Marketing
Mestrado
Acreditações

Período de aulas
Propinas estudantes UE (2023/2024)
Propinas estudantes fora da UE (2023/2024)
Plano de Estudos para 2023/2024
Unidades curriculares | Créditos | |
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1º Ano | ||
Comportamento do Consumidor e Marketing Research
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Estratégia de Marketing
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão de Canais de Distribuição
3.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Gestão de Comunicação
3.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Gestão de Marcas
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Métodos Quantitativos Aplicados ao Marketing
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Animação de Equipas Comerciais e Negociação
3.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Inovação e Criatividade em Marketing
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Marketing Digital e Social Media
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Marketing Relacional
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Novas Tendências do Marketing
3.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Optativas > 1º Ano - 2º Semestre
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Optativas > 1º Ano - 2º Semestre
|
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Optativas > 1º Ano - 2º Semestre
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2º Ano | ||
Seminário de Investigação em Marketing
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Dissertação em Marketing
54.0 ECTS
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Trabalho Final | 54.0 |
Trabalho de Projecto em Marketing
54.0 ECTS
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Trabalho Final | 54.0 |
Comportamento do Consumidor e Marketing Research
O desenvolvimento da estratégia e de planos de marketing eficazes requer uma compreensão profunda do comportamento do consumidor e do processo de tomada de decisão. Este curso foi desenvolvido para analisar que acontece antes, durante e depois do momento de compra.
Assim, ilustra como os consumidores recolhem informação, formam atitudes, fazem escolhas, se comportam e avaliam suas experiências. Este curso combina uma base teórica com aplicações práticas.
1. Comprar, Ter e Ser
2. Consumidor, Sustentabilidade e Bem-Estar Social
3. Percepção
4. Aprendizagem e Memória
5. Motivação e Afeto
6. O Eu: Mente, Género e Corpo
7. Personalidade, Estilos de Vida e Valores
8. Atitudes e Comunicações Persuasivas
9. Processo de Tomada de Decisão
10. Compra, Uso e Alienação
11. Grupos e Social Media
12. Rendimento e Classe Social
13. Cultura e Subcultura
14. Estudos de Mercado e Tomada de Decisão
[I] Avaliação contínua (presença mínima em 2/3 das aulas) - (1) Presença 10%; (2) Atividades em Aula/Discussão - Casos de Estudo e Discussões em Grupo (semanalmente)* 10%; (3) Apresentação dos estudantes/Trabalho de grupo* 30%; (4) Exame final* 50%.Os estudantes com estatuto de trabalhador estudante deverão contactar a coordenadora da disciplina na primeira aula se pretenderem alternativa à avaliação dos critérios 1 e 2 (substituição por quizzes regulares). [II] Exame final* 100%*nota mínima = 10.
BibliografiaSolomon, M. R. (2020). Consumer Behavior: Buying, Having, and Being. Pearson. Handouts available for each class
Bibliografia OpcionalCosta, L., Teixeira, A. & Brochado, A. (2021). Determinants of consumers? frugal innovation acceptance in a developed country. Young Consumers. 22 (2), 185-201Brochado, A., Teiga, N. & Oliveira-Brochado, F. (2017). The ecological conscious consumer behavior: are the activists different?. International Journal of Consumer Studies. 41 (2), 138-146
Estratégia de Marketing
Pretende-se que os alunos, no final desta unidade curricular, sejam capazes de aplicar criticamente os principais conceitos de marketing a partir da análise dos principais indicadores de mercado, utilizando as diversas ferramentas ao seu dispor com vista à construção de um correcto plano de marketing. Pretende-se ainda que, numa perspectiva científica, analisem novas tendências de marketing.
ProgramaCP1. Perceber o que é o Marketing e o Processo de Marketing
CP2. O Planeamento Estratégico e o Processo de Marketing (Análise de Portfólio)
CP3. A Envolvente de Marketing
CP4. Do Consumidor para a Estratégia de Marketing
CP5. Desenvolvimento da Estratégia de Marketing e do Marketing-Mix
CP6. Novas Tendências de Marketing
Época Normal: avaliação periódica, assiduidade min.2/3 - a) Exame individual 50% b) Exercícios individuais ou em grupo 50%. Nota min 7,5 em cada prova ou conjunto de provas individuais. Aprovação na UC: nota final min 10. Alunos que optem apenas por exame individual, ponderação 100%, nota min de 10. Época de Recurso: para alunos que reprovarem na época normal, ou alunos que pretendem melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota min 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.
