Gestão
Licenciatura
Acreditações

Período de aulas
Propinas estudantes UE (2023/2024)
Propinas estudantes fora da UE (2023/2024)
Plano de Estudos para 2023/2024
Unidades curriculares | Créditos | |
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1º Ano | ||
Contabilidade Financeira I
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão do Marketing
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Informática de Gestão
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Introdução à Gestão
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Matemática
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Microeconomia
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Contabilidade de Gestão I
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Introdução às Finanças
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Optimização
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Apresentações Profissionais
3.0 ECTS
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Optativas > Competências Transversais > Obrigatórias | 3.0 |
Escrita de Relatórios Técnicos
1.0 ECTS
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Optativas > Competências Transversais > Obrigatórias | 1.0 |
Inglês para Negócios
2.0 ECTS
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Optativas > Competências Transversais > Obrigatórias | 2.0 |
Optativas > Competências Transversais > Obrigatórias
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Optativas > Competências Transversais > Obrigatórias
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Optativas > Competências Transversais > Obrigatórias
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Optativas > Competências Transversais > Obrigatórias
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Optativas > Competências Transversais > Obrigatórias
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2º Ano | ||
Contabilidade de Gestão II
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Estatística I
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Fiscalidade
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Macroeconomia
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Marketing Operacional
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Modelos Organizacionais
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Contabilidade Financeira II
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Direito das Sociedades Comerciais
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Direito dos Negócios
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Estatística II
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Investimentos
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Tributação para Não Residentes
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
3º Ano | ||
Empreendedorismo Empresarial
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Estratégia Empresarial
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Finanças de Empresa
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão Integrada das Operações
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Investigação Operacional
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão de Recursos Humanos
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Projecto Empresarial
12.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 12.0 |
Optativas > Livres
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Optativas > Livres
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Contabilidade Financeira I
Pretende-se que os alunos, no final desta unidade curricular, compreendam as principais demonstrações financeiras, a sua preparação e a sua utilidade para a gestão das organizações.
ProgramaCapítulo 1 - A contabilidade como linguagem dos negócios
Capítulo 2 - Demonstrações financeiras
Capítulo 3 - Balanço
Capítulo 4 - Demonstração dos resultados
Capítulo 5 - Demonstração dos fluxos de caixa
Capítulo 6 - Ativos fixos tangíveis
Capítulo 7 - Inventários
Capítulo 8 - Operações de final de período
1. Avaliação periódica: Teste intercalar individual (30%).Teste final individual (70%).Requisitos:Assiduidade mínima de 2/3 das aulas lecionadas.Nota mínima de 7,5 valores em cada teste.Aprovação com uma média mínima de 10 valores.2. Avaliação por exame: Um exame final (100%).Aprovação com classificação mínima de 10 valores.
BibliografiaStolowy, Paugam, and Ding (2020), Financial Accounting and Reporting: a global perspective, Cengage (6ª edição).Lourenço et. al. (2020), Fundamentos de Contabilidade Financeira: teoria e casos. Edições Sílabo (3ª edição).Sistema de Normalização Contabilística (SNC), 2021 - Legislação.
Bibliografia OpcionalLibby, Libby and Short, 2014, Financial Accounting: Global Edition. McGraw Hill.Lourenço and Morais, Contabilidade Financeira: resumo sistematizado dos conceitos, lançamentos e fórmulas usados em contabilidade financeira, 2018, Edições Sílabo.
Gestão do Marketing
Pretende-se que os alunos, no final desta unidade curricular, sejam capazes de aplicar os principais conceitos de marketing a partir da análise dos principais indicadores de mercado, no âmbito da construção de um plano estratégico e operacional
ProgramaCP1. Evolução do conceito de Marketing
CP2. Plano de Marketing
CP2.1.Componentes do plano e controlo
CP2.2 Estrutura organizacional
CP3. Análise situacional
CP3.1.Mercado
CP3.2.Comportamento do consumidor
CP3.3.Market Intelligence
CP3.4. Análise concorrencial
CP3.5.Análise da empresa
CP3.6. Análise Portfólio
CP 3.7. Análise SWOT
CP4. Segmentação e Target
CP5. Posicionamento
CP6. Marketing-Mix
CP6.1.Produto
CP6.2. Preço
CP6.3. Distribuição
CP6.4. Comunicação
Avaliação contínua: Participação individual nas aulas (15%); Trabalho de grupo final (30%); Casos individuais (15%); Teste final individual (40%). Nota mínima em cada uma das componentes é 8 valores. Nota final min. 10v. Assiduidade igual ou superior a 60% (menor será automaticamente excluído da avaliação periódica). Os alunos que reprovarem na avaliação regular possuem duas épocas de exame tendo os exames uma ponderação de 100% da nota.Nota final superior a 16 poderá levar a defesa de nota.
BibliografiaBAYNAST, Arnaud; LENDREVIE, Jacques; LÉVY, Julien; DIONÍSIO, Pedro; RODRIGUES, Joaquim Vicente. (2021), MERCATOR 25 Anos, o Marketing na Era Digital, Dom Quixote.
Bibliografia OpcionalKotler, P. , Keller, K., Chernev, A. (2021), Marketing Management: Global Edition (16th) Pearson.Exercícios e artigos entregues aos alunos
Informática de Gestão
Pretende-se que os estudantes desenvolvam competências para uma utilização avançada de folhas de cálculo, como o Microsoft Excel, ou outras no formato open source, pois estas são uma ferramenta muito útil e poderosa para todas as situações que requeiram análises quantitativas.
ProgramaOs principais conteúdos programáticos a abordar são:
1. Introdução às folhas de cálculo
2. Construção de modelos de cálculo
3. Extração de Informação
4. Introdução ao Visual Basic for Applications
Avaliação Periódica:- Trabalho de grupo (50%) - Projeto realizado em grupo.- Teste individual (50%) - Teste escrito, previsto para ser não presencial, via e-learning e apoio por Zoom. Este teste terá a nota mínima de 8 valores (em 20).Exame Final:Exame escrito individual, sem consulta, e que engloba toda a matéria.Realiza exame final quem não tenha feito ambas as avaliações previstas, ou não tenha obtido uma média superior ou igual a 10 (em 20), no conjunto das duas avaliações.
Bibliografia- Winston, Wayne L. (2019). Microsoft Excel 2019: Data Analysis and Business Modeling, 6th Edition, Pearson Education, USA., ISBN 978-150-930-588-9.- Martins, António (2017). Excel Aplicado à Gestão, 4ª Edição, Edições Sílabo, Lisboa, ISBN 978-972-618-876-6.
Bibliografia Opcional- Barlow, John F. (2005). Excel Models for Business and Operations Management, 2nd Edition, John Wiley & Sons, USA, ISBN 978-047-001-509-4.- Bernardo, Maria do Rosário; Negas, Mário Carrilho & Isaías, Pedro (2013). Excel Aplicado, FCA Editora, ISBN 978-972-722-755-6.- Cravens, David; Lamb, Charles & Crittenden, Victoria (2001). Strategic Marketing Management Cases: With Excel Spreadsheets, 7th Edition, McGraw-Hill Publishing, USA, ISBN 978-007-251-482-7.- Dias Curto, J. J. (2016). Excel para Economia e Gestão, 4ª Edição, Edições Sílabo, Lisboa, ISBN 978-972-618-865-0.- Martins, António (2019). Aprenda Excel com Casos Práticos, Edições Sílabo, Lisboa, ISBN: 978-972-618-996-1.- Monk, Ellen F.; Brady, Joseph A. & Mendelsohn, Emillio I. (2017). Problem-Solving Cases in Microsoft Access And Excel, 15th Edition, Course Technology, Cengage Learning, Boston, USA., ISBN 978-133-710-133-2.- Peres, Paula (2011). Excel Avançado, 3ª Edição, Edições Sílabo, Lisboa, ISBN 978-972-618-640-3.- Sengupta, Chandan (2009). Financial Analysis and Modeling Using Excel and VBA, 2nd Edition, John Wiley & Sons, USA, ISBN 978-047-027-560-3.
Introdução à Gestão
Introduzir o estudante à temática das organizações e da gestão das organizações. Compreender e ser capaz de discutir os efeitos da envolvente na organização bem como as funções e papeis do gestor nas organizações.
ProgramaCP 1. Gestão nas organizações
1.1 As organizações e a gestão das organizações
CP 2. Teorias da gestão
2.1 Modelo de objetivos racionais
2.2 Modelo de processos internos
2.3 Modelo de relações humanas
2.4 Modelo de sistemas abertos
2.5 O modelo de valores contrastantes
CP 3. O meio envolvente dos negócios
3.1 O meio envolvente competitivo
3.2 O meio envolvente geral
3.3 Os stakeholders
CP 4. As funções da gestão
4.1 Planeamento
4.2 Organização (estruturas organizacionais e estruturas da gestão)
4.3 Liderança
4.4 Controlo
CP 5. A inovação nas organizações
5.1 O empreendedorimo e a inovação
5.2 O processo da inovação
CP 6. Responsabilidade social e sustentabilidade
6.1 Ética
6.2 Responsabilidade social da empresa
6.3 A questão da sustentabilidade
Estão previstas duas vias de avaliação da UC: A via de avaliação periódica e a de exames finais.Avaliação periódica:A avaliação periódica é composta pelos seguintes instrumentos:Apresentação de trabalho de grupo em aula (prática) - 15%; e, apresentação do respetivo relatório - 20%,Mini-teste - 10%; Frequência final - 55% A nota mínima para validação da avaliação em todos os componentes é de 7,50 valores.Requer-se ainda uma assuidade mínima das aulas práticas de 80%.Avaliação por exames finais:Os exames finais acontecem no final do semestre e haverá, para o efeito, duas fases, a normal e a de recurso. A nota de passagem no exame é de 10 valores e conta em 100% para a nota final.Nota:Os alunos que não obtenham aproveitamento na avaliação periódica podem submeter-se a exame final da fase de recurso.Os alunos com nota final igual ou superior a 17 valores terão de se apresentar a uma prova oral. É garantido ao aluno que a nota final não será, em caso algum, inferior a 17 valores.
BibliografiaManagement: using practice and theory to develop skills / David Boddy (2020, 8th edition) / PearsonCase studies and other learning materials will be provided by the faculty.
Bibliografia OpcionalIntroduction to Management / John Schermerhorn Jr. and Daniel Bachrach (2020, 13th edition) / WileyCasos e artigos serão providenciados pelos docentes
Matemática
Em diferentes áreas como a gestão, finanças ou economia, são necessárias ferramentas importantes da matemática. Entre elas, destacam-se o cálculo para funções de uma ou mais variáveis, a otimização e a álgebra linear.
