Economia
Acreditações
Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
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Contabilidade Financeira I
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Informática para Economistas
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Introdução à Ciência Económica
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Introdução à Gestão
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Matemática I
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Matemática II
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Microeconomia I
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Problemas Económicos Contemporâneos
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Escrita de Textos Técnicos e Científicos
2.0 ECTS
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Optativas > Competências Transversais > Condicionadas > Condicionada 1 | 2.0 |
Trabalho Académico com Inteligência Artificial
2.0 ECTS
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Optativas > Competências Transversais > Condicionadas > Condicionada 1 | 2.0 |
Apresentações em Público com Técnicas Teatrais
2.0 ECTS
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Optativas > Competências Transversais > Condicionadas > Condicionada 2 | 2.0 |
Técnicas de Comunicação
2.0 ECTS
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Optativas > Competências Transversais > Condicionadas > Condicionada 2 | 2.0 |
Competências para o Mercado de Trabalho
2.0 ECTS
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Optativas > Competências Transversais > Condicionadas > Condicionada 3 | 2.0 |
Excel Avançado
2.0 ECTS
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Optativas > Competências Transversais > Condicionadas > Condicionada 3 | 2.0 |
Introdução ao Design Thinking
2.0 ECTS
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Optativas > Competências Transversais > Condicionadas > Condicionada 3 | 2.0 |
Pensamento Crítico
2.0 ECTS
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Optativas > Competências Transversais > Condicionadas > Condicionada 3 | 2.0 |
Contabilidade de Gestão I
6.0 ECTS
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Optativas > Condicionadas > Condicionadas I | 6.0 |
História Económica e Social
6.0 ECTS
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Optativas > Condicionadas > Condicionadas I | 6.0 |
Introdução às Finanças
6.0 ECTS
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Optativas > Condicionadas > Condicionadas I | 6.0 |
Economia do Trabalho e dos Recursos Humanos
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Estatística
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Macroeconomia I
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Microeconomia II
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Econometria I
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Economia e Finanças Públicas
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Economia Internacional
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Economia Monetária
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Macroeconomia II
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Direito Económico
6.0 ECTS
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Optativas > Condicionadas > Condicionadas II | 6.0 |
Psicologia das Organizações e do Trabalho
6.0 ECTS
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Optativas > Condicionadas > Condicionadas II | 6.0 |
Sociologia Económica
6.0 ECTS
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Optativas > Condicionadas > Condicionadas II | 6.0 |
Econometria II
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Economia da Organização Industrial
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Economia e Políticas de Desenvolvimento
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Economia Portuguesa e Europeia
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Políticas de Competitividade
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Contabilidade Financeira I
No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de:
1. Compreender o objetivo da contabilidade financeira.
2. Compreender a estrutura e o conteúdo das demonstrações financeiras.
3. Analisar e descrever o efeito das decisões e transações de negócio nas demonstrações financeiras.
Capítulo 1 - A contabilidade como linguagem dos negócios
Capítulo 2 - Demonstrações financeiras
Capítulo 3 - Balanço
Capítulo 4 - Demonstração dos resultados
Capítulo 5 - Demonstração dos fluxos de caixa
Capítulo 6 - Ativos fixos tangíveis
Capítulo 7 - Inventários
Capítulo 8 - Operações de final de período
1. Avaliação ao longo do semestre:
Trabalho de grupo (30%).
Teste individual (70%).
Requisitos:
Não é exigida assiduidade mínima.
É exigida nota mínima de 8,5 valores no teste final individual.
Aprovação com uma média ponderada mínima de 10 valores.
2. Avaliação por exame:
Um exame final (100%).
Aprovação com classificação mínima de 10 valores.
Title: Stolowy, Ding, and Paugam, Financial Accounting and Reporting: a global perspective, Cengage (7ª edição), 2020/2024.
Lourenço et. al., Fundamentos de Contabilidade Financeira: teoria e casos. Edições Sílabo (3ª edição)., 2020.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Libby et al., Financial Accounting. McGraw Hill., 2023.
Lourenço and Morais, Contabilidade Financeira: resumo sistematizado dos conceitos, lançamentos e fórmulas usados em contabilidade financeira, Edições Sílabo, 2018.
CNC, Sistema de Normalização Contabilística (SNC) - Legislação, 2024.
Authors:
Reference:
Year:
Informática para Economistas
Com esta unidade curricular o aluno deverá ficar apto a:
1. Descrever as variáveis e as fórmulas necessárias para construir um modelo de cálculo;
2. Utilizar funcionalidades básicas de uma folha de cálculo;
3. Utilizar funções para construção de modelos em folha de cálculo;
4. Construir modelos avançados aplicados à gestão e economia em folha de cálculo;
5. Automatizar procedimentos com a utilização de VBA.
Os principais conteúdos programáticos a abordar são:
1. Introdução às folhas de cálculo
2. Construção de modelos de cálculo
3. Extração de Informação
4. Introdução ao Visual Basic for Applications
Avaliação ao longo do semestre:
- Trabalho de grupo (40%) - Projeto realizado em grupo. Obrigatório, sem nota mínima.
- Teste individual (60%) - Teste escrito, intercalar, previsto como não presencial, via e-learning e apoio por Zoom. Obrigatório, com nota mínima de 8 (em 20).
Exame Final (100%):
- Exame escrito individual, sem consulta, com toda a matéria.
Realiza exame final – na época 1, 2 ou especial (segundo as regras pedagógicas) - quem não tenha concluído com sucesso a avaliação ao longo do semestre, com uma nota média superior ou igual a 10 (em 20).
Title: - Dias Curto, José, & Vieira, Duarte (2023). Excel para Economia e Gestão, 5ª Ed., Edições Sílabo, Lisboa, ISBN 978-989-561-290-1.
- Lomonaco, Leonardo (2023). EXCEL - A Comprehensive Guide to Become an Expert on Excel 2023 With All-in-One Approach, 1st. Ed., Leonardo Lomonaco, Author edition, ISBN 979-821-534-773-7.
- Martins, António & Alturas, Bráulio (2022). Aprenda Excel com Casos Práticos, 2ª Edição, Edições Sílabo, Lisboa, ISBN: 978-989-561-236-9.
Authors:
Reference:
Year:
Title: - Bernardo, Maria do Rosário; Negas, Mário Carrilho & Isaías, Pedro (2013). Excel Aplicado, FCA Editora, ISBN 978-972-722-755-6.
- Dreher, Gil (2023). Excel 2023: The Must-Have Guide to Master Microsoft Excel - From Beginner to Pro in less than 7 Days - Step-by-step Formulas and Functions with Tutorials and Illustration, Gil Dreher, Author edition, ISBN 979-837-552-249-4.
- Harvey, Greg (2016). Excel 2016 All-in-One for Dummies. New Jersey: John Wiley & Sons.
- Lemonde, Carlos (2024). Python com Excel – Automação e Análise de Dados. Lisboa: FCA.
- Martins, António (2017). Excel Aplicado à Gestão, 4ª Edição, Edições Sílabo, Lisboa, ISBN 978-972-618-876-6.
- Maxwell, Daniel (2024). Excel 2024 Bible: A comprehensive step by step guide from Beginner to Expert. Unlock Simple Strategies to Boost Productivity, Save Time, and Excel in Your Career, ISBN 979-832-120-814-4.
- Monk, Ellen F.; Brady, Joseph A. & Mendelsohn, Emilio I. (2017). Problem-Solving Cases in Microsoft Access And Excel, 15th Edition, Course Technology, Cengage Learning, Boston, USA., ISBN 978-133-710-133-2.
- Peres, Paula (2014). Excel Avançado (3ª Edição). Lisboa: Sílabo.
- Sengupta, Chandan (2009). Financial Analysis and Modeling Using Excel and VBA, 2nd Edition, John Wiley & Sons, USA, ISBN 978-047-027-560-3.
- Winston, Wayne L. (2019). Microsoft Excel 2019: Data Analysis and Business Modeling, 6th Edition, Pearson Education, USA., ISBN 978-150-930-588-9.A59.
Authors:
Reference:
Year:
Introdução à Ciência Económica
A aprendizagem no âmbito da UC traduz-se nas seguintes competências do aluno:
1. Conhecer as principais etapas de evolução e escolas de pensamento económico
2. Perceber a natureza dinâmica e controversa do pensamento económico
3. Identificar os conceitos e as categorias de análise económica introduzidos no âmbito das diferentes escolas de pensamento económico
4. Analisar os temas e problemas da actualidade económica a partir dos quadros teóricos e analíticos apresentados
P1 A Economia como ciência e como objecto de conhecimento
P2 Economia, Moral e Política: da Grécia Antiga à construção do Estado Moderno
P3 A Economia Política Clássica
P4 O capitalismo e os seus críticos
P5 As origens da Economia Neoclássica
P6 A crítica à Economia Neoclássica: Institucionalismo e Evolucionismo
P7 As crises económicas e o papel económico do Estado: Keynes
P8 O novo liberalismo: a Escola Austríaca e a Escola de Chicago
P9 Tendências actuais do debate na Economia
1. Avaliação ao longo do semestre:
Instrumentos de avaliação:
a. Dois testes: Teste intermédio e teste final (30% cada)
b. Trabalho de grupo:
o Apresentação referente a um texto original de um dos autores estudados no programa da unidade curricular (25%)
o Discussão dos textos apresentados pelos outros grupos (15%)
No conjunto da avaliação obtida nos dois testes a nota mínima é de 8 valores.
Assiduidade mínima de 80%
2. Avaliação final
Exames de 1ª e 2ª época (nota final correspondente à nota do exame)
Title: Notas Pedagógicas 1: A Economia como ciência e como objecto de conhecimento
Notas Pedagógicas 2: As origens da Economia Política Clássica
Notas Pedagógicas 3: A Economia Política Clássica
Notas Pedagógicas 4: As Críticas à Economia Política Clássica I
Notas Pedagógicas 5: As Críticas à Economia Política Clássica II
Notas Pedagógicas 6: Marginalismo e fundamentos da corrente neoclássica
Notas Pedagógicas 7: A ruptura de Keynes
Notas Pedagógicas 8: As heterodoxias: o Institucionalismo e o Evolucionismo
Notas Pedagógicas 9: Panorama Actual do Pensamento Económico
Backhouse, Roger (2002), The Penguin History of Economics, London, Peguin Books.
Louçã, Francisco, e José Maria Castro Caldas (2009), Economia(s), Lisboa, Edições Afrontamento
Authors:
Reference:
Year:
Title: Milonakis, Dimitris e Ben Fine (2009), From Political Economy to Economics, Routledge
Samuels,Warren, Jeff Biddle e John Davis (2003), A Companion to the History of Economic Thought, Balckwell Publishing
Galbraith, J. K. (1994), A Short History of Financial Euphoria, Penguin Books.
Nunes, A. Sedas (1992), História dos Factos e das Doutrinas Sociais, da formação histórica do capitalismo ao marxismo, Lisboa Editorial Presença.
Nunes, A. Sedas (1977), Questões Preliminares Sobre as Ciências Sociais, Editorial Presença/Gabinete de Investigações Sociais.
Pressman, Steven (2006), Fifty Major Economists, London, Routledge.
Samuelson, Paul e Nordhaus, William, Economia, 18 ed., McGrawHIll, 2005.
Authors:
Reference:
Year:
Introdução à Gestão
No final do período curricular desta UC, o aluno estará capacitado a:
1. Discutir o papel das organizações e do gestor na sociedade, Identificar os vários modelos de gestão bem, como, os seus efeitos no trabalho e no desempenho da organização
2. Compreender a analisar os efeitos da envolvente nas organizações
3. Discutir e analisar o desempenho da gestão a partir das funções da gestão
4. Enquadrar e discutir a gestão no âmbito da inovação, responsabilidade social e da sustentabilidade
CP 1. Gestão nas organizações
1.1 As organizações e a gestão das organizações
CP 2. Teorias da gestão
2.1 Modelo de objetivos racionais
2.2 Modelo de processos internos
2.3 Modelo de relações humanas
2.4 Modelo de sistemas abertos
2.5 O modelo de valores contrastantes
CP 3. O meio envolvente dos negócios
3.1 O meio envolvente competitivo
3.2 O meio envolvente geral
3.3 Os stakeholders
CP 4. As funções da gestão
4.1 Planeamento
4.2 Organização (estruturas organizacionais e estruturas da gestão)
4.3 Liderança
4.4 Controlo
CP 5. A inovação nas organizações
5.1 O empreendedorimo e a inovação
5.2 O processo da inovação
CP 6. Responsabilidade social e sustentabilidade
6.1 Ética
6.2 Responsabilidade social da empresa
6.3 A questão da sustentabilidade
Estão previstas duas vias de avaliação da UC: A via de avaliação periódica e a de exames finais.
