Business Analytics
Acreditações
Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
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Análise de Dados Exploratória
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Análise de Dados Não Estruturados
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Aplicações de Business Analytics
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Estratégia e Reporte
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão de Bases de Dados
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Análise Preditiva
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Análise Prescritiva
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Métodos Analíticos em Big Data
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Seminário em Business Analytics
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Seminário de Investigação em Business Analytics
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Dissertação em Métodos Analíticos para Gestão
42.0 ECTS
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Trabalho Final | 42.0 |
Trabalho de Projeto em Métodos Analíticos para Gestão
42.0 ECTS
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Trabalho Final | 42.0 |
Análise de Dados Exploratória
No final do período curricular, o aluno deverá:
OA1. Aplicar os conceitos inerentes a cada uma das fases da metodologia CRISP-DM em dados reais.
OA2. Compreender e aplicar técnicas de sumarização.
OA3. Compreender e aplicar técnicas de segmentação
OA4. Compreender e aplicar técnicas de associação.
P1. Análise exploratória dos dados
P1.1 Tipos de dados
P1.2 Avaliação da qualidade dos dados: não respostas e valores extremos
P2. Técnicas de sumarização
P2.1 Medidas de sumarização
P2.3 Análise de Componentes Principais (ACP)
P3 Técnicas de segmentação
P4. Técnicas de associação
P5. Aplicações de técnicas descritivas em dados reais: utilização dos softwares IBM SPSS Modeler e IBM SPSS Statistics, ou outros.
Avaliação periódica:
a) 2 Exercícios teórico-práticos com peso de 15% cada com nota mínima de 8.5 valores
b) Teste individual (70%) com nota mínima de 8.5 valores
A avaliação periódica exige a presença em pelo menos 2/3 das aulas e nela serão aprovados os alunos que obtenham classificação final média mínima de 10 valores, desde que não obtenham nota inferior a 8,5 valores em cada um dos momentos de avaliação.
Avaliação por exame:
Exame teórico (70%) + exame prático (30%) com nota mínima 8,5 a cada prova desde que a nota final seja de 10 no mínimo.
Title: Schniederjans, M. J., Schniederjans, D. G., & Starkey, C. M. (2014). Business analytics principles, concepts, and application what, why, and how. Pearson.
Reis, E. (2001). Estatística Multivariada Aplicada, 2ª Edição, Edições Sílabo.
Laureano, R. & Botelho, M. (2016). SPSS: o Meu Manual de Consulta Rápida, 3ª Edição, Edições Sílabo.
Hair, J.F., Black, W.C., Babin, B.J. & Anderson, R.E. (2010). Multivariate Data Analysis, 7th edition, Prentice Hall.
Larose, D. & Larose, C. (2015). Data Mining and Predictive Analytics (Wiley Series on Methods and Applications in Data Mining), 2nd edition, Wiley.
Camm, J., Cochran, J., Fry, M., Ohlmann, J., Anderson, D., Sweeney, D., & Williams, T. (2015). Essentials of Business Analytics, Cengage Learning.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Witten, I., Frank, E. & Hall, M. (2011). Data Mining: Practical Machine Learning Tools and Techniques, 3rd edition, Morgan Kaufmann.
Santos, M. & Ramos, I. (2009). Business Intelligence: Tecnologias da Informação na Gestão de Conhecimento, 2ª Edição, Lisboa, Portugal: FCA.
Rocha, M., Cortez, P. & Neves, J. (2008). Análise Inteligente de Dados - Algoritmos e Implementação em Java, Lisboa, Portugal: FCA.
Provost, F., & Fawcett, T. (2013). Data Science for Business Fundamental principles of data mining and data-analytic thinking. Sebastopol, CA: O?Reilly.
Hastie, T., Tibshirani, R., Friedman, J., Hastie, T., Friedman, J., & Tibshirani, R. (2009). The elements of statistical learning (Vol. 2): Springer.
Gama, J., Carvalho, A., Faceli, K., Lorena, A. & Oliveira, M. (2015). Extração de Conhecimento de Dados: Data Mining, 2ª Edição, Edições Sílabo.
Authors:
Reference:
Year:
Análise de Dados Não Estruturados
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
OA1. Identificar e aplicar os conceitos e as tecnologias associadas à área de texto não estruturado e análise de redes sociais com vista a implementar soluções que possam auxiliar a tomada de decisão em contexto de gestão.
