Mestrado

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Acreditado
6 Anos
30 jul 2020
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 1051/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração R/A-Ef 1051/2011/AL01 de 18-03-2016 | R/A-Ef 1051/2011/AL02 de 29-03-2018

Propinas UE (2025/2026)

1.ºAno 2900.00 €
2.ºAno 1600.00 €

Propinas fora da UE (2025/2026)

1.ºAno 7000.00 €
1.ºAno 
2.ºAno 
2.ºAno 2800.00 €
Candidatar
Leccionado em Português
Tipo de ensino Presencial

Plano de Estudos para 2025/2026

1º Ano
Economia dos Recursos Humanos e do Trabalho
3.0 ECTS
Economia da Empresa e Estratégia Empresarial
6.0 ECTS
Métodos e Técnicas Quantitativas para Economia
6.0 ECTS
Política de Concorrência e Regulação
6.0 ECTS
Economia Global e Internacionalização das Empresas
6.0 ECTS
Decisão, Interação Estratégica e Contratos
6.0 ECTS
Avaliação de Projetos e Empresas
6.0 ECTS
Dinâmicas Sectoriais
3.0 ECTS
2º Ano
Seminário de Economia da Empresa e da Concorrência
12.0 ECTS
Dissertação em Economia da Empresa e da Concorrência
48.0 ECTS
Trabalho de Projecto em Economia da Empresa e da Concorrência
48.0 ECTS

Objetivos

 O Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência foi pensado para dotar os estudantes de uma formação completa, que lhes permita enfrentar os desafios das economias modernas contemporâneas, centrando-se mais especificamente nos mercados, políticas, reguladores e organizações. Além disso, é dada especial atenção às principais tendências do contexto económico internacional.

 Ao longo do curso, os estudantes desenvolvem competências analíticas e quantitativas robustas, essenciais para a definição de estratégias em sectores económicos e empresariais. O programa também promove o pensamento crítico, permitindo aos alunos avaliar argumentos económicos e tomar decisões informadas em vários contextos. Em particular, é importante desenvolver a capacidade de aplicar conceitos específicos da economia da concorrência e da regulação a situações empresariais reais.

 O programa incentiva uma perspetiva global, preparando os estudantes para compreender a dinâmica empresarial, setorial e macroeconómica. Além disso, os estudantes são incentivados a participar em projectos de investigação, utilizando ferramentas estatísticas, econométricas e metodológicas para analisar dados e tirar conclusões e recomendações significativas.

 A comunicação eficaz é outra competência-chave desenvolvida, desenvolvendo a capacidade de transmissão de conceitos económicos complexos de forma clara e persuasiva. A formação ética é uma componente central do programa, promovendo a tomada de decisões responsáveis e sustentáveis. Os estudantes são encorajados a desenvolver uma mentalidade de aprendizagem contínua, adaptabilidade e resiliência, essencial para prosperar num mundo em constante mudança. Por último, o programa valoriza o empenhamento comunitário e social.

Objetivo 1: Comunicar eficazmente por escrito incluindo os seguintes aspectos: produzir um documento escrito bem estruturado; identificar claramente e comunicar as mensagens-chave relevantes dentro de um documento escrito; exprimir claramente a ligação entre argumentos teóricos e questões práticas específicas; resumir efetivamente ideias e conclusões.

Objetivo 2: Comunicar oralmente de forma eficaz incluindo os seguintes aspectos: selecionar o formato apropriado para um determinado apresentação; demonstrar confiança que a comunicação foi bem preparada; desenvolver e fazer apresentações com impacto.

Objetivo 3: Desenvolver competências de pensamento crítico incluindo os seguintes aspectos: selecionar e interpretar dados relevantes e referências de fontes académicas e não académicas; identificar e debater racionalmente as questões éticas nos negócios e gestão; analisar as questões de forma eficaz, levando à formulação de conclusões ou soluções bem suportadas.

Objetivo 4: Utilizar conceitos económicos, para apoiar decisões de negócios incluindo os seguintes aspectos: demonstrar a compreensão do conhecimento teórico básico na área de economia empresarial e política de concorrência; demonstrar entendimento dos argumentos teóricos apoiando as políticas setoriais de regulação; demonstrar entendimento do ambiente macroeconómico e setorial da empresa.

Objetivo 5: Aplicar conceitos económicos e teoria à prática negócios incluindo os seguintes aspectos: demonstrar competência na aplicação de conceitos e ferramentas teóricas para situações económicas; analisar situações de negócios sob conceitos teóricos.

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