Avaliação periódica:
A avaliação periódica é composta pelos seguintes instrumentos:
Apresentação de trabalho de grupo em aula (prática) - 15%; e, apresentação do respetivo relatório - 20%,
Mini-teste - 10%;
Frequência final - 55%
A nota mínima para validação da avaliação em todos os componentes é de 7,50 valores.
Requer-se ainda uma assuidade mínima das aulas práticas de 80%.
Avaliação por exames finais:
Os exames finais acontecem no final do semestre e haverá, para o efeito, duas fases, a normal e a de recurso. A nota de passagem no exame é de 10 valores e conta em 100% para a nota final.
Nota:
Os alunos que não obtenham aproveitamento na avaliação periódica podem submeter-se a exame final da fase de recurso.
Os alunos com nota final igual ou superior a 17 valores terão de se apresentar a uma prova oral. É garantido ao aluno que a nota final não será, em caso algum, inferior a 17 valores.
Title: Case studies and other learning materials will be provided by the faculty.
Management: using practice and theory to develop skills / David Boddy (2020, 8th edition) / Pearson
Authors:
Reference:
Year:
Title: Casos e artigos serão providenciados pelos docentes
Introduction to Management / John Schermerhorn Jr. and Daniel Bachrach (2020, 13th edition) / Wiley
Authors:
Reference:
Year:
Matemática I
No final desta UC o aluno deverá:
OA1: Entender como a ideia de limite surge na resolução de diversos problemas; em particular, compreender o conceito de derivada enquanto limite especial e ferramenta essencial para resolver problemas de taxas de variação, de aproximação de funções e de otimização.
AO2: Compreender o integral definido, conceito básico do cálculo integral, e a sua ligação ao cálculo diferencial; conhecer os métodos de integração; saber usar o integral para calcular áreas entre curvas ou determinar o excedente do consumidor.
OA3: Saber o que é uma equação diferencial e a sua importância na modulação matemática; saber como obter informação sobre as suas soluções; saber resolver explicitamente algumas equações diferenciais.
OA4: Compreender o conceito de série e de convergência de séries; determinar a convergência das séries geométricas, e usá-las para resolver alguns problemas reais, entender a sua importância na representação de funções como somas de séries infinitas.
CP1. Limites e Derivadas
1.1. Limite e continuidade de uma função
1.2. Derivadas e taxas de variação, a função derivada
1.3. Regra da Cadeia
1.4. Derivação implícita
1.5. Aproximação linear e diferenciais; polinómios de Taylor
1.6. Aplicações da derivação: extremos, Teorema de Rolle, Teorema do Valor Médio, problemas de otimização
CP2. Integrais
2.1. Introdução cálculo integral; primitivas
2.2. Técnicas de integração
2.3. Integral definido, Teorema Fundamental do Cálculo Integral e integral indefinido
2.4. Aplicações dos integrais: áreas, aplicações à economia
CP3. Equações Diferencias Ordinárias
3.1. Modelação com equações diferenciais, modelos de crescimento
3.2. Equações separáveis
3.3. Equações lineares, mudança de variável - equações de Bernoulli
CP4.Séries
4.1. Sucessões e séries
4.2. Séries geométricas e alguns testes de convergência
4.3. Séries de potências e representações de algumas funções como séries de potências; polinómios de Taylor
4.4. Aplicações de séries à economia
A nota mínima de aprovação na unidade curricular é de 9.5 valores.
Modalidades de avaliação - Os alunos podem optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:
1) Avaliação ao longo do semestre, composta por:
Assiduidade mínima de 75% das aulas - 27 aulas - cujas presenças são registadas pelos docentes em cada turma
Minitestes (25%): 3 minitestes realizados em aula
Frequência (75%): prova escrita realizada na 1ª época de avaliação; nota mínima de 8.0 valores.
2) Avaliação por exame: realização de uma prova escrita (com um peso de 100%), na 1ª época ou na 2ª época do período de avaliação.
Nota 1: Os alunos repetentes dispõem das mesmas modalidades de avaliação, sujeitas às mesmas regras.
Nota 2: Os docentes reservam-se o direito de fazer orais sempre que considerem necessário.
Regras da avaliação ao longo do semestre
Um aluno é excluído do modo de avaliação ao longo do semestre, passando automaticamente para o modo de avaliação por exame, na seguinte situação:
i) Não cumprir a assiduidade mínima de 27 aulas efetivamente lecionadas;
ii) Ter obtido nota inferior a 8.0 valores na Frequência.
Minitestes
(i) São realizados 3 minitestes ao longo do período letivo, a realizar durante as aulas. Cada miniteste tem uma duração máxima de 20 minutos, em data e hora a anunciar e incide sobre a matéria dada anteriormente.
(ii) Os alunos têm de realizar os minitestes na turma a que pertencem, não sendo admitido que realizem nas outras turmas.
(iii) Para cálculo da nota final nesta componente será feita a média das notas dos 3 minitestes realizados.
(iv) Os momentos de avaliação não realizados têm a classificação de 0 valores.
(v) Para os alunos que escolham avaliação ao longo do semestre, o resultado final é considerado o melhor entre avaliação ao longo do semestre e avaliação por exame.
Title: James Stewart, Cálculo Volume 1 - Tradução de 8ª Edição Norte Americana, 2017, Cengage, ISBN-13: 9788522125845
James Stewart, Cálculo Volume 2 - Tradução de 8ª Edição Norte Americana, 2017, Cengade, ISBN-13: 9788522125845
James Stewart, Calculus, Early Transcendentals, International Metric Edition, 8th Edition, 2017, Cengade Learning, ISBN: 9781305272378
Authors:
Reference:
Year:
Title: Knut Sydsæter, Peter Hammond, Arne Strøm & Andrés Carvajal, Essential Mathematics for Economic Analysis, 5th edition, 2016, Pearson, ISBN-13: 9781292074610
Michael Hoy, John Livernois, Chris Mckenna, Ray Rees & Thanasis Stengos,, Mathematics for Economics, 3rd edition,, 2011, Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, ISBN: 9780262516228
Authors:
Reference:
Year:
Matemática II
No final desta UC o aluno deverá:
OA1. Dominar a linguagem vetorial e matricial, e usá-la para resolver e classificar sistemas de equações lineares; calcular, interpretar e aplicar determinantes de matrizes quadradas; calcular e interpretar valores e vetores próprios, diagonalizar matrizes e aplicar estas ferramentas para classificar formas quadráticas.
OA2. Os diferentes pontos de vista do conceito de função de mais de uma variável (descritivo, numérico, algébrico e gráfico), bem como os conceitos fundamentais de limite e diferenciabilidade destas funções. Compreender as diferenças e analogias da análise de funções na passagem de uma variável a duas (ou mais) variáveis.
OA3. Reconhecer e resolver problemas de otimização, não condicionada e condicionada, que envolvem funções com mais de uma variável.
OA4. Estender o conceito de integral definido à integração dupla, para funções de duas variáveis, usada para o cálculo de volumes.
CP1. Álgebra Linear
1.1. Sistemas de equações lineares
1.2. Matrizes e álgebra matricial
1.3. Determinantes
1.4. Valores próprios e vetores próprios
1.5. Formas quadráticas
CP2. Funções de mais de uma variável
2.1. Funções de mais de uma variável
2.2. Limites e continuidade
2.3. Planos tangentes e aproximações lineares
2.4. A Regra da Cadeia
2.5. Derivadas direcionais e vetor gradiente
2.6. Extremos
CP3. Otimização
3.1. Otimização em R (revisões)
3.2. Otimização em Rn
3.2.1. Extremos livres em Rn
3.2.2. Extremos condicionados em Rn
CP4. Integração em Rn
4.1. Integração dupla
4.2. Aplicações de integração dupla em problemas de economia
A nota mínima de aprovação na unidade curricular é de 9.5 valores.
Modalidades de avaliação - Os alunos podem optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:
1) Avaliação ao longo do semestre, composta por:
Assiduidade mínima de 75% das aulas - 27 aulas - cujas presenças são registadas pelos docentes em cada turma
Minitestes (25%): 3 minitestes realizados em aula
Frequência (75%): prova escrita realizada na 1ª época de avaliação; nota mínima de 8.0 valores.
2) Avaliação por exame: realização de uma prova escrita (com um peso de 100%), na 1ª época ou na 2ª época do período de avaliação.
Nota 1: Os alunos repetentes dispõem das mesmas modalidades de avaliação, sujeitas às mesmas regras.
Nota 2: Os docentes reservam-se o direito de fazer orais sempre que considerem necessário.
Regras da avaliação ao longo do semestre
Um aluno é excluído do modo de avaliação ao longo do semestre, passando automaticamente para o modo de avaliação por exame, na seguinte situação:
i) Não cumprir a assiduidade mínima de 27 aulas práticas efetivamente lecionadas;
ii) Ter obtido nota inferior a 8.0 valores na Frequência.
Minitestes
(i) São realizados 3 minitestes ao longo do período letivo, a realizar durante as aulas. Cada miniteste tem uma duração máxima de 20 minutos, em data e hora a anunciar e incide sobre a matéria dada anteriormente.
(ii) Os alunos têm de realizar os minitestes na turma a que pertencem, não sendo admitido que realizem nas outras turmas.
(iii) Para cálculo da nota final nesta componente será feita a média das notas dos 3 minitestes realizados.
(iv) Os momentos de avaliação não realizados têm a classificação de 0 valores.
(v) Para os alunos que escolham avaliação ao longo do semestre, o resultado final é considerado o melhor entre avaliação ao longo do semestre e avaliação por exame.
Title: Howard Anton, Chris Rorres, Algebra Linear com Aplicações, 10ª Edição, 2012, Bookman. ISBN: 9788540701694
James Stewart, Cálculo Volume 2, Tradução da 8ª Edição Norte Americana, 2017, Cengage Learning. ISBN-13: 9788522125845
James Stewart, Calculus, Early Transcendentals, International Metric Edition, 8th Edition,Cengage Learning. ISBN: 9781305272378
Authors:
Reference:
Year:
Title: Knut Sydsaeter, Peter Hammond, Arne Strom & Andrés Carvajal, Essential Mathematics for Economic Analysis, 5th edition, 2016, Pearson. ISBN-13: 9781292074610
Michael Hoy, John Livernois, Chris Mckenna, Ray Rees & Thanasis Stengos, Mathematics for Economics, 3rd edition, 2011, Cambridge, Massachusetts: The MIT Press. ISBN: 9780262516228
Authors:
Reference:
Year:
Microeconomia I
OA1. Conhecer e saber aplicar o modelo de raciocínio típico da análise económica.
OA2. Conhecer o processo de decisão do consumidor, compreendendo de que modo a escolha ótima se altera com variações dos preços e do rendimento.
OA3. Saber analisar a tecnologia de produção das empresas do ponto de vista económico e conhecer as várias medidas de custos.
OA4. Conhecer as principais estruturas de mercado, o processo de decisão das empresas em cada um destes contextos, o equilíbrio que se estabelece no mercado e a sua eficiência.
OA5. Saber aplicar o referencial teórico fundamental a casos reais que se enquadrem na matéria lecionada.
CP1. PARTE A: Microeconomia - Conceitos Introdutórios
- Conceitos fundamentais
- Procura, oferta e equilíbrio de mercado
- Excedentes, eficiência e falhas de mercado
- Elasticidades
- Intervenção do Governo na economia (impostos e preços regulados)
CP2. PARTE B: Teoria do Consumidor
- Preferências e utilidade
- Restrição orçamental
- Escolha ótima
- Procura individual e Procura de mercado
CP3. PARTE C: Teoria do Produtor
- Produção
- Custos
CP4. PARTE D: Estruturas de Mercado
- Concorrência Perfeita
- Monopólio
- Outros Modelos de Concorrência Imperfeita
A avaliação decorre de uma das seguintes formas.
Regime A: Avaliação Periódica
- Teste intermédio (50%)
- Exame de 1ª época (50%)
Nota mínima: 7,5 valores nos dois testes (intermédio e final)
Regime B: Avaliação Final - Exame Final (100%)
Title: Textos de apoio a disponiblizar pela equipa docente.