OA2. Aplicar técnicas de text mining para melhor compreender e gerir problemas de negócio.
OA3. Desenvolver a capacidade de estudo, de pesquisa pessoal e de comunicação em Text Mining.
CP1. Introdução ao Text Mining.
CP2. Tokenization, Criação de Dicionários e Preparação do Corpus.
CP3. Métodos de Agrupamento de Documentos e Termos.
CP4. Aplicação de Casos de Agrupamento de Documentos e Termos à Gestão.
CP5. Modelos de Classificação em Texto.
CP6. Aplicação de Casos de Classificação de Texto Aplicados à Gestão.
CP7. Análise de Sentimentos.
CP8. Aplicação de Casos de Análise de Sentimentos à Gestão.
1) Avaliação contínua:
a) Teste individual (50%).
(OA 1, 3).
b) Trabalho de grupo (40%).
(OA 1, 2, 3).
c) Participação em aula (10%).
Aprovação: a) mín. 7,5 valores em cada uma das provas; b) classificação final mín. 10 valores; e, c) assiduidade mínima de 2/3 das aulas.
2) Avaliação por exame (1ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores.
3) Avaliação por exame (2ª época): teste escrito (100%) com classificação mínima 10 valores.
Escala: 0-20 valores.
Title: Struhl, S. (2015). Practical Text Analytics: Interpreting Text and Unstructured Data for Business Intelligence (Marketing Science Series). Kogan Page.
Russell M.A. (2013). Mining the Social Web: Data Mining Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+, GitHub, and More, 2nd Edition. O?Reilly Media
Artigos científicos indicados pelo docente.
Folhas de apoio às aulas elaboradas pelo docente.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Weiss, Indurkhya, Zhang, Damerau (2005). Text Mining: Predictive Methods for Analyzing Unstructured Information. Springer
Srivastava, A.N. and Sahami, M. (2009). Text Mining: Classification, Clustering, and Applications. Chapman & Hall/CRC.
Feldman, R. and James Sanger, J. (2006). The Text Mining Handbookx\: Advanced Approaches in Analyzing Unstructured Data. Cambridge University Press.
Authors:
Reference:
Year:
Aplicações de Business Analytics
OA1. Conhecer a metodologia CRISP-DM;
OA2. Perceber o processo de implementação de projetos de business analytics;
OA3. Conhecer as principais ferramentas informáticas em business analytics;
OA4. Conhecer algumas aplicações reais de business Analytics.
P1. Business analytics nas organizações
P.1.1. Framework para a implementação
P1.2. Metodologia CRISP-DM
P1.3. Maturidade analítica
P2. Aplicações de business analytics
P2.1. Problemas com os dados
P2.2. Problemas de business intelligence
P2.3. Problemas de analytics
1) Avaliação periódica:
a) Trabalhos individual com apresentação oral e digital (70%)
(OA 1, 2, 3, 4)
b) Trabalho de grupo com possibilidade de discussão (30%)
(OA 3, 4)
Aprovação: a) mín. 7,5 valores em cada uma das provas; b) classificação final mín. 10 valores; e, c) assiduidade mínima de 4/5 das aulas
Escala: 0-20 valores
Dada a natureza prática dos conteúdos da UC, não está prevista a realização de exame
Title: Venkatesan, R, Farris, P. Wilcox R. (2014) Cutting Edge Marketing Analytics: Real World Cases and Datasets for Hands On Learning. Pearson/FT Press.
Schniederjans, M. J., Schniederjans, D. G., & Starkey, C. M. (2014). Business analytics principles, concepts, and application what, why, and how. Pearson.
Santos, M. & Ramos, I. (2009). Business Intelligence: Tecnologias da Informação na Gestão de Conhecimento, 2ª Edição, Lisboa, Portugal: FCA.
Laursen, Gert H. N. & Thorlund, Jesper (2017) Business Analytics for Managers: Taking Business Intelligence Beyond Reporting, Second Edition, Wiley.
Camm, J., Cochran, J., Fry, M., Ohlmann, J., Anderson, D., Sweeney, D., & Williams, T. (2015). Essentials of Business Analytics, Cengage Learning.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Winston, Wayne L. (2014) Marketing Analytics Data-Driven Techniques with Microsoft Excel, Wiley.
Siegel, E. (2013). Predictive Analytics: The Power to Predict Who Will Click, Buy, Lie, or Die. Hoboken, NJ: Wiley.