BibliografiaPalmatier, R., Shrihari, S. (2017). Marketing Strategy. Based on First Principles and Data Analytics. Palgrave, London: UK.Hwang, Y.H. (2019). Hands-On Data Science for Marketing: Improve your Marketing Strategies with Machine Learning using Python and R. Packt Publishing Ldt. UK
Bibliografia OpcionalKotler, Philip; Keller, Kevin Lane (2009), Marketing Management, Prentice-Hall International, USADibb, Sally, Simkin, Lyndon, Pride, William M., Ferrrell, O.C., (2012), Marketing Concepts and Strategies, 6th Edition, Houghton Mifflin, USAMalcom H., McDonald B. (2007), Marketing Plans: How to Prepare Them: How to Use Them, Sixth Edition, Butterworth Heinemann (BH)Scientific Papers Research
Gestão de Canais de Distribuição
Durante esta unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
- Diagnosticar e propor soluções para problemas de empresas de retalho ou de produtores nas suas negociações com os distribuidores;
- Escrever um trabalho sobre as novas tendências de retalho e apresentá-lo à turma;
- Participar nas discussões em aula sobre os casos de estudo ou outros problemas de negócios;
- Perceber as tendências de retalho e distrbuição.
1. Canais de Distribuição: Estrutura, Funções e Relacionamentos;
2. Negócio de Retalho:
2.1. Formatos internacionais
2.2. Negócio de retalho - evolução portuguesa
2.3. Estratégia de marketing de retalho
2.4. Modelo de rentabilidade económica
3. Operações de negócio de retalho
4. Tendências de retalho e distribuição
5. Canais eletrónicos
6. Estratégia de canais:
6.1. Integração vertical
6.2. Abordagem horizontal
7. Gestão de Categoria
8. Gestão de canais de distribuição
8.1. Conflitos
8.2. E.C.R
Participação em aula - 20%+Trabalho de grupo - 30%+Frequência - 50%(Each component must have a minimum score of 8,5/20)Assiduidade Mínima 80%Os alunos que reprovarem na avaliação regular têm 2 épocas de exame (1ª e de recurso), tendo os exames uma ponderação de 100%, nota mínima de 10.
Bibliografia- Berman, B. and Evans, J. R., (2018). Retail Management - A Strategic Approach. 13th International Edition, Pearson, London- Palmatier, R. W., Sivadas, E., Stern, L.W., El-Ansary, A. (2019). Marketing Channel Strategy. An Omni-Channel Approach. Routledge: New York
Bibliografia OpcionalCase studys
Gestão de Comunicação
No fim do curso os alunos deverão ser capazes de:
Compreender e analisar críticamente os principais conceitos e teorias de comunicação de marketing.
Capacidade para aplicar estes conceitos no design de estratégias comunicacionais para solução de problemas de marketing.
1- Conhecer as principais ferramentas da Comunicação de marketing
2- Desenvolver o briefing de comunicação e o pensamento crítico sobre a sua execução.
3- Desenvolver competências de criação e de interpretação do briefing de media.
4 Conhecer e desenvolver competências de aplicação das principais métricas de media.
5- Desenvolver um entendimento alargado acerca do mix de comunicação, ferramentas e critérios de seleção
A avaliação processa-se em épocas Normal e de Recurso. Os alunos com avaliação contínua, terão que ter uma assiduidade mínima de 80% e serão avaliados: Teste escrito 50% (mínimo 9.5); Trabalhos de grupo 40%; avaliação individual 10%.
BibliografiaAndrews, J. C., & Shimp, T. A., Advertising, promotion, and other aspects of integrated marketing communications. Cengage Learning, 2017.
Bibliografia OpcionalClow, K. E., Baack, D.E., Integrated advertising, promotion and marketing communications, 8th Edition, Pearson Education, 2018Chaffey, D., Ellis- Chadwick, F, Digital Marketing, 7th Edition, Pearson, 2019.Barker, M., Barker, D., Bormann, N., e Neher, K., Social Media Marketing: A Strategic Approach, South- Western, 3rd edition, Cengage Learning, 2022 Scott, D.M. (2015). The New Rules of Marketing and PR: How to Use Social Media, Online Video, Mobile Applications, Blogs, News Releases, and Viral Marketing to Reach Buyers Directly. Wiley & Sons, New Jersey.
