Candidatar
Leccionado em
Português
Tipo de ensino Presencial
Corpo Docente para (2025/2026)
Director
Retail Marketing
Formação Académica: - Doutoramento em Gestão - M.B.A. e M.S.C. em Marketing e Negócios Internacionais - Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas
Área de Especialização: - Marketing - Retailing
Experiência profissional mais relevante: - Professora Associada de Marketing no ISCTE-IUL -
Coordenadora Formação Instituto Merchandising - Gestora Produto Sonae Distribuição
Cargo Actual: - Directora Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral no ISCTE-IUL - Directora Mestrado Executivo em Marketing Management no ISCTE Executive Education
Gestão de Operações e Logística
Abel Camelo colabora atualmente em diferentes projetos / empresas como Gestor de Projetos, principalmente relacionados à implementação de tecnologia, aplicando as abordagens Agile e Waterfall.
Igualmente atua como formador, a nível nacional e internacional, na área da tecnologia, gestão de projetos, análise de negócio, produção industrial e logística.
Anteriormente, foi responsável pela unidade de Consultoria de Negócio da Infosistema, onde geriu e participou em projetos de melhoria de processos com Lean Seis Sigma, implementação de BPM e desenvolvimento de portais (em OutSystems e outras tecnologias), continuidade de negócios, transformação digital (UX / UI), entre outros.
A sua experiência centra-se em reengenharia e melhoria de processos, análise de negócio e processos organizacionais. Participou em múltiplos projetos nacionais e internacionais, como consultor e analista funcional, permitindo identificar e implementar melhorias em clientes e contribuir para o aumento da performance dos processos de negócio.
De 2011 a 2014 atuou como consultor em projetos de empreendedorismo, planos de negócio e análise de investimento, orientando futuros empreendedores e promovendo o espírito de iniciativa de natureza empresarial, em projetos de diversos sectores de atividade.
Desde 2009 leciona no ensino superior, nas áreas da gestão de operações, logística e gestão de projetos, a licenciaturas e mestrados.
É licenciado em Gestão e Engenharia Industrial e Mestre em Business Administration pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, detém pós graduações em Energia e Bioenergia, em Lean Management e em Informação e Sistemas Empresariais. É certificado em Gestão de Projetos e Business Analysis pelo Project Management Institute (PMI) bem como formador certificado pelo IEFP entre outras certificações profissionais.
Programação para Gestão
Abílio Oliveira é licenciado em engenharia informática (curso de 5 anos, pré Bolonha). Fez mestrado e doutoramento em psicologia social. Tem Agregação em Ciências e Tecnologias da Informação (associada à lição 'O impacto do desenvolvimento e uso de aplicações gamificadas na perceção e adoção do e-banking em Portugal'). É Professor no Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação, onde leciona nas áreas da programação, sistemas de informação, metodologias de investigação, informática aplicada à gestão e às ciências sociais. Tem estado ligado a várias associações e grupos de investigação, como o Núcleo de Estudos do Suicídio, a Sociedade Portuguesa de Suicidologia, o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL), o Centro de Investigação em Sistemas e Tecnologias de Informação Avançados (ADETTI-IUL) e, actualmente, Information Sciences, Technologies and Architecture Research Center (ISTAR-IUL). Defende a multidisciplinaridade e, para além das tecnologias da informação e computação aplicada, interessa-se muito pelas ciências sociais, da educação e da saúde. Tem estado envolvido em trabalhos que versam temáticas como a prevenção do suicídio, a aprendizagem, a sociedade da informação, as ciberculturas, as redes sociais, o gaming e, sobretudo, a informática e computação aplicada, visando contribuir para a participação cívica, cidadania digital e a mudança social, a educação, a saúde, bem como para o desenvolvimento de sistemas de informação, a adopção e a divulgação de tecnologias de informação e o uso da gamificação; em suma, tem como maior foco a informática e computação aplicada em diferentes contextos no estudo do comportamento humano. Tem participado em vários eventos científicos e outras acções, a nível académico, escolar e social. É também autor de diversos artigos editados em publicações científicas nacionais e estrangeiras, assim como de alguns livros, por exemplo: Jogos Sérios - A Arte de Gamificar (2022), O Desafio da Morte (2008), Ilusões na Idade das Emoções (2008), Passagem (2009), ou O Desafio da Vida (2011). Realizou programas de rádio, sempre gostou de praticar desporto, defende um mundo sustentável, uma vivência saudável e é vegetariano. Acima de tudo, é um apaixonado pela Vida.
