Gestão de Hotelaria e Turismo
Acreditações
Plano de Estudos para 2025/2026
Unidades curriculares | Créditos | |
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Gestão de Serviços A Clientes
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Métodos de Investigação em Hotelaria e Turismo
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Temas Críticos de Recursos Humanos em Hotelaria
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Análise de Dados em Hotelaria e Turismo
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Marketing Estratégico em Hotelaria e Turismo
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Trabalho de Projecto em Gestão de Hotelaria e Turismo
60.0 ECTS
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Trabalho Final | 60.0 |
Dissertação em Gestão de Hotelaria e Turismo
60.0 ECTS
|
Trabalho Final | 60.0 |
Gestão de Serviços A Clientes
Objetivos de conteúdo
OA1 - Caracterizar as variáveis-chave na gestão do serviço ao cliente: qualidade, satisfação e imagem percebida pelo cliente
OA2 - Explicar a necessidade de evolução do conceito de qualidade do serviço para co-criação na experiência do cliente
OA3 - Aplicar o processo e as metodologias dos estudos de mercado na gestão do serviço ao cliente
OA4 - Efetuar uma análise de diagnóstico identificando, entre outros, tendências, oportunidades e melhores práticas, e propor ações de melhoria focadas no cliente que permitam melhorar a sua experiência
OA5 - Identificar as especificidades da gestão do serviço ao cliente nas diversas áreas do TH: restauração, bebidas, alojamento, eventos, viagens e turismo e casinos
OA6- Identificar e discutir temas relacionados com Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade, no contexto do TH
Objetivos Transversais
OA7- Desenvolver competências de comunicação escrita e oral
OA8- Desenvolver competências de trabalho em equipa
1. Da qualidade à experiência com o cliente
1.1. Qualidade nos serviços
1.2. Modelos de avaliação da qualidade nos serviços
1.3. Qualidade dos serviços versus satisfação do cliente
1.4. Importância da imagem percebida pelo cliente
1.5. Experiência turística e co-criação da experiência com o cliente
2. A medida do serviço ao cliente
2.1. As etapas do estudo do serviço ao cliente
2.2. Estudos qualitativos
2.3. Estudos quantitativos
2.4. Os estudos de Mercado nos media sociais
2.5. Ferramentas e técnicas para o diagnóstico
2.6. Prémios, certificações e distinções
3. A gestão do serviço ao cliente nas várias áreas da hospitalidade e do turismo
3.1. A gestão do serviço ao cliente na restauração
3.2. A gestão do serviço ao cliente nas bebidas
3.3. A gestão do serviço ao cliente no alojamento
3.4. A gestão do serviço ao cliente em eventos
3.5. A gestão do serviço ao cliente nas viagens e no turismo
3.6. A gestão do serviço ao cliente nos casinos
O sistema de avaliação ao longo do semestre é composto por: Teste escrito - 50% (nota mínima 8,5); Trabalho de Grupo- 35% (nota mínima 10); Participação (individual)- 15% (nota mínima 10). A assiduidade mínima é de 2/3 das aulas.
Esta UC contempla a avaliação por Exame. São admitidos a esta modalidade de avaliação os estudantes que por ela tenham optado, bem como os estudantes que não tenham obtido aprovação na avaliação ao longo do semestre. Nesta modalidade de avaliação, o Exame corresponde a 100% da nota final.
Title: Bagdan, P. (2019). Guest Service in the Hospitality Industry. Kendall Hunt Pub Co. 2nd edition
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Manthiou, A., Kang, J., Sumarjan, N., & Tang, L. (2016). The incorporation of consumer experience into the branding process: an investigation of name?brand hotels. International Journal of Tourism Research, 18(2), 105-115
Brochado, A. & Rita, P. (2018). Exploring heterogeneity among backpackers in hostels. Current Issues in Tourism, 21(13), 1502-1520
Brochado, A., Stoleriu, O. & Lupu, C. (2018). Surf camp experiences. Journal of Sport and Tourism, 22(1), 21-41
Akbaba, A. (2006). Measuring service quality in the hotel industry: A study in a business hotel in Turkey. International journal of hospitality management, 25(2), 170-192
Brakus, J. J., Schmitt, B. H., & Zarantonello, L. (2009). Brand Experience: What Is It? How Is It Measured? Does It Affect Loyalty? Journal of Marketing, 73(3), 52?68.