Gestão de Marcas
Compreender âmbito da gestão de marcas e Identificar características das marcas líderes
Compreender como articular a estratégia da empresa com a estratégia de marca, como criar e gerir marcas líderes, e fazer recomendações
P1. Introdução e história da gestão de marcas
P2. As marcas hoje - definição e âmbito
P3. A criação de marcas líderes:
a) Fase 1 - Compreensão
b) Fase 2 - Estratégia e Ideia Central
c) Fase 3 - Expressão Visual
d) Fase 4 - Aplicações
P4. Projecto P1. Introduction and branding history
Avaliação Periódica: A avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho de grupo, com a ponderação de 35%; - Participação ? 15% Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 8 valores. Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periódica. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota. Grupos de trabalho 5 a 7 elementos.
BibliografiaWally Olins (2014). ?Brand New: The Shape of Brands to Come?, Thames & Hudson
Bibliografia OpcionalWally Olins (2008). ?The Brand Handbook?, Thames & HudsonWolff Olins (1996) The Design Council, ?The New Guide to Identity?, Gower
Métodos Quantitativos Aplicados ao Marketing
Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, conheçam os conceitos e métodos mais importantes no âmbito da recolha e tratamento de informação quantitativa para estudos de mercado e de marketing. Pretende-se ainda que sejam capazes de identificar e aplicar, com auxílio de software estatístico, os métodos adequados a cada problema concreto.
Programa1. Objectivos da pesquisa de mercados: Design do estudo
2. Processos de recolha de informação quantitativos
3. Métodos de amostragem aleatórios e não-aleatórios
4. Dimensão da amostra
5. Construção do questionário: Tipos de escalas de medida
6. Erros amostrais e erros não-amostrais
7. Preparação e análise estatística dos dados
7.1 Análise descritiva exploratória
7.2 Inferência estatística: intervalos de confiança e testes de hipóteses paramétricos e não-paramétricos
7.3 Análise multivariada
7.3.1 Modelo de regressão linear múltipla
7.3.2 Análise em componentes principais
7.3.3 Análise de clusters
Avaliação periódica:- 2 testes individuais (um em Outubro e outro em Dezembro, com ponderações de 20% e de 30% da nota final, respetivamente). Em cada um dos testes a nota mínima para o aluno continuar em avaliação periódica é de 7,5 valores- 2 trabalhos de grupo: uma apresentação em aula durante o mês de Outubro, e um relatório final a entregar na última semana de Novembro, com ponderações de 20% e 30% da nota final, respetivamente)- presença em aula não inferior a 2/3 das aulas,- média ponderada final não inferior a 10 valores. Avaliação por Exame: Exame individual, com parte escrita teórico-interpretativa (50%) e parte em computador (50%).A classificação mínima em cada parte do exame é de 7,5 valores. A aprovação é obtida com uma classificação média mínima de 10 valores.
Bibliografia- Sarstedt, M. and Mooi, E. (2019) A Concise Guide to Market Research: the Process, Data and Methods using IBM SPSS Statistics, Springer (3rd ed.)- Field, A. (2018) Discovering Statistics using IBM SPSS Statistics, 5th ed. Sage Publications.
Bibliografia Opcional- Charry,K.; Coussement, K.; Demoulin, N. and Heuvinck, N. (2016) Marketing Research with IBM SPSS Statistics - a Practical Guide, Taylor and Francis. - Hair, J., et al (2018) Multivariate Data Analysis, 8th edition, CENGAGE. - McDaniel, C. and Gates, R. (2018) Marketing Research, 11th ed., John Wiley & Sons.- IBM SPSS tutorials and on-line documentation
Animação de Equipas Comerciais e Negociação
- Identificar e aplicar os principais instrumentos de gestão que estão na base da concepção, organização e animação de uma Equipa Comercial;
- Conhecer os principais instrumentos de Negociação Comercial e compreender a importância da Negociação Comercial no mundo empresarial actual;
1. INTRODUÇÃO Á GESTÃO DE EQUIPAS COMERCIAIS
- Objectivos gerais de uma empresa. Sua ligação com o marketing;
- Desenvolvimento do marketing e a evolução do departamento Comercial;
- Modelo de Venda Relacional
2. ANIMAÇÃO DE EQUIPAS COMERCIAIS
2.1 FORMAÇÃO E TREINO DA EQUIPA COMERCIAL
- Plano de integração;
- Objectivos da formação;
- Elaboração de um plano de formação;
- Avaliação e controlo da eficácia de um plano de formação.
