Gestão
Acreditações
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Propinas UE (2025/2026)
Propinas fora da UE (2025/2026)
Plano de Estudos para 2025/2026
Unidades curriculares | Créditos | |
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1º Ano | ||
Fundamentos de Gestão Sustentável
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Programação para Gestão
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Microeconomia
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Contabilidade Financeira
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Fundamentos de Marketing
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Cálculo Diferencial e Integral
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Contabilidade de Gestão
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Introdução às Finanças
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Complementos de Cálculo Diferencial
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Trabalho Académico com Inteligência Artificial
2.0 ECTS
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Optativas > Competências Transversais > Condicionadas > Condicionada 1 | 2.0 |
Escrita de Textos Técnicos e Científicos
2.0 ECTS
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Optativas > Competências Transversais > Condicionadas > Condicionada 1 | 2.0 |
Apresentações em Público com Técnicas Teatrais
2.0 ECTS
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Optativas > Competências Transversais > Condicionadas > Condicionada 2 | 2.0 |
Técnicas de Comunicação
2.0 ECTS
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Optativas > Competências Transversais > Condicionadas > Condicionada 2 | 2.0 |
Introdução ao Design Thinking
2.0 ECTS
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Optativas > Competências Transversais > Condicionadas > Condicionada 3 | 2.0 |
Excel Avançado
2.0 ECTS
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Optativas > Competências Transversais > Condicionadas > Condicionada 3 | 2.0 |
Competências para o Mercado de Trabalho
2.0 ECTS
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Optativas > Competências Transversais > Condicionadas > Condicionada 3 | 2.0 |
Pensamento Crítico
2.0 ECTS
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Optativas > Competências Transversais > Condicionadas > Condicionada 3 | 2.0 |
2º Ano | ||
Gestão de Recursos Humanos
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Investimentos
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Liderança e Comportamento Organizacional
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Marketing Operacional
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Macroeconomia
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Direito das Sociedades Comerciais
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Análise e Visualização de Dados
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Relato de Informação Financeira
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Investigação Operacional
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Investimentos
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Fiscalidade
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
3º Ano | ||
Empreendedorismo Empresarial
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Métodos Analíticos de Apoio à Decisão
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Estratégia Empresarial
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Projecto Empresarial
12.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 12.0 |
Gestão Integrada das Operações
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Finanças de Empresa
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Incerteza e Tomada de Decisão
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Fundamentos de Gestão Sustentável
OA1 - Compreender e debater as conceitos fundamentais da gestão e das organizações.
OA2 - Identificar e debater as questões de ética, gestão responsável e a sustenatabilidade nas diversas dimensões da gestão organizacional
OA3 - Identificar e desenvolver competências de gestão
OA4 - Familiarizar com movimentos globais que impactam na gestão e nas organizações do futuro
CP1 - Gestão e Organizações
CP2 - Gestão ética, responsável e sustentabilidade
CP3 - Gestão de pessoas, grupos e equipas
CP4 - Gestão da mudança e da transição digital
CP5 - Gestão da globalização
A UC está estruturada em 2 tipos de aulas:
- teóricas com apresentação dos conceitos, das perspectivas teóricas e dos conteúdos de desenvolvimento de forma expositiva;
- teórico-práticas onde serão feitas apresentações de grupo, seguidas de discussão alargada.
Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA):
1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência
2. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo
3. Activas com apresentações de grupo
4. Auto-estudo
Laasch, O. (2021). Principles of Management (2nd Edition). SAGE Publications, Ltd. (UK)
Clegg, S., Pitsis, T. and Mount, M (2022). Managing and organizations, SAGE
Artigos e textos a fornecer pelo docente
Programação para Gestão
Com esta unidade curricular o aluno deverá ficar apto a:
OA1. Organizar dados e informação estruturada, e usar tabelas dinâmicas (numa folha de cálculo).
OA2. Desenvolver funções que implementem algoritmos simples, usando variáveis e estruturas de controlo.
OA3. Manipular objetos e desenvolver classes de objetos simples.
OA4: Fazer um programa em Python que utilize tipos estruturados de dados: tuplos, listas, dicionários
OA5: Utilizar a biblioteca numpy para criar e manipular vectores e matrizes
OA6: Utilizar a biblioteca pandas para criar e manipular tabelas de dados
OA7: Importar um ficheiro e manipular os seus dados
OA8: importar, preparar e visualizar dados graficamente
Introdução e Fundamentos
CP1. Organização de dados e tabelas dinâmicas
CP2. Variáveis e estruturas de controlo
CP3. Funções, invocação, e argumentos
CP4: Procedimentos e input/output
CP5. Objetos e classes de objetos
CP6. Tipos estruturados de informação: tuplos, listas e dicionários
CP7. Utilização básica de arrays NumPy: Vetores e Matrizes
CP8. Biblioteca Pandas e as suas principais estruturas de dados
CP9. leitura de ficheiros, representação e gravação de dados
CP10. Agregação de dados, operações de grupo e Pivot tables
CP11. Visualização gráfica de dados
Avaliação Periódica:
- Trabalho de grupo (40%): Projecto, obrigatório, sem nota mínima.
- Teste individual (60%): Teste escrito, intercalar, previsto para ser online e apoio por Zoom, obrigatório, com nota mínima de 8 (em 20).
Exame Final (100%):
- Exame escrito individual, sem consulta, com toda a matéria.
Realiza exame final – na época 1, 2 ou especial, quem não concluir a avaliação periódica com uma nota média superior ou igual a 10 (em 20).
A assiduidade não é requisito de aprovação.
Martins, João (2015). Programação em Python: Introdução à programação com múltiplos paradigmas. Lisboa: Instituto Superior Técnico. ISBN 9789898481474
VanderPlas, Jake (2017). Python Data Science Handbook: Essential Tools for Working with Data (2nd. ed.). Boston, USA: O'Reilly Media. ISBN 9781491912058
McKinney, Wes (2018). Python for Data Analysis - Data Wrangling with Pandas, NumPy, and Ipython (2nd. Ed.). Boston, USA: O'Reilly Media, Inc. ISBN 9781491957639
Myatt, Glenn J., & Johnson, Wayne (2014). Making Sense of Data I: A Practical Guide to Exploratory Data Analysis and Data Mining (2nd. Ed.). John Wiley & Sons, Inc. ISBN 9781118407417
Vasconcelos, José, & Barão, Alexandre (2017). Ciência Dos Dados Nas Organizações - Aplicações Em Python. Lisboa: FCA Editora. ISBN 9789727228850
Zumstein, Felix (2021). Python for Excel - A Modern Environment for Automation and Data Analysis. Boston, USA: O'Reilly Media, Inc. ISBN 9781492081005
Microeconomia
No final da unidade curricular o aluno deve:
OA1. conhecer os principais conceitos da teoria microeconómica;
OA2. compreender as técnicas de modelização relevantes;
OA3. mobilizar conhecimentos teóricos na análise dos fenómenos observados em mercados reais;
OA4. articular as abordagens conceptual, matemática e gráfica na resolução de problemas concretos.
P1. Introdução ao funcionamento do mercado: procura, oferta e equilíbrio.
P2. Teoria do consumidor
Restrição orçamental e possibilidades de escolha; preferências e utilidade; escolha ótima; procura individual e de mercado; elasticidades; extensões ao modelo do consumidor racional.
P3. Teoria do produtor
Tecnologia e função de produção no curto e no longo prazo, produtividades marginais e rendimentos à escala; custos no curto e no longo prazo; maximização do lucro.
P4. A estrutura do mercado
Concorrência perfeita: condições; oferta individual e oferta de mercado; equilíbrio no curto e no longo prazo; excedentes do consumidor e do produtor; eficiência; introdução às falhas de mercado.
Monopólio: escolha do monopolista; Carga excedentária do monopólio; monopólios naturais; discriminação de preços.
Concorrência imperfeita: conceitos básicos de teoria dos jogos; equilíbrio de Nash; exemplos de modelos de oligopólio; coligações e regulação.
A avaliação ao longo do semestre inclui os seguintes elementos:
- Dois mini-testes online, com um peso igual de 20% cada (haverá três mini-testes, contam os dois melhores);
- Participação nas aulas, incluindo a resolução de exercícios (10%);
- Prova escrita no final do semestre (50%).*
* Para obter aprovação na disciplina, a nota da prova escrita não pode ser inferior a 8,5v.
Os alunos podem optar por realizar apenas um exame final a contar 100% da nota.
Frank, R., and Cartwright, E., Microeconomics and Behavior, 2021, 10ª Ed, New York: McGrawHill.
Pindyck, R.S. e D.L. Rubinfeld, Microeconomics, 2018, 9ª Ed, New Jersey: Pearson Prentice-Hall.
Krugman, P. e Wells, R., Microeconomics, 2017, 5ª Ed, New York: Worth Publishers.
Varian, H. e Melitz, M., Intermediate Microeconomics, A Modern Approach, 2024, 10ª Ed, W. W. Norton & Company,
Contabilidade Financeira
Esta UC tem os seguintes objectivos:
1. Compreender o objectivo da Contabilidade financeira
2. Compreender a equação fundamental da contabilidade
3. Analisar e descrever o efeito das transacções na equação fundamental da contabilidade
4. Compreender as demonstrações financeiras e a forma como elas são preparadas
Capítulo 1 Demonstrações financeiras e decisões de negócio
Capítulo 2 Decisões de investimento e de financiamento e o balanço
Capítulo 3 Decisões operacionais e a demonstração dos resultados
Capítulo 4 Ajustamentos, demonstrações financeiras e qualidade dos resultados
Capítulo 5 Reporte e interpretação dos réditos das vendas, dívidas a receber e caixa
Capítulo 6 Reporte e interpretação do custo das vendas e inventários
A avaliação desta UC poderá feita de duas formas distintas:
I) Por avaliação contínua, para os alunos que assegurem uma assiduidade mínima de 80%, considerando as seguintes ponderações: 25% para um teste individual (mín. 8 valores); 25% para trabalhos de grupo; 50% para um teste final individual (mín. 8 valores).