Varian, H. (2014), Intermediate Microeconomics - A Modern Approach, 9ª edição, Verlag Dashofer.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Krugman, P. e R. Wells (2018), Microeconomics, 5ª edição, Worth Publishers.
Frank, R. e E. Cartwright (2016), Microeconomics and Behavior, 2ª edição, McGraw-Hill.
Authors:
Reference:
Year:
Problemas Económicos Contemporâneos
A- Competências de comunicação:
A1* Adquirir capacidade de sintetizar ideias e apresentar conclusões (a avaliar através de avaliação contínua/Exame final);
B- Competências de análise e síntese da realidade económica:
B1* Compreender a importância da informação estatística para a análise da realidade económica, exercitando a sua utilização crítica (a avaliar através de avaliação contínua/Exame final).
1. Introdução
2. A globalização do comércio hoje
3. A globalização da produção hoje
4. A emergência do mundo multipolar e o fim da ordem global ?liberal??
5. ?Tempo incertos, vidas instáveis?
6. Restruturação económica e competitividade: articulações territoriais em contexto de globalização
7. Capital humano e mobilidade(s): demografia, migrações, qualificações
8. Coesão social e territorial: assimetrias, bem-estar e qualidade de vida
9. A criação de valor nas sociedades contemporâneas
10. Política(s) económica(s), planeamento e governança num mundo multi-escala
A avaliação periódica materializa-se em:
1. um teste individual - 40%
2. um trabalho de grupo escrito, com apresentação oral na aula (parte 1) - 30%
3. um trabalho de grupo escrito, com apresentação oral na aula (parte 2) - 30%
São excluídos da avaliação contínua os alunos com menos de 7 valores no teste.
Avaliação final: Exame (100%)
Title: Será sugerida semanalmente bibliografia específica para cada um dos blocos do programa.
Authors:
Reference:
Year:
Title: www.undp.org PNUD
www.ocde.org OCDE
www.ine.pt : Instituto Nacional de Estatística
www.iefp.pt Instituto do Emprego e formação Profissional
www.gep.msess.gov.pt/ : Gabinete Estratégia e Planeamento MSESS
www.ec.europa.eu/eurostat EUROSTAT
www.dgo.pt: Direção Geral do Orçamento-Ministério das Finanças
www.bportugal.pt : Banco de Portugal
http://www.gee.min-economia.pt : GEE-Ministério da Economia e da Inovação
http://www.b-on.pt/ Biblioteca On-line
Sítios de referência na Internet:
- World Bank (...) World Development Report
- The Core Team, The Economy (https://www.core-econ.org/the-economy/)
- PNUD (...) Relatório do Desenvolvimento Humano
- Mateus, Augusto, ed. (2013) 25 anos de Portugal Europeu. Fundação Francisco Manuel dos Santos, Lisboa.
- Mamede, Ricardo Paes (2015) O que fazer com este país. Marcador, Lisboa.
- EU (...) Eurostat Regional Yearbook
- EU (...) Europe in Figures-Eurostat Yearbook
- Campenhoudt, Luc Van; Quivy, Raymond; Marquet, Jacques (2019), Manual de Investigação em Ciências Sociais, Gradiva, Lisboa
- BP (...) Relatório Anual; Banco de Portugal
- Albarello, Luc et alli. (1997) Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais, Gradiva, Lisboa.
- ADC (2018), Relatório do Desenvolvimento & Coesão - 2018, Agência para o Desenvolvimento e Coesão, Lisboa.
Authors:
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Year:
Escrita de Textos Técnicos e Científicos
OA1. Desenvolver competências de identificação e compreensão dos processos básicos de produção de conhecimento técnico e científico.
OA2. Conhecer, identificar e resumir, os procedimentos comuns subjacentes ao texto técnico e cientifico.
OA3. Identificar a estrutura da escrita de relatórios técnicos e textos científicos.
OA4. Saber utilizar Normas APA na escrita de textos técnicos e científicos (normas em dissertações e teses no Iscte).
Os objetivos de aprendizagem serão alcançados através de atividades práticas e reflexivas, apoiadas no método de ensino ativo e participativo que privilegia a aprendizagem experiencial. As aulas serão compostas por atividades, tais como:
• Discussões em grupo;
• Exposição e defesa oral;
• Análise de textos;
• Apresentações de projeto;
• Reflexão individual.
CP1: Introdução à investigação científica: conceitos e processos. Perguntas de Investigação. Processos: etapas (Identificação do problema; Revisão da literatura; Definição de objetivos e hipóteses; Seleção da metodologia; recolha e seleção de fontes; Análise de dados; Conclusões e recomendações).
CP2: Técnicas de resumo e análise de artigos científicos. Identificação de fontes relevantes, avaliação da literatura e síntese de informações. Ética, consentimento informado, confidencialidade e integridade na investigação. Métodos de recolha de dados.
CP3: Estrutura e organização de trabalhos de investigação: elementos pré-textuais (capa, folha de rosto, resumo, palavras-chave, índice), textuais (introdução, revisão da literatura, metodologia, resultados, discussão) e pós-textuais (conclusão, referências, apêndices, anexos). Elaboração de estrutura com base em temas fornecidos pelo docente.
CP4: Aplicação das Normas APA na escrita científica e relatórios académicos.
A avaliação da UC visa aferir a aquisição de competências dos/as estudantes em aspetos essenciais da escrita de textos, em contexto académico. A Avaliação ao Longo do Semestre contempla atividades que abrangem diferentes aspetos do processo da escrita técnica e científica, incluindo atividades de trabalho em grupo e individual:
Atividades em grupo (70%) [os estudantes são organizados em grupos de 4 elementos, constituídos de forma aleatória].
1- Discussões em grupo com estudos de caso (20%):
Descrição: cada grupo recebe um estudo de caso para analisar, devendo identificar o tipo de texto; o(s) problema(s) de investigação, as hipóteses, metodologias utilizadas e fontes de dados. Os resultados do trabalho realizado são apresentados em sala aos colegas(Tempo/grupo: apresentação- 3 min.; debate- 5 min.).
Avaliação (oral): baseada na participação ativa, na qualidade da análise e na clareza da apresentação.
2 - Exercícios de pesquisa e aplicação das normas APA (20%).
Descrição: Os estudantes realizam exercícios práticos de pesquisa em contexto (temático) de referências bibliográficas, de formatação das mesmas e citação segundo as Normas APA. Avaliação (trabalho escrito a submeter no moodle): Os exercícios serão corrigidos e avaliados com base na precisão e conformidade com as Normas APA.
3 - Simulações de Apresentações de Projetos (30%):
Descrição: os grupos elegem um tema e criam um projeto fictício seguindo a estrutura de um relatório técnico ou texto científico, fazendo uma apresentação do seu projeto em sala de aula (Tempo/grupo: apresentação 3 min.; debate: 5 min.). O trabalho é depois revisto seguindo os comentários.
Avaliação: (Componente oral e conteúdos em suporte escrito/digital a submeter no moodle): organização, conteúdo, uso correto da estrutura e procedimentos do trabalho académico, capacidade de resposta às perguntas colocadas por colegas e docente.
Atividades individuais (30%):
1 - Resumo de artigo científico (20%).
Descrição: Cada estudante deverá ler e resumir um artigo científico.
Avaliação: Os resumos realizados presencialmente em aula, serão avaliados na sua capacidade de identificação e síntese dos elementos essenciais do texto.
2 - Participação nas atividades ao longo do semestre (10%).
Descrição: esta componente visa aferir os contributos específicos de cada estudante nas atividades realizadas ao longo do semestre. Avaliação: Intervenções em sala de aula; pertinência dos contributos específicos do estudante nos debates; relação colaborativa com os colegas. Para fazer a avaliação ao longo do semestre, o estudante deve estar presente em 80% das aulas ter mais de 7 (sete) valores em cada uma das avaliações. Havendo dúvidas sobre a participação nas atividades realizadas, o docente pode solicitar uma discussão oral. Avaliação final: Teste escrito presencial (100%).
Title: American Psychological Association (2020). Publication manual of the American Psychological Association, 7 edição APA.
Macagno, F. & Rapanta, C. (2021). Escrita académica: argumentação, lógica da escrita, ideias, estilo, artigos e papers. Pactor.
Ribeiro, A. & Rosa, A. (2024). Descobrindo o potencial do CHATGPT em sala de aula: guia para professores e alunos. Atlantic Books.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Cottrell, S. (2005). Critical thinking skills: developing effective analysis and argument. Palgrave McMillan.
Creswell, J. W., & Creswell, J. D. (2018). Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. SAGE Publications.
D'Alte, P., & D'Alte, L. (2023). Para uma avaliação do ChatGPT como ferramenta auxiliar de escrita de textos académicos. Revista Bibliomar, 22 (1), 122-138. DOI: 10.18764/2526-6160v22n1.2023.6.
Duarte, N. (2008). The art and science of creating great presentations. O'Reilly Media.Creswell, J. W., & Creswell, J. D. (2018). Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. SAGE Publications.
Hofmann, A. (2016). Scientific writing and communication: papers, proposals, and presentations. Oxford University Press.
Kuhn, Deanna (1991). The skills of argument. Cambridge University Press.
Marcos, I.(2016). Citar e referenciar: o uso ético da informação. http://hdl.handle.net/10400.2/3929
Martínez, J. (2016). Cómo buscar y usar información científica: Guía para estudiantes universitários. Santander. http://hdl.handle.net/10760/29934
OIT. (2021). Ajustar as competências e a aprendizagem ao longo da vida para o futuro do trabalho. OIT Genebra.
OIT. (2020). Guia sobre como e porquê recolher e utilizar dados sobre as relações laborais. OIT Genebra.
Rapanta, C., Garcia-Mila, M., & Gilabert, S. (2013). What is meant by argumentative competence? An integrative review of methods of analysis and assessment in education. Review of Educational Research, 83(4), 483-520.
Rodrigues, A. (2022). A Natureza da Atividade Comunicativa. LisbonPress.
Rodrigues, A. D. (2005). A Partitura invisível. Para uma abordagem interacional da linguagem. Colibri.
Swales, J. M., & Feak, C. B. (2012). Academic writing for graduate students: essential tasks and skills. University of Michigan Press.
Umberto, E. (2016). Como se faz uma Tese em Ciências Humanas. Editorial Presença.
Manuais: http://www.apastyle.org/ http://www.apastyle.org/learn/tutorials/index.aspx
Authors:
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Year:
Trabalho Académico com Inteligência Artificial
OA1. Conhecer a estrutura, linguagem e procedimentos éticos e normativos (APA) para elaboração de textos académicos.
OA2. Aprender como utilizar os modelos generativos para a elaboração de trabalhos académicos.
OA3. Discutir procedimentos de análise, pertinência e fiabilidade dos dados gerados por IA.
OA4. Reconhecer implicações éticas na utilização de IA Generativa em contexto académico. Os objetivos de aprendizagem serão alcançados através de atividades práticas e reflexivas, tais como:
• Discussões em grupo;
• Análise de textos;
• Defesa oral;
• Exercícos práticos.
CP1. Introdução: escrita académica e modelos generativos:
- Perceber como funciona a Inteligencia Atificial Generativa: o caminho que se percorre para o uso de IA generativa no ambiente académico.
CP2. Procedimentos de planeamento e construção de textos argumentativos com auxílio de IA:
- Identificar as possibilidades e as alucinações nas respostas produzidas por IA Generativa.
CP3. Análise crítica de textos produzidos: identificação e referenciação de fontes de dados e análise da sua relevância face aos objetivos dos trabalhos académicos:
- Explorar as possibilidades de validação dos dados e o potencial de uso das ferramentas de IA Generativa na produção de trabalhos académicos.
CP4. Oportunidades e riscos de utilização de IA: guia de boas práticas para acesso, partilha e utilização de IA Generativa em contexto académico:
- Compreender as dinâmicas na utilização responsável e eticamente comprometida ao realizar trabalhos académicos com ferramentas de IA Generativa.
A avaliação da UC visa aferir o desenvolvimento das competências dos estudantes na utilização informada de modelos generativos enquanto auxiliares de produção de trabalho académico. A Avaliação ao Longo do Semestre contempla as seguintes atividades:
1.Atividades individuais (50%)
1.1Participação nas atividades ao longo do semestre (10%).
Descrição: esta componente visa aferir os contributos específicos de cada estudante nas atividades realizadas.
Avaliação: intervenções em sala de aula; pertinência dos contributos específicos do estudante nos debates.
