Introdução

O Conselho Consultivo da Iscte Business School tem como objetivo prestar aconselhamento estratégico à Escola, reunindo as perspetivas e conhecimentos dos seus onze membros, que detêm uma vasta experiência em diferentes setores e instituições.

Ao fomentar uma melhor compreensão do contexto atual, identificar oportunidades e fornecer recomendações, o Conselho Consultivo contribui de forma significativa para concretizar a visão da Iscte Business School.


Abaixo, poderá encontrar mais informações acerca dos membros do Conselho Consultivo da Iscte Business School.


Alana Muller
am


Autora, Oradora, Coach e Consultora na “Coffee Lunch Coffee”


Alana Muller exerce funções como coach de networking, consultora, facilitadora de workshops e oradora. É também autora do livro Coffee Lunch Coffee: A Practical Field Guide for Master Networking, escrevendo regularmente para o blog CoffeeLunchCoffee.com.


Allan Katz
ak


Professor Catedrático na William Jewell College


Allan Katz foi comissário da cidade de Tallahassee e embaixador dos Estados Unidos em Portugal. É também fundador da American Public Square e administrador não executivo da EDP Renováveis desde 2015.

Atualmente, é Professor Catedrático no Departamento de Ciência Política da William Jewell College.




Fabrice Segui
fs
Presidente Executivo do BNP Paribas em Portugal


Ingressou no Grupo BNP Paribas em 1996, ocupando diversos cargos de gestão em Paris, Bruxelas e Londres. Atualmente, é Presidente Executivo do BNP Paribas Portugal e responsável pela CIB Portugal Solutions, em Lisboa. Procura apoiar as pessoas talentosas que ajudam o BNP Paribas a transformar as suas atividades num mundo em constante mudança.




Gabriela Figueiredo Dias
gfd
Presidente do IESBA (International Ethics Standards Board for Accountants)
Gabriela Figueiredo Dias é  Presidente do IESBA (International Ethics Standards Board for Accountants), e Presidente cessante do Conselho de Administração da CMVM, desde dezembro de 2021. Possui um Mestrado em Direito pela Universidade de Coimbra e exerceu funções como assessora jurídica e consultora no setor privado por mais de duas décadas, tendo ingressado na CMVM em 2007. É também membro do Conselho Nacional de Reguladores Financeiros. Em 2015, assumiu as funções de Vice-Presidente da CMVM.

Gabriela é Membro do Conselho de Supervisores da ESMA desde 2016, Presidente do Comité Permanente de Gestão de Investimentos da ESMA desde janeiro de 2019 e ex-membro do seu Conselho de Administração (2016-2020). É também Membro do Conselho da IOSCO, Observadora no Conselho de Monitoramento da Fundação IFRS, Vice-Presidente do Comité de Governança Corporativa desde 2017 e Co-Presidente do MENA / OECD Working Group on Corporate Governance. Em fevereiro de 2021 foi eleita Presidente do Conselho Geral da Universidade de Coimbra.




Miguel Pina Martins
mpm


Fundador e CEO da Science4You



CEO da empresa Science4you, Miguel Pina Martins fundou a empresa com apenas 22 anos e 1125 €. Desde então, a Science4you tornou-se uma das mais importantes marcas no mercado de brinquedos educativos, vendendo mais de 20M € para mais de 62 países.




Nathalie Ballan
nb


Fundadora e CEO da Sair da Casca | Fellow AdR Fellowship for Social Entrepreneurship


Nathalie criou o seu primeiro “empreendimento” social aos 12 anos para organizar atividades desportivas para as crianças do bairro onde vivia. Fundou a Sair da Casca há 25 anos, a primeira empresa de consultoria focada na responsabilidade social e na inovação. Como voluntária, Nathalie é Secretária Geral do Conselho Económico Francês em Portugal, AdR Fellow, Membro do Conselho de Administração do GRACE Portugal e Mentora de vários empreendedores sociais em França e Portugal.




Sanjay Sharma
s


Diretor da Grossman School of Business, University of Vermont

 

Sanjay Sharma é Diretor da Grossman School of Business da University of Vermont (UVM) desde 2011. Antes de exercer funções na UVM, foi Diretor da John Molson School of Business em Montreal, Canadá, e presidente do instituto de investigação em sustentabilidade organizacional do Canadá. Pioneiro na investigação em sustentabilidade corporativa, publicou 9 livros e mais de 100 artigos em jornais académicos de renome, tendo recebido em 2017 o prémio “Distinguished Scholar Lifetime Award” da Academy of Management.  Adicionalmente, tem participado na gestão de várias organizações, como a Global Responsible Leadership Initiative (GRLI), Family Firm Institute (FFI), University of Sharjah College of Business, International Academy of Management, entre outras. Antes de seguir um percurso académico, foi gestor e CEO de empresas multinacionais durante 16 anos.




Song Chen
sc


Vice-Reitor da Escola de Economia e Gestão de Tongji

 

O Professor Song Chen é vice-reitor da Escola de Economia e Gestão (SEM) da Universidade Tongji em Xangai. Possui um doutoramento da Tsinghua University e os seus interesses de investigação estão focados em Gestão de Inovação Tecnológica e Avaliação Económica da Tecnologia. Exerce também funções como docente na Escola de Economia e Gestão da Universidade de Tongji desde 2002, tendo sido no passado gestor da Chongqing Consul Project Management Co.




Xavier Castañer
x


Professor de Estratégia, Globalização e Sociedade da HEC Lausanne, Universidade de Lausanne | ex-Presidente da Federação Internacional de Associações Académicas de Gestão (IFSAM)



Xavier Castañer (doutorado pela Universidade do Minnesota) é docente de estratégia na HEC Lausanne, Universidade de Lausanne. Os seus atuais interesses de ensino e investigação focam-se na gestão corporativa, estratégia e desenvolvimento, em particular alianças e aquisições, assim como na inovação organizacional.

Anteriormente, lecionou em universidades como a ESADE, HEC Paris, Universidade de Genebra, London Business School, Technion e na Universita Cattolica de il Sacro Cuore.




Inês Oom de Sousa
Ines Oom Sousa


Presidente da Fundação Santander Portugal | Responsável pela área de ESG do Santander Group na Europa


Com uma carreira com mais de 25 anos no grupo Santander, Inês Oom de Sousa é uma executiva de destaque reconhecida pela sua liderança em sustentabilidade e no setor bancário. Atualmente, é a presidente da Fundação Santander Portugal e responsável pela área de ESG (Ambiental, Social e Governança) do Santander Group na Europa.

Ocupou várias posições de destaque dentro do banco Santander, incluindo a participação no Comité Executivo de 2016 a 2021. Ao longo da sua carreira, desempenhou diversas funções que abrangeram diferentes áreas, como Produtos e Serviços para Indivíduos e Empresas, Marketing, Banca Diária, Serviços Multicanal e Iniciativas de Banca Responsável.

As suas contribuições para a sustentabilidade corporativa são amplamente reconhecidas, tendo sido incluída na lista dos 100 melhores Diretores de Sustentabilidade da Europa – CSO Awards.

Sob a sua liderança, o Santander Portugal foi nomeado o Banco Mais Responsável de Portugal, em 2021, destacando-se o seu compromisso com a sustentabilidade e responsabilidade social.


PERFIL



More Information

gfd mpm