Licenciatura

Acreditações

A3ES logo

Ver mais

Acreditado
6 Anos
31 jul 2024
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 1031/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração R/A-Ef 1031/2011/AL03 de 08-01-2025
Contactos
Iscte Business School
Secretariado
Ala Autónoma, Gabinete 235
ibs@iscte-iul.pt
(+351) 210 464 014
9:00 - 18:00
Candidatar
Leccionado em Português e Inglês
Tipo de ensino Presencial

Corpo Docente para (2025/2026)

Relato de Informação Financeira
Ilídio Tomás Lopes Nasceu a 18 de janeiro de 1966, no concelho de Abrantes. É atualmente professor do "Iscte Instituto Universitário de LIsboa" e membro associado a "Bru_iscte Business Research Unit" da mesma instituição. É também docente do Mestrado Executivo em Gestão Empresarial do "Iscte_Executive Education". Docente da Pós Graduação em Economia e Regulação de Instituições Financeiras do Ipps_iscte. Está atualmente indicado para membro do Órgão de Administração/Fiscalização de uma Fintech asiática (em processo de legalização na Europa); Atualmente: Diretor do "Audax_iscte"; Membro do Conselho Fiscal da Novartis Farma - Produtos Farmacêuticos, SA. Presidente do Conselho Fiscal da "Associação Iscte Conhecimento e Inovação" e Membro do Conselho de Supervisão da OROC - Ordem dos Revisores Oficiais de Contas. É também assessor do Conselho de Opinião da RTP - Rádio e Televisão de Portugal, SA, em matérias económico-financeiras. Foi Administrador Não Executivo, Membro da Comissão de Auditoria e Membro do Comité de Governo da Sociedade, do Banco BIC Português, S.A. (EuroBic). Doutor em Gestão de Empresas, Especialidade em Contabilidade (Universidade de Coimbra, 2009), Mestre em Estatística e Gestão de Informação (ISEGI, Universidade Nova de Lisboa, 2001) e Licenciado em Organização e Gestão de Empresas (ISEG, Universidade de Lisboa, 1990). Docente do ensino superior desde 1994, foi docente da Escola Superior de Gestão e Tecnologia do Instituto Politécnico de Santarém (1997 a 2013), tendo exercido nos últimos anos o cargo de diretor da referida instituição. Foi ainda docente em regime de colaboração da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2006 a 2011). Atualmente responsável por diversas unidades curriculares entre as quais: Auditoria; Auditoria Financeira; Avaliação da Performance Financeira; Contabilidade Financeira II; Contabilidade Bancária. Desempenhou ainda cargos de gestão em diversas empresas multinacionais. Autor de várias publicações científicas, membro de diversos comités científicos nacionais e internacionais e revisor de artigos para revistas científicas nas áreas da Gestão e da Contabilidade. Autor dos livros "KPIs Indicadores-Chave de Desempenho - Monitorização da Performance Empresarial" (Editora D'Ideias, 2025), "Contabilidade Financeira: Teoria e Prática" (Editoria D'Ideias, 2022, 2025), "Controlo de Gestão: Uma Visão Integrada do Desempenho Empresarial" (Edições Almedina, 2019, 2020, 2025), "Contabilidade e Finanças para Gestores Não Financeiros" (Edições Almedina, 2020, 2023), "Auditoria Financeira: Do controlo Interno ao Controlo Externo Independente" (Edições Almedina, 2019, 2022), "Contabilidade Financeira: Preparação das Demonstrações Financeiras, sua Divulgação e Análise" (Escolar Editora, 2013, 2017), "A Gestão do Capital Intelectual e dos Intangíveis na Era do Conhecimento" (Escolar Editora, 2013) e "Contabilidade Financeira: Exercícios Resolvidos e Propostos" (Almedina Editores, 2017, 2019, 2021,2023). Co-autor do livro "Das Sociedades: Aspetos Contabilísticos e Fiscais" (Escolar Editora, 2016), entre outros. Tem publicado em diversas revistas internacionais, entre as quais: Measuring Business Excellence; International Journal of Business Excellence; Contaduría y Administración; International Journal of Disclosure and Governance; International Journal of Business Performance Management; Business: Theory and Practice. As suas principais áreas de interesse são: 1. Contabilidade Financeira; 2. Governo das Sociedades; 3. Auditoria e Controlo Interno; 4. Gestão Financeira e Performance; 5. Avaliação do Risco e Compliance.
Análise e Visualização de Dados
Fundamentos de Gestão Sustentável
Macroeconomia
Alexandra Ferreira-Lopes é Professora Associada no ISCTE, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE - IUL), na Escola de Gestão (IBS), sendo membro integrado da BRU-IUL (centro de investigação da IBS). É doutorada em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG-UL). É autora de artigos científicos nas áreas de macroeconomia aberta e crescimento económico, publicados em revistas como Ecological Economics, Economic Modelling, Open Economies Review, Oxford Economic Papers, Public Finance Review, Regional Studies e Tourism Management. Foi sub-diretora da BRU-IUL entre Fevereiro de 2014 e Agosto de 2016 e diretora do mestrado em Economia entre julho de 2019 e junho de 2021.
Fundamentos de Gestão Sustentável
Álvaro Rosa is a professor of Management. His areas of research and study are Strategy, Governance and Cross-Cultural Management. In addition, he is also a researcher and teacher of Chinese Studies, namely Contemporary China. Currently, he is the Director of Master Degree in Chinese Studies, a joint program of University of Aveiro and ISCTE - IUL. Professionally, he is a coach and trainer in negotiation techniques.
Contabilidade de Gestão
Projecto Empresarial
Álvaro Dias é Professor Associado com Habilitação no ISCTE-IUL, trazendo uma vasta experiência em Turismo, Marketing e Empreendedorismo para o seu ensino, que começou em 1995. Além da sua instrução académica, prestou consultoria especializada a um amplo espectro de organizações, abrangendo organismos governamentais como o IAPMEI, GNR, IAPMEI e a ACT, e inúmeras empresas privadas. No plano académico, o professor Dias possui dois doutoramentos com distinção (cum laude), com especialização em Gestão (Marketing) e Turismo. A sua formação académica inclui também um mestrado em Estratégia, um MBA, uma licenciatura em Gestão e estudos de pós-graduação em E-business. As suas funções administrativas e de liderança no meio académico são notáveis. Anteriormente, liderou o departamento de Ciências Económicas e Empresariais da UAL, onde foi responsável pela coordenação de vários programas de licenciatura, desde o bacharelato ao doutoramento. Também dirigiu programas de mestrado e bacharelato em Marketing e codirigiu um bacharelato em Gestão. Atualmente, coordena o Mestrado em Hotelaria e Turismo no ISCTE-IUL e criou o Living Lab para Turismo e Serviços, que continua a coordenar. As suas contribuições para as infraestruturas de investigação incluem a fundação de dois centros de investigação e a coordenação de três. O Professor Dias é um autor prolífico, com 28 livros publicados e mais de 240 artigos indexados no Scopus. As suas contribuições significativas foram reconhecidas através de distinções de prestígio, incluindo a Medalha de Mérito GNR D. Nuno Álvares Pereira e um diploma de Louvor em 2022. Foi também distinguido com prémios de investigação da Cátedra de Turismo Inteligente da Junta de Andaluzia e da Universidade de Sevilha em 2021 e 2023. Dedicado a fomentar o talento académico, Álvaro Dias orientou com sucesso dois investigadores de pós-doutoramento, 16 doutorandos e 280 mestrandos. O seu alcance internacional no ensino e na investigação inclui compromissos em Angola, Brasil, Bolívia, México, Peru, Colômbia, Espanha, Polónia, Roménia e Finlândia.  
