Gestão de Marketing
Acreditações
Plano de Estudos para 2025/2026
Unidades curriculares | Créditos | |
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Programação para Gestão
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Introdução às Finanças
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Contabilidade Financeira
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Complementos de Cálculo Diferencial
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Cálculo Diferencial e Integral
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Contabilidade de Gestão
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Microeconomia
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Fundamentos de Marketing
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Fundamentos de Gestão Sustentável
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Escrita de Textos Técnicos e Científicos
2.0 ECTS
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Optativas > Competências Transversais > Condicionadas > Condicionada 1 | 2.0 |
Trabalho Académico com Inteligência Artificial
2.0 ECTS
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Optativas > Competências Transversais > Condicionadas > Condicionada 1 | 2.0 |
Técnicas de Comunicação
2.0 ECTS
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Optativas > Competências Transversais > Condicionadas > Condicionada 2 | 2.0 |
Apresentações em Público com Técnicas Teatrais
2.0 ECTS
|
Optativas > Competências Transversais > Condicionadas > Condicionada 2 | 2.0 |
Excel Avançado
2.0 ECTS
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Optativas > Competências Transversais > Condicionadas > Condicionada 3 | 2.0 |
Competências para o Mercado de Trabalho
2.0 ECTS
|
Optativas > Competências Transversais > Condicionadas > Condicionada 3 | 2.0 |
Pensamento Crítico
2.0 ECTS
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Optativas > Competências Transversais > Condicionadas > Condicionada 3 | 2.0 |
Introdução ao Design Thinking
2.0 ECTS
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Optativas > Competências Transversais > Condicionadas > Condicionada 3 | 2.0 |
Análise de Dados em Marketing
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Comportamento e Experiência do Consumidor
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Métodos de Previsão em Marketing
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Retail Marketing
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Negociação Comercial
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Marketing Operacional
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Estudos de Mercado
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Estratégia Empresarial
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Ateliers de Marketing
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Marketing Digital e E-Business
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Marketing Intelligence
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão de Vendas
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Marketing Internacional
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Comunicação Integrada em Marketing
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão de Operações e Logística
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Direito das Sociedades Comerciais
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Projecto de Marketing Empresarial
12.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 12.0 |
Gestão de Recursos Humanos
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Introdução às Finanças
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
1. Explicar os conceitos de valor financeiro do tempo, actualização e capitalização e saber comparar fluxos financeiros com diferentes timings;
2. Saber calcular fluxos financeiros de operações de aplicação e de financiamento.
3. Caracterizar o funcionamento dos principais mercados financeiros;
4. Saber operar com taxas de câmbio e taxas de juro;
5. Descrever o conceito de rendibilidade e sua articulação com a estrutura financeira de uma empresa e saber calcular e interpretar os principais indicadores de rendibilidade;
6. Saber analisar a situação financeira de uma empresa e calcular e interpretar os principais indicadores financeiros;
7. Descrever e calcular o conceito de working capital e analisar o seu efeito na situação financeira da empresa;
8. Descrever e calcular o cash flow num projecto de investimento;
9. Calcular e interpretar os principais critérios de avaliação de um projecto.
I - Valor Financeiro do Tempo
1. A noção de juro, consumo e poupança
2. Taxa de juro nominal e real
3. Intermediação financeira e risco
4. Juros simples e compostos
5. Conceitos de actualização e capitalização
6. Fluxos periódicos e regulares: rendas
7. Aplicações a operações de financiamento
II - Mercados, Instrumentos e Instituições Financeiras
1. Mercado cambial: a taxa de câmbio
2. Mercado monetário: a taxa de juro
3. Mercado de capitais: primário e secundário
4. As Instituições financeiras
5. A informação financeira: fontes e análise
III - A Análise Financeira da Empresa
1. Fluxos financeiros/económicos
2. Resultados e indicadores de rendibilidade
3. Leverage financeiro
4. Origens e aplicações de fundos
5. Working capital
6. Equilíbrio financeiro
7. Análise de fluxos financeiros
IV - Investimentos Reais
1. Natureza
2. Conceito de cash flow
3. Metodologia de avaliação
4. A taxa de actualização
5. Critérios de avaliação: VAL, TIR, IRP e PRI
Avaliação ao longo do semestre:
Não existe assiduidade mínima obrigatória.
Realização de 2 Testes:
1. Teste Intermédio – vale 40% da nota final, é presencial, e sem nota mínima. Incide sobre os pontos I e II do Conteúdo Programático;
2. Teste Final – vale 60% da nota final, é presencial (no mesmo momento do Exame de 1.ª Época), e sem nota mínima. Incide sobre os pontos III e IV do Conteúdo Programático.
Para a realização do Teste Intermédio e do Teste Final pode ser requerida inscrição prévia obrigatória.
Avaliação por exame:
Quer o Exame de 1.ª Época, quer o de 2.ª Época, vale 100% da nota final, e é presencial. Cada exame incide sobre todos os pontos do Conteúdo Programático.
Title: Mota, A. G., Barroso, C., Soares, H. e Laureano, L., 2023, "Introdução às Finanças - Fundamentos de Finanças com Casos Práticos Resolvidos e Propostos", Edições Sílabo, 4ª Edição, Lisboa, EAN 9789895613298 - https://silabo.pt/catalogo/gestao-organizacional/financas/livro/introducao-as-financas/
Mota, A. G., Barroso, C., Soares, H. e Laureano, L., 2024, " Introduction to Finance - Fundamentals of Finance with Solved Exercises and Follow-up Exercises", Edições Sílabo, 4th Edition, Lisboa, - ISBN
https://silabo.pt/catalogo/gestao-organizacional/livro/introduction-to-finance-e-book/
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Brealey, Richard A., Myers, Stewart C. e Franklin Allen, 2019, "ISE Principles of Corporate Finance", 13th Edition, McGraw Hill Education. ISBN-13: 978-1260565553 - https://www.amazon.com/Principles-Corporate-Finance-Richard-Brealey/dp/1260565556/ref=sr_1_1?crid=15NY5DGEOK65Z&keywords=corporate+finance+brealey&qid=1704553527&sprefix=corporate+finance+brealey%2Caps%2C183&sr=8-1
Ross, S., Westerfield R. e B. Jordan, 2021, "Fundamentals of Corporate Finance ISE", 13th Edition, McGraw-Hill. ISBN: 9781265553609 - https://www.amazon.com/Fundamentals-Corporate-Finance-International-Textbook/dp/1265553602/ref=sr_1_1?crid=26P0JNL6N6KZL&keywords=fund
Authors:
Reference: null
Year:
Contabilidade Financeira
Esta UC tem os seguintes objectivos:
1. Compreender o objectivo da Contabilidade financeira
2. Compreender a equação fundamental da contabilidade
3. Analisar e descrever o efeito das transacções na equação fundamental da contabilidade
4. Compreender as demonstrações financeiras e a forma como elas são preparadas
Capítulo 1 Demonstrações financeiras e decisões de negócio
Capítulo 2 Decisões de investimento e de financiamento e o balanço
Capítulo 3 Decisões operacionais e a demonstração dos resultados
Capítulo 4 Ajustamentos, demonstrações financeiras e qualidade dos resultados
Capítulo 5 Reporte e interpretação dos réditos das vendas, dívidas a receber e caixa
Capítulo 6 Reporte e interpretação do custo das vendas e inventários
A avaliação desta UC poderá feita de duas formas distintas:
I) Por avaliação contínua, para os alunos que assegurem uma assiduidade mínima de 80%, considerando as seguintes ponderações: 25% para um teste individual (mín. 8 valores); 25% para trabalhos de grupo; 50% para um teste final individual (mín. 8 valores).
II) Através de exame final.
Obterão aprovação os alunos com classificação final igual ou superior a 10 valores. Classificações superiores a 16 valores terão de realizar uma oral.
Title: Sistema de normalização contabilística, 2009.
Short, Libby and Libby, 2011, Financial Accounting: global edition, McGraw Hill.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Weygandt, Kimmel and Kieso, 2011, Financial Accounting: IFRS Edition, Wiley.
Harrinson, Horngren, Thomas and Suwardy, 2011, Financial Accounting: international accounting reporting standards, Pearson.
Authors:
Reference: null
Year:
Contabilidade de Gestão
Após frequência e aprovação nesta Unidade Curricular os alunos devem estar habilitados a:
- Aplicar os métodos de imputação dos custos a diferentes objectos de custeio;
- Identificar os efeitos que a adopção de diferentes sistemas de custeio provoca nos resultados;
- Identificar a aplicar princípios básicos de uso de informação para a tomada de decisão.
1.Objectivos da contabilidade de gestão
2.Introdução aos conceitos e classificação de custos
3.Sistemas de custeio e efeitos nos resultados e inventários
4.Imputação de custos indirectos
5.Imputação dos custos conjuntos
6.Produção por ordens de encomenda
7.Produção por processos
8.Introdução à análise custos/volume/ resultados
1.Avaliação contínua: Assiduidade, pontualidade e participação 5%; Resolução de exercícios 5%; 2 mini testes 20% cada; Frequência 50%; Assiduidade maior ou igual a 80 %; Nota mínima de 7 na média dos mini testes; Nota mínima de 8 na frequência. 2.Avaliação não contínua:Exame Época Normal e Época de Recurso; Aprovação obriga a nota mínima de 10. Alunos com nota entre 8 e 10 farão oral. 3. Alunos com classificação superior a 16 farão defesa de nota
BibliografiaTitle: Horngren, C.; Bhimani, A.; Datar, S. e Foster, G. (2008) Management and Cost Accounting, 4rd edition, Prentice-Hall (European Edition).
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Atkinson, A.A., Kaplan, R.S., Matsumura, E.M. and Young, S.M. (2007) Management Accounting, Fifth Edition, Upper Saddle River, NJ: Pearson Education.
Young, S.M. (2004) Readings in Management Accounting, Fourth Edition, Upper Saddle River, NJ: Pearson Education.
Drury, C. (2009) Management Accounting for Business, 4th Edition,
Franco, V., Oliveira, A.V., Morais, A.I., Oliveira, B.J., Lourenço, I., Major, M.J., Jesus, M.A. e Serrasqueiro, R. (2009) Os Custos, os Resultados e a Informação para a Gestão, Lisboa: Livros Horizonte.
Authors:
Reference: null
Year:
Microeconomia
No final da unidade curricular o aluno deve:
OA1. conhecer os principais conceitos da teoria microeconómica;
OA2. compreender as técnicas de modelização relevantes;
OA3. mobilizar conhecimentos teóricos na análise dos fenómenos observados em mercados reais;
OA4. articular as abordagens conceptual, matemática e gráfica na resolução de problemas concretos.
P1. Introdução ao funcionamento do mercado: procura, oferta e equilíbrio.
P2. Teoria do consumidor
Restrição orçamental e possibilidades de escolha; preferências e utilidade; escolha ótima; procura individual e de mercado; elasticidades; extensões ao modelo do consumidor racional.
P3. Teoria do produtor
Tecnologia e função de produção no curto e no longo prazo, produtividades marginais e rendimentos à escala; custos no curto e no longo prazo; maximização do lucro.