2.2 MOTIVAÇÃO DA EQUIPA COMERCIAL
- Factores determinantes da motivação, conceitos comportamentais da motivação;
- Mix motivacional: A motivação financeira e não financeira;
- Reuniões de Vendas
- Desenvolvimento de um plano estratégico de carreira na área comercial
- Jogos e actividades em equipas de vendas
3. NEGOCIAÇÃO COMERCIAL
- Introdução à negociação; O que é, o porquê, a sua importância, perfis de um negociador
- Fases da negociação Win/Win
- Controlar uma negociação
O sistema de avaliação periódica é composto por:- Participação nas aulas (10%)- Trabalhos de Grupo (40%)- Teste final (50%) com nota mínima de 7,5 valoresOs alunos com uma nota final superior a 16 poderão ser chamados a defesa de nota.
Bibliografia- Stanton, William, Spiro, Management of a Sales Force ? 12ª ed, January 17, 2007, McGraw-Hill/Irwin;- Justino, Luis, Direcção Comercial, 1ª edição, Lisboa 2007, Edições Lidel- Dawson, Roger, Secrets of power negotiating for sales people, 1999, Carrer Press
Bibliografia Opcional- Zoltners, Andris, Sinha and Lorimer, The Complete Guide to Sales Force Incentive Compensation: How to Design and Implement Plans That Work, 2006, Amacom
Inovação e Criatividade em Marketing
Pretende-se que os alunos, no final desta unidade curricular, sejam capazes de perceber o âmbito da inovação empresarial, articular a inovação com a estratégia da empresa e sejam capazes de articular um processo de gestão da inovação.
ProgramaCP1 - Inovação
O que é?
Porque é importante?
Envolvente
Âmbito da inovação
Ciclo de Inovação - Fases e Atividades típicas
CP2 - Fase 1 - Estratégia de Inovação
Coordenação com a Estratégia da Organização/Gestão da marca
Alternativas estratégicas
CP3 - Fase 2 - Oportunidade
Fontes
Ouvindo o consumidor
Geração de Consumer insights
Workshop in class
Aspectos críticos na identificação e avaliação de oportunidades
CP4 - Fase 3 - Ideia
Criatividade
Metodologias formais e informais
Workshop em sala
Avaliação de ideias
CP5 - Fase 4 - Desenvolvimento
Da ideia ao marketing mix
O impacto das novas tendências no marketing mix: medias sociais, causas sociais e customização em massa.
Números do negócio - Análise de valor
CP6 - Fase 5 - Testes
Testes à inovação
Testes de comunicação
CP7 - Fase 6 - Introdução
Estratégias de lançamento
Coordenação
Planos de contingência
CP8 - Projeto
A avaliação periódica é composta por: Estudos de caso e análise de artigos - individual e/ou em grupo (15%); Trabalho final - em grupo (35%); Teste - individual (50%). A nota mínima em cada componente é de 7,5 valores.O aluno deve assegurar uma assiduidade igual ou superior a 2/3, sem a qual será excluído da avaliação periódica.Os alunos que reprovarem na avaliação regular possuem duas épocas de exame (1ª e de recurso), tendo os exames uma ponderação de 100% da nota (nota mínima de 9,5).
BibliografiaTrott, P. (2017). Innovation Management and New Product Development, 6th Edition. Pearson Education, UKKotler, P., Kartajaya, H., Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0: Technology for Humanity, 1st Edition. John Wiley & Sons, USALoureiro, S. M. C., Romero, J., & Bilro, R. G. (2019). Stakeholder engagement in co-creation processes for innovation: A systematic literature review and case study. Journal of Business Research, 119, 388-409.
Bibliografia OpcionalBilro, R. G., Loureiro, S. M. C., & Ali, F. (2018). The role of website stimuli of experience on engagement and brand advocacy. Journal of Hospitality and Tourism Technology, 9(2), 204-222.Japutra, A., Bilro, R. G., & Loureiro, S. M. C. (2020). Beyond Virtual and Augmented Reality: AI-Assisted Mixed Reality and Its Impacts on Society. In Sandra M. C. Loureiro (Ed.), Managerial Challenges and Social Impacts of Virtual and Augmented Reality (pp. 252-265). IGI Global.Loureiro, S. M. C., Romero, J., & Bilro, R. G. (2019). Stakeholder engagement in co-creation processes for innovation: A systematic literature review and case study. Journal of Business Research. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2019.09.038Ramaswamy, V., & Ozcan, K. (2018). What is co-creation? An interactional creation framework and its implications for value creation. Journal of Business Research, 84, 196-205Loureiro, S.M.C., Japutra, A., Molinillo, S. and Bilro, R.G. (2021), "Stand by me: analyzing the tourist?intelligent voice assistant relationship quality", International Journal of Contemporary Hospitality Management, Vol. 33 No. 11, pp. 3840-3859.