Gestão de Recursos Humanos | Liderança e Comportamento Organizacional
Investigação Operacional
Ana Catarina Nunes é Professora Auxiliar no ISCTE-IUL. É doutorada em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão, mestre em Investigação Operacional e licenciada em Estatística e Investigação Operacional. Lecciona na área dos métodos quantitativos, nomeadamente Investigação Operacional e Optimização. Tem apresentado comunicações em diversas conferências e tem publicado em revistas científicas, tais como o European Journal of Operational Research. Os seus tópicos de investigação são em investigação operacional (optimização combinatória), principalmente em modelos matemáticos e heurísticas para a determinação de rotas e de sectores para aplicações reais em sistemas de distribuição e recolha de produtos. Neste âmbito, tem participado como investigadora em projectos financiados pela FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) focados na gestão eficiente de recursos em serviços ambientais relacionados com actividades de recolha de resíduos domésticos.
Liderança e Comportamento Organizacional
Contabilidade de Gestão
Contabilidade Financeira
Ana Isabel Lopes, Ph.D., is a full time Associate Professor (with habilitation) of the Accounting Department at Lisbon University Institute (ISCTE-IUL) and integrated member of the researcher center BRU/UNIDE, in Lisbon (Portugal). She has experience in teaching in doctoral and master programs, executive education, and undergraduate programs, engaging in courses related with financial accounting and business reporting, management control in multinationals, and consolidated financial statements. Currently, she is Director of the MSc program in Accounting and she is the Executive Director of the post-graduation in Finance and Accounting Applied. She has an extensive experience in coordinating programs in high education institutions. She also supervises doctoral and master students' dissertations. She is active in presenting conference papers in national and international congresses (by submission or invitation). Her research interests cover international financial accounting and reporting, integrated and sustainability reporting, business combinations, and corporate governance. Ana Isabel has published in leading academic journals such as 'Australian Journal of Management', 'European Business Review', 'Accounting Education', 'Spanish Journal of Finance and Accounting', 'Journal of Economics and Business', and 'Meditari Accountancy Research'.
Gestão de Recursos Humanos | Gestão de Recursos Humanos
PhD in Human Resources Management from ISCTE-IUL, Lisbon University Institute. Her research interests focus on well-being, daily micro-events, digitalization, telework settings, mindfulness, and the intersection of pets with professional life. She has more than 60 papers published in indexed international journals such as Personality and Individual Differences, Journal of Happiness Studies, Social Indicators Research, European Journal of Work and Organizational Psychology and Business Research Quarterly, among others. Contact: ana_luisa_silva@iscte-iul.pt
Investigação Operacional | Investigação Operacional
Resumo: A minha experiência profissional inclui um estágio na Quimigal - Negócios de Adubos, S.A., entre Janeiro e Setembro de 1989, sobre Análise e Simulação de Filas de Espera. Desde Outubro de 1989, a atividade profissional tem decorrido no ISCTE-IUL na qualidade de docente e investigadora. A atividade docente traduz-se na lecionação de várias unidades curriculares da área dos métodos quantitativos para gestão e economia, tais como, Matemática, Investigação Operacional, Estatística, Data mining (Árvores de Decisão; Redes Neuronais; Regras de Associação) e Métodos de Avaliação de Projetos (Simulação de Monte Carlo; Programação Dinâmica; Aproximações em Árvore Binomial). A investigação realizada continua a incidir nos problemas abordados na Tese de Doutoramento, os quais estão associados à avaliação de projetos de investimento, especificamente, projetos de investigação e desenvolvimento e projetos relativos aos direitos de posse de terrenos ou recursos naturais. Ainda, neste âmbito, disponibilizo, desde o ano letivo 2009/ 10, à comunidade de alunos do ISCTE-IUL uma unidade curricular optativa, em língua inglesa, denominada por Métodos de Avaliação de Projetos. Paralelamente, eu também tenho realizado investigação na área do Data mining e da Otimização em consequência da orientação de várias teses de Mestrado. Abstract: My professional experience includes an internship on Analysis and Queue Simulation, at Quimigal - Negócios de Adubos, S.A., lasting nine months (January - September 1989). Since October 1989, professional activity took place at ISCTE-IUL as teacher and researcher. The teaching activity has been developed in various courses from the area of quantitative methods for management and economics such as Mathematics, Operations research, Statistic, Data mining (Decision Trees; Neural networks; Association rules) and Project evaluation methods (Monte Carlo simulation; Dynamic programming; Binomial tree approaches). The research carried continues to focus on the problems addressed in the PhD thesis, which are associated with the evaluation of investment projects, specifically, r&d projects and projects related to the ownership of land or natural resources. In this context, since the academic year 2009/10, I offer to students of ISCTE-IUL an elective course, in english, called Project evaluation methods. Meanwhile, I have also done research in data mining and optimization areas as a result of supervision of various master theses.
Contabilidade de Gestão | Contabilidade Financeira
Gestão de Recursos Humanos
Andrea Fontes é professora convidada, psicóloga, coach e consultora de Recursos Humanos . Ela possui duas licenciaturas, respectivamente nas áreas de Organização e Gestão de Empresas e Psicologia, um Mestrado em Psicologia, Aconselhamento e Psicoterapia e doutorada em Psicologia Organizacional pelo ISCTE. Possui 20 anos de experiência em empresas multinacionais, em diversas áreas, desde Marketing & Vendas até Pesquisa do Mercado e Recursos Humanos. As suas publicações em revistas científicas ou capítulos de livros têm sido principalmente na área do Coaching. Tem apresentado o seu trabalho de  investigação em várias conferências nacionais e internacionais. Os seus interesses de pesquisa giram em torno de práticas de RH para o  desenvolvimento e intervenções positivas no local de trabalho.