Neste curso concentramos a atenção no cálculo para funções de uma variável e fazemos uma breve introdução aos problemas de otimização envolvendo este tipo de funções. As restantes ferramentas serão objeto de estudo no 2º semestre.
Pretende-se que os alunos adquiram o conhecimento e as técnicas fundamentais do cálculo de uma variável, tendo como principal objetivo a compreensão dos conceitos, apresentando-os geométrica, numérica e algebricamente. Uma boa aprendizagem dos tópicos abordados servirá também de alicerce ao cálculo de mais de uma variável.
Pretende-se transmitir a utilidade do cálculo no contexto destas licenciaturas. Para tal, abordam-se, sempre que possível, aplicações do cálculo a outras áreas, dando particular ênfase às da economia, gestão ou finanças.
CP1. Derivadas:
Derivadas e a função derivada; a Regra da Cadeia; Derivação implícita; derivada da função inversa; aproximações lineares e quadráticas; polinómios de Taylor; aplicações da derivação (taxas de variação nas ciências naturais e sociais, Teorema do Valor Médio e regra de L'Hôpital)
CP2. Integrais
Introdução ao cálculo integral; primitivas; técnicas de primitivação; integral definido, Teorema Fundamental do Cálculo e integral indefinido; aplicações dos integrais (áreas entre curvas, valor médio de uma função, aplicações à economia)
CP3. Equações Diferenciais Ordinárias
Modelação com equações diferenciais; equações separáveis; modelos de crescimento populacional
CP4. Séries
Sucessões e séries; séries geométricas e alguns testes de convergência; séries de potências e representações de algumas funções como séries de potências; polinómios de Taylor; aplicações de séries à economia e finanças
Os alunos podem optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:1. Avaliação Periódica:a) 7 questões online (5%): realizadas na plataforma Moodle, no período letivob) 4 testes (25%): prova escrita, realizada em aula teórica, no período letivoc) Frequência (70%): prova escrita na 1ª época de avaliação com nota mínima de 8.5 valores2. Avaliação por exame: Realização de uma prova escrita (com um peso de 100%), na 1ª época ou na 2ª época do período de avaliação.A nota mínima de aprovação na unidade curricular é de 9.5 valores.
BibliografiaJames Stewart, Cálculo Volume 1 - Tradução da 8ª Edição Norte Americana, 2017, Cengage Learning. ISBN-13: 9788522125838James Stewart, Cálculo Volume 2 - Tradução da 8ª Edição Norte Americana, 2017, Cengage Learning. ISBN-13: 9788522125845James Stewart, Calculus, Early Transcendentals, International Metric Edition, 8th Edition, Cengage Learning. Print ISBN: 9781305272378
Bibliografia OpcionalKnut Sydsaeter, Peter Hammond, Arne Strom & Andrés Carvajal, Essential Mathematics for Economic Analysis, 5th edition, 2016, Pearson. ISBN-13: 9781292074610
Microeconomia
O objectivo principal de Microeconomia é apresentar as bases da teoria microeconómica moderna no que respeita à teoria do consumidor, teoria do produtor e funcionamento dos mercados. Além disso, esta UC pretende estimular o raciocínio económico dos alunos através da discussão de exemplos de mercados concretos.
Programa1. Introdução ao funcionamento do mercado: procura, oferta e equilíbrio.
2. Teoria do consumidor
Restrição orçamental e possibilidades de escolha; preferências e utilidade; escolha ótima; procura individual e de mercado; elasticidades; extensões ao modelo do consumidor racional.
3. Teoria do produtor
Tecnologia e função de produção no curto e no longo prazo, produtividades marginais e rendimentos à escala; custos no curto e no longo prazo; maximização do lucro.
4. A estrutura do mercado
Concorrência perfeita: condições; oferta individual e oferta de mercado; equilíbrio no curto e no longo prazo; excedentes do consumidor e do produtor; eficiência; introdução às falhas de mercado.
Monopólio: escolha do monopolista; Carga excedentária do monopólio; monopólios naturais; discriminação de preços.
Concorrência imperfeita: conceitos básicos de teoria dos jogos; equilíbrio de Nash; exemplos de modelos de oligopólio; coligações e regulação.
A avaliação contínua desta disciplina inclui os seguintes elementos: - Dois mini-testes online, com um peso igual de 20% cada (haverá três mini-testes, contam os dois melhores);- Participação nas aulas, incluindo a resolução de exercícios (10%);- Prova escrita no final do semestre (50%).** Para obter aprovação na disciplina, a nota da prova escrita não pode ser inferior a 8,5v.
BibliografiaFrank, R., and Cartwright, E. Microeconomics and Behavior, 9ª Ed, New York: McGrawHill, 2013Pindyck, R.S. e D.L. Rubinfeld, Microeconomics, 9ª Ed, New Jersey: Pearson Prentice-Hall, 2017
Bibliografia OpcionalKrugman, P. e R. Wells, Microeconomics, 5ª Ed, New York: Worth Publishers, 2017Varian, H.R., Intermediate Microeconomics, A Modern Approach, 9ª Ed, W. W. Norton & Company, 2014Sítios de referência na Internet: ver links no e-learning do ISCTE-IUL
Contabilidade de Gestão I
Após frequência e aprovação da unidade Curricular os alunos devem compreender a relevância da contabilidade de gestão para a gestão das organizações em ambientes competitivos, dominar os conceitos fundamentais de custeio de inventários e determinação do resultado, identificar as questões subjacentes à informação para a tomada de decisão e aplicar as inerentes metodologias.
Programa1. Objetivos da contabilidade de gestão
2. Introdução aos conceitos e classificação de custos
3. Sistemas de custeio e efeitos nos resultados e inventários
4. Introdução à análise custos/volume/resultados
5. Regimes de fabrico e imputação de custos conjuntos
6. Imputação dos custos indiretos
7. Produção por ordens de encomenda e produção por processos
1. Avaliação periódica?Elaboração de exercícios (10%);?Mini-teste (40%);?Frequência (50%) Requisitos:?Assiduidade superior a 2/3;?Entrega dos exercícios requeridos;?Nota mínima de 7,5 valores no mini-teste e frequência.2. Avaliação não PeriódicaA realização do exame (1ª época, 2ª época, época especial) tem um peso de 100% na nota final (nota minima: 10 valores).Em qualquer dos regimes de avaliação há uma prova de defesa de nota para as notas superiores a 16 valores.
BibliografiaBhimani, A., Horngren, C.T., Datar, S.M. and Rajan, M. (2019) Management and Cost Accounting, 6th Edition, Pearson.Drury, C. and Tayles, M. (2021) Management and Cost Accounting, 11th Edition, South-Western / Cengage Learning.
Bibliografia OpcionalFranco, V., Oliveira, A.V., Morais, A.I., Oliveira, B.J., Lourenço, I., Major, M.J., Jesus, M.A. e Serrasqueiro, R. (2015) Os Custos, os Resultados e a Informação para a Gestão, 4ª Edição, Livros Horizonte, Lisboa. Garrison, R., Noreen, E. and Brewer, P. (2021) Managerial Accounting, 17th Edition, McGraw-Hill.
Introdução às Finanças
Pretende-se que os alunos, no final desta Unidade Curricular, desenvolvam competências que lhes permitam, no plano conceptual, identificar e descrever os conceitos relacionados com o valor, avaliação, capitalização, investimento e com a análise e gestão financeira da empresa e que, no plano das práticas, sejam capazes de utilizar métodos e técnicas de análise que lhes permitam operacionalizar esses conceitos de forma adequada.
ProgramaI - Valor Financeiro do Tempo
1. A noção de juro, consumo e poupança
2. Taxa de juro nominal e real
3. Intermediação financeira e risco
4. Juros simples e compostos
5. Conceitos de actualização e capitalização
6. Fluxos periódicos e regulares: rendas
7. Aplicações a operações de financiamento
II - Mercados, Instrumentos e Instituições Financeiras
1. Mercado cambial: a taxa de câmbio
2. Mercado monetário: a taxa de juro
3. Mercado de capitais: primário e secundário
4. As Instituições financeiras
5. A informação financeira: fontes e análise
III - A Análise Financeira da Empresa
1. Fluxos financeiros/económicos
2. Resultados e indicadores de rendibilidade
3. Leverage financeiro
4. Origens e aplicações de fundos
5. Working capital
6. Equilíbrio financeiro
7. Análise de fluxos financeiros
IV - Investimentos Reais
1. Natureza
2. Conceito de cash flow
3. Metodologia de avaliação
4. A taxa de actualização
5. Critérios de avaliação: VAL, TIR, IRP e PRI
Avaliação periódica: Realização de 3 Minitestes; 1º Miniteste 35% (presencial); 2º Miniteste 35% (presencial). 3º Miniteste 30% (presencial). Não existe nota mínima para cada Miniteste individualmente; Pode existir uma prova adicional para os alunos que obtiverem classificação final superior a 16. Para a realização dos Minitestes pode ser requerida inscrição prévia obrigatória.Avaliação por exame: 100% da nota.
BibliografiaMota, A. G., Barroso, C., Soares, H. e Laureano, L., 2020, "Introdução às Finanças - Fundamentos de Finanças com Casos Práticos Resolvidos e Propostos", Edições Sílabo, 3ª Edição, Lisboa, ISBN 978-989-561-040-2.Mota, A. G., Barroso, C., Soares, H. e Laureano, L., 2021, " Introduction to Finance - Fundamentals of Finance with Solved Exercises and Follow-up Exercises", Edições Sílabo, 3rd Edition, Lisboa, - ISBN 978-989-561-148-5.
Bibliografia OpcionalBrealey, Richard A., Myers, Stewart C. e Franklin Allen. 2019. Principles of Corporate Finance, 13th Edition, McGraw Hill Education. ISBN-13: 978-1260565553Ross, S., Westerfield R. e B. Jordan 2021. Fundamentals of Corporate Finance International Edition, 13th Edition, Edição, McGraw-Hill. ISBN-13 ? : ? 978-1265553609Breia, Arménio F., Mata, Mário N. N. S. e Pereira, M. M. Vítor (2014), "Análise Económica e Financeira - Aspetos teóricos e casos práticos", Rei dos Livros, 1ª Edição, ISBN 978-989-8305-61-9.Santos, L. e R. Laureano, "Fundamentos e aplicações do Cálculo Financeiro, Edições Silabo, 2ª edição, 2006
Optimização
Pretende-se que os alunos adquiram as ferramentas principais da álgebra linear, do cálculo de funções de mais de uma variável e da otimização, ao mesmo tempo que se transmite a utilidade dos conceitos apreendidos no contexto das licenciaturas em que se insere a UC. Para tal, abordam-se, sempre que possível, aplicações a outras áreas, dando particular ênfase às da economia, gestão ou finanças.