Marketing Digital e Social Media
Pretende-se que os alunos, no final desta unidade curricular, sejam capazes de perceber o âmbito do marketing digital e de social media e sejam capazes de articular a estratégia de marketing digital com a estratégia da empresa.
Os fundamentos teóricos são apresentados recorrendo a múltiplos case-studies vindos de diversos sectores e geografias para que a vertente prática esteja sempre presente ao longo do curso.
CP1 - Introdução ao Marketing Digital
CP2 - Estratégias de Marketing Digital
CP3 - Ferramentas de Marketing Digital
CP4 - Engagement do Consumidor Online
CP5 - E-Commerce e a Presença Digital Online
CP6 ? Comunicação e Canais Digitais
CP7 ? Social Media Marketing
CP8 ? Novas Tendências do Marketing Digital e Social Media
Avaliação periódica: Participação nas aulas (10%);Trabalhos (40%);Teste final (50%).Nota mínima em cada componente é de 9,5 val.Assegurar uma assiduidade igual ou superior a 80% (com menos será excluído da avaliação contínua).Os alunos que não tiverem assiduidade mínima na avaliação contínua terão um exame com uma ponderação de 100% da nota.A reprovação na avaliação de época regular ou pretendam uma melhoria de nota possuem época de exame (de recurso), tendo o exame uma ponderação de 100%.
BibliografiaChaffey, D., Ellis- Chadwick, F, Digital Marketing, 8th Edition, Pearson, 2022.
Bibliografia OpcionalClarke C., and Preace, A. (2022). Digital Marketing for Business 2022. eBook Kindle. Rogers, D. L. (2014). The network is your customer: five strategies to thrive in a digital age. Yale University Press.
Marketing Relacional
No final desta unidade curricular o estudante deverá ser capaz de conhecer os principais conceitos de marketing relacional e integrá-los, discuti-los e aplicá-los a diversos setores da atividade económica.
ProgramaP1 Marketing relacional: origem e evolução
P2 Dos bens/serviços à criação de experiências
P3 Co-criação e CRM
P4 Relações marca-consumidor
P5 Construir e manter relacionamentos fortes: brand love, brand coolness
P6 Segmentar e adaptar estratégias de marketing relacional: processo engagement
P7 Antecedentes e consequentes da Qualidade da Relação
Avaliação periódica: Apresentações e Participação nas aulas (20%); Trabalho final (45%); Teste final (35%). A nota mínima em cada é 7,5 valores. Assiduidade igual ou superior a 2/3, sem a qual há exclusão da avaliação periódica. Alunos que reprovarem na avaliação regular possuem a 1ª época e a época de recurso, tendo os exames uma ponderação de 100% ea nota mínima de 9,5 valores.
BibliografiaMalhotra, N. k. & Agarwal, J. (2021). Customer Relationship Marketing: Theoretical and Managerial Perspectives. World Scientific PublishingLemon, C. N. & Verhoef, P.C. (2016). Understanding Customer Experience Throughout the Customer Journey. Journal of Marketing, 80(6), 69-96Warren, C., Batra, R., Loureiro, S.M.C., & Bagozzi, R.P. (2019). Brand coolness. Journal of Marketing, 83(5), 36-56Loureiro, S.M.C. (2015). Loving and Hating Brands: Multiple Relationships between Consumers and Brands. In H.-R. Kaufmann (ed.). Handbook of Research on Managing and Influencing Consumer Behavior (chapter 18). IGI GlobalLoureiro, S.M.C., Romero, J., & Bilro, R.G. (2020). Stakeholder engagement in co-creation processes for innovation: a systematic literature review and case study. Journal of Business Research, 119, 388-409.Loureiro, S.M.C. et al. (2021). Artificial Intelligence in Business: State of the Art and Future Research Agenda. Journal of Business Research, 129, 911-926.
