Journal of Lightwave Technology, IEEE Photonics Technology Letters, IET Optoelectronics, Optics Express, Optical and Quantum Electronics, Optics Letters e Chinese Optics Letters. É autor ou co-autor de mais de 40 artigos em revistas científicas internacionais e de mais de 65 comunicações em conferências internacionais.
Escrita de Relatórios Técnicos
Assistente Social, associada fundadora e presidente executiva da Associação Nacional de Futebol de Rua. Doutorada em Serviço Social fui Bolseira de Investigação FCT, no Centro Lusíada Investigação em Serviço Social e Intervenção Social [CLISSIS] na Universidade Lusíada Lisboa onde colaboro. Atualmente Professora Auxiliar no Instituto Superior de Serviço Social da Universidade Lusíada de Lisboa e Professora Auxiliar Convidada no Laboratório de Competências Transversais do ISCTE-IUL, fui docente na Universidade Lusófona do Porto e na Licenciatura em Serviço Social na Universidade Lusíada Lisboa. Conclui o mestrado em Serviço Social, em 2008, na Universidade Lusíada Lisboa, no Instituto Superior Serviço Social e a licenciatura em Serviço Social em 2003, na Universidade Católica Portuguesa. Entre 2003 e 2008 dirigi o Gabinete de Ação Social da Associação CAIS, tendo colaborado na fundação da metodologia sociodesportiva de Futebol de Rua, em Portugal, em 2004.
Macroeconomia I
Vivaldo Mendes é professor de Economia no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) desde 1998. Obteve o doutoramento em economia pela Universidade de Sussex e a licenciatura em economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. Ocupou vários cargos de gestão universitária nas últimas duas décadas sempre no ISCTE-IUL, desde Vice-Reitor entre 2005 e 2009, Presidente da Assembleia Geral entre 2002 e 2005, Director do Departamento de Economia entre 2010 e 2014, membro eleito da Assembleia Geral entre 2000 e 2002, membro do Conselho Científico entre 2010 e 2014, e Director do Mestrado em Economia entre 2010 e 2013. Foi ainda membro de duas comissões especializadas do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) em representação do ISCTE-IUL entre 2005 e 2009, Professor Bibliotecário entre 1998 e 2002, e Professor Convidado do Instituto Superior de Estudos Militares (IESM) entre 2010 e 2016. Vivaldo Mendes tem lecionado várias disciplinas ao longo dos anos, desde macroeconomia, introdução à computação para economia e finanças, economia monetária e financeira, passando por economia internacional, microeconomia e teoria dos jogos. Tem publicado em macroeconomia, política monetária óptima, e sistemas complexos dinâmicos. É um defensor empenhado do movimento "open-source software" e um membro activo da linguagem de computação Julia. Para mais informação, consulte o seu site pessoal:
https://vivaldomendes.org