Introdução às Finanças | Investimentos
Investimentos
Direito das Sociedades Comerciais
É Professor Auxiliar - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Publicou 5 artigos em revistas especializadas e 2 trabalhos em actas de eventos, possui 1 livro publicado. Possui 12 itens de produção técnica. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem. Actua na área de Direito.
Gestão Integrada das Operações
Carlos Hernandez Jerónimo é apaixonado pelo desenvolvimento e evolução da gestão profissionalizada das organizações, desafiando e auxiliando diariamente vários clientes a reinventarem os seus modelos de negócio e encontrarem soluções elegantes para problemas complexos com foco na medição de valor e previsibilidade. Licenciado em Eng. Computadores e Telemática pela Univ. de Aveiro e Doutorado em Business Administration and Management pelo ISCTE, sócio fundador da Winning Scientific Management, tem dividido a sua carreira entre a área da consultoria de gestão e a academia. Enquanto consultor especialista é responsável pela implementação, customização e conceção de metodologias e sistemas aplicacionais de suporte à Gestão Estratégica, Benefícios, Portfólios, PMO’s, Programas e Projetos, alinhado com as mais importantes e reconhecidas frameworks internacionais, em diversos clientes da área da banca e seguros, transportes e logística, retalho, saúde, construção, telecomunicações e sistemas de informação. Atualmente assume a responsabilidade pela inovação técnica, desenvolvimento e garantia de qualidade da execução dos serviços prestados no setor da Sáude e Administração Pública. Diretor Executivo do Executive Master em Gestão de Programas e Projetos do ISCTE Executive Education, Professor Assistente Convidado no ISCTE-IUL e formador especialista, detém o certificado de aptidão pedagógica (CAP), experiência comprovada através de mais de 10.000h de ensino, contando no seu curriculum com a conceção e desenvolvimento de várias centenas de cursos de referência em Estratégia, Business Cases, Business Analysis, Project Management e Cost Management e preparando várias centenas de candidatos a certificações PMI®. Certificado PMP® (Project Management Professional) pelo PMI® (Project Management Institute - EUA), Certificado MCP (Microsoft Certified Professional: Managing Projects) pela Microsoft, Certificado ITIL pela EXIN e Certificado MCI (Management Consulting Institute) level 1 certified.  É mentor, orador convidado em vários eventos de gestão. Foi ainda Vice-presidente do PMI Portugal de 2015 a 2018.
Introdução às Finanças
Cálculo Diferencial e Integral | Complementos de Cálculo Diferencial
Contabilidade de Gestão
Projecto Empresarial
Fundamentos de Marketing | Marketing Operacional
Filipa Rosado Pinto is an Adjunct Assistant Professor of the Department of Marketing, Operations and General Management at Iscte- Instituto Universitário de Lisboa. Presently, she is also an Adjunct Assistant Professor at NOVA SBE. Filipa obtained her PhD in Management (Marketing specialization) at Iscte, in 2022. She also holds an MBA from IE Business School and a bachelor’s degree in management from NOVA SBE. Following ten years of experience in marketing, in multinational companies, from Fast Moving Consumer Goods and the Pharmaceutical Industry, she moved into Academia in 2016.  Filipa´s current research interests include -among others- consumer-brand relationships, brand management and services marketing. Her research has been published in international scientific journals, such as EuroMed Journal of Business, Journal of Promotion Management and International Journal of Hospitality Management. Her work has also been presented at reputable international scientific conferences such as EMAC - European Marketing Academy Conference, GAMMA-GMC (Global Marketing Conference) and EuroMed Academy of Business conference.  
Gestão de Recursos Humanos
Filomena Almeida Bsc Social and Organizacional Psychology - ISPA 1989 Msc Organizational behaviour - ISPA 2003 Phd Management - HRM ISCTE IUL 2010 Professional Activity's (non academic) 1990-1991 Training and Recruitment chief - LAR Regional airlines 1991-1993 Human Resources manager - Lar Regional airlines 1992-1993 Training manager - ODS Iberica 1993 Human Resources manager - Euroair SA 1993 Human Tesources manager - SERVICE AIR SA 1993-1997 Trainer - ICL, HCL, Hotel Roma, Páteo Alfacinha, Hotel do Mar, Hospital de São José, Hospital de vila Franca, Grupo Robalo, Centro de medicina física e reabilitação de Alcoitão, ARS Norte, ISSS, Sta Casa Misericordia. 1993-1997 HRM consultant 2000-2002 Consultant - Fernave 1997-2008 - Manager - DSHO Lda Academic Activity's 2009 - Languages and soft skills lab director ISCTE IUL 1996 - Teatcher at ISCTE IUL (senior teacher assistant since 2010) - IBS RH&CO Department 12002-2004 Guest speaker - IADE Photography department 1996-2004 Lecturer FCUL Lisbon 993 a 1996 Assistant ULHT Psychology Department and HRM department 1994-1995 Guest speaker - ESE Lisbon 1995-1996 Lecturer - ESSS, Lisbon 1994-1996 Lecturer- ESCS Lisboa 1991-1995 Guest speaker - ISPA 1990-1993 Lecturer ISHT Lisbon
Fundamentos de Gestão Sustentável
Florinda Matos is PhD in Social Sciences, Organisational Behaviour Studies, by the University of Lisbon. She has a master’s degree in Business Sciences from INDEG/ISCTE – University Institute of Lisbon, a Bachelor’s Degree in Management of Agricultural Business, and a Bachelor’s Degree in Agronomic Engineering, both by the Polytechnic Institute of Santarém. She is a Professor at ISCTE Business School – University Institute of Lisbon, where she teaches several courses in the areas of management and she is an invited Professor at several international universities. As DINÂMIA'CET – IUL, Centre for the Study of Socioeconomic Change and the Territory integrated researcher, her main research interests are Knowledge Management, Intellectual Capital Management, Measuring of Intangibles, Sustainability, Innovation, Additive Manufacturing and Digital Transformation. She was a post-Doc researcher in the Social Impacts of Additive Manufacturing at NOVA.id.FCT and she led the project KM3D - Knowledge Management in Additive Manufacturing: Designing New Business Models, in a national consortium, funded by FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia. She is currently the national coordinator of the following European Projects: CATALYST - European VET Excellence for Leading Sustainable Systems and Business Transformation (Erasmus+) CERERE - CEreals REsiliency REvolution for agile supply chain management in the Mediterranean (PRIMA Project). Also she is a Coordinating Researcher in the project  INITIATE : Supporting European R&I through stakeholder collaboration and institutional reform (Erasmus +) Florinda is a member of the scientific committee of several international conferences, where she has participated as an organiser, speaker, mini-track chair and reviewer. She has more than 50 published academic articles and scientific papers, chapters, and books. She has also been an active participant in the press, where she has published more than 200 articles of opinion on issues of economic and social actuality, being invited to several podcasts. She was Conference Chair of several international academic conferences. Presently, she is associate editor in the area of Economics and Business at Journal Heliyon (Elsevier) and Guest Editor of Springer International Publishing. She is coordinator of the Thematic Line "Digital Transformation" at the Sociodigital Lab for Public Policy and member of the implementation team of the AI4PA Digital Innovation Hub. As intellectual capital management expert, Florinda is the founder and the president of the Intellectual Capital Association (ICAA), whose mission is to help transform intellectual capital into added value by contributing to sustainable development. Also, she is athe Portuguese ambassador of the New Club of Paris, an international organisation whose main objective is to create awareness about the Knowledge Economy. Also, she is the ambassador for Europe of the International Conference on Knowledge and Innovation (CIKI), organised by Universidade Federal de Santa Catarina (Brazil). Likewise, she is a member of the Observatory on Knowledge Management and Innovation in Public Administration, from IPEA - Institute for Applied Economic Research of the Brazilian Government.      