Bibliografia OpcionalLoureiro, S.M.C., Guerreiro. J., & Japutra, A. (2021). How escapism leads to behavioral intention in a virtual reality store with background music?. Journal of Business Research, 134, 288-300. Gupta, Sh., Pansari, A., & Kumar, V. (2018). Global Customer Engagement. Journal of International Marketing, 26(1), 4-29.Loureiro, S.M.C., & Sarmento, E. M. (2017). Relationship Marketing on Social Software Platforms. In Saurabh Kumar Dixit (ed.). Handbook of Consumer Behaviour in Hospitality and Tourism, Chapter 30 (section 4 consumer Loyalty Outlook) (pp. 1-16). Abingdon, Oxford: Routledge - Taylor and Francis Group Publishing Loureiro, S.M.C. (2017). Consumption and well-being: collecting experiences rather than material possessions. In H-R. Kaufmann and M. F. A. K. Panni (eds.). Socio-economic Perspectives on Consumer Engagement and Buying Behavior, chapter 12 (pp. 247-277). IGI GlobalLoureiro, S. M. C. (2020). Managerial Challenges and Social Impacts of Virtual and Augmented Reality (pp. 1-280). IGI GlobalAshfaq, M., Yun, J., Yu, Sh., & Loureiro, S.M.C. (2020). I, Chatbot: Modeling the Determinants of Users? Satisfaction and Continuance Intention of Text-based Conversational Agents. Telematics and informatics, 54, 101473.Loureiro, S.M.C., & Sarmento, E. M. (2017). Relationship Marketing on Social Software Platforms. In Saurabh Kumar Dixit (ed.). Handbook of Consumer Behaviour in Hospitality and Tourism, Chapter 30 (section 4 consumer Loyalty Outlook) (pp. 1-16). Routledge - Taylor and Francis Group Publishing Loureiro, S.M.C. (2017). Consumption and well-being: collecting experiences rather than material possessions. In H-R. Kaufmann and M. F. A. K. Panni (eds.). Socio-economic Perspectives on Consumer Engagement and Buying Behavior, chapter 12 (pp. 247-277) IGI GlobalPalmatier, R. W. (2008). Relationship Marketing. Massachusetts: Marketing Science InstituteLoureiro, S.M.C., Guerreiro, J., & Ali, F. (2020). 20 years of research on virtual reality and augmented reality in tourism context: A text-mining approach. Tourism Management, 77. 104028 Loureiro, S.M.C., Japutra, A., Molinillo, S., & Bilro, R. G. (2021). Stand by me: analyzing the tourist?intelligent voice assistant relationship quality. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 33(11), 3840-3859
Novas Tendências do Marketing
Pretende-se que os alunos, no final desta unidade curricular, sejam capazes de aplicar os principais conceitos associados a novas tendências de marketing - de natureza social, tecnológica, respectivos impactos - na gestão das organizações.
ProgramaCP1. Tendências respeitantes ao ambiente de marketing
CP2. Valores sociais que influenciam o comportamento do consumidor, sistemas
CP3. Tendências na programação de marketing
CP4. Análise crítica de tendências na política de produto, branding e packaging
CP5. Aspectos críticos na política de preço, comunicação integrada de marketing, gestão de vendas e distribuição
CP6. Tendências em pensamento estratégico de marketing
CP7. Novos sistemas de planeamento de marketing
CP8. Estratégias de valor acrescentado no plano de marketing
CP9. Análise de tendências emergentes e de novos paradigmas na área de marketing global (ex: individualismo global)
CP10. Discussões específicas sobre áreas de exploração de tendências em outros temas estratégicos (ex: gestão de marketing baseada em processos, conceito de gestão pura e performics)
CP11. Discussões sobre outras áreas de exploração de tendências em sectores específicos de actividade económica (ex: banca, telecomunicações e turismo)
A avaliação contínua: 45% trabalho de grupo; 50% exame; 5% assiduidade. Este sistema de classificação exige uma nota mínima de 9.5 no exame e taxa de assiduidade às aulas de pelo menos 2/3. Caso contrário, o aluno será automaticamente excluído deste regime de avaliação. Os alunos que reprovarem na avaliação contínua terão um exame que representará 100% da nota final. É obrigatório avisar o professor com antecedência. Os alunos com estatuto especial de trabalhador-estudante devem contactar o professor no caso de não poderem assistir a todas as aulas.
BibliografiaMoutinho, L., Teixeira, N., Zeferino, A. (2022). Marketing Futureland - Antecipação e Resposta ao Futuro do Marketing. Lisboa, Lidel.Martins, L.B., Wolfe, S.G. (2023). Metaversed - See Beyond The Hype. New Jersey, Wiley.Brinker, S. (2023). Marketing ops careers are good today ? and likely to get much better; here?s the latest data on these roles. Retrieved April 25 from https://chiefmartec.com/2023/04/marketing-ops-careers-are-good-today-and-likely-to-get-much-better-heres-the-latest-data-on-these-rolesKeller, K. L. (2020). Consumer research insights on brands and branding: a JCR curation. Journal of Consumer Research, 46(5), 995-1001. Sarkar, C., & Kotler, P. (2020). Brand activism: From purpose to action. Idea Bite Press.Van Zanten, J. A., & Huij, J. (2022). Corporate sustainability performance: Introducing an SDG score and testing its validity relative to ESG ratings. Available at SSRN 4186680.