Fundamentos de Gestão Sustentável
Álvaro Rosa is a professor of Management. His areas of research and study are Strategy, Governance and Cross-Cultural Management. In addition, he is also a researcher and teacher of Chinese Studies, namely Contemporary China. Currently, he is the Director of Master Degree in Chinese Studies, a joint program of University of Aveiro and ISCTE - IUL. Professionally, he is a coach and trainer in negotiation techniques.
Contabilidade de Gestão
Contabilidade Financeira
Ana Isabel Lopes, Ph.D., is a full time Associate Professor (with habilitation) of the Accounting Department at Lisbon University Institute (ISCTE-IUL) and integrated member of the researcher center BRU/UNIDE, in Lisbon (Portugal). She has experience in teaching in doctoral and master programs, executive education, and undergraduate programs, engaging in courses related with financial accounting and business reporting, management control in multinationals, and consolidated financial statements. Currently, she is Director of the MSc program in Accounting and she is the Executive Director of the post-graduation in Finance and Accounting Applied. She has an extensive experience in coordinating programs in high education institutions. She also supervises doctoral and master students' dissertations. She is active in presenting conference papers in national and international congresses (by submission or invitation). Her research interests cover international financial accounting and reporting, integrated and sustainability reporting, business combinations, and corporate governance. Ana Isabel has published in leading academic journals such as 'Australian Journal of Management', 'European Business Review', 'Accounting Education', 'Spanish Journal of Finance and Accounting', 'Journal of Economics and Business', and 'Meditari Accountancy Research'.
Gestão de Recursos Humanos
Psicóloga - É assistente convidada no Departamento de Recursos Humanos e no LLCT – Laboratório de Línguas e Competências Transversais do ISCTE-IUL, tendo sido em 2005 a fundadora do Career Skills Training Program da ISCTE Business School (IBS), um programa pioneiro dirigido a alunos de licenciatura e de mestrado. Doutoranda em Políticas de Gestão de Recursos Humanos. Mestre em Psicologia da Educação e Licenciada em Psicologia das Organizações e do Trabalho. Com 20 anos de experiência profissional em Recursos Humanos, iniciou a sua atividade como consultora na Egor em recrutamento e seleção e avaliação psicológica. Nos últimos 15 anos tem-se dedicado à área da formação nas vertentes comportamentais, em empresas e sectores de atividade diversificados. Docente no IPAM: Linguagem e Apresentação Profissional e Gestão de Pessoas; Docente no INSPSIC na Especialização Pós Universitária em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações: Políticas de Gestão de Talento e Recrutamento e Seleção. Possui a Especialização em Psicologia Clínica e do Aconselhamento. Faz aconselhamento de carreira, na qualidade de Coach certificada desde 2010. Realizou a título de projetos temporários atividades em Angola, em formação e em processos de assessement centre. Possui duas publicações em co-autoria: “Como Procurar e Conseguir Emprego – um guia para o candidato”, resultante do projeto desenvolvido com os alunos da IBS na sua preparação para o mercado de trabalho e “Gestão Emocional de Equipas – em ambiente de projeto” na sequência dos trabalhos realizados e da parceria desenvolvida com outros especialistas em gestão de projetos. Tem colaborado em projetos de diagnóstico organizacional, preparação e realização de programas de teambuilding, no âmbito da consultoria em Recursos Humanos.