II) Através de exame final.
Obterão aprovação os alunos com classificação final igual ou superior a 10 valores. Classificações superiores a 16 valores terão de realizar uma oral.
Sistema de normalização contabilística, 2009.
Short, Libby and Libby, 2011, Financial Accounting: global edition, McGraw Hill.
Weygandt, Kimmel and Kieso, 2011, Financial Accounting: IFRS Edition, Wiley.
Harrinson, Horngren, Thomas and Suwardy, 2011, Financial Accounting: international accounting reporting standards, Pearson.
Fundamentos de Marketing
Cálculo Diferencial e Integral
Contabilidade de Gestão
Após frequência e aprovação nesta Unidade Curricular os alunos devem estar habilitados a:
- Aplicar os métodos de imputação dos custos a diferentes objectos de custeio;
- Identificar os efeitos que a adopção de diferentes sistemas de custeio provoca nos resultados;
- Identificar a aplicar princípios básicos de uso de informação para a tomada de decisão.
1.Objectivos da contabilidade de gestão
2.Introdução aos conceitos e classificação de custos
3.Sistemas de custeio e efeitos nos resultados e inventários
4.Imputação de custos indirectos
5.Imputação dos custos conjuntos
6.Produção por ordens de encomenda
7.Produção por processos
8.Introdução à análise custos/volume/ resultados
1.Avaliação contínua: Assiduidade, pontualidade e participação 5%; Resolução de exercícios 5%; 2 mini testes 20% cada; Frequência 50%; Assiduidade maior ou igual a 80 %; Nota mínima de 7 na média dos mini testes; Nota mínima de 8 na frequência. 2.Avaliação não contínua:Exame Época Normal e Época de Recurso; Aprovação obriga a nota mínima de 10. Alunos com nota entre 8 e 10 farão oral. 3. Alunos com classificação superior a 16 farão defesa de nota
BibliografiaHorngren, C.; Bhimani, A.; Datar, S. e Foster, G. (2008) Management and Cost Accounting, 4rd edition, Prentice-Hall (European Edition).
Atkinson, A.A., Kaplan, R.S., Matsumura, E.M. and Young, S.M. (2007) Management Accounting, Fifth Edition, Upper Saddle River, NJ: Pearson Education.
Young, S.M. (2004) Readings in Management Accounting, Fourth Edition, Upper Saddle River, NJ: Pearson Education.
Drury, C. (2009) Management Accounting for Business, 4th Edition,
Franco, V., Oliveira, A.V., Morais, A.I., Oliveira, B.J., Lourenço, I., Major, M.J., Jesus, M.A. e Serrasqueiro, R. (2009) Os Custos, os Resultados e a Informação para a Gestão, Lisboa: Livros Horizonte.
Introdução às Finanças
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
1. Explicar os conceitos de valor financeiro do tempo, actualização e capitalização e saber comparar fluxos financeiros com diferentes timings;
2. Saber calcular fluxos financeiros de operações de aplicação e de financiamento.
3. Caracterizar o funcionamento dos principais mercados financeiros;
4. Saber operar com taxas de câmbio e taxas de juro;
5. Descrever o conceito de rendibilidade e sua articulação com a estrutura financeira de uma empresa e saber calcular e interpretar os principais indicadores de rendibilidade;
6. Saber analisar a situação financeira de uma empresa e calcular e interpretar os principais indicadores financeiros;
7. Descrever e calcular o conceito de working capital e analisar o seu efeito na situação financeira da empresa;
8. Descrever e calcular o cash flow num projecto de investimento;
9. Calcular e interpretar os principais critérios de avaliação de um projecto.
I - Valor Financeiro do Tempo
1. A noção de juro, consumo e poupança
2. Taxa de juro nominal e real
3. Intermediação financeira e risco
4. Juros simples e compostos
5. Conceitos de actualização e capitalização
6. Fluxos periódicos e regulares: rendas
7. Aplicações a operações de financiamento
II - Mercados, Instrumentos e Instituições Financeiras
1. Mercado cambial: a taxa de câmbio
2. Mercado monetário: a taxa de juro
3. Mercado de capitais: primário e secundário
4. As Instituições financeiras
5. A informação financeira: fontes e análise
III - A Análise Financeira da Empresa
1. Fluxos financeiros/económicos
2. Resultados e indicadores de rendibilidade
3. Leverage financeiro
4. Origens e aplicações de fundos
5. Working capital
6. Equilíbrio financeiro
7. Análise de fluxos financeiros
IV - Investimentos Reais
1. Natureza
2. Conceito de cash flow
3. Metodologia de avaliação
4. A taxa de actualização
5. Critérios de avaliação: VAL, TIR, IRP e PRI
Avaliação ao longo do semestre:
Não existe assiduidade mínima obrigatória.
Realização de 2 Testes:
1. Teste Intermédio – vale 40% da nota final, é presencial, e sem nota mínima. Incide sobre os pontos I e II do Conteúdo Programático;
2. Teste Final – vale 60% da nota final, é presencial (no mesmo momento do Exame de 1.ª Época), e sem nota mínima. Incide sobre os pontos III e IV do Conteúdo Programático.
Para a realização do Teste Intermédio e do Teste Final pode ser requerida inscrição prévia obrigatória.
Avaliação por exame:
Quer o Exame de 1.ª Época, quer o de 2.ª Época, vale 100% da nota final, e é presencial. Cada exame incide sobre todos os pontos do Conteúdo Programático.
Mota, A. G., Barroso, C., Soares, H. e Laureano, L., 2023, "Introdução às Finanças - Fundamentos de Finanças com Casos Práticos Resolvidos e Propostos", Edições Sílabo, 4ª Edição, Lisboa, EAN 9789895613298 - https://silabo.pt/catalogo/gestao-organizacional/financas/livro/introducao-as-financas/
Mota, A. G., Barroso, C., Soares, H. e Laureano, L., 2024, " Introduction to Finance - Fundamentals of Finance with Solved Exercises and Follow-up Exercises", Edições Sílabo, 4th Edition, Lisboa, - ISBN
https://silabo.pt/catalogo/gestao-organizacional/livro/introduction-to-finance-e-book/
Brealey, Richard A., Myers, Stewart C. e Franklin Allen, 2019, "ISE Principles of Corporate Finance", 13th Edition, McGraw Hill Education. ISBN-13: 978-1260565553 - https://www.amazon.com/Principles-Corporate-Finance-Richard-Brealey/dp/1260565556/ref=sr_1_1?crid=15NY5DGEOK65Z&keywords=corporate+finance+brealey&qid=1704553527&sprefix=corporate+finance+brealey%2Caps%2C183&sr=8-1
Ross, S., Westerfield R. e B. Jordan, 2021, "Fundamentals of Corporate Finance ISE", 13th Edition, McGraw-Hill. ISBN: 9781265553609 - https://www.amazon.com/Fundamentals-Corporate-Finance-International-Textbook/dp/1265553602/ref=sr_1_1?crid=26P0JNL6N6KZL&keywords=fund
Complementos de Cálculo Diferencial
Trabalho Académico com Inteligência Artificial
OA1. Conhecer a estrutura, linguagem e procedimentos éticos e normativos (APA) para elaboração de textos académicos.
OA2. Aprender como utilizar os modelos generativos para a elaboração de trabalhos académicos.
OA3. Discutir procedimentos de análise, pertinência e fiabilidade dos dados gerados por IA.
OA4. Reconhecer implicações éticas na utilização de IA Generativa em contexto académico. Os objetivos de aprendizagem serão alcançados através de atividades práticas e reflexivas, tais como:
• Discussões em grupo;
• Análise de textos;
• Defesa oral;
• Exercícos práticos.
CP1. Introdução: escrita académica e modelos generativos:
- Perceber como funciona a Inteligencia Atificial Generativa: o caminho que se percorre para o uso de IA generativa no ambiente académico.
CP2. Procedimentos de planeamento e construção de textos argumentativos com auxílio de IA:
- Identificar as possibilidades e as alucinações nas respostas produzidas por IA Generativa.
CP3. Análise crítica de textos produzidos: identificação e referenciação de fontes de dados e análise da sua relevância face aos objetivos dos trabalhos académicos:
- Explorar as possibilidades de validação dos dados e o potencial de uso das ferramentas de IA Generativa na produção de trabalhos académicos.
CP4. Oportunidades e riscos de utilização de IA: guia de boas práticas para acesso, partilha e utilização de IA Generativa em contexto académico:
- Compreender as dinâmicas na utilização responsável e eticamente comprometida ao realizar trabalhos académicos com ferramentas de IA Generativa.
A avaliação da UC visa aferir o desenvolvimento das competências dos estudantes na utilização informada de modelos generativos enquanto auxiliares de produção de trabalho académico. A Avaliação ao Longo do Semestre contempla as seguintes atividades:
1.Atividades individuais (50%)
1.1Participação nas atividades ao longo do semestre (10%).
Descrição: esta componente visa aferir os contributos específicos de cada estudante nas atividades realizadas.
