Engagement & Impact
A sustentabilidade é um valor fundamental para a Iscte Business School, norteando a sua estratégia e relacionamento com parceiros institucionais. Neste sentido, em concordância com a Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Iscte Business School considera essenciais os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), num cenário de erradicação da pobreza, da proteção do ambiente e da promoção da prosperidade e do bem-estar de todos até 2030.
A gestão sustentável e responsável inspira as actividades diárias da escola. A escola entende que é seu dever contribuir para a concretização da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e educar, envolver e desenvolver uma consciência responsável que deixe um melhor legado para as próximas gerações.
Com o objetivo de promover a integração de conteúdos de sustentabilidade em unidades curriculares nos três ciclos de estudo é disponibilizada no sistema Fénix do Iscte a possibilidade de associação da Unidade Curricular aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Poderá encontrar mais informações aqui!
Impacto intelectual:
- Promover a investigação e a divulgação com impacto:
Para além da ênfase da Escola nas publicações em revistas de topo, a Escola envidará esforços para colmatar a lacuna entre a produção de investigação e o impacto da investigação. Assim, a Escola dará também maior ênfase aos benefícios sociais da investigação, mais precisamente aos benefícios que a investigação traz para a economia, o bem-estar individual e comunitário e o ambiente.
Impacto educativo:
- Permitir uma educação inovadora e empenhada:
Impacto no ecossistema comunitário:
- Promover a responsabilidade global entre a comunidade de partes interessadas da Escola:
Enquanto membro dos Principles for Responsible Management Education (PRME), bem como da Globally Responsible Leadership Initiative (GRLI) e da Global Business School Network (GBSN), a Escola está empenhada em contribuir para a sua comunidade de partes interessadas, que inclui partes interessadas internas e externas, de uma forma responsável. Tendo em conta que os desafios societais exigem, mais do que nunca, acções de transformação a nível individual, colectivo e sistémico, a Escola reconhece a necessidade crescente de implementar uma abordagem sistemática para envolver a sua comunidade em actividades que apoiem as acções de transformação necessárias.
- Facilitar a aprendizagem ao longo da vida:
Num mundo em constante evolução, os percursos educativos e profissionais são vagos, o que exige uma aprendizagem contínua e ao longo da vida. Estando comprometida com as pessoas, as organizações e a sociedade em geral, a Escola reconhece o seu papel na ajuda às pessoas para que atinjam os seus objectivos pessoais e profissionais.
- Reforçar o empenhamento internacional da Escola:
Num mundo em constante mudança e globalizado, a internacionalização desempenha um papel crucial no desenvolvimento estratégico da Escola. Em consonância com a sua missão, a Escola está empenhada não só em formar cidadãos bem preparados, prontos a abraçar ambientes multiculturais, mas também em impulsionar actividades de investigação internacionais. Nos próximos anos, a escola procurará também posicionar-se como uma escola de gestão com tripla acreditação.
- Teaching
- Research
- Campus Operations
- Outreach
- Partnerships and community engagement Cross sector dialogue
Política de Sustentabilidade do Iscte
No âmbito da missão definida no Sistema Integrado de Garantia da Qualidade (SIGQ), no contexto das actividades de ensino e aprendizagem, de investigação e de interacção com a sociedade do Iscte, e no respeito pelos limites e oportunidades intrínsecos aos ecossistemas naturais e humanos:
Se envolver, de forma inclusiva e participativa, a comunidade do Iscte e outras partes interessadas na definição, implementação e avaliação de acções conducentes à melhoria do seu desempenho nas diferentes dimensões da Sustentabilidade;
Criar, transmitir e partilhar conhecimento científico relacionado com a Sustentabilidade nos domínios científicos da Gestão, Finanças, Contabilidade, Economia, Métodos Quantitativos, Antropologia, Psicologia Social, Sociologia, História, Ciência Política e Políticas Públicas, Tecnologias de Informação e Arquitectura, formando profissionais altamente qualificados com competências para compreender as suas responsabilidades e criar oportunidades de melhoria, potenciando impactes positivos no ambiente, na sociedade e na economia;
Integrar a Protecção do Ambiente
Integrar a protecção do ambiente e o respeito pelos princípios da responsabilidade social no planeamento estratégico e nos planos anuais de actividades, assumindo uma conduta ética e transparente no cumprimento da missão institucional numa perspectiva local e global;
Aprimorar o seu Impacto Ambiental,
Aprimorar o seu impacto ambiental, ajustando os processos de apoio e as operações do campus, para reduzir o uso de recursos e a produção de resíduos e emissões, prevenindo a poluição e melhorando a qualidade de vida no campus;
Gerir aspectos de responsabilidade social e impactos associados, empreendendo acções de controlo ou influência;
Atender e respeitar os requisitos legais aplicáveis, bem como requisitos adicionais que decidamos subscrever ou implementar, nas diferentes dimensões da Sustentabilidade;
Avaliar e melhorar continuamente o desempenho do Iscte, através da monitorização de indicadores mensuráveis e da realização de auditorias regulares;
Melhorar continuamente o SIGQ (qualidade, ambiente e responsabilidade social) para melhorar o desempenho.