ProgramaCP1. Álgebra Linear
- Sistemas de equações lineares
- Matrizes e álgebra matricial
- Determinantes
- Valores e vetores próprios
- Formas quadráticas
CP2. Funções de mais de uma variável
- Funções definidas em R^n
- Limites e continuidade
- Planos tangentes e aproximações lineares
- A regra da cadeia
- Derivadas direcionais e o vetor gradiente
CP3. Otimização em R^n
- Extremos livres em R^n: Extremos locais e absolutos
- Extremos condicionados em R^n: Multiplicadores de Lagrange
- Programação linear: Método gráfico, interpretação económica
A aprovação na UC (9.5 valores ou mais) poderá ser obtida através de qualquer uma das seguintes modalidades:(AP) Avaliação Periódica:? Assiduidade mínima de dois terços das aulas (= 24 aulas).? 3 mini-testes presenciais (10%) ao início de certas aulas, contando para a nota final as duas melhores notas obtidas (contribuindo 5% cada uma). Nota mínima de 10.0 valores na média aritmética dos dois melhores mini-testes.? 4 quizzes online (15%), na plataforma de e-learning, contando para a nota final as três melhores notas obtidas (5% cada). Nota mínima de 10.0 valores na média aritmética dos três melhores quizzes.? Frequência (75%): prova escrita realizada na 1a época ou na 2a época de exames. Nota mínima de 8.0 valores.(AE) Avaliação por Exame:? Realização de uma prova escrita (100%), na 1a época ou na 2a época do período de avaliação.1. Um aluno será excluído da modalidade de Avaliação Periódica, passando automaticamente para o modo de Avaliação por Exame, se obtiver nota inferior a 10.0 valores na média dos três melhores quizzes ou na média dos dois melhores mini-testes.2. Se a nota obtida no exame é superior à nota obtida na Avaliação Periódica, a modalidade passa automaticamente para Avaliação por Exame. (Ou seja, conta a melhor das 2 notas.)3. Regras dos quizzes online:? Serão realizados 4 quizzes ao longo do período letivo, utilizando-se a plataforma de e-learning Moodle.? Cada quiz poderá ser realizado ao longo de 48 horas, no mínimo, as quais serão oportunamente anunciadas. No entanto, após o início, a prova terá a duração máxima de 30 minutos.? Cada aluno dispõe de uma única tentativa para submeter um quiz.? Para cálculo da nota final descarta-se a pior nota obtida nos quizzes. A nota final dos quizzes será a média das notas das 3 provas online consideradas.4. A avaliação na época especial apenas contempla a modalidade de Avaliação por Exame.5. Os alunos repetentes dispõem das mesmas modalidades de avaliação, sujeitas às mesmas regras.6. Os professores responsáveis reservam-se o direito de fazer orais a alunos que tenham obtido nota igual ou superior a 17 valores, bem como a alunos que tenham realizado provas online.
BibliografiaHoward Anton & Chris Rorres, ?Álgebra Linear com Aplicações?, Tradução da 10a Edição, 2012, Bookman. ISBN: 9780470432051James Stewart, ?Cálculo, Volume 2?, Tradução da 7a Edição Norte Americana, 2013, Cengage Learning. ISBN-13: 978-85-221-1463-4Howard Anton & Chris Rorres, ?Elementary Linear Algebra: Applications Version?, 10th Edition, 2010, Wiley. ISBN: 9780470432051James Stewart, ?Calculus ? Early Transcendentals?, 7th Edition, 2010, Cengage Learning. ISBN-13: 978-0-538-49790-9
Bibliografia OpcionalKnut Sydsaeter, Peter Hammond, Arne Strom & Andrés Carvajal, Essential Mathematics for Economic Analysis, 5th edition, 2016, Pearson. ISBN-13: 978-1-292-07461-0Alpha C. Chiang & Kevin Wainwright, ?Fundamental Methods of Mathematical Economics?, 4th Edition, 2005, McGraw-Hill. ISBN: 0-07-010910-9
Apresentações Profissionais
- Promover o desenvolvimento de competências de comunicação em apresentações orais.
- Promover o desenvolvimento de competências de planeamento e estruturação de apresentações orais.
- Promover comportamentos e atitudes profissionais relativamente às apresentações orais.
- Promover o desenvolvimento de competências de auto diagnóstico e de desenvolvimento pessoal.
Tópicos:
T1 A importância das apresentações em público
T2 Planeamento e estruturação de apresentações orais
T3 O Mapa mental
T4 Métodos de Transmissão
T5 Regras de Elaboração dos diapositivos
T6 Recursos
T7 Comunicação Verbal
T8 Comunicação Não-verbal
T9 Técnicas de Interacção
T10 O feedback
1) Avaliação continua - regime presencial- Realização com sucesso, do curso online - obrigatório- Presença em 70% das aulas- Apresentações individuais e em duplas, em sala (80%)- Formulários de Feedback da Apresentação (10%)- Elaboração dos Mapas Mentais (10%)2) Exames- Provas de avaliação final 100%- Possibilidade de avaliação oral, o docente pode solicitar uma discussão oral para definição da nota final, individual ou em grupo.
BibliografiaGallo, C. (2014). TED: Os segredos de comunicação das conferências mais carismáticas do mundo. Lisboa: GestãoPlus Pina, J. (2014). Como fazer apresentações em 10 etapas. Lisboa: Pactor Pina, J. (2014). Comunicar com humor. Insensatez ou profissionalismo? Lisboa: Pactor Pina, J. (2011). Apresentações Que Falam Por Si. Lisboa: Lidel.Rodrigues, A. D. (2022). A natureza da atividade comunicativa. LISBON International PRESS.Neves, J., Garrido, M. & Simões, E. (2006). Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais: Teoria e prática. Lisboa: Edições Sílabo.
Bibliografia OpcionalApperson, J. M., Laws, E. L., & Scepansky, J. A. (2006). An assessment of student preferences for PowerPoint presentation structure in undergraduate courses. Computers & Education(50), 148-153.Barsalou, L. (2008). Grounded Cognition. Annual Review of Psychology, 59, 617-645.Cyphert, D. (2007). Presentation Technology in the Age of Electronic Eloquence: From Visual Aid to Visual Rhetoric. Communication Education, 56(2), 168 - 192.Duarte, N. (2008). Slide:ology. The Art and Science of Creating Great Presentations. Sebastopol CA: O'Reilly Media.Gallo, C. (2010). The presentation secrets of Steve Jobs: how to be insanely great in fron of any audience. McGraw Hill.James O'Rourke. (2008). O Segredo das Apresentações de Sucesso. Lisboa: Edições Centro AtlânticoNelson Faria de Oliveira (2008). Como falar em público. Lisboa: Colecção Comunicação & Sucesso, GestãoPlus.O?Neill, A. & Pina, J.A. (2022). Seja proativo! Assuma o controlo. Lidel. ISBN: 9789897528101
Escrita de Relatórios Técnicos
Esta unidade visa fornecer aos alunos(as)competências necessárias para compreenderem a importância de saber redigir relatórios técnicos claros, organizados e precisos; e estabelecerem parâmetros para a apresentação de análises de informação complexa de forma adequada para leitores sem formação técnica.
ProgramaTópicos:
T1- Tipos de relatório: identificar os formatos básicos .
T2 -Elementos da estrutura de um relatório técnico.
T3 -Características de um texto técnico: objectividade, clareza.
T4 -Técnicas de comunicação escrita: como tornar um texto conciso, pertinente e claro.
T5 -Organização das ideias: como favorecer a compreensão da mensagem e destacar a informação essencial; como sintetizar eficazmente.
T6 -Regras básicas para garantir a qualidade gramatical do relatório (ortografia e estrutura sintáctica).
T7 -Erros a evitar: ambiguidade, chavões, tautologias, coloquialismos.
-Respeitar as fontes de informação, como e quando citar, como parafrasear, referências.
T8 -Como utilizar software de processamento de texto e de apresentações na elaboração de relatórios técnicos.
1-Avaliação continua (b-learning)Presença mínima a 2/3 das aulas presenciaisRealização com sucesso do curso online (obrigatório)Participação e exercícios autónomos 30%Elaboração de um relatório técnico 70% 2-Avaliação continua (Presencial)Presença mínima a 2/3 das aulas Participação e exercícios autónomos 30%Elaboração de um relatório técnico 70%3 Avaliação periódica e finalElaboração de um relatório técnico 100%Em cada semestre vigora apenas uma opção de avaliação contínua
BibliografiaBlanco, E. L. (2000). Como apresentar relatórios. Lisboa: Estampa.Bowden, J. (2008). Writing a Report: How to Prepare, Write and Present Really Effective Reports - 8th Rev. Edition. Begbroke, Oxford: How To Books.Hood. J.H. (2013). How to Book of Writing Skills: Words at Work: Letters, email, reports, resumes, job applications, plain English. United States: Wordcraft Global Pty Limited.Oliu, W. E., Brusaw, C. T. & Alred, G. J. (2013). Writing That Works: Communicating Effectively on the Job. Boston, New York: Bedford/St. Martin's.Roman, K. & Raphaelson J. (2010). Writing That Works; How to Communicate Effectively In Business. New York: HarperCollins Publishers Inc.
Bibliografia OpcionalBentley, T. (2002). Report Writing in Business. Oxford: Elsevier /CIMA Books.Campanizzi, J. (2005). Effective writing for the quality professional: creating useful letters, reports, and procedures. Wisconsin: ASQ Quality Press.Cox J. V. (1997). Como Redigir um Relatório. Lisboa: Cetop.Forsyth, P. (1998). 30Minutos... para escrever um relatório. Lisboa: Replicação.Gentle, R. (2002). Read This!: Business Writing that Works. Harlow, Essex: Pearson Education.Gewirtz, A. R. (2007). How To Say It (R) Business Writing That Works: The Simple, 10-Step Target Outline System to Help you Reach Your Bottom Line. London: Prentice Hall Press.Kuiper, S. (2007). Contemporary Business Report Writing. Mason: Thomson Higher Education.Peres, P. (2009) Escrever cartas, relatórios e outros documentos com o MS Word. Lisboa: Sílabo.Soares, M. A., Estrela, E. & Leitão, M. J. (2015). Saber Escrever uma Tese e Outros Textos. Lisboa: Don Quixote.Sussams, J. E. (1998). Como Fazer um Relatório. Lisboa: Presença.Young, T. M. (2005) Technical writing A-Z : a commonsense guide to engineering reports and theses New York: ASME.
