Mestrado

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Acreditado
6 Anos
30 jul 2020
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 1051/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração R/A-Ef 1051/2011/AL01 de 18-03-2016 | R/A-Ef 1051/2011/AL02 de 29-03-2018

Propinas UE (2025/2026)

1.ºAno 2900.00 €
2.ºAno 1600.00 €

Propinas fora da UE (2025/2026)

1.ºAno 7000.00 €
1.ºAno 
2.ºAno 
2.ºAno 2800.00 €
Candidatar
Leccionado em Português
Tipo de ensino Presencial

Plano de Estudos para 2025/2026

1º Ano
Economia dos Recursos Humanos e do Trabalho
3.0 ECTS
Economia da Empresa e Estratégia Empresarial
6.0 ECTS
Métodos e Técnicas Quantitativas para Economia
6.0 ECTS
Política de Concorrência e Regulação
6.0 ECTS
Economia Global e Internacionalização das Empresas
6.0 ECTS
Decisão, Interação Estratégica e Contratos
6.0 ECTS
Avaliação de Projetos e Empresas
6.0 ECTS
Dinâmicas Sectoriais
3.0 ECTS
2º Ano
Seminário de Economia da Empresa e da Concorrência
12.0 ECTS
Dissertação em Economia da Empresa e da Concorrência
48.0 ECTS
Trabalho de Projecto em Economia da Empresa e da Concorrência
48.0 ECTS

Objetivos

 O Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência foi pensado para dotar os estudantes de uma formação completa, que lhes permita enfrentar os desafios das economias modernas contemporâneas, centrando-se mais especificamente nos mercados, políticas, reguladores e organizações. Além disso, é dada especial atenção às principais tendências do contexto económico internacional.

 Ao longo do curso, os estudantes desenvolvem competências analíticas e quantitativas robustas, essenciais para a definição de estratégias em sectores económicos e empresariais. O programa também promove o pensamento crítico, permitindo aos alunos avaliar argumentos económicos e tomar decisões informadas em vários contextos. Em particular, é importante desenvolver a capacidade de aplicar conceitos específicos da economia da concorrência e da regulação a situações empresariais reais.

 O programa incentiva uma perspetiva global, preparando os estudantes para compreender a dinâmica empresarial, setorial e macroeconómica. Além disso, os estudantes são incentivados a participar em projectos de investigação, utilizando ferramentas estatísticas, econométricas e metodológicas para analisar dados e tirar conclusões e recomendações significativas.

 A comunicação eficaz é outra competência-chave desenvolvida, desenvolvendo a capacidade de transmissão de conceitos económicos complexos de forma clara e persuasiva. A formação ética é uma componente central do programa, promovendo a tomada de decisões responsáveis e sustentáveis. Os estudantes são encorajados a desenvolver uma mentalidade de aprendizagem contínua, adaptabilidade e resiliência, essencial para prosperar num mundo em constante mudança. Por último, o programa valoriza o empenhamento comunitário e social.

No final do Mestrado Economia da Empresa e da Concorrência os estudantes terão adquirido as seguintes competências e atingido os seguintes objetivos de aprendizagem:

1) Capacidade de comunicação escrita com impacto e eficácia numa envolvente empresarial, nomeadamente:

1.1) Produzir um documento escrito bem estruturado

1.2) Identificar de modo claro um tema e comunicar as mensagens chave num documento escrito

1.3) expressar de modo claro a ligação entre os argumentos teóricos e os aspetos práticos dentro de um documento escrito

1.4) Resumir de modo eficaz ideias e conclusões dentro do um documento escrito


2) Capacidade de comunicação oral com impacto numa envolvente empresarial, nomeadamente:

2.1) Selecionar o formato adequado para uma determinada apresentação

2.2) Demonstrar confiança de que a comunicação foi bem preparada

2.3) Desenvolver e efetuar apresentações com impacto


3) Capacidade para agir de modo ético, com responsabilidade corporativa e sustentável, nomeadamente:

3.1) identificar e discutir o leque de desafios que envolvem a responsabilidade corporativa e/ou a sustentabilidade

3.2) reconhecer e refletir criticamente sobre dilemas éticos


4) Capacidade de pensar de modo crítico, nomeadamente:

4.1) Selecionar e interpretar dados e referências relevantes de fontes académicas e não académicas

4.2) Analisar questões de forma eficaz, levando à formulação de conclusões ou soluções bem fundamentadas


5) Capacidade para trabalhar em equipa e relacionar-se com outras pessoas, nomeadamente:

5.1) Organizar e distribuir tarefas entre os membros do grupo, a fim de atingir os objetivos de uma forma eficiente e eficaz

5.2) Mostrar vontade de ouvir os outros e demonstrar curiosidade sobre o que as pessoas estão a dizer e a experienciar

5.3) Programar as tarefas para cumprir os prazos estabelecidos


6) Ser competente em Economia da Empresa e da Concorrência, nomeadamente:

6.1) Utilizar conceitos económicos para apoiar a definição de estratégias em sectores empresariais e económicos

6.2) Aplicar conceitos gerais da teoria económica a situações reais de negócios

6.3) Aplicar conceitos específicos da economia da concorrência e da regulação a situações empresariais reais

6.4) Avaliar a dinâmica empresarial, setorial e macroeconómica

6.5) Utilizar métodos e instrumentos económicos para resolver problemas práticos relacionados com a economia e as empresas.

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