Marketing
Acreditações
Propinas UE (2025/2026)
Propinas fora da UE (2025/2026)
Plano de Estudos para 2025/2026
| Unidades curriculares | Créditos | |
|---|---|---|
| 1º Ano | ||
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Marketing Relacional
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
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Comportamento do Consumidor e Marketing Research
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
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Comunicacão de Marketing Digital e Offline
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
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Gestão de Marcas
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
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Tendências de Marketing, Inteligência Artificial e Analytics
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
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Métodos Quantitativos Aplicados ao Marketing
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
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Seminário de Investigação em Marketing
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
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Estratégia de Marketing
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
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Inovação em Marketing: Criatividade, Novos Produtos e Design
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
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Canais de Distribuição, Vendas e E-commerce
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
| 2º Ano | ||
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Dissertação em Marketing
30.0 ECTS
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Trabalho Final | 30.0 |
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Trabalho de Projeto em Marketing
30.0 ECTS
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Trabalho Final | 30.0 |
Marketing Relacional
OA1 Conhecer a origem e a evolução do marketing relacional;
OA2 Compreender os principais conceitos do marketing relacional em vários setores de atividade económica;
OA3 Comparar experiências, co-criação e sustentabilidade de práticas anteriores em marketing;
OA4 Compreender as características das relações máquina-marca-consumidor;
OA5 Analisar a criação, dinâmica e adaptações de relações fortes: love, coolness, engagement, tecnologias VR, AR, AI e aspetos éticos;
OA6 Compreender os principais antecedentes e consequentes da Qualidade da Relação.
CP1 Marketing relacional: origem e evolução
CP2 Dos bens/serviços à criação de experiências
CP3 Co-criação, sutentabilidade e CRM
CP4 Relações máquina-marca-consumidor
CP5 Construir e manter relacionamentos fortes: brand love, brand coolness
CP6 Segmentar e adaptar estratégias de marketing relacional: processo engagement , VR, AR, AI tecnologias e aspetos éticos
P7 Antecedentes e consequentes da Qualidade da Relação
Avaliação ao longo do semestre: Apresentações e Participação nas aulas (20%); Trabalho final (35%); Teste final (45%). A nota mínima em cada é 7,5 valores. Assiduidade igual ou superior a 2/3, sem a qual há exclusão da avaliação ao longo do semestre. Alunos que reprovarem na avaliação ao longo do semestre possuem a 1ª época e a época de recurso, tendo os exames uma ponderação de 100% e a nota mínima de 9,5 valores.
BibliografiaMalhotra, N. k. & Agarwal, J. (2021). Customer Relationship Marketing: Theoretical and Managerial Perspectives. World Scientific Publishing
Warren, C., Batra, R., Loureiro, S.M.C., & Bagozzi, R.P. (2019). Brand coolness. Journal of Marketing, 83(5), 36-56
Loureiro, S.M.C., Romero, J., & Bilro, R.G. (2020). Stakeholder engagement in co-creation processes for innovation: a systematic literature review and case study. Journal of Business Research, 119, 388-409.
Loureiro, S.M.C. et al. (2021). Artificial Intelligence in Business: State of the Art and Future Research Agenda. Journal of Business Research, 129, 911-926.
Nascimento, J. & Loureiro, S.M.C. (2024). Mapping the sustainability branding field: emerging trends and future directions. Journal of Product & Brand Management https://doi.org/10.1108/JPBM-02-2023-4349
Loureiro, S.M.C., Guerreiro. J., & Japutra, A. (2021). How escapism leads to behavioral intention in a virtual reality store with background music?. Journal of Business Research, 134, 288-300.
Gupta, Sh., Pansari, A., & Kumar, V. (2018). Global Customer Engagement. Journal of International Marketing, 26(1), 4-29.
Loureiro, S.M.C., & Sarmento, E. M. (2017). Relationship Marketing on Social Software Platforms. In Saurabh Kumar Dixit (ed.). Handbook of Consumer Behaviour in Hospitality and Tourism, Chapter 30 (section 4 consumer Loyalty Outlook) (pp. 1-16). Abingdon, Oxford: Routledge - Taylor and Francis Group Publishing
Lemon, C. N. & Verhoef, P.C. (2016). Understanding Customer Experience Throughout the Customer Journey. Journal of Marketing, 80(6), 69-96.