Sharda, Ramesh, Dursun Delen & Efraim Turban (2015) Business Intelligence and Analytics: Systems for Decision Support (10/E). Pearson.
Provost, F., & Fawcett, T. (2013). Data Science for Business Fundamental principles of data mining and data-analytic thinking. Sebastopol, CA: O?Reilly.
Palmatier, Robert & Sridhar, Shrihari (2017) Marketing Strategy: Based on First Principles and Data Analytics, Palgrave.
Isson, J. P. & Harriott, J. (eds) (2013) Win with advanced business analytics: creating business value from your data, John Wiley & Sons
Brennan, K. (2009). A Guide to the Business Analysis Body of Knowledge (BABOK Guide). IIBA.
Authors:
Reference:
Year:
Estratégia e Reporte
OA1. Desenvolver conceitos inerentes ao processo de gestão estratégica e compreender a forma como este processo é visto a partir de diferentes abordagens teóricas.
OA2. Compreender e aplicar o conceito e a abordagem das capacidades dinâmicas.
OA3. Introduzir conceitos inerentes à formulação e ao desenvolvimento de estratégias de negócio e de estratégias corporativas, incluindo a avaliação do envolvente e a análise de stakeholders.
OA4. Perceber a importância da implementação e do controlo de gestão estratégica e da sua ligação ao reporte e à business analytics.
OA5. Criar sistemas de controlo e avaliação de desempenho para o reporte de informação relativa à gestão empresarial.
OA6. Desenvolver pensamento crítico.
OA7. Ter autonomia para planear processos de aprendizagem e avançar os conhecimentos na área em estudo.
CP1. Estratégia como ponto de partida para business analytics
CP2. O processo de gestão estratégica
CP3. Análise interna da organização baseada nos recursos e nas capacidades dinâmicas
CP4. Análise da envolvente externa
CP5. Estratégias de negócio, novos modelos de negócio e transformação digital
CP6. Estratégias corporativas
CP7. Implementação e controlo da estratégia, reporting e business analytics.
Opção 1 (Avaliação Contínua)
i. Teste Escrito Individual 50%
ii. Trabalho de Grupo 40%
iii. Relatório do Seminário 10%
Aprovação: Média ponderada de 10 valores ou superior, com a nota mínima de 8 valores em cada uma das componentes da avaliação contínua.
Opção 2 (Exame Final)
Aprovação: 10 valores ou superior
Escala: 0-20 valores.
Title: António, Nelson S. (2015). Estratégia Organizacional: Do mercado à Ética. Escolar Editora.
Artigos científicos indicados pelo docente.
Folhas de apoio às aulas elaboradas pelo docente.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Grant, R. (2013) Contemporary Strategy Analysis (8th. edition), Wiley.
Authors:
Reference:
Year:
Gestão de Bases de Dados
1. Enquadramento da gestão de bases de dados no universo do data science
2. Desenvolver capacidade de modelação de dados em contexto de sistemas operacionais e de sistemas analíticos.
3. Capacidade de utilizar com eficiência e eficácia as linguagens e ferramentas para pesquisa de informação de dados estruturados e semi-estruturados
A. Enquadramento da gestão de dados no universo do datascience
B. Desenho de esquemas relacionais
1. Relações e chaves primárias
2. Chaves estrangeiras e regras de integridade;
3. Análise crítica e construção de um modelo relacional;
C. Linguagem S.Q.L
1 Interrogações Simples;
2 Funções de Agregação e Agrupamentos;
3 Interrogações Encadeadas;
4. Criação de Views
D. Otimização
E. Modelo Dimensional
1. Conceção modelo dimensional
2. Modelo dimensional vs relacional
3. ETL & qualidade dos dados
F. Dados semi-estruturados
1ª época
1) Avaliação periódica:
i) trabalho de grupo com entregas faseadas e discussão (50%);
ii) teste individual escrito (50%).
Aprovação: Nota final mínima de 10 valores; teste escrito nota mínima 8 valores.
2) Avaliação por exame: exame escrito (100%), Nota mínima 10 valores.
2ª Época
Avaliação por exame: teste escrito (100%), Nota mínima 10 valores.
Escala: 0-20 valores.