P4. A estrutura do mercado
Concorrência perfeita: condições; oferta individual e oferta de mercado; equilíbrio no curto e no longo prazo; excedentes do consumidor e do produtor; eficiência; introdução às falhas de mercado.
Monopólio: escolha do monopolista; Carga excedentária do monopólio; monopólios naturais; discriminação de preços.
Concorrência imperfeita: conceitos básicos de teoria dos jogos; equilíbrio de Nash; exemplos de modelos de oligopólio; coligações e regulação.
A avaliação ao longo do semestre inclui os seguintes elementos:
- Dois mini-testes online, com um peso igual de 20% cada (haverá três mini-testes, contam os dois melhores);
- Participação nas aulas, incluindo a resolução de exercícios (10%);
- Prova escrita no final do semestre (50%).*
* Para obter aprovação na disciplina, a nota da prova escrita não pode ser inferior a 8,5v.
Os alunos podem optar por realizar apenas um exame final a contar 100% da nota.
Title: Frank, R., and Cartwright, E., Microeconomics and Behavior, 2021, 10ª Ed, New York: McGrawHill.
Pindyck, R.S. e D.L. Rubinfeld, Microeconomics, 2018, 9ª Ed, New Jersey: Pearson Prentice-Hall.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Krugman, P. e Wells, R., Microeconomics, 2017, 5ª Ed, New York: Worth Publishers.
Varian, H. e Melitz, M., Intermediate Microeconomics, A Modern Approach, 2024, 10ª Ed, W. W. Norton & Company,
Authors:
Reference: null
Year:
Escrita de Textos Técnicos e Científicos
OA1. Desenvolver competências de identificação e compreensão dos processos básicos de produção de conhecimento técnico e científico.
OA2. Conhecer, identificar e resumir, os procedimentos comuns subjacentes ao texto técnico e cientifico.
OA3. Identificar a estrutura da escrita de relatórios técnicos e textos científicos.
OA4. Saber utilizar Normas APA na escrita de textos técnicos e científicos (normas em dissertações e teses no Iscte).
Os objetivos de aprendizagem serão alcançados através de atividades práticas e reflexivas, apoiadas no método de ensino ativo e participativo que privilegia a aprendizagem experiencial. As aulas serão compostas por atividades, tais como:
• Discussões em grupo;
• Exposição e defesa oral;
• Análise de textos;
• Apresentações de projeto;
• Reflexão individual.
CP1: Introdução à investigação científica: conceitos e processos. Perguntas de Investigação. Processos: etapas (Identificação do problema; Revisão da literatura; Definição de objetivos e hipóteses; Seleção da metodologia; recolha e seleção de fontes; Análise de dados; Conclusões e recomendações).
CP2: Técnicas de resumo e análise de artigos científicos. Identificação de fontes relevantes, avaliação da literatura e síntese de informações. Ética, consentimento informado, confidencialidade e integridade na investigação. Métodos de recolha de dados.
CP3: Estrutura e organização de trabalhos de investigação: elementos pré-textuais (capa, folha de rosto, resumo, palavras-chave, índice), textuais (introdução, revisão da literatura, metodologia, resultados, discussão) e pós-textuais (conclusão, referências, apêndices, anexos). Elaboração de estrutura com base em temas fornecidos pelo docente.
CP4: Aplicação das Normas APA na escrita científica e relatórios académicos.
A avaliação da UC visa aferir a aquisição de competências dos/as estudantes em aspetos essenciais da escrita de textos, em contexto académico. A Avaliação ao Longo do Semestre contempla atividades que abrangem diferentes aspetos do processo da escrita técnica e científica, incluindo atividades de trabalho em grupo e individual:
Atividades em grupo (70%) [os estudantes são organizados em grupos de 4 elementos, constituídos de forma aleatória].
1- Discussões em grupo com estudos de caso (20%):
Descrição: cada grupo recebe um estudo de caso para analisar, devendo identificar o tipo de texto; o(s) problema(s) de investigação, as hipóteses, metodologias utilizadas e fontes de dados. Os resultados do trabalho realizado são apresentados em sala aos colegas(Tempo/grupo: apresentação- 3 min.; debate- 5 min.).
Avaliação (oral): baseada na participação ativa, na qualidade da análise e na clareza da apresentação.
2 - Exercícios de pesquisa e aplicação das normas APA (20%).
Descrição: Os estudantes realizam exercícios práticos de pesquisa em contexto (temático) de referências bibliográficas, de formatação das mesmas e citação segundo as Normas APA. Avaliação (trabalho escrito a submeter no moodle): Os exercícios serão corrigidos e avaliados com base na precisão e conformidade com as Normas APA.
3 - Simulações de Apresentações de Projetos (30%):
Descrição: os grupos elegem um tema e criam um projeto fictício seguindo a estrutura de um relatório técnico ou texto científico, fazendo uma apresentação do seu projeto em sala de aula (Tempo/grupo: apresentação 3 min.; debate: 5 min.). O trabalho é depois revisto seguindo os comentários.
Avaliação: (Componente oral e conteúdos em suporte escrito/digital a submeter no moodle): organização, conteúdo, uso correto da estrutura e procedimentos do trabalho académico, capacidade de resposta às perguntas colocadas por colegas e docente.
Atividades individuais (30%):
1 - Resumo de artigo científico (20%).
Descrição: Cada estudante deverá ler e resumir um artigo científico.
Avaliação: Os resumos realizados presencialmente em aula, serão avaliados na sua capacidade de identificação e síntese dos elementos essenciais do texto.
2 - Participação nas atividades ao longo do semestre (10%).
Descrição: esta componente visa aferir os contributos específicos de cada estudante nas atividades realizadas ao longo do semestre. Avaliação: Intervenções em sala de aula; pertinência dos contributos específicos do estudante nos debates; relação colaborativa com os colegas. Para fazer a avaliação ao longo do semestre, o estudante deve estar presente em 80% das aulas ter mais de 7 (sete) valores em cada uma das avaliações. Havendo dúvidas sobre a participação nas atividades realizadas, o docente pode solicitar uma discussão oral. Avaliação final: Teste escrito presencial (100%).
Title: American Psychological Association (2020). Publication manual of the American Psychological Association, 7 edição APA.
Macagno, F. & Rapanta, C. (2021). Escrita académica: argumentação, lógica da escrita, ideias, estilo, artigos e papers. Pactor.
Ribeiro, A. & Rosa, A. (2024). Descobrindo o potencial do CHATGPT em sala de aula: guia para professores e alunos. Atlantic Books.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Cottrell, S. (2005). Critical thinking skills: developing effective analysis and argument. Palgrave McMillan.
Creswell, J. W., & Creswell, J. D. (2018). Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. SAGE Publications.
D'Alte, P., & D'Alte, L. (2023). Para uma avaliação do ChatGPT como ferramenta auxiliar de escrita de textos académicos. Revista Bibliomar, 22 (1), 122-138. DOI: 10.18764/2526-6160v22n1.2023.6.
Duarte, N. (2008). The art and science of creating great presentations. O'Reilly Media.Creswell, J. W., & Creswell, J. D. (2018). Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. SAGE Publications.
Hofmann, A. (2016). Scientific writing and communication: papers, proposals, and presentations. Oxford University Press.
Kuhn, Deanna (1991). The skills of argument. Cambridge University Press.
Marcos, I.(2016). Citar e referenciar: o uso ético da informação. http://hdl.handle.net/10400.2/3929
Martínez, J. (2016). Cómo buscar y usar información científica: Guía para estudiantes universitários. Santander. http://hdl.handle.net/10760/29934
OIT. (2021). Ajustar as competências e a aprendizagem ao longo da vida para o futuro do trabalho. OIT Genebra.
OIT. (2020). Guia sobre como e porquê recolher e utilizar dados sobre as relações laborais. OIT Genebra.
Rapanta, C., Garcia-Mila, M., & Gilabert, S. (2013). What is meant by argumentative competence? An integrative review of methods of analysis and assessment in education. Review of Educational Research, 83(4), 483-520.
Rodrigues, A. (2022). A Natureza da Atividade Comunicativa. LisbonPress.
Rodrigues, A. D. (2005). A Partitura invisível. Para uma abordagem interacional da linguagem. Colibri.
Swales, J. M., & Feak, C. B. (2012). Academic writing for graduate students: essential tasks and skills. University of Michigan Press.
Umberto, E. (2016). Como se faz uma Tese em Ciências Humanas. Editorial Presença.
Manuais: http://www.apastyle.org/ http://www.apastyle.org/learn/tutorials/index.aspx
Authors:
Reference: null
Year:
Trabalho Académico com Inteligência Artificial
OA1. Conhecer a estrutura, linguagem e procedimentos éticos e normativos (APA) para elaboração de textos académicos.
OA2. Aprender como utilizar os modelos generativos para a elaboração de trabalhos académicos.
OA3. Discutir procedimentos de análise, pertinência e fiabilidade dos dados gerados por IA.
OA4. Reconhecer implicações éticas na utilização de IA Generativa em contexto académico. Os objetivos de aprendizagem serão alcançados através de atividades práticas e reflexivas, tais como:
• Discussões em grupo;
• Análise de textos;
• Defesa oral;
• Exercícos práticos.
CP1. Introdução: escrita académica e modelos generativos:
- Perceber como funciona a Inteligencia Atificial Generativa: o caminho que se percorre para o uso de IA generativa no ambiente académico.
CP2. Procedimentos de planeamento e construção de textos argumentativos com auxílio de IA:
- Identificar as possibilidades e as alucinações nas respostas produzidas por IA Generativa.
CP3. Análise crítica de textos produzidos: identificação e referenciação de fontes de dados e análise da sua relevância face aos objetivos dos trabalhos académicos:
- Explorar as possibilidades de validação dos dados e o potencial de uso das ferramentas de IA Generativa na produção de trabalhos académicos.
CP4. Oportunidades e riscos de utilização de IA: guia de boas práticas para acesso, partilha e utilização de IA Generativa em contexto académico:
- Compreender as dinâmicas na utilização responsável e eticamente comprometida ao realizar trabalhos académicos com ferramentas de IA Generativa.
A avaliação da UC visa aferir o desenvolvimento das competências dos estudantes na utilização informada de modelos generativos enquanto auxiliares de produção de trabalho académico. A Avaliação ao Longo do Semestre contempla as seguintes atividades:
1.Atividades individuais (50%)
1.1Participação nas atividades ao longo do semestre (10%).
Descrição: esta componente visa aferir os contributos específicos de cada estudante nas atividades realizadas.
Avaliação: intervenções em sala de aula; pertinência dos contributos específicos do estudante nos debates.
1.2 Simulações de prompts com ferramentas de IA em contexto académico (20%).
Descrição: o estudante deve criar uma prompt clara/justificada, bem estruturada, de acordo com o guião proposto pelo docente em aula.
Avaliação: (submeter no moodle), competências de comunicação e do trabalho em equipa com base na qualidade das simulações de prompts realizadas.
1.3 Defesa Oral - apresentação do grupo -5 min. debate -5 min.(20%).
Descrição: cada estudante deve apresentar à turma, os seus contributos no trabalho realizado.
Avaliação: após a apresentação do estudante, haverá uma sessão de perguntas e respostas.