Macroeconomia | Microeconomia
Fundamentos de Marketing
Prof. Helena Rodrigues holds a PhD in Management-Specialization in Marketing at ISCTE-IUL, Lisbon, Portugal. She received her B.Sc. and M.Sc. degrees in Marketing from ISLA-Lisboa and Laureate. She has worked for global Asset Management Banks and in the Marketing Department for a Global Pharmaceutical Company. She lectures Marketing at ISCTE-IUL and Tourism Marketing at Universidade Católica Portuguesa . Her main research is in the area of Medical Tourism, Wellness and Health Tourism, Service Quality, Social Media and Higher Education.
Microeconomia
Henrique Pedro Currais Monteiro. Concluiu Economia pela Universidade Técnica de Lisboa em 2009. É Professor Auxiliar - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Publicou 3 artigos em revistas especializadas. Possui 37 itens de produção técnica. Recebeu 5 prémios e/ou homenagens. Entre 2000 e 2008 participou em 4 projectos de investigação. Actualmente participa em 1 projecto de investigação. Actua na área de Ciências Sociais com ênfase em Economia e Gestão. Nas suas actividades profissionais interagiu com 8 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Tarifários da Água, Drenagem e tratamento de águas residuais, Abastecimento de água, increasing block tariffs, water pricing, Economia dos Recursos Naturais, Recuperação de custos, Water Supply and Sewerage, choice of functional form e nonlinear pricing.
Liderança e Comportamento Organizacional
Inês C. Sousa é investigadora integrada no CIES-Iscte e Professora Auxiliar Convidada no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, onde lecciona as disciplinas de Psicologia do Trabalho e das Organizações, Segurança e Saúde no Trabalho e Comportamento Organizacional. É licenciada em Psicologia e concluiu o Mestrado em Psicologia Social e das Organizações. Em 2020, doutorou-se em Gestão com especialização em Recursos Humanos e Comportamento Organizacional pelo Iscte. A sua tese de doutoramento intitula-se "Leveraging an aging workforce: Contributions to longer and better working lives". Os seus interesses de investigação incluem o envelhecimento no trabalho, a diversidade e a inclusão no local de trabalho, a reforma, a comunicação de ciência e o envolvimento do público na ciência. Tem publicado o seu trabalho em revistas científicas de renome como Current Psychology, Work, Aging and Retirement, Journal of Managerial Psychology e Frontiers in Psychology.
Estratégia Empresarial | Fundamentos de Gestão Sustentável
Empreendedorismo Empresarial | Fundamentos de Marketing
Fundamentos de Marketing | Marketing Operacional
Licenciou-se em Organização e Gestão de Empresas e é Mestre em Marketing pelo ISCTE-IUL. Iniciou o PhD em Gestão com especialização em Marketing em 2019. Desde o início do seu percurso profissional que desempenha funções de consultoria e formação nas áreas de Gestão Comercial e de Marketing em várias organizações: Infortec, Tack Training International, 4Gpeople, Time4Thinking. Entre 2000 e 2008 foi partner da agência de comunicação Princípio Activo.  Desde 2009 é docente do ISCTE-IUL (DMOGG) e INDEG, nas áreas de Marketing e Comunicação. Dado o seu interesse pela Pedagogia, tem desenvolvido projetos pedagógicos no âmbito da gamification, storytelling, visual thinking, design thinking e outras áreas do Human Centered Design approach. 
Gestão Integrada das Operações
Research skills in Industrial and Services Engineering focusing on the strategic alignment of operations systems, by designing organisational change programmes that are adequate. Methodological concerns favour qualitative methods and Soft Systems Methodology applied to complex organisational problems. Broad professional experience ranging from engineering functions (Ferro Portugal), logistics management (Renault Portuguesa), consultancy in information systems deployment (Grupo Violas; Ford of Europe - Southampton Plant), Managing Director (Agiltec), founding and developing its own business to teaching and researching in the university, all together for more than 36 years.
Investigação Operacional | Investigação Operacional
Investimentos
Fundamentos de Marketing
João Guerreiro is an Associate Professor with Habilitation of the Department of Marketing, Operations, and General Management at Iscte – Instituto Universitário de Lisboa and holds a Ph.D. in Marketing. He also has a bachelor’s degree in computer science engineering and a Master's degree in decision support systems. On a scientific level, João Guerreiro published in top journals such as ABS4 and FT50 on topics as diverse as technology implications for Marketing, Hospitality and Tourism, and corporate social responsibility. He also won the Iscte Scientific Awards in 2016, 2018, 2019, and 2021 and the Best Paper Award at GAMMA-Fashion (2019), with an Honorable mention on the paper “How atmospheric cues in virtual reality fashion stores affect the sense of presence”. His research interests are focused on the area of consumer behavior and relationship marketing, namely the implications of technologies (Augmented Reality, Virtual Reality, Artificial Intelligence, IoT) for Marketing, having articles published in various scientific journals such as Journal of Travel Research, Tourism Management, Journal of Business Research, Journal of Sustainable Tourism, Journal of Business Ethics, among others. Regarding management roles, he serves as the Deputy Director of the BRU-IUL Research Unit and holds the role of Deputy Director of LIA – A laboratory of ISCTE for promoting innovation in academia. In addition, João Guerreiro is the Director of the Bachelor's degree in Digital Technologies and Management at Iscte–Sintra, where he is also a member of the Scientific Committee. His role as Director of the Master’s in Marketing at ISCTE-IUL, from 2017 to 2021, and member of the Pedagogical Committee of Iscte Business School from 2017 to 2019 is also part of his professional portfolio. He coordinates the 3rd year of the Bachelor in Marketing Management at Iscte, and has been responsible for coordinating 22 different courses. João Guerreiro has made contributions to diverse fields of research, including Marketing and Business, Artificial Intelligence, AR/VR, Hospitality and Tourism, Fashion, Ethics, Green & Sustainable Consumption, Digital and Online Marketing, Marketing Communications, Consumer Neuroscience and Education. The author has co-edited a book entitled "Handbook of Research on Developing a Post-Pandemic Paradigm for Virtual Technologies in Higher Education" and published five book chapters, with works like “Do we really care about artificial intelligence? A review on social transformations and ethical challenges of AI for the 21st century”. In terms of event organizations, the author played key roles in the organization of three international events, including the 6th and 7th International XR(AR/VR) conferences and the EURAM 2019 Conference. He has been involved as a participant in four international projects. In 2023, João Guerreiro contributed as an Invited Speaker at FutureCast Lab's RealLifeMasterClass, presenting on “Empowering Future Leaders: Leveraging the Power of AI in Management Education.” He moderated a Technology in Marketing talk at “Marketing Journeys 2021,” engaging in discussions about technology's evolving role in marketing with representatives from Diverge, Detox in a Box, Valispace, and Hoopers. He also published a media article “Inteligência Artificial acelera processos de recrutamento em 90%” ("Artificial Intelligence Accelerates Recruitment Processes by 90%") that was published in notable outlets such as “Jornal Económico,” Executive Digest, and Human Resources. Furthermore, in 2020, he was invited to speak on TSF radio about "A Universidade na Resposta à Crise - Estratégias de Marketing" ("The University in Response to the Crisis - Marketing Strategies").