Avaliação: intervenções em sala de aula; pertinência dos contributos específicos do estudante nos debates.
1.2 Simulações de prompts com ferramentas de IA em contexto académico (20%).
Descrição: o estudante deve criar uma prompt clara/justificada, bem estruturada, de acordo com o guião proposto pelo docente em aula.
Avaliação: (submeter no moodle), competências de comunicação e do trabalho em equipa com base na qualidade das simulações de prompts realizadas.
1.3 Defesa Oral - apresentação do grupo -5 min. debate -5 min.(20%).
Descrição: cada estudante deve apresentar à turma, os seus contributos no trabalho realizado.
Avaliação: após a apresentação do estudante, haverá uma sessão de perguntas e respostas.
2. Atividades em grupo (50%) [os estudantes são organizados em grupos de/até 5 elementos, constituídos de forma aleatória]
2.1 Apresentações em grupo, revisões, edições e validações dos conteúdos produzidos por IA (20%):
Descrição: formação de grupos de trabalho para rever e editar os textos, utilizando os modelos generativos.
Avaliação: (submeter no moodle),recolha de informações relevantes, a clareza e o caráter inovador da utilização de promts estruturadas.
2.2 Desenvolvimento de estratégias para fazer as revisões, edições e validações dos conteúdos produzidos por IA (10%).
Descrição: ao final de cada etapa da atividade, os estudantes terão de promover avaliações críticas, pela reflexão sobre os desafios éticos da integração da IAG em ambiente académico.
Avaliação: (submeter no moodle), os trabalhos serão corrigidos e avaliados com base na precisão e conformidade com a qualidade das revisões, edições e a participação dos estudantes nos feedbacks fornecidos aos colegas.
2.3 Simulações de Apresentações dos Projetos Finais (20%):
Descrição: os grupos elegem um tema e criam um projeto fictício seguindo a estrutura de um relatório técnico ou texto científico, fazendo uma apresentação do seu projeto em sala de aula (5 min.) e debatem o tema (5 min.).
Avaliação: (submeter no moodle): organização, conteúdo, uso correto da estrutura e procedimentos do trabalho académico.
Considerações Gerais: na Avaliação ao Longo do Semestre será dado o feedback sobre o desempenho do estudante em cada atividade. Para fazer a avaliação ao longo do semestre, os estudantes devem estar presentes em 80% das aulas e terem mais de 7 valores em cada uma das avaliações.
Havendo dúvidas sobre a participação nas atividades realizadas, o docente pode solicitar uma discussão oral. Avaliação final: Teste escrito presencial (100%).
Cotton, D. R., Cotton, P. A., & Shipway, J. R. (2023). Chatting and cheating: Ensuring academic integrity in the era of ChatGPT. Innovations in Education and Teaching International, 1-12.
D'Alte, P., & D'Alte, L. (2023). Para uma avaliação do ChatGPT como ferramenta auxiliar de escrita de textos académicos. Revista Bibliomar, 22 (1), p. 122-138. DOI: 10.18764/2526-6160v22n1.2023.6.
Kasneci, E., Seßler, K., Küchemann, S., Bannert, M., Dementieva, D., Fischer, F., ... & Kasneci, G. (2023). ChatGPT for good? On opportunities and challenges of large language models for education. Learning and Individual Differences, 103, 102274.
Ribeiro, A. & Rosa, A. (2024). Descobrindo o potencial do CHATGPT em sala de aula: guia para professores e alunos. Atlantic Books. "
Cowen, T., & Tabarrok, A. T. (2023). How to learn and teach economics with large language models, including GPT. GMU Working Paper in Economics No. 23-18, http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.4391863 Lund, B. D., Wang, T., Mannuru, N. R., Nie, B., Shimray, S., & Wang, Z. (2023). ChatGPT and a new academic reality: Artificial Intelligence‐written research papers and the ethics of the large language models in scholarly publishing. Journal of the Association for Information Science and Technology, 74(5), 570-581. Strunk, William (1918) Elements of Style Korinek, A. (2023). Language models and cognitive automation for economic research (No. w30957). National Bureau of Economic Research. https://www.nber.org/papers/w30957
Escrita de Textos Técnicos e Científicos
OA1. Desenvolver competências de identificação e compreensão dos processos básicos de produção de conhecimento técnico e científico.
OA2. Conhecer, identificar e resumir, os procedimentos comuns subjacentes ao texto técnico e cientifico.
OA3. Identificar a estrutura da escrita de relatórios técnicos e textos científicos.
OA4. Saber utilizar Normas APA na escrita de textos técnicos e científicos (normas em dissertações e teses no Iscte).
Os objetivos de aprendizagem serão alcançados através de atividades práticas e reflexivas, apoiadas no método de ensino ativo e participativo que privilegia a aprendizagem experiencial. As aulas serão compostas por atividades, tais como:
• Discussões em grupo;
• Exposição e defesa oral;
• Análise de textos;
• Apresentações de projeto;
• Reflexão individual.
CP1: Introdução à investigação científica: conceitos e processos. Perguntas de Investigação. Processos: etapas (Identificação do problema; Revisão da literatura; Definição de objetivos e hipóteses; Seleção da metodologia; recolha e seleção de fontes; Análise de dados; Conclusões e recomendações).
CP2: Técnicas de resumo e análise de artigos científicos. Identificação de fontes relevantes, avaliação da literatura e síntese de informações. Ética, consentimento informado, confidencialidade e integridade na investigação. Métodos de recolha de dados.
CP3: Estrutura e organização de trabalhos de investigação: elementos pré-textuais (capa, folha de rosto, resumo, palavras-chave, índice), textuais (introdução, revisão da literatura, metodologia, resultados, discussão) e pós-textuais (conclusão, referências, apêndices, anexos). Elaboração de estrutura com base em temas fornecidos pelo docente.
CP4: Aplicação das Normas APA na escrita científica e relatórios académicos.
A avaliação da UC visa aferir a aquisição de competências dos/as estudantes em aspetos essenciais da escrita de textos, em contexto académico. A Avaliação ao Longo do Semestre contempla atividades que abrangem diferentes aspetos do processo da escrita técnica e científica, incluindo atividades de trabalho em grupo e individual:
Atividades em grupo (70%) [os estudantes são organizados em grupos de 4 elementos, constituídos de forma aleatória].
1- Discussões em grupo com estudos de caso (20%):
Descrição: cada grupo recebe um estudo de caso para analisar, devendo identificar o tipo de texto; o(s) problema(s) de investigação, as hipóteses, metodologias utilizadas e fontes de dados. Os resultados do trabalho realizado são apresentados em sala aos colegas(Tempo/grupo: apresentação- 3 min.; debate- 5 min.).
Avaliação (oral): baseada na participação ativa, na qualidade da análise e na clareza da apresentação.
2 - Exercícios de pesquisa e aplicação das normas APA (20%).
Descrição: Os estudantes realizam exercícios práticos de pesquisa em contexto (temático) de referências bibliográficas, de formatação das mesmas e citação segundo as Normas APA. Avaliação (trabalho escrito a submeter no moodle): Os exercícios serão corrigidos e avaliados com base na precisão e conformidade com as Normas APA.
3 - Simulações de Apresentações de Projetos (30%):
Descrição: os grupos elegem um tema e criam um projeto fictício seguindo a estrutura de um relatório técnico ou texto científico, fazendo uma apresentação do seu projeto em sala de aula (Tempo/grupo: apresentação 3 min.; debate: 5 min.). O trabalho é depois revisto seguindo os comentários.
Avaliação: (Componente oral e conteúdos em suporte escrito/digital a submeter no moodle): organização, conteúdo, uso correto da estrutura e procedimentos do trabalho académico, capacidade de resposta às perguntas colocadas por colegas e docente.
Atividades individuais (30%):
1 - Resumo de artigo científico (20%).
Descrição: Cada estudante deverá ler e resumir um artigo científico.
Avaliação: Os resumos realizados presencialmente em aula, serão avaliados na sua capacidade de identificação e síntese dos elementos essenciais do texto.
2 - Participação nas atividades ao longo do semestre (10%).
Descrição: esta componente visa aferir os contributos específicos de cada estudante nas atividades realizadas ao longo do semestre. Avaliação: Intervenções em sala de aula; pertinência dos contributos específicos do estudante nos debates; relação colaborativa com os colegas. Para fazer a avaliação ao longo do semestre, o estudante deve estar presente em 80% das aulas ter mais de 7 (sete) valores em cada uma das avaliações. Havendo dúvidas sobre a participação nas atividades realizadas, o docente pode solicitar uma discussão oral. Avaliação final: Teste escrito presencial (100%).
American Psychological Association (2020). Publication manual of the American Psychological Association, 7 edição APA.
Macagno, F. & Rapanta, C. (2021). Escrita académica: argumentação, lógica da escrita, ideias, estilo, artigos e papers. Pactor.
Ribeiro, A. & Rosa, A. (2024). Descobrindo o potencial do CHATGPT em sala de aula: guia para professores e alunos. Atlantic Books.
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Apresentações em Público com Técnicas Teatrais
OA1. Desenvolver competências técnicas específicas da comunicação oral para apresentações em público.
OA2. Conhecer e identificar estratégias para a utilização eficaz do aparelho vocal.
OA3. Identificar e melhorar a expressão corporal. OA4. Aprender técnicas de performance.
Os objetivos de aprendizagem serão alcançados através de atividades práticas e reflexivas, apoiadas no método de ensino ativo e participativo que privilegia a aprendizagem experiencial. Os conhecimentos adquiridos envolvem quer a teoria teatral, quer as técnicas específicas de comunicação oral. Os estudantes aprenderão sobre os fundamentos da expressão vocal, interpretação de personagens e improvisação, adaptando esses conhecimentos ao contexto das apresentações em público.