1.2 Simulações de prompts com ferramentas de IA em contexto académico (20%).
Descrição: o estudante deve criar uma prompt clara/justificada, bem estruturada, de acordo com o guião proposto pelo docente em aula.
Avaliação: (submeter no moodle), competências de comunicação e do trabalho em equipa com base na qualidade das simulações de prompts realizadas.
1.3 Defesa Oral - apresentação do grupo -5 min. debate -5 min.(20%).
Descrição: cada estudante deve apresentar à turma, os seus contributos no trabalho realizado.
Avaliação: após a apresentação do estudante, haverá uma sessão de perguntas e respostas.
2. Atividades em grupo (50%) [os estudantes são organizados em grupos de/até 5 elementos, constituídos de forma aleatória]
2.1 Apresentações em grupo, revisões, edições e validações dos conteúdos produzidos por IA (20%):
Descrição: formação de grupos de trabalho para rever e editar os textos, utilizando os modelos generativos.
Avaliação: (submeter no moodle),recolha de informações relevantes, a clareza e o caráter inovador da utilização de promts estruturadas.
2.2 Desenvolvimento de estratégias para fazer as revisões, edições e validações dos conteúdos produzidos por IA (10%).
Descrição: ao final de cada etapa da atividade, os estudantes terão de promover avaliações críticas, pela reflexão sobre os desafios éticos da integração da IAG em ambiente académico.
Avaliação: (submeter no moodle), os trabalhos serão corrigidos e avaliados com base na precisão e conformidade com a qualidade das revisões, edições e a participação dos estudantes nos feedbacks fornecidos aos colegas.
2.3 Simulações de Apresentações dos Projetos Finais (20%):
Descrição: os grupos elegem um tema e criam um projeto fictício seguindo a estrutura de um relatório técnico ou texto científico, fazendo uma apresentação do seu projeto em sala de aula (5 min.) e debatem o tema (5 min.).
Avaliação: (submeter no moodle): organização, conteúdo, uso correto da estrutura e procedimentos do trabalho académico.
Considerações Gerais: na Avaliação ao Longo do Semestre será dado o feedback sobre o desempenho do estudante em cada atividade. Para fazer a avaliação ao longo do semestre, os estudantes devem estar presentes em 80% das aulas e terem mais de 7 valores em cada uma das avaliações.
Havendo dúvidas sobre a participação nas atividades realizadas, o docente pode solicitar uma discussão oral. Avaliação final: Teste escrito presencial (100%).
Title: Cotton, D. R., Cotton, P. A., & Shipway, J. R. (2023). Chatting and cheating: Ensuring academic integrity in the era of ChatGPT. Innovations in Education and Teaching International, 1-12.
D'Alte, P., & D'Alte, L. (2023). Para uma avaliação do ChatGPT como ferramenta auxiliar de escrita de textos académicos. Revista Bibliomar, 22 (1), p. 122-138. DOI: 10.18764/2526-6160v22n1.2023.6.
Kasneci, E., Seßler, K., Küchemann, S., Bannert, M., Dementieva, D., Fischer, F., ... & Kasneci, G. (2023). ChatGPT for good? On opportunities and challenges of large language models for education. Learning and Individual Differences, 103, 102274.
Ribeiro, A. & Rosa, A. (2024). Descobrindo o potencial do CHATGPT em sala de aula: guia para professores e alunos. Atlantic Books. "
Authors:
Reference:
Year:
Title: Cowen, T., & Tabarrok, A. T. (2023). How to learn and teach economics with large language models, including GPT. GMU Working Paper in Economics No. 23-18, http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.4391863 Lund, B. D., Wang, T., Mannuru, N. R., Nie, B., Shimray, S., & Wang, Z. (2023). ChatGPT and a new academic reality: Artificial Intelligence‐written research papers and the ethics of the large language models in scholarly publishing. Journal of the Association for Information Science and Technology, 74(5), 570-581. Strunk, William (1918) Elements of Style Korinek, A. (2023). Language models and cognitive automation for economic research (No. w30957). National Bureau of Economic Research. https://www.nber.org/papers/w30957
Authors:
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Year:
Apresentações em Público com Técnicas Teatrais
OA1. Desenvolver competências técnicas específicas da comunicação oral para apresentações em público.
OA2. Conhecer e identificar estratégias para a utilização eficaz do aparelho vocal.
OA3. Identificar e melhorar a expressão corporal. OA4. Aprender técnicas de performance.
Os objetivos de aprendizagem serão alcançados através de atividades práticas e reflexivas, apoiadas no método de ensino ativo e participativo que privilegia a aprendizagem experiencial. Os conhecimentos adquiridos envolvem quer a teoria teatral, quer as técnicas específicas de comunicação oral. Os estudantes aprenderão sobre os fundamentos da expressão vocal, interpretação de personagens e improvisação, adaptando esses conhecimentos ao contexto das apresentações em público.
CP1: Preparação para a apresentação.
CP2: Técnicas da Comunicação não verbal.
CP3: Comunicação voz e corpo, o envolvimento da audiência. CP4: Prática de apresentação e feedback. Os objetivos de aprendizagem serão alcançados através de atividades práticas e reflexivas, apoiadas no método de ensino ativo e participativo que privilegia a aprendizagem experiencial. As aulas serão compostas por atividades, tais como: Vivências teatrais e discussões em grupo; Atidades práticas; Apresentações e exposição de trabalhos autónomos; Reflexão individual.
A avaliação da UC de Apresentações em Público com Técnicas Teatrais (APTT) visa aferir o desenvolvimento das competências dos estudantes em aspetos essenciais para apresentações em público. A estrutura da avaliação contempla atividades, abrangendo diferentes aspetos do processo de aprendizagem experiencial que envolvem quer as técnicas teatrais, quer as técnicas específicas da comunicação.
A Avaliação ao Longo do Semestre contempla atividades que abrangem diferentes aspetos do processo da elaboração de uma apresentação em público, incluindo atividades de trabalho em grupo e individual:
Atividades em grupo (50%) [os estudantes são desafiados a atuarem em grupos de/até 5 elementos, constituídos de forma aleatória e de acordo com cada proposta de atividade].
1-Apresentações Práticas: os estudantes serão avaliados com base nas suas apresentações em público:
Descrição: cada grupo recebe uma proposta de apresentação devendo identificar os elementos da atividade e atuar em conformidade com o objetivo.
Os resultados do trabalho realizado são apresentados em sala aos colegas (Tempo/grupo: AP – 5 a 10 min. reflexão - 5 min.).
Avaliação (oral): baseada na participação ativa, organização das ideias e a objetividade na comunicação, expressão vocal e corporal, o uso de técnicas teatrais e a performance. As apresentações poderão ser individuais ou em grupo, dependendo das atividades propostas.
Atividades individuais (50%)
1-Exercícios e Tarefas Escritas (Trabalhos Autónomos):
Descrição: além das apresentações práticas, os estudantes serão solicitados a realizar exercícios e tarefas escritas relacionadas com os conteúdos abordados em cada aula. Estas atividades incluem reflexões sobre técnicas aprendidas, criação de um vision board, análise de objetivos académicos, autoavaliação do estudante ao longo do semestre, respostas a perguntas teóricas e elaboração de guiões de apresentação. Avaliação: (Componente oral e conteúdos em suporte escrito), organização, conteúdo, uso correto da estrutura e dos procedimentos dos trabalhos autónomos propostos em cada aula, capacidade de resposta às perguntas colocadas por colegas e docente. As competências de comunicação e a qualidade do trabalho escrito serão avaliadas, com foco na clareza da apresentação. Essas atividades ajudarão a aferir a compreensão conceitual dos conteúdos lecionados.
Não haverá avaliação por exame final, sendo a aprovação determinada pela média ponderada das avaliações ao longo do semestre.
Considerações Gerais: na avaliação será dado o feedback aos estudantes sobre o desempenho em cada atividade.
Para concluir a UC nesta modalidade o estudante tem de estar presente em 80% das aulas e ter mais de 7 valores em cada uma das avaliações.
Title: Prieto, G. (2014). Falar em Público - Arte e Técnica da Oratória. Escolar Editora.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Anderson, C. (2016). TED Talks: o guia oficial do TED para falar em público. Editora Intrinseca.
Luiz, P. (2019). Manual de Exercícios Criativos e Teatrais. Showtime. Rodrigues, A. (2022). A Natureza da Atividade Comunicativa. LisbonPress.
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Year:
Técnicas de Comunicação
OA1. Adquirir conhecimentos e ferramentas para a observação, descrição e compreensão de situações e fenómenos que enquadram a atividade comunicativa.
OA2. Desenvolver competências para a comunicação em contextos multiculturais.
OA3. Aplicar as competências adquiridas em casos práticos, através de comunicação oral e escrita.
OA4. Utilizar as competências de forma proativa, tendo presente o papel desempenhado, a escolha de comportamentos e os recursos mobilizados na atividade comunicativa.
CP 1- Condições que desencadeiam e interferem na atividade comunicativa: modalidades, normas implícitas e explícitas e constrangimentos da atividade comunicativa em diferentes contextos;
CP 2- Etnometodologia da atividade comunicativa: interpretação de enunciados baseada em informações linguísticas, para-linguísticas, não linguísticas e contextuais.
CP 3- Observação da comunicação verbal e não-verbal: análise de gestos, postura, expressões faciais, contato visual (elementos da comunicação em interação, de reforço ou substituição da mensagem explicitada por palavras)
CP 4- Importância da escuta ativa na comunicação nos diferentes contextos culturais (interpretação e análise de fenómenos)
Avaliação ao longo do semestre:
Participação em aula: Avalia a presença, envolvimento e contributos individuais dos estudantes nas discussões e em atividades práticas (20%).
Trabalho em grupo: Os estudantes são organizados em grupos de até 4 elementos, constituídos de forma aleatória, com apoio do/a docente.
• Descrição: As atividades em grupo incidem na observação, interpretação e análise de fenómenos que contemplem as regras, normas e os constrangimentos da atividade comunicativa num estudo prático, utilizando os conteúdos aprendidos.
• Avaliação: Qualidade das produções escritas e da apresentação oral dos trabalhos desenvolvidos (escuta ativa), os quais devem necessariamente incorporar os comentários fornecidos pelos colegas de turma e pelo/a docente durante a realização das apresentações (40%).
Trabalho individual (com consulta, a realizar presencialmente, em sala, no calendário que for definido para as avaliações):
• Descrição: Segundo um guião definido pelo/a docente, os comentários feitos em sala de aula são aprofundados num relatório individual que tem por base substantiva duas apresentações feitas por outros colegas.
• Avaliação: De acordo com o guião; integração explícita de elementos previstos nos objetivos de aprendizagem (40%).
Para poder concluir a unidade curricular na modalidade de avaliação ao longo do semestre, o estudante não deve ter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação, incluindo a presença obrigatória em 75% das aulas. A avaliação final pode implicar uma discussão oral.
Avaliação final:
Ainda que não seja recomendado, os estudantes podem optar pela avaliação final através de um trabalho escrito segundo um enunciado que oportunamente será fornecido pelo/a docente. A avaliação final do trabalho implica a sua discussão oral com um painel de docentes (100%).
Title: Almeida, M. L. & Wanderley, L.S.O (2020). Etnometodologia e seus bastidores nobons sons: desvendando percursos. REAd. Revista Eletrônica de Administração. http://dx.doi.org/10.1590/1413-2311.296.101860
Liddicoat, A.J. (2021). An introduction to conversation analysis. Bloomsbury.
Neves, J., Garrido, M. & Simões, E. (2006). Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais: Teoria e prática. Lisboa: Edições Sílabo.
Rodrigues, A. D. (2021). A natureza da Atividade comunicativa. Atlântico Books.
Authors:
Reference:
Year:
Competências para o Mercado de Trabalho
OA1. Desenvolver competências de identificação e valorização dos recursos pessoais de conhecimentos técnicos e relacionais.
OA2. Conhecer os processos e contextos de procura de emprego.
OA3. Saber preparar um processo formal de candidatura a uma posição profissional.
Os objetivos de aprendizagem serão alcançados através de atividades práticas e reflexivas, apoiadas num método de ensino ativo e participativo, que privilegia a aprendizagem experiencial. As aulas serão compostas por uma variedade de atividades, tais como:
• Discussões em grupo;
• Simulações;
• Estudos de caso;
• Análise de vídeos e textos;
• Apresentações de projetos;
• Reflexão individual.