Contabilidade de Gestão
Jonas Oliveira holds a PhD in Accounting from the School of Economics and Management, University of Minho, Portugal. He is an Associate Professor of Accounting at ISCTE-IUL Business School, Lisbon. He has previously worked at the University of Aveiro as Adjunct Professor of Accounting. His research interests are corporate risk reporting, enterprise risk management, corporate governance mechanisms, impression management strategies used in corporate reporting, sustainability and integrated reporting. He publishes academic articles regularly in some internationally well-recognized journals such as the Managerial Auditing Journal, Meditari Accountancy Research, Australian Accounting Review, Corporate Communications: an International Journal, European Business Review, and Journal of Risk. 
Complementos de Cálculo Diferencial
Jorge V. Rocha é um físico teórico, atuando nas áreas da Gravitação, Física das altas energias e Física-Matemática. A sua principal área de investigação incide sobre o estudo de buracos negros e outras soluções da teoria da Relatividade Geral, bem como das suas diversas generalizações. É Doutorado em Física pela University of California Santa Barbara (UCSB) desde 2008, tendo como orientador o Prof. Joseph Polchinski. Concluiu a Licenciatura em Engenharia Física Tecnológica, em 2002, pelo Instituto Superior Técnico (IST), Universidade de Lisboa. É actualmente Professor Auxiliar no Departamento de Matemática do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, estando também afiliado ao Centro de Astrofísica e Gravitação (IST). No seu trajecto profissional foi também investigador pós-doutoral na Universitat de Barcelona entre 2015 e 2019. J. Rocha tem mais de 30 artigos originais publicados em revistas científicas internacionais de topo. Conta com vasta experiência em comunicações orais (20+ palestras por convite em instituições nos EUA, Reino Unido, Bélgica, Japão, Brasil, Espanha e Portugal; 30+ apresentações em conferências internacionais). Participa regularmente em actividades de divulgação para o público geral. J. Rocha organizou 6 eventos científicos, quatro deles de carácter internacional. Orientou 1 dissertação de mestrado e coorientou um aluno de doutoramento e outro de mestrado. Até à data, integrou os comités de avaliação de 2 alunos de doutoramento e de 4 alunos de mestrado, alguns no estrangeiro.  Foi o recipiente de 5 prémios científicos, destacando-se uma bolsa individual Marie Sklodowska-Curie. É revisor regular de uma dúzia das principais revistas internacionais da sua área, bem como de projetos internacionais de I&D. É membro integrante da Sociedade Portuguesa de Relatividade e Gravitação.
Programação para Gestão
Contabilidade Financeira
Métodos Analíticos de Apoio à Decisão
Fundamentos de Gestão Sustentável
Estratégia Empresarial | Projecto Empresarial
Leandro F. Pereira is an Associate Professor of Strategy at ISCTE. He is also CEO and Founder of WINNING Consulting, a consultancy firm with more than 300 employees dedicated to management and technology consultancy. Leandro Pereira has a PhD in Management with a specialisation in Project Management from the University of Salamanca and a degree in Management Informatics from the University of Minho. He has more than 200 indexed scientific publications and more than 10 published books. In 2017, Leandro Pereira received the Best CEO of the Year award from Best Team Leaders and Revista Pessoal, as well as the best student award from the University of Minho in the academic field. Leandro Pereira is the Director of the Executive Master's Degree in Programme and Project Management and the Postgraduate Diploma in Agile Project and Business Management at ISCTE Executive Education. Throughout his career he has supervised dozens of PhD students and several hundred Masters students. He was also founding president of PMI Portugal and the Business Case Institute. Leandro Pereira is an international expert in the areas of Strategy, Project Management, Problem Solving and Benefits Realisation Management.
Finanças de Empresa
Fiscalidade | Relato de Informação Financeira
Liderança e Comportamento Organizacional
As an Invited Assistant at ISCTE Business School within the Bachelor's program in Human Resource Management and a Research Assistant at BRU-IUL, Luís Miguel Simões is currently pursuing a PhD in Management at ISCTE, specializing in human resources and organizational behavior. The professional journey began in international recruitment and selection, followed by a transition into a role related to Human Resources Technician within a medical devices company. In this position, responsibilities included new member training and development, training the entire EMEA team on new software, administrative support, purchase orders, HR analytics, and internal project coordination and leadership.   Additionally, contributions have been made as a consultant to international projects focused on social and educational training programs and program development.   A position is also held as Human Resources and Marketing Director at a Portuguese film festival.   As a researcher, focus lies in projects pertaining to leadership and its impact on employee attitudes and behaviors.
Introdução às Finanças
LUIS LAUREANO. Assistant Professor at ISCTE Business School and researcher in Business Research Unit (BRU-IUL). Degree in Management (ISCTE-IUL), master in Information Systems Management (ISCTE-IUL) and doctorate in Management- specialization in Finance (ISCTE-IUL). Has taught several finance courses in different undergraduate, post-graduate and masters. Is co-author of books on finance and co-author of papers published in national and international scientific journals.