Authors:
Reference: null
Year:
Métodos de Investigação em Hotelaria e Turismo
Com esta unidade curricular o aluno deverá ficar apto a:
1. Identificar fontes relevantes de artigos académicos;
2. Desenvolver uma revisão da literatura apropriada;
3. Identificar e aplicar vários tipos de metodologias de investigação;
4. Escrever um artigo científico e efetuar uma apresentação do mesmo.
Os principais conteúdos programáticos a abordar são:
1. Introdução à investigação.
2. Técnicas para identificar fontes de documentos científicos.
3. Elaboração de uma revisão de literatura sobre um tema em turismo/hospitalidade.
4. Métodos de investigação e aplicação dos mesmos em contexto de turismo e hospitalidade.
5. Escrita científica.
6. Apresentação oral de trabalho científico.
Projeto de Tese* (80%)
Participação em aula* (10'%)
Presença nas aulas (10%) - os estudantes devem estar presentes em 2/3 das aulas
mínimo = 10
Os estudantes com estatuto de trabalhador estudante devem contactar a docente na primeira aula se pretenderem substituir a participação e presença em aula por atividades semanais.
Title: Pearson
Saunders, M. N.K., Lewis, P. and Thornhill, P. (2019). Research Methods for Business Students.
Authors:
Reference: null
Year:
Temas Críticos de Recursos Humanos em Hotelaria
No final da unidade curricular, cada estudante deverá ter adquirido as competências necessárias para:
1. Compreender a gestão de recursos humanos como estratégia;
2. Aplicar estratégias de GRH alinhadas com os objetivos e as competências na organização;
3. Conhecer os temas atuais e emergentes no contexto da GRH aplicada à hotelaria e turismo;
4. Procurar de forma autónoma uma atualização constante de conhecimentos sobre este tema no âmbito de estudos pós-graduados e como forma de fazer investigação.
5. Reconhecer a importância do desenvolvimento de competências interpessoais e de trabalho em equipa.
1. GRH na Hotelaria e Turismo: Uma visão geral
2. Desafios da GRH na Hotelaria e Turismo
2.1 Recursos para a indústria da hospitalidade
2.2 Desenvolvimento de RH
2.3 Recompensas e Remuneração
2.4 Relações de Trabalho
2.5 Sustentabilidade
2.6. Atendimento ao cliente e qualidade de serviço
3. Desafios do Comportamento organizacional na Hotelaria e Turismo
3.1 Gestão da Diversidade
3.2 Equilíbrio Trabalho-Vida Pessoal e Bem-Estar
A avaliação ao longo do semestre inclui:
- A realização de um trabalho de grupo (relatório escrito - 40% + apresentação em aula - 10%), representando 50% da nota final
- A realização de um teste individual que representa os restantes 50% da nota final.
A aprovação na UC exige nota não inferior a 9,5 valores no trabalho e não inferior a 9,5 valores no exame, sendo aprovados apenas os alunos que obtenham média não inferior a 10 valores.
Em alternativa, os alunos podem optar pela avaliação por exame, que representa 100% da nota final, sendo necessária uma nota mínima de 9,5 para aprovação na unidade curricular.
Title: Chesser, J. (2016). Human Resource Management in a Hospitality Environment. CRC Press.
Hayes, D. & Ninemeier, J. (2015). Human resources management in hospitality. Wiley.
Mullins, L. & Dossor, P. (2013). Hospitality management and organisational behaviour. Pearson.
Davidson, M., McPhail, R. & Barry, S. (2011). Hospitality HRM: past, present and the future, International Journal of Contemporary Hospitality Management
Kloutsiniotis, P. V., & Mihail, D. M. (2020). High performance work systems in the tourism and hospitality industry: a critical review. International Journal of Contemporary Hospitality Management
Madera, J. M., et al. (2017). Strategic human resources management research in hospitality and tourism: A review of current literature and suggestions for the future. International journal of contemporary hospitality management.
