Plano de Estudos para 2025/2026
Unidades curriculares | Créditos | |
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1º Ano | ||
Economia dos Recursos Humanos e do Trabalho
3.0 ECTS
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Economia da Empresa e Estratégia Empresarial
6.0 ECTS
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Métodos e Técnicas Quantitativas para Economia
6.0 ECTS
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Política de Concorrência e Regulação
6.0 ECTS
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Economia Global e Internacionalização das Empresas
6.0 ECTS
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Decisão, Interação Estratégica e Contratos
6.0 ECTS
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Avaliação de Projetos e Empresas
6.0 ECTS
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Dinâmicas Sectoriais
3.0 ECTS
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2º Ano | ||
Seminário de Economia da Empresa e da Concorrência
12.0 ECTS
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Dissertação em Economia da Empresa e da Concorrência
48.0 ECTS
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Trabalho de Projecto em Economia da Empresa e da Concorrência
48.0 ECTS
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Objetivos
O Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência foi pensado para dotar os estudantes de uma formação completa, que lhes permita enfrentar os desafios das economias modernas contemporâneas, centrando-se mais especificamente nos mercados, políticas, reguladores e organizações. Além disso, é dada especial atenção às principais tendências do contexto económico internacional.
Ao longo do curso, os estudantes desenvolvem competências analíticas e quantitativas robustas, essenciais para a definição de estratégias em sectores económicos e empresariais. O programa também promove o pensamento crítico, permitindo aos alunos avaliar argumentos económicos e tomar decisões informadas em vários contextos. Em particular, é importante desenvolver a capacidade de aplicar conceitos específicos da economia da concorrência e da regulação a situações empresariais reais.
O programa incentiva uma perspetiva global, preparando os estudantes para compreender a dinâmica empresarial, setorial e macroeconómica. Além disso, os estudantes são incentivados a participar em projectos de investigação, utilizando ferramentas estatísticas, econométricas e metodológicas para analisar dados e tirar conclusões e recomendações significativas.
A comunicação eficaz é outra competência-chave desenvolvida, desenvolvendo a capacidade de transmissão de conceitos económicos complexos de forma clara e persuasiva. A formação ética é uma componente central do programa, promovendo a tomada de decisões responsáveis e sustentáveis. Os estudantes são encorajados a desenvolver uma mentalidade de aprendizagem contínua, adaptabilidade e resiliência, essencial para prosperar num mundo em constante mudança. Por último, o programa valoriza o empenhamento comunitário e social.
Objetivo 1: Comunicar eficazmente por escrito incluindo os seguintes aspectos: produzir um documento escrito bem estruturado; identificar claramente e comunicar as mensagens-chave relevantes dentro de um documento escrito; exprimir claramente a ligação entre argumentos teóricos e questões práticas específicas; resumir efetivamente ideias e conclusões.
Objetivo 2: Comunicar oralmente de forma eficaz incluindo os seguintes aspectos: selecionar o formato apropriado para um determinado apresentação; demonstrar confiança que a comunicação foi bem preparada; desenvolver e fazer apresentações com impacto.
Objetivo 3: Desenvolver competências de pensamento crítico incluindo os seguintes aspectos: selecionar e interpretar dados relevantes e referências de fontes académicas e não académicas; identificar e debater racionalmente as questões éticas nos negócios e gestão; analisar as questões de forma eficaz, levando à formulação de conclusões ou soluções bem suportadas.
Objetivo 4: Utilizar conceitos económicos, para apoiar decisões de negócios incluindo os seguintes aspectos: demonstrar a compreensão do conhecimento teórico básico na área de economia empresarial e política de concorrência; demonstrar entendimento dos argumentos teóricos apoiando as políticas setoriais de regulação; demonstrar entendimento do ambiente macroeconómico e setorial da empresa.
Objetivo 5: Aplicar conceitos económicos e teoria à prática negócios incluindo os seguintes aspectos: demonstrar competência na aplicação de conceitos e ferramentas teóricas para situações económicas; analisar situações de negócios sob conceitos teóricos.