Governação para a Sustentabilidade
O modelo de governação para a sustentabilidade do Sistema Integrado de Garantia da Qualidade reporta ao Vice-Reitor para os Sistemas de Informação e Qualidade. Está organizado em torno de quatro áreas-chave: Ensino, Investigação, Campus e Interacção com a Sociedade.
Existem três grupos de trabalho dedicados às dimensões: Pessoas, Planeta e Prosperidade. Estes grupos de trabalho incluem professores, funcionários, estudantes e antigos alunos interessados, bem como o Director e o Gestor de Sustentabilidade, que asseguram a coerência e a abordagem holística da sustentabilidade no Iscte. A ideia é ter grupos especializados em cada dimensão, responsáveis pelo desenvolvimento, monitorização e revisão do plano, entre outras tarefas.
Os grupos são também responsáveis pela implementação de normas que podem ser certificáveis, tais como
- certificação ISO 14001:2015 - Sistema de Gestão Ambiental coordenado pelo grupo de trabalho Planeta
- NP4469:2019 - Certificação de Responsabilidade Social, liderada pelo grupo de trabalho Pessoas.
Uma vez que estas duas dimensões estão mais consolidadas, o grupo de trabalho Prosperidade elaborou o seu próprio plano, totalmente alinhado com os ODS. Os três planos foram posteriormente integrados num único Plano de Sustentabilidade.
Certificações de Sustentabilidade
O Iscte possui um sistema de gestão integrado que compreende os Sistemas de Gestão da Qualidade (ISO 9001:2015), Gestão Ambiental (ISO 14001:2015) e Responsabilidade Social (NP 4469:2019).
Em 2018 a Escola foi reconhecida como a primeira Universidade Portuguesa com Certificação Ambiental. Após 10 anos do seu sistema de gestão da qualidade, o Iscte viu reconhecido o seu compromisso estratégico com a sustentabilidade ao ser considerada a primeira Universidade Portuguesa com Certificação Ambiental, segundo as normas ISO 14001:2015.
Em 2020, foi-lhe atribuída a certificação do sistema de gestão da Responsabilidade Social e da Qualidade e Ambiente. O Iscte reforçou o seu compromisso institucional com a sustentabilidade através de uma segunda certificação, agora para a dimensão do sistema de gestão da Responsabilidade Social, segundo a norma portuguesa NP 4469:2019. A certificação da Qualidade e Ambiente foi também renovada.
Em 2021, a Iscte renovou a certificação do Sistema de Gestão Ambiental de acordo com o referencial ISO 14001:2015 e manteve a certificação dos Sistemas de Gestão da Qualidade (ISO 9001:2015) e da Responsabilidade Social (NP 4469:2019).
Rating
Para além das acreditações e do ranking a nível universitário, a Business School em particular tem participado no Positive Impact Rating (PIR), que avalia o impacto social das instituições de ensino superior na área da sustentabilidade, tal como avaliado pelos seus alunos.
A Iscte Business School destacou-se na edição de 2021 do PIR. De acordo com os resultados apresentados, a escola atingiu o Nível 4 (em 5) do PIR, o que lhe garantiu a classificação de "Transforming School". Esta é uma distinção atribuída às universidades que têm uma cultura de impacto positivo incorporada na sua gestão e cultura e como modelo de boas práticas e envolvimento com a comunidade.