CP1: Autoconhecimento e participação no Mercado:
- Auto-avaliar competências e interesses: identificar pontos fortes, áreas a melhorar e competências transferíveis.
- Desenvolver um plano de carreira personalizado: alinhado com objetivos, interesses e oportunidades.
CP2: O Mercado de Trabalho:
- Compreensão das dinâmicas, tendências e setores do mercado de trabalho para tomar decisões profissionais informadas.
- Identificar e valorizar os princípios de trabalho digno.
- Identificar e explorar plataformas de procura de trabalho para pesquisar oportunidades relevantes.
CP3: Construir um Perfil Profissional:
- Criar um perfil público: construir CV e rede de contactos através de eventos de networking, comunidades online e associações industriais.
- Planear o processo de candidatura a um trabalho: da identificação de oportunidades à preparação para entrevistas.
- Atualizar regularmente o perfil profissional online para refletir o desenvolvimento e as realizações em curso.
A avaliação da UC Competências para o Mercado de Trabalho visa aferir o desenvolvimento das competências dos estudantes em áreas essenciais para uma transição bem-sucedida no mercado de trabalho.
A estrutura da avaliação ao longo do semestre contempla quatro eixos de atividades, abrangendo diferentes aspetos do processo de procura de trabalho e desenvolvimento profissional.
Eixos de Atividades e Ponderação:
a) Trabalho individual (50%)
1. Balanço de Competências e Documentação Profissional (25%):
Atividade 1.1: Autoavaliação e Avaliação de Competências (12,5%)
Objetivo: Identificar pontos fortes, áreas de desenvolvimento, competências técnicas e relacionais.
Atividade 1.2: Elaboração de Currículo Vitae e Carta de Motivação (12,5%)
Objetivo: Elaborar CV e CM adequados às vagas de interesse, com clareza, objetividade, concisão e destaque das qualificações.
2. Criação de Perfil Profissional e Rede de Contatos (25%):
Atividade 2.1: Criação de Perfil em Plataforma Online (12,5%)
Objetivo: Criar um perfil completo com informações relevantes, clareza, profissionalismo e atratividade.
Atividade 2.2: Construção de Rede de Contactos (12,5%)
Objetivo: Desenvolver estratégias para construir e ampliar e diversificar a rede de contatos, com relevância para os objetivos profissionais.
b) trabalho de grupo (50%)
[Os grupos integram até 4 pessoas e são constituídos de forma aleatória]
3. Simulações de Etapas do Processo de Recrutamento (25%):
Atividade 3.1: Dinâmicas de Grupo (12,5%)
Objetivo: Desenvolver competências de comunicação, trabalho em equipa, resolução de problemas e adaptabilidade, com foco na colaboração, comunicação clara, solução criativa de problemas e adaptabilidade.
Atividade 3.2: Entrevista de Seleção (12,5%)
Objetivo: Praticar entrevista de seleção, com foco na comunicação verbal e não verbal, postura, capacidade de responder a perguntas, destacar pontos fortes e demonstrar interesse na vaga.
4. Clareza e Objetividade dos Materiais Produzidos (25%)
Atividade 4.1: Análise do dossiê de Materiais Produzidos (25%)
Objetivo: Avaliar a clareza, objetividade, adequação à formatação, organização das ideias, coesão, coerência textual, ortografia e gramática dos materiais produzidos.
Considerações Gerais: ao longo do semestre será dado o feedback individualizado sobre o desempenho em cada atividade. Para concluir a UC na modalidade de avaliação ao longo do semestre o/a estudante tem de estar presente em 75% das aulas, e não pode obter menos de 7 em qualquer uma das componentes de avaliação.
Avaliação final (100%)
Ainda que não seja recomendado, é possível optar pela avaliação final, através de uma prova escrita presencial. Se obtiver acima de 8 valores na componente de prova escrita, a avaliação final pode ainda implicar, por decisão do/a docente, uma discussão oral (a realizar-se, esta componente oral tem um peso na avaliação final de 40%).
Title: Caetano, A., Vala, J. (2007). Gestão de Recursos Humanos: Contextos, Processos e Técnicas, Editora RH.
Neves, J., Garrido, M., Simões, E. (2015). Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Instrumentais: Teoria e Prática. Edições Sílabo.
Corbanese, V., Rosas, G. (2014). Pesquisar o mercado de trabalho: Técnicas de procura de emprego para os jovens. OIT, Gabinete de Estratégia e Planeamento
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Title: Figler, H. (1988). The complete job-search handbook. New York. Holt.
ILO (2013). Decent work indicators guidelines for producers and users of statistical and legal framework indicators. Geneva.
Le Bras, F. (1998). Os dez segredos de um bom currículum vitae. Publicações Europa-América.
Lipman, B. (1983). The professional job search program. New York. Willey & Sons.
Moreira, T.S., Dray, G. & Neves L (Orgs.) (2022). Livro Verde sobre o Futuro do Trabalho. GEP/ MTSS.
OIT. (2021). Ajustar as competências e a aprendizagem ao longo da vida para o futuro do trabalho.
OIT. (2020). Guia sobre como e porquê recolher e utilizar dados sobre as relações laborais. OIT. Genebra.
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Authors:
Reference:
Year:
Excel Avançado
No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
OA1: Importar e validar dados eficazmente;
OA2: Utilizar funções estatísticas e lógicas para análises complexas de dados;
OA3: Identificar e corrigir mensagens de erro usando funções de informação;
OA4: Manipular datas e texto para resolver problemas específicos;
OA5: Aplicar formatação personalizada e filtros avançados para organizar dados;
OA6: Utilizar funções de consulta e referência para consolidar dados de diferentes fontes;
OA7: Criar e interpretar tabelas e gráficos dinâmicos para apresentar dados;
OA8: Desenvolver e utilizar macros de comandos para automação de tarefas.
Esses objetivos garantem que os estudantes adquirem conhecimentos avançados, aptidões práticas e competências técnicas para utilizar o Excel de forma eficaz em contextos profissionais exigentes.
CP1. Importação e validação de dados
CP2. Funções estatísticas
CP3. Funções lógicas
CP4. Mensagens de erro e funções de informação
CP5. Funções e aritmética de datas
CP6. Funções de manipulação de texto
CP7. Formatação personalizada e filtros avançados
CP8. Funções de consulta e referência
CP9. Consolidação, tabelas e gráficos dinâmicos
CP10. Introdução às macros
O processo de avaliação na unidade curricular de Excel Avançado segue as orientações do Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC). As modalidades de avaliação previstas no RGACC são a avaliação ao longo do semestre e a avaliação por exame:
1. Avaliação ao Longo do Semestre: Esta modalidade é regular durante o período curricular, utilizando diferentes instrumentos de avaliação contínua e formativa:
1.1. Participação e Assiduidade (20%):
1.1.1. Assiduidade (30%): A assiduidade mínima é de 80% (5 aulas). É da responsabilidade do aluno efetuar o registo automático da sua presença com o seu cartão de estudante, no início de cada aula.
1.1.2. Participação (70%):
- Exercícios práticos individuais a realizar em aula (50%), tais como, quizzes online no Moodle e/ou exercícios com recurso ao Excel;
- Exercícios práticos individuais a realizar em casa (50%), e com recurso ao Excel.
1.2. Curso Online (10%): Conclusão do curso online de Excel Avançado, incluindo quizzes após cada módulo. O aluno deve completar o curso online até às 23h59 do dia que antecede a 6ª aula do turno em que o aluno está inscrito, incluindo a resposta ao inquérito, disponível após a conclusão do curso online.
1.3. Teste de Avaliação Individual (70%): Realizado na 6ª aula, com questões de escolha múltipla e/ou exercícios com recurso ao Excel. Caso o teste seja disponibilizado via Moodle, este deverá ser realizado nos computadores disponíveis em sala de aula.
2. Avaliação por Exame: A avaliação por exame ocorre durante o período de avaliações, incidindo sobre toda a matéria lecionada na UC. O aluno pode optar pela 1ª ou 2ª época de exames, ou a época de exame especial para alunos elegíveis. Esta modalidade pressupõe apenas o seguinte elemento de avaliação:
2.1. Prova Escrita (100%): Exame final escrito, abrangendo todos os conteúdos programáticos, composto por questões de escolha múltipla e/ou exercícios com recurso ao Excel. Caso o exame seja disponibilizado via Moodle, este deverá ser realizado nos computadores disponíveis em sala de aula.
Requisitos para a Realização do Exame:
- Conclusão do curso online, conforme descrito no ponto 1.b., até às 23h59 do dia anterior ao exame. A conclusão do curso online é obrigatória, mas não tem ponderação na nota final, na modalidade de avaliação por exame;
- Inscrição prévia para o exame até 48h antes da data , junto dos SGE ou plataformas disponíveis.
Observações Gerais:
- Na modalidade de avaliação ao longo do semestre, o aluno não pode ter uma classificação inferior a 7,0 valores em qualquer um dos elementos de avaliação ou terá de passar para a modalidade de avaliação por exame;
- O docente reserva-se no direito de requerer a realização de uma prova oral a qualquer aluno, independentemente da modalidade de avaliação, sempre que se considere necessário adicionar como complemento dos restantes elementos de avaliação.
Title: Alexander, A., and Kusleika, R. (2022). Excel 365 Bible - The Comprehensive Tutorial Resource. Indiana: John Wiley & Sons, Inc.
Curto, J., and Gameiro, F. (2023). Excel para Economia e Gestão, 5ª Edição. Lisboa: Edições Sílabo
Authors:
Reference:
Year:
Title: Martins, A., e Alturas, B. (2022). Aprenda Excel com Casos Práticos, 2ª Edição. Lisboa: Edições Sílabo
Martins, A. (2020). Excel Aplicado à Gestão, 5ª Edição. Lisboa: Edições Sílabo
McFedries, P., and Harvey, G. (2022). Excel All-in-One For Dummies. New Jersey: John Wiley & Sons, Inc.
Authors:
Reference:
Year:
Introdução ao Design Thinking
OA1. Adquirir conhecimentos sobre os fundamentos e etapas do processo de Design Thinking
OA2. Desenvolver competências como pensamento crítico, colaboração, empatia e criatividade.
OA3. Aplicar o Design Thinking na resolução de problemas em diversas áreas, promovendo a inovação e a melhoria contínua.
CP1. Introdução ao Design Thinking e Etapa 1: Empatia (3h)
CP2. Etapas 2 e 3: Definição do problema e Ideação (3h)
CP3. Etapa 4: Prototipagem (3h)
CP4. Etapa 5: Teste e aplicação do Design Thinking em diferentes áreas (3h)
Modalidade de Avaliação ao Longo do Semestre
• Participação em aula (20%): avalia a presença, envolvimento e contribuição dos estudantes nas discussões e atividades em sala de aula.
• Trabalho individual (40%): os estudantes irão desenvolver um projeto individual aplicando o Design Thinking para resolver um problema específico. Serão avaliados quanto à aplicação das etapas do Design Thinking, qualidade das soluções propostas e criatividade.
• Trabalho em grupo (40%): os estudantes formarão grupos para desenvolver um projeto conjunto, aplicando o Design Thinking na resolução de um desafio real. A avaliação será baseada na aplicação das etapas do Design Thinking, qualidade das soluções e colaboração entre os membros do grupo.
Para poder concluir a unidade curricular na modalidade de Avaliação ao Longo do Semestre o/a estudante tem de estar presente em 75% das aulas e não pode obter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação.
A forte orientação para aprendizagem através de atividades práticas e de projeto justifica que nesta UC não esteja prevista a modalidade de avaliação final.
Title: Brown, T. (2008). Design Thinking. Harvard Business Review, 86(6), 84–92.
Lewrick, M., Link, P., & Leifer, L. (2018). The design thinking playbook: Mindful digital transformation of teams, products, services, businesses and ecosystems. John Wiley & Sons.
Lockwood, T. (2010). Design Thinking: Integrating Innovation, Customer Experience and Brand Value. Allworth Press.
Stewart S.C (2011) “Interpreting Design Thinking”. In: https://www.sciencedirect.com/journal/design-studies/vol/32/issue/6
Authors:
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Year:
Title: Brown, T., & Katz, B. (2011). Change by design. Journal of product innovation management, 28(3), 381-383.
Brown, T., Katz, B. M. Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation. HarperBusiness, 2009.
Liedtka, J. (2018). Why Design Thinking Works. Harvard Business Review, 96(5), 72–79.