Loureiro, S.M.C. (2017). Consumption and well-being: collecting experiences rather than material possessions. In H-R. Kaufmann and M. F. A. K. Panni (eds.). Socio-economic Perspectives on Consumer Engagement and Buying Behavior, chapter 12 (pp. 247-277). IGI Global
Loureiro, S. M. C. (2020). Managerial Challenges and Social Impacts of Virtual and Augmented Reality (pp. 1-280). IGI Global
Ashfaq, M., Yun, J., Yu, Sh., & Loureiro, S.M.C. (2020). I, Chatbot: Modeling the Determinants of Users? Satisfaction and Continuance Intention of Text-based Conversational Agents. Telematics and informatics, 54, 101473.
Loureiro, S.M.C., & Sarmento, E. M. (2017). Relationship Marketing on Social Software Platforms. In Saurabh Kumar Dixit (ed.). Handbook of Consumer Behaviour in Hospitality and Tourism, Chapter 30 (section 4 consumer Loyalty Outlook) (pp. 1-16). Routledge - Taylor and Francis Group Publishing
Loureiro, S.M.C. (2017). Consumption and well-being: collecting experiences rather than material possessions. In H-R. Kaufmann and M. F. A. K. Panni (eds.). Socio-economic Perspectives on Consumer Engagement and Buying Behavior, chapter 12 (pp. 247-277) IGI Global
Palmatier, R. W. (2008). Relationship Marketing. Massachusetts: Marketing Science Institute
Loureiro, S.M.C., Guerreiro, J., & Ali, F. (2020). 20 years of research on virtual reality and augmented reality in tourism context: A text-mining approach. Tourism Management, 77. 104028
Loureiro, S.M.C., Japutra, A., Molinillo, S., & Bilro, R. G. (2021). Stand by me: analyzing the tourist?intelligent voice assistant relationship quality. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 33(11), 3840-3859
Loureiro, S.M.C., Jimenez, J., & Romero, J. (2020). Enhancing brand coolness though perceived luxury values: insight from luxury fashion brands. Journal of Retailing and Consumer Services, 57 102211. doi: 10.1016/j.jretconser.2020.102211
Raouf, R., Hollebeek, L., Loureiro, S.M.C., Khan, I., & Hasan, R. (2024). Exploring Tourists’ Virtual Reality-Based Brand Engagement: A Uses-and-Gratifications Perspective. Journal of Travel Research, https://doi.org/10.1177/00472875231166598
Comportamento do Consumidor e Marketing Research
No final deste curso, os alunos deverão: [OA1] Conhecer os fundamentos do comportamento do consumidor; [OA2] Compreender as influências internas da tomada de decisão; [OA3] Prever como os consumidores compram e usam produtos; [OA4] Compreender os consumidores no seu contexto social e cultural; [OA5] Discutir o papel dos social media no comportamento do consumidor; [OA6] Identificar as principais etapas de um Estudo de Mercado
Programa1. Comprar, Ter e Ser
2. Consumidor, Sustentabilidade e Bem-Estar Social
3. Percepção
4. Aprendizagem e Memória
5. Motivação e Afeto
6. O Eu: Mente, Género e Corpo
7. Personalidade, Estilos de Vida e Valores
8. Atitudes e Comunicações Persuasivas
9. Processo de Tomada de Decisão
10. Compra, Uso e Alienação
11. Grupos e Social Media
12. Rendimento e Classe Social
13. Cultura e Subcultura
14. Estudos de Mercado e Tomada de Decisão
[I] Avaliação ao longo do semestre (presença mínima em 2/3 das aulas) - (1) Presença 10%; (2) Atividades em Aula/Discussão - Casos de Estudo e Discussões em Grupo (semanalmente)* 10%; (3) Apresentação dos estudantes/Trabalho de grupo* 30%; (4) Exame final* 50%.
Os estudantes com estatuto de trabalhador estudante deverão contactar a coordenadora da disciplina na primeira aula se pretenderem alternativa à avaliação dos critérios 1 e 2 (substituição por quizzes regulares).