Park, J., & Min, H. K. (2020). Turnover intention in the hospitality industry: A meta-analysis. International Journal of Hospitality Management
Authors:
Reference: null
Year:
Title: AbuKhalifeh, A., Som, A., & AlBattat, A. (2013). Strategic Human Resource Development in Hospitality Crisis Management: A Conceptual Framework for Food and Beverage Departments, International Journal of Management Reviews, 15 (1), 39-45.
Chang, S., Gong, Y. & Shum, C. (2011). Promoting innovation in hospitality companies through human resource management practices, International Journal of Hospitality Management, 30 (4), 812-818.
Davidson, M., McPhail, R. & Barry, S. (2011). Hospitality HRM: past, present and the future, International Journal of Contemporary Hospitality Management, 23 (4), 498 - 516.
Gajjar, T. & Okumus, F. (2018). Diversity management: What are the leading hospitality and tourism companies reporting? Journal of Hospitality Marketing & Management, 27 (8), 905-925.
Gursoy, D., Chi, C., & Karadag, E. (2013). Generational differences in work values and attitudes among frontline and service contact employees, International Journal of Hospitality Management, 31, 40-48.
Hinkin, T. & Tracey, J. B. (2010). What Makes It So Great? An Analysis of Human Resources Practices among Fortune's Best Companies to Work For. Cornell Hospitality Quarterly, 51 (2), 158-170.
Hughes, J. (2002). HRM and universalism: Is there one best way? International Journal of Contemporary Hospitality Management, 14 (5), 221-228.
King, C., Funk, D. & Wilkins, H. (2011). Bridging the gap: An examination of the relative alignment of hospitality research and industry priorities, International Journal of Hospitality Management, 30, 157-166.
Renwick, D., Redman, T., & Maguire, S. (2013). Green Human Resource Management: A Review and Research Agenda, International Journal of Management Reviews, 15, 1-14.
Solnet, D., Kralj, A., & Baum, T. (2015). 360 degrees of pressure: The changing role of the HR professional in the hospitality industry. Journal of Hospitality & Tourism Research, 39(2), 271-292.
Authors:
Reference: null
Year:
Análise de Dados em Hotelaria e Turismo
Ao concluir a Unidade Curricular, o estudante deverá ser capaz de:
OA1. Avaliar a qualidade dos dados (casos omissos e outliers), listar os padrões dos dados descritivos (estatísticas básicas, transformação de variáveis e relações entre pares de atributos), detectar propriedades de sub-populações de dados significativos, segmentar sujeitos de acordo com várias técnicas de clustering, e identificar padrões ou tendências dos dados, reproduzindo-os na realização de exercícios
OA2: Interpretar os resultados decorrentes de técnicas de sumarização dos dados.
OA3. Diferenciar os métodos de redução da dimensionalidade dos dados e de segmentação dos sujeitos e escolher os métodos mais adequados a um determinado problema.
OA4. Identificar as variáveis adequadas e aplicar o modelo de regressão linear múltipla a casos reais na área da Hotelaria e Turismo.
CP1: Introdução à Análise de Dados
Qualidade dos dados
CP2: Revisões da Análise Descritiva Univariada e Bivariada
CP3: Revisões da Análise Inferencial
CP4: Análise Descritiva Multivariada
4.1 Métodos de redução da dimensionalidade dos dados de input: Análise de Componentes Principais (ACP), CatPCA, e Análise de Correspondências Múltiplas (ACM).
4.2 Métodos de Segmentação: Hierárquico, k-Means e Two-Step Clustering.
CP5: Análise Preditiva Multivariada – modelo de regressão linear múltipla
CP6: Aplicações com o software IBM SPSS Statistics.
Avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame.
Avaliação ao longo do semestre:
a) Um Exercício (de 1h 15 m) a realizar online com peso de 10%
b) Trabalho de grupo com peso de 40%
c) Teste final individual (50%)
d) Média ponderada das avaliações individuais de um mínimo de 8,5
e) Assiduidade mínima de 2/3 das aulas leccionadas
Avaliação por Exame:
Exame individual (60%) + trabalho individual (40%) com nota mínima 8,5 a cada prova desde que a nota final seja de 10 no mínimo.