2. Atividades em grupo (50%) [os estudantes são organizados em grupos de/até 5 elementos, constituídos de forma aleatória]
2.1 Apresentações em grupo, revisões, edições e validações dos conteúdos produzidos por IA (20%):
Descrição: formação de grupos de trabalho para rever e editar os textos, utilizando os modelos generativos.
Avaliação: (submeter no moodle),recolha de informações relevantes, a clareza e o caráter inovador da utilização de promts estruturadas.
2.2 Desenvolvimento de estratégias para fazer as revisões, edições e validações dos conteúdos produzidos por IA (10%).
Descrição: ao final de cada etapa da atividade, os estudantes terão de promover avaliações críticas, pela reflexão sobre os desafios éticos da integração da IAG em ambiente académico.
Avaliação: (submeter no moodle), os trabalhos serão corrigidos e avaliados com base na precisão e conformidade com a qualidade das revisões, edições e a participação dos estudantes nos feedbacks fornecidos aos colegas.
2.3 Simulações de Apresentações dos Projetos Finais (20%):
Descrição: os grupos elegem um tema e criam um projeto fictício seguindo a estrutura de um relatório técnico ou texto científico, fazendo uma apresentação do seu projeto em sala de aula (5 min.) e debatem o tema (5 min.).
Avaliação: (submeter no moodle): organização, conteúdo, uso correto da estrutura e procedimentos do trabalho académico.
Considerações Gerais: na Avaliação ao Longo do Semestre será dado o feedback sobre o desempenho do estudante em cada atividade. Para fazer a avaliação ao longo do semestre, os estudantes devem estar presentes em 80% das aulas e terem mais de 7 valores em cada uma das avaliações.
Havendo dúvidas sobre a participação nas atividades realizadas, o docente pode solicitar uma discussão oral. Avaliação final: Teste escrito presencial (100%).
Title: Cotton, D. R., Cotton, P. A., & Shipway, J. R. (2023). Chatting and cheating: Ensuring academic integrity in the era of ChatGPT. Innovations in Education and Teaching International, 1-12.
D'Alte, P., & D'Alte, L. (2023). Para uma avaliação do ChatGPT como ferramenta auxiliar de escrita de textos académicos. Revista Bibliomar, 22 (1), p. 122-138. DOI: 10.18764/2526-6160v22n1.2023.6.
Kasneci, E., Seßler, K., Küchemann, S., Bannert, M., Dementieva, D., Fischer, F., ... & Kasneci, G. (2023). ChatGPT for good? On opportunities and challenges of large language models for education. Learning and Individual Differences, 103, 102274.
Ribeiro, A. & Rosa, A. (2024). Descobrindo o potencial do CHATGPT em sala de aula: guia para professores e alunos. Atlantic Books. "
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Cowen, T., & Tabarrok, A. T. (2023). How to learn and teach economics with large language models, including GPT. GMU Working Paper in Economics No. 23-18, http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.4391863 Lund, B. D., Wang, T., Mannuru, N. R., Nie, B., Shimray, S., & Wang, Z. (2023). ChatGPT and a new academic reality: Artificial Intelligence‐written research papers and the ethics of the large language models in scholarly publishing. Journal of the Association for Information Science and Technology, 74(5), 570-581. Strunk, William (1918) Elements of Style Korinek, A. (2023). Language models and cognitive automation for economic research (No. w30957). National Bureau of Economic Research. https://www.nber.org/papers/w30957
Authors:
Reference: null
Year:
Técnicas de Comunicação
OA1. Adquirir conhecimentos e ferramentas para a observação, descrição e compreensão de situações e fenómenos que enquadram a atividade comunicativa.
OA2. Desenvolver competências para a comunicação em contextos multiculturais.
OA3. Aplicar as competências adquiridas em casos práticos, através de comunicação oral e escrita.
OA4. Utilizar as competências de forma proativa, tendo presente o papel desempenhado, a escolha de comportamentos e os recursos mobilizados na atividade comunicativa.
CP 1- Condições que desencadeiam e interferem na atividade comunicativa: modalidades, normas implícitas e explícitas e constrangimentos da atividade comunicativa em diferentes contextos;
CP 2- Etnometodologia da atividade comunicativa: interpretação de enunciados baseada em informações linguísticas, para-linguísticas, não linguísticas e contextuais.
CP 3- Observação da comunicação verbal e não-verbal: análise de gestos, postura, expressões faciais, contato visual (elementos da comunicação em interação, de reforço ou substituição da mensagem explicitada por palavras)
CP 4- Importância da escuta ativa na comunicação nos diferentes contextos culturais (interpretação e análise de fenómenos)
Avaliação ao longo do semestre:
Participação em aula: Avalia a presença, envolvimento e contributos individuais dos estudantes nas discussões e em atividades práticas (20%).
Trabalho em grupo: Os estudantes são organizados em grupos de até 4 elementos, constituídos de forma aleatória, com apoio do/a docente.
• Descrição: As atividades em grupo incidem na observação, interpretação e análise de fenómenos que contemplem as regras, normas e os constrangimentos da atividade comunicativa num estudo prático, utilizando os conteúdos aprendidos.
• Avaliação: Qualidade das produções escritas e da apresentação oral dos trabalhos desenvolvidos (escuta ativa), os quais devem necessariamente incorporar os comentários fornecidos pelos colegas de turma e pelo/a docente durante a realização das apresentações (40%).
Trabalho individual (com consulta, a realizar presencialmente, em sala, no calendário que for definido para as avaliações):
• Descrição: Segundo um guião definido pelo/a docente, os comentários feitos em sala de aula são aprofundados num relatório individual que tem por base substantiva duas apresentações feitas por outros colegas.
• Avaliação: De acordo com o guião; integração explícita de elementos previstos nos objetivos de aprendizagem (40%).
Para poder concluir a unidade curricular na modalidade de avaliação ao longo do semestre, o estudante não deve ter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação, incluindo a presença obrigatória em 75% das aulas. A avaliação final pode implicar uma discussão oral.
Avaliação final:
Ainda que não seja recomendado, os estudantes podem optar pela avaliação final através de um trabalho escrito segundo um enunciado que oportunamente será fornecido pelo/a docente. A avaliação final do trabalho implica a sua discussão oral com um painel de docentes (100%).
Title: Almeida, M. L. & Wanderley, L.S.O (2020). Etnometodologia e seus bastidores nobons sons: desvendando percursos. REAd. Revista Eletrônica de Administração. http://dx.doi.org/10.1590/1413-2311.296.101860
Liddicoat, A.J. (2021). An introduction to conversation analysis. Bloomsbury.
Neves, J., Garrido, M. & Simões, E. (2006). Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais: Teoria e prática. Lisboa: Edições Sílabo.
Rodrigues, A. D. (2021). A natureza da Atividade comunicativa. Atlântico Books.
Authors:
Reference: null
Year:
Apresentações em Público com Técnicas Teatrais
OA1. Desenvolver competências técnicas específicas da comunicação oral para apresentações em público.
OA2. Conhecer e identificar estratégias para a utilização eficaz do aparelho vocal.
OA3. Identificar e melhorar a expressão corporal. OA4. Aprender técnicas de performance.
Os objetivos de aprendizagem serão alcançados através de atividades práticas e reflexivas, apoiadas no método de ensino ativo e participativo que privilegia a aprendizagem experiencial. Os conhecimentos adquiridos envolvem quer a teoria teatral, quer as técnicas específicas de comunicação oral. Os estudantes aprenderão sobre os fundamentos da expressão vocal, interpretação de personagens e improvisação, adaptando esses conhecimentos ao contexto das apresentações em público.
CP1: Preparação para a apresentação.
CP2: Técnicas da Comunicação não verbal.
CP3: Comunicação voz e corpo, o envolvimento da audiência. CP4: Prática de apresentação e feedback. Os objetivos de aprendizagem serão alcançados através de atividades práticas e reflexivas, apoiadas no método de ensino ativo e participativo que privilegia a aprendizagem experiencial. As aulas serão compostas por atividades, tais como: Vivências teatrais e discussões em grupo; Atidades práticas; Apresentações e exposição de trabalhos autónomos; Reflexão individual.
A avaliação da UC de Apresentações em Público com Técnicas Teatrais (APTT) visa aferir o desenvolvimento das competências dos estudantes em aspetos essenciais para apresentações em público. A estrutura da avaliação contempla atividades, abrangendo diferentes aspetos do processo de aprendizagem experiencial que envolvem quer as técnicas teatrais, quer as técnicas específicas da comunicação.
A Avaliação ao Longo do Semestre contempla atividades que abrangem diferentes aspetos do processo da elaboração de uma apresentação em público, incluindo atividades de trabalho em grupo e individual:
Atividades em grupo (50%) [os estudantes são desafiados a atuarem em grupos de/até 5 elementos, constituídos de forma aleatória e de acordo com cada proposta de atividade].
1-Apresentações Práticas: os estudantes serão avaliados com base nas suas apresentações em público:
Descrição: cada grupo recebe uma proposta de apresentação devendo identificar os elementos da atividade e atuar em conformidade com o objetivo.
Os resultados do trabalho realizado são apresentados em sala aos colegas (Tempo/grupo: AP – 5 a 10 min. reflexão - 5 min.).
Avaliação (oral): baseada na participação ativa, organização das ideias e a objetividade na comunicação, expressão vocal e corporal, o uso de técnicas teatrais e a performance. As apresentações poderão ser individuais ou em grupo, dependendo das atividades propostas.
Atividades individuais (50%)
1-Exercícios e Tarefas Escritas (Trabalhos Autónomos):
Descrição: além das apresentações práticas, os estudantes serão solicitados a realizar exercícios e tarefas escritas relacionadas com os conteúdos abordados em cada aula. Estas atividades incluem reflexões sobre técnicas aprendidas, criação de um vision board, análise de objetivos académicos, autoavaliação do estudante ao longo do semestre, respostas a perguntas teóricas e elaboração de guiões de apresentação. Avaliação: (Componente oral e conteúdos em suporte escrito), organização, conteúdo, uso correto da estrutura e dos procedimentos dos trabalhos autónomos propostos em cada aula, capacidade de resposta às perguntas colocadas por colegas e docente. As competências de comunicação e a qualidade do trabalho escrito serão avaliadas, com foco na clareza da apresentação. Essas atividades ajudarão a aferir a compreensão conceitual dos conteúdos lecionados.
Não haverá avaliação por exame final, sendo a aprovação determinada pela média ponderada das avaliações ao longo do semestre.
Considerações Gerais: na avaliação será dado o feedback aos estudantes sobre o desempenho em cada atividade.
Para concluir a UC nesta modalidade o estudante tem de estar presente em 80% das aulas e ter mais de 7 valores em cada uma das avaliações.
Title: Prieto, G. (2014). Falar em Público - Arte e Técnica da Oratória. Escolar Editora.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Anderson, C. (2016). TED Talks: o guia oficial do TED para falar em público. Editora Intrinseca.
Luiz, P. (2019). Manual de Exercícios Criativos e Teatrais. Showtime. Rodrigues, A. (2022). A Natureza da Atividade Comunicativa. LisbonPress.