Ranking
Em 2020 e 2021, o Iscte foi classificado no THE University Impact Rankings, uma iniciativa pioneira da Times Higher Education, que visa captar novas perspetivas únicas sobre o trabalho das universidades em prol dos ODS das Nações Unidas.
Estes resultados reflectem o compromisso do Iscte com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e também o esforço contínuo da universidade na qualidade das actividades que desenvolve. Estas incluem um forte investimento nas suas políticas e acções de sustentabilidade.
Em 2020, o Iscte ficou no top 400 do ranking mundial, com 8 dos 9 ODS definidos nesta edição do ranking. Participaram mais de 768 instituições de 85 países. A maior distinção verifica-se nos ODS 1, 9, 11 e 12 garantindo um lugar no Top 200.
Em 2021, o Iscte ficou no top 300 do ranking mundial, com 8 dos 9 ODS definidos nesta edição do ranking. Participaram mais de 1118 instituições de 94 países. A maior distinção regista-se no indicador Consumo e Produção Responsáveis, no qual o Iscte ficou em 63º lugar, garantindo um lugar no Top 100. Por sua vez, a posição nos ODS 1, 5, 9, 11, 16 e 17 situou-se entre os lugares 101 e 200
No dia 12 de novembro de 2020, Dia Mundial da Qualidade, o Iscte publicou o seu primeiro relatório de sustentabilidade, que procura comunicar o desempenho da instituição nas suas diversas dimensões: Planeta (Ambiente), Pessoas (Social) e Prosperidade (Económica).
Iscte:
Iscte Business School:
PRME SIP - Sharing information on progress :
A Iscte Business School tem variadas associações com entidades nacionais e internacionais, que contribuem para uma Escola mais sustentável e preparada para lidar com desafios futuros!
Visualize aqui as parcerias internacionais da Iscte Business School no âmbito da sustentabilidade.
Principles for Responsible Management Education (PRME)
A Iscte Business School foi reconhecida como membro da PRME em Fevereiro de 2011, destacando-se como uma instituição dedicada à criação de líderes éticos, eficazes e holísticos para o século XXI. A Escola está empenhada na integração dos Princípios para a Educação em Gestão Responsável, liderando o caminho no desenvolvimento de novas formas de ensino e competências necessárias nos ambientes empresariais em constante evolução, cada vez mais complexos e globais do século XXI.
Os Principles for Responsible Management Education (PRME) são uma iniciativa do United Nations Global Compact. A sua missão é inspirar a educação em gestão global, a investigação e a liderança de pensamento.
Os seis princípios PRME inspiram-se em valores internacionalmente aceites, como os Dez Princípios da UN Global Compact. Procuram estabelecer um processo de melhoria contínua entre as instituições de ensino de gestão, a fim de desenvolver uma nova geração de líderes empresariais capazes de gerir os desafios complexos que as empresas e a sociedade enfrentam atualmente.
Para mais informações sobre o relatório de progresso da Escola relativamente a estes compromissos, aceda a esta ligação.
PRME Chapter Iberia
A Iscte Business School faz parte do PRME Chapter Iberia Steering Committee, que está a liderar a concepção, lançamento e implementação do Plano Estratégico 2022-2025 e pretende cumprir os objetivos-chave do PRME Chapter Iberia.
Por favor, consulte o folheto e o website.
GRACE - Empresas Responsáveis
A Iscte Business School é associada ao GRACE desde 2022, oferecendo formações aos colaboradores e docentes no âmbito da área da responsabilidade societal e sustentabilidade, assim como iniciativa para os estudantes.
Para mais informações aceda aqui.
MBA in Sustainable Management
Um programa organizado conjuntamente pela Iscte Business School e pelo Iscte Executive Education e inteiramente criado de raiz para proporcionar uma forma única de combinar uma forte componente científica e prática nas áreas da gestão e da sustentabilidade, visando contribuir para dar resposta a problemas de natureza variada e cada vez mais interligada, com que se confrontam gestores, executivos e profissionais responsáveis pela tomada de decisões neste contexto. Alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, este programa visa contribuir para que as organizações e as empresas façam avançar a Agenda 2030. Para mais informações aceda aqui: MBA em Gestão Sustentável.