Estratégia Empresarial
- Professor convidado no ISCTE Executive Education (2014- atualmente)- Sócio fundador da Winning, lda (2012 - atualmente)
- DBA Student – Doctor of Business Administration pelo ISCTE
- Pós-Graduação em Gestão de Projetos, Instituto Superior Bissaya Barreto (2008)
- Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas, Universidade Moderna de Lisboa (1997 – 2002)
- Certificações:
Scrum Foundation Professional Certificate (SFPC), pela Certiprof (2020)
Kanban Certification Certificate (KIKF) pela Certiprof (2020)
Certified MCI l1, pelo Management Consulting Institute (2017) Certified Tester Foundation Level (CTFL), pelo ISTQB (2014)
Certified Business Analysis Professional (CBAP), pelo International Institute of Business Analysis (2014)
ITIL v3 Foundation, pela EXIN (2011)
Microsoft Certified Professional – Managing Projects (2010)
Certificado em Competências Pedagógicas pela DGERT e IEFP (2009)
Project Management Professional (PMP) pelo Project Management Institute (2008)
Ateliers de Marketing |
Marketing Digital e E-Business
Formada em Gestão de Marketing e com um mestrado em Gestão pelo ISCTE-IUL, Catarina Dionísio sempre trabalhou na área do Marketing Digital. Iniciou o seu percurso pela Karma Network, consultora na área digital onde trabalhou diversos sectores e canais, e mais tarde pela Havas Media, uma das grandes agências de media em Portugal, onde trabalhou clientes como El Corte Inglés e Grupo LVMH.
Atualmente integra a equipa de media digital insourced da Vodafone Portugal onde continua a planear, implementar e otimizar campanhas digitais nos vários canais.
Toda esta experiência profissional é refletida num conhecimento amplo e prático de vários canais e ferramentas digitais - Social Media, Display, Programático, Youtube, Search, Analytics...
Desde 2018 que tem lecionado várias unidades curriculares desta área.
Microeconomia
Contabilidade Financeira
Assistant professor at ISCTE-IUL since September 2012 in the financial accounting field. I got a PhD in Management with specialization on accounting in September of 2012. I am Professor of courses of financial accounting in undergraduate and master programs. My research fields interest are in earnings quality, auditing quality and value relevance.
Cálculo Diferencial e Integral
Marketing Internacional
Gestão de Operações e Logística
Research skills in Industrial and Services Engineering focusing on the strategic alignment of operations systems, by designing organisational change programmes that are adequate. Methodological concerns favour qualitative methods and Soft Systems Methodology applied to complex organisational problems. Broad professional experience ranging from engineering functions (Ferro Portugal), logistics management (Renault Portuguesa), consultancy in information systems deployment (Grupo Violas; Ford of Europe - Southampton Plant), Managing Director (Agiltec), founding and developing its own business to teaching and researching in the university, all together for more than 36 years.
Fundamentos de Marketing |
Marketing Intelligence
João Guerreiro is an Associate Professor with Habilitation of the Department of Marketing, Operations, and General Management at Iscte – Instituto Universitário de Lisboa and holds a Ph.D. in Marketing. He also has a bachelor’s degree in computer science engineering and a Master's degree in decision support systems. On a scientific level, João Guerreiro published in top journals such as ABS4 and FT50 on topics as diverse as technology implications for Marketing, Hospitality and Tourism, and corporate social responsibility. He also won the Iscte Scientific Awards in 2016, 2018, 2019, and 2021 and the Best Paper Award at GAMMA-Fashion (2019), with an Honorable mention on the paper “How atmospheric cues in virtual reality fashion stores affect the sense of presence”. His research interests are focused on the area of consumer behavior and relationship marketing, namely the implications of technologies (Augmented Reality, Virtual Reality, Artificial Intelligence, IoT) for Marketing, having articles published in various scientific journals such as Journal of Travel Research, Tourism Management, Journal of Business Research, Journal of Sustainable Tourism, Journal of Business Ethics, among others. Regarding management roles, he serves as the Deputy Director of the BRU-IUL Research Unit and holds the role of Deputy Director of LIA – A laboratory of ISCTE for promoting innovation in academia. In addition, João Guerreiro is the Director of the Bachelor's degree in Digital Technologies and Management at Iscte–Sintra, where he is also a member of the Scientific Committee. His role as Director of the Master’s in Marketing at ISCTE-IUL, from 2017 to 2021, and