[II] Exame final* 100%
*nota mínima = 10.
Handouts available for each classSolomon, M. R. (2020). Consumer Behavior: Buying, Having, and Being. Pearson.
Brochado, A., Teiga, N. & Oliveira-Brochado, F. (2017). The ecological conscious consumer behavior: are the activists different?. International Journal of Consumer Studies. 41 (2), 138-146Costa, L., Teixeira, A. & Brochado, A. (2021). Determinants of consumers? frugal innovation acceptance in a developed country. Young Consumers. 22 (2), 185-201
Comunicacão de Marketing Digital e Offline
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: OA1= Compreender e analisar criticamente os principais conceitos e teorias da comunicação de marketing. OA2= Implementar esses conceitos no desenho de estratégias e táticas de comunicação capazes de resolver problemas de marketing. OA3= Desenvolver o pensamento crístico sobre estratégias de comunicação. OA4= Elaborar um plano criativo de comunicação integrada de marketing. OA5= Compreender as ferramentas de comunicacão digital e saber como incluí-las e otimizá-las em um plano de comunicação combinada.
Programa1 - Conhecer as principais ferramentas da Comunicação de marketing online e tradicional;
2 - Desenvolver o briefing de comunicação e o pensamento crítico sobre a sua execução;
3 - Desenvolver competências de criação e de interpretação do briefing de media;
4 - Conhecer e desenvolver competências de aplicação das principais métricas de media;
5 - Desenvolver um entendimento alargado acerca do mix de comunicação, ferramentas e critérios de seleção;
6 - Conhecer em profundidade as ferramentas de comunicacão digital outbound e inbound.
Os alunos com avaliação ao longo do semestre, terão que ter uma assiduidade mínima de 80% e serão avaliados: Teste escrito 40% (mínimo 9.5); Trabalhos de grupo 50%; avaliação individual 10%.
BibliografiaAndrews, J. C., & Shimp, T. A., Advertising, promotion, and other aspects of integrated marketing communications. Cengage Learning, 2017. Chaffey, D. and Ellis-Chadwick, F. (2022). Digital Marketing. Strategy Implementation and Practice. 8th. Edition.
Clow, K. E., Baack, D.E., Integrated advertising, promotion and marketing communications, 9th Edition, Pearson Education, 2022; Barker, M., Barker, D., Bormann, N., e Neher, K., Social Media Marketing: A Strategic Approach, South- Western, 3rd edition, Cengage Learning, 2022; Pearson. Clarke C., and Preace, A. (2022). Digital Marketing for Business 2022. eBook Kindle.
Gestão de Marcas
No final da UC, o aluno deverá:
OA1 - Compreender o âmbito da Gestão de Marcas
OA2 - Compreender a articulação da Estratégia da Empresa e da Marca
OA3 - Saber analisar o mercado, gerir e potenciar a criatividade
P1. Introdução e história da gestão de marcas
P2. As marcas hoje - definição e âmbito
P3. A criação de marcas líderes:
a) Fase 1 - Compreensão
b) Fase 2 - Estratégia e Ideia Central
c) Fase 3 - Expressão Visual
d) Fase 4 - Aplicações
P4. Projecto P1. Introduction and branding history
Avaliação ao longo do semestre: A avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho de grupo, com a ponderação de 35%; - Participação -15% Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 8 valores. Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periódica. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota. Grupos de trabalho 5 a 7 elementos.
BibliografiaWally Olins (2014). Brand New: The Shape of Brands to Come, Thames & Hudson
Wolff Olins (1996) The Design Council, "The New Guide to Identity?", Gower Wally Olins (2008). The Brand Handbook, Thames & Hudson
Tendências de Marketing, Inteligência Artificial e Analytics
OA1. Dominar os Fundamentos do Marketing Analytics;
OA2. Dominar as Técnicas de Text e Data Mining aplicadas no Marketing;
OA3. Compreender os Modelos Generativos de Inteligência Artificial e sua aplicação no Marketing.;
OA4. Compreender os desafios éticos e de transparência no uso da informação em Marketing.