Inglês para Negócios
O desenvolvimento das competências linguísticas para entrada no mercado de trabalho.
ProgramaAs aulas serão orientadas em torno das seguintes temas.
CP1. Estrutura de Empresas
Descrever as funções de departamentos
Utilizar números, datas, horários, estatísticas
Descrever mudança - subir / descer/ diminuir, etc
CP2 Recrutamento
Escrever uma carta de candidatura
CVs
CP3. Os bancos e o dinheiro
A linguagem dos gráficos
CP 4. A linguagem de apresentações
CP 5 Discutir manchetes e artigos de notícias na área dos negócios
CP 6 Consolidação de gramática: verbos, preposições, artigos, etc;
Inglês formal vs. informal
Modalidade de Avaliação Contínua ou Periódica/ FinalA) Contínua:Participação e Assiduidade (10%)Apresentação (de grupo ou individual, a definir pelo docente) e sumário escrito (individual) (40%).Teste (50%).B) Periódica/FinalApresentação e relatório escrito sobre o tema da apresentação (50%). Exame (50%).Nota: Os campos da avaliação aplicam-se a todas as modalidades de ensino que vigorem (presencial, misto, ou online). A nota mínima em cada elemento de avaliação é 8,5.
Bibliografia1) Students should download and print the student work book in elearning and bring to lessons. 2) Dubicka, I. et al. (2018). Business Partner B1 Coursebook, Pearson Education Limited.3) For current affairs:www.bbc.co.uk www.nytimes.com
Bibliografia OpcionalCotton, D., Falvey, D. and Kent, S. (2007). Market Leader Pre-Intermediate (3rd Edition), PearsonPearson Education: Market Leader: Business Grammar and UsageCambridge University Press: Cambridge English for Job-hunting Business English dictionary e.g. English Business Dictionary - Longman
Optativa em Competências Transversais 6
Optativa em Competências Transversais 7
Optativa em Competências Transversais 8
Optativa em Competências Transversais 9
Optativa em Competências Transversais 10
Contabilidade de Gestão II
Esta unidade curricular visa mostrar de que forma pode a contabilidade de gestão auxiliar os gestores no planeamento e controlo das actividades de que são responsáveis.
Programa1. As funções planeamento e controlo de gestão
2. Tipos de planeamento (longo, médio e curto prazos)
3. Fases no planeamento (definição de objectivos; identificação de estratégias alternativas; avaliação das alternativas; selecção da estratégia a seguir; implementação do plano)
4. Gestão orçamental e funções do orçamento
5. Fases na elaboração do Orçamento Anual
6. Dificuldades associadas à orçamentação
7. Articulação entre os programas e orçamentos que constituem o Orçamento Anual
8. Rolling budgeting, Activity-based budgeting e o Zero-based budgeting
9. O custeio básico ou orçamentado e o cálculo de desvios
10. Análise de desvios
11. Custos padrões
12. Medidas financeiras de avaliação de desempenho e preços de transferência interna
1. Regime de avaliação periódic;-1 Mini-teste (45%); -Resolução de Caso (5%) -Frequência (50%). Aprovação : -mínimo de 7,5 v em cada uma das provas individuais (MT+ frequencia)-classificação final mínima de 10 valores -assiduidade mínima de 2/3 das aulas.2. ExameExistem 2 épocas de exames. A avaliação final pressupõe nota mínima de 10 valores. Os exames tem uma ponderação de 100% da nota. 3. Existe uma prova adicional para os alunos que obtiverem classificação superior a 16.
Bibliografia- Drury, C. (2020) Management and Cost Accounting, 11 th Edition, South-Western / Cengage Learning.
Bibliografia Opcional- Atkinson, A.A., Kaplan, R.S., Matsumura, E.M. e Young, S.M. (2012) Management Accounting, Sixth Edition, Upper Saddle River, NJ: Pearson Education (ISBN 978-0-273-76998-9);- Garrison, R.H., Noreen, E. e Brewer, P.C. (2008) Management Accounting, Twelfth Edition, McGraw-Hill International;- Young, S.M. (2004) Readings in Management Accounting, Fourth Edition, Upper Saddle River, NJ: Pearson Education (ISBN 0-13-142215-4);- Franco, V., Oliveira, A., Morais, A., Oliveira, B., Jesus, M.A., Major, M.J., e Serrasqueiro, R. (2012) Gestão Orçamental e Medidas Financeiras de Avaliação do Desempenho, 3ª edição, Lisboa: Livros Horizonte.
Estatística I
Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, conheçam os conceitos básicos de estatística descritiva, de variável aleatória e funções e parâmetros associados; conheçam as distribuições estatísticas mais importantes; e possuam conhecimentos básicos de amostragem.
Programa1 - Estatística Descritiva
1.1 Tipos de variáveis
1.2 Tabelas de frequências e gráficos
1.3 Medidas de localização. Tendência central (média, moda e mediana) e não central (quartis e percentis)
1.4 Medidas de dispersão, assimetria e curtose
2 - Probabilidades
2.1 Revisão de conceitos
2.2 Teoremas da probabilidade total e de Bayes
3 - Variáveis aleatórias (VA)
3.1 Conceito de VA discreta e contínua
3.2 Funções de probabilidade, densidade de probabilidade e distribuição
3.3 Parâmetros
4 - Distribuições de VAs discretas
4.1 Uniforme
4.2 Bernoulli
4.3 Binomial
4.4 Poisson
5 - Distribuições de VAs contínuas
5.1 Uniforme
5.2 Normal. Aditividade
6 - Distribuições Amostrais
6.1 Teorema do limite central
6.2 Distribuições amostrais teóricas
6.2.1. Normal
6.2.2 Qui-quadrado, t-Student, F-Snedecor
7 - Amostragem: populações Bernoulli e normais
8 - Estimação de parâmetros
8.1 Estimação pontual
8.2 Propriedades dos estimadores
8.3 Estimadores de máxima verosimilhança
Avaliação periódica: 4 fichas individuais (10% cada uma) a realizar nas aulas e 1 teste final (60%); presença em, pelo menos, 2/3 das aulas; média final mínima de 10 valores e nenhum elemento de avaliação com nota inferior a 7,5 valores. Orais de defesa apenas para notas superiores ou iguais a 18 valores. Exame final: aprovação a partir de 10 valores (nota arredondada às unidades). Classificações superiores ou iguais a 18 serão objeto de oral de defesa.Todos os momentos de avaliação serão realizados sem consulta de folhas de apoio, livros ou outros materiais, não sendo permitida a utilização de calculadoras gráficas nem de telemóveis; os formulários serão fornecidos pela equipa docente no momento da avaliação.
Bibliografia-Reis, E. (2008) Estatística Descritiva, 7ª ed., Lisboa: Sílabo.-Reis, E., P. Melo, R. Andrade & T. Calapez (2021). Estatística Aplicada, Vol. 1, 7ª ed. Edições Sílabo.-Reis, E., P. Melo, R. Andrade & T. Calapez (2018). Estatística Aplicada, Vol. 2, 6ª ed. Edições Sílabo.-Reis, E., P. Melo, R. Andrade & T. Calapez (2021). Exercícios de Estatística Aplicada, Vol. 1, 3ª ed. Edições Sílabo.-Reis, E., P. Melo, R. Andrade & T. Calapez (2020). Exercícios de Estatística Aplicada, Vol. 2, 3ª ed. Edições Sílabo.-Newbold , P., Carlson, W.L & Thorne, B.M. (2022). Statistics for Business and Economics, 10ª ed. Global Edition. Harlow: Pearson Education Limited. -Kazmier, L.J. (2004) Theory and Problems of Business Statistics. Shaum, McGraw-Hill. -Harnett, D.L. & J.L. Murphy (1993) Statistical Analysis for Business and Economics. Addison-Wesley Publishers.-Bernstein, S. & Bernstein, R. (1999) Theory and Problems of Elements of Statistics II. Shaum, McGraw-Hill.
Bibliografia Opcional-Black, K. (1992) Business Statistics, West Publishing Company.-Hogg, R. V., Tanis, E.A. & Zimmerman, D.L. (2015) Probability and Statistical Inference, 9th ed., NJ: Pearson. ISBN 978-0-321-92327-1-Ingram, J.A & J.G. Monks (1992) Statistics for Business and Economics, 2nd ed., The Dryden Press-Murteira, B. (1993) Análise Exploratória de Dados, Lisboa: McGraw-Hill.-Pestana, D. & Velosa, S. (2002). Introdução à Probabilidade e à Estatística. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.-Robalo, A (1998). Estatística, Exercícios, Vol. 1, Lisboa: Sílabo.-Laureano, R.M.S. e Botelho, M.C. (2010) SPSS. O meu Manual de Consulta Rápida. Edições Sílabo.
Fiscalidade
Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, sejam capazes de conhecer e aplicar as principais regras do IRS, IRC e IVA
ProgramaI. Introdução
Conceito de imposto
Figuras afins , classificação e momentos da obrigação de imposto
Sujeitos activos e sujeitos passivos
Princípios constitucionais de direito fiscal
II. IRS
Incidência pessoal
Rendimentos brutos de cada categoria de rendimentos
Delimitação negativa da incidência
Benefícios fiscais em cada categoria de rendimentos
Retenções na fonte
Resolução de casos
III. IRC
Incidência pessoal
Base do imposto
Período de tributação
Proveitos e custos contabilísticos e fiscais
Variações patrimoniais não reflectidas no resultado
Subsídios e subvenções
Amortizações, provisões e ajustamentos
Realizações de utilidade social
Custos não dedutíveis para efeitos fiscais
Tributação das mais-valias e reinvestimento
Eliminação da dupla tributação
Reporte de prejuízos
Taxas
Transparência fiscal
IV. IVA
Caracterização
Incidência
Isenções
Localização das operações
Apuramento do imposto
Taxas
A avaliação contínua será composta por:-Uma assiduidade às aulas de 66%;-Uma apresentação em grupo sobre um tema, com uma ponderação de 15%;-Resolução individual de um teste intercalar, com uma ponderação de 35%;-Uma prova global e individual, com uma ponderação de 50%;-Uma nota mínima de 7,5 valores em todas estas componentes.Os alunos em avaliação final terão apenas um exame final. Haverá uma prova oral de defesa de nota para os alunos com nota superior a 16 valores.