member of the Pedagogical Committee of Iscte Business School from 2017 to 2019 is also part of his professional portfolio. He coordinates the 3rd year of the Bachelor in Marketing Management at Iscte, and has been responsible for coordinating 22 different courses. João Guerreiro has made contributions to diverse fields of research, including Marketing and Business, Artificial Intelligence, AR/VR, Hospitality and Tourism, Fashion, Ethics, Green & Sustainable Consumption, Digital and Online Marketing, Marketing Communications, Consumer Neuroscience and Education. The author has co-edited a book entitled "Handbook of Research on Developing a Post-Pandemic Paradigm for Virtual Technologies in Higher Education" and published five book chapters, with works like “Do we really care about artificial intelligence? A review on social transformations and ethical challenges of AI for the 21st century”. In terms of event organizations, the author played key roles in the organization of three international events, including the 6th and 7th International XR(AR/VR) conferences and the EURAM 2019 Conference. He has been involved as a participant in four international projects. In 2023, João Guerreiro contributed as an Invited Speaker at FutureCast Lab's RealLifeMasterClass, presenting on “Empowering Future Leaders: Leveraging the Power of AI in Management Education.” He moderated a Technology in Marketing talk at “Marketing Journeys 2021,” engaging in discussions about technology's evolving role in marketing with representatives from Diverge, Detox in a Box, Valispace, and Hoopers. He also published a media article “Inteligência Artificial acelera processos de recrutamento em 90%” ("Artificial Intelligence Accelerates Recruitment Processes by 90%") that was published in notable outlets such as “Jornal Económico,” Executive Digest, and Human Resources. Furthermore, in 2020, he was invited to speak on TSF radio about "A Universidade na Resposta à Crise - Estratégias de Marketing" ("The University in Response to the Crisis - Marketing Strategies").
Cálculo Diferencial e Integral |
Complementos de Cálculo Diferencial
Jorge V. Rocha é um físico teórico, atuando nas áreas da Gravitação, Física das altas energias e Física-Matemática. A sua principal área de investigação incide sobre o estudo de buracos negros e outras soluções da teoria da Relatividade Geral, bem como das suas diversas generalizações. É Doutorado em Física pela University of California Santa Barbara (UCSB) desde 2008, tendo como orientador o Prof. Joseph Polchinski. Concluiu a Licenciatura em Engenharia Física Tecnológica, em 2002, pelo Instituto Superior Técnico (IST), Universidade de Lisboa. É actualmente Professor Auxiliar no Departamento de Matemática do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, estando também afiliado ao Centro de Astrofísica e Gravitação (IST). No seu trajecto profissional foi também investigador pós-doutoral na Universitat de Barcelona entre 2015 e 2019.
J. Rocha tem mais de 30 artigos originais publicados em revistas científicas internacionais de topo. Conta com vasta experiência em comunicações orais (20+ palestras por convite em instituições nos EUA, Reino Unido, Bélgica, Japão, Brasil, Espanha e Portugal; 30+ apresentações em conferências internacionais). Participa regularmente em actividades de divulgação para o público geral.
J. Rocha organizou 6 eventos científicos, quatro deles de carácter internacional. Orientou 1 dissertação de mestrado e coorientou um aluno de doutoramento e outro de mestrado. Até à data, integrou os comités de avaliação de 2 alunos de doutoramento e de 4 alunos de mestrado, alguns no estrangeiro. Foi o recipiente de 5 prémios científicos, destacando-se uma bolsa individual Marie Sklodowska-Curie. É revisor regular de uma dúzia das principais revistas internacionais da sua área, bem como de projetos internacionais de I&D. É membro integrante da Sociedade Portuguesa de Relatividade e Gravitação.
Comunicação Integrada em Marketing
Jorge Nascimento conduz investigação multidisciplinar na Business Research Unit (BRU-IUL), e lecciona no ISCTE Business School (ISCTE-IUL). Tem mais de 20 anos de experiência empresarial em funções de Comissão Executiva, comunicação, marketing digital, promocional, e gestão de equipas e produtos, em sectores diversos como Indústria, Retalho, Electrónica de Consumo e Telecomunicações.
A sua pesquisa na área do comportamento do consumidor, sustentabilidade, gestão de marcas e disrupção tecnológica encontram-se publicadas em revistas científicas internacionais diversas, de ranking Scopus Q1 e ABS. Adicionalmente, os seus interesses de pesquisa também incluem os aspectos emocionais e sociais dos processos de tomada de decisão do consumidor.