Authors:
Reference: null
Year:
Excel Avançado
No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
OA1: Importar e validar dados eficazmente;
OA2: Utilizar funções estatísticas e lógicas para análises complexas de dados;
OA3: Identificar e corrigir mensagens de erro usando funções de informação;
OA4: Manipular datas e texto para resolver problemas específicos;
OA5: Aplicar formatação personalizada e filtros avançados para organizar dados;
OA6: Utilizar funções de consulta e referência para consolidar dados de diferentes fontes;
OA7: Criar e interpretar tabelas e gráficos dinâmicos para apresentar dados;
OA8: Desenvolver e utilizar macros de comandos para automação de tarefas.
Esses objetivos garantem que os estudantes adquirem conhecimentos avançados, aptidões práticas e competências técnicas para utilizar o Excel de forma eficaz em contextos profissionais exigentes.
CP1. Importação e validação de dados
CP2. Funções estatísticas
CP3. Funções lógicas
CP4. Mensagens de erro e funções de informação
CP5. Funções e aritmética de datas
CP6. Funções de manipulação de texto
CP7. Formatação personalizada e filtros avançados
CP8. Funções de consulta e referência
CP9. Consolidação, tabelas e gráficos dinâmicos
CP10. Introdução às macros
O processo de avaliação na unidade curricular de Excel Avançado segue as orientações do Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC). As modalidades de avaliação previstas no RGACC são a avaliação ao longo do semestre e a avaliação por exame:
1. Avaliação ao Longo do Semestre: Esta modalidade é regular durante o período curricular, utilizando diferentes instrumentos de avaliação contínua e formativa:
1.1. Participação e Assiduidade (20%):
1.1.1. Assiduidade (30%): A assiduidade mínima é de 80% (5 aulas). É da responsabilidade do aluno efetuar o registo automático da sua presença com o seu cartão de estudante, no início de cada aula.
1.1.2. Participação (70%):
- Exercícios práticos individuais a realizar em aula (50%), tais como, quizzes online no Moodle e/ou exercícios com recurso ao Excel;
- Exercícios práticos individuais a realizar em casa (50%), e com recurso ao Excel.
1.2. Curso Online (10%): Conclusão do curso online de Excel Avançado, incluindo quizzes após cada módulo. O aluno deve completar o curso online até às 23h59 do dia que antecede a 6ª aula do turno em que o aluno está inscrito, incluindo a resposta ao inquérito, disponível após a conclusão do curso online.
1.3. Teste de Avaliação Individual (70%): Realizado na 6ª aula, com questões de escolha múltipla e/ou exercícios com recurso ao Excel. Caso o teste seja disponibilizado via Moodle, este deverá ser realizado nos computadores disponíveis em sala de aula.
2. Avaliação por Exame: A avaliação por exame ocorre durante o período de avaliações, incidindo sobre toda a matéria lecionada na UC. O aluno pode optar pela 1ª ou 2ª época de exames, ou a época de exame especial para alunos elegíveis. Esta modalidade pressupõe apenas o seguinte elemento de avaliação:
2.1. Prova Escrita (100%): Exame final escrito, abrangendo todos os conteúdos programáticos, composto por questões de escolha múltipla e/ou exercícios com recurso ao Excel. Caso o exame seja disponibilizado via Moodle, este deverá ser realizado nos computadores disponíveis em sala de aula.
Requisitos para a Realização do Exame:
- Conclusão do curso online, conforme descrito no ponto 1.b., até às 23h59 do dia anterior ao exame. A conclusão do curso online é obrigatória, mas não tem ponderação na nota final, na modalidade de avaliação por exame;
- Inscrição prévia para o exame até 48h antes da data , junto dos SGE ou plataformas disponíveis.
Observações Gerais:
- Na modalidade de avaliação ao longo do semestre, o aluno não pode ter uma classificação inferior a 7,0 valores em qualquer um dos elementos de avaliação ou terá de passar para a modalidade de avaliação por exame;
- O docente reserva-se no direito de requerer a realização de uma prova oral a qualquer aluno, independentemente da modalidade de avaliação, sempre que se considere necessário adicionar como complemento dos restantes elementos de avaliação.
Title: Alexander, A., and Kusleika, R. (2022). Excel 365 Bible - The Comprehensive Tutorial Resource. Indiana: John Wiley & Sons, Inc.
Curto, J., and Gameiro, F. (2023). Excel para Economia e Gestão, 5ª Edição. Lisboa: Edições Sílabo
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Martins, A., e Alturas, B. (2022). Aprenda Excel com Casos Práticos, 2ª Edição. Lisboa: Edições Sílabo
Martins, A. (2020). Excel Aplicado à Gestão, 5ª Edição. Lisboa: Edições Sílabo
McFedries, P., and Harvey, G. (2022). Excel All-in-One For Dummies. New Jersey: John Wiley & Sons, Inc.
Authors:
Reference: null
Year:
Competências para o Mercado de Trabalho
OA1. Desenvolver competências de identificação e valorização dos recursos pessoais de conhecimentos técnicos e relacionais.
OA2. Conhecer os processos e contextos de procura de emprego.
OA3. Saber preparar um processo formal de candidatura a uma posição profissional.
Os objetivos de aprendizagem serão alcançados através de atividades práticas e reflexivas, apoiadas num método de ensino ativo e participativo, que privilegia a aprendizagem experiencial. As aulas serão compostas por uma variedade de atividades, tais como:
• Discussões em grupo;
• Simulações;
• Estudos de caso;
• Análise de vídeos e textos;
• Apresentações de projetos;
• Reflexão individual.
CP1: Autoconhecimento e participação no Mercado:
- Auto-avaliar competências e interesses: identificar pontos fortes, áreas a melhorar e competências transferíveis.
- Desenvolver um plano de carreira personalizado: alinhado com objetivos, interesses e oportunidades.
CP2: O Mercado de Trabalho:
- Compreensão das dinâmicas, tendências e setores do mercado de trabalho para tomar decisões profissionais informadas.
- Identificar e valorizar os princípios de trabalho digno.
- Identificar e explorar plataformas de procura de trabalho para pesquisar oportunidades relevantes.
CP3: Construir um Perfil Profissional:
- Criar um perfil público: construir CV e rede de contactos através de eventos de networking, comunidades online e associações industriais.
- Planear o processo de candidatura a um trabalho: da identificação de oportunidades à preparação para entrevistas.
- Atualizar regularmente o perfil profissional online para refletir o desenvolvimento e as realizações em curso.
1. Balanço de Competências e Documentação Profissional (25%):
Atividade 1.1: Autoavaliação e Avaliação de Competências (12,5%)
Objetivo: Identificar pontos fortes, áreas de desenvolvimento, competências técnicas e relacionais.
Atividade 1.2: Elaboração de Currículo Vitae e Carta de Motivação (12,5%)
Objetivo: Elaborar CV e CM adequados às vagas de interesse, com clareza, objetividade, concisão e destaque das qualificações.
2. Criação de Perfil Profissional e Rede de Contatos (25%):
Atividade 2.1: Criação de Perfil em Plataforma Online (12,5%)
Objetivo: Criar um perfil completo com informações relevantes, clareza, profissionalismo e atratividade.
Atividade 2.2: Construção de Rede de Contactos (12,5%)
Objetivo: Desenvolver estratégias para construir e ampliar e diversificar a rede de contatos, com relevância para os objetivos profissionais.
b) trabalho de grupo (50%)
[Os grupos integram até 4 pessoas e são constituídos de forma aleatória]
3. Simulações de Etapas do Processo de Recrutamento (25%):
Atividade 3.1: Dinâmicas de Grupo (12,5%)
Objetivo: Desenvolver competências de comunicação, trabalho em equipa, resolução de problemas e adaptabilidade, com foco na colaboração, comunicação clara, solução criativa de problemas e adaptabilidade.
Atividade 3.2: Entrevista de Seleção (12,5%)
Objetivo: Praticar entrevista de seleção, com foco na comunicação verbal e não verbal, postura, capacidade de responder a perguntas, destacar pontos fortes e demonstrar interesse na vaga.
4. Clareza e Objetividade dos Materiais Produzidos (25%)
Atividade 4.1: Análise do dossiê de Materiais Produzidos (25%)
Objetivo: Avaliar a clareza, objetividade, adequação à formatação, organização das ideias, coesão, coerência textual, ortografia e gramática dos materiais produzidos.
Considerações Gerais: ao longo do semestre será dado o feedback individualizado sobre o desempenho em cada atividade. Para concluir a UC na modalidade de avaliação ao longo do semestre o/a estudante tem de estar presente em 75% das aulas, e não pode obter menos de 7 em qualquer uma das componentes de avaliação.
Avaliação final (100%)
Ainda que não seja recomendado, é possível optar pela avaliação final, através de uma prova escrita presencial. Se obtiver acima de 8 valores na componente de prova escrita, a avaliação final pode ainda implicar, por decisão do/a docente, uma discussão oral (a realizar-se, esta componente oral tem um peso na avaliação final de 40%).
Title: Caetano, A., Vala, J. (2007). Gestão de Recursos Humanos: Contextos, Perocessos e Técnicas, Editora RH. Neves, J., Garrido, M., Simões, E. (2015). Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Instrumentais: Teoria e Prática. Edições Sílabo. OIT. (2019). Trabalhar para um Futuro Melhor – Comissão Mundial sobre o Futuro do Trabalho. Organização Internacional do Trabalho. Corbanese, V., Rosas, G. (2014). Pesquisar o mercado de trabalho: Técnicas de procura de emprego para os jovens. OIT, Gabinete de Estratégia e Planeamento
Authors: •
Reference: •
Year: •
Title: Figler, H. (1988). The complete job-search handbook. New York. Holt. ILO (2013). Decent work indicators guidelines for producers and users of statistical and legal framework indicators. Geneva. Le Bras, F. (1998). Os dez segredos de um bom currículum vitae. Publicações Europa-América. Lipman, B. (1983). The professional job search program. New York. Willey & Sons. Moreira, T.S., Dray, G. & Neves L (Orgs.) (2022). Livro Verde sobre o Futuro do Trabalho. GEP/ MTSS. OIT. (2021). Ajustar as competências e a aprendizagem ao longo da vida para o futuro do trabalho. OIT. (2020). Guia sobre como e porquê recolher e utilizar dados sobre as relações laborais. OIT. Genebra. OIT. (2009). Declaração da OIT sobre Justiça Social para uma Globalização Justa. Conferência Internacional do Trabalho, 97ª Sessão. Organização Internacional do Trabalho.
Authors: •
Reference: •
Year: •
Pensamento Crítico
Obj de Aprendizagem
OA1: Explorar como o PC é essencial em decisões informadas, resolução de problemas e desenvolvimento de argumentos sólidos no contexto académico e profissional. Identificar situações onde é aplicado.
OA2: Estudar os componentes básicos de um argumento e como se combinam em argumentos complexos. Distinguir entre tipos de argumentos.
OA3: Desenvolver habilidades para decompor argumentos, analisando criticamente textos e discursos, identificando pontos fortes e fracos.
OA4: Aprender a identificar falácias lógicas e erros comuns do dia a dia. Reconhecer e corrigir erros em argumentos, melhorando a precisão do discurso.
OA5: Desenvolver critérios para avaliar a qualidade de argumentos e textos argumentativos, considerando coerência, relevância, evidência e eficácia em diversos contextos.