BibliografiaConstituição da República PortuguesaLei Geral TributáriaCódigos do IRS, IRC, IVAEstatuto dos Benefícios Fiscais?Impostos-Teoria Geral?, Américo Fernando Brás Carlos, Almedina, (Cap. II, Cap. III, Cap. IV até ao ponto 65 e Cap. VIII).?Guia dos Impostos em Portugal?, Brás Carlos, Irene Abreu, João Durão e Emília Pimenta, ed. Quid Juris
Bibliografia OpcionalR. Musgrave e P. Musgrave ?Public Finance in Theory and Practice?, McGraw-HillAlberto Xavier, ?Manual de Direito Fiscal?, AlmedinaCasalta Nabais, ?Direito Fiscal?, AlmedinaTeixeira Ribeiro, ?Lições de Finanças Públicas?, Coimbra EditoraHenrique Quintino Ferreira ?IRC - Determinação da matéria colectável?, Rei dos Livros.
Macroeconomia
Esta unidade curricular centra-se na análise dos ciclos económicos de curto prazo, a um nível intermédio (nem introdutório, nem avançado). Pretende dotar os estudantes da ISCTE Business School com conhecimentos sobre as causas das recessões e dos booms económicos, da inflação e do desemprego, das taxas de juro nominais e reais. Explica como os principais agentes de política económica (governo e banco central) utilizam os instrumentos de política fiscal e política monetária para gerir as flutuações económicas de curto prazo e maximizar o bem-estar social. Equilibra teoria e aplicações e procura acompanhar os tempos que correm, transformando o computador num instrumento fundamental em sala de aula, na resolução de exercícios, bem como nos processos de avaliação.
Programa1. Introdução à Macroeconomia
2. A medição dos principais agregados macroeconómicos
3. O equilíbrio no mercado de bens e serviços e a função IS
4. O mercado monetário, a regra de política monetária e a função procura agregada de bens e serviços
5. O Banco Central e o processo de criação de moeda de segunda ordem
6. A curva de Phillips e a função oferta agregada de bens e serviços
7. O equilíbrio macroeconómico no modelo AD/AS
8. A política monetária de estabilização macroeconómica
9. Política monetária com taxa de juro nominal com limite inferior
10. Política orçamental, défice e dívida
11. Taxas de câmbio e política económica internacional
Opção A:1. Teste intercalar: cobre os materiais ensinados durante as primeiras 6 semanas do semestre, pesando 50% na nota final.2. Teste final com mais ênfase nos materiais cobertos durante as últimas seis semanas do semestre: peso de 50% sobre a nota final.3. A nota em qualquer destas provas não pode ser inferior a 8 pontos (numa escala de 0 a 20 pontos).Opção B:1. Exame final: peso de 100% na nota final.2. Cobre todos os materiais ensinados durante todo o semestre.
BibliografiaFrederic S. Mishkin (2015). Macroeconomics: Policy & Practice, Second Edition, Pearson Editors.
Bibliografia OpcionalStephen G. Cecchetti and Kermit L. Schoenholtz (2017). Money, Banking, and Financial Markets, Fifth Edition, McGraw-Hill.
Marketing Operacional
No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de:
1. Decidir sobre acções de marketing mix coerentes com uma estratégia pré-definida;
2. Compreender o papel dos diferentes elementos do marketing mix para o alcance de objectivos de marketing;
3. Diagnosticar e desenvolver soluções para problemas de marketing ao nível das variáveis produto, preço, distribuição e comunicação;
4. Usar a criatividade, como complemento dos domínios conceptual e operacional, para construir vantagem competitiva.
0. A articulação entre o planeamento estratégico e o planeamento operacional.
1.Política de Produto (bem,serviço ou ideia)
- Brand equity.
- O produto-mix de bens Vs serviços.
- Desenvolvimento de novos produtos.
- Gestão de gama e linhas de produto.
2. Política de Distribuição
- Relações e tipos de intermediários.
- Funções de distribuição: Bens Vs Serviços.
- Canais de distribuição: importância, composição e características.
- Distribuição do Produtor e do Retalhista.
- Merchandising.
3. Política de Preço
- Factores determinantes: internos e externos.
- Estratégias de preço.
- Critérios de fixação.
- Reacção do mercado-alvo à variação do preço.
4. Política de Comunicação
- Influência do processo de decisão de compra do consumidor na comunicação de marketing.
- O mix da comunicação:
Publicidade
Promoção de Vendas
Relações Públicas
Força de Vendas
Marketing Directo
Influência do marketing relacional no mix comunicacional
Planos de promoção e de publicidade
Avaliação periódica ao longo do semestre: 1. Avaliação individual - participação e trabalhos - 10% (nota mínima - 10). 2. Trabalhos de grupo 40% (nota mínima - 10). Teste final, individual - 50% (nota mínima - 8). A nota final de passagem é de 10 valores.OPÇÃO 2: Exame final do semestre - 100% O aluno deve ter uma assiduidade mínima de 2/3 das aulas ao longo do semestre lectivo.Os alunos com uma nota final superior a 16 poderão ser chamados a defesa de nota.
Bibliografia- Kotler, P. & Keller, K. L. (2019), Marketing Management Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall.4th edition- Baynast, A.; Lendrevie, J; Levy, J.; Rodrigues, V. & Dionísio, P. (2018). Mercator 25 anos. Lisboa: Leya.
Bibliografia OpcionalTextos de apoio definidos pelos docentes e distribuídos ao longo do semestre. Support texts defined by the professors and made available along the semester.
Modelos Organizacionais
Esta unidade curricular visa familiarizar o aluno com os vários modelos organizacionais e respetivas implicações em termos de comportamento organizacional.
ProgramaCP1. Introdução e conceitos básicos
1. O que são Organizações
2. O ciclo de vida das Organizações
3. O que são Modelos Organizacionais
4. Fundamentos dos Modelos Organizacionais
CP2. Evolução histórica dos Modelos Organizacionais
1. Modelos ancorados na produtividade
2. Modelos ancorados no bem-estar
3. Modelos sociotécnicos
4. Modelos ancorados nos valores
5. Modelos ancorados no poder
6. Modelos adaptativos complexos
CP3. Desafios atuais aos Modelos Organizacionais
1. Tecnologia
2. Inovação e Criatividade Organizacional
3. Novas formas de trabalho e novos Recursos Humanos
4. Redes colaborativas
A avaliação periódica implica: um exame (60%); um trabalho de grupo (40%). Os alunos que não realizem alguma destas componentes da avaliação, que obtenham nota inferior a 8 em qualquer uma das componentes ou que tenha uma taxa de presença nas aulas inferior a 2/3 do total de aulas deverão submeter-se a avaliação final.Avaliação final: exame (100% da nota final)
BibliografiaBuchanan, D. & Huczynski, A. (2020). Organizational Behavior (10 ed.). Harlow: Pearson.Burton, R., Obel, B. & Hakonsson, D.D. (2020). Organizational design: A step-by-step approach (4th edition). Cambridge: Cambridge University Press.Cunha, M. P., Rego, A., Cunha, R. C., Cabral-Cardoso, C. & Neves, P. (2016). Manual de comportamento organizacional e gestão. Lisboa: RH Editora.Daft, R. (2016). Organization theory and design (12 ed.), Boston: Cengage Learning.Ferreira, J.M.C., Neves, J. & Caetano, A. (2011). Manual de Psicossociologia das Organizações. Lisboa: Escolar Editora.Caetano, A., Neves, J. & Ferreira, J,M,C. (2020). Psicossociologia das organizações: Fundamentos e aplicações. Lisboa: Sílabo.
Bibliografia OpcionalBarsade, S. & O Neill, O. A. (2016). Manage your emotional culture. Harvard Business Review (Jan-Feb), 58-66.Cascio, W. F. & Montealegre, R. (2016). How Technology Is Changing Work and Organizations Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 3, 349?75Fitzgerald, S. (2002). Organizational models. Oxford: Capstone Pub.Kates, A., & Galbraith, J. (2007). Designing your organization. San Francisco: New York: Wiley. Miles, R., Snow, C., Fjeldstad, O. & Miles, G. (2010). Designing organizations to meet 21st-century opportunities and challenges. Organizational Dynamics, 39 (2), 93-103.Mintzberg, H. (2010). Estrutura e dinâmica das organizações (4 ed). Lisboa: D. Quixote.Puranam, P., Alexy, O. & Reitzig, M. (2014). What s "new" about new forms of organizing? Academy of Management Review, 39 (2), 162-180.Schermerhorn, J.R., Hunt, J. & Osborn, R. (2005). Managing Organizational Behavior (9 ed.). N. York: John Wiley & Sons.Revistas de referência (Reference Journals):- Organization Science- Journal of Organization DesignSe necessário, será sugerida literatura adicional ao longo das aulas e, sempre que possível, disponibilizada na plataforma de e-learning, em https://fenix.iscte-iul.ptWhenever needed, supplementary references will be provided to the students and made available in the e-learning platform at https://fenix.iscte-iul.pt
Contabilidade Financeira II
Pretende-se que os alunos, no final desta Unidade Curricular (1). Demonstrem um adequado nível de conhecimento do normativo contabilístico, nomeadamente possuam uma visão geral dos aspetos conceptuais do SNC; (2). Apliquem uma análise estruturada e crítica na resolução de situações contabilísticas concretas em consonância com o estipulado nas normas de contabilidade e (3). Demonstrem compreender a preparação das demonstrações financeiras e a sua utilidade para os utilizadores.
Programa1. Harmonização contabilística: normativo contabilístico nacional (SNC) e internacional (IFRS); Interpretação da estrutura e conteúdo das demonstrações financeiras.
2. Retenções de Impostos e Imposto sobre O Valor Acrescentado (IVA).
3. Investimentos não financeiros: - Conceitos fundamentais; - Reconhecimento e mensuração; - Subsídios.
4. Passivos correntes e não correntes: - Provisões e contingências - Financiamentos; - Locações.
5. Capital próprio: - Constituição de sociedades; - Transações com os detentores do capital; - Outras transações de capital próprio.
6. Investimentos financeiros: - Conceitos fundamentais; - Reconhecimento e mensuração.
7. Encerramento e prestação de contas: - Processo de encerramento de contas; - Regularizações de fim de exercício.
Duas modalidades:1-Avaliação Periódica: Teste intercalar (40%); Frequência (60%). Requisitos: Assiduidade mínima de 2/3 das aulas lecionadas; Nota mínima de 7,5 valores em quaisquer dos elementos de avaliação: Teste Intercalar; Frequência.2-Avaliação por exame: um exame final (100%).Em qualquer das modalidades, é exigida prova de defesa de nota no caso de nota final superior a 16 valores.
Bibliografia- Kieso, Donald E.; Weygandt, Jerry J.; Warfield, Terry, D. (2020). Intermediate Accounting: IFRS Edition, 4th Edition, New Jersey: John Wiley & Sons.- CNC - Comissão de Normalização Contabilística, "Sistema de Normalização Contabilística", http://www.cnc.min-financas.pt/snc.html- International Financial and Reporting Standards (IFRS), http://www.cnc.min-financas.pt/ias.html.