Title: Damas, L. SQL - Structured Query Language " FCA Editora de Informática, 2005 (II)
Perreira, J. Tecnologia de Base de Dados" FCA Editora de Informática, 1998
Ramos, P, Desenhar Bases de Dados com UML, Conceitos e Exercícios Resolvidos, Editora Sílabo, 2ª Edição, 2007
Authors:
Reference:
Year:
Title: Existem vários bons tutoriais na internet.
Relational vs. NoSQL Databases: A Survey. MA Mohamed, OGAltrafi, MO Ismail. International Journal of Computer and Information, Volume, May 2014
Authors:
Reference:
Year:
Análise Preditiva
OA1. Identificar variáveis e métricas relevantes para classificação e regressão e definir os objetivos da análise
OA2. Técnicas de classificação: árvores de decisão, regras proposicionais e redes neuronais
OA3. Técnicas de regressão: regressão linear, árvores de decisão e redes neuronais
OA4. Aplicações das técnicas de classificação e regressão em dados reais
P1. Análise exploratória dos dados e métricas para classificação e regressão
P2. Técnicas de classificação:
P2.1. Árvores de decisão e regras proposicionais
P2.2 Redes neuronais: algoritmo backpropagation
P2.3 Outros algoritmos para classificação
P3. Técnicas de regressão
P3.1. Regressão linear
P3.2. Árvores de decisão
P3.3 Redes neuronais: algoritmo backpropagation
P3.4. Outros algoritmos para regressão
P4. Aplicações de classificação e regressão em dados reais: utilização do software IBM SPSS Modeler e IBM SPSS Statistics; ou outro
1) Avaliação periódica:
a) Teste individual (50%)
(OA 1, 2, 3).
b) Trabalho de grupo com apresentação digital (50%) e possível discussão
(OA 4)
Aprovação: a) mín. 7,5 valores em cada uma das provas; b) classificação final mín. 10 valores; e, c) assiduidade mínima de 2/3 das aulas.
2) Avaliação por exame (1ª época): trabalho com discussão e apresentação digital (50%) e teste escrito (50%), com classificação mínima 10 valores em ambas as provas.
3) Avaliação por exame (2ª época): trabalho com discussão e apresentação digital (50%) e teste escrito (50%), com classificação mínima 10 valores em ambas as provas.
Escala: 0-20 valores.
Title: Witten, I., Frank, E. & Hall, M. (2011). Data Mining: Practical Machine Learning Tools and Techniques, 3rd edition, Morgan Kaufmann.
7th edition, Prentice Hall
Hair, J.F., Black, W.C., Babin, B.J. & Anderson, R.E. (2010). Multivariate Data Analysis,
Larose, D. & Larose, C. (2015). Data Mining and Predictive Analytics (Wiley Series on Methods and Applications in Data Mining), 2nd edition, Wiley.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Santos, M. & Ramos, I. (2009). Business Intelligence: Tecnologias da Informação na Gestão de Conhecimento, 2ª Edição, Lisboa, Portugal: FCA
Rocha, M., Cortez, P. & Neves, J. (2008). Análise Inteligente de Dados - Algoritmos e Implementação em Java, Lisboa, Portugal: FCA.
Hastie, T., Tibshirani, R., Friedman, J., Hastie, T., Friedman, J., & Tibshirani, R. (2009). The elements of statistical learning (Vol. 2): Springer.
Gama, J., Carvalho, A., Faceli, K., Lorena, A., & Oliveira, M. (2012). Extração de Conhecimento de Dados: Data Mining. Lisboa, Portugal: Edições Sílabo.
Cardoso, M. G. M. S. (2013). Logical Discriminant Models In L. Moutinho & K.-H. Huarng (Eds.), Quantitative Modeling in Marketing and Management (pp. 223-253).
Authors:
Reference:
Year:
Análise Prescritiva
Ao concluir esta Unidade Curricular o estudante deverá ser capaz de:
OA1: Identificar modelos prescritivos de apoio à tomada de decisão adequados para aplicações em gestão.
OA2: Identificar técnicas prescritivas de apoio à tomada de decisão adequados para aplicações em gestão.
OA3: Desenvolver modelos de apoio à decisão para aplicações em gestão.
OA4: Utilizar programas generalistas para resolver modelos de apoio à decisão.
OA5: Interpretar e produzir recomendações baseadas nos resultados dos modelos de apoio à decisão.