CP1: Preparação para a apresentação.
CP2: Técnicas da Comunicação não verbal.
CP3: Comunicação voz e corpo, o envolvimento da audiência. CP4: Prática de apresentação e feedback. Os objetivos de aprendizagem serão alcançados através de atividades práticas e reflexivas, apoiadas no método de ensino ativo e participativo que privilegia a aprendizagem experiencial. As aulas serão compostas por atividades, tais como: Vivências teatrais e discussões em grupo; Atidades práticas; Apresentações e exposição de trabalhos autónomos; Reflexão individual.
A avaliação da UC de Apresentações em Público com Técnicas Teatrais (APTT) visa aferir o desenvolvimento das competências dos estudantes em aspetos essenciais para apresentações em público. A estrutura da avaliação contempla atividades, abrangendo diferentes aspetos do processo de aprendizagem experiencial que envolvem quer as técnicas teatrais, quer as técnicas específicas da comunicação.
A Avaliação ao Longo do Semestre contempla atividades que abrangem diferentes aspetos do processo da elaboração de uma apresentação em público, incluindo atividades de trabalho em grupo e individual:
Atividades em grupo (50%) [os estudantes são desafiados a atuarem em grupos de/até 5 elementos, constituídos de forma aleatória e de acordo com cada proposta de atividade].
1-Apresentações Práticas: os estudantes serão avaliados com base nas suas apresentações em público:
Descrição: cada grupo recebe uma proposta de apresentação devendo identificar os elementos da atividade e atuar em conformidade com o objetivo.
Os resultados do trabalho realizado são apresentados em sala aos colegas (Tempo/grupo: AP – 5 a 10 min. reflexão - 5 min.).
Avaliação (oral): baseada na participação ativa, organização das ideias e a objetividade na comunicação, expressão vocal e corporal, o uso de técnicas teatrais e a performance. As apresentações poderão ser individuais ou em grupo, dependendo das atividades propostas.
Atividades individuais (50%)
1-Exercícios e Tarefas Escritas (Trabalhos Autónomos):
Descrição: além das apresentações práticas, os estudantes serão solicitados a realizar exercícios e tarefas escritas relacionadas com os conteúdos abordados em cada aula. Estas atividades incluem reflexões sobre técnicas aprendidas, criação de um vision board, análise de objetivos académicos, autoavaliação do estudante ao longo do semestre, respostas a perguntas teóricas e elaboração de guiões de apresentação. Avaliação: (Componente oral e conteúdos em suporte escrito), organização, conteúdo, uso correto da estrutura e dos procedimentos dos trabalhos autónomos propostos em cada aula, capacidade de resposta às perguntas colocadas por colegas e docente. As competências de comunicação e a qualidade do trabalho escrito serão avaliadas, com foco na clareza da apresentação. Essas atividades ajudarão a aferir a compreensão conceitual dos conteúdos lecionados.
Não haverá avaliação por exame final, sendo a aprovação determinada pela média ponderada das avaliações ao longo do semestre.
Considerações Gerais: na avaliação será dado o feedback aos estudantes sobre o desempenho em cada atividade.
Para concluir a UC nesta modalidade o estudante tem de estar presente em 80% das aulas e ter mais de 7 valores em cada uma das avaliações.
Prieto, G. (2014). Falar em Público - Arte e Técnica da Oratória. Escolar Editora.
Anderson, C. (2016). TED Talks: o guia oficial do TED para falar em público. Editora Intrinseca.
Luiz, P. (2019). Manual de Exercícios Criativos e Teatrais. Showtime. Rodrigues, A. (2022). A Natureza da Atividade Comunicativa. LisbonPress.
Técnicas de Comunicação
OA1. Adquirir conhecimentos e ferramentas para a observação, descrição e compreensão de situações e fenómenos que enquadram a atividade comunicativa.
OA2. Desenvolver competências para a comunicação em contextos multiculturais.
OA3. Aplicar as competências adquiridas em casos práticos, através de comunicação oral e escrita.
OA4. Utilizar as competências de forma proativa, tendo presente o papel desempenhado, a escolha de comportamentos e os recursos mobilizados na atividade comunicativa.
CP 1- Condições que desencadeiam e interferem na atividade comunicativa: modalidades, normas implícitas e explícitas e constrangimentos da atividade comunicativa em diferentes contextos;
CP 2- Etnometodologia da atividade comunicativa: interpretação de enunciados baseada em informações linguísticas, para-linguísticas, não linguísticas e contextuais.
CP 3- Observação da comunicação verbal e não-verbal: análise de gestos, postura, expressões faciais, contato visual (elementos da comunicação em interação, de reforço ou substituição da mensagem explicitada por palavras)
CP 4- Importância da escuta ativa na comunicação nos diferentes contextos culturais (interpretação e análise de fenómenos)
Avaliação ao longo do semestre:
Participação em aula: Avalia a presença, envolvimento e contributos individuais dos estudantes nas discussões e em atividades práticas (20%).
Trabalho em grupo: Os estudantes são organizados em grupos de até 4 elementos, constituídos de forma aleatória, com apoio do/a docente.
• Descrição: As atividades em grupo incidem na observação, interpretação e análise de fenómenos que contemplem as regras, normas e os constrangimentos da atividade comunicativa num estudo prático, utilizando os conteúdos aprendidos.
• Avaliação: Qualidade das produções escritas e da apresentação oral dos trabalhos desenvolvidos (escuta ativa), os quais devem necessariamente incorporar os comentários fornecidos pelos colegas de turma e pelo/a docente durante a realização das apresentações (40%).
Trabalho individual (com consulta, a realizar presencialmente, em sala, no calendário que for definido para as avaliações):
• Descrição: Segundo um guião definido pelo/a docente, os comentários feitos em sala de aula são aprofundados num relatório individual que tem por base substantiva duas apresentações feitas por outros colegas.
• Avaliação: De acordo com o guião; integração explícita de elementos previstos nos objetivos de aprendizagem (40%).
Para poder concluir a unidade curricular na modalidade de avaliação ao longo do semestre, o estudante não deve ter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação, incluindo a presença obrigatória em 75% das aulas. A avaliação final pode implicar uma discussão oral.
Avaliação final:
Ainda que não seja recomendado, os estudantes podem optar pela avaliação final através de um trabalho escrito segundo um enunciado que oportunamente será fornecido pelo/a docente. A avaliação final do trabalho implica a sua discussão oral com um painel de docentes (100%).
Almeida, M. L. & Wanderley, L.S.O (2020). Etnometodologia e seus bastidores nobons sons: desvendando percursos. REAd. Revista Eletrônica de Administração. http://dx.doi.org/10.1590/1413-2311.296.101860
Liddicoat, A.J. (2021). An introduction to conversation analysis. Bloomsbury.
Neves, J., Garrido, M. & Simões, E. (2006). Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais: Teoria e prática. Lisboa: Edições Sílabo.
Rodrigues, A. D. (2021). A natureza da Atividade comunicativa. Atlântico Books.
Introdução ao Design Thinking
OA1. Adquirir conhecimentos sobre os fundamentos e etapas do processo de Design Thinking
OA2. Desenvolver competências como pensamento crítico, colaboração, empatia e criatividade.
OA3. Aplicar o Design Thinking na resolução de problemas em diversas áreas, promovendo a inovação e a melhoria contínua.
CP1. Introdução ao Design Thinking e Etapa 1: Empatia (3h)
CP2. Etapas 2 e 3: Definição do problema e Ideação (3h)
CP3. Etapa 4: Prototipagem (3h)
CP4. Etapa 5: Teste e aplicação do Design Thinking em diferentes áreas (3h)
Modalidade de Avaliação ao Longo do Semestre
• Participação em aula (20%): avalia a presença, envolvimento e contribuição dos estudantes nas discussões e atividades em sala de aula.
• Trabalho individual (40%): os estudantes irão desenvolver um projeto individual aplicando o Design Thinking para resolver um problema específico. Serão avaliados quanto à aplicação das etapas do Design Thinking, qualidade das soluções propostas e criatividade.
• Trabalho em grupo (40%): os estudantes formarão grupos para desenvolver um projeto conjunto, aplicando o Design Thinking na resolução de um desafio real. A avaliação será baseada na aplicação das etapas do Design Thinking, qualidade das soluções e colaboração entre os membros do grupo.
Para poder concluir a unidade curricular na modalidade de Avaliação ao Longo do Semestre o/a estudante tem de estar presente em 75% das aulas e não pode obter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação.
A forte orientação para aprendizagem através de atividades práticas e de projeto justifica que nesta UC não esteja prevista a modalidade de avaliação final.
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Lewrick, M., Link, P., & Leifer, L. (2018). The design thinking playbook: Mindful digital transformation of teams, products, services, businesses and ecosystems. John Wiley & Sons.
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Excel Avançado
No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
OA1: Importar e validar dados eficazmente;
OA2: Utilizar funções estatísticas e lógicas para análises complexas de dados;
OA3: Identificar e corrigir mensagens de erro usando funções de informação;
OA4: Manipular datas e texto para resolver problemas específicos;
OA5: Aplicar formatação personalizada e filtros avançados para organizar dados;
OA6: Utilizar funções de consulta e referência para consolidar dados de diferentes fontes;
OA7: Criar e interpretar tabelas e gráficos dinâmicos para apresentar dados;
OA8: Desenvolver e utilizar macros de comandos para automação de tarefas.
