Notícias

Internacional • 20 jan 2023
Iscte Business School integra o grupo de PRME Champions, um programa de sustentabilidade ligado às Nações Unidas

A escola de gestão do Iscte está entre as duas instituições portuguesas escolhidas para o mais recente ciclo de PRME Champions, programa ligado às Nações Unidas dedicado à integração da responsabilidade e sustentabilidade nas Escolas de Gestão. “Estamos desejosos em partilhar o nosso know-how com o grupo de PRME Champions, bem como aprender com as restantes instituições para demonstrarmos e potenciarmos o impacto do trabalho da IBS nesta área”, afirma Maria João Cortinhal, diretora da Iscte Business School.



PRME


A Iscte Business School (IBS) é uma das Escolas de Gestão portuguesas escolhidas para integrar o novo ciclo de PRME Champions em 2023, programa das Nações Unidas que promove a liderança responsável, a partilha de conhecimentos e os seis princípios do Principles for Responsible Management Education (PRME). Através de workshops e formações, o PRME tem como objetivo promover a sustentabilidade nas escolas de gestão e capacitar futuros líderes com as competências necessárias para equilibrar metas económicas e de sustentabilidade, nomeadamente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

 

“Comprometemo-nos com os seis princípios da iniciativa PRME e em ter um papel de transformação ativa na integração dos ODS na nossa oferta formativa, nos projetos de investigação e nas parcerias com as empresas”, afirma Maria João Cortinhal, diretora da Escola. “Estamos desejosos em partilhar o nosso know-how com o grupo de PRME Champions, bem como aprender com as restantes instituições para demonstrarmos o impacto do trabalho da IBS na área da sustentabilidade, disseminando e incentivando as boas práticas junto dos nossos stakeholders”, acrescenta.

 

O PRME trabalha em colaboração com o United Nations Global Compact (UN Global Compact) – iniciativa especial da ONU dedicada à sustentabilidade – e atua com base em seis princípios: propósito; valores; método; investigação; parceria e diálogo. O ciclo de 2023 será dedicado à liderança consciente e ativa, à partilha de conhecimento e à aprendizagem entre pares, com vista a promover o impacto concreto das metas de sustentabilidade das instituições de ensino.

O programa deste ano é, ainda, marcado pelo compromisso com o “The Impactful (i5) Projet”, projeto de partilha de conhecimentos que pretende inspirar a criatividade e autenticidade no desenvolvimento de disciplinas de gestão empresarial. A iniciativa – criada em parceria com a The LEGO Foundation – incentiva, através de workshops, uma aprendizagem lúdica e o desenvolvimento de soft-skills em contexto empresarial. A Iscte Business Scholl participa também neste projeto de variadas formas, incluindo em representação do PRME Chapter Iberia como membro do PRME (i5) Expert Pedagogy Group.

PRME Champions

 

Criado em 2007 por seis deans, presidentes e representantes de business schools e instituições académicas, o PRME promove atividades educativas para combater barreiras à execução de princípios ligados à sustentabilidade. Com mais de 800 subscritores em todo o mundo, o PRME tornou-se a maior organização que relaciona as Nações Unidas e as instituições de ensino superior da área da gestão.

 

O ciclo de 2023 conta com 47 universidades provenientes de 24 países, incluindo duas instituições portuguesas: a Iscte Business School e a Nova SBE.