O Jorge colabora como revisor em diversas revistas e conferências internacionais, contribuiu para capítulos de livros, e apresentou o seu trabalho em eventos internacionais tais como a GAMMA/Global Marketing Conference, ANZMAC, and Euromed Academy of Business.
Fundamentos de Gestão Sustentável
Direito das Sociedades Comerciais
Doutoramento em Direito das Empresas, na especialidade de Direito Comercial, no ISCTE-IUL, em 29 de junho de 2015. Mestrado em Ciências jurídicas, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em 19 de maio de 1998. Mestrado em ciências jurídico-políticas, pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa - Lisboa, em 2 de julho de 1993. Licenciatura em Direito, por esta última Faculdade, em 26 de julho de 1988. Pós-doutorado em Direito, pelo Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 12 de julho de 2022.
Gestão de Vendas
Gestor de negócios e empresário com mais de 30 anos de experiência em Portugal, Espanha, Marrocos, Brasil e Angola.
Professor convidado desde 1995, especializado em Direcção Comercial, Gestão de Vendas, Negociação, Gestão de Marketing e Planeamento de Negócios.
Microeconomia
Catarina Roseta-Palma é professora associada do Departamento de Economia no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Foi diretora da Sustentabilidade no Iscte (2018-2022). Os seus interesses de investigação são na gestão de recursos naturais, especialmente água, e em políticas de ambiente. Trabalhou como consultora para as ARH Alentejo e Algarve e para o INAG, bem como para o Ministério do Ambiente e Comissão Europeia. Foi membro da Comissão para a Reforma da Fiscalidade Verde (2014). É associada da European Association of Environmental and Resource Economists, em cujas conferências participa regularmente, e foi eleita EAERE Council Member para 2010-2013 (vice-presidente em 2012-2013). Entre outras, também pertence à Associação Hispano-portuguesa de Economia de Recursos Naturais e Ambiente (AERNA), a cuja Junta Diretiva pertenceu entre 2005 e 2011. Ensina Economia do Ambiente e Recursos Naturais e Microeconomia em vários níveis de ensino, além de dar formação empresarial na área da Sustentabilidade.
Contabilidade Financeira
Análise de Dados em Marketing
MARIA HELENA PESTANA é docente do ISCTE desde 1982. É doutorada em Métodos Quantitativos de Gestão na área de Pesquisa de Mercado. É pesquisadora em Estatística, Econometria e Análise de Dados aplicada nas áreas de Demografia, Economia, Finanças, Gerontologia, Administração, Psicologia, Saúde, Sociologia e Turismo. É autora de livros e artigos científicos em publicações nacionais e estrangeiras. É investigadora da Unifai-Universidade do Porto e investigadora-colaboradora da Dinamia_ISCTE e do CEPCEP_UCP, CINTESIS, Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), www.cintesis.eu. Helena recebeu um certificado da empresa PSE que representa em Portugal o IBM-SPSS por ter sido pioneiro em Portugal nos primeiros livros de estatística e análise de dados complementados com SPSS e suas aplicações (1998, 2005, 2009, 2014).Nos últimos 20 anos o interesse da investigação tem-se dirigido essencialmente para a aplicação da análise multivariada (quantitativa/qualitativa), cientometrica/bibliometrica, programação, big data, redes sociais, e afins com aplicações no ramo da saúde e das ciência sociais.
Microeconomia
Estudos de Mercado
Cálculo Diferencial e Integral
Negociação Comercial |
Projecto de Marketing Empresarial
ESTEVES, Pedro Manuel Macieira
Data e Local de Nascimento
22 de Outubro de 1956 em Lisboa
Habilitações Académicas
Licenciatura em Economia na Universidade Técnica de Lisboa (ISE/ISEG) 1980 média final 15 val
Master Shipping Managing, Cambridge UK 1985
Certificate Miller Heiman, USA 2007
Certificate Cockpit Management, Bruxelas 2010
Experiência Ensino / Formação
. Formador certificado em Strategic Selling e Conceptual Selling tendo aplicado em inúmeras empresas nomeadamente – Sanofi, Roche, Novartis, etc.