Esses objetivos garantem que os estudantes adquirem conhecimentos avançados, aptidões práticas e competências técnicas para utilizar o Excel de forma eficaz em contextos profissionais exigentes.
CP1. Importação e validação de dados
CP2. Funções estatísticas
CP3. Funções lógicas
CP4. Mensagens de erro e funções de informação
CP5. Funções e aritmética de datas
CP6. Funções de manipulação de texto
CP7. Formatação personalizada e filtros avançados
CP8. Funções de consulta e referência
CP9. Consolidação, tabelas e gráficos dinâmicos
CP10. Introdução às macros
O processo de avaliação na unidade curricular de Excel Avançado segue as orientações do Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC). As modalidades de avaliação previstas no RGACC são a avaliação ao longo do semestre e a avaliação por exame:
1. Avaliação ao Longo do Semestre: Esta modalidade é regular durante o período curricular, utilizando diferentes instrumentos de avaliação contínua e formativa:
1.1. Participação e Assiduidade (20%):
1.1.1. Assiduidade (30%): A assiduidade mínima é de 80% (5 aulas). É da responsabilidade do aluno efetuar o registo automático da sua presença com o seu cartão de estudante, no início de cada aula.
1.1.2. Participação (70%):
- Exercícios práticos individuais a realizar em aula (50%), tais como, quizzes online no Moodle e/ou exercícios com recurso ao Excel;
- Exercícios práticos individuais a realizar em casa (50%), e com recurso ao Excel.
1.2. Curso Online (10%): Conclusão do curso online de Excel Avançado, incluindo quizzes após cada módulo. O aluno deve completar o curso online até às 23h59 do dia que antecede a 6ª aula do turno em que o aluno está inscrito, incluindo a resposta ao inquérito, disponível após a conclusão do curso online.
1.3. Teste de Avaliação Individual (70%): Realizado na 6ª aula, com questões de escolha múltipla e/ou exercícios com recurso ao Excel. Caso o teste seja disponibilizado via Moodle, este deverá ser realizado nos computadores disponíveis em sala de aula.
2. Avaliação por Exame: A avaliação por exame ocorre durante o período de avaliações, incidindo sobre toda a matéria lecionada na UC. O aluno pode optar pela 1ª ou 2ª época de exames, ou a época de exame especial para alunos elegíveis. Esta modalidade pressupõe apenas o seguinte elemento de avaliação:
2.1. Prova Escrita (100%): Exame final escrito, abrangendo todos os conteúdos programáticos, composto por questões de escolha múltipla e/ou exercícios com recurso ao Excel. Caso o exame seja disponibilizado via Moodle, este deverá ser realizado nos computadores disponíveis em sala de aula.
Requisitos para a Realização do Exame:
- Conclusão do curso online, conforme descrito no ponto 1.b., até às 23h59 do dia anterior ao exame. A conclusão do curso online é obrigatória, mas não tem ponderação na nota final, na modalidade de avaliação por exame;
- Inscrição prévia para o exame até 48h antes da data , junto dos SGE ou plataformas disponíveis.
Observações Gerais:
- Na modalidade de avaliação ao longo do semestre, o aluno não pode ter uma classificação inferior a 7,0 valores em qualquer um dos elementos de avaliação ou terá de passar para a modalidade de avaliação por exame;
- O docente reserva-se no direito de requerer a realização de uma prova oral a qualquer aluno, independentemente da modalidade de avaliação, sempre que se considere necessário adicionar como complemento dos restantes elementos de avaliação.
Alexander, A., and Kusleika, R. (2022). Excel 365 Bible - The Comprehensive Tutorial Resource. Indiana: John Wiley & Sons, Inc.
Curto, J., and Gameiro, F. (2023). Excel para Economia e Gestão, 5ª Edição. Lisboa: Edições Sílabo
Martins, A., e Alturas, B. (2022). Aprenda Excel com Casos Práticos, 2ª Edição. Lisboa: Edições Sílabo
Martins, A. (2020). Excel Aplicado à Gestão, 5ª Edição. Lisboa: Edições Sílabo
McFedries, P., and Harvey, G. (2022). Excel All-in-One For Dummies. New Jersey: John Wiley & Sons, Inc.
Competências para o Mercado de Trabalho
OA1. Desenvolver competências de identificação e valorização dos recursos pessoais de conhecimentos técnicos e relacionais.
OA2. Conhecer os processos e contextos de procura de emprego.
OA3. Saber preparar um processo formal de candidatura a uma posição profissional.
Os objetivos de aprendizagem serão alcançados através de atividades práticas e reflexivas, apoiadas num método de ensino ativo e participativo, que privilegia a aprendizagem experiencial. As aulas serão compostas por uma variedade de atividades, tais como:
• Discussões em grupo;
• Simulações;
• Estudos de caso;
• Análise de vídeos e textos;
• Apresentações de projetos;
• Reflexão individual.
CP1: Autoconhecimento e participação no Mercado:
- Auto-avaliar competências e interesses: identificar pontos fortes, áreas a melhorar e competências transferíveis.
- Desenvolver um plano de carreira personalizado: alinhado com objetivos, interesses e oportunidades.
CP2: O Mercado de Trabalho:
- Compreensão das dinâmicas, tendências e setores do mercado de trabalho para tomar decisões profissionais informadas.
- Identificar e valorizar os princípios de trabalho digno.
- Identificar e explorar plataformas de procura de trabalho para pesquisar oportunidades relevantes.
CP3: Construir um Perfil Profissional:
- Criar um perfil público: construir CV e rede de contactos através de eventos de networking, comunidades online e associações industriais.
- Planear o processo de candidatura a um trabalho: da identificação de oportunidades à preparação para entrevistas.
- Atualizar regularmente o perfil profissional online para refletir o desenvolvimento e as realizações em curso.
1. Balanço de Competências e Documentação Profissional (25%):
Atividade 1.1: Autoavaliação e Avaliação de Competências (12,5%)
Objetivo: Identificar pontos fortes, áreas de desenvolvimento, competências técnicas e relacionais.
Atividade 1.2: Elaboração de Currículo Vitae e Carta de Motivação (12,5%)
Objetivo: Elaborar CV e CM adequados às vagas de interesse, com clareza, objetividade, concisão e destaque das qualificações.
2. Criação de Perfil Profissional e Rede de Contatos (25%):
Atividade 2.1: Criação de Perfil em Plataforma Online (12,5%)
Objetivo: Criar um perfil completo com informações relevantes, clareza, profissionalismo e atratividade.
Atividade 2.2: Construção de Rede de Contactos (12,5%)
Objetivo: Desenvolver estratégias para construir e ampliar e diversificar a rede de contatos, com relevância para os objetivos profissionais.
b) trabalho de grupo (50%)
[Os grupos integram até 4 pessoas e são constituídos de forma aleatória]
3. Simulações de Etapas do Processo de Recrutamento (25%):
Atividade 3.1: Dinâmicas de Grupo (12,5%)
Objetivo: Desenvolver competências de comunicação, trabalho em equipa, resolução de problemas e adaptabilidade, com foco na colaboração, comunicação clara, solução criativa de problemas e adaptabilidade.
Atividade 3.2: Entrevista de Seleção (12,5%)
Objetivo: Praticar entrevista de seleção, com foco na comunicação verbal e não verbal, postura, capacidade de responder a perguntas, destacar pontos fortes e demonstrar interesse na vaga.
4. Clareza e Objetividade dos Materiais Produzidos (25%)
Atividade 4.1: Análise do dossiê de Materiais Produzidos (25%)
Objetivo: Avaliar a clareza, objetividade, adequação à formatação, organização das ideias, coesão, coerência textual, ortografia e gramática dos materiais produzidos.
Considerações Gerais: ao longo do semestre será dado o feedback individualizado sobre o desempenho em cada atividade. Para concluir a UC na modalidade de avaliação ao longo do semestre o/a estudante tem de estar presente em 75% das aulas, e não pode obter menos de 7 em qualquer uma das componentes de avaliação.
Avaliação final (100%)
Ainda que não seja recomendado, é possível optar pela avaliação final, através de uma prova escrita presencial. Se obtiver acima de 8 valores na componente de prova escrita, a avaliação final pode ainda implicar, por decisão do/a docente, uma discussão oral (a realizar-se, esta componente oral tem um peso na avaliação final de 40%).
Caetano, A., Vala, J. (2007). Gestão de Recursos Humanos: Contextos, Perocessos e Técnicas, Editora RH. Neves, J., Garrido, M., Simões, E. (2015). Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Instrumentais: Teoria e Prática. Edições Sílabo. OIT. (2019). Trabalhar para um Futuro Melhor – Comissão Mundial sobre o Futuro do Trabalho. Organização Internacional do Trabalho. Corbanese, V., Rosas, G. (2014). Pesquisar o mercado de trabalho: Técnicas de procura de emprego para os jovens. OIT, Gabinete de Estratégia e Planeamento
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Pensamento Crítico
Obj de Aprendizagem
OA1: Explorar como o PC é essencial em decisões informadas, resolução de problemas e desenvolvimento de argumentos sólidos no contexto académico e profissional. Identificar situações onde é aplicado.
OA2: Estudar os componentes básicos de um argumento e como se combinam em argumentos complexos. Distinguir entre tipos de argumentos.
OA3: Desenvolver habilidades para decompor argumentos, analisando criticamente textos e discursos, identificando pontos fortes e fracos.
OA4: Aprender a identificar falácias lógicas e erros comuns do dia a dia. Reconhecer e corrigir erros em argumentos, melhorando a precisão do discurso.