Gharajedaghi, J. (2011). Systems thinking: Managing chaos and complexity. A platform for designing business architecture. Google Book in: https://books.google.com/books?hl=en&lr=&id=b0g9AUVo2uUC&oi=fnd&pg=PP1&dq=design+thinking&ots=CEZe0uczco&sig=RrEdhJZuk3Tw8nyULGdi3I4MHlQ
Authors:
Reference:
Year:
Pensamento Crítico
Obj de Aprendizagem
OA1: Explorar como o PC é essencial em decisões informadas, resolução de problemas e desenvolvimento de argumentos sólidos no contexto académico e profissional. Identificar situações onde é aplicado.
OA2: Estudar os componentes básicos de um argumento e como se combinam em argumentos complexos. Distinguir entre tipos de argumentos.
OA3: Desenvolver habilidades para decompor argumentos, analisando criticamente textos e discursos, identificando pontos fortes e fracos.
OA4: Aprender a identificar falácias lógicas e erros comuns do dia a dia. Reconhecer e corrigir erros em argumentos, melhorando a precisão do discurso.
OA5: Desenvolver critérios para avaliar a qualidade de argumentos e textos argumentativos, considerando coerência, relevância, evidência e eficácia em diversos contextos.
OA6: Praticar a construção de argumentos sólidos em debates orais e textos escritos. Formular e apresentar argumentos claros e estruturados, adaptando-os ao público e contexto.
CP1. Definição e importância do pensamento crítico (PC)
• Aplicações do PC na vida académica e profissional
• Benefícios do PC para a tomada de decisões e resolução de problemas
CP2. Estrutura básica de um argumento: premissas e conclusão
• Diferença entre argumentos simples e complexos
• Ex de argumentos simples e complexos
CP3. Métodos de análise de argumentos
• Avaliação da validade das premissas
• Identificação de pressupostos e implicações
CP4. Falácias Lógicas e Erros Comuns
• Definição de falácias lógicas
• Tipos comuns de falácias (ex: apelo à autoridade, falsa dicotomia)
• Reconhecimento de falácias em discursos quotidianos
• Estratégias para evitar falácias
CP5. Critérios para avaliar a qualidade de argumentos
• Coerência, relevância e evidência
• Análise crítica de textos
CP6. Construção de Argumentos
• Criar argumentos sólidos e persuasivos
• Prática de construção de argumentos em diferentes contextos
CP7. Aplicações Práticas do PC
• Exercício de debate
A avaliação ao longo do semestre é feita através da exposição, exercícios debate, leituras, discussões de casos (em pequenos grupos).
A participação ativa nos trabalhos a realizar nas aulas práticas é expectável e obedece aos seguintes critérios:
Assiduidade/participação - Exercicios em aula + debate em grupo (com um minimo de 80% de presenças) assiduidade 5%, participação 5%, debate 15% (total 25%)
TPCs- 15% (1 TPC - 5% + 1 TPC - 10%) = 15%
Trab. Final (60%)
– Para concluir com sucesso a avaliação ao longo do semestre os estudante não podem ter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação assinaladas
Épocas de Exames
Trabalho Escrito -100%
Ainda que não seja recomendado, é possível optar pela avaliação por exame, esta a avaliação pode ainda implicar, por decisão do/a docente, uma discussão oral (a realizar-se, esta componente oral tem um peso na avaliação final de 40%).
Title: Haber, J., (2020). Critical Thinking, MIT Press
Bowell, T., & Kemp, G. (2002). Critical thinking: a concise guide. London: Routledge.
Weston, A. (2005). A arte de argumentar. Lisboa: Gradiva
Cottrell, S. (2005). Critical Thinking Skills: Developing effective analysis and argument. New York: Palgrave McMillan.
Authors:
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Title: Brookfield, S. (1987). Developing critical thinkers: challenging adults to explore alternative ways of thinking and acting. San Francisco: Jossey-Bass.
Morgado, P. (2003). Cem argumentos: A lógica, a retórica e o direito ao serviço da argumentação. Porto: Vida Económica.
Paul, R., & Elder, L. (2001). The miniature guide to critical thinking: concepts and tools. Foundation for Critical Thinking.
Thayer-Bacon, B.J. (2000). Transforming critical thinking: thinking constructively. New York: Teachers College Press.
Authors:
Reference:
Year:
Contabilidade de Gestão I
Após frequência e aprovação nesta Unidade Curricular os alunos devem:
OA1: Compreender a relevância da Contabilidade de Gestão nas organizações;
OA2: Aplicar os métodos de imputação dos custos aos diferentes objetos de custeio;
OA3: Identificar os efeitos nos resultados do uso de diferentes sistemas de custeio;
OA4: Identificar e aplicar os princípios básicos para a tomada de decisão.
1. Objetivos da contabilidade de gestão
2. Introdução aos conceitos e classificação de custos
3. Sistemas de custeio e efeitos nos resultados e inventários
4. Introdução à análise custos/volume/resultados
5. Regimes de fabrico e imputação de custos conjuntos
6. Imputação dos custos indiretos (método das secções homogéneas versus activity based-costing)
7. Produção por ordens de encomenda e produção por processos
1. Avaliação ao longo do semestre:
- Instrumentos de avaliação:
- Dois testes intercalares efectuados ao longo do período lectivo;
- Uma prova escrita realizada no período de avaliação, na data do exame de 1ª época.
- Requisitos mínimos:
- Assiduidade superior a 2/3 de todas aulas (teóricas e práticas);
- Realização e entrega dos dois testes intercalares;
- Nota mínima de 7,5 valores na média dos dois testes intercalares;
- Nota mínima de 7,5 valores na prova escrita.
- O não cumprimento de qualquer um dos requisitos mínimos remete o aluno, automaticamente, para a avaliação por exame.
- Nota Final:
Nota Final = teste intercalar (25%) + teste intercalar (25%) + prova escrita (50%)
2. Avaliação por exame:
Realização de exame (1ª época, 2ª época, época especial): peso de 100% na nota final (nota mínima: 10 valores).
Title: Bhimani, A., Horngren, C.T., Datar, S.M. and Rajan, M. (2023) Management and Cost Accounting, 8th Edition, Pearson.
Drury, C. and Tayles, M. (2021) Management and Cost Accounting, 11th Edition, South-Western / Cengage Learning.
Garrison, R., Noreen, E. and Brewer, P. (2024) Managerial Accounting, 17th Edition, McGraw-Hill.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Franco, V., Oliveira, A.V., Morais, A.I., Oliveira, B.J., Lourenço, I., Major, M.J., Jesus, M.A. e Serrasqueiro, R. (2015) Os Custos, os Resultados e a Informação para a Gestão, 4ª Edição, Livros Horizonte, Lisboa.
Authors:
Reference:
Year:
História Económica e Social
O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz:
OA1. Identificar correctamente os principais ciclos económicos e políticos e as respectivas características;
OA2. Distinguir a relação entre fenómenos sociais e ciclos económicos
OA3. Relacionar a evolução dos ciclos desenvolvimento comercial com as etapas do sistema financeiro internacional
OA4. Identificar as principais correntes de pensamento da economia política internacional
OA5. Dominar os principais conceitos da disciplina e saber aplicá-los na exposição oral e escrita
OA6. Comparar os pontos de partida e as assumpções de base teóricas das as principais correntes de pensamento da economia política internacional
CP1. Introdução: conceitos e escolas de pensamento sobre as relações económicas internacionais. Aspectos metodológicos de análise.
CP2 Crescimento económico e assimetrias de desenvolvimento.
CP2.1. Ciclos económicos, políticas internacionais e crescimento do comércio no século XIX e XX
CP2.2 A Inglaterra e a teoria do comércio livre, a Alemanha e os Estados Unidos. Do proteccionismo aduaneiro à visão autárquica.
CP2.3. Iindustrialização e a revolução tecnológica nos transportes e comunicações de finais de século XIX. As firmas multifuncionais e a escala
internacional das empresas.
CP2.4. Os Países Subdesenvolvidos e os Novos Países industrializados.
CP2.5. Estratégias de recuperação: substituição de importações e crescimento liderado pelas exportações.
CP2.6. O período do após Guerra e a prosperidade europeia.
CP3. O sistema financeiro internacional
CP3.1. Ascensão e queda do padrão-ouro.
CP3.2. O sistema de Bretton Woods e o papel do FMI
CP3.3. Os câmbios flutuantes e o papel do dólar.
CP3.4. As crises petrolíferas e o seu impacto no sistema financeiro.
CP4. Portugal no contexto económico internacional : uma retrospectiva
O alinhamento entre cada instrumento de avaliação e os objectivos de aprendizagem definidos para a UC é realizado da seguinte forma:
_ Trabalho prático de grupo: OA5, OA6
_ Debate do Trabalho prático de grupo: OA5,OA5
_ Teste teórico individual: OA1, OA2, OA3, OA4,
|
Regime de avaliação: contínua ou final.
Avaliação contínua: são admitidas 3 faltas nas aulas.
Os estudantes devem realizar 3 provas:
Frequência individual (60%); trabalho em grupo desenvolvido nas aulas Teórico-Práticas (30%); discussão em aula do trabalho em grupo (10%).
Os estudantes ficam aprovados se na avaliação contínua tiverem uma
classificação superior ou igual a 9,5 valores na média das 3 provas.
Avaliação final: os estudantes terão acesso a um exame final (1ª e/ou 2ª época).
Title: Madureira, N.L. "International Economic Agreements", in James Ciment (ed.) Booms and Busts:An Encyclopedia of Economic History , (New York: Sharpe Reference, 2010),Vol.II, 401-404.
Gilpin, Robert, The Political Economy of International Relations, Princeton University Press, Princeton, 1987.
Frieden, Jeffry A., Global Capitalism: Its Fall and Rise in the Twentieth Century, W. W. Norton, Nova Iorque, 2006.
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Title: Rosenberg, Nathan, Exploring the Black Box : Technology, Economics, and History, Cambridge University Press, Cambridge, 1994.
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Richards Alan and Waterbury, John, A Political Economy of the Middle East, Westview Press,Londres, 2nd edition 1996
Okumura, Hiroshi, Corporate Capitalism in Japan, Palgrave Macmillan, Nova Iorque/ Londres, 2000.
Morgenthau, Hans e Thompson, Kenneth W e Clinton, David Politics Among Nations, McGraw-Hill , Londres ?Nova Iorque, 2005
Millward, Robert, Private and Public enterprise in Europe, Cambridge University Press , Cambridge, 2005.
Milward, Alan S. The European rescue of the Nation State, Routledge and Keegan , Londres, (1992) 1995.
Maxfield, Sylvia, Gatekeepers of Growth, , Princeton University Press, Princeton, 1997.
Marrison, Andrew, Free Trade and Its Reception 1815-1960: Freedom and Trade, Routledge Explorations in Economic History , No 8,1998.
Morgenthau, Hans e Thompson, Kenneth W e Clinton, David Politics Among Nations, McGraw-Hill , Londres ?Nova Iorque, 2005
Lelart, Michel, O sistema Monetário Internacional, Terramar, Lisboa, (1991) 1997.
Frieden. Jeffry A. & Lake, David, A., International Political Economy, St. Matin?s Press, Nova Iorque, 1991.
Eichngreen, Barry, Globalizing Capital. A history of the International Monetary System, Princeton University Press, Princetn, 1996.
Bairoch, Paul, Mitos e paradoxos da História Económica, Terramar, Lisboa, (1993) 2001.
Authors:
Reference:
Year:
Introdução às Finanças
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
1. Explicar os conceitos de valor financeiro do tempo, actualização e capitalização e saber comparar fluxos financeiros com diferentes timings;
2. Saber calcular fluxos financeiros de operações de aplicação e de financiamento.
3. Caracterizar o funcionamento dos principais mercados financeiros;
4. Saber operar com taxas de câmbio e taxas de juro;
5. Descrever o conceito de rendibilidade e sua articulação com a estrutura financeira de uma empresa e saber calcular e interpretar os principais indicadores de rendibilidade;
6. Saber analisar a situação financeira de uma empresa e calcular e interpretar os principais indicadores financeiros;
7. Descrever e calcular o conceito de working capital e analisar o seu efeito na situação financeira da empresa;
8. Descrever e calcular o cash flow num projecto de investimento;
9. Calcular e interpretar os principais critérios de avaliação de um projecto.
I - Valor Financeiro do Tempo
1. A noção de juro, consumo e poupança
2. Taxa de juro nominal e real
3. Intermediação financeira e risco
4. Juros simples e compostos
5. Conceitos de actualização e capitalização
6. Fluxos periódicos e regulares: rendas
7. Aplicações a operações de financiamento
II - Mercados, Instrumentos e Instituições Financeiras
1. Mercado cambial: a taxa de câmbio
2. Mercado monetário: a taxa de juro
3. Mercado de capitais: primário e secundário
4. As Instituições financeiras
5. A informação financeira: fontes e análise
III - A Análise Financeira da Empresa
1. Fluxos financeiros/económicos
2. Resultados e indicadores de rendibilidade
3. Leverage financeiro
4. Origens e aplicações de fundos
5. Working capital
6. Equilíbrio financeiro
7. Análise de fluxos financeiros
IV - Investimentos Reais
1. Natureza
2. Conceito de cash flow
3. Metodologia de avaliação
4. A taxa de actualização
5. Critérios de avaliação: VAL, TIR, IRP e PRI
Avaliação ao longo do semestre:
Não existe assiduidade mínima obrigatória.
