Licenciatura

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 Anos
13 fev 2015
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 1030/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração
Leccionado em Português

A Licenciatura em Finanças e Contabilidade assegura uma sólida formação global em Gestão, fornece um nível de especialização avançado nas áreas da contabilidade e auditoria, bem como da gestão financeira das empresas e dos mercados financeiros e coloca os seus recém-licenciados numa posição muito privilegiada no acesso a um vasto leque de atividades e funções profissionais ligadas à gestão empresarial que, tradicionalmente, constituem um alvo preferencial das ofertas de trabalho. Esta licenciatura permite a opção, no terceiro ano, por duas especializações – Finanças ou Contabilidade, proporcionando capacidades específicas em meio empresarial para cada um destes domínios..

Mensagem do(s) diretor(es)

As práticas pedagógicas são desenhadas para desenvolver competências pessoais e transversais que prepararam os futuros licenciados para uma plena integração no mercado de trabalho. É dada particular atenção às capacidades de desenvolver projetos em Finanças com uma abordagem integrada à criação de novas empresas, enquanto que o projeto em Contabilidade decorre em ambiente empresarial, permitindo a dispensa do estágio para acesso à Ordem dos Contabilistas Certificados.

Entrou em vigor em Portugal o Estatuto do Estudante Internacional para o ensino superior (Decreto de Lei n.º 36/2014). Este Estatuto concede aos estudantes estrangeiros (não pertencentes à União Europeia nem aos países lusófonos) um número específico de vagas e de condições de acesso. A introdução deste Estatuto irá possibilitar, por exemplo, a candidatura direta à Licenciatura em Finanças e Contabilidade, que é somente lecionada em língua portuguesa. Os requisitos de candidatura irão ser anunciados assim que este estatuto for legislado.

Especialização em Capital Markets and Securities Operations (Parceria com BNP Paribas)

A partir do ano letivo 2020/21, os alunos finalistas das licenciaturas em Gestão, Economia e Finanças e Contabilidade da Iscte Business School poderão especializar-se em Capital Markets and Securities Operations. Esta nova especialização, que funciona em parceria com o BNP Paribas, pressupõe o aproveitamento positivo em três unidades curriculares (Operações em Mercados Financeiros, Investimentos e Gestão de Ativos) e, ao completá-la, os alunos que se candidatem ao BNP Paribas serão admitidos num processo de recrutamento simplificado, sem necessidade de realizar os habituais testes de pré-seleção aplicados a todos os candidatos.

Ambiente de Proximidade Docente Aluno

Ambiente de grande proximidade entre os alunos e os docentes. Existe um horário semanal de atendimento aos alunos, disponibilizando o contacto permanente via e-mail e mantendo um estreito contacto com os antigos alunos ao longo da vida profissional;

Com exceção de algumas disciplinas do primeiro ano, todas as turmas estão organizadas em aulas teórico-práticas, aumentando o contacto de cada professor com os seus alunos e assegurando que cada turma tenha um número de alunos que favoreça uma melhor aprendizagem das matérias.

Workshops e Formações Temáticas

Alguns workshops e formações temáticas são também disponibilizados ao longo do ano letivo, tais como Workshop de CV e Carta de Apresentação, Workshop de Entrevista, Testes Psicotécnicos, Dinâmicas de Grupo e Coaching de CV, sendo os alunos informados das datas das mesmas.

Informações Gerais

Duração
3 anos
Língua
Português
ECTS
180
Vagas
92
Horário
Diurno
Provas de ingresso
Concurso Nacional de Acesso: Matemática A (Código 19), ou; Matemática A (Código 19), e Economia (Código 04), ou; Matemática A (Código 19), e Geografia (Código 09)
Nota do último colocado *
156.00
1.ºAno 697.00
2.ºAno 697.00
3.ºAno 697.00
1.ºAno 7000.00
2.ºAno 7000.00
3.ºAno 7000.00
* Informação para o ano letivo de 2019/2020
** Informação para o ano letivo de 2020/2021