OA5: Desenvolver critérios para avaliar a qualidade de argumentos e textos argumentativos, considerando coerência, relevância, evidência e eficácia em diversos contextos.
OA6: Praticar a construção de argumentos sólidos em debates orais e textos escritos. Formular e apresentar argumentos claros e estruturados, adaptando-os ao público e contexto.
CP1. Definição e importância do pensamento crítico (PC)
• Aplicações do PC na vida académica e profissional
• Benefícios do PC para a tomada de decisões e resolução de problemas
CP2. Estrutura básica de um argumento: premissas e conclusão
• Diferença entre argumentos simples e complexos
• Ex de argumentos simples e complexos
CP3. Métodos de análise de argumentos
• Avaliação da validade das premissas
• Identificação de pressupostos e implicações
CP4. Falácias Lógicas e Erros Comuns
• Definição de falácias lógicas
• Tipos comuns de falácias (ex: apelo à autoridade, falsa dicotomia)
• Reconhecimento de falácias em discursos quotidianos
• Estratégias para evitar falácias
CP5. Critérios para avaliar a qualidade de argumentos
• Coerência, relevância e evidência
• Análise crítica de textos
CP6. Construção de Argumentos
• Criar argumentos sólidos e persuasivos
• Prática de construção de argumentos em diferentes contextos
CP7. Aplicações Práticas do PC
• Exercício de debate
A avaliação ao longo do semestre é feita através da exposição, exercícios debate, leituras, discussões de casos (em pequenos grupos).
A participação ativa nos trabalhos a realizar nas aulas práticas é expectável e obedece aos seguintes critérios:
Assiduidade/participação - Exercicios em aula + debate em grupo (com um minimo de 80% de presenças) assiduidade 5%, participação 5%, debate 15% (total 25%)
TPCs- 15% (1 TPC - 5% + 1 TPC - 10%) = 15%
Trab. Final (60%)
– Para concluir com sucesso a avaliação ao longo do semestre os estudante não podem ter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação assinaladas
Épocas de Exames
Trabalho Escrito -100%
Ainda que não seja recomendado, é possível optar pela avaliação por exame, esta a avaliação pode ainda implicar, por decisão do/a docente, uma discussão oral (a realizar-se, esta componente oral tem um peso na avaliação final de 40%).
Haber, J., (2020). Critical Thinking, MIT Press
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Cottrell, S. (2005). Critical Thinking Skills: Developing effective analysis and argument. New York: Palgrave McMillan.
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Paul, R., & Elder, L. (2001). The miniature guide to critical thinking: concepts and tools. Foundation for Critical Thinking.
Thayer-Bacon, B.J. (2000). Transforming critical thinking: thinking constructively. New York: Teachers College Press.
Gestão de Recursos Humanos
1. Compreender quais os objetivos da Gestão de Recursos Humanos e como se explicita a sua integração com a Gestão Geral
2. Definir os principais aspetos relacionados com o planeamento, recrutamento, seleção e integração de trabalhadores;
3. Conhecer os principais elementos definidores das políticas de Formação, Gestão de carreiras e potencial e avaliação de desempenho;
4. Aplicar os conceitos principais da definição de Remunerações;
5. Aplicar conceitos teóricos de RH na análise de contextos empresariais e económicos
1- Introdução à GRH
1.1 O que é a GRH e qual a sua importância
1.2 Evolução da GRH
1.3 A Revolução 4.0
1.4 A GRH Atual
2. Temas que moldam a GRH contemporânea
2.1. Globalização
2.2. Outsourcing
2.3. Deslocalização
2.4. Demografia, envelhecimento e imigração
2.5. Diversidade
2.6. Igualdade de oportunidades e Inclusão
2.7. Teletrabalho e trabalho independente
2.8. Sustentabilidade
3. As principais atividades e processos da GRH
3.1. Análise e divisão do trabalho
3.2. Planeamento de RH
3.3. Recrutamento e seleção
3.4. Formação e desenvolvimento
3.5. Gestão e avaliação do desempenho
3.6. Carreiras
3.7. Remunerações e Recompensas e Relações Laborais
3.8. Saúde e segurança no trabalho
1. Avaliaçãoao longo do semestre
- Teste 75%
- Trabalhos de grupo 25% (2 trabalhos total ou parcialmente realizados em sala de aula)
Para aprovação em avaliação periódica, cada elemento de avaliação deve ter nota mínima de 7,5v e avaliação final com nota maior ou igual a 9,5v.
Os estudantes excluídos da avaliação periódica poderão efetuar avaliação final (100%).
2. Avaliação Final:
avaliação final 100%
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MTSSS/GEP e IEFP,I.P (2022) . Livro Verde sobre o future do trabalho 2021.
Investimentos
1. Compreender o funcionamento dos diversos segmentos dos mercados financeiros.
2. Saber avaliar obrigações, formular decisões de negociação no mercado de obrigações, calcular taxas de rentabilidade para investimentos em obrigações e caracterizar a sua exposição a risco de taxa de juro.
3. Saber analisar a eficiência, performance e perfil de risco de uma carteira de activos.
4. Identificar as principais fontes de valor de uma acção e avaliar acções através da actualização dos seus dividendos.
1. Mercados Financeiros
(a) Mercado monetário
(b) Mercado cambial
(c) Mercado accionista
(d) Mercado obrigacionista
(e) Mercado de derivados
2. Obrigações
(a) Características das obrigações
(b) Bases de calendário
(c) Estrutura temporal de taxas de juro: taxas spot e forward
(d) Avaliação de obrigações de taxa fixa
(e) Decisão de negociação no mercado de obrigações
(f) Taxas de rendimento: yield-to-maturity e taxa de rendimento realizado
(g) Rating e risco de crédito
(h) Avaliação de obrigações de taxa variável
(i) Risco de taxa de juro: duração e convexidade
3. Teorias da Carteira e Modelos de Equilíbrio
(a) Rendibilidade e risco
(b) Modelo de Markowitz
(c) Modelo de Tobin
(d) Capital Asset Pricing Model (CAPM)
(e) Análise e avaliação de performance: alfa de Jensen, índice de Sharpe e índice de Treynor
4. Acções
(a) Modelo de Gordon
(b) Valor actual das oportunidades de crescimentos e política de distribuição de dividendos
Os alunos podem optar por realizar avaliação por exame ou avaliação ao longo do semestre.
A avaliação ao longo do semestre consiste em 2 testes escritos. Cada teste tem uma nota mínima de 7,5 valores e uma ponderação de 50% na nota final. Nesta modalidade de avaliação a aprovação na UC depende da obtenção da nota mínima em cada um dos testes escritos e da obtenção de uma nota final, arredondada à unidade, igual ou superior a 10 valores.
Na modalidade de avaliação por exame a aprovação na UC depende da obtenção de uma nota, arredondada à unidade, igual ou superior a 10 valores.
Title: Textos de apoio teórico/práticos a facultar pelo docente durante o semestre.
Bodie, Z., A. Marcus e A. Kane, Investments, 2021, McGraw-Hill/Irwin, 12ª edição;
G. Mota et al., Investimentos Financeiros: Teoria e Prática, 2019, Ed. Sílabo, 3ª edição
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Elton, E. e M. Gruber, Modern Portfolio Theory and Investment Analysis, 2014, Wiley, 9ª edição
Sharpe, W., G. Alexander, J. Bailey, Fundamentals of Investments, 2000, Prentice Hall, 3ª edição
Benninga, S., Financial Modeling, 2014, MIT Press, 4th edition
Authors:
Reference: null
Year:
Liderança e Comportamento Organizacional
Marketing Operacional
No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de:
1. Identificar e caracterizar os principais conceitos e teorias da política de produto;
2. Identificar e caracterizar os principais conceitos e teorias da política de distribuição;
3. Identificar e caracterizar os principais conceitos e teorias da política de preço;
4. Identificar e caracterizar os principais conceitos e teorias da política de comunicação;
5. Demonstrar como aplicar as principais ferramentas do marketing mix através de situações aplicadas a casos reais.
0. A articulação entre o planeamento estratégico e o planeamento operacional.
1.Política de Produto (bem,serviço ou ideia)
- Brand equity.
- O produto-mix de bens Vs serviços.
- Desenvolvimento de novos produtos.
- Gestão de gama e linhas de produto.
2. Política de Distribuição
- Relações e tipos de intermediários.
- Funções de distribuição: Bens Vs Serviços.
- Canais de distribuição: importância, composição e características.
- Distribuição do Produtor e do Retalhista.
- Merchandising.
3. Política de Preço
- Factores determinantes: internos e externos.
- Estratégias de preço.
- Critérios de fixação.
- Reacção do mercado-alvo à variação do preço.
4. Política de Comunicação
- Influência do processo de decisão de compra do consumidor na comunicação de marketing.
- O mix da comunicação:
Publicidade
Promoção de Vendas
Relações Públicas
Força de Vendas
Marketing Directo
Influência do marketing relacional no mix comunicacional
Planos de promoção e de publicidade
OPÇÃO 1: Avaliação ao longo do semestre: 1. Avaliação individual - participação e trabalhos - 10% (nota mínima - 10). 2. Trabalhos de grupo 40% (nota mínima - 10). Teste final, individual - 50% (nota mínima - 8). A nota final de passagem é de 10 valores.
OPÇÃO 2: Exame final do semestre - 100%
O aluno deve ter uma assiduidade mínima de 2/3 das aulas ao longo do semestre lectivo.
Os alunos com uma nota final superior a 16 poderão ser chamados a defesa de nota.