Em ambas as modalidade, poderá ser necessário realizar uma discussão oral do trabalho de grupo ou do trabalho individual.
Escala: 0-20 valores
Title: [1] Sarstedt, M., and Mooi, E., (2019) A Concise Guide to Market Research: Process, Data, and Methods using IBM SPSS Statistics, 3rd ed., Berlin: Springer Verlag GmbH. https://doi.org/10.1007/978-3-662-56707-4
[2] Veal, Anthony James, (2018). Research methods for leisure and tourism. Pearson UK, 5th Ed., 2018. ISBN: 1292115297, 9781292115290
[3] Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. (2019). Multivariate data analysis. Cengage. Hampshire, United Kingdom. ISBN: 1473756545, 9781473756540
Authors:
Reference: null
Year:
Title: [1] Field, A. (2024). Discovering Statistics Using IBM SPSS Statistics, 6th ed., SAGE, 2024. ISBN: 9781526445780
[2] Dwyer, L., Gill, A., Seetaram, N. (2012), Handbook of Research Methods in Tourism, Edward Elgar. ISBN: 978 1 78195 595 6. eBook for individuals 978 1 78100 129 5
Authors:
Reference: null
Year:
Marketing Estratégico em Hotelaria e Turismo
OA1-compreender as relações entre os setores de turismo e hotelaria a nível mundial
OA2-conhecer as características dos serviços que afetam o marketing de produtos de hotelaria ou turismo
OA3-analisar a importância dos elementos do meio envolvente macro e micro da empresa, sustentabilidade e aspetos éticos
OA4-conhecer o processo de estudos de mercado e aspetos éticos
OA5-compreender as principais características que influenciam o comportamento dos consumidores
OA6- conhecer os principais passos na conceção duma estratégia centrada no cliente, segmentação de mercados, escolha de segmentos alvo, posicionamento e sustentabilidade
OA7-compreender o processo de desenvolvimento de produtos novos
OA8-conhecer os fatores internos e externos que afetam as decisões de preço
OA9-conhecer os diferentes intermediários existentes no sector turístico
OA10-compreender o processo de comunicação de marketing (incluindo VR, AR, AI) e o papel da publicidade no mix promocional
CP1.Introdução ao Marketing em Hotelaria e Turismo
CP2.Caracteristicas do Serviço em Turismo
CP3.O Meio Envolvente de Marketing, Sustentabilidade e aspetos éticos
CP4.Estudos de Mercado e aspetos éticos
CP5.Mercados de Consumidores e Comportamento de Compra
CP6.Segmentação, Targeting, Posicionamento e Sustentabilidade
CP7.Conceção e Gestão de Produtos Turísticos
CP8.Políticas de Preços para Produtos Turísticos
CP9.Canais de Distribuição
CP10.Comunicação de Produtos Turísticos (incluindo VR, AR, AI)
Avaliação ao longo do semestre, assiduidade mínima de 2/3 - a) teste individual, ponderação 50%, nota mínima 7,5; b) case-studies e analise de papers - nota mínima 7,5: 15%. c)Projeto de grupo - nota mínima 7,5:35%. Aprovação na UC: nota final mínima de 9,5. Alunos que optem por exame, ponderação 100%, nota mínima de 9,5. Época de Recurso: alunos que reprovarem na avaliação ao longo do semestre, ou alunos que pretendem melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota mínima de 9,5.
BibliografiaTitle: -Kotler, P., Bowen, J.T., & Baloglu, S. (2021). Marketing for Hospitality and Tourism (8 edition). Pearson.
-Loureiro, S.M.C. (2020). Virtual reality, augmented reality and tourism experience. In Saurabh Kumar Dixit (ed.), The Routledge Handbook of Tourism Experience Management and Marketing, chapter 38 (pp. 439-452). Routledge.