Realização de 2 Testes:
1. Teste Intermédio – vale 40% da nota final, é presencial, e sem nota mínima. Incide sobre os pontos I e II do Conteúdo Programático;
2. Teste Final – vale 60% da nota final, é presencial (no mesmo momento do Exame de 1.ª Época), e sem nota mínima. Incide sobre os pontos III e IV do Conteúdo Programático.
Para a realização do Teste Intermédio e do Teste Final pode ser requerida inscrição prévia obrigatória.
Avaliação por exame:
Quer o Exame de 1.ª Época, quer o de 2.ª Época, vale 100% da nota final, e é presencial. Cada exame incide sobre todos os pontos do Conteúdo Programático.
Title: Mota, A. G., Barroso, C., Soares, H. e Laureano, L., 2023, "Introdução às Finanças - Fundamentos de Finanças com Casos Práticos Resolvidos e Propostos", Edições Sílabo, 4ª Edição, Lisboa, EAN 9789895613298 - https://silabo.pt/catalogo/gestao-organizacional/financas/livro/introducao-as-financas/
Mota, A. G., Barroso, C., Soares, H. e Laureano, L., 2021, " Introduction to Finance - Fundamentals of Finance with Solved Exercises and Follow-up Exercises", Edições Sílabo, 3rd Edition, Lisboa, - ISBN 978-989-561-148-5 - https://silabo.pt/catalogo/gestao-organizacional/livro/introduction-to-finance-e-book/
Authors:
Reference:
Year:
Title: Brealey, Richard A., Myers, Stewart C. e Franklin Allen, 2019, "ISE Principles of Corporate Finance", 13th Edition, McGraw Hill Education. ISBN-13: 978-1260565553 - https://www.amazon.com/Principles-Corporate-Finance-Richard-Brealey/dp/1260565556/ref=sr_1_1?crid=15NY5DGEOK65Z&keywords=corporate+finance+brealey&qid=1704553527&sprefix=corporate+finance+brealey%2Caps%2C183&sr=8-1
Ross, S., Westerfield R. e B. Jordan, 2021, "Fundamentals of Corporate Finance ISE", 13th Edition, McGraw-Hill. ISBN: 9781265553609 - https://www.amazon.com/Fundamentals-Corporate-Finance-International-Textbook/dp/1265553602/ref=sr_1_1?crid=26P0JNL6N6KZL&keywords=fund
Authors:
Reference:
Year:
Economia do Trabalho e dos Recursos Humanos
OA1- Conhecimento e compreensão do funcionamento do mercado de trabalho;
OA2 - Conhecimento e compreensão dos termos do debate teórico acerca da luta contra o desemprego;
OA3 - Consciência dos desafios colocados ao trabalho e ao emprego pelas transições digital e ecológica
OA4 - Conhecimento das especificidades do mercado de trabalho português;
OA5 - Capacidade de recolher e analisar dados estatísticos relativos a mercado de trabalho;
OA6 - Desenvolvimento da curiosidade, perseverança, tolerância, espírito crítico e motivação para aprender ao longo da vida.
1: Conceitos (trabalho e emprego) e medição
2: O desemprego: quadros teóricos de análise do mercado de trabalho e aplicações
- Modelo neoclássico do mercado de trabalho: oferta, procura e (des)equilíbrio
- Modelo keynesiano: crescimento e emprego
- Síntese: o desemprego - causas e soluções
3: A teoria do capital humano
4: Abordagens institucionalistas ao trabalho e ao emprego
- Instituições e mercado de trabalho
- Mercados internos de trabalho
- Segmentação do mercado de trabalho
- Relações laborais e democracia no trabalho
5. Os desafios da transição digital e da transição ecológica
- Evolução tecnológica, trabalho, emprego e desigualdades
- Transição ecológica e trabalho
Avaliação ao longo do semestre:
Nota = [dois testes intercalares - avaliação individual]*60%[Trabalho de grupo e animação de debate em aula]*40%
A soma do total dos dois testes intercalares tem de ser no mínimo de 8 valores.
Os alunos em avaliação ao longo do semeste têm de ter pelo menos 80% de presenças nas aulas.
Avaliação por exame:
Nota Final = [Exame de 1ª Época]*100%
Title: Lopes, H. e Cerejeira, J. (coord.) (2024): Economia do Trabalho - Mercados e Instituições, Lisboa: Almedina
Authors:
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Year:
Title: Autor, D. (2022): The labour market impact of digital change, NBER 2022-08 Discussion-Paper
Banco de Portugal (2023): Boletim Económico, Banco de Portugal.
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Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (2016): Livro Verde sobre as Relações laborais 2016, Lisboa: MTSS.
OECD (2023): OECD Employment Outlook, Paris: OECD
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Ribeiro Mendes, F. (2011): Segurança Social: O futuro hipotecado, Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.
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Vaughan-Whitehead, D. (ed.) (2014): The European Social Model in Crisis: Is Europe losing its Soul?, Geneva, ILO.
Authors:
Reference:
Year:
Estatística
OA1: Proceder à análise inicial de dados amostrais utilizando as técnicas básicas de Estatística Descritiva.
OA2: Definir os principais conceitos de teoria de probabilidades, variáveis aleatórias e distribuições estatísticas.
OA3: Utilizar as distribuições teóricas mais importantes no cálculo de probabilidades em problemas nas áreas da Economia e Gestão.
OA4: Compreender as distribuições amostrais teóricas mais importantes na realização de inferência estatística em problemas nas áreas da Economia e Gestão.
OA5: Identificar e aplicar métodos de estimação e testes de hipóteses no âmbito de problemas aplicados à Economia e Gestão.
CP1: Noções de Estatística Descritiva (univariada e bivariada).
CP2: Revisões da Teoria das Probabilidades.
CP3: Variáveis aleatórias (funções de variáveis aleatórias e seus parâmetros).
CP4: Principais distribuições teóricas de variáveis aleatórias discretas e contínuas.
CP5: Distribuições amostrais teóricas. Distribuições das estatísticas mais importantes.
CP6: Estimação de parâmetros: pontual e por intervalos para a média, a proporção, a variância e a diferença de médias.
CP7: Testes de Hipóteses: Testes paramétricos para a média e para a comparação de médias.
A aprovação na disciplina realiza-se por avaliação ao longo do semestre ou por exame final.
Avaliação ao longo do semestre: 3 testes (com igual peso cada).
- A nota final corresponde à média das notas dos 3 testes. Aprovação com nota final mínima de 10 valores.
- A nota mínima em cada teste é de 7,5 valores.
- Assiduidade mínima de presença em 2/3 das aulas.
Avaliação por exame: Exame escrito (peso: 100%). Aprovação com nota mínima de 10 valores.
A equipa docente pode convocar uma prova oral após a realização de qualquer instrumento de avaliação. Poderá ainda ser requerida uma oral no caso da classificação ser igual ou superior a 18 valores e caso o aluno não compareça na oral, a classificação final será de 16 valores.
Title: Anderson , D., Sweeney, J., Williams, T., Camm, J., Cochran, J.J., Freeman, J. & Shoesmith, E. (2024) Statistics for Business and Economics, 6ª ed. CENGAGE learning EMEA.
Reis, E., P. Melo, R. Andrade & T. Calapez (2021) Estatística Aplicada, Vol. 1, 7.ª ed., Lisboa: Edições Sílabo.
Reis, E., P. Melo, R. Andrade & T. Calapez (2019) Estatística Aplicada, Vol. 2, 6.ª ed., Lisboa: Edições Sílabo.
Triola, M. F. (2023). Essentials of Statistics, 7ª ed., New York: Pearson.
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Title: Hogg, R. V., Tanis, E.A. & Zimmerman, D.L. (2018). Probability and Statistical Inference, 10th ed., NJ: Pearson.
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Reis, E., P. Melo, R. Andrade & T. Calapez (2024) Exercícios de Estatística Aplicada, Vol. 1, 4.ª ed., Lisboa: Edições Sílabo.
Reis, E., P. Melo, R. Andrade & T. Calapez (2021) Exercícios de Estatística Aplicada, Vol. 2, 3.ª ed., Lisboa: Edições Sílabo.
Authors:
Reference:
Year:
Macroeconomia I
Os alunos deverão ser capazes de identificar as principais variáveis macroeconómicas e os instrumentos de política económica.
Os aunos deverão compreender os mecanismos de política económica e avaliar as consequências das medidas de política económica para os agentes económicos.
Os alunos deverão ser capazes de analisar e avaliar as consequências para a atividade económica de choques externos.
1. Introdução a Julia & Pluto notebook
2. Introdução à Macroeconomia
3. Medição de Dados Macroeconómicos
4. A Curva IS
5. Política Monetária e Procura Agregada
6. O Balanço do Banco Central e os Instrumentos de Política Monetária
7. Oferta Agregada e a Curva de Phillips
8. O Equilíbrio Macroeconómico
9. Política Macroeconómica: Política Fiscal e Política Monetária
10. Situações extremas: Deflação vs Inflação Galopante
11. Política Fiscal e Orçamento Público
12 . Síntese de temas e controvérsias
Opção A:
1. Presença em pelo menos 75% das aulas
2. Teste intermédio (abrangendo os tópicos até à semana 6): 50%
3. Teste final (cobrindo todos os tópicos, mas com mais ênfase nos materiais das semanas 6 a 12): 50%
4. A nota em qualquer um destes testes não pode ser inferior a 8 pontos em 20 possíveis
5. Os testes são realizados em computador (não em papel). Para este efeito, os alunos terão de se registar numa base de dados da UC para que possam receber o teste por email.
Opção B:
1. Exame final: peso de 100% na nota final.
2. Cobre todos os materiais ensinados durante todo o semestre.
3. O exame será realizado em computador (não em papel). Para este efeito, os alunos terão de se registar numa base de dados da UC para que possam receber o teste por email.
Title: Frederic Mishkin, Macroeconomics: Policy and Practice, 2nd Edition, 2014, Pearson, Addison-Wesley,
Authors:
Reference:
Year:
Title: Stephen G. Cecchetti and Kermit L. Schoenholtz, Money, Banking, and Financial Markets, Fifth Edition, 2017, McGraw-Hill,
Authors:
Reference:
Year:
Microeconomia II
No final do semestre o aluno deve ter desenvolvido e ser capaz de aplicar as seguintes competências:
A. Conhecimento e compreensão
- Descrever e compreender os principais conceitos e ideias da teoria microeconómica;
- Compreender as técnicas de modelização relevantes;
B. Aplicação de conhecimentos
- Mobilizar os conhecimentos teóricos na análise dos fenómenos observados em mercados reais;
- Escolher as abordagens conceptuais, matemáticas e gráficas apropriadas na resolução de problemas concretos;
C. Competências de aprendizagem
- Capacidade de estudo com autonomia, nomeadamente na resolução de exercícios e compreensão de modelos e técnicas de modelização.
1. Teoria do consumidor
1.1. Axiomas de preferências reveladas
1.2. Equação de Slutsky
1.3. Excedente do consumidor, variação compensatória e variação equivalente
1.4. Escolha do consumidor com dotação inicial
2. Escolha intertemporal
2.1. Decisão intertemporal do consumidor
2.2. Mercados de ativos
3. Decisão em contexto de incerteza
4. Teoria do equilíbrio geral
4.1. Equilíbrio geral numa economia de troca pura
4.2. Equilíbrio geral com produção
4.3. Teoria do bem-estar
5. Falhas de mercado
5.1. Externalidades
5.2. Bens Públicos
5.3. Informação Assimétrica
A avaliação ao longo do semestre consiste em:
- um teste intermédio, com um peso total de (40%)
- uma prova escrita no final do semestre (60%)
Para obter aprovação na disciplina através da avaliação ao longo do semestre, a nota de cada uma das provas escritas não pode ser inferior a 7,5 v.