P1. Modelos e técnicas de optimização matemática
1.1 Optimização Linear
1.2 Optimização com variáveis inteiras
1.3. Optimização Não Linear
1.4 Aplicações da optimização matemática na Gestão
1.5 Resolução usando software
1.6 Fazer recomendações prescritivas
P2. Modelos e técnicas de optimização multiobjectivo
2.1 Modelos multiobjectivo
2.2 Aplicações da optimização multiobjectivo na Gestão
2.3 Resolução usando software
2.4 Fazer recomendações prescritivas
P3. Técnicas de optimização heurística
3.1 Introdução à optimização heurística
3.2 Aplicações da optimização heurística na Gestão
3.3 Resolução usando software
3.4 Fazer recomendações prescritivas
P4. Outros modelos e técnicas prescritivas para Gestão
1. AVALIAÇÃO PERIÓDICA:
a) Teste escrito (60%);
b) Trabalho de grupo com discussão (40%);
c) Presença em, pelo menos, 2/3 das aulas.
2. AVALIAÇÃO POR EXAME (1.ª e 2.ª Época):
a) Teste escrito (60%);
b) Projecto individual com discussão (40%).
A aprovação (na avaliação Periódica ou por Exame):
i) Requere classificação mínima de 8,5 em cada prova;
ii) Pode ser exigida uma prova oral.
Escala: 0-20 valores.
Title: Chopra, S., & Meindl, P.(2007). Supply Chain Management: Strategy, Planning and Operations, 3rd edition, Pearson Education, Inc., USA.
Chase, R. B.; Jacobs. F. R. e N. J. Aquilano, 2007, Operations Management for competitive advantage, 11ª edição, McGraw-Hill.
Bartolacci, M. et al. (2012). Optimization Modeling for Logistics: Options and Implementations. Journal of Business Logistics, 33 (2): 118-127
Borshchev, A. (2015). The Big Book of Simulation Modeling. Multimethod Modeling with AnyLogic 6
Ragsdale, C. (2015). Spreadsheet Modeling & Decision Analysis ? A practical introduction to business analytics. 7th Edition, Cengage Learning.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Shapiro, J. (2009). Modelling the supply Chain, Duxbury, Thomson Learning, USA
Simchi-Levy, D., Kaminsky, P. and Simchi-Levy, E. (2008). Designing and Managing the Supply Chain: Concepts, Strategies and Case Studies. McGraw-Hill International Editions.
Carvalho, J. (coord.) (2010). Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento. Edições Sílabo
Authors:
Reference:
Year:
Métodos Analíticos em Big Data
OA1. Perceber o que é Big Data e as suas principais implicações para as organizações
OA2. Aplicar modelos analíticos em Big Data
OA3. Avaliar soluções analíticas de Big Data
P1. Big Data: Introdução, Desafios, Tendências e Aplicações ao Negócio
P2. Características do Big Data: os V's do Big Data
P3. As Tecnologias do Big Data
P4. Análise de Streams e Modelos Analíticos para Big Data
P5. Casos de negócio com problemas e soluções analíticas de Big Data
1. Avaliação periódica: a) Trabalho de grupo com apresentação (50%). (OA 2, 3); b) Teste individual (50%). (OA 1, 3);
A aprovação em avaliação periódica exige:
- presença em, pelo menos, 75% das aulas;
- nota mínima de 7,5 valores para cada um dos elementos de avaliação;
- classificação final mínima de 10 valores.
2. Avaliação por exame: Teste individual (50%) e Trabalho individual com apresentação (50%).
A aprovação em avaliação por exame exige:
- nota mínima de 10 valores para cada um dos elementos de avaliação;
- classificação final mínima de 10 valores.
Title: Leskovec, J., Rajaraman, A. & Ullman, J.D. (2014). Mining of Massive Datasets. Hadoop: The Definitive Guide. 2th Edition, Cambridge University Press
Bengfort, B. & Kim, J. 82016). Data Analytics with Hadoop: An Introduction for Data Scientists. O'Reilly Media.
Bahga, A. & Madisetti, V. (2016). Big Data Science & Analytics: A Hands-On Approach. VPT.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Ryza, S., Laserson, U., Owen, S., & Wills, J. (2015). Advanced Analytics with Spark: Patterns for Learning from Data at Scale. O'Reilly Media.
Ragsdale, C. (2015). Spreadsheet Modeling & Decision Analysis ? A practical introduction to business analytics. 7th Edition, Cengage Learning.
