O Conselho Consultivo da Iscte Business School tem como objetivo prestar aconselhamento estratégico à Escola, reunindo as perspetivas e conhecimentos dos seus onze membros, que detêm uma vasta experiência em diferentes setores e instituições.
Ao fomentar uma melhor compreensão do contexto atual, identificar oportunidades e fornecer recomendações, o Conselho Consultivo contribui de forma significativa para concretizar a visão da Iscte Business School.
Abaixo, poderá encontrar mais informações acerca dos membros do Conselho Consultivo da Iscte Business School.
Autora, Oradora, Coach e Consultora na “Coffee Lunch Coffee”
Alana Muller exerce funções como coach de networking, consultora, facilitadora de workshops e oradora. É também autora do livro Coffee Lunch Coffee: A Practical Field Guide for Master Networking, escrevendo regularmente para o blog CoffeeLunchCoffee.com.
Professor Catedrático na William Jewell College
Allan Katz foi comissário da cidade de Tallahassee e embaixador dos Estados Unidos em Portugal. É também fundador da American Public Square e administrador não executivo da EDP Renováveis desde 2015.
Atualmente, é Professor Catedrático no Departamento de Ciência Política da William Jewell College.
Diretora Municipal de Economia e Inovação na Câmara Municipal de Lisboa
Ana Margarida Figueiredo é responsável pelas áreas de atração e promoção de investimento, empreendedorismo, inovação, clusters estratégicos, emprego e empregabilidade na Câmara Municipal de Lisboa. Desempenha um papel crucial no desenvolvimento económico da cidade, com forte foco na inovação, empreendedorismo e na criação de um ecossistema propício para startups e empresas tecnológicas.
Com uma significativa trajetória no setor público, onde se destacam as suas contribuições para a transformação de Lisboa num dos centros urbanos mais competitivos e inovadores da Europa, Ana Margarida Figueiredo lidera iniciativas que promovem a capacitação profissional e a adequação das aptidões da força de trabalho às necessidades do mercado, com destaque para projetos que visam reduzir a disparidade entre a oferta e a procura de empregos através de ferramentas de mapeamento de competências.
Ingressou no Grupo BNP Paribas em 1996, ocupando diversos cargos de gestão em Paris, Bruxelas e Londres. Atualmente, é Presidente Executivo do BNP Paribas Portugal e responsável pela CIB Portugal Solutions, em Lisboa. Procura apoiar as pessoas talentosas que ajudam o BNP Paribas a transformar as suas atividades num mundo em constante mudança.
Gabriela é Membro do Conselho de Supervisores da ESMA desde 2016, Presidente do Comité Permanente de Gestão de Investimentos da ESMA desde janeiro de 2019 e ex-membro do seu Conselho de Administração (2016-2020). É também Membro do Conselho da IOSCO, Observadora no Conselho de Monitoramento da Fundação IFRS, Vice-Presidente do Comité de Governança Corporativa desde 2017 e Co-Presidente do MENA / OECD Working Group on Corporate Governance. Em fevereiro de 2021 foi eleita Presidente do Conselho Geral da Universidade de Coimbra.
Presidente da Fundação Santander Portugal | Responsável pela área de ESG do Santander Group na Europa
Com uma carreira com mais de 25 anos no grupo Santander, Inês Oom de Sousa é uma executiva de destaque reconhecida pela sua liderança em sustentabilidade e no setor bancário. Atualmente, é a presidente da Fundação Santander Portugal e responsável pela área de ESG (Ambiental, Social e Governança) do Santander Group na Europa.
Ocupou várias posições de destaque dentro do banco Santander, incluindo a participação no Comité Executivo de 2016 a 2021. Ao longo da sua carreira, desempenhou diversas funções que abrangeram diferentes áreas, como Produtos e Serviços para Indivíduos e Empresas, Marketing, Banca Diária, Serviços Multicanal e Iniciativas de Banca Responsável.
As suas contribuições para a sustentabilidade corporativa são amplamente reconhecidas, tendo sido incluída na lista dos 100 melhores Diretores de Sustentabilidade da Europa – CSO Awards.
Sob a sua liderança, o Santander Portugal foi nomeado o Banco Mais Responsável de Portugal, em 2021, destacando-se o seu compromisso com a sustentabilidade e responsabilidade social.
Fundador e Chairman da Science4You
Empresário português, Miguel Pina Martins fundou a Science4You, uma empresa especializada na produção de brinquedos educativos, com apenas 22 anos e 1.125 €. Rapidamente, a empresa destacou-se por promover brinquedos que combinam a diversão com a ciência, incentivando a aprendizagem de forma lúdica. Desde então, a Science4you tornou-se uma das marcas mais importantes no mercado de brinquedos educativos, vendendo mais de 20M € para mais de 62 países.
Ao longo dos anos, Miguel Pina Martins foi reconhecido por várias entidades pelo seu espírito empreendedor e inovação. A Science4You expandiu sua presença em diversos mercados internacionais e tornou-se uma das maiores fabricantes de brinquedos educativos da Europa.
Fundadora e CEO da Sair da Casca | Fellow AdR Fellowship for Social Entrepreneurship
Nathalie criou o seu primeiro “empreendimento” social aos 12 anos para organizar atividades desportivas para as crianças do bairro onde vivia. Fundou a Sair da Casca há 25 anos, a primeira empresa de consultoria focada na responsabilidade social e na inovação. Como voluntária, Nathalie é Secretária Geral do Conselho Económico Francês em Portugal, AdR Fellow, Membro do Conselho de Administração do GRACE Portugal e Mentora de vários empreendedores sociais em França e Portugal.
Diretor da Grossman School of Business, University of Vermont
Sanjay Sharma é Diretor da Grossman School of Business da University of Vermont (UVM) desde 2011. Antes de exercer funções na UVM, foi Diretor da John Molson School of Business em Montreal, Canadá, e presidente do instituto de investigação em sustentabilidade organizacional do Canadá. Pioneiro na investigação em sustentabilidade corporativa, publicou 9 livros e mais de 100 artigos em jornais académicos de renome, tendo recebido em 2017 o prémio “Distinguished Scholar Lifetime Award” da Academy of Management. Adicionalmente, tem participado na gestão de várias organizações, como a Global Responsible Leadership Initiative (GRLI), Family Firm Institute (FFI), University of Sharjah College of Business, International Academy of Management, entre outras. Antes de seguir um percurso académico, foi gestor e CEO de empresas multinacionais durante 16 anos.
Vice-Reitor da Escola de Economia e Gestão de Tongji
O Professor Song Chen é vice-reitor da Escola de Economia e Gestão (SEM) da Universidade Tongji em Xangai. Possui um doutoramento da Tsinghua University e os seus interesses de investigação estão focados em Gestão de Inovação Tecnológica e Avaliação Económica da Tecnologia. Exerce também funções como docente na Escola de Economia e Gestão da Universidade de Tongji desde 2002, tendo sido no passado gestor da Chongqing Consul Project Management Co.
Professor de Estratégia, Globalização e Sociedade da HEC Lausanne, Universidade de Lausanne | ex-Presidente da Federação Internacional de Associações Académicas de Gestão (IFSAM)
Xavier Castañer (doutorado pela Universidade do Minnesota) é docente de estratégia na HEC Lausanne, Universidade de Lausanne. Os seus atuais interesses de ensino e investigação focam-se na gestão corporativa, estratégia e desenvolvimento, em particular alianças e aquisições, assim como na inovação organizacional.
Anteriormente, lecionou em universidades como a ESADE, HEC Paris, Universidade de Genebra, London Business School, Technion e na Universita Cattolica de il Sacro Cuore.