OA6: Praticar a construção de argumentos sólidos em debates orais e textos escritos. Formular e apresentar argumentos claros e estruturados, adaptando-os ao público e contexto.
CP1. Definição e importância do pensamento crítico (PC)
• Aplicações do PC na vida académica e profissional
• Benefícios do PC para a tomada de decisões e resolução de problemas
CP2. Estrutura básica de um argumento: premissas e conclusão
• Diferença entre argumentos simples e complexos
• Ex de argumentos simples e complexos
CP3. Métodos de análise de argumentos
• Avaliação da validade das premissas
• Identificação de pressupostos e implicações
CP4. Falácias Lógicas e Erros Comuns
• Definição de falácias lógicas
• Tipos comuns de falácias (ex: apelo à autoridade, falsa dicotomia)
• Reconhecimento de falácias em discursos quotidianos
• Estratégias para evitar falácias
CP5. Critérios para avaliar a qualidade de argumentos
• Coerência, relevância e evidência
• Análise crítica de textos
CP6. Construção de Argumentos
• Criar argumentos sólidos e persuasivos
• Prática de construção de argumentos em diferentes contextos
CP7. Aplicações Práticas do PC
• Exercício de debate
A avaliação ao longo do semestre é feita através da exposição, exercícios debate, leituras, discussões de casos (em pequenos grupos).
A participação ativa nos trabalhos a realizar nas aulas práticas é expectável e obedece aos seguintes critérios:
Assiduidade/participação - Exercicios em aula + debate em grupo (com um minimo de 80% de presenças) assiduidade 5%, participação 5%, debate 15% (total 25%)
TPCs- 15% (1 TPC - 5% + 1 TPC - 10%) = 15%
Trab. Final (60%)
– Para concluir com sucesso a avaliação ao longo do semestre os estudante não podem ter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação assinaladas
Épocas de Exames
Trabalho Escrito -100%
Ainda que não seja recomendado, é possível optar pela avaliação por exame, esta a avaliação pode ainda implicar, por decisão do/a docente, uma discussão oral (a realizar-se, esta componente oral tem um peso na avaliação final de 40%).
Title: Haber, J., (2020). Critical Thinking, MIT Press
Bowell, T., & Kemp, G. (2002). Critical thinking: a concise guide. London: Routledge.
Weston, A. (2005). A arte de argumentar. Lisboa: Gradiva
Cottrell, S. (2005). Critical Thinking Skills: Developing effective analysis and argument. New York: Palgrave McMillan.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Brookfield, S. (1987). Developing critical thinkers: challenging adults to explore alternative ways of thinking and acting. San Francisco: Jossey-Bass.
Morgado, P. (2003). Cem argumentos: A lógica, a retórica e o direito ao serviço da argumentação. Porto: Vida Económica.
Paul, R., & Elder, L. (2001). The miniature guide to critical thinking: concepts and tools. Foundation for Critical Thinking.
Thayer-Bacon, B.J. (2000). Transforming critical thinking: thinking constructively. New York: Teachers College Press.
Authors:
Reference: null
Year:
Introdução ao Design Thinking
OA1. Adquirir conhecimentos sobre os fundamentos e etapas do processo de Design Thinking
OA2. Desenvolver competências como pensamento crítico, colaboração, empatia e criatividade.
OA3. Aplicar o Design Thinking na resolução de problemas em diversas áreas, promovendo a inovação e a melhoria contínua.
CP1. Introdução ao Design Thinking e Etapa 1: Empatia (3h)
CP2. Etapas 2 e 3: Definição do problema e Ideação (3h)
CP3. Etapa 4: Prototipagem (3h)
CP4. Etapa 5: Teste e aplicação do Design Thinking em diferentes áreas (3h)
Modalidade de Avaliação ao Longo do Semestre
• Participação em aula (20%): avalia a presença, envolvimento e contribuição dos estudantes nas discussões e atividades em sala de aula.
• Trabalho individual (40%): os estudantes irão desenvolver um projeto individual aplicando o Design Thinking para resolver um problema específico. Serão avaliados quanto à aplicação das etapas do Design Thinking, qualidade das soluções propostas e criatividade.
• Trabalho em grupo (40%): os estudantes formarão grupos para desenvolver um projeto conjunto, aplicando o Design Thinking na resolução de um desafio real. A avaliação será baseada na aplicação das etapas do Design Thinking, qualidade das soluções e colaboração entre os membros do grupo.
Para poder concluir a unidade curricular na modalidade de Avaliação ao Longo do Semestre o/a estudante tem de estar presente em 75% das aulas e não pode obter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação.
A forte orientação para aprendizagem através de atividades práticas e de projeto justifica que nesta UC não esteja prevista a modalidade de avaliação final.
Title: Brown, T. (2008). Design Thinking. Harvard Business Review, 86(6), 84–92.
Lewrick, M., Link, P., & Leifer, L. (2018). The design thinking playbook: Mindful digital transformation of teams, products, services, businesses and ecosystems. John Wiley & Sons.
Lockwood, T. (2010). Design Thinking: Integrating Innovation, Customer Experience and Brand Value. Allworth Press.
Stewart S.C (2011) “Interpreting Design Thinking”. In: https://www.sciencedirect.com/journal/design-studies/vol/32/issue/6
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Brown, T., & Katz, B. (2011). Change by design. Journal of product innovation management, 28(3), 381-383.
Brown, T., Katz, B. M. Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation. HarperBusiness, 2009.
Liedtka, J. (2018). Why Design Thinking Works. Harvard Business Review, 96(5), 72–79.
Gharajedaghi, J. (2011). Systems thinking: Managing chaos and complexity. A platform for designing business architecture. Google Book in: https://books.google.com/books?hl=en&lr=&id=b0g9AUVo2uUC&oi=fnd&pg=PP1&dq=design+thinking&ots=CEZe0uczco&sig=RrEdhJZuk3Tw8nyULGdi3I4MHlQ
Authors:
Reference: null
Year:
Análise de Dados em Marketing
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
OA1. Conhecer e utilizar os pricipais conceitos de estatística descritiva univariada e bivariada
OA2. Compreender e aplicar os conceitos mais importantes de inferência estatística no âmbito de intervalos de confiança e testes paramétricos e testes não-paramétricos mais adequados a cada situação.
OA3. Saber aplicar um modelo de regressão linear
OA4. Saber interpretar os outputs do SPSS Statistics.
P1. Análise descritiva e exploratória de dados univariados
P1.1 Tipos de dados e fontes de dados
P1.2 Natureza das variáveis
P1.3 Análise descritiva de dados univariados
P2. Análise descritiva e exploratória de dados bivariados
P3. Análise inferencial
P3.1 Intervalos de confiança para uma média
P3.2 Testes paramétricos: teste t para uma média; teste t para a diferença de duas médias (amostras independentes e emparelhadas); teste para a igualdade de mais de duas médias com amostras independentes (Anova a um fator).
P4. Regressão linear
P4.1 Regressão linear simples: modelo, pressupostos, validação do modelo, estimação dos coeficientes do modelo com o IBM SPSS Statistics, e previsão.
P4.2 Regressão linear múltipla: modelo, pressupostos, validação do modelo, estimação dos coeficientes do modelo com o IBM SPSS Statistics, e previsão
Avaliação periódica:
a) 2 Exercícios teórico-práticos com peso de 15% cada com nota mínima de 7.5 valores
b) Teste individual (70%) com nota mínima de 7.5 valores
A avaliação periódica exige a presença em pelo menos 2/3 das aulas e nela serão aprovados os alunos que obtenham classificação final média mínima de 10 valores, desde que não obtenham nota inferior a 7,5 valores em cada um dos momentos de avaliação.
Avaliação por exame:
Exame teórico (70%) + exame prático (30%) com nota mínima 7,5 a cada prova desde que a nota final seja de 10 no mínimo.
Title: João Marôco, Análise Estatística com o SPSS Statistics, 2021, ReportNumber, 8ª ed., ISBN: 9789899676374
Elizabeth Reis, Estatística Descritiva, 2008, Edições Sílabo, 7ª ed., ISBN: 978-972-618-476-8
Raul Laureano, Testes de Hipóteses e Regressão - O Meu Manual de Consulta Rápida, 2020, Edições Sílabo, 2ª edição, ISBN: 978-989-561-051-8
Hair, J. H., Black, W. C., & Babin, B. J., Multivariate Data Analysis: A Global Perspective, 2010, Pearson Education, ISBN 0135153093, 9780135153093
Raul Laureano & Maria do Carmo Botelho, IBM SPSS Statistics: O Meu Manual de Consulta Rápida, 2017, Edições Sílabo, 3ª ed., ISBN: 978-972-618-886-5
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Paul Newbold, William Carlson, & Betty Thorne, Statistics for Business and Economics, Global Edition, 2009, Pearson Education Limited, ISBN: 9781292315034
Authors:
Reference: null
Year:
Comportamento e Experiência do Consumidor
1. Saber distinguir as várias tipologias de clientes e de consumidores
2. Perceber o consumidor como indivíduo e decisor
3.Perceber como é que as dimensões social, económica e cultural determinam as atitudes e comportamentos dos consumidores
4.Perceber o processo de compra
5. Conhecer os modelos explicativos do comportamento dos consumidores
6. Perceber os mecanismos que geram a decisão dos clientes e consumidores
7.Elaborar um projecto sobre um tema inovador aplicado a pesquisa do consumidor
8.Realizar apresentações dos trabalhos realizados ou de casos estudados
9.Participar em discussão colectiva sobre casos e situações reais
1. Inserção do Comportamento dos clientes e consumidores nas dinâmicas de marketing
2. Características estruturais dos consumidores particulares
3. Características estruturais dos clientes empresariais e institucionais
4. Factores influenciadores do comportmento de compra e consumo
5. Processo de decisão e jornada de compra
6. Caracterização das necessidades de compra
7. Caracterização das motivações de compra
8. Modelos e decisões de consumo
9. Processo de selecção de fornecedores e locais de compra
10. Processo de selecção de marcas
11. IExperiência de compra e consumo
O sistema de avaliação periódica é composto por:
-Participação em aula (20%)
-Trabalho prático (20%)
- Teste final (60%)
Nota mínima em qualquer uma das componentes - 8 valores
O aluno deve assegurar uma assiduidade de 80%, sem a qual será automaticamente excluído da avaliação periódica.
Os alunos que reprovarem na avaliação regular têm 2 épocas de exame (1ª e de recurso), tendo os exames uma ponderação de 100% da nota.