Marz, N. & Warren, J. (2015). Big Data: Principles and best practices of scalable realtime data systems. Manning Publications.
Authors:
Reference:
Year:
Seminário em Business Analytics
OA1. Compreender os conceitos e metodologias-chave de um caso de negócio
OA2. Elaborar um caso de negócio na área analítica
OA3. Entregar e comunicar um caso de negócio na área analítica
P1. Conceito de caso de negócio e seus elementos
P1.1. Fundamentos de gestão de projetos
P1.2. Principais frameworks
P2. Tipos de caso de negócio na área analítica
P3. O papel da consultoria na área analítica
P3.1. Desenhar um caso de negócio
P3.2. Entregar um caso de negócio
P4. Exemplos de casos de negócio na área analítica
Trabalho escrito individual com, eventual, apresentação e discussão (50%)
(AO 1, 2, 3)
Trabalho de grupo com apresentação e discussão (50%)
(AO 1, 2, 3)
Aprovação: a) classificação mínima 10 valores em cada trabalho; e, b) assiduidade mínima de 2/3 das aulas
Escala: 0-20 valores.
Esta UC não contempla avaliação por exame.
Title: Venkatesan, R, Farris, P. Wilcox R. (2014) Cutting Edge Marketing Analytics: Real World Cases and Datasets for Hands On Learning. Pearson/FT Press.
Schniederjans, M. J., Schniederjans, D. G., & Starkey, C. M. (2014). Business analytics principles, concepts, and application what, why, and how. Pearson.
Laursen, Gert H. N. & Thorlund, Jesper (2017) Business Analytics for Managers: Taking Business Intelligence Beyond Reporting, Second Edition, Wiley.
Camm, J., Cochran, J., Fry, M., Ohlmann, J., Anderson, D., Sweeney, D., & Williams, T. (2015). Essentials of Business Analytics, Cengage Learning.
Sheen, Raymond & Gallo, Amy (2015). HBR Guide to Building Your Business Case, Harvard Business Review Press.
Christensen, Clayton M. & Raynor, Michael E. (2013). The Innovator's Solution: Creating and Sustaining Successful Growth, Harvard Business Review Press.
Anderson, D. (2012). Organization development. The process of leading organizational change. Sage.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Winston, Wayne L. (2014) Marketing Analytics Data-Driven Techniques with Microsoft Excel, Wiley.Ryza, S., Laserson, U., Owen, S., & Wills, J. (2015). Advanced Analytics with Spark: Patterns for Learning from Data at Scale. O'Reilly Media.
Siegel, E. (2013). Predictive Analytics: The Power to Predict Who Will Click, Buy, Lie, or Die. Hoboken, NJ: Wiley.
Sharda, Ramesh, Dursun Delen & Efraim Turban (2015) Business Intelligence and Analytics: Systems for Decision Support (10/E). Pearson.
Santos, M. & Ramos, I. (2009). Business Intelligence: Tecnologias da Informação na Gestão de Conhecimento, 2ª Edição, Lisboa, Portugal: FCA.
Provost, F., & Fawcett, T. (2013). Data Science for Business Fundamental principles of data mining and data-analytic thinking. Sebastopol, CA: O?Reilly.
Palmatier, Robert & Sridhar, Shrihari (2017) Marketing Strategy: Based on First Principles and Data Analytics, Palgrave.
Isson, J. P. & Harriott, J. (eds) (2013) Win with advanced business analytics: creating business value from your data, John Wiley & Sons
Brennan, K. (2009). A Guide to the Business Analysis Body of Knowledge (BABOK Guide). IIBA.
Anderson, D. (2012). Cases and exercises in organizational development & change. Sage.
Authors:
Reference:
Year:
Seminário de Investigação em Business Analytics
OA1. Saber diferenciar: uma dissertação e um projeto empresa
OA2. Perceber a filosofia que sustenta as escolhas e decisões a tomar na definição da investigação
OA3. Saber como selecionar um problema de investigação e rever a literatura
OA4. Saber escrever uma proposta de investigação em business analytics
OA5. Saber apresentar um projeto de investigação aos gestores
P1. As etapas do processo de investigação
P.1.1.Tipos de teses
P1.2. Identificação de problemas de investigação
P1.3. Planeamento das fases do trabalho
P2. Elaboração da revisão de literatura e fontes de bibliografia
P3. Tipos e fases do trabalho empírico
P3.1. Identificar e utilizar ferramentas de business analytics adequadas ao problema de investigação
P4. Temas de investigação em business analytics
P5. Elaboração e apresentação de projeto de investigação
P5.1. Acompanhamento individual de cada aluno no desenvolvimento e aperfeiçoamento do seu projeto
Avaliação periódica:
- Projeto de tese com apresentação oral e digital (70%)
- Análise crítica à investigação em business analytics (10%)
- Protocolo para a revisão de literatura na forma de artigo científico com, possível, apresentação oral (20%)
Aprovação: a) mín. 7,5 val. em todas as provas; b) nota final mín. 10 val.; e, c) assiduidade de 2/3 das aulas.