- Kotler, P. & Keller, K. L. (2021), Marketing Management Global Edition, Prentice
- Baynast, A.; Lendrevie, J; Levy, J.; Rodrigues, V. & Dionísio, P. (2018). Mercator 25 anos. Lisboa: Leya.
Textos de apoio definidos pelos docentes e distribuídos ao longo do semestre.
Support texts defined by the professors and made available along the semester.
Macroeconomia
1. Os alunos deverão ser capazes de identificar as principais variáveis macroeconómicas e os instrumentos de política económica.
2.Os alunos deverão ser capazes decompreender os mecanismos de política económica e avaliar as consequências das medidas de política económica para os agentes económicos.
3. Os alunos deverão ser capazes de analisar e avaliar as consequências para a atividade económica de choques externos.
1. Introdução a Julia & Pluto notebook
2. Introdução à Macroeconomia
3. Medição de Dados Macroeconómicos
4. A Curva IS
5. Política Monetária e Procura Agregada
6. O Balanço do Banco Central e os Instrumentos de Política Monetária
7. Oferta Agregada e a Curva de Phillips
8. O Equilíbrio Macroeconómico
9. Política Macroeconómica: Política Fiscal e Política Monetária
10. Situações extremas: Deflação vs Inflação Galopante
11. Política Fiscal e Orçamento Público
12 . Síntese de temas e controvérsias
Opção A:
1. Presença em pelo menos 75% das aulas
2. Teste intermédio (abrangendo os tópicos até à semana 6): 50%
3. Teste final (cobrindo todos os tópicos, mas com mais ênfase nos materiais das semanas 6 a 12): 50%
4. A nota em qualquer um destes testes não pode ser inferior a 8 em 20 pontos
Opção B:
1. Exame final: peso de 100% na nota final.
2. Cobre todos os materiais ensinados durante todo o semestre.
Frederic S. Mishkin, Macroeconomics: Policy & Practice, Second Edition, 2015, Pearson Editors,
Stephen G. Cecchetti and Kermit L. Schoenholtz, Money, Banking, and Financial Markets, Fifth Edition, 2017, McGraw-Hill,
Direito das Sociedades Comerciais
1. Apreender alguns conceitos fundamentais de Direito;
2. Ser capaz de identificar e analisar as principais fases do processo de criação de uma sociedade comercial;
3. Conceber e apresentar, por escrito e oralmente, um contrato de sociedade comercial;
4. Ser capaz de interligar os diversos elementos da estrutura de órgãos de uma sociedade comercial;
5. Analisar os principais actos jurídicos da vida de uma sociedade comercial;
6. Compreender o processo de elaboração e aprovação das contas e ser capaz de conceber e apresentar uma proposta de aplicação de resultados;
7. Compreender as formas de adequação da estrutura da empresa às condições de mercado.
I- Noções gerais de direito;
II- O direito das sociedades comerciais e o direito comercial;
III- As sociedades comerciais e os outros operadores económicos;
IV- A constituição das sociedades comerciais: tipos; o contrato de sociedade e os seus elementos; a personalidade jurídica e os seus efeitos;
V- A organização das sociedades comerciais: as assembleias de sócios; a administração; e a fiscalização;
VI- A actividade da sociedade: as operações sociais, a elaboração e aprovação das contas e aplicação dos resultados. O princípio da intangibilidade do capital social;
VII- Modificação e extinção da sociedade;
VIII- Contratos comerciais (Noções gerais. Exemplos: compra e venda, empréstimo e factoring).
A avaliação será realizada ao longo do semestre. O resultado do teste contribuirá em 20% para a nota final.
Os alunos farão em grupo um trabalho sobre a constituição de uma sociedade comercial. O resultado da sua avaliação contribuirá com 30% para a nota final.
A prova escrita de frequência representará 50% da nota final, mas só será considerado aprovado o aluno que tiver em cada momento de avaliação uma nota mínima de 8 valores.
A frequência das aulas é obrigatória.
Fica ressalvada a avaliação por exame final.
Constituição da República Portuguesa
Código Civil
Código das Sociedades Comerciais
Manuel António Pita, Curso elementar de direito comercial, 4ª ed., Lisboa: Áreas Editora, 2018
Ana Perestrelo de Oliveira, Lições e casos de direito das sociedades, Lisboa: AAFDL, 2023
Maria Manuel Leitão Marques/Maria Elisabete Ramos/Catarina Frade/João Pedroso, Manual de introdução ao direito: saber direito para entender o mercado, 4ª ed., reimpressão, Coimbra: Almedina, 2023
Maria Elisabete Ramos, Direito das sociedades, reimpressão, Coimbra: Almedina, 2023
Maria Elisabete Ramos, Direito comercial e das sociedades: entre as empresas e o mercado, reimpressão, Coimbra: Almedina, 2022
Miguel Teixeira de Sousa, Introdução ao direito, reimpressão, Coimbra: Almedina, 2023
Paulo Olavo Cunha, Direito empresarial para economistas e gestores, 4ª ed., Coimbra: Almedina, 2024
Rui Polónia, Direito das sociedades comerciais, 2ª ed., Coimbra: Almedina, 2023
Análise e Visualização de Dados
Relato de Informação Financeira
Investigação Operacional
Ao concluir a Unidade Curricular o estudante deverá ser capaz de:
OA1. Desenvolver formulações em programação linear e programação linear inteira ou mista que permitam resolver problemas de apoio à decisão; utilizar um programa generalista para determinar soluções; caracterizar as soluções.
OA2. Fazer a interpretação económica e produzir recomendações baseadas nas soluções obtidas e na análise de sensibilidade.
OA3. Diferenciar os modelos de redes e escolher aquele que permite resolver um determinado problema de apoio à decisão; desenvolver modelos de redes e aplicar as metodologias adequadas à sua resolução.
OA4. Desenhar a rede representativa de um projecto; resolver problemas de gestão de tempo, de custos e de recursos.
CP1. PROGRAMAÇÃO LINEAR E PROGRAMAÇÃO LINEAR INTEIRA
1.1. Formulações em programação linear
1.2. Software de optimização
1.3. Interpretação económica e análise de sensibilidade
1.4. Formulações em programação linear inteira e mista
1.5. Aplicações da programação linear e linear inteira
CP2. MODELOS EM REDES
2.1. Problema da árvore de suporte de custo mínimo
2.2. Problema do caminho mais curto
2.3. Problema do fluxo máximo
2.4. Problema do fluxo de custo mínimo
2.5. Aplicações de modelos em redes
CP3. GESTÃO DE PROJECTOS
3.1. Desenho de redes ANA e ANN
3.2. Análise temporal: CPM e PERT
3.3. Análise económica
3.4. Gestão de recursos
3.5. Aplicações de gestão de projectos
Avaliação ao longo do semestre:
i) Trabalho de Grupo: 20% (grupos de 5 estudantes; pode ter discussão oral);
ii) Teste Intermédio: 30%
iii) Teste Final: 50% (classificação >= 7,5);
iv) Média dos testes escritos >= 8,5;
v) Assiduidade mínima: 2/3 das aulas leccionadas.
Avaliação por exame: 100%
Pode ter exame oral (em ambas as modalidades de avaliação)
Escala: 0-20 valores
Winston, W.L., Operations Research: Applications and Algorithms, 2004, 4th Ed., Duxbury Press, https://books.google.pt/books/about/Operations_Research_Applications_and_Alg.html?id=Y9NYEAAAQBAJ&redir_esc=y
Ragsdale, C.T., Spreadsheet Modeling and Decision Analysis: A Practical Introduction to Business Analytics, 2021, 8th Ed. Cemgage Learning, https://www.cengageasia.com/TitleDetails/isbn/9780357132098
Hillier, F.S., Lieberman, G.J., Introduction to Operations Research, 2021, 10th Ed., McGraw-Hill, https://www.mheducation.com/highered/product/introduction-operations-research-hillier-lieberman/M9781259872990.html
Taha, H.A., Operations Research: an introduction, 2017, 10th Ed., Pearson, https://www.pearson.com/en-us/subject-catalog/p/operations-research-an-introduction/P200000003528/9780137526567
Ragsdale, C.T., Spreadsheet Modeling and Decision Analysis: A Practical Introduction to management science, 2001, 3rd Ed., South-western College Publishing,
Eiselt, H.A., Sandblom, C. L., Operations Research: A model-based approach, 2012, Springer Texts in Business and Economics, https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-642-31054-6_14
Nunes, A.C., Cortinhal, M.J., Costa, A., Lopes, M.J., Lecture notes of Linear Programming, Network Optimization and Project Management, 2023, Iscte, Moodle
Evans, J., Business Analytics, 2021, 3rd Ed., Global Edition. Pearson, https://www.pearson.com/en-gb/subject-catalog/p/business-analytics-global-edition/P200000004157/9781292339047
Investimentos
1. Compreender o funcionamento dos diversos segmentos dos mercados financeiros.
2. Saber avaliar obrigações, formular decisões de negociação no mercado de obrigações, calcular taxas de rentabilidade para investimentos em obrigações e caracterizar a sua exposição a risco de taxa de juro.