Bibliografia Opcional- Lopes, I. T. (2021). Contabilidade Financeira: Exercícios Resolvidos e Propostos, 3ª Edição, Coimbra: Editora Almedina.- Lopes, I. T. (2022). Contabilidade Financeira: Teoria e Prática, Coimbra: Editoria D' Ideias.- Borges, A.; Rodrigues, A.; Rodrigues, R. (2021). Elementos de Contabilidade Geral; 27ª Edição, Lisboa: Áreas Editora.- Elliot, Barry; Elliote, Jamie (2019). Financial Accounting and Reporting, 19th Edition, Harlow, England: Pearson.
Direito das Sociedades Comerciais
O aluno que obtiver aprovação nesta unidade curricular deverá ter assimilado algumas noções gerais de direito e ser capaz de compreender os tipos de sociedade comercial, enquanto formas jurídicas de enquadramento da iniciativa empresarial, de concentração de capitais e de desenvolvimento de actividade económica em mercado concorrencial, conhecendo a sua estrutura interna de órgãos e competências, as formas de relacionamento com os clientes e os fornecedores, bem como a sua projecção externa de agente económico. Deverá adquirir as competências para, quando entrar na vida activa, saber criar a sua própria empresa.
ProgramaI- Noções gerais de direito;
II- O direito das sociedades comerciais e o direito comercial;
III- As sociedades comerciais e os outros operadores económicos;
IV- A constituição das sociedades comerciais: tipos; o contrato de sociedade e os seus elementos; a personalidade jurídica e os seus efeitos;
V- A organização das sociedades comerciais: as assembleias de sócios; a administração; e a fiscalização;
VI- A actividade da sociedade: as operações sociais, a elaboração e aprovação das contas e aplicação dos resultados. O princípio da intangibilidade do capital social;
VII- Modificação e extinção da sociedade;
VIII- Contratos comerciais (Noções gerais. Exemplos: compra e venda, empréstimo e factoring).
A avaliação será periódica. O resultado do teste contribuirá em 20% para a nota final.Os alunos farão em grupo um trabalho sobre a constituição de uma sociedade comercial. O resultado da sua avaliação contribuirá com 30% para a nota final. A prova escrita de frequência representará 50% da nota final, mas só será considerado aprovado o aluno que tiver nesta prova uma nota mínima de 8 valores.Fica ressalvada a avaliação por exame.
BibliografiaManuel António Pita, Curso elementar de direito comercial, 4ª ed., Lisboa: Áreas Editora, 2018Código das Sociedades ComerciaisCódigo CivilConstituição da República Portuguesa
Bibliografia OpcionalPaulo Olavo Cunha, Direito empresarial para economistas e gestores, 3ª ed., Coimbra: Almedina, 2020Maria Elisabete Ramos, Direito comercial e das sociedades: entre as empresas e o mercado, Coimbra: Almedina, 2018Maria Elisabete Ramos, Direito das sociedades, Coimbra: Almedina, 2022Maria Manuel Leitão Marques/Maria Elisabete Ramos/Catarina Frade/João Pedroso, Manual de introdução ao direito: saber direito para entender o mercado, 3ª ed., reimpressão, Coimbra: Almedina, 2021
Direito dos Negócios
Aptidão para aplicar correctamente os conceitos fundamentais e o regime legal relativo aos diferentes tipos societários como formas de organização empresarial, processos de constituição societária, organização e funcionamento das sociedades, incluindo a elaboração de uma proposta de aplicação de resultados tendo presente a distribuição de dividendos e a salvaguarda do princípio da integridade do capital social, formas e instrumentos societários de financiamento das sociedades, alterações ao contrato de sociedade, bem como aos direitos e deveres dos membros da colectividade social e ao regime das sociedades coligadas.
ProgramaI.INTRODUÇÃO
II. AS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL
III.OS PROCEDIMENTOS DE CONSTITUIÇÃO DA SOCIEDADE COMERCIAL
IV. O GOVERNO DAS SOCIEDADES: OS ÓRGÃOS SOCIAIS
V.AS FORMAS DE FINANCIAMENTO SOCIAL
VI.AS ALTERAÇÕES AO CONTRATO DE SOCIEDADE
VII. A TRANSMISSÃO E AMORTIZAÇÃO DE PARTICIPAÇÕES SOCIAIS
VIII.A EXTINÇÃO DA SOCIEDADE
IX. AS SOCIEDADES COLIGADAS
Avaliação contínua: teste escrito de avaliação intermédia (40%) e frequência final (60%). Durante o semestre poderá ser oferecida uma conferência de presença obrigatória versando sobre a análise de case study. Balanço a aplicar: a) conferência: 10%; b) frequência final: 50%. Aprovação: média global mínima de 10 com nota mínima de 8 no exame final numa escala de 20. Assiduidade mínima às aulas: 80%. Avaliação final: aprovação em exame escrito final com a nota mínima de 10 numa escala de 20.
BibliografiaStatutes & Regulation:- Commercial Company Act (CCA)- Civil Code (CC)- Commercial Code (CCom)- Constitution of the Portuguese Republic (CRP)- European Treaty (EU Treaty)- EU Council Regulation 2137/1985 (EEIG)- Council Regulation (EC) 2157/2001 (SE)Doctrine:CORDEIRO, António Menezes, «Manual de Direito das Sociedades», vols. I e II, Coimbra, 2007;
Bibliografia Opcional1. ABREU, Jorge Manuel Coutinho de, «Curso de Direito Comercial - Das Sociedades», Vol. II, Coimbra, 2010 (reimpressão de 2009); 2. ALMEIDA, António Pereira de, «Sociedades Comerciais - Valores Mobiliários e Mercados», Coimbra;3. CUNHA, Paulo Olavo, «Direito das Sociedades Comerciais», Lisboa, Coimbra (Ed. Almedina e Universidade Católica);
Estatística II
Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, conheçam os conceitos e métodos mais importantes no âmbito da inferência estatística e sejam capazes de identificar e aplicar, com auxílio de software estatístico, os métodos adequados a cada problema concreto, em contextos empresariais e das instituições em geral.
Programa0. Revisão de conceitos de Estimação de parâmetros
1. Estimação por intervalos. Método da variável fulcral.
2. Testes de hipóteses.
2.1 Formulação das hipóteses.
2.2 Erros e respetivas probabilidades.
2.3 Função potência.
3. Testes paramétricos: hipóteses e pressupostos.
3.1 Testes para uma população: uma média, uma proporção e uma variância.
3.2 Testes à igualdade de duas médias com amostras emparelhadas e amostras independentes.
3.3 Teste de Levene à igualdade de variâncias.
3.4 Análise da variância simples (ANOVA).
3.5 Testes de comparação múltipla.
4. Testes não paramétricos.
4.1 Testes à igualdade de duas ou mais distribuições: Mann-Whitney e Kruskal-Wallis
4.2 Testes de ajustamento: Qui-Quadrado, Kolmogorov-Smirnov e Shapiro-Wilk.
4.3 Teste de independência do Qui-Quadrado.
5. Modelo de regressão linear simples e múltipla.
5.1 Estimação pelo OLS.
5.2 Pressupostos e validação.
6. Utilização do SPSS para análise dos dados e interpretação dos resultados.
Avaliação periódica: 3 fichas individuais (10% cada uma) a realizar nas aulas e 1 teste final (70%); presença em, pelo menos, 2/3 das aulas; média das 3 fichas igual ou superior a 7,5 valores; teste com nota mínima de 9 valores; média final mínima de 10 valores. Orais de defesa apenas para notas superiores ou iguais a 18 valores; estudantes que não compareçam à oral de defesa de nota ficarão com nota final de 17 valores. Exame final: aprovação a partir de 10 valores (nota arredondada às unidades). Classificações superiores ou iguais a 18 serão objeto de oral de defesa; estudantes que não compareçam à oral de defesa de nota ficarão com nota final de 17 valores.Todos os momentos de avaliação serão realizados sem consulta de folhas de apoio, livros ou outros materiais; não é permitida a utilização de calculadoras gráficas nem de telemóveis; os formulários serão fornecidos pela equipa docente no momento da avaliação.
Bibliografia- Reis, E., P. Melo, R. Andrade & T. Calapez (2018). Estatística Aplicada, Vol. 2, 6ª ed. Edições Sílabo.- Reis, E., P. Melo, R. Andrade & T. Calapez (2020). Exercícios de Estatística Aplicada, Vol. 2, 3ª ed. Edições Sílabo.- Newbold, P., Carlson, W.L & Thorne, B.M. (2020). Statistics for Business and Economics, 9ª ed. Global Edition. Harlow: Pearson Education Limited. ISBN: 978-0-273-76706-0- Kazmier, L.J. (2004) Theory and Problems of Business Statistics. Shaum, McGraw-Hill. -Harnett, D.L. & J.L. Murphy (1993) Statistical Analysis for Business and Economics. Addison-Wesley Publishers.- Bernstein, S. & Bernstein, R. (1999) Theory and Problems of Elements of Statistics II: Inferential Statistics. Shaum, McGraw-Hill
Bibliografia Opcional- Black, K. (1992) Business Statistics, West Publishing Company.- Hogg, R. V., Tanis, E.A. & Zimmerman, D.L. (2015) Probability and Statistical Inference, 9th ed., NJ: Pearson. ISBN 978-0-321-92327-1- Ingram, J.A & J.G. Monks (1992) Statistics for Business and Economics, 2nd ed., The Dryden Press- Murteira, B. (1993) Análise Exploratória de Dados, Lisboa: McGraw-Hill.- Murteira, B., Ribeiro, C.S., Silva, J. A., Pimenta, F. e Pimenta, C. (2015) Introdução à Estatística, Escolar Editora.- Pestana, D. & Velosa, S. (2002). Introdução à Probabilidade e à Estatística. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.- Laureano, R.M.S. & Botelho, M.C. (2010) SPSS. O meu Manual de Consulta Rápida. Edições Sílabo.- Robalo, A (1998). Estatística - Exercícios, Vol. 2, Lisboa: Sílabo.- Maroco, J. (2007). Análise Estatística - Com utilização do SPSS 3ª ed., Edições Sílabo.
Investimentos
Pretende-se que os alunos no final desta unidade curricular compreendam os mecanismos de funcionamento, de avaliação e de gestão de riscos no mercado de obrigações; saibam identificar e gerir o risco de taxa de juro associado a uma carteira de activos tendo em conta o perfil de risco dos investidores; sejam capazes de analisar a eficiência e a performance de uma carteira de activos; identifiquem as principais fontes de valor de uma acção.