P1. Introdução ao Marketing Analytics;
P2. Text Mining, análise de sentimentos e as suas aplicações ao Marketing;
P3. Modelos de Classificação e exemplos no Marketing (churn, aquisição);
P4. Modelos de Clustering e exemplos no Marketing;
P5. Modelos de Associação e exemplos no Marketing (market-basket analysis);
P6. Modelos de Conjoint Analysis e exemplos no Marketing;
P7. Modelos Generativos de IA no Marketing – Aplicações, vantagens e limitações;
P8. Ética e Transparência no uso da informação de Marketing
Avaliação ao longo do semestre: Avaliação Periódica, assiduidade mínima 2/3. Exercícios individuais e em grupo que resultam dos casos que são apresentados em sala de aula para resolver e que contabilizam um total de 15% da nota final; Trabalho de grupo final que é dividido em duas partes de avaliação.; uma parte que avalia a capacidade individual de cada aluno de apresentar e argumentar o seu esforço no trabalho de grupo e que vale 25% da nota final; Uma parte que avalia o relatório do grupo e que vale 10% da nota final.; um exame individual, sem consulta e que vale 50% da nota final.; Época de Recurso – Exame a 100%.
BibliografiaMétodos Quantitativos Aplicados ao Marketing
No final desta Unidade Curricular, o aluno deverá ser capaz de:
OA1. Identificar e definir os conceitos mais importantes relativos aos métodos de recolha de dados. Desenhar um processo de recolha de informação relevante na tomada de decisão em Marketing.
OA2. Desenhar um instrumento de recolha de informação e avaliar a utilização de diferentes escalas de medida.
OA3. Identificar erros aleatórios e não aleatórios no processo de recolha de informação.
OA4. Definir os conceitos mais importantes em estatística univariada e multivariada. Avaliar a utilização de diferentes métodos estatísticos para a resolução de problemas de pesquisa de mercados.
OA5. Utilizar métodos de estatística multivariada, com recurso a software estatístico, para desenvolver e implementar estratégias de segmentação de mercados e de posicionamento de produtos; comparar e escolher as opções metodológicas mais apropriadas a cada problema de pesquisa.
CP1. Objectivos da pesquisa de mercados: Design do estudo
CP2. Processos de recolha de informação quantitativos
CP3. Métodos de amostragem aleatórios e não-aleatórios
CP4. Dimensão da amostra
CP5. Construção do questionário: Tipos de escalas de medida
CP6. Erros amostrais e erros não-amostrais
CP7. Preparação e análise estatística dos dados
7.1 Análise descritiva exploratória
7.2 Inferência estatística: intervalos de confiança e testes de hipóteses paramétricos e não-paramétricos
7.3 Análise multivariada
7.3.1 Modelo de regressão linear múltipla
7.3.2 Análise em componentes principais
7.3.3 Análise de clusters
A avaliação pode ser realizada ao longo do semestre ou por exame.
Avaliação ao longo do semestre:
- 2 testes individuais (um intermédio em Outubro e outro final em Dezembro, com ponderações de 20% e de 30% da classificação final, respetivamente). Em cada um dos testes a nota mínima para o aluno continuar em avaliação ao longo do semestre é de 8,5 valores
- 2 trabalhos de grupo: uma apresentação em aula durante o mês de Outubro, e um relatório final a entregar na última semana de aulas, com ponderações de 20% e 30% da nota final, respetivamente). Os grupos de trabalho são de 5 estudantes.
- presença em aula não inferior a 2/3 das aulas,
- média ponderada final não inferior a 10 valores.
Nenhuma das notas obtidas em avaliação ao longo do semestre pode depois ser utilizada para avaliação por Exame.
Avaliação por Exame (100%):
Exame individual, com parte escrita teórico-interpretativa (50%) e parte em computador (50%).
A classificação mínima em cada parte do exame é de 8,5 valores. A aprovação é obtida com uma classificação média mínima de 10 valores.
