Candidatar
Leccionado em
Português
Tipo de ensino Presencial
Corpo Docente para (2024/2025)
Adriano Lopes é Professor Auxiliar Convidado no Iscte-IUL, Departamento de Ciências e Tecnologias de Informação e Investigador Associado no ISTAR-IUL.
É doutorado em Ciências da Computação pela Universidade de Leeds, Reino Unido, tendo obtido os graus de Licenciatura em Engenharia Electrotécnica - Ramo de Informática e Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade de Coimbra.
Anteriormente, foi Professor Auxiliar na Universidade Nova de Lisboa, no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UNL), e na Universidade de Coimbra, no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia. Para além das tarefas de ensino e investigação, exerceu vários cargos de gestão académica nestas instituições. Foi também investigador no centro de investigação CITI, da FCT/UNL.
Desempenhou também funções de gestão numa empresa de tecnologias de informação.
A nível de ensino, leccionou várias unidades curriculares na área de informática tais como Programação, Algoritmos e Estruturas de Dados, Computação Gráfica, Interfaces com o Utilizador, Multimedia, Teoria da Computação e Engenharia de Software. Mais recentemente, tem lecionado tópicos relacionados com Big Data e Ciência de Dados, nomeadamente Algoritmos para Big Data e Processamento e Modelação de Big Data.
A nível de projetos de investigação, participou em vários projetos financiados pela FCT e pela União Europeia. Atualmente participa no projeto RESETTING (Relauching European smart sustainable tourism models through digitalization and innovative technologies) financiado pela EU.
Ana Catarina Nunes é Professora Auxiliar no ISCTE-IUL. É doutorada em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão, mestre em Investigação Operacional e licenciada em Estatística e Investigação Operacional. Lecciona na área dos métodos quantitativos, nomeadamente Investigação Operacional e Optimização. Tem apresentado comunicações em diversas conferências e tem publicado em revistas científicas, tais como o European Journal of Operational Research. Os seus tópicos de investigação são em investigação operacional (optimização combinatória), principalmente em modelos matemáticos e heurísticas para a determinação de rotas e de sectores para aplicações reais em sistemas de distribuição e recolha de produtos. Neste âmbito, tem participado como investigadora em projectos financiados pela FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) focados na gestão eficiente de recursos em serviços ambientais relacionados com actividades de recolha de resíduos domésticos.
Ana Maria de Almeida tem um Doutoramento em Matemática e possui uma especialização em Ciências da Computação. Os seus interesses de investigação centram-se em Algoritmia, Machine Learning (aprendizagem automática), Extração e Reconhecimento de Padrões, Ciência de Dados, Algoritmos Genéticos e Computação Evolucionária e em Ética em AI e na Investigação. Ana Maria tem especial interesse na construção de modelos de aprendizagem automática autoajustáveis para aplicações reais, assim como no desenvolvimento de estratégias evolutivas e híbridas para problemas multicritério.
Participa(ou) em estudos e projetos científicos internacionais e nacionais e presidiu (ou co-presidiu) importantes conferências internacionais em Ciências da Complexidade e Informática. Ana Maria participou em projectos de investigação fundamental e aplicada e em projectos de investigação e inovação entre o meio académico e a indústria, tanto a nível nacional como internacional. É membro do IEEE (Senior Member), cofundadora do IMS Portuguese Chapter, Secretária do CIS Portuguese Chapter e membro da ACM.
Doutoramento em Gestão pelo ISCTE-IUL. Professora Associada no ISCTE-IUL. Faz parte da Comissão Executiva do Iscte Executive Education. É co-diretora da Pós-Graduação em Finanças e Controlo Empresariais do Iscte Executive Education. É coordenadora da unidade curricular de Controlo de Gestão e docente de Contabilidade Financeira, do ISCTE. Foi diretora dos Executive Masters em Controlo de Gestão e Performance e de Finanças e Controlo Empresariais do Iscte Executive Education. Foi diretora do Mestrado em Contabilidade da Escola de Gestão do ISCTE-IUL durante 6 anos. Foi sub-diretora do departamento de contabilidade e sub-diretora da Escola de Gestão do ISCTE. Leciona, desde 1997, formação para executivos no Iscte Executive Education. É co-autora de diversos livros nas áreas do controlo de gestão e da contabilidade. É autora de diversos artigos científicos publicados em revistas de referência.
