Projetos & Parceiros
Projetos
O StarK Living Lab implementará projectos-piloto para avaliar o impacto das soluções propostas nos sectores do turismo e dos serviços. Estes projectos centrar-se-ão em:
- Explorar desafios e oportunidades relacionados com o crescimento do turismo e dos serviços.
- Apoiar o desenvolvimento das PME nos sectores do turismo e dos serviços.
- Fomentar a inovação e o espírito empresarial nos sectores do turismo e dos serviços.
- Promover práticas de gestão responsáveis nos sectores do turismo e dos serviços.
Parceiros
O StarK Living Lab funcionará como uma plataforma de colaboração, reunindo várias partes interessadas, incluindo:
- Estudantes, investigadores e professores da Iscte Business School.
- Empresários e empresas dos sectores do turismo e dos serviços.
- Associações que representam o turismo e sectores relacionados.
- Autoridades responsáveis pelo desenvolvimento e regulamentação do turismo.
- Membros da comunidade afectados pelas actividades turísticas.

Desenho de produto turístico
Na pequena Ilha do Corvo encontramos um empreendedor especializado no trabalho da madeira e que mantem viva uma tradição ancestral dos Açores: as fechaduras de madeira.
Para oferecer uma experiência única e autêntica e para promover e comercializar este projeto, o Stark colaborou com David num conjunto de oficinas de co-design para criar um conjunto de experiências turísticas.
Clique aqui e saiba mais sobre este projeto

Desenho de produto turístico
A associação ANCORAS é uma organização sem fins lucrativos com sede em Oeiras, Lisboa, dedicada à preservação e promoção do rico património marítimo português através de atividades culturais e turísticas. Procura manter vivas as tradições marítimas do país através de programas educativos, culturais e turísticos centrados na icónica Canoa do Tejo e na vela latina. No centro das suas experiências de navegação está a ‘Alma do Tejo’, uma canoa tradicional do Tejo equipada com uma vela latina.
Através de sessões de co-design, o Stark trabalhou em conjunto com a associação para criar produtos turísticos que permitam não só dar a conhecer este património como também contribuir para o retorno do investimento na recuperação destas embarcações. Desta forma, a associação poderá recuperar mais embarcações e manter viva este património.
Clique aqui e saiba mais sobre este projeto

1. Desenvolvimento do Turismo Industrial
A região de Lisboa tem um rico património industrial. O seu subaproveitamento como produto turístico significa uma perda de oportunidade de dispersão dos turistas que visitam a capital.
Este projeto de co-design procura identificar estratégias para dar a conhecer e atrair turistas para as várias unidades de turismo industrial na região de Lisboa.
Clique aqui e saiba mais sobre este projeto
2. Redução da perceção negativa dos locais face ao excesso de turismo
A região de Lisboa está a experienciar um problema comum a outros destinos turísticos bem sucedidos: o excesso de turismo ou overtourism. Este facto tem gerado um crescente sentimento negativo em relação ao turismo em Lisboa. Por outro lado, o turismo tem desempenhado um papel de liderança no desenvolvimento económico da região (e do país).
Este projeto de co-design procura identificar estratégias mitigar esse sentimento negativo através da veiculação de informação sobre a relevância do setor.
Clique aqui e saiba mais sobre este projeto