ProgramaI. MERCADOS FINANCEIROS
1. Mercado Monetário e Cambial
2. Mercado Accionista
3. Mercado Obrigacionista
4. Mercado de Derivados
5. Initial Public Offers e operações de Short Selling
6. Características e funcionamento do Mercado Secundário de Valores
II. TÍTULOS DE RENDIMENTO FIXO
1. Características das Obrigações
2. Estrutura temporal de taxas de juro: Taxas Spot e Forward
3. Avaliação de Obrigações
4. Taxas de Rendimento
5. Rating e Risco de Crédito
6. Risco de Taxa de Juro: Duration e Convexidade
III. TEORIAS DA CARTEIRA E MODELOS DE EQUILÍBRIO
1. Rendibilidade e isco
2. Modelo de Markowitz
3. Modelo de Tobin
4. Capital Asset Pricing Model (CAPM)
5. Análise e avaliação de performance: Alpha e Índices de Treynor e Sharpe
IV. TÍTULOS DE RENDIMENTO VARIÁVEL
1. Avaliação de Acções via Dividendos
2. Valor do crescimento zero e valor das oportunidades de crescimento
3. Múltiplos de Mercado e Avaliação por Comparáveis
Avaliação periódica:- Teste intermédio presencial (40 %);- Teste final ou "frequência" (60%).Os alunos que reprovarem na avaliação períodicaa possuem duas épocas de exame (1ª e de recurso). Os alunos podem inscrever-se para melhoria apenas na época de recurso. Considera-se que o aluno teve aprovação à disciplina se tiver nota final superior ou igual a 9.5 valores e não menos de 7.5 valores em cada teste individual.De qualquer modo, poderá ser exigida uma defesa de nota acima dos 16 valores.
Bibliografia- Bodie, Z., A. Marcus e A. Kane, 2014, Investments, McGraw-Hill/Irwin, 10ª edição;- Elton, E. e M. Gruber, 2014, Modern Portfolio Theory and Investment Analysis, Wiley, 9ª edição;- Sharpe, W., G. Alexander, J. Bailey, 2000, Fundamentals of Investments, Prentice Hall, 3ª edição.- Benninga, S., 2014, Financial Modeling, MIT Press, 4th edition
Bibliografia Opcional- G. Mota et al., 2019, Investimentos Financeiros: Teoria e Prática, Ed. Sílabo, 3ª edição;- Mota, A.G. e Tomé J. C., 1991, Mercados de Títulos - Uma Abordagem Integrada, Texto Editora;- Textos de Apoio teórico/práticos a facultar pela equipa docente durante o semestre;- Jornais diários e/ou semanários com temáticas de economia, finanças e gestão (v.g. Jornal de Negócios; suplementos de economia de jornais diários, etc).
Tributação para Não Residentes
Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, sejam capazes de conhecer e aplicar as principais regras do IRS, IRC, IVA e RITI, que sejam ainda capazes de aplicar os principais conceitos de fiscalidade internacional
ProgramaI. Introdução
Conceito de imposto
Figuras afins, classificação e momentos da obrigação de imposto
Sujeitos activos e sujeitos passivos
Princípios constitucionais de direito fiscal
II. IRS
Incidência pessoal
Rendimentos brutos de cada categoria de rendimentos
Tributação dos não residentes e dos residentes não habituais
Delimitação negativa da incidência
Benefícios fiscais em cada categoria de rendimentos
Retenções na fonte
III. IRC
Competição fiscal internacional nos impostos sobre o rendimento
Incidência pessoal
Base do imposto
Período de tributação
Proveitos e custos contabilísticos e fiscais
Eliminação da dupla tributação
Preços de transferência
IV ? IVA/RITI
Caracterização
Incidência
Isenções
Localização das operações
Introdução ao RITI
Incidência subjetiva, objetiva e territorial.
Facto gerador e exibilidade,
Isenções, Valor Tributável e Taxas.
Vendas à distância
A avaliação periódica exige a presença mínima em 80% das aulas e inclui a realização de:-Um trabalho de grupo, com a ponderação de 30%;- Uma prova individual, com a ponderação de 70%.Para obter aprovação na UC os alunos devem obter pelo menos 9,5 valores, desde que no exame individual obtenham pelo menos 9,5 valores.Avaliação final - Há uma 2ª época para os alunos que não obtiveram aproveitamento ou para melhoria de nota. A classificação resulta de um exame individual.
BibliografiaThe Theory of Taxation and Public Economics, Louis Kaplow, Princeton University Press, 2010Constituição da República Portuguesa (disponível em inglês)Lei Geral Tributária (disponível em inglês)Códigos do IRS, IRC, IVA, RITI (disponível em inglês)
Bibliografia OpcionalOCDE - Princípios aplicáveis em matéria de preços de transferência destinados às empresas multinacionais e às Administrações Fiscais, Cadernos de Ciência e Técnica Fiscal nº 189, AGT, Lisboa, 2002.OCDE - Modelo de Convenção Fiscal sobre o Rendimento e o Património, Cadernos de Ciência e Técnica Fiscal nº 192, DGCI, Lisboa, 2003.Direito Tributário Internacional, Alberto Xavier, Almedina, 2011.
Empreendedorismo Empresarial
O objetivo geral é fornecer um pano de fundo com aplicação prática de conceitos e abordagens empreendedoras, não para atuação como empreendedor independente, mas como agente empreendedor dentro de empresas á estabelecidas.
Programa1 - Introdução
2 - Arquitetura Empreendedora
3 - Mentalidade Empreendedora
4 - Recursos Humanos Empreendedores
5 - Desenvolvimento Orgânico de Novos Negócios
AVALIAÇÃO PERIÓDICA1. Indivídual1.1 - Presença e participação - 10%1.2 - Teste final (Mínimo de 7,5/20) - 50%2.Grupo2.1 - Trabalho em grupo - 40%AVALIAÇÃO ÚNICAOs alunos sem trabalhos periódicos serão avaliados em Janeiro (exame escrito - 100%).
Bibliografia- Bento, Paulo (2023), Empreendedorismo Empresarial, Edições Sílabo.- Burns, Paul (2020), Corporate Entrepreneurship and Innovation, Macmilan.
Bibliografia Opcional- Carvalho, Luísa C.; Costa, Teresa G. da (2015), Empreendedorismo - uma visão global e integradora, Edições Sílabo.- Hisrich, Robert D.; Peters, Michael P.; Shepherd, Dean A. (2020), Entrepreneurship, 11th Edition, McGraw Hill.- Martins, José M. (2017), À Descoberta do Novo Empreendedorismo & Intra-empreendedorismo, Edições Sílabo.- Scarborough, Norman M.; Cornwall, Jeffrey R. (2019), Essentials of Entrepreneurship and Small Business Management, 9th Edition, Pearson.
Estratégia Empresarial
Apresentar e desenvolver os conceitos, metodologias e instrumentos para uma participação eficaz no processo de gestão estratégica, incorporando uma abordagem de gestão responsável.
Programa1. Conceitos Básicos (do posicionamento ao movimento)
2. Formulação da Estratégia - visão, missão e valores
3. Ética, RSE e Sustentabilidade
4. A Visão Baseada nos Recursos e as Capacidades Dinâmicas
5. A envolvente externa (mediata)
6. Análise da indústria e dos concorrentes
7. Escolha das estratégias (de negócio)
7.1. Estratégias genéricas
7.2. Oceanos azuis
8. Escolha das Estratégias (da empresa)
8.1. Integração vertical e outsourcing
8.2. Diversificação
8.3. Alianças estratégicas
8.4 internacionalização
9. Implementação
10. Controlo Estratégico
11. Balanced Scorecard
12. Governação Empresarial
Opção 1 (Aval.periódica)-50%:Teste Final Individual (TA=30+3h) -50%:Trabalho de grupo ao longo do semestre, dividido em 3 apresentações (10% cada) e um relatório (20%)Aprovação: Média ponderada de 10 val. ou superior; o teste final individual e a média ponderada das restantes componentes da av, periódica não podem ser inferior a 8 val.Assistência mínima: 2/3 das aulasOpção 2 (Exame final)Aprovação: 10
BibliografiaBarney, J. B., & Hesterly, W. S. (2015). Strategic management and competitive advantage: Concepts and cases. Pearson.Lasserre, P. (2017). Global strategic management. Macmillan International Higher Education.Pearce, J. A., Robinson, R.B. (2014). Strategic Management, 14th edition, McGraw-hill International Editions.Thompson, A., Peteraf, M., Gamble, J., Strickland III, A. J. (2021). Crafting & executing strategy 23/e: The quest for competitive advantage: Concepts and cases. McGraw-Hill Education.
Bibliografia OpcionalAntónio, N. (coord) (2012). Estratégia Organizacional: do mercado à ética. Escolar Editora. António, Nelson Santos (2015) Estratégia Organizacional - do Posicionamento ao Movimento, 3ª Edição, Edições Sílabo. Cardeal, Nuno & António, Nelson (2012) Valuable, Rare, Inimitable Resources and Organisation (VRIO) Resources, or Valuable, Rare, Inimitable Resources (VRI) Capabilities: what leads to competitive Advantage? African Journal of Business Management, Vol.6 (37), pp. 10159-10170Lopes da Costa, R., Pereira, L., António, N. (2019) Estratégia Organizacional: do Estado da Arte à implementação Prática. Actual Editora.Kim, W. C. & Mauborgne, R. 2005. Blue Ocean Strategy: From Theory to Practice. California Management Review, Spring 2005, Vol. 47(3):105-121Nicolau, I., 2001, "O conceito de estratégia", Working Paper, O1-01, INDEG/ISCTE
Finanças de Empresa
Pretende-se que os alunos, no final desta Unidade Curricular, desenvolvam competências que lhes permitam, nos planos conceptual e prático, compreender os conceitos relacionados com a valorização e avaliação de um investimento/empresa, importância das decisões sobre a estrutura de capital, criação de valor e identificar e analisar as principais fontes de financiamento.