Resumo: A minha experiência profissional inclui um estágio na Quimigal - Negócios de Adubos, S.A., entre Janeiro e Setembro de 1989, sobre Análise e Simulação de Filas de Espera. Desde Outubro de 1989, a atividade profissional tem decorrido no ISCTE-IUL na qualidade de docente e investigadora.
A atividade docente traduz-se na lecionação de várias unidades curriculares da área dos métodos quantitativos para gestão e economia, tais como, Matemática, Investigação Operacional, Estatística, Data mining (Árvores de Decisão; Redes Neuronais; Regras de Associação) e Métodos de Avaliação de Projetos (Simulação de Monte Carlo; Programação Dinâmica; Aproximações em Árvore Binomial).
A investigação realizada continua a incidir nos problemas abordados na Tese de Doutoramento, os quais estão associados à avaliação de projetos de investimento, especificamente, projetos de investigação e desenvolvimento e projetos relativos aos direitos de posse de terrenos ou recursos naturais. Ainda, neste âmbito, disponibilizo, desde o ano letivo 2009/ 10, à comunidade de alunos do ISCTE-IUL uma unidade curricular optativa, em língua inglesa, denominada por Métodos de Avaliação de Projetos.
Paralelamente, eu também tenho realizado investigação na área do Data mining e da Otimização em consequência da orientação de várias teses de Mestrado.
Abstract: My professional experience includes an internship on Analysis and Queue Simulation, at Quimigal - Negócios de Adubos, S.A., lasting nine months (January - September 1989). Since October 1989, professional activity took place at ISCTE-IUL as teacher and researcher.
The teaching activity has been developed in various courses from the area of quantitative methods for management and economics such as Mathematics, Operations research, Statistic, Data mining (Decision Trees; Neural networks; Association rules) and Project evaluation methods (Monte Carlo simulation; Dynamic programming; Binomial tree approaches).
The research carried continues to focus on the problems addressed in the PhD thesis, which are associated with the evaluation of investment projects, specifically, r&d projects and projects related to the ownership of land or natural resources. In this context, since the academic year 2009/10, I offer to students of ISCTE-IUL an elective course, in english, called Project evaluation methods.
Meanwhile, I have also done research in data mining and optimization areas as a result of supervision of various master theses.
Eugénio Ribeiro é Professor Auxiliar no Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação (ISTA) do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e investigador no INESC-ID Lisboa. Obteve os graus de Licenciatura (2010), Mestrado (2012) e Doutoramento (2023) em Engenharia Informática e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico, tendo o doutoramento sido concluído com distinção e louvor. Os seus interesses de investigação abrangem vários tópicos em Inteligência Artificial e Aprendizagem Automática, com um foco principal no Processamento de Linguagem Natural. Contribuiu para vários projetos de investigação e é autor de diversas publicações em revistas e eventos científicos internacionais. As suas competências de ensino e investigação são reconhecidas por prémios de melhor artigo, classificações de topo em desafios de investigação e prémios de docente excelente. Adicionalmente, tem estado ativamente envolvido na organização de eventos científicos, na revisão de artigos, em projetos de transferência de conhecimento e na orientação e formação de estudantes em diversos contextos.
Doutorado em Engenharia Informática pelo Instituto Superior Técnico (IST, 2011), é atualmente Professor Associado no ISCTE-IUL e investigador integrado do INESC-ID Lisboa. É atualmente o Coordenador Executivo da Área Científica Human Language Technologies (HLT) do INESC-ID (2020-) e membro do Conselho Científico do INESC-ID (2017-). Foi Presidente do Conselho Pedagógico do ISCTE-IUL (2017-2019), membro da Comissão Permanente do Conselho Pedagógico do ISCTE-IUL (2015-2017). Participou em vários projetos nacionais e europeus, tendo coordenado a equipa do INESC-ID no âmbito do projeto europeu SPEDIAL (2014-2015). É atualmente o coordenador científico do projeto AppRecommender (2019-2021). Os seus atuais interesses de investigação centram-se no processamento da língua natural, aprendizagem automática e Text Mining para as redes sociais. Participou na organização de vários encontros científicos internacionais: PROPOR 2020 (Évora), EAMT 2020 (Lisboa), IPMU2020 (Lisboa), ENMLP 2015 (Lisboa). Tem estado envolvido na organização da escola de verão LxMLS - Lisbon Machine Learning Summer School, desde 2016. É membro da ISCA Speech e Senior Member do IEEE (2016-).
Jorge Louçã é doutorado em Informática e Inteligência Artificial na Université Paris Dauphine, França e na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal. É, desde 2000, professor no ISCTE-IUL, onde ensina Linguagens de Programação e Ciências da Complexidade. Fundou o Programa Doutoral em Ciências da Complexidade, ministrado pelo ISCTE-IUL e pela FC-UL. Coordena o grupo de investigação The Observatorium. Os seus interesses de investigação incidem sobre a modelação de sistemas sociais através da recolha intensiva e análise de dados provenientes da comunicação humana. Tem interesse no estudo dos processo de geração de conhecimento em grandes redes de comunicação. Esteve envolvido na organização da comunidade de investigadores em sistemas complexos, nomeadamente através das Conference on Complex Systems (ECCS or CCS). Participou na criação da UNESCO Unitwin network for the Complex Systems Digital Campus, envolvendo instituições de África, América Latina e Europa.
Luís Miguel Martins Nunes, licenciado em Informática pela Faculdade Ciências da Universidade de Lisboa (1993), obteve o grau de Mestre em Engenharia Eletrotécnica e Informática pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa (1997, tese orientada pelo Prof. Luís Borges de Almeida) e doutoramento em Engenharia Informática pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (2006, tese orientada pelo Prof. Eugénio de Oliveira). Entrou no Iscte em 1997 como Assistente e é atualmente Professor Associado. Tem também contribuído como investigador na área de Aprendizagem Automática em várias unidades de investigação desde 1997 (INESC, ADETTI, LIACC, IT e ISTAR) permanecendo membro do ISTAR até à data.
Maria Pinto-Albuquerque é Prof.ª Auxiliar no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa e investigadora no Istar-Iscte.
O seu trabalho de investigação foca-se na relação da pessoa, como utilizador ou criador, com o sistema computacional. A investigação sobre a relação pessoa-sistema tem sido desenvolvida nos tópicos de consciencialização (awareness) em cibersegurança, alinhamento de segurança e usabilidade, e engenharia de requisitos.
Tem desenvolvido ferramentas e técnicas, tais como jogos sérios (serious games) e técnicas que usam a criatividade, promovendo a utilização e desenvolvimento eficientes, responsáveis e seguros de sistemas informáticos, quer pelos utilizadores, quer pelos engenheiros de sistemas e todo o tipo de stakeholders (co-criadores destes sistemas).
Tem colaborado, em particular com o Bristol Cybersecurity Group (Univ. of Bristol, UK), UniBW Information Systems Group (University of the Federal Armed Forces Munich), and Security Life Cycle Group of Siemens Technology, Munich. No âmbito da sua colaboração com o Bristol Cyber Security Group fez parte da equipa que desenvolveu o jogo, para cybersecurity awareness, Decisions and Disruptions, http://www.decisions-disruptions.org/. Este jogo foi adaptado pela City of London Police, e ganhou o UK National Innovation in Cyber Award 2020, https://thenationalcyberawards.org/virtual-awards-ceremony-2020/.
Licenciada em Matemática Aplicada e Computação pelo Instituto Superior Técnico. Mestre em Informática pela Fac. Ciências, Univ. Lisboa. Doutoramento em Computer Science na Univ. of Lancaster, UK. É membro do IEEE, Iscte Alumni, Lancaster University Alumni, e da British Computer Society.
Maria da Conceição Torres Figueiredo (1966) is Associate Professor of Quantitative Methods at ISCTE-IUL, Portugal, since 1997. She studied economics and econometrics at ISEG-UTL, Portugal (Licenciatura in Economics, 1991; M.S. in Mathematical Modeling for Economics and Management, 1994) and Quantitative Methods at the Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), (Ph.D. in Quantitative Methods, 2011). Her research focus on Longitudinal Data Analysis and Applied Microeconometrics. Participated in projects, studies, workshops and communications in national and international congresses. of journals where she published: The Portuguese Journal of Social Science; Social Policy and Society; International Labour Review and Jounal of Youth Studies.
Doutorada em Métodos Quantitativos, especialista em Estatística e Análise de Dados (Iscte). Professora Auxiliar no Departamento de Métodos de Pesquisa Social (DMPS, Iscte) e vice-diretora do DMPS. Investigadora no CIES-Iscte e membro do Observatório do Emprego Jovem (OEJ). Coordenadora do Curso de Especialização em Comunicação Visual de Informação (desde 2015). Investigadora nos projectos europeus InCities - Trailblazing Inclusive, Sustainable and Resilient Cities e Synclusive - Abordagem sistémica para eliminar as lacunas de emprego e criar um mercado de trabalho mais inclusivo para grupos vulneráveis. Coordenadora nacional e membro do comité metodológico do projecto internacional World Elite Database (WED). Desenvolveu e participou em diversos projetos, estudos, workshops e comunicações em congressos nacionais e internacionais. Interesses de investigação: amostragem, estatística robusta, visualização de dados, empregabilidade, bem-estar e desigualdades sociais.
Maria João Caldas Frazão Lopes é licenciada (1990), Mestre (1993) e Doutorada (2003) em Estatística e Investigação Opreacional pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
A sua área de investigação é Investigação Operacional (Optimização Combinatória). è autora de alguns artigos sobre Desenho de Redes de Telecomunicações e Desenho de cadeias de Logística. É docente da área de Métodos Quantitativos, no ISCTE - IUL, desde 1990.
Maria João Caldas Frazão Lopes has a Degree (1990), Master (1993) and a PhD (2003) in Statistics and Operations Research at Faculdade de Ciências, University of Lisbon. Her research interests are Operations Research (Combinatorial Optimization). She is the author of some papers concerning Network Design (for telecommunications and logistics). She has been teaching Quantitative Methods, in ISCTE - IUL, since 1990.
Formação Académica. Licenciada em Matemática, ramo de Estatística, Investigação Operacional e Computação (FC-UL, 1986). Mestre em Estatística e Investigação Operacional (FC-UL, 1991). Doutora em Métodos Quantitativos (ISCTE, 2004).
Professora Auxiliar no Departamento de Métodos Quantitativos do ISCTE-IUL, na área da Análise de Dados.
Investigadora da StatMath/UNIDE; Membro do Grupo de Investigação Estatística e Análise de Dados (GIESTA); Colabora regularmente com o Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica (DINÂMIA); Sócia da Sociedade Portuguesa de Estatística. Áreas de investigação: análise de dados, métodos quantitativos e multivariados para variáveis categoriais.
Experiência lectiva. Licenciaturas: Estatística (OGE), Estatística I e II (OGE, GEI, GRH, IGE), Análise de Dados (OGE, IGE), Investigação Operacional (IGE). Mestrados: ADC (Análise de Dados Categoriais nos mestrados de Prospecção e Análise de Dados e de Pesquisa de Mercados). Programa Doutoral em Gestão: seminário em Estatística Multivariada (Homals, Catpca e Análise de agrupamento). Cursos de Especialização: Tratamento Preliminar de Dados e Elaboração de Relatórios com o SPSS; Inferência Estatística com o SPSS.
Nuno David é professor no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, onde coordena os cursos "Cibersegurança, Ética e Privacidade" no Mestrado em Administração Pública, "Ética Profissional, Computação e Sociedade" no Mestrado em Engenharia Informática e de Telecomunicações, e "Segurança, Ética e Privacidade" na Licenciatura em Ciência de Dados.
É atualmente Encarregado de Proteção de Dados do Iscte, Presidente da Comissão de Ética da Escola de Tecnologias e Arquitetura e membro do Conselho de Ética do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.
Seus interesses de investigação abrangem simulação social, modelos baseados em agentes, ética computacional, privacidade e proteção de dados. Foca-se também na filosofia da ciência da computação, epistemologia das ciências sociais computacionais e, em particular, as implicações de abordagens computacionais e interdisciplinares para as teorias e metodologias das ciências sociais.
Nuno David licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica - Ramo de Informática, pela Universidade de Coimbra. Obteve o Mestrado e Doutoramento na Universidade de Lisboa, especializando-se em simulação social baseada em agentes, em colaboração com a Universidade de São Paulo, Brasil.
Paula Vicente is Associate Professor of Statistics and Data Analysis at Iscte Business School, Researcher at BRU-Iscte (Data Analytics), and consultant on numerous projects in terms of survey design, questionnaire design, sampling, and reporting.
Paula holds a PhD in Quantitative Methods (Surveys and Opinion Polls) from Iscte-Instituto Universitário de Lisboa.
Current research areas: telephone / mobile phone surveys, official statistics, data science meets surveys, in which she has published several papers, book chapters and conference presentations.
Paula published two books titled: Sondagens: a amostragem como fator decisivo de qualidade (1996; 2001) e Estudos de Mercado e de Opinião (2012), by Edições Sílabo. She is a member of the team responsible for Sondagens ICS/Iscte.
She is in the editorial board of Sage Open and Sustainability.
O Professor Pedro Ramos é Professor Catedrático do ISCTE-IUL Instituto Universitário de Lisboa. É doutorado em Ciências e Tecnologias da Informação, Mestre em Sistemas de Informação de Gestão. Entre 1999 e 2013 coordenou mestrados na área de Sistemas de Informação. Coordena disciplinas na área de sistemas de informação em diversas licenciaturas. Tem experiência no desenvolvimento de sistemas informáticos em diversas organizações empresariais e tem participado regularmente em projectos europeus financiados
Doutoramento na NOVA-IMS (Data Science, Econometrics & Business Analytics). Mestrado em Economia Monetária e Financeira pelo ISCTE com pesquisa em modelos de volatilidade. Mestre e Licenciado em Economia Aplicada pela FEA-RP/USP, com pesquisa em microeconomia, comércio exterior, econometria de dados em painel e avaliação de políticas públicas. Estudos Avançados no Programa de Doutorado em Finanças da EAESP/FGV-SP. Bolsas de estudo com monografia e tese com prêmios acadêmicos. Ex-Professor Assistente na Strong ESAGS/FGV (Macroeconomia e Economia Internacional) e Assistente de Ensino na USP (Estatística, Matemática Aplicada e Economia Brasileira).Ex-Economista da Autoridade da Concorrência (AdC) para pesquisas de mercado, estudos setoriais, pareceres e recomendações ao Governo. Ex-Gerente Sênior no PagBank, responsável por Pesquisa Macroeconômica e Política, Crédito, Análise Regional, Setorial e Competitiva. Ex-Economista Sênior da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), responsável pelas Análises Macro e de Crédito e Pesquisas de Projeção. Ex-Economista Sênior e Coordenador da Tendências Consultoria, responsável pelas Análises Setoriais para Mercado de Crédito, Varejo, Bens de Capital e Indústria Automotiva.
Rodrigo Simões é bolseiro de mestrado do projeto europeu RESETTING, bem como Assistente de Investigação do ISTAR-IUL. Trabalhou na indústria de software por mais de 3 anos como programador, contribuindo para o desenvolvimento e manutenção de várias aplicações da Agência para a Modernização Administrativa (AMA). Atualmente, como parte da sua investigação, está a desenvolver uma plataforma digital para visualização de dados geo-temporais de apinhamento, com o objetivo de ajudar as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) do setor do turismo a mitigar os efeitos do turismo excessivo. Além disso, a plataforma pode ser utilizada pelas autoridades municipais para a gestão de cidades inteligentes.
Apresentou a plataforma de visualização de aglomeração em vários eventos, nomeadamente: duas assembleias gerais do projeto RESETTING, tendo ganho o prémio de melhor demonstração numa delas; uma conferência de Geografia (XIV Congresso da Geografia Portuguesa), com um resumo aceite e um artigo submetido; a inauguração do edifício CVTT no Iscte-IUL; a visita da delegação da Lafayette University que ocorreu no ISTAR.
Professor Auxiliar Convidado. Licenciado e Mestre em Engenharia de Telecomunicações e Informática pelo Iscte — Instituto Universitário de Lisboa.
Foi Consultor da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), a qual representou em diversos grupos de trabalho, em particular no subgrupo de Tecnologias do Comité Europeu para a Proteção de Dados (CEPD).
Integrou o grupo de peritos da Comissão Europeia para a avaliação dos Estados-Membros na aplicação do acervo de Schengen, no domínio da proteção de dados.
Tem interesse pela investigação nas áreas de Segurança, Privacidade e Proteção de Dados, Proteção do Consumidor e Transição Digital.
Sérgio Moro (Agregação e Doutoramento em Ciências e Tecnologias de Informação) é Professor Catedrático no ISCTE e Sub-Director do Departamento de Ciências e Tecnologias de Informação. É ainda desde abril de 2023 Vice-Presidente do Conselho Científico do ISCTE. Foi ainda nomeado Honorary Professor da Universidade da Jordânia em março de 2024.
Sérgio é um Data Scientist interdisciplinar que procura descobrir padrões de conhecimento através de abordagens baseadas em dados.
Os seus interesses de investigação incluem Business Intelligence, Data Mining, Data Science, e Sistemas de Suporte à Decisão aplicados a problemas reais em áreas como Marketing, Banca, e Turismo.
Ele publicou em domínios como Sistemas de Informação e Gestão de Informação (e.g., Decision Support Systems, Expert Systems with Applications, International Journal of Information Management, Journal of Information Science), Marketing (e.g., European Journal of Marketing, Journal of Business Research, Journal of Retailing & Consumer Services), Hospitalidade & Turismo (e.g., Tourism Management, Annals of Tourism Research, International Journal of Hospitality Management, Journal of Hospitality & Tourism Research, International Journal of Contemporary Hospitality Management), and Aplicações à Indústria (e.g., Telematics and Informatics, Computers in Industry). O seu portfólio de publicações inclui um total de 96 revistas peer-reviewed, das quais 67 são classificadas em Q1.
Foi ainda o primeiro Diretor do Mestrado em Ciência de Dados do ISCTE desde 2020 até 2024, e o primeiro Diretor da Licenciatura em Tecnologias Digitais e Inteligência Artificial desde 2022 até 2024.
Sérgio trabalhou durante 15 anos (2001-2016) no Banco Montepio, dos quais os 3 últimos e meio como Coordenador de Projetos de Business Intelligence e Analytics, incluindo projetos como Analytical CRM, IRB (internal ratings-based approach to capital requirements for credit risk), ALM (Asset-Liability Management), e GRC (Governance, Risk and Compliance).
Sérgio possui uma Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores (Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa), um Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação (ISCTE-IUL), e um Doutoramento em Ciências e Tecnologias de Informação (ISCTE-IUL).
Sérgio é Associate Editor da revista Expert Systems, Wiley (Q2) e fez parte do Editorial Board da revista Tourism Management Perspectives (Q1). Tem estado entre os top 2% investigadores a nível mundial desde 2020, de acordo com um estudo baseado na Scopus (https://elsevier.digitalcommonsdata.com/datasets/btchxktzyw/3).
Vitor Basto Fernandes licenciou-se em informática de gestão em 1995 (incluindo um estágio na Ascom tecnologia AG - Suíça), fez uma especialização em sistemas distribuídos em 1997 e obteve o seu doutoramento em protocolos de transporte multimédia em 2006, todos na Universidade do Minho (Portugal), onde realizou também atividades de docência. Trabalhou na Integral Vision Inc (Reino Unido) como engenheiro de software em 1996 e foi co-fundador da PSI-Sistemas de Informação Lda (Portugal) em 1997, onde foi sócio-gerente e gestor de projetos em desenvolvimento de software web e de suporte a comércio eletronico B2B (business-to-business). A partir de 2005 lecionou na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal), onde foi professor auxiliar convidado em 2007 e 2008. Em 2008 ingressou no Departamento de Engenharia Informática do Instituto Politécnico de Leiria (Portugal) como professor adjunto, onde foi professor coordenador entre 2014 e 2016. Coordenou o Mestrado em Engenharia Informática - Computação móvel entre 2010-2012, foi coordenador do Centro de Investigação em Informática e Comunicações do Instituto Politécnico de Leiria entre 2012-2016, investigador em vários projectos internacionais nas áreas de integração de sistemas de informação, filtragem anti-spam e otimização multiobjetivo, e investigador principal em dois projetos financiados pela FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) nas áreas de gestão e internacionalização da investigação. Publica regularmente em conferências e revistas, e tem organizado eventos internacionais nas suas áreas de investigação. Vitor Basto-Fernandes é atualmente professor associado com agregação no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.
Contactos
Escola de Tecnologias e Arquitetura
Secretariado
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), Sala 1E07
secretariado.ista @iscte.pt
(+351) 210 464 013
9:30 - 18:00