Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
---|---|---|
Avaliação de Projetos e Empresas
6.0 ECTS
|
||
Decisão, Interação Estratégica e Contratos
6.0 ECTS
|
||
Economia da Empresa e Estratégia Empresarial
6.0 ECTS
|
||
Economia Global e Internacionalização das Empresas
6.0 ECTS
|
||
Métodos e Técnicas Quantitativas para Economia
6.0 ECTS
|
||
Dinâmicas Sectoriais
3.0 ECTS
|
||
Economia dos Recursos Humanos e do Trabalho
3.0 ECTS
|
||
Política de Concorrência e Regulação
6.0 ECTS
|
||
Seminário de Economia da Empresa e da Concorrência
12.0 ECTS
|
||
Dissertação em Economia da Empresa e da Concorrência
48.0 ECTS
|
||
Trabalho de Projecto em Economia da Empresa e da Concorrência
48.0 ECTS
|
Objetivos
O Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência apresenta-se como uma opção de desenvolvimento de estudos para os licenciados em economia, gestão ou com formação afim e tem como objetivos:
Disponibilizar uma sólida formação no domínio da economia, a qual possa ser usada na definição de estratégias e tomada de decisão sobre problemas/desafios que surgem no contexto das empresas e dos setores de atividade económica
Desenvolver competências no sentido de uma avaliação integrada das dinâmicas empresariais, setoriais e macroeconómicas
Dotar os alunos de conhecimentos no domínio da economia da concorrência e da regulação
Desenvolver competências relativamente à condução de uma investigação aplicada na área científica do mestrado de modo a que os alunos consigam desenvolver os seus projetos de tese com elevado grau de autonomia e reforcem a capacidade para realizar, futuramente, trabalhos de investigação aplicada nos respetivos contextos profissionais.
Objetivo 1: Comunicar eficazmente por escrito incluindo os seguintes aspectos: produzir um documento escrito bem estruturado; identificar claramente e comunicar as mensagens-chave relevantes dentro de um documento escrito; exprimir claramente a ligação entre argumentos teóricos e questões práticas específicas; resumir efetivamente ideias e conclusões.
Objetivo 2: Comunicar oralmente de forma eficaz incluindo os seguintes aspectos: selecionar o formato apropriado para um determinado apresentação; demonstrar confiança que a comunicação foi bem preparada; desenvolver e fazer apresentações com impacto.
Objetivo 3: Desenvolver competências de pensamento crítico incluindo os seguintes aspectos: selecionar e interpretar dados relevantes e referências de fontes académicas e não académicas; identificar e debater racionalmente as questões éticas nos negócios e gestão; analisar as questões de forma eficaz, levando à formulação de conclusões ou soluções bem suportadas.
Objetivo 4: Utilizar conceitos económicos, para apoiar decisões de negócios incluindo os seguintes aspectos: demonstrar a compreensão do conhecimento teórico básico na área de economia empresarial e política de concorrência; demonstrar entendimento dos argumentos teóricos apoiando as políticas setoriais de regulação; demonstrar entendimento do ambiente macroeconómico e setorial da empresa.
Objetivo 5: Aplicar conceitos económicos e teoria à prática negócios incluindo os seguintes aspectos: demonstrar competência na aplicação de conceitos e ferramentas teóricas para situações económicas; analisar situações de negócios sob conceitos teóricos.