ProgramaI - Avaliação de Investimentos Reais
1. Estimação dos Cash Flows do Investimento
2. Critérios de Avaliação de Investimento
3. Selecção entre projectos de investimento com Diferentes Vidas.
4. Análise de Sensibilidade, Análise de Cenários e Análise de Break-Even
5. Análise com Árvores de Decisão.
II - Fontes de Finaciamento de Longo Prazo
1. Capital Próprio
2. Capital Alheio
III - Estrutura de Capital
1. Irrelevância da Estrutura de Capital
2. Estrutura de Capital com Impostos sobre os Lucros
3. Limites para a Utilização de Dívida
4. Avaliação de Investimentos Reais com Dívida.
IV - Avaliação de Empresas
1. Discounted Cash Flows.
2. Economic Value Added.
3. Múltiplos de Mercado.
V - Gestão Financeira de Curto Prazo (CP)
1. Cash Management e Gestão de Créditos
2. Aplicações Financeiras de CP
3. Fontes de Financiamento de CP
Avaliação regular: 1 teste individual (40%) e 1 teste final (frequência) (60%). Assiduidade 80%.Os alunos que não optarem pela avaliação regular possuem duas épocas de exame (1ª e de recurso) com uma ponderação de 100% da nota.Os alunos que passarem na avaliação regular podem inscrever-se para melhoria apenas na época de recurso.Considera-se que o aluno teve aprovação à disciplina se tiver nota superior ou igual a 9.5 valores.
Bibliografia- Mota, A, C. Barroso, J. Nunes, L. Oliveira, M. Ferreira e P. Inácio, 2020, Finanças Empresariais, Teoria e Prática, Sílabo, 6ª edição.- Hillier, D., Ross, S., Westerfield, R., Jaffe, J., and Jordan, B., 2016, Corporate Finance, 3rd European edition, McGraw-Hill.
Bibliografia Opcional- Brealey, R., S. Myers and F. Allen, 2013, Principles of Corporate Finance, McGraw-Hill, 13th. edition.- Damodaran, A., 2018, Applied Corporate Finance, John Wiley & Sons, 4th. edition.
Gestão Integrada das Operações
A presente UC pretende dar aos alunos uma visão abrangente da gestão das operações e do seu impacto na competitividade das empresas, salientando o alinhamento dos objectivos das operações com os da empresa, a concepção do sistema de operações e o planeamento e gestão do mesmo, ao longo do tempo.
ProgramaI - Introdução
CP1: Introdução à Gestão de Operações
CP2: Performance e estratégia das operações.
CP3: Estrutura e âmbito das Operações
II - Design da Operação
CP4: Design do processo.
CP5: Organização do espaço e dos fluxos
III - Planeamento e controlo
CP6: Gestão da capacidade
CP7: Gestão de materiais
CP8: Teoria das restrições
CP9: Gestão da Cadeia de Abastecimento
CP10: Sistemas Lean.
CP11: Gestão da Qualidade.
OPÇÃO 1:Avaliação periódica: 1. Teste intercalar - 40%2. Teste final, individual - 60%Os alunos deverão obter uma classificação mínima de 8 valores no teste intercalar e no teste final. A nota final de passagem é de 10 valores ou superior.OPÇÃO 2:Exame no final do semestre - 100%A aprovação é obtida com uma classificação de 10 valores ou superior.
Bibliografia? Slack, N. e Brandon-Jones, A., 2019, Operations Management, 9ª Edição, Pearson
Bibliografia Opcional? Goldratt, E. e J. Cox, 1992, The Goal ? a process of ongoing improvement, 2ª edição revista, North River Press.? Jacobs. F. R. e Chase, R. B. 2014, Operations and supply chain management, 14ª edição, McGraw-Hill.? Krajewski, L.J., Malhotra, M.K. e Ritzman, L.P., 2019, Operations Management ? processes and supply chains, 12ª edição, Pearson
Investigação Operacional
Pretende-se que os alunos conheçam os conceitos básicos de investigação operacional, nomeadamente ao nível dos modelos e das técnicas de resolução, no âmbito da programação linear, dos modelos em redes e da gestão de projectos; e que sejam capazes de aplicá-los em contextos reais, como sejam os de planeamento e da gestão eficiente de bens e recursos.
ProgramaCP1. PROGRAMAÇÃO LINEAR E PROGRAMAÇÃO LINEAR INTEIRA
1.1. Formulações em programação linear
1.2. Programas de optimização
1.3. Interpretação económica e análise de sensibilidade
1.4. Formulações em programação linear inteira e mista
CP2. MODELOS EM REDES
2.1. Problema da árvore de suporte de custo mínimo
2.2. Problema do caminho mais curto
2.3. Problema do fluxo máximo
2.4. Problema do fluxo de custo mínimo
CP3. GESTÃO DE PROJECTOS
3.1. Redes ANA e ANN
3.2. Análise temporal: CPM e PERT
3.3. Análise económica
3.4. Gestão de recursos
Avaliação periódica:i)Trabalho de grupo: 20% (até 5 estudantes; pode ter discussão oral)ii)Teste intermédio: 30%iii)Teste final: 50% (classificação >= 7,5)iv) Média ponderada dos testes escritos >= 7,5v)Presença em, pelo menos, 2/3 das aulas.Avaliação por exame: 100%Em ambos os regimes de avaliação (periódica ou por exame), o estudante pode ser sujeito a exame oral se classificação final >= 9,5 valores.
Bibliografia-Winston, W.L. (2004). Operations Research: Applications and Algorithms, 4th Ed., Duxbury Press.-Ragsdale, C.T. (2017). Spreadsheet Modeling and Decision Analysis: A Practical Introduction to Business Analytics. 8th Ed. Cemgage Learning.-Hillier, F.S. and Lieberman, G.J. (2014). Introduction to Operations Research, 10th Ed., McGraw-Hill.
Bibliografia Opcional-Taha, H.A. (2017). Operations Research: an introduction, 10th Ed., Pearson.-Ragsdale, C.T. (2001). Spreadsheet Modeling and Decision Analysis: A Practical Introduction to management science. 3rd Ed., South-western College Publishing.-Eiselt, H.A., Sandblom, C. L. (2012). Operations Research: A model-based approach, Springer.-Lecture notes of Linear Programming, Network Optimization and Project Management.
Gestão de Recursos Humanos
Esta UC pretende desenvolver as capacidades de análise das principais políticas de Gestão de Recursos Humanos, de identificação das suas possíveis aplicações e articulação com a Gestão Geral
Programa1. Introdução à Gestão de Recursos Humanos
2. GRH, gestão geral e desempenho
3. As tendências atuais e o futuro do trabalho
4. Processos e atividades da GRH
4.1 Análise e descrição de funções
4.2 planeamento de RH
4.3 Recrutamento e seleção
4.4 Acolhimento, integração e socialização
4.5 Formação
4.6 Gestão do desempenho
4.6 Carreiras
4.7 Remunerações e recompensas
1. Avaliação periódica : - dois testes intercalares 70% (35% cada)- trabalho de grupo 30%Para aprovação em avaliação periódica, cada elemento de avaliação deve ter nota mínima de 7,5v e avaliação final com nota maior ou igual a 9,5v. Os estudantes excluídos da avaliação periódica poderão efetuar avaliação final (100%). 2. Avaliação Final: avaliação final 100%
Bibliografia- Dessler, G. (2018). Fundamentals of Human Resource Management (5th Edition). New York: Pearson.- Duarte, A., Nascimento, G., Almeida, F. (2019). Gestão de pessoas 4.0 - Entre a Continuidade e a Reinvençºao. In MAchado, C., Davim, J. (coords). Organização e Politicas Empresariais. Ed Atual Almedina. Lisboa- Ferreira, A., Martinez, L. Nunes, F. e Duarte, H. (2015). GRH para Gestores. Lisboa: Editora RH.- Tyson, S. e York, A. (2005) Essentials of HRM. Burlington: Elsevier.- Crawshaw, Budhwar & Davis (Eds.) (2014). HRM: Strategic and International Perspective. Sage.- Sekiou, Blondin, Fabi, Peretti, Bayad, Alis e Chevalier (2009). Gestão dos Recursos Humanos. Lisboa, Instituto Piaget.
Bibliografia Opcional- Ivancevich, J (2008). Gestão de Recursos Humanos. São Paulo: McGraw-Hill - Martinez, L., Ferreira, A. E Lopes, M. (2013). Gerir pessoas: Exemplos de boas práticas em Portugal. Lisboa:Edições Sílabo.- Williams, M., McDaniel, M.. e Nguyen, N. (2006). A Meta-Analysis of the Antecedents and Consequences of Pay Level Satisfaction. Journal of Applied Psychology, 91 (2), 392-413.
Projecto Empresarial
-
Programa1. Análise de Contexto
2. Proposta de Solução
3. Modelo de Governo
4. Plano Económico e Financeiro
5. Business Model Canvas
A avaliação processa-se em dois modelos: Avaliação Contínua e Exame.Avaliação ContínuaAvaliação de Grupo: 60%- Milestones: 10%/cada (x5)- Shark Tank Académico: 10%Avaliação Individual: 40%- Dinâmicas de Grupo: 5% (x4)- Discussão Individual: 20% (mínimo de 8 valores)Exame (apenas estatutos especiais): 100% (mínimo de 10 valores)
BibliografiaEuropean Commission. 2014. Guide to Cost Benefit Analysis of Investment Projects.Pereira, L.; Lopes da Costa, R.; Antonio, N. 2020. Projeto Empresarial - A arte de criação de valor. Atual Editora. 1.ª Edição.Project Management Institute. 2017. PMBOK - Project Management Body of Knowledge. 6th Edition
Bibliografia OpcionalPereira, L. 2014. Como Criar Riqueza - A competência do gestor na economia real. Bnomics. 1.ª EdiçãoBusiness Case Institute. 2016. BCBOK - Business Case Body of Knowledge. Business Case Institute. 1st EditionAustralian Government. 2009. Gateway Review Process ? Helping your projects succeed. Department of Treasury and Finance: State Government: Victoria ? Australia.European Commission. 2014. Guide to Cost Benefit Analysis of Investment Projects.Australian Government. 2009. Gateway Review Process ? Helping your projects succeed. Department of Treasury and Finance: State Government: Victoria ? Australia.
Optativa 5
Optativa 9
Optativas recomendadas
O funcionamento das unidades curriculares optativas está sujeito a um número mínimo de inscrições.
2.º semestre
00223 | Economia Social e Solidária (ECSH | Econ)
01109 | Economia do Ambiente e dos Recursos Naturais (IBS | Econ)
02837 | Economia da Saúde (IBS | Econ)
03214 | Fraude e Contabilidade Forense (IBS | Cont)
L0558 | Gestão Comparada Internacional (IBS | GG)
L0607 | Controlo de Gestão (IBS | Cont)
L1807 | Comunicação em Marketing (IBS | Mkt)
L1814 | Marketing de Serviços (IBS | Mkt)
L1830 | Marketing Pessoal (IBS | Mkt)
L5323 | Modelos em Investigação de Mercados (IBS | EAD)
L6046 | Gestão de Activos Financeiros (IBS | Fin)
L6047 | Modelização Financeira e Plano de Negócios (IBS | Fin)
Acreditações