. Formador especialista em desenvolvimento comercial, nomeadamente em técnicas e processos de venda
. Coordenador e formador da Tracy International no Programa GENEOS - Ganhar as Empresas para uma Nova Estratégia Operacional de Sucesso;
. Formador na Tracy International no Programa FACE-Formação e acompanhamento de Criadores de Empresas e em inúmeros programas de alta direcção;
. Professor das cadeiras de “Gestão de Força de Vendas” e “Distribuição” no IPAM - Instituto Português de Administração e Marketing;
. Professor da cadeira de “Estudos de Mercado” no Curso Técnico de Marketing e Publicidade - IMPACT.
. Professor da cadeira de Negociação do curso de Gestão de Marketing - ISCTE
. Orador em inúmeros Seminários e Conferências
. Formador em inúmeras acções de formação para executivos de topo
Experiência Profissional
- Diretor Executivo Marketing Future Cast Lab - ISCTE
- Professor auxiliar convidado ISCTE
- Administrador da 3D Cities SA desde 2005 até 2010
- Administrador da Mind Capital SA desde 2005 até 2010
- Administrador da Galileu SA desde 2000 até à venda em 2005
- Senior Partner da Tracy International (até 2000)
- Diretor Comercial e Vendas Joh. A. Benckiser Portugal, Lda. Até 1994
- Diretor Comercial Nutrexpa Portugal até 1992
- Director de Marketing e Vendas Heinz. Portugal desde 1986 até 1990
Co-autoria de Livros
- Gestão no Pós-Covid 19
- APHP - 50 Anos a cuidar da saúde dos portugueses
Marketing Operacional
Ricardo Godinho Bilro is an Assistant Professor (with habilitation) of Marketing at ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, where he teaches Marketing at undergraduate and Master’s degree levels. He earned his PhD in Management with a specialization in Marketing from ISCTE Business School. He currently holds the roles of Department Deputy Chair (Department of Marketing, Strategy and Operations) and Director for the Erasmus Mundus joint Master’s degree program in Tourism Development & Culture (TourDC). He is a guest lecturer at the University of Glasgow (UK) and the University of Malta for the TOUR DC program and has served as a Visiting Professor at different institutions, such as EM Strasbourg Business School (Strasbourg, France), TH Köln (Cologne, Germany), Laurea University of Applied Sciences (Helsinki, Finland) and Université Gustave Eiffel (Paris, France).
As a researcher at ISCTE’s Business Research Unit, Ricardo’s research interests include Digital Transformation, Technology Adoption, and Social Media Marketing. His research has been published in various international scientific journals, such as the Journal of Business Research, Psychology & Marketing, International Journal of Contemporary Hospitality Management, Journal of Product & Brand Management, and Journal of Hospitality Marketing and Management. He has also presented his work at reputable international scientific conferences such as EMAC - European Marketing Academy Conference, World Marketing Congress - Academy of Marketing Science, GAMMA-GMC, or Academy of Marketing.
Ricardo has received several awards for his contributions, including the best teacher award for the postgraduate program in Digital Marketing at ISCTE Executive Education in 2022 and 2023, the best paper award at TomiWorld 2017, and the best conference paper in GAMMA-GFMC 2019.
Programação para Gestão
Ricardo Dias, Assistente Convidado no ISCTE é aluno do Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação. Os seus principais interesses de investigação incluem Sistemas Informáticos, Novas Tecnologias e Métodos e Modelos de Ensino adaptados à nova realidade escolar.
Publicou em domínios ligados à Educação (e.g., Journal of Educational & Social Research, 4 th International Conference on Humanities and Social Sciences, 3º International Conference on Human and Social Sciences).
Ricardo possui uma Licenciatura em Professores do Ensino Básico, variante do 2º.Ciclo (ISCE), um Mestrado em Supervisão Pedagógica (ISEC) e está no segundo ano do Doutoramento em Ciências e Tecnologias de Informação (ISCTE-IUL).
É Professor no Agrupamento de Escolas José Afonso, em Loures e Conselheiro Municipal da Educação, no mesmo concelho.
Análise de Dados em Marketing |
Métodos de Previsão em Marketing
Contactos