Title: Solomon, M.; Bamossy, G.; Askegaard, S. Hogg, M., Consumer Behaviour - A European Perspective, Prentice Hall, 2019, null,
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Schiffman, L.; Kanuk, L., Consumer Behavior, Prentice Hall, 2020, null,
Hoyer, W.; MacInnis, D., Consumer Behavior - Cengage, 2023, null,
Authors:
Reference: null
Year:
Retail Marketing
1. Diagnosticar e propor soluções para problemas de empresas de distribuição ou de produtores nas suas relações com os distribuidores;
2. Elaborar um projecto sobre um tema inovador aplicado a um formato de negócio;
3. Realizar apresentações dos trabalhos realizados ou de casos estudados;
4. Participar em discussão colectiva sobre casos e situações de empresas;
5. Ser capaz de prospectivar a evolução do sector, das estratégias das empresas e das relações produtores/distribuidores
1.Marketing do Retalhista:
1.1. Factores Críticos de Sucesso
1.2. Modelo Estrutura Económica
1.3. Retailing-Mix
1.4. Franchising
2. Merchandising
2.1.Funções
2.2. Áreas de intervenção
2.3. Gestão do Ponto de venda
3. Retailtainment
4. Customer Journey
5. Omnichannel
6. E-Commerce
O sistema de avaliação periódica é composto por:
- Avaliação individual (10%)
- Trabalhos de grupo (40%)
- Teste final (50%)
Nota mínima em avaliação individual e de grupo - 10 valores
Nota mínima no teste final - 8 valores
O aluno deve assegurar uma assiduidade de 2/3 das aulas, sem a qual será automaticamente excluído da avaliação periódica.
Title: - Artigos e casos diversos indicados na programação, que são entregues aos alunos.
- Berman, B., Ervans, J. e Chatterjee, P., (2017) Retail Management - A Strategic Approach - Global Edition - 13 th International Edition, Pearson, England
- Levy, M., Weitz, B., Lévy, J. e Grewal, D. (2018) Retailing Management, 10th International Edition, Mc Graw Hill, USA
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Figure 1 Publishing
- Stephens, D. (2021) Resurrecting Retail: The Future of Business in a Post-Pandemic World
- Berkhout, C. (2015) Retail Marketing Strategy: Delivering Shopper Delight, Kogan Page
- Palmatier, P., Stern, L. e El-Ansary, A., (2016) Marketing Channels Strategy, International Edition, 8th Edition, Routledge, New York, USA
Authors:
Reference: null
Year:
Negociação Comercial
Ajudar a preparar um Plano integrado de Trabalho de Grupo e de desenvolvimento de competências
2. Caracterizar as metodologias de recolha de dados e apresentação de informação em Marketing
3. Identificar os diferentes tipos de negociação e de negociadores
4. Caracterizar as principais estratégias e tácticas de negociação
5. Desenvolver opções mutuamente vantajosas
6. Preparar uma negociação;
7. Conduzir uma negociação;
8. Auto-avaliar o processo negocial e preparar uma estratégia de acompanhamento.
1. Princípios de sucesso
2. Definição de Objectivos e elaboração de um PDP
3. Métodos de Planeamento, elaboração de Cronogramas e Gestão de tempo
4. Teses, Relatórios e Trabalhos Escolares
5. Métodos de recolha de dados em Marketing
6. Apresentações em Marketing Escritas e Orais
7. Apresentação de Trabalhos Plano de Grupo e Desenvolvimento de Competências"
8. Pressupostos da negociação
9. Modelos de Negociação
10. Elementos fundamentais da negociação
11. Tipologias de negociação
12. Exercícios de negociação: Opções mutuamente vantajosas
13. Processos Cognitivos: heurísticas
14. Erros negociais
15. Fases da negociação:
a) preparação da negociação
b) ensaio negocial
c) condução da negociação
d) follow-up à negociação
16. Formas de condução da negociação
17. Estilos de negociadores
18. Ética em negociação
19. Metodologia Getting to yes
20. Mediação e arbitragem
21. Factores críticos de sucesso em negociação
22. Negociação Internacional
O sistema de avaliação periódica é composto por:
- Participação nas aulas (10%)
- 1º Trabalho Plano de Grupo e Desenvolvimento de Competências (15%)
- 2º Trabalho Negociação (25%)
- Teste final (50%) com nota mínima de 7,5 valores
O aluno deve assegurar uma assiduidade ≥ a 80%, sem a qual será automaticamente excluído da avaliação periódica.
Os alunos que reprovarem na avaliação regular têm duas épocas de exame (1ª e de recurso), tendo os exames uma ponderação de 100% da nota.
Title: Fisher, Patton e Ury (2007) Como conduzir uma negociação? (Getting to yes), Lua de Papel
Carvalho, José Crespo (2008), Negociação, 3ª ed. Edições Sílabo.
BARAÑANO, ANA MARIA (2004), Métodos e Técnicas de investigação em gestão, Edições Sílabo
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Exercícios e artigos entregues aos alunos.
Authors:
Reference: null
Year:
Marketing Operacional
No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de:
1. Identificar e caracterizar os principais conceitos e teorias da política de produto;
2. Identificar e caracterizar os principais conceitos e teorias da política de distribuição;
3. Identificar e caracterizar os principais conceitos e teorias da política de preço;
4. Identificar e caracterizar os principais conceitos e teorias da política de comunicação;
5. Demonstrar como aplicar as principais ferramentas do marketing mix através de situações aplicadas a casos reais.
0. A articulação entre o planeamento estratégico e o planeamento operacional.
1.Política de Produto (bem,serviço ou ideia)
- Brand equity.
- O produto-mix de bens Vs serviços.
- Desenvolvimento de novos produtos.
- Gestão de gama e linhas de produto.
2. Política de Distribuição
- Relações e tipos de intermediários.
- Funções de distribuição: Bens Vs Serviços.
- Canais de distribuição: importância, composição e características.
- Distribuição do Produtor e do Retalhista.
- Merchandising.
3. Política de Preço
- Factores determinantes: internos e externos.
- Estratégias de preço.
- Critérios de fixação.
- Reacção do mercado-alvo à variação do preço.
4. Política de Comunicação
- Influência do processo de decisão de compra do consumidor na comunicação de marketing.
- O mix da comunicação:
Publicidade
Promoção de Vendas
Relações Públicas
Força de Vendas
Marketing Directo
Influência do marketing relacional no mix comunicacional
Planos de promoção e de publicidade
OPÇÃO 1: Avaliação ao longo do semestre: 1. Avaliação individual - participação e trabalhos - 10% (nota mínima - 10). 2. Trabalhos de grupo 40% (nota mínima - 10). Teste final, individual - 50% (nota mínima - 8). A nota final de passagem é de 10 valores.
OPÇÃO 2: Exame final do semestre - 100%
O aluno deve ter uma assiduidade mínima de 2/3 das aulas ao longo do semestre lectivo.
Os alunos com uma nota final superior a 16 poderão ser chamados a defesa de nota.
Title: - Kotler, P. & Keller, K. L. (2021), Marketing Management Global Edition, Prentice
- Baynast, A.; Lendrevie, J; Levy, J.; Rodrigues, V. & Dionísio, P. (2018). Mercator 25 anos. Lisboa: Leya.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Textos de apoio definidos pelos docentes e distribuídos ao longo do semestre.
Support texts defined by the professors and made available along the semester.
Authors:
Reference: null
Year:
Estudos de Mercado
No final da unidade curricular, os estudantes deverão adquirir os conhecimentos e as ferramentas para:
OA1 Traduzir um problema de decisão num problema de investigação;
OA2 Compreender as várias etapas de um estudo de mercado;
OA3 Conhecer os diferentes tipos de estudos e os cenários a que se aplicam;
OA4 Definir o processo de amostragem;
OA5 Conhecer os aspectos éticos nos estudos de mercado;
OA6 Analisar os resultados de um estudo com as técnicas estatísticas adequadas;
OA7 Compreender como papel dos media sociais nos estudos de mercado; e
OA8 Realizar um estudo de mercado usando abordagens qualitativas e quantitativas e comunicar de forma eficaz os resultados.
I A elaboração de um Estudo de Mercado
I.1 Introdução
I.2 Tipo de estudos
I.2.1 Dados primários e secundários
I.2.2 Entrevistas individuais
I.2.3 Discussões de grupo
I.2.4 Técnicas de suporte
I.2.5 Questionários
I.2.6 Observação
I.2.7 Estudos causais
I.3 Definição da população-alvo e amostragem
I.4 Trabalho de campo
I.5 A ética nos estudos de mercado
1.6 Tratamento dos dados, interpretação e apresentação dos resultados
II. Estudos de Mercado
II.1 Marca: notoriedade,imagem e valor
II.2 Comportamento do consumidor e segmentação de mercado
II.3 Qualidade do serviço
II.4 Eficácia ações marketing mix
II. 5 Previsão de vendas
III Os estudos de mercado nos media sociais
III.1 NewMR: Evolução ou revolução?
III.2 Blogs Participativos
III.3 Blog e Buzz Mining
III.4 Comunidades de investigação online
III.5 We-research
III.6 Mercados predictivos
III.7 Mundos virtuais
O aluno deverá adquirir competências de análise, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, no âmbito desta UC e em conformidade com os objectivos definidos.
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino (ME):
Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência.
Participativas, com resolução exercícios.
Activas, com realização de um teste e um trabalho de grupo.
Auto-estudo, tal como consta no Planeamento das Aulas.
|
A avaliação continua compreende: atividades individudais realizadas em aula (20%) + trabalho de grupo (30%) e frequência (50%). Os alunos que reprovarem neste tipo de avaliação, podem recorrer à 2ª época. A melhoria terá lugar na 2ª época.
A avaliação poderá também ser feita através de um exame final (1ª e 2ª época).
Em ambos os sistemas, a nota mínima de passagem é 10 (bem como para cada componente da avaliação).
Title: Oliveira-Brochado, A. (2013). Construção de Gráficos no M. Excel para suporte da tomada de decisão. In Desafios da Globalização, Casos de Estudo, Vol. 3, pp. 145-196, Escolar Editora.
Oliveira-Brochado, A. (2013) "Planear Globalmente, Conhecer Localmente. Os Estudos de Mercado num Contexto Global. In Gestão e Estratégia. Desafios da Globalização, Vol. 2, pp. 187 - 230, Escolar Editora.
Malhotra, N. (2019). Marketing Research: An Applied Orientation and SPSS 8/E. Prentice Hall.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Poynter, R. and York, S. (Editors)(2012) 10 Answers to Contemporary Market Research Questions. ESOMAR Research.
Poynter, R. (2010). The Handbook of Online and Social Media Market Research. ESOMAR Research.
Brochado, A. (2020). Cluster Analysis. In An SPSS Guide for Tourism, Hospitality and Events Researchers. Routledge.
Authors:
Reference: null
Year:
Ateliers de Marketing
A- Expressar de ideias:
Estruturar claramente as ideias por escrito (trabalho de Grupo) e apresentá-las oralmente de modo claro e apelativo
B- Analisar e resolver problemas:
Elaborar rápidos e sintéticos diagnósticos sobre desafios de marketing reais colocados pelas empresas (trabalho de Grupo);
Elaborar recomendações com informação incompleta (trabalho de Grupo);
C- Integrar conhecimentos:
Analisar a perfomance da empresa e do sector, usando informação interna e externa (trabalho de Grupo);
Desenvolver abordagens que sirvam as empresas com eficácia e eficiência.