-Han, H., Kim, S. (Sam), Hailu, T. B., Al-Ansi, A., Loureiro, S., & Kim, J. J. (2024). Determinants of ChatGPT adoption and their configurational influence in the hospitality and tourism sector: A cumulative prospect theory. International Journal of Contemporary Hospitality Management, doi: 10.1108/IJCHM-07-2023-1072
-Raouf, R. et al.(2023). Customer Engagement in Tourism and Hospitality Research. In R. Raouf and H. Ramkisson (Eds). Handbook of Customer engagement in Tourism Marketing. Edward Elgar.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: -Loureiro, S.M.C., Roschk, H., Ali, F., & Friedmann, E. (2021). Cognitive Image, Mental Imagery, and Responses (CI-MI-R): Mediation and Moderation Effects. Journal of Travel Research, 61(4), 903-92. doi:10.1177/00472875211004768
-Jimenez-Barreto, J., Loureiro, S., Braun, E., Sthapit, E. & Zenker, S. (2021). Use Numbers not Words! Communicating Hotels? Cleaning Programs for COVID-19 from the Brand Perspective. International Journal of Hospitality Management, 94, 102872 doi: 10.1016/j.ijhm.2021.102872
-Loureiro, S.M.C., Guerreiro, J., & Han, H. (2021). Past, present, and future of pro-environmental behavior in tourism and hospitality: A text-mining approach. Journal of Sustainable Tourism, 30(1), 258-278. doi: 10.1080/09669582.2021.1875477
-Bee-Lia Chua, B.-L., Al-Ansi, A., Han, H., Loureiro, S.M.C. Guerreiro, J. (2021). An Examination of the Influence of Emotional Solidarity on Value Co-Creation with International Muslim Travelers, Journal of Travel Research, 61(7), 1573-1598. doi:10.1177/00472875211033357
-Loureiro, S.M.C., Guerreiro, J., & Ali, F. (2020). 20 years of research on virtual reality and augmented reality in tourism context: A text-mining approach. Tourism Management, 77 104028. doi: 10.1016/j.tourman.2019.104028
-McCarthy, B. (2016). Building Place Brands: There's Nothing Like Australia. SAGE-case study.
- Hudson, S., & Hudson, L. (2017). Marketing in action - Hamilton island Best Job in the World campaign. In M. Waters (Ed.), Marketing for tourism, hospitality & events: A global & digital approach (pp. 85-88). SAGE Publications.
-McCarthy, B. (2016). Kerry GeoPark: Can European GeoPark Certification Create Competitive Advantage for a Tourist Destination?. SAGE-case study.
- Hudson, S., & Hudson, L. (2017). Marketing in action: Hotels responding to 'bleisure' trend. In M. Waters (Ed.), Marketing for tourism, hospitality & events: A global & digital approach (pp. 56-58). SAGE Publications.
-Loureiro, S.M.C., Sarmento, E.M., & Rosário, J.F. (2019). Overview of underpinnings of tourism impacts: the case of Lisbon destination. In R. Nunkoo and D. Gursoy (eds.). The Routledge Handbook of Tourism Impacts: Theoretical and Applied Perspectives (Chapter 3). Routledge.
Raouf, R., Hollebeek, L., Loureiro, S.M.C., Khan, I., & Hasan, R, Raouf, R., Hollebeek, L., Loureiro, S.M.C., Khan, I., & --Hasan, R. (2023). Exploring Tourists’ Virtual Reality-Based Brand Engagement: A Uses-and-Gratifications Perspective. Journal of Travel Research Research https://doi.org/10.1177/00472875231166598, 2023, Exploring Tourists’ Virtual Reality-Based Brand Engagement: A Uses-and-Gratifications Perspective. Journal of Travel Research https://doi.org/10.1177/00472875231166598
Rosado-Pinto, F., & Loureiro, S.M.C. (2023). What an amazing experience! The role of authenticity and engagement in upscale hotelsInternational Journal of Hospitality Management, 114, 103573.
Authors:
Reference: null
Year:
Trabalho de Projecto em Gestão de Hotelaria e Turismo
1.Diagnosticar envolvente organizacional interna e externa que enquadre uma intervenção de gestão em hotelaria e turismo;
2.Conduzir uma revisão de literatura que suporte a elaboração de um projecto aplicado;
3.Definir as fases de um projecto de intervenção;
4.Definir as forma de acompanhamento e avaliação de projectos após a sua implementação;
1. Diagnóstico sumário da organização
2. Diagnóstico específico da envolvente e de um problema organizacional
3. Revisão de literatura aplicada
4. Análise de custos/benefícios do projeto para as organizações
5. Definição de projecto de intervenção, ou síntese de caso e possíveis formas de resolução
6. Avaliação de impactos possíveis e formas de controlo de resultados
- Apresentação escrita de um projecto
- Apresentação oral da síntese do projecto e posterior discussão pública perante um júri
Title: -Teare, Richard, Debra Adams, Sally Messenger (1992) Managing Projects in Hospitality Organizations. Thomson Learning.