UC sem exame.
Title: Camm, J., Cochran, J., Fry, M., Ohlmann, J., Anderson, D., Sweeney, D., & Williams, T. (2015). Essentials of Business Analytics, Cengage Learning.
Uma Sekaran e Bougie Roger (2010) Research Methods for Business, 5ª edição, John Wiley and Sons
Oliveira, Luís Adriano (2011). Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia Segundo Bolonha. Lisboa: LIDEL
Laursen, Gert & Thorlund, Jesper (2010) Business Analytics for Managers: Taking Business Intelligence Beyond Reporting, Wiley.
Hancké, B. (2009), Intelligent Research Design? A guide for beginning researchers in the social sciences, Oxford University Press.
Ethridge, D. (2004), Research methodology in applied economics, 2nd ed., Blackwell Publishing.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Schniederjans, M. J., Schniederjans, D. G., & Starkey, C. M. (2014). Business analytics principles, concepts, and application what, why, and how. Pearson.
Saunders, M., Lewis, P. e Thornhill (2009). Research Methods for Business Students, 5ª ed. Pearson Education
Provost, F., & Fawcett, T. (2013). Data Science for Business Fundamental principles of data mining and data-analytic thinking. Sebastopol, CA: O?Reilly.
Brennan, K. (2009). A Guide to the Business Analysis Body of Knowledge (BABOK Guide). IIBA.
Barañano, Ana Maria (2008). Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão. Lisboa: Edições Sílabo
Øvretveit, J. (2008). Writing a scientific publication for a management journal. Journal of Health Organization and Management, 22, 2, 189-206.
Authors:
Reference:
Year:
Dissertação em Métodos Analíticos para Gestão
OA1. Escrever uma dissertação
OA2. Escrever uma síntese da dissertação
OA3. Apresentar em público uma síntese da dissertação
P1. Escrita da introdução e resumo (abstract);
P2. Definição do problema de investigação;
P3. Definição dos objetivos de investigação;
P4. Revisão de literatura;
P5. Definição de modelo conceptual e hipóteses de investigação ou dos objetivos analíticos e métricas de monitorização;
P6. Técnicas de recolha de dados e/ou compreensão e preparação dos dados;
P7. Técnicas de análise de dados (modelação) e de avaliação dos modelos;
P8. Escrita de conclusões e definição de possibilidades de investigação futura;
P9. Recomendações e implicação em termos académicos e empresariais.
- Apresentação escrita da dissertação (80%)
- Apresentação oral da síntese da dissertação e posterior discussão pública perante um júri (20%)
Title: Camm, J., Cochran, J., Fry, M., Ohlmann, J., Anderson, D., Sweeney, D., & Williams, T. (2015). Essentials of Business Analytics, Cengage Learning.
Uma Sekaran e Bougie Roger (2010) Research Methods for Business, 5ª edição, John Wiley and Sons
Oliveira, Luís Adriano (2011). Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia Segundo Bolonha. Lisboa: LIDEL
Laursen, Gert & Thorlund, Jesper (2010) Business Analytics for Managers: Taking Business Intelligence Beyond Reporting, Wiley.
Fisher, C. (2007). Researching and writing a dissertation: A guidebook for business students. Essex: Prentice Hall
Definida pelo orientador / Defined by supervisor
Authors:
Reference:
Year:
Title: Provost, F., & Fawcett, T. (2013). Data Science for Business Fundamental principles of data mining and data-analytic thinking. Sebastopol, CA: O?Reilly.
Pidd, M. (2003). Tools for thinking: Modelling in Mangement Science. West Sussex: Wiley.
Brennan, K. (2009). A Guide to the Business Analysis Body of Knowledge (BABOK Guide). IIBA.