1. Apresentação da metodologia dos Ateliers
2. Resolução de um desafio de segmentação ou de posicionamento
3. Resolução de um desafio de preço
4. Resolução de um desafio de distribuição
5. Resolução de um desafio de comunicação
- trabalho de grupo, passível de discussão oral, com nota mínima de 10 valores (50%)
- teste individual com nota mínima de 8 valores (50%)
Os alunos poderão realizar um Exame Final integrando o teste (1ª Parte) e uma 2ª Parte de avaliação de SPSS à qual se atribui peso de 35%. A aprovação no exame exige uma nota mínima de 8 valores em cada parte do exame e uma média mínima de 10 valores. Os alunos que obtenham classificação superior a 17 valores deverão ser sujeitos a uma oral de defesa de nota
Title: - McDonald Malcom on Marketing Plan, Kogan Page, London, 2017
- Conteúdos lecionados nas outras UC da Licenciatura de Gestão de Marketing
- Lendrevie ,Jacques ,et al, Mercator da Língua Portuguesa, Publicações Dom Quixote, Lisboa, 2015
Authors:
Reference: null
Year:
Marketing Digital e E-Business
1. Compreender a integração das estratégias de marketing digital na estratégia geral de marketing da empresa;
2. Explorar o impacto do digital na transformação do mix de marketing;
3. Praticar os princípios do planeamento de marketing digital com foco no contexto de uma loja virtual;
4. Fornecer uma visão geral sobre as melhores práticas de marketing digital;
5. Compreender as principais métricas e KPIs relacionados às estratégias digitais.
6. Incentivar a discussão e aprendizagem de temas relacionados a negócios sustentáveis.
1. Comportamentos em digital: Acesso; Engage; Colaborar; Customizar; Conectar
2. Access: aplicações
3. Personalização: aplicações
4. Engajamento: aplicativos
5. Conectar: aplicativos
6. Comércio Eletrônico
Aluno deverá desenvolver competências de análise, síntese, pesquisa, crítica, comunicação escrita e oral. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem(ME): 1.Expositivas para apresentação de quadros teóricos de referência; 2.Participativas com análise e resolução de exercícios práticos, análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura; 3.Activas com realização de trabalhos individuais e de grupo; 4.Auto-estudo relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.
A disciplina será integrada com os Ateliers de Marketing.
|
Época Normal: avaliação periódica, assiduidade mínima 80% - a) Exame individual, ponderação 50% b) Exercícios em grupo, ponderação 40%; c) participação 10%. Nota mínima de 9,5 no exame. Aprovação na UC: nota final mínima de 10. Alunos que optem apenas por exame individual, ponderação 100%, nota mínima de 10. Época de Recurso: para alunos que reprovarem na época normal, ou alunos que pretendem melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota mínima de 10.
Title: Chaffey, D., Ellis- Chadwick, F, Digital Marketing, 8th Edition, Pearson, 2022.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Enge, E., Spencer, S., Stricchiola, J., & Fishkin, R. (2015). The art of SEO. (3/E) O'Reilly Media, Inc.
Authors:
Reference: null
Year:
Marketing Intelligence
No final da UC, cada estudante deverá ter adquirido as competências necessárias para:
OA1. Compreender os fundamentos conceptuais da tomada de decisões em Marketing
OA2. Compreender os fundamentos da utilização da Ciência de Dados para decisões em Marketing
OA3. Descrever data mining como uma tecnologia de business intelligence
OA4. Descrever text mining e as suas aplicações ao marketing
OA5. Compreender como desenhar um sistema de Reporting para Marketing
OA6. Explorar algumas das tecnologias emergentes que podem impactar no business intelligence em Marketing
CP1. Sistemas de Apoio à Decisão em Marketing numa era do Big Data
CP2. O Papel da Ciência de Dados e da Inteligência Artificial Generativa na tomada de decisão em Marketing
CP3. Data Mining e o CRM Analítico para Business Intelligence
CP4. Text e Web Mining e as suas aplicações ao Marketing
CP5. Sistemas de Reporting para Marketing
CP6. Tendências Emergentes e Impactos em Business Intelligence
Época Normal: avaliação ao longo do semestre, assiduidade min.2/3 - a) Exame individual 50% b) Discussão Individual do Trabalho Final de Grupo (35%) c) Relatório Final do Grupo (15%). Nota minínima de 7,5 valores em cada prova ou conjunto de provas individuais. Aprovação na UC: nota final miníma de 10 valores. Alunos que optem apenas por exame individual, ponderação 100%, nota miníma de 10 valores. Época de Recurso: para alunos que reprovarem na época normal, ou alunos que pretendem melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota mínima de 10 valores. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.
BibliografiaTitle: Palmatier, R. W., Petersen, J. A., & Germann, F. (2022). Marketing Analytics: Based on First Principles. Bloomsbury Publishing.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Fawcett, T., & Provost, F. (2018). Data Science para Negócios: O que você precisa saber sobre mineração de dados e pensamento analítico de dados. Alta Books Editora (versão brasileira).
Authors:
Reference: null
Year:
Gestão de Vendas
OA1 - Diagnosticar e propor soluções para problemas de Direcção Comercial
OA2 - Elaborar um trabalho sobre um tema inovador aplicado à actividade comercial.
OA3 - Apresentar os trabalhos e casos realizados em grupo, comunicando: as ideias fundamentais dos temas propostos, os diferentes problemas encontrados e as respectivas propostas de soluções;
OA4 - Participar em discussão colectiva sobre casos práticos e situações de empresas, recolhendo, seleccionando e interpretando a informação sobre os temas propostos em sala;
1.Modelos de Direcção Comercial
2.Organização De Um Departamento Comercial
3 Animação de Equipas Comerciais
- Formação e treino da Equipa de Vendas
- Motivação da equipa de Vendas
4. Gestão de Territórios e de Objectivos
5. Supervisão, Avaliação de Desempenho e Controle
6. Responsabilidades Éticas e Legais dos Directores Comerciais
7. Tendências Futuras na Área Comercial
O sistema de avaliação periódica é composto por:
- Participação 10%;
- Trabalhos de Grupo 40%
- Teste Final - 50% (nota mínima 8,5 valores).
Os alunos com uma nota final superior a 16 poderão ser chamados a defesa de nota.
Title: 2.William Stanton, Rosann Spiro, Gregory Rich Management of a Sales Force ? 12ª ed. ? McGraw Hill
1.Justino Luis, Direcção Comercial ? Lisboa 2007 ? editora Lidel
Authors:
Reference: null
Year:
Title: 3.Chiesa, Cosimo ? Fidelizando para Fidelizar ? IESE Business School
2.Neil Rackham, John de Vincentis, Rethinking the Sales Force ? McGraw-Hill
1.G.A. Churchill - Sales Force Management, Homewood, IL: Irwin
Authors:
Reference: null
Year:
Marketing Internacional
1.Adaptação das variáveis do Marketing Mix a contexto de internacionalização.
2.Reforço da utilização de ferramentas de análise de contexto e de estratégia. SWOT e SWOT dinâmica
3.Conceber e desenvolver estratégias de marketing em mercados internacionais
4.Identificar diferentes formas de presença em mercados internacionais
5.Reforçar o conhecimento e prática de avaliação comercial/financeira
I A decisão de internacionalização
II O Meio Envolvente Internacional e a Selecção de Mercados
III Formas de Presença em Mercados Internacionais
IV O Plano Internacional de Marketing
V Avaliação Comercial e Financeira
Na avaliação ao longo do semestre estarão presentes os seguintes instrumentos de avaliação:
-Assiduidade, análise e discussão, em aula, de casos de estudo: 20%
-1 Trabalho de grupo: 45%
-Teste Final: 35%
Classificação final individual, 0/20 valores e assiduidade/pontualidade = ou > 80%
Nota mínima em qualquer uma das componentes - 8,5 valores
Os alunos que reprovarem na avaliação regular possuem as épocas de exame previstas pelo regulamento da Escola de Gestão tendo os exames uma ponderação de 100% da nota.
Title: Warren J. Keegan and Mark C. Green, 2019, Global Marketing 10th edition, Pearson
and
Masaaki Kotabe and Kristiaan Helsen, 2021, Global Marketing Management 8th edition, John Wiley and Sons inc
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Daron Acemoglu and James Robinson, 2021, Why Nations Fail 9th edition, Profile Books Ltd
Authors:
Reference: null
Year:
Comunicação Integrada em Marketing
1. Saber aplicar técnicas de apresentação e comunicação.
2. Articular a estratégia de comunicação com a estratégia de marketing
3. Preparar a estratégia de comunicação
4. Saber planear, realizar e avaliar acções específicas de Publicidade, Promoções, Marketing Relacional, Relações Públicas, Patrocínios/Mecenato e Promoção de Vendas.
5. Conhecer os diferentes actores e formas de relacionamento
6. Preparar um Plano Integrado de Comunicação
1. Conceitos básicos da Comunicação
2. Da Estratégia de Marketing à Estratégia de Comunicação
Objectivos e alvos de Marketing e de Comunicação
Processo de decisão de compra
3. Tipos de Comunicação
4. O Mix da Comunicação
O papel da comunicação no Marketing Mix.
O mix de Comunicação.
5. Os actores da comunicação
As Agências
Preparação de briefings
6. Publicidade
Publicidade Institucional e Publicidade de Produto
Preparação, execução e avaliação de uma campanha publicitária
7. Relações Públicas e Marketing Viral
Objectivos, públicos e meios
Planeamento e Execução de Acções
8. Marketing Directo
Preparação, execução e avaliação de uma campanha
9. Merchandising
Tipos de merchandising
Objectivos e técnicas
10. Promoções de Vendas
Públicos, objectivos e técnicas promocionais
11. Patrocínios/Mecenato
Objectivos e Estrutura de uma acção
12. Outras formas de Comunicação
13. Novas Tendências em Comunicação de Marketing
14. Plano Integrado de Comunicação
O sistema de avaliação periódica é composto por:
-Trabalho de Grupo (35%)
-Trabalho prático (individual) - 25%
-Frequência (40%) ? com nota mínima de 7,5 valores
O aluno deve assegurar uma assiduidade igual ou superior a 80%, sem a qual será automaticamente excluído da avaliação periódica, tendo que se submeter a exame final.
Os alunos abrangidos pelo ?Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC.
Title: Lendrevie, J. et all PUBLICITOR Comunicação 360º, Publicações D.Quixote, Lisboa, 2010
-Baynast, A.et all,MERCATOR 25 anos-O Marketing na era digital,D. Quixote,2018
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Exercícios e artigos entregues aos alunos.
Authors:
Reference: null
Year:
Gestão de Operações e Logística
No final, os Estudantes deverão estar aptos a: OA1 - Compreender fundamentos da GOs e GCA; OA2 - Caracterizar e identificar produtos/serviços que satisfaçam os consumidores, bem como os processos associados; OA3 - Compreender impacto na vantagem competitiva das Operações (Ops) e Cadeia de Abastecimento (CA); OA4 - Aplicar técnicas de controlo aos recursos requeridos nas Ops/CAs. As aulas TPs e o estudo autónomo permitem cumprir o programa, como se segue: a UC requer conceitos teóricos, fundamentais para a compreensão dos diferentes CPs, permitindo a componente expositiva das aulas TPs abranger todos os OAi; a experimentação prática e a aplicação de conhecimentos, através de estudos de caso, trabalhos de grupo, resolução de problemas é a componente das TPs que permite de uma forma activa e experimental abordar os OA2-OA4; o estudo autónomo aborda os quadros teóricos, a pré-preparação de textos e casos para debater e esclarecer CPs (OA1-OA4)e resolver problemas (OA4) durante o contacto
CP1: Introdução à Gestão das Operações
CP2: Desempenho e Estratégia das Operações
CP3: Análise do processo
CP4: Desenvolvimento de novos produtos e serviços
CP5: Definição da rede de abastecimento
CP6: Organização do espaço e dos fluxos
CP7: Planeamento agregado
CP8: Gestão de Materiais
CP9: Gestão da Cadeia de Abastecimento
CP10: Just in Time e Lean Management
CP11: Gestão da Qualidade
i) OPÇÃO 1 - Avaliação ao longo do semestre (*)
a) Teste intercalar escrito em grupos de dois Estudantes atribuídos por sorteio (20%)
b) Trabalho de Grupo: apresentação, PPT com notas (relatório) (20%); arguição de outro trabalho resumido num relatório escrito de duas páginas(10%)
Apresentação com participação de todos os Estudantes; entrega dos slides com o texto completo dito, intervenientes e tempos respectivos, adicionados em notas
c) Teste escrito individual (50%)
Na avaliação ao longo do semestre os Estudantes devem ter, no mínimo, 8,5 valores em cada um dos componentes de avaliação (a), b) e c)).
