Plano de Estudos para 2025/2026
Unidades curriculares | Créditos | |
---|---|---|
1º Ano | ||
Economia dos Recursos Humanos e do Trabalho
3.0 ECTS
|
||
Economia da Empresa e Estratégia Empresarial
6.0 ECTS
|
||
Métodos e Técnicas Quantitativas para Economia
6.0 ECTS
|
||
Política de Concorrência e Regulação
6.0 ECTS
|
||
Economia Global e Internacionalização das Empresas
6.0 ECTS
|
||
Decisão, Interação Estratégica e Contratos
6.0 ECTS
|
||
Avaliação de Projetos e Empresas
6.0 ECTS
|
||
Dinâmicas Sectoriais
3.0 ECTS
|
||
2º Ano | ||
Seminário de Economia da Empresa e da Concorrência
12.0 ECTS
|
||
Dissertação em Economia da Empresa e da Concorrência
48.0 ECTS
|
||
Trabalho de Projecto em Economia da Empresa e da Concorrência
48.0 ECTS
|
Objetivos
O Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência foi pensado para dotar os estudantes de uma formação completa, que lhes permita enfrentar os desafios das economias modernas contemporâneas, centrando-se mais especificamente nos mercados, políticas, reguladores e organizações. Além disso, é dada especial atenção às principais tendências do contexto económico internacional.
Ao longo do curso, os estudantes desenvolvem competências analíticas e quantitativas robustas, essenciais para a definição de estratégias em sectores económicos e empresariais. O programa também promove o pensamento crítico, permitindo aos alunos avaliar argumentos económicos e tomar decisões informadas em vários contextos. Em particular, é importante desenvolver a capacidade de aplicar conceitos específicos da economia da concorrência e da regulação a situações empresariais reais.
O programa incentiva uma perspetiva global, preparando os estudantes para compreender a dinâmica empresarial, setorial e macroeconómica. Além disso, os estudantes são incentivados a participar em projectos de investigação, utilizando ferramentas estatísticas, econométricas e metodológicas para analisar dados e tirar conclusões e recomendações significativas.
A comunicação eficaz é outra competência-chave desenvolvida, desenvolvendo a capacidade de transmissão de conceitos económicos complexos de forma clara e persuasiva. A formação ética é uma componente central do programa, promovendo a tomada de decisões responsáveis e sustentáveis. Os estudantes são encorajados a desenvolver uma mentalidade de aprendizagem contínua, adaptabilidade e resiliência, essencial para prosperar num mundo em constante mudança. Por último, o programa valoriza o empenhamento comunitário e social.
No final do Mestrado Economia da Empresa e da Concorrência os estudantes terão adquirido as seguintes competências e atingido os seguintes objetivos de aprendizagem:
1) Capacidade de comunicação escrita com impacto e eficácia numa envolvente empresarial, nomeadamente:
1.1) Produzir um documento escrito bem estruturado
1.2) Identificar de modo claro um tema e comunicar as mensagens chave num documento escrito
1.3) expressar de modo claro a ligação entre os argumentos teóricos e os aspetos práticos dentro de um documento escrito
1.4) Resumir de modo eficaz ideias e conclusões dentro do um documento escrito
2) Capacidade de comunicação oral com impacto numa envolvente empresarial, nomeadamente:
2.1) Selecionar o formato adequado para uma determinada apresentação
2.2) Demonstrar confiança de que a comunicação foi bem preparada
2.3) Desenvolver e efetuar apresentações com impacto
3) Capacidade para agir de modo ético, com responsabilidade corporativa e sustentável, nomeadamente:
3.1) identificar e discutir o leque de desafios que envolvem a responsabilidade corporativa e/ou a sustentabilidade
3.2) reconhecer e refletir criticamente sobre dilemas éticos
4) Capacidade de pensar de modo crítico, nomeadamente:
4.1) Selecionar e interpretar dados e referências relevantes de fontes académicas e não académicas
4.2) Analisar questões de forma eficaz, levando à formulação de conclusões ou soluções bem fundamentadas
5) Capacidade para trabalhar em equipa e relacionar-se com outras pessoas, nomeadamente:
5.1) Organizar e distribuir tarefas entre os membros do grupo, a fim de atingir os objetivos de uma forma eficiente e eficaz
5.2) Mostrar vontade de ouvir os outros e demonstrar curiosidade sobre o que as pessoas estão a dizer e a experienciar
5.3) Programar as tarefas para cumprir os prazos estabelecidos
6) Ser competente em Economia da Empresa e da Concorrência, nomeadamente:
6.1) Utilizar conceitos económicos para apoiar a definição de estratégias em sectores empresariais e económicos
6.2) Aplicar conceitos gerais da teoria económica a situações reais de negócios
6.3) Aplicar conceitos específicos da economia da concorrência e da regulação a situações empresariais reais
6.4) Avaliar a dinâmica empresarial, setorial e macroeconómica
6.5) Utilizar métodos e instrumentos económicos para resolver problemas práticos relacionados com a economia e as empresas.