Bibliografia OpcionalCarroll, A. B. (2008). A history of corporate social responsibility : Concepts and practices (1. published in paperback). Oxford: Oxford Univ. Press. Fink, L. (2019). Larry Fink's Letter to CEOs | BlackRock: Profit & Purpose. Retrieved from https://www.blackrock.com/americas-offshore/en/2019-larry-fink-ceo-letter Freeman, R. E., & Dmytriyev, S. (2017). Corporate Social Responsibility and Stakeholder Theory: Learning From Each Other. Symphonya. Emerging Issues in Management. (1), 7?15. https://doi.org/10.4468/2017.1.02freeman.dmytriyev Friedman, M. (1970). A Friedman doctrine?- The Social Responsibility Of Business Is to Increase Its Profits. The New York Times. Retrieved from https://www.nytimes.com/1970/09/13/archives/a-friedman-doctrine-the-social- responsibility-of-business-is-to.html Henderson, R. M. (2021). Reimagining capitalism. Management and Business Review, 1(1).Herédia-Colaço, V. (2023). Pro-environmental messages have more effect when they come from less familiar brands. Journal of Product & Brand Management, 32(3), 436-453.Herédia-Colaço, Vera, Nuno Moreira da Cruz, and Filipa Pires de Almeida (2020) ?Purpose-driven Consumption, Building the Dialogue between Companies and Consumers,? A Research Note, Center for Responsible Business and Leadership, Católica-Lisbon School of Business and Economics DOI: 10.13140/RG.2.2.20623.51368Keller, K. L. (2020). Consumer research insights on brands and branding: a JCR curation. Journal of Consumer Research, 46(5), 995-1001.Moreira da Cruz, Nuno, Filipa Pires de Almeida, F., and Vera Herédia-Colaço (2020) ?Purpose Driven Business: Latest Fad or the Ultimate Sustainable Competitive Advantage??, A Research Note, Center for Responsible Business and Leadership, Católica-Lisbon School of Business and Economics. DOI: 10.13140/RG.2.2.27286.98888Nanji, N. T. D. B. &. (2022). Patagonia: Billionaire boss gives fashion firm away to fight climate change. BBC News. Retrieved December 10, 2022, from https://www.bbc.com/news/business- 62906853 Sarkar, C., & Kotler, P. (2020). Brand activism: From purpose to action. Idea Bite Press.Van Zanten, J. A., & Huij, J. (2022). Corporate sustainability performance: Introducing an SDG score and testing its validity relative to ESG ratings. Available at SSRN 4186680.Vredenburg, J., Kapitan, S., Spry, A., & Kemper, J. A. (2020). Brands taking a stand: Authentic brand activism or woke washing?. Journal of Public Policy & Marketing, 39(4), 444-460.Brinker, S. (2023). Exploring the 2nd order effects of generative AI in marketing and martech. Retrieved April 25 from https://chiefmartec.com/2023/04/exploring-the-2nd-order-effects-of-generative-ai-in-marketing-and-martech
Optativa 1
Optativa 2
Optativa 3
Seminário de Investigação em Marketing
No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de:
1. Saber diferenciar: uma Dissertação, um Projecto Empresa, um Caso Pedagógico e um Plano de Negócios;
2. Perceber a filosofia que sustenta as escolhas e decisões a tomar na definição de pesquisa;
3. Perceber as implicações metodológicas da escolha da ?Filosofia da Ciência?;
4. Saber como seleccionar um problema de investigação e rever a literatura;
5. Saber como escrever uma proposta de investigação e um projecto de tese de marketing.
CP1 - Introdução - diferenças entre o conhecimento científico e o senso comum
CP2 - Processos fundamentais de investigação:
o Fases de investigação
o Revisão da literatura
o Formulação do problema
o Definição de objectivos de investigação
o Conceptualização das variáveis e das suas relações
CP3 - Recolha de dados
o Técnicas de recolha de dados
o Tratamento de informação secundária
o Investigação em ambiente organizacional
CP4 - Organização e redacção do relatório
- Participação em aula: 30%- Projecto de Tese: 70%Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudante com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação da UC.