A aprovação envolve um resultado final de, no mínimo, 10 valores em 20, obtidos por média ponderada.
Os Estudantes deverão cumprir as metas de assiduidade da Escola de Gestão para obter aprovação nesta modalidade.
ii) OPÇÃO 2 - Exame final escrito (100%), mínimo para aprovação: 10 valores em 20 (*)
(*) Nota: Estudantes com resultados iguais ou superiores a 17 valores poderão ser convocados para uma prova oral.
Title: Chopra, S. (2021). Supply Chain Management: Strategy, Planning and Operations, 7th Ed., Pearson.
Schroeder, R. and Goldstein, S. (2020). Operations Management in the Supply Chain: Decisions & Cases. International Edition, 8th Edition, McGraw-Hill Education, USA.
Simchi-Levi, D., Kaminsky, P. & Simchi-Levi, E. (2022). Designing and Managing the Supply Chain: Concepts, Strategies and Case Studies, 4th Ed., McGraw Hill, USA.
Slack, N. & Brandon-Jones, A. (2021). Operations and Process Management, 6th Ed., Pearson, UK.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Chopra, S., & Sodhi, M. S. (2004). Managing risk to avoid supply-chain breakdown. MIT Sloan management review, 46(1), 53-61.
Christopher, M. (2000). The agile supply chain_ competing in volatile markets. Industrial marketing management, 29(1), 37-44.
Georgios, L., Kerstin, S., & Theofylaktos, A. (2019). Internet of things in the context of industry 4.0: An overview, International Journal of Entrepreneurial Knowledge, 1(7), 4-19.
Lee, H. L. (2002). Aligning supply chain strategies with product uncertainties. California management review, 44(3), 105-119.
Manuj, I., & Mentzer, J. T. (2008). Global supply chain risk management strategies. International journal of physical distribution & logistics management, 38(3), 192-223.
Mosterman, P. J., & Zander, J. (2016). Industry 4.0 as a cyber-physical system study. Software & Systems Modeling, 15, 17-29.
Naylor, J. B., Naim, M. M., Berry, D. (1999). Leagility: Integrating the lean and agile manufacturing paradigms in the total supply chain, Engineering Costs and Production
Economics, 62, 107-118.
Nazarenko, A. A., & Camarinha-Matos, L. M. (2017, May). Towards collaborative cyber-physical systems. In 2017 International Young Engineers Forum (YEF-ECE) (pp. 12-17). IEEE.
Ouabouch, L., & Amri, M. (2013). Analysing supply chain risk factors: A probability-impact matrix applied to pharmaceutical industry. Journal of Logistics Management, 2(2), 35-40.
Wollschlaeger, M., Sauter, T., & Jasperneite, J. (2017). The future of industrial communication: Automation networks in the era of the internet of things and industry 4.0. IEEE industrial electronics magazine, 11(1), 17-27.
Authors:
Reference: null
Year:
Direito das Sociedades Comerciais
1. Apreender alguns conceitos fundamentais de Direito;
2. Ser capaz de identificar e analisar as principais fases do processo de criação de uma sociedade comercial;
3. Conceber e apresentar, por escrito e oralmente, um contrato de sociedade comercial;
4. Ser capaz de interligar os diversos elementos da estrutura de órgãos de uma sociedade comercial;
5. Analisar os principais actos jurídicos da vida de uma sociedade comercial;
6. Compreender o processo de elaboração e aprovação das contas e ser capaz de conceber e apresentar uma proposta de aplicação de resultados;
7. Compreender as formas de adequação da estrutura da empresa às condições de mercado.
I- Noções gerais de direito;
II- O direito das sociedades comerciais e o direito comercial;
III- As sociedades comerciais e os outros operadores económicos;
IV- A constituição das sociedades comerciais: tipos; o contrato de sociedade e os seus elementos; a personalidade jurídica e os seus efeitos;
V- A organização das sociedades comerciais: as assembleias de sócios; a administração; e a fiscalização;
VI- A actividade da sociedade: as operações sociais, a elaboração e aprovação das contas e aplicação dos resultados. O princípio da intangibilidade do capital social;
VII- Modificação e extinção da sociedade;
VIII- Contratos comerciais (Noções gerais. Exemplos: compra e venda, empréstimo e factoring).
A avaliação será realizada ao longo do semestre. O resultado do teste contribuirá em 20% para a nota final.
Os alunos farão em grupo um trabalho sobre a constituição de uma sociedade comercial. O resultado da sua avaliação contribuirá com 30% para a nota final.
A prova escrita de frequência representará 50% da nota final, mas só será considerado aprovado o aluno que tiver em cada momento de avaliação uma nota mínima de 8 valores.
A frequência das aulas é obrigatória.
Fica ressalvada a avaliação por exame final.
Title: Constituição da República Portuguesa
Código Civil
Código das Sociedades Comerciais
Manuel António Pita, Curso elementar de direito comercial, 4ª ed., Lisboa: Áreas Editora, 2018
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Ana Perestrelo de Oliveira, Lições e casos de direito das sociedades, Lisboa: AAFDL, 2023
Maria Manuel Leitão Marques/Maria Elisabete Ramos/Catarina Frade/João Pedroso, Manual de introdução ao direito: saber direito para entender o mercado, 4ª ed., reimpressão, Coimbra: Almedina, 2023
Maria Elisabete Ramos, Direito das sociedades, reimpressão, Coimbra: Almedina, 2023
Maria Elisabete Ramos, Direito comercial e das sociedades: entre as empresas e o mercado, reimpressão, Coimbra: Almedina, 2022
Miguel Teixeira de Sousa, Introdução ao direito, reimpressão, Coimbra: Almedina, 2023
Paulo Olavo Cunha, Direito empresarial para economistas e gestores, 4ª ed., Coimbra: Almedina, 2024
Rui Polónia, Direito das sociedades comerciais, 2ª ed., Coimbra: Almedina, 2023
Authors:
Reference: null
Year:
Projecto de Marketing Empresarial
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
1.Compreender e saber aplicar os conceitos e metodologias necessários ao desenvolvimento de um Projecto de Marketing
2.Saber recolher informação relevante sobre a envolvente, o mercado, a concorrência e a empresa
3.Saber estruturar e planear as fases de elaboração do Projecto.
4.Compreender o papel das variáveis-chave de marketing e o seu contributo para a estratégia
5.Saber coordenar uma equipa de trabalho
6.Ser capaz de aplicar técnicas de interacção entre membros da equipa e gerar consensos
7.Apresentar e defender o projecto
1.Objectivos e métodos pedagógicos da Unidade Curricular
2.Planeamento de um projecto
3.Definição do problema /objectivos do Projecto
4.Metodologias de pesquisa e recolha de informação
5.Fontes de informação primárias e secundárias
6.Principais competências para o trabalho em equipa:
7.Gestão de Equipas de Projecto
8.Conceptualização temática ? literatura recente
9.Análise/Diagnóstico (meio, Concorrência, Empresa)
10.Análise Swot e Directrizes Estratégicas
11.Visão Estratégica do Projecto
12.Factores Críticos de Sucesso
13.Objectivos
14.Plano de Acções
15.Plano de Implementação
16.Orçamento
17.Plano de Contingência
18.Apresentação do Projecto (relatório final)
Avaliação periódica com4 relatórios intercalares com apresentação 20% 1 relatório final com apresentação 50% Teste individual 30% Assiduidade mínima de 80%
A nota mínima em cada uma das provas referidas é 8,5.Caso não sejam arovados terão exame final.
Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC na primeira semana de aulas com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Title: Baynast,Arnaud et all, MERCATOR 25 ANOS- o Marketing na era digital, D. Quixote, 2018
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Bibliografia recomendada nas áreas/disciplinas específicas do curso, de acordo com cada Projeto específico.
Authors:
Reference: null
Year:
Gestão de Recursos Humanos
1. Compreender quais os objetivos da Gestão de Recursos Humanos e como se explicita a sua integração com a Gestão Geral
2. Definir os principais aspetos relacionados com o planeamento, recrutamento, seleção e integração de trabalhadores;
3. Conhecer os principais elementos definidores das políticas de Formação, Gestão de carreiras e potencial e avaliação de desempenho;
4. Aplicar os conceitos principais da definição de Remunerações;
5. Aplicar conceitos teóricos de RH na análise de contextos empresariais e económicos
1- Introdução à GRH
1.1 O que é a GRH e qual a sua importância
1.2 Evolução da GRH
1.3 A Revolução 4.0
1.4 A GRH Atual
2. Temas que moldam a GRH contemporânea
2.1. Globalização
2.2. Outsourcing
2.3. Deslocalização
2.4. Demografia, envelhecimento e imigração
2.5. Diversidade
2.6. Igualdade de oportunidades e Inclusão
2.7. Teletrabalho e trabalho independente
2.8. Sustentabilidade
3. As principais atividades e processos da GRH
3.1. Análise e divisão do trabalho
3.2. Planeamento de RH
3.3. Recrutamento e seleção
3.4. Formação e desenvolvimento
3.5. Gestão e avaliação do desempenho
3.6. Carreiras
3.7. Remunerações e Recompensas e Relações Laborais
3.8. Saúde e segurança no trabalho
1. Avaliaçãoao longo do semestre
- Teste 75%
- Trabalhos de grupo 25% (2 trabalhos total ou parcialmente realizados em sala de aula)
Para aprovação em avaliação periódica, cada elemento de avaliação deve ter nota mínima de 7,5v e avaliação final com nota maior ou igual a 9,5v.
Os estudantes excluídos da avaliação periódica poderão efetuar avaliação final (100%).
2. Avaliação Final:
avaliação final 100%
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Optativas recomendadas
O funcionamento das unidades curriculares optativas está sujeito a um n.º mínimo de inscrições.
1.º semestre
00222 | Economia Financeira (ECSH | Econ)
L0558 | Gestão Comparada Internacional (IBS | GG)
L0641 | Fusões, Aquisições e Avaliação de Empresas (IBS | Fin)
L1830 | Marketing Pessoal (IBS | Mkt)
L6017 | Gestão Integrada de Projectos (IBS | GG)
L6052 | Economia do Turismo (IBS | Econ)
Acreditações