Investigação Operacional | Investigação Operacional
Microeconomia
Catarina Roseta-Palma é professora associada do Departamento de Economia no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Foi diretora da Sustentabilidade no Iscte (2018-2022). Os seus interesses de investigação são na gestão de recursos naturais, especialmente água, e em políticas de ambiente. Trabalhou como consultora para as ARH Alentejo e Algarve e para o INAG, bem como para o Ministério do Ambiente e Comissão Europeia. Foi membro da Comissão para a Reforma da Fiscalidade Verde (2014). É associada da European Association of Environmental and Resource Economists, em cujas conferências participa regularmente, e foi eleita EAERE Council Member para 2010-2013 (vice-presidente em 2012-2013). Entre outras, também pertence à Associação Hispano-portuguesa de Economia de Recursos Naturais e Ambiente (AERNA), a cuja Junta Diretiva pertenceu entre 2005 e 2011. Ensina Economia do Ambiente e Recursos Naturais e Microeconomia em vários níveis de ensino, além de dar formação empresarial na área da Sustentabilidade. 
Análise e Visualização de Dados | Incerteza e Tomada de Decisão
Maria da Conceição Torres Figueiredo (1966) is Associate Professor of Quantitative Methods at ISCTE-IUL, Portugal, since 1997. She studied economics and econometrics at ISEG-UTL, Portugal (Licenciatura in Economics, 1991; M.S. in Mathematical Modeling for Economics and Management, 1994) and Quantitative Methods at the Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), (Ph.D. in Quantitative Methods, 2011). Her research focus on Longitudinal Data Analysis and Applied Microeconometrics.  Participated in projects, studies, workshops and communications in national and international congresses. of journals where she published: The Portuguese Journal of Social Science; Social Policy and Society; International Labour Review and Jounal of Youth Studies.
Relato de Informação Financeira
Análise e Visualização de Dados | Incerteza e Tomada de Decisão
I joined ISCTE in 1996 after obtaining a first degree in Business Administration. I also hold a master´s degree in Business Administration from ISCTE and a Ph.D in Organisational Psychology from Manchester Business School, England, where I was a mentor of related student-sponsor projects on the Full-Time MBA. Since 1996 I have taught statistics and data analysis using statistical software at undergraduate and postgraduate levels. I have also supervised master and doctoral thesis in the fields of organizational psychology and management science. Prior to beginning my academic career, I worked for consultancy and insurance organisations in Portugal. My primary research interest encompasses cross-cultural studies, gender and diversity in organizations, and organizational behaviour. My main research focus in these areas relates to issues concerning global mobility and expatriation, migrants' skills recognition and integration into the labour market, women in management, and team performance management. A second strand of my research is concerned with (big) data analytics and text analysis using R. I have published in the area of Organisation Studies, most recently in the International Journal of Human Resource Management, International Journal of Public Administration, and International Journal of Conflict Management.
Gestão de Recursos Humanos | Liderança e Comportamento Organizacional
Relato de Informação Financeira
Maria Manuela Martins is Assistant Professor at Accounting Department of ISCTE Business School - University Institute of Lisbon (ISCTE-IUL). She obtained a Master Degree in Business Administration specialization in Information Systems Management and a PhD in Management, specialization in Accounting (University Institute of Lisbon - ISCTE-IUL). She is a research in the fields of Knowledge Management, Intellectual capital and Financial Accounting.
Fiscalidade
  Licenciada em Direito (2010) pela UCP, e em Organização e Gestão de Empresas (1992) – pelo ISCTE. Inscrita no 3º Ciclo de Estudos (Gestão, especialidade em contabilidade). Realizou com aproveitamento os exames e estágio de admissão a ROC. É Contabilista Certificada e detentora do Certifica de Aptidão Profissional (CAP). Começou a sua atividade profissional em auditoria, mas especializou-se em consultoria fiscal, a qual exerce há mais de 27 anos. É atualmente responsável pela coordenação de todos os trabalhos de Due Diligence Fiscal, na divisão de Corporate Finance – Transaction Services numa Big4 e pela área de formação a clientes. Em termos de atividades académicas é docente do ISCTE, na cadeira de Fiscalidade, desde 2011. Tem também ministrado módulos na área da fiscalidade em pós-graduações e mestrados, coordenados pelo ISCTE-INDEG, Instituto de Direito do Trabalho, Nova-SBE, Universidade da Madeira e pela Universidade Católica de Lisboa. É órgão social, a título de voluntariado, em associações de cariz social, tais como a CAIS, a Câmara de Comércio Portugal Moçambique e a PWN Lisbon.  "Família Amiga" de crianças institucionalizadas.
Microeconomia
Contabilidade de Gestão
Finanças de Empresa
Fundamentos de Marketing
Mónica Mendes Ferreira é Professora Auxiliar Convidada no ISCTE Business School e investigadora na BRU. Trabalha na área das ciências sociais, destacando-se a Economia e a Gestão. A sua formação académica é interdisciplinar, combinando uma licenciatura em Marketing e Comunicação, uma Pós-Graduação em Comportamento Organizacional e Gestão e um Doutoramento em Gestão na especialidade de marketing. Publicou artigos científicos em revistas de topo com 3 colaboradores em coautoria, capítulos de livros e atas em conferências. Tem uma vasta experiência de ensino, desde licenciaturas em Marketing e Gestão até Mestrados e Pós-Graduações e em Educação Executiva. A nível profissional, mais de 20 anos de experiência em diferentes setores como FMCG, Mass Media, Agências de Publicidade, Associações e Consultoria.  Os seus interesses de investigação incluem comportamento do consumidor, marketing digital, redes sociais, branding, comunicação, marketing turístico e as ligações entre marketing e VR, AR e IA.
Empreendedorismo Empresarial | Projecto Empresarial
                                       ACADÉMICO Professor na ISCTE Business School (Desde 2008...) Investigador da Business Research Unit (Desde 2012...) Diretor do ISCTE Executive Education (2012-2018) Diretor do Executive MBA (2013-2018) Diretor-Geral de Programas (2017-2017) Diretor da Pós-graduação em Gestão Empresarial (2015-18) Editor da Global Economics and Management Review (2013-2016) Diretor do Sustainability Knowledge Lab (2013-2016) Subdiretor do Departamento de Gestão da IBS (2010-2013) Co-coordenador da acreditação junto da AACSB (2010-2013)                                        GESTÃO Vogal do Conselho Fiscal da PME Investimentos (2018-2020) Administrador não Executivo da TRANSCOM - Moçambique (2014-2018) Co-fundador e CEO na for value (2004-2008) Controller na Bristol Myers Squibb (1999-2000) Técnico do Banco de Portugal (1992-1999)
Fiscalidade
Doutorado em Contabilidade e MBA em Gestão, pelo ISCTE-IUL, Pós-Graduado em Finanças, pelo CEMAF-ISCTE e Licenciado em Organização e Gestão de Empresas, pela UML. É coordenador das Unidades Curriculares de Fiscalidade, Fiscalidade Empresarial, Gestão Fiscal das Empresas, Princípios e Procedimentos de Contencioso Tributário e de Tributação de não Residentes. É Diretor do Mestrado em Gestão do ISCTE-IUL e Diretor da Pós-Graduação em Gestão Fiscal do INDEG-ISCTE.