-Meredith, J. R. & Mantel, S. J. (2006). Project Management: A managerial approach. New Jersey: John Wiley
-Kerkner, H. (2006). Project Management: A systems approach to planning, schedulling, and controlling. New Jersey: John Wiley
-Baker, Kevin (2000) Project Evaluation and Feasibility Analysis for Hospitality Operations. Hospitality Press.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: -Pidd, M.. (2003). Tools for thinking: Modelling in Management Science. West Sussex: Wiley
-Pinto, J. K. (1998). Project Management Handbook. San Francisco: Jossey-Bass.
-Phillips, J. J., Bothell, T. W. & Snead, G. L. (2002). The project management scorecard: Measuring the success of project management solutions. Wolburn: Butterworth Heinemann.
-Kilmann, R. H et al (1994). Producing useful knowledge for organizations. San Francisco: Jossey-Bass.
-Burton, C. & Michael, N.. (1993). A pratical guide to project management. London: Kogan Page.
Authors:
Reference: null
Year:
Dissertação em Gestão de Hotelaria e Turismo
1.Definir um problema científico e a sua pertinência
2.Definir objectivos de investigação e possíveis hipóteses de investigação
3.Conduzir uma revisão de literatura que suporte ao problema definido na dissertação ;
4.Aplicar metodologias adequadas à recolha e análise de dados;
5.Refletir de forma crítica sustentada no enquadramento teórico e resultados empíricos;
1. Escrita de introdução e abstract
2. Definição de um problema de investigação
3. Definição de objectivos de pesquisa
4. Revisão de literatura
5. Definição de hipóteses
6. Técnicas de recolha de dados
7. Técnicas de análise de dados
8. Escrita de conclusões e definição de possibilidades de pesquisa futura
- Apresentação escrita da dissertação
- Apresentação oral da síntese da dissertação e posterior discussão pública perante um júri
Title: Altinay, L., Paraskevas, A. & Ali, F. (2024). Planning Research in Hospitality and Tourism. Routledge
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Gursoy, D., Li, Y., & Song, H. (2023). ChatGPT and the hospitality and tourism industry: an overview of current trends and future research directions. Journal of Hospitality Marketing & Management, 32(5), 579-592.
Kim, J., Kim, S., Jhang, J., Kwon, Y., & Baah, N. G. (2023). Experimental design studies in hospitality and tourism research: constructive recommendations. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 35(10), 3570-3591.
Agapito, D., & Sigala, M. (2024). Experience management in hospitality and tourism: reflections and implications for future research. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 36(13), 57-76.
Authors:
Reference: null
Year:
Objetivos
To improve knowledge of the core topics in management sciences applied to hospitality and tourism
To develop expertise in cross-cutting themes, in the interests and professional expectations of students, which contribute to the development of an applied research project
To provide students with methods, procedures and investigation techniques that enable them to develop their research project with a high degree of autonomy
Learning Goals and their implementation
In this Iscte Business School study cycle the following competencies ought to develop:
1. To communicate effectively in written form;
2. To communicate effectively in oral form;
3. To develop critical thinking skills;
4. To understand the roles of general and strategic management in companies;
5. To understand the key role of HRM towards the valorization of people as key players in organizations.
Implementation and measurement of the degree of accomplishment of teaching/apprenticeship levels (AL):
OA 1: Elaboration of individual and group works, as well as the resolution of mid-term tests and final evaluation exams;
OA 2: Oral presentations and thematic debates in the classroom;
OA 3: Production and presentation of critical analyses of articles and topics found in books;
OA 4: Individual and group work focused on general management and entrepreneurial strategy topics;
OA 5: Case studies, role-playing, and tests adjusted to each CU.
Note: Complementary information can be found in each CU's CUF.
Acreditações