A avaliação ao longo do semestre exige uma assiduidade mínima de 2/3 das aulas.
No regime de avaliação final, a avaliação é composta apenas por um exame individual (100%).
Title: Varian, Hal R.; Melitz, Mark J. (2024), Intermediate Microeconomics: A Modern Approach, 10th edition, New York: W.W. Norton & Company.
Edição alternativa em Português: Varian, Hal R. (2010), Microeconomia intermédia, 8a edição, Verlag Dashöfer.
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Year:
Title: Poderá haver leituras adicionais recomendadas para partes específicas da matéria
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Year:
Econometria I
No final da unidade curricular, o aluno deverá ter atingido os seguintes objectivos de aprendizagem (OA):
OA1. Saber como especificar, estimar, testar e interpretar modelos de regressão linear baseados em dados seccionais;
OA2. Saber como avaliar e seleccionar modelos de regressão linear baseados em dados seccionais;
OA3. Ter capacidade para escolher e utilizar os modelos, métodos e testes econométricos mais adequados para a análise do impacto de medidas de política económica e de choques exógenos.
OA4. Ter capacidade para trabalhar com packages econométricos.
OA5. Ter capacidade para trabalhar em grupo e elaborar argumentos fundamentados teórica, lógica e factualmente e de os comunicar a outrem.
P1. Introdução;
P2. O Modelo de Regressão Linear Simples;
P3. O Modelo de Regressão Linear Múltipla;
P4. Inferência e Previsão;
P5. Notas sobre Teoria Assimptótica;
P6. Análise da Especificação do Modelo;
P7. Modelo de Regressão Linear com Variáveis Explicativas Qualitativas;
P8. Heteroscedasticidade;
P9. Problemas com os Dados.
A modalidade de avaliação preferencial será a 'Avaliação ao longo do semestre'. Este regime de avaliação é composto por por: i) dois trabalhos práticos realizados por grupos de dois estudantes; ii) duas provas escritas individuais. Cada um dos trabalhos tem um peso de 15% na nota final, enquanto o peso de cada prova é de 35%. Para ser aprovado, o aluno tem de cumprir os seguintes critérios: i) média ponderada igual ou superior a 9,5/20; ii) nota em todos os elementos de avaliação igual ou superior a 7,5/20.
Alternativamente, o aluno pode optar pela modalidade de 'Avaliação por exame', a qual consiste na realização de uma prova escrita individual.
Title: Wooldridge, J.M. (2020), Introductory Econometrics: A Modern Approach, South Western (7th Edition).
Authors:
Reference:
Year:
Title: Stock, J.H., M.W. Watson (2019), "Introduction to Econometrics", 4ª Ed., Addison-Wesley.
Oliveira, M.M., L.D. Santos, N. Fortuna (2011), "Econometria", Escolar Editora.
Koop, G. (2013), "Analysis of Economic Data", 4ª Ed., John Wiley & Sons.
Kennedy, P. (2008), "A Guide to Econometrics", 6ª Ed., Wiley-Blackwell.
Hill, R.C., W.E. Griffiths, G.C. Lim (2018), "Principles of Econometrics", 5ª Ed., John Wiley & Sons.
Gujarati, D.N., D.C. Porter, S. Gunasekar (2017), "Basic Econometrics", 5ª Ed., McGraw-Hill.
Baltagi, B.H. (2011), Econometrics, 5ª Ed., Springer.
Authors:
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Year:
Economia e Finanças Públicas
1. Conhecimento e compreensão do papel do Estado na economia, nomeadamente no contexto de falhas do mercado, da regulação da actividade económica e da prossecução de objectivos de bem-estar social
2. Conhecimento e compreensão dos instrumentos de intervenção do Estado na economia
3. Conhecimento e compreensão da importância dos arranjos institucionais na intervenção do Estado em áreas concretas
4. Capacidade de avaliar o estado das finanças públicas de um dado país e grau de sustentabilidade das mesmas
5. Capacidade de propor medidas para melhorar o estado das finanças públicas de um dado país
I. Justificações Teóricas para a Intervenção do Estado na Economia:
1. Mercado versus Estado. 2. Teoremas Fundamentais do Bem-Estar. 3. Regulação, Falhas de Mercado e Redistribuição. 4. Falhas do Estado.
II. Formas de Intervenção do Estado na Economia:
1. Estado de Bem-Estar. 2. Mercado de Trabalho. 3. Pensões. 4. Pobreza. 5. Saúde. 6. Educação. 7. Controvérsias Actuais.
III. Finanças Públicas:
1. Receitas do Estado. 2. Despesas do Estado. 3. Défice Público e Dívida Pública. 4. Evolução Dinâmica do Rácio (Dívida Pública / PIB Nominal). 5. Medidas Tomadas pelos Governos de Portugal desde 1991 para Reduzir o Défice Público. 6. Sustentabilidade Dinâmica da Dívida Pública. 7. Medidas que Poderiam vir a ser Tomadas para Reduzir o Défice Público. 8. O Tratado Orçamental da União Europeia. 9. A Equivalência Ricardiana. 10. O Imposto Inflação. 11. O Princípio do Utilizador Pagador aplicado às Contas Públicas. 12. A Teoria dos Ciclos Político-Eleitorais.
Avaliação ao Longo do Semestre:
Teste Intermédio: 40%
Segundo Teste: 40%
Trabalho de Grupo (Apresentação e Discussão): 20%
Aprovação pressupõe uma média igual ou superior a 9,5 valores
Aprovação pressupõe uma assiduidade mínima de 80% das aulas
Avaliação por Exame:
Exame (1ª época) ou Exame (2ª época): 100%
Aprovação pressupõe uma nota igual ou superior a 9,5 valores
Title: Stiglitz, J. E. (2000). "Economics of the Public Sector". 3rd Edition, W.W. Norton & Co.: New York/London.
Trigo Pereira, Paulo; Afonso, António; Arcanjo, Manuela e Gomes dos Santos, José Carlos (2012), "Economia e Finanças Públicas", 4ª Edição, Escolar Editora.
Pinto Barbosa, A. (1998). "Economia Pública", McGraw Hill.
Silva Lopes, J. (2002). "A Economia Portuguesa desde 1960", 6ª Edição, Gradiva.
Leão, E.; Leão, P. e Lagoa, S. (2011). "Política Monetária e Mercados Financeiros", 3ª Edição, Edições Sílabo.
Louçã, Francisco; e Castro Caldas, José (2009), "Economia(s)", Edições Afrontamento.
Barr, Nicholas (2012), "Economics of the Welfare State", 5th edition, Oxford University Press.
Relatórios do Banco de Portugal (Capítulos sobre Finanças Públicas)
Authors:
Reference:
Year:
Title: Arrow, Kenneth J. (1963), Uncertainty and the Welfare Economics of Medical Care, The American Economic Review, 53 (5): 941-973.
Coase, Ronald H. (1960), The Problem of Social Cost, Journal of Law and Economics, 1-23.
Chang, Ha Joon (2002), Breaking the Mould: An Institutionalist Political Economy Alternative to the Neo Liberal Theory of the Market and the State, Cambridge Journal of Economics, 26: 539-559.
Esping-Andersen, G. (1990) The Three Worlds of Welfare Capitalism, Cambridge, Polity Press.
Hardin, Garret (1968), The Tragedy of the Commons, Science, 162: 1243-1248.
Reinhart, C. M.; e Rogoff, K. S. (2011), From Financial Crash to Debt Crisis, American Economic Review, 101(5): 1676-1706
Authors:
Reference:
Year:
Economia Internacional
OA1 - Conhecer e saber aplicar as principais teorias que explicam a existência de comércio;
OA2 - Conhecer e saber aplicar algumas das mais importantes metodologias de análise empírica do comércio;
OA3 - Compreender os contributos da geografia económica;
OA4 - Conhecer os principais instrumentos de política comercial;
OA5 - Conhecer as principais tendências da economia internacional
OA6 - Saber caracterizar alguns sectores críticos da economia internacional
1. Teorias Tradicionais do Comércio
2. Modernas Teorias do Comércio
3. Análise Empírica do Comércio
4. Política Comercial
5. Mobilidade Internacional de Pessoas
6. IDE e empresas multinacionais
7. Geografia Económica
8. Tendências estruturais da economia mundial
9. Desafios chave da economia mundial
10. Análise Económica de Países
A avaliação desta UC é realizada em dois momentos: (1) ao longo do período letivo, ou, (2) avaliação final, em duas épocas.
Avaliação Periódica(1):
A avaliação é realizada através das seguintes componentes:
i) Trabalho de grupo (50%)
ii) Exame final individual (50%) - nota mínima neste teste: 7,5 val.
Avaliação Final (2): Exame Final com peso de 100%
Title: [1] Krugman, P., Obstfeld, M. e Melitz, M. (2018), International Economics, 11ª edição, Pearson.
[2] Anderson, W. (2012), Economic Geography, Routledge.
[3] Rodrigue, J. (2016), The Geography of Transport Systems, 4ª edição, Routledge.
[4] Textos de apoio a disponibilizar pela equipa docente
[5] Artigos e documentos de trabalho publicados em revistas internacionais ou em séries de working papers
[6] Relatórios de Instituições Internacionais (ex: World Trade Report, World Investment Report,...)
Authors:
Reference:
Year:
Title: -
Authors:
Reference:
Year:
Economia Monetária
Esta disciplina visa o desenvolvimento dos seguintes tipos de competências:
OA1. Conhecimento e compreensão do processo de criação de moeda e das fontes de financiamento disponíveis na economia;
OA2. Conhecimento e compreensão da forma como são determinadas as taxas de juro de curto prazo e das teorias explicativas da formação das taxas de juro de médio-longo prazo;
OA3. Conhecimento e compreensão da forma como são determinadas as taxas de câmbio;
OA4. Conhecimento e compreensão dos principais instrumentos e objectivos da política monetária;
OA5. Capacidade de estimar o impacto de nova informação económica sobre a evolução das taxas de juro de curto prazo e de médio-longo prazo, assim como sobre a taxa de câmbio;
P1. O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE MOEDA
P2. O FINANCIAMENTO DA ECONOMIA
P3. OS INSTRUMENTOS DE POLÍTICA MONETÁRIA E A DETERMINAÇÃO DAS TAXAS DE JURO DE CURTO PRAZO
P4. A DETERMINAÇÃO DAS TAXAS DE JURO DE MÉDIO E LONGO PRAZO
P5. A LIQUIDEZ EXTERNA DA ECONOMIA
P6. OS MERCADOS CAMBIAIS E A DETERMINAÇÃO DA TAXA DE CÂMBIO
P7. O PROCESSO DE CRIAÇÃO DA ZONA EURO
P8. A POLÍTICA MONETÁRIA DO BANCO CENTRAL EUROPEU
O aluno pode optar por uma das seguintes formas de avaliação:
Forma A:
Nota Final = [Teste Intermédio]*50% +[Segundo Teste]*50%
Forma B:
Nota Final = [Exame Final]*100%
NOTAS: O Teste Intermédio tem quatro questões. O Exame Final tem oito questões. O Segundo Teste corresponde às últimas quatro questões do Exame Final.
Assiduidade mínima exigida para obter aprovação na disciplina: 80% das aulas.
Title: Leão, E., Leão, P. e Lagoa, S., Política Monetária e Mercados Financeiros, 2023, 4ª Edição, Edições Sílabo,
Mishkin, F. (2018). The Economics of Money, Banking and Financial Markets, Global Edition. 12th ed., Pearson.
European Central Bank. (2011). The Monetary Policy of the ECB. 3rd Edition, ECB.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Adrian, T. and Shin, H. (2009). "Money, Liquidity and Monetary Policy", American Economic Review: Papers & Proceedings, 99:2, pg. 600-605
Bofinger, P. (2001). Monetary Policy: Goals, Institutions, Strategies and Instruments. Oxford University Press.
Hubbard, R. and O'Brien, A. (2017). Money, Banking and the Financial System. 3rd ed. Pearson.
Miller, R. and Vanhoose, D. (2006). Money, Banking and Financial Markets. 3rd edition, South Western.
Relatórios do Banco de Portugal.
Relatórios do Banco Central Europeu.
Authors:
Reference:
Year: