Mestrado

Acreditações

A3ES logo

Ver mais

Acreditado
6 Anos
30 jul 2019
Registo DGES
Registo inicial R/A-Cr 26/2019 de 05-09-2019
Registo de alteração

Propinas UE (2025/2026)

1.ºAno 4000.00 €
2.ºAno 1800.00 €
Candidatar
Leccionado em Português
Tipo de ensino Presencial

Plano de Estudos para 2025/2026

1º Ano
Estratégia e Reporte
6.0 ECTS
Análise de Dados Exploratória
6.0 ECTS
Métodos Analíticos em Big Data
6.0 ECTS
Aplicações de Business Analytics
6.0 ECTS
Análise Preditiva
6.0 ECTS
Gestão de Bases de Dados
6.0 ECTS
Análise Prescritiva
6.0 ECTS
Análise de Dados Não Estruturados
6.0 ECTS
Seminário em Business Analytics
6.0 ECTS
2º Ano
Seminário de Investigação em Business Analytics
6.0 ECTS
Trabalho de Projeto em Métodos Analíticos para Gestão
42.0 ECTS
Dissertação em Métodos Analíticos para Gestão
42.0 ECTS

Optativas recomendadas

Objetivos

 O Mestrado em Business Analytics tem como objetivo último formar profissionais com a capacidade de desenvolver e responder a problemas de gestão de negócios que requeiram o conhecimento de instrumentos analíticos de gestão, baseados em três grandes áreas de conhecimento, Gestão, Estatística e Tecnologias da Informação.

 O Mestrado visa dotar os estudantes da capacidade de conhecer os instrumentos analíticos e saber recomendá-los e usá-los em ambientes científicos e/ou profissionais, permitindo desenvolver soluções de negócio centradas na análise. Tem, pois, como objetivo primordial introduzir conceitos, teorias, metodologias e modelos das diferentes áreas do business analytics e aplicá-los em contexto real, numa perspetiva project-based learning, que visa, igualmente, aproximar os estudantes dos profissionais e da realidade empresarial.

 Adicionalmente, visa dotar os estudantes da capacidade de interpretar corretamente os resultados analíticos e de comunicar adequadamente, escrita e oralmente, as soluções analíticas propostas e os conhecimentos e os raciocínios, por vezes complexos, a elas subjacentes para a resolução de problemas de negócio.

Os objetivos de aprendizagem a desenvolver pelos estudantes decorrentes da frequência das aulas teórico-práticas e da realização de trabalhos de grupo são, entre outros:

 Produzir um documento bem estruturado e identificar claramente as mensagens-chave relevantes dentro de um documento escrito sobre um problema de (business) analytics

 Reconhecer o significado dos dados na gestão

 Selecionar e interpretar dados e referências de fontes académicas e não-académicas

 Analisar questões de forma eficaz, formulando conclusões ou soluções bem fundamentadas

 Demonstrar conhecimento de metodologias e ferramentas analíticas existentes no mercado

 Compreender o framework para um projeto de Business Analytics e avaliar o sucesso de projetos

 Demonstrar competência no desenvolvimento de investigação e/ou de projeto de Business Analytics

Conhecer ferramentas informáticas, pacotes estatísticos e de analytics, open source ou comerciais, adequados aos diferentes problemas de negócio

Candidatar