A Escala de avaliação é de 0 a 20 valores. Nenhuma destas notas pode ser substituída por uma nota que transite da avaliação ao longo do semestre
Sarstedt, M. and Mooi, E., A Concise Guide to Market Research: the Process, Data and Methods using IBM SPSS Statistics, 2019, Springer (3rd ed.),
Field, A., Discovering Statistics using IBM SPSS Statistics, 2024, 6th ed. Sage Publications.,
Charry,K.; Coussement, K.; Demoulin, N. and Heuvinck, N., Marketing Research with IBM SPSS Statistics - a Practical Guide., 2016, Taylor and Francis,
Hair, J., et al, Multivariate Data Analysis, 2018, 8th edition, CENGAGE.,
McDaniel, C. and Gates, R., Marketing Research, 2020, 12th ed., John Wiley & Sons.,
Seminário de Investigação em Marketing
No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de:
OA1 - Definir um problema e objectivos de investigação e optar por diferentes métodos para a sua resolução
OA2 - Formular hipóteses de investigação e escolher variáveis que possibilitem o teste das hipóteses
OA3 - Efectuar pesquisas bibliográficas, em diferentes fontes, relevantes e fiáveis para o estudo
OA4 - Escrever um projecto usando um estilo de escrita científico
CP1 - Introdução - diferenças entre o conhecimento científico e o senso comum
CP2 - Processos fundamentais de investigação:
o Fases de investigação
o Revisão da literatura
o Formulação do problema
o Definição de objectivos de investigação
o Conceptualização das variáveis e das suas relações
CP3 - Recolha de dados
o Técnicas de recolha de dados
o Tratamento de informação secundária
o Investigação em ambiente organizacional
CP4 - Organização e redacção do relatório
- Exercícios individuais realizados em casa: 15%
- Exercícios em grupo realizados em aula: 15%
- Projecto de Tese: 70%
Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudante com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação da UC.
Privitera, Gregory J. (2016) Research Methods for the Behavioral Sciences, SAGE, 2th Edition
Gravetter, Frederick J. & Forzano, Lori-Ann B. (2015) Research Methods for the Behavioral Sciences, Cengage Learning, 5th Edition
Thomas, Gary (2016) How to do your case study, SAGE, 2th Edition
Estratégia de Marketing
Depois de estudarem o programa de Estratégia de Marketing, os alunos devem ser capazes de:
OA1.Descrever o processo de marketing e as forças que o influenciam
OA2.Desenvolver os três passos do marketing estratégico
OA3.Explicar como é que as empresas identificam os segmentos de mercado mais atractivos e definem uma estratégia de marketing para os mesmos
OA4.Discutir como é que as empresas posicionam os seus produtos para maximizarem a sua vantagem competitiva no mercado
OA5.Perceber as ferramentas operacionais que os gestores de marketing utilizam para implementar as suas estratégias
CP1. Perceber o que é o Marketing e o Processo de Marketing
CP2. O Planeamento Estratégico e o Processo de Marketing (Análise de Portfólio)
CP3. A Envolvente de Marketing
CP4. Do Consumidor para a Estratégia de Marketing
CP5. Desenvolvimento da Estratégia de Marketing e do Marketing-Mix
CP6. Novas Tendências de Marketing
Avaliação ao longo do semestre: avaliação periódica, assiduidade min.2/3 - a) Exame individual 50% b) Exercícios individuais ou em grupo 50%. Nota min 7,5 em cada prova ou conjunto de provas individuais. Aprovação na UC: nota final min 10. Alunos que optem apenas por exame individual, ponderação 100%, nota min de 10. Época de Recurso: para alunos que reprovarem na época normal, ou alunos que pretendem melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota min 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.
BibliografiaHwang, Y.H. (2019). Hands-On Data Science for Marketing: Improve your Marketing Strategies with Machine Learning using Python and R. Packt Publishing Ldt. UK Palmatier, R., Shrihari, S. (2017). Marketing Strategy. Based on First Principles and Data Analytics. Palgrave, London: UK.