Øvretveit, J. (2008). Writing a scientific publication for a management journal. Journal of Health Organization and Management, 22, 2, 189-206.
Authors:
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Year:
Trabalho de Projeto em Métodos Analíticos para Gestão
OA1. Escrever um trabalho de projeto
OA2. Escrever uma síntese do trabalho de projeto
OA3. Apresentar em público uma síntese do trabalho de projeto
P1. Escrita da introdução e resumo (abstract);
P2. Definição do problema de negócio e diagnóstico da organização;
P3. Definição dos objetivos do projeto;
P4. Revisão de literatura;
P5. Definição dos objetivos analíticos e métricas de monitorização;
P6. Compreensão dos dados recolhidos e preparação dos dados;
P7. Técnicas de análise de dados (modelação) e de avaliação dos modelos;
P8. Escrita de conclusões e definição de possibilidades de projetos futuros;
P9. Avaliação de impactos possíveis e formas de controlo de resultados.
- Apresentação escrita da dissertação (80%)
- Apresentação oral da síntese do projeto e posterior discussão pública perante um júri (20%)
Title: Camm, J., Cochran, J., Fry, M., Ohlmann, J., Anderson, D., Sweeney, D., & Williams, T. (2015). Essentials of Business Analytics, Cengage Learning.
Uma Sekaran e Bougie Roger (2010) Research Methods for Business, 5ª edição, John Wiley and Sons
Oliveira, Luís Adriano (2011). Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia Segundo Bolonha. Lisboa: LIDEL
Laursen, Gert & Thorlund, Jesper (2010) Business Analytics for Managers: Taking Business Intelligence Beyond Reporting, Wiley.
Fisher, C. (2007). Researching and writing a dissertation: A guidebook for business students. Essex: Prentice Hall
Bell, Judith (2005). Doing Your Research Project: a guide for first-time researchers in education and social science. 4th ed. Buckingham: Open University Press.
Definida pelo orientador / Defined by supervisor
Authors:
Reference:
Year:
Title: Provost, F., & Fawcett, T. (2013). Data Science for Business Fundamental principles of data mining and data-analytic thinking. Sebastopol, CA: O?Reilly.
Pidd, M. (2003). Tools for thinking: Modelling in Mangement Science. West Sussex: Wiley.
Brennan, K. (2009). A Guide to the Business Analysis Body of Knowledge (BABOK Guide). IIBA.
Øvretveit, J. (2008). Writing a scientific publication for a management journal. Journal of Health Organization and Management, 22, 2, 189-206.
Authors:
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Optativas recomendadas
Objetivos
O mestrado visa dotar os estudantes da capacidade de conhecer os instrumentos analíticos e saber recomendá-los e usá-los em ambientes científicos e/ou profissionais, permitindo desenvolver soluções de negócio centradas na análise. Em particular, visa que os estudantes adquirem as competências que lhes permita uma boa inserção no mercado de trabalho. Nomeadamente:
Conhecer conceitos, teorias, metodologias e modelos das 3 áreas do BA
Interpretar resultados analíticos
Comunicar por escrito e oralmente soluções analíticas e os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes, tanto a especialistas como a não especialistas
Pensar criticamente, integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções e formular juízos em situações de informação limitada ou incompleta
Resolver problemas de negócio, aplicando os conhecimentos adquiridos na identificação e resolução dos problemas que surjam nas suas áreas de estudo, incluindo situações novas ou não familiares
Os objetivos de aprendizagem a desenvolver pelos estudantes decorrentes da frequência das aulas teórico-práticas e da realização de trabalhos de grupo são, entre outros:
Produzir um documento bem estruturado e identificar claramente as mensagens-chave relevantes dentro de um documento escrito sobre um problema de (business) analytics
Reconhecer o significado dos dados na gestão
Selecionar e interpretar dados e referências de fontes académicas e não-académicas
Analisar questões de forma eficaz, formulando conclusões ou soluções bem fundamentadas
Demonstrar conhecimento de metodologias e ferramentas analíticas existentes no mercado
Compreender o framework para um projeto de Business Analytics e avaliar o sucesso de projetos
Demonstrar competência no desenvolvimento de investigação e/ou de projeto de Business Analytics
Conhecer ferramentas informáticas, pacotes estatísticos e de analytics, open source ou comerciais, adequados aos diferentes problemas de negócio
Acreditações