BibliografiaGravetter, Frederick J. & Forzano, Lori-Ann B. (2015) Research Methods for the Behavioral Sciences, Cengage Learning, 5th EditionPrivitera, Gregory J. (2016) Research Methods for the Behavioral Sciences, SAGE, 2th Edition
Bibliografia OpcionalThomas, Gary (2016) How to do your case study, SAGE, 2th Edition
Dissertação em Marketing
Elaborar uma dissertação abordando uma temática específica da área científica de marketing, aplicando os conhecimentos teóricos e as metodologias específicas de forma a aprofundar uma questão teórica.
ProgramaP1. Escrita de introdução e abstract;
P2. Definição de um problema de investigação;
P3. Definição de objectivos de pesquisa;
P4. Revisão de literatura;
P5. Definição de modelo conceptual e hipóteses de investigação;
P6. Técnicas de recolha de dados;
P7. Técnicas de análise de dados;
P8. Escrita de conclusões e definição de possibilidades de pesquisa;
futura;
P9. Recomendações e Implicação em termos académicos e empresariais.
- Apresentação escrita da dissertação- Apresentação oral da síntese da dissertação e posterior discussão pública perante um júri
BibliografiaBryman, A. (2003). Business Research Methods. Oxford: Oxford University PressFisher, C. (2007). Researching and writing a dissertation: A guidebook for business students. Essex: Prentice Hall
Bibliografia OpcionalEllet, W. (2007). The case study handbook. USA: Harvard Business Press.Gummesson, E. (1991). Qualitative Methods in Management Research. London: Sage Publications.Pidd, M. (2003). Tools for thinking: Modelling in Mangement Science. West Sussex: Wiley.
Trabalho de Projecto em Marketing
Elaborar um projecto de intervenção em contexto organizacional aplicando os conhecimentos teóricos de marketing de forma integrada e atendendo às necessidades específicas das organizações.
ProgramaP1.Diagnóstico sumário da organização
P2.Diagnóstico específico da envolvente e de um problema organizacional
P3.Revisão de literatura aplicada
P4.Definição de projecto de intervenção, ou síntese de caso e possíveis formas de resolução
P5. Avaliação de impactos possíveis e formas de controlo de resultados
-Apresentação escrita de um projecto-Apresentação oral da síntese do projecto e posterior discussão pública perante um júri
BibliografiaKerkner, H. (2006). Project Management: A systems approach to planning, schedulling, and controlling. New Jersey: John WileyMeredith, J. R. & Mantel, S. J. (2006). Project Management: A managerial approach. New Jersey: John Wiley
Bibliografia OpcionalBurton, C. & Michael, N.. (1993). A pratical guide to project management. London: Kogan Page.Kilmann, R. H et al (1994). Producing useful knowledge for organizations. San Francisco: Jossey-Bass.Phillips, J. J., Bothell, T. W. & Snead, G. L. (2002). The project management scorecard: Measuring the success of project management solutions. Wolburn: Butterworth Heinemann.Pinto, J. K. (1998). Project Management Handbook. San Francisco: Jossey-Bass.Pidd, M.. (2003). Tools for thinking: Modelling in Management Science. West Sussex: Wiley
Objetivos
- To acquire in depth knowledge and critical thinking in the core themes of marketing management sciences;
- To develop expertise in cross-cutting themes, in the interests and professional expectations of students, which contribute to the development of an applied research project;
- To provide students with methods, procedures and investigation techniques that enable them to develop their research project with a high degree of autonomy.
Goal 1 - Display effective written communication skills, including the following aspects: produce a well-structured document; demonstrate that the key messages have been clearly identified; express theoretical arguments to a specific application; summarize ideas and conclusions.
Goal 2 - Display effective oral communication skills, including the following aspects: select the appropriate format for a given presentation; demonstrate confidence and that the communication was well-prepared; develop and make presentations with impact.
Goal 3 - Develop critical thinking skills, including the following aspects: select and interpret relevant data and references from academic and non-academic sources; identify and debate ethical issues in business and management; formulate well-supported conclusions or solutions, apply appropriate methodologies or formulas to analyze and assess business issues and problems.
Goal 4 - Demonstrate broad knowledge in terms of scientific research in marketing including the following aspects: support a literature review recognizing the differences in terms of conceptual definition approaches, compare and choose the best methodological options in terms of a specific scientific research, integrate results and justify conclusions.
Goal 5 - Demonstrate skills in terms of the ability to solve problems with strategic thinking including the following aspects: to analyze firms, industries and market performance evaluating marketing information in a critical way, incorporate qualitative and quantitative tools to manage marketing planning, evaluate marketing opportunities to recombine resources in novel ways.
Acreditações