Scientific Papers Research Malcom H., McDonald B. (2007), Marketing Plans: How to Prepare Them: How to Use Them, Sixth Edition, Butterworth Heinemann (BH) and Strategies, 6th Edition, Houghton Mifflin, USA Dibb, Sally, Simkin, Lyndon, Pride, William M., Ferrrell, O.C., (2012), Marketing Concepts USA Kotler, Philip; Keller, Kevin Lane (2009), Marketing Management, Prentice-Hall International
Inovação em Marketing: Criatividade, Novos Produtos e Design
OA1 - Compreender o âmbito e profundidade da Gestão da Inovação
OA2 - Analisar a articulação entre Estratégia da Empresa e da Marca e a Estratégia de Inovação
OA3 - Valorizar a gestão das inovações e gerir e potenciar a criatividade
OA4 - Elaborar a estratégia de inovação
Introdução à Inovação e Criatividade em Marketing
• Definição, tipos e dimensões de inovação
Competir através da inovação
• Desenvolver uma oferta inovadora
Estratégia de inovação
• Potencial de inovação da empresa
• Tipos de inovação
Oportunidade
• Seleção de oportunidades
• Árvore de probabilidades
• Diagrama risco-recompensa
Ideia
• Geração de ideias
• Técnicas de geração de criatividade
Desenvolvimento
• Desenvolvimento de conceito
• Avaliando o risco
• O processo de estágio
Teste
• Sequência de testes: alfa, beta e gama
• Prototipagem e produto de valor mínimo (MVP)
Introdução no mercado
• Planeamento da introdução
• Desenvolvimento de planos de contingência
• Difusão da inovação
Adopção da inovação e criatividade nos negócios
• Quais são as próximas tecnologias em MarTech?
• A Nova Experiência do Cliente (CX)
• Reimaginar os negócios com novas tecnologias
O sistema de avaliação avaliação ao longo do semestre inclui:
Teste individual - 65% (nota mínima 8,5);
Trabalho(s) de Grupo - 25% (n. mín. 10);
Estudos de caso e\ou Análise de artigos e\ou Exercício em sala de aula - individual e/ou em grupo - 10% (sem nota mínima).
A UC contempla avaliação por Exame. São admitidos nesta modalidade os estudantes que por ela tenham optado, bem como os estudantes que não tenham obtido aprovação na avaliação ao longo do semestre. Nesta modalidade de avaliação, o Exame corresponde a 100% da nota final.
Trott, Paul, Innovation Management and New Product Development, 7th Edition, 2022, Pearson Education,
Kotler, P., Kartajaya, H., Setiawan, I., Marketing 5.0: Technology for Humanity, 1st Edition, 2021, John Wiley & Sons, USA,
Loureiro, S. M. C., Romero, J., & Bilro, R. G. (2020). Stakeholder engagement in co-creation processes for innovation: A systematic literature review and case study. Journal of Business Research, 119, 388-409.
Japutra, A., Bilro, R. G., & Loureiro, S. M. C. (2020). Beyond Virtual and Augmented Reality: AI-Assisted Mixed Reality and Its Impacts on Society. In Sandra M. C. Loureiro (Ed.), Managerial Challenges and Social Impacts of Virtual and Augmented Reality (pp. 252-265). IGI Global.
Loureiro, S.M.C., Japutra, A., Molinillo, S. and Bilro, R.G. (2021). Stand by me: analyzing the tourist?intelligent voice assistant relationship quality. International Journal of Contemporary Hospitality Management, Vol. 33 No. 11, pp. 3840-3859., https://doi.org/10.1108/IJCHM-09-2020-1032
Qu, Y., & Mardani, A. (2023). Market orientation, technological opportunity, and new product innovation performance. Journal of Business Research, 162, 113841.
Arunachalam, S., Ramaswami, S. N., Patel, P. C., & Chai, L. (2022). Innovation-based strategic flexibility (ISF): Role of CEO ties with marketing and R&D. International Journal of Research in Marketing, 39(3), 927-946.
Canais de Distribuição, Vendas e E-commerce
No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
• Analisar modelos de canais de distribuição tradicionais, digitais e omnicanal;
• Avaliar e planear estratégias de gestão e otimização de canais;
• Desenvolver e implementar estratégias de e-commerce;
• Aplicar técnicas de vendas e gestão comercial adaptadas à realidade digital e às tendências emergentes.