Contabilidade Financeira
Programação para Gestão
Fundamentos de Marketing
Relato de Informação Financeira
Direito das Sociedades Comerciais
Licenciado em Direito (Ciências jurídico - políticas) pela Universidade de Lisboa. Mestre em Sociedades e Políticas Europeias pelo ISCTE - IUL. Suficiência Investigadora (DEA) em Direito Público pela Faculdade de Direito da Universidade da Extremadura (Espanha). Doutorado em Políticas Públicas no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa onde é Professor Auxiliar e investigador integrado no DINÂMIA'CET Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território. É, igualmente, investigador no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto. Anteriormente desempenhou funções como Presidente da 1ª Secção do Júri de Ética da Autoregulação Publicitária (ex-ICAP) e como secretário - geral e director executivo de diversas associações profissionais. De 2005 a 2009 foi Deputado à Assembleia da República (10ª legislatura) e membro da Delegação Nacional Portuguesa na 97ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho - Organização Internacional do Trabalho, Genebra, Suíça. Possui vasta experiência internacional tendo leccionado, nomeadamente, na Chinese Academy of Governance (antiga National School of Administration - CNSA), China - Europe Public Administration Project, República Popular da China, no Global Distance Learning Network of World Bank for East Timor, Timor - Leste e no ProPALOP-TL ISC PNUD em Angola. Possui um grande número de livros e publicações académicas em português, alemão e chinês sobre direito da publicidade, direito do mar, direito europeu e direito do consumidor. Membro da Comissão Técnica e Científica com o objetivo de acompanhar a candidatura das Ilhas Selvagens a Património Mundial da UNESCO, desde setembro de 2016. Membro do Conselho de Revisão e Aconselhamento para a elaboração de Proposta de Grandes Opções para a Estratégia Marítima Nacional até 2030 (2023) Editor - Chefe da REM - Revista de Estudos do Mar. Editor do Academia.edu Editor Program. Membro do Conselho Editorial da Revista do Mestrado em Direito da Universidade Católica de Brasília, Brasil. Perito externo responsável pelos processos de verificação EQAVET, da Associação Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional. I.P., Ministério da Educação e Ciência. Presidente e membro da Comissão de Avaliação Externa da A3 ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior Membro da Comissão de Relações Internacionais da Sociedade de Geografia de Lisboa
Estratégia Empresarial | Projecto Empresarial
Renato Lopes da Costa is however recognized for his work in academic terms, having published more than a hundred scientific articles in the main international business management journals index by scopus and Wos and, 9 books in the same scientific area.  Throughout his career for several years he developed his business activity in the areas of retail and banking, developing projects of an operational nature in the areas of banking and management control in the retail area. Renato Lopes da Costa completed his doctorate in the area of ¿¿business strategy at ISCTE - University of Lisbon, where he developed a pioneering work on the practices and praxis used by management consultants in the development of their work in client companies, contributing to the state of the art in scientific area of ¿¿business strategy in the field of strategy-as-practice research. Renato Lopes da Costa also has the title of Habilitation in Management conferred by the University Institute of Lisbon, completed in 2022. As a university professor, he supervised more than two hundred of masters and doctorates in the area of ¿¿business management, being recognized for this valence, as well as for his teaching ability in the area of ¿¿business strategy in undergraduate, master's, executive master's and doctorate degrees, nationally and internationally. Having conducted several courses at Portugal universities, he is currently director of the MscBA - Master in Business Administration at ISCTE (being listed on the prestigious lists of the Financial Times as one of the best European courses in the scientific area of ¿¿management) and Diretor of the Global Master Series INDEG in Business Management, Marketing e Finance e Risk Management. Between 2021 and 2023, Renato Lopes da Costa belonged to the scientific council of ISCTE as a member of the plenary.
Marketing Operacional
Ricardo Godinho Bilro is an Assistant Professor (with habilitation) of Marketing at ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, where he teaches Marketing at undergraduate and Master’s degree levels. He earned his PhD in Management with a specialization in Marketing from ISCTE Business School. He currently holds the roles of Department Deputy Chair (Department of Marketing, Strategy and Operations) and Director for the Erasmus Mundus joint Master’s degree program in Tourism Development & Culture (TourDC). He is a guest lecturer at the University of Glasgow (UK) and the University of Malta for the TOUR DC program and has served as a Visiting Professor at different institutions, such as EM Strasbourg Business School (Strasbourg, France), TH Köln (Cologne, Germany), Laurea University of Applied Sciences (Helsinki, Finland) and Université Gustave Eiffel (Paris, France). As a researcher at ISCTE’s Business Research Unit, Ricardo’s research interests include Digital Transformation, Technology Adoption, and Social Media Marketing. His research has been published in various international scientific journals, such as the Journal of Business Research, Psychology & Marketing, International Journal of Contemporary Hospitality Management, Journal of Product & Brand Management, and Journal of Hospitality Marketing and Management. He has also presented his work at reputable international scientific conferences such as EMAC - European Marketing Academy Conference, World Marketing Congress - Academy of Marketing Science, GAMMA-GMC, or Academy of Marketing. Ricardo has received several awards for his contributions, including the best teacher award for the postgraduate program in Digital Marketing at ISCTE Executive Education in 2022 and 2023, the best paper award at TomiWorld 2017, and the best conference paper in GAMMA-GFMC 2019.
Programação para Gestão
Ricardo Dias, Assistente Convidado no ISCTE é aluno do Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação. Os seus principais interesses de investigação incluem Sistemas Informáticos, Novas Tecnologias e Métodos e Modelos de Ensino adaptados à nova realidade escolar. Publicou em domínios ligados à Educação (e.g., Journal of Educational & Social Research, 4 th International Conference on Humanities and Social Sciences, 3º International Conference on Human and Social Sciences). Ricardo possui uma Licenciatura em Professores do Ensino Básico, variante do 2º.Ciclo (ISCE), um Mestrado em Supervisão Pedagógica (ISEC) e está no segundo ano do Doutoramento em Ciências e Tecnologias de Informação (ISCTE-IUL). É Professor no Agrupamento de Escolas José Afonso, em Loures e Conselheiro Municipal da Educação, no mesmo concelho.      