1. Fundamentos de canais de distribuição e funções logísticas
2. Estruturas e formatos de canais (B2B, B2C, DTC)
3. Seleção, desenvolvimento e gestão de parceiros de canal
4. Conflitos, coordenação e poder de canal
5. Modelos e estratégias de e-commerce
6. Plataformas digitais e marketplaces
7. Omnicanalidade e integração de canais online/offline
8. Estratégias de vendas e customer journey
9. Tecnologias aplicadas: CRM, IA generativa e automação comercial
10. Tendências emergentes: sustentabilidade, ESG e impacto social dos canais de distribuição
Na modalidade de avaliação da UC ao longo do semestre consideram-se três componentes principais. O projeto de grupo aplicado, baseado num desafio empresarial real ou simulado e desenvolvido segundo a metodologia de aprendizagem baseada em projetos (PBL), representará 40% da nota final, sendo exclusivamente avaliado como trabalho de grupo. A apresentação oral deste projeto contribuirá com 10% para a nota final, permitindo avaliar as competências de comunicação e defesa das propostas desenvolvidas pelo grupo. Finalmente, será realizado um exame individual escrito que abrangerá todos os conteúdos lecionados na unidade curricular e corresponderá a 50% da nota final. A assiduidade mínima obrigatória para a avaliação contínua é de 80% das aulas. Os estudantes que não realizem a avaliação ao longo do semestre poderão realizar um exame final que valerá 100% da classificação final. Aplicam-se as normas definidas no RGACC.
Bibliografia• Laudon, K. C., & Traver, C. G. (2023). E-commerce 2023: Business, Technology, Society (17ª ed.). Pearson. ISBN: 978-0-13-804339-1.
• Chaffey, D., & Ellis-Chadwick, F. (2022). Digital Marketing: Strategy, Implementation and Practice (8ª ed.). Pearson. ISBN: 978-1-292-40096-9.
• Le Meunier-FitzHugh, K., & Sheahan, K. (2021). Sales Management: A Research Overview. Routledge. ISBN: 978-1-003-17389-2.
• Panda, T., & Sahadev, S. (2023). Sales & Distribution Management (3ª ed.). Oxford University Press. ISBN: 978-0-19-949904-5.
1. Dekimpe, M. G., & van Heerde, H. J. (2023). Retailing in times of soaring inflation: What we know, what we don't know, and a research agenda. Journal of Retailing, 99(3), 322–336. https://doi.org/10.1016/j.jretai.2023.07.002
2. Ratchford, B., Gauri, D. K., Jindal, R. P., & Namin, A. (2023). Innovations in retail delivery: Current trends and future directions. Journal of Retailing, 99(4), 547–562. https://doi.org/10.1016/j.jretai.2023.10.006
3. Gielens, K., & Roggeveen, A. L. (2023). Editorial: So, what is retailing? The scope of Journal of Retailing. Journal of Retailing, 99(2), 169–172. https://doi.org/10.1016/j.jretai.2023.05.003
Dissertação em Marketing
OA1. Definir um problema científico e a sua pertinência;
OA2. Definir objectivos de investigação e possíveis hipóteses de investigação;
OA3. Conduzir uma revisão de literatura que suporte ao problema definido na dissertação ;
OA4. Aplicar metodologias adequadas à recolha e análise de dados;
OA5. Refletir de forma crítica sustentada no enquadramento teórico e resultados empíricos.
P1. Escrita de introdução e abstract;
P2. Definição de um problema de investigação;
P3. Definição de objectivos de pesquisa;
P4. Revisão de literatura;
P5. Definição de modelo conceptual e hipóteses de investigação;
P6. Técnicas de recolha de dados;
P7. Técnicas de análise de dados;
P8. Escrita de conclusões e definição de possibilidades de pesquisa;
futura;
P9. Recomendações e Implicação em termos académicos e empresariais.
- Apresentação escrita da dissertação
- Apresentação oral da síntese da dissertação e posterior discussão pública perante um júri
Fisher, C. (2007). Researching and writing a dissertation: A guidebook for business students. Essex: Prentice Hall Bryman, A. (2003). Business Research Methods. Oxford: Oxford University Press
Pidd, M. (2003). Tools for thinking: Modelling in Mangement Science. West Sussex: Wiley. Gummesson, E. (1991). Qualitative Methods in Management Research. London: Sage Publications. Ellet, W. (2007). The case study handbook. USA: Harvard Business Press.
Trabalho de Projeto em Marketing
OA1. Diagnosticar envolvente organizacional interna e externa que enquadre uma intervenção de gestão;
OA2. Conduzir uma revisão de literatura que suporte a elaboração de um projecto aplicado;
OA3. Definir as fases de um projecto de intervenção;
OA4. Definir acções concretas para esse programa de implementação.
P1.Diagnóstico sumário da organização
P2.Diagnóstico específico da envolvente e de um problema organizacional
P3.Revisão de literatura aplicada
P4.Definição de projecto de intervenção, ou síntese de caso e possíveis formas de resolução
P5. Avaliação de impactos possíveis e formas de controlo de resultados
-Apresentação escrita de um projecto
-Apresentação oral da síntese do projecto e posterior discussão pública perante um júri
Meredith, J. R. & Mantel, S. J. (2006). Project Management: A managerial approach. New Jersey: John Wiley Kerkner, H. (2006). Project Management: A systems approach to planning, schedulling, and controlling. New Jersey: John Wiley
Pidd, M.. (2003). Tools for thinking: Modelling in Management Science. West Sussex: Wiley Pinto, J. K. (1998). Project Management Handbook. San Francisco: Jossey-Bass. Phillips, J. J., Bothell, T. W. & Snead, G. L. (2002). The project management scorecard: Measuring the success of project management solutions. Wolburn: Butterworth Heinemann. Kilmann, R. H et al (1994). Producing useful knowledge for organizations. San Francisco: Jossey-Bass. Burton, C. & Michael, N.. (1993). A pratical guide to project management. London: Kogan Page.
Objetivos
The Master’s in Marketing at Iscte Business School aims to provide students with advanced knowledge in marketing, integrating both theoretical foundations and practical applications.
The program emphasizes strategic thinking, consumer behavior analysis, brand management, and digital marketing, ensuring that students develop expertise in both traditional and emerging marketing tools. A strong focus is placed on market research, analytics, and decision-making, equipping students with the ability to interpret data effectively.
Designed for a globalized market, the program offers international study trips, exchange opportunities, and collaborations with accredited business schools worldwide. Innovation and adaptability are key pillars, encouraging students to explore emerging trends such as artificial intelligence and big data in marketing. Ethical and sustainable marketing practices are also integrated, ensuring responsible decision-making.
With close to 100% employability, the program fosters professional development through networking events, industry partnerships, and career support services. Students engage with real-world business challenges, gaining practical experience that prepares them for leadership roles in marketing.
The Master’s in Marketing at Iscte stands out for its rigorous curriculum, international exposure, and strong industry connections, making it a top choice for those seeking to advance in the field.
By the end of the program, the students in the Master in Marketing will have gained the following competencies and reached the following learning objectives:
1) Competence in producing written communication in business environments with impact and effectiveness, namely:
1.1) Produce a well-structured written document
1.2) Clearly identify and communicate the relevant key messages within a written document
1.3) Clearly express the link between theoretical arguments and specific practical issues within a written document
1.4) Effectively summarize ideas and conclusions within a written document
2) Competence in delivering oral communication in a business environment with impact and effectiveness, namely:
2.1) Select the appropriate format for a given presentation
2.2) Demonstrate confidence that the communication was well-prepared
2.3) Develop and make presentations with impact
3) Competence in ethical behavior, responsibility, and sustainability, namely:
3.1) Identify and discuss the myriad challenges surrounding corporate responsibility and/or sustainability
3.2) Recognize and critically reflect on ethical dilemmas
4) Competence in Thinking critically about topics, namely:
4.1) Select and interpret relevant data and references from academic and non-academic sources
4.2) Analyse issues effectively, leading to the formulation of well-supported conclusions or solutions
5) Competence in teamwork and interpersonal dealing, namely:
5.1) Organize and allocate tasks among group members to meet goals in an efficient and effective manner
5.2) Show a willingness to listen to others and exhibit curiosity about what people are saying and experiencing
5.3) Schedule tasks to meet milestones deadlines
6) Competence in Marketing, namely:
6.1) Use theories to assess strategic marketing problems
6.2) Apply methodologies to understand consumers and validate market opportunities
6.3) Recommend marketing mix-related decisions.
Acreditações