Investimentos
Métodos Analíticos de Apoio à Decisão
Doutoramento na NOVA-IMS (Data Science, Econometrics and Business Analytics). Mestrado em Economia Monetária e Financeira pelo ISCTE com pesquisa em modelos de volatilidade. Mestre e Licenciado em Economia Aplicada pela FEA-RP/USP, com pesquisa em microeconomia, comércio exterior, econometria de dados em painel e avaliação de políticas públicas. Estudos Avançados no Programa de Doutorado em Finanças da EAESP/FGV-SP. Bolsas de estudo com monografia e tese com prêmios acadêmicos. Ex-Professor Assistente na Strong ESAGS/FGV (Macroeconomia e Economia Internacional) e Assistente de Ensino na USP (Estatística, Matemática Aplicada e Economia Brasileira).Ex-Economista da Autoridade da Concorrência (AdC) para pesquisas de mercado, estudos setoriais, pareceres e recomendações ao Governo. Ex-Gerente Sênior no PagBank, responsável por Pesquisa Macroeconômica e Política, Crédito, Análise Regional, Setorial e Competitiva. Ex-Economista Sênior da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), responsável pelas Análises Macro e de Crédito e Pesquisas de Projeção. Ex-Economista Sênior e Coordenador da Tendências Consultoria, responsável pelas Análises Setoriais para Mercado de Crédito, Varejo, Bens de Capital e Indústria Automotiva.
Direito das Sociedades Comerciais
Liderança e Comportamento Organizacional
Sandra Costa é Professora Auxiliar no Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional no ISCTE- IBS. O seu doutoramento é na área da Gestão (especialidade de Comportamento Organizacional) e foi obtido na Nova SBE. Leccionou diversas cadeiras na área da Gestão de Recursos Humanos, Comportamento Organizacional, Psicologia Organizacional e Ocupacional e Métodos Quantitativos em diferentes universidades: Universidade de Liverpool (Reino Unido), Nova School of Business and Economics (PT), Universidade Europeia e Instituto Português de Administração de Marketing (PT). Já publicou em revistas internacionais tais como Journal of Vocational Behavior, Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, British Journal of Management and Work & Stress. É também investigadora responsável num projecto financiado pela FCT.
Estratégia Empresarial
Investimentos
Gestão Integrada das Operações
Dr. Ulpan Tokkozhina is an Invited Assistant Professor at ISCTE-IUL with specialization in Operations Management, Logistics and Supply Chain Management. She holds a PhD in Management degree with thesis in blockchain technology implementation for supply chain management improvement. Ulpan teaches courses on Operations Management, Logistics and Supply Chain Management for both Bachelor and Master degree students. She has co-authored several academic articles and book chapters about the impact of novel technologies on supply chain performance, also won Best Paper Award at EAI INTSYS 2022 International Conference. Ulpan was invited as a guest speaker at an international level - including Mexican University Tecnológico de Monterrey, Molde University of Logistics in Norway and Fundação Getulio Vargas in Brazil. Her current main research interest is novel technologies implementation and use in supply chain context. Currently, Ulpan is involved in a research project "Fish2Fork" curated by EEA Grants and Inov Inesc Inovação, which is aimed on finding novel technological solutions for transparent and sustainable fishing and fish products consumption. 
Fundamentos de Gestão Sustentável
Vânia Patrício é doutorada em Business Administration and Management pelo ISCTE. É sócia fundadora da empresa Winning. É professora convidada do ISCTE Business School e também do ISCTE Executive Education nos programas de Controlo de Gestão e Performance e Gestão de Programas e Projetos. É licenciada em Comunicação Empresarial pela Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa. Mais tarde realizou uma pós-graduação em Marketing e Gestão Comercial de Serviços Financeiros pelo Instituto Superior de Gestão Bancária de Lisboa e uma Pós Graduação em Gestão de Projetos pelo Instituto Superior Bissaya Barreto de Coimbra. Detém ainda a certificação Project Management Professional (PMP®) do PMI® e a Certificação Certified ROI Professional do ROI Institute. É certificada Internacional em Coaching aprovada pelo ICF e Practitioner em PNL. Tem publicações científicas indexadas, tendo publicado em jornais de referência como International Journal of Business Innovation and Research, Journal of Open Innovation e International Journal of Agile Systems and Management. Vânia Patrício conta no seu histórico com orientação e arguência de vários alunos de mestrado. É especialista em  gestão de projetos, gestão da mudança, equipas de alto desempenho, liderança, inteligência emocional, flexibilidade cognitiva e capacidades dinâmicas. Ao longo da sua experiência profissional foi responsável pelo desenvolvimento de negócio e pela supervisão e coordenação de várias equipas comerciais, de análise de negócio e gestão de projetos,  garantindo a performance, entrega e a qualidade da execução, assim como a relação e satisfação do cliente na entrega do serviço. Dirigiu uma equipa de vários formadores e consultores, tendo sido responsável pela conceção, desenvolvimento e execução de cursos e projetos nas áreas técnicas e comportamentais, comprovando a sua experiência através de mais de 10.000 horas de ensino. Atualmente é responsável pela inovação técnica, desenvolvimento e garantia de qualidade da execução dos serviços prestados nos setores da energia, transportes & logística, retalho e telecomunicações.
Marketing Operacional
Diversificada experiência em empresas multinacionais dos sectores farmacêutico, retalho e tecnologia, líderes de mercado, assumindo funções de Direcção Comercial e Marketing. Fortes valências na concepção, implementação e desenvolvimento de negócios e parcerias, na abertura de novos canais de venda, e de unidades comerciais. Experiência na concepção e lançamento de novos produtos e soluções integradas, para o segmento empresarial (B2B) e particular (B2C).  Doutorando em Gestão.
Macroeconomia
Vivaldo Mendes é professor de Economia no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) desde 1998. Obteve o doutoramento em economia pela Universidade de Sussex e a licenciatura em economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. Ocupou vários cargos de gestão universitária nas últimas duas décadas sempre no ISCTE-IUL, desde Vice-Reitor entre 2005 e 2009, Presidente da Assembleia Geral entre 2002 e 2005, Director do Departamento de Economia entre 2010 e 2014, membro eleito da Assembleia Geral entre 2000 e 2002, membro do Conselho Científico entre 2010 e 2014, e Director do Mestrado em Economia entre 2010 e 2013. Foi ainda membro de duas comissões especializadas do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) em representação do ISCTE-IUL entre 2005 e 2009, Professor Bibliotecário entre 1998 e 2002, e Professor Convidado do Instituto Superior de Estudos Militares (IESM) entre 2010 e 2016. Vivaldo Mendes tem lecionado várias disciplinas ao longo dos anos, desde macroeconomia, introdução à computação para economia e finanças, economia monetária e financeira, passando por economia internacional, microeconomia e teoria dos jogos. Tem publicado em macroeconomia, política monetária óptima, e sistemas complexos dinâmicos. É um defensor empenhado do movimento "open-source software" e um membro activo da linguagem de computação Julia. Para mais informação, consulte o seu site pessoal:  https://vivaldomendes.org  
Contactos
Iscte Business School
Secretariado
Ala Autónoma, Gabinete 235
ibs@iscte-iul.pt
(+351) 210 464 014
9:00 - 18:00
Candidatar