3. Saber analisar a eficiência, performance e perfil de risco de uma carteira de activos.
4. Identificar as principais fontes de valor de uma acção e avaliar acções através da actualização dos seus dividendos.
1. Mercados Financeiros
(a) Mercado monetário
(b) Mercado cambial
(c) Mercado accionista
(d) Mercado obrigacionista
(e) Mercado de derivados
2. Obrigações
(a) Características das obrigações
(b) Bases de calendário
(c) Estrutura temporal de taxas de juro: taxas spot e forward
(d) Avaliação de obrigações de taxa fixa
(e) Decisão de negociação no mercado de obrigações
(f) Taxas de rendimento: yield-to-maturity e taxa de rendimento realizado
(g) Rating e risco de crédito
(h) Avaliação de obrigações de taxa variável
(i) Risco de taxa de juro: duração e convexidade
3. Teorias da Carteira e Modelos de Equilíbrio
(a) Rendibilidade e risco
(b) Modelo de Markowitz
(c) Modelo de Tobin
(d) Capital Asset Pricing Model (CAPM)
(e) Análise e avaliação de performance: alfa de Jensen, índice de Sharpe e índice de Treynor
4. Acções
(a) Modelo de Gordon
(b) Valor actual das oportunidades de crescimentos e política de distribuição de dividendos
Os alunos podem optar por realizar avaliação por exame ou avaliação ao longo do semestre.
A avaliação ao longo do semestre consiste em 2 testes escritos. Cada teste tem uma nota mínima de 7,5 valores e uma ponderação de 50% na nota final. Nesta modalidade de avaliação a aprovação na UC depende da obtenção da nota mínima em cada um dos testes escritos e da obtenção de uma nota final, arredondada à unidade, igual ou superior a 10 valores.
Na modalidade de avaliação por exame a aprovação na UC depende da obtenção de uma nota, arredondada à unidade, igual ou superior a 10 valores.
Textos de apoio teórico/práticos a facultar pelo docente durante o semestre.
Bodie, Z., A. Marcus e A. Kane, Investments, 2021, McGraw-Hill/Irwin, 12ª edição;
G. Mota et al., Investimentos Financeiros: Teoria e Prática, 2019, Ed. Sílabo, 3ª edição
Elton, E. e M. Gruber, Modern Portfolio Theory and Investment Analysis, 2014, Wiley, 9ª edição
Sharpe, W., G. Alexander, J. Bailey, Fundamentals of Investments, 2000, Prentice Hall, 3ª edição
Benninga, S., Financial Modeling, 2014, MIT Press, 4th edition
Fiscalidade
1. Conhecer e utilizar os principais conceitos de Fiscalidade.
2. Qualificar os rendimentos pagos pelas sociedades e enquadrá-los dentro das categorias do IRS.
3. Aplicar as regras de retenção na fonte sobre cada tipo de rendimento.
4. Aplicar as regras de determinação do IRC das sociedades comerciais.
5. Caracterizar as operações para efeitos de incidência do IVA.
6. Conhecer as regras principais de liquidação do IVA nas operações internas.
I. Introdução
Conceito de imposto
Figuras afins , classificação e momentos da obrigação de imposto
Sujeitos activos e sujeitos passivos
Princípios constitucionais de direito fiscal
II. IRS
Incidência pessoal
Rendimentos brutos de cada categoria de rendimentos
Delimitação negativa da incidência
Benefícios fiscais em cada categoria de rendimentos
Retenções na fonte
Resolução de casos
III. IRC
Incidência pessoal
Base do imposto
Período de tributação
Proveitos e custos contabilísticos e fiscais
Variações patrimoniais não reflectidas no resultado
Subsídios e subvenções
Amortizações, provisões e ajustamentos
Realizações de utilidade social
Custos não dedutíveis para efeitos fiscais
Tributação das mais-valias e reinvestimento
Eliminação da dupla tributação
Reporte de prejuízos
Taxas
Transparência fiscal
IV. IVA
Caracterização
Incidência
Isenções
Localização das operações
Apuramento do imposto
Taxas
A avaliação contínua será composta por:
-Uma assiduidade às aulas de 66%;
-Uma apresentação em grupo sobre um tema, com uma ponderação de 15%;
-Resolução individual de um teste intercalar, com uma ponderação de 35%;
-Uma prova global e individual, com uma ponderação de 50%;
-Uma nota mínima de 7,5 valores em todas estas componentes.
Os alunos em avaliação final terão apenas um exame final.
Haverá uma prova oral de defesa de nota para os alunos com nota superior a 16 valores.
?Guia dos Impostos em Portugal?, Brás Carlos, Irene Abreu, João Durão e Emília Pimenta, ed. Quid Juris
?Impostos-Teoria Geral?, Américo Fernando Brás Carlos, Almedina, (Cap. II, Cap. III, Cap. IV até ao ponto 65 e Cap. VIII).
Estatuto dos Benefícios Fiscais
Códigos do IRS, IRC, IVA
Lei Geral Tributária
Constituição da República Portuguesa
Henrique Quintino Ferreira ?IRC - Determinação da matéria colectável?, Rei dos Livros.
Teixeira Ribeiro, ?Lições de Finanças Públicas?, Coimbra Editora
Casalta Nabais, ?Direito Fiscal?, Almedina
Alberto Xavier, ?Manual de Direito Fiscal?, Almedina
R. Musgrave e P. Musgrave ?Public Finance in Theory and Practice?, McGraw-Hill
Empreendedorismo Empresarial
No final da UC, cada aluno deverá ser capaz de:
1 – Compreender o que é o empreendedorismo empresarial e explicar o quão vital pode ser para o sucesso das empresas, nomeadamente em ambientes cada vez mais turbulentos.
2 – Analisar de forma crítica a necessidade de as empresas incorporarem características empreendedoras através dos principais pilares da sua arquitetura: cultura, liderança, estrutura e estratégias.
3 – Exemplificar dos principais benefícios e obstáculos para a empresa desenvolver uma mentalidade empreendedora entre os seus recursos humanos.
4 – Desenvolver em equipa um projeto orgânico de novo negócio (com aderência à realidade).
1 - Introdução
2 - Arquitetura Empreendedora
3 - Recursos Humanos Empreendedores
4 - Desenvolvimento Orgânico de Novos Negócios
1 AO LONGO DO SEMESTRE
1.1 INDIVIDUAL - 35%:
1-1-1 Participação competente e assiduidade - 15%
1.1.2 Teste individual escrito (mínimo 9,5/20) - 20%
1.2 EM GRUPO - 65%:
1.2.1 Apresentação e discussão (mínimo 9,5/20) - 15%
1.2.2 Relatório (mínimo 9,5/20) - 50%
2 EXAME
Exame individual escrito (mínimo 9,5/20) - 100%
- Bento, Paulo (2023), Fundamentos de Empreendedorismo Empresarial, Edições Sílabo.
- Burns, Paul (2020), Corporate Entrepreneurship and Innovation, Macmilan.
- Scarborough, Norman M.; Cornwall, Jeffrey R. (2019), Essentials of Entrepreneurship and Small Business Management, 9th Edition, Pearson.
- Martins, José M. (2017), À Descoberta do Novo Empreendedorismo & Intra-empreendedorismo, Edições Sílabo.
- Hisrich, Robert D.; Peters, Michael P.; Shepherd, Dean A. (2020), Entrepreneurship, 11th Edition, McGraw Hill.
- Carvalho, Luísa C.; Costa, Teresa G. da (2015), Empreendedorismo - uma visão global e integradora, Edições Sílabo.
Métodos Analíticos de Apoio à Decisão
Estratégia Empresarial
Projecto Empresarial
1. Dotar os alunos das ferramentas teóricas sobre preparação e avaliação de um projecto de investimento que suportem as opções da decisão de investir.
2. Preparar os alunos para a recolha de informação relevante para os projectos de investimento - qualitativa e quantitativa - utilizando as várias fontes de informação existentes.
3. Aplicar num projecto de investimento específico as metodologias de preparação e avaliação de um projecto de investimento para a tomada de decisão de investir de um modo correcto, rigoroso e detalhado.
1. Análise de Contexto
2. Proposta de Solução
3. Modelo de Governo
4. Plano Económico e Financeiro
5. Business Model Canvas
A avaliação processa-se em dois modelos: Avaliação Contínua e Exame.
Avaliação Contínua
Avaliação de Grupo: 60%
- Milestones: 10%/cada (x5)
- Shark Tank Académico: 10%
Avaliação Individual: 40%
- Dinâmicas de Grupo: 5% (x4)
- Discussão Individual: 20% (mínimo de 8 valores)
Exame (apenas estatutos especiais): 100% (mínimo de 10 valores)
Project Management Institute. 2017. PMBOK - Project Management Body of Knowledge. 6th Edition
Pereira, L.; Lopes da Costa, R.; Antonio, N. 2020. Projeto Empresarial - A arte de criação de valor. Atual Editora. 1.ª Edição.
European Commission. 2014. Guide to Cost Benefit Analysis of Investment Projects.
Australian Government. 2009. Gateway Review Process ? Helping your projects succeed. Department of Treasury and Finance: State Government: Victoria ? Australia.
European Commission. 2014. Guide to Cost Benefit Analysis of Investment Projects.
Australian Government. 2009. Gateway Review Process ? Helping your projects succeed. Department of Treasury and Finance: State Government: Victoria ? Australia.
Business Case Institute. 2016. BCBOK - Business Case Body of Knowledge. Business Case Institute. 1st Edition
Pereira, L. 2014. Como Criar Riqueza - A competência do gestor na economia real. Bnomics. 1.ª Edição
Gestão Integrada das Operações
OA1: Descrever os conceitos básicos de gestão de operações e alinhar a estratégia das operações com a estratégia da empresa;
OA2: Selecionar os processos que suportam os produtos e serviços que satisfazem as necessidades dos consumidores, bem como a sua organização espacial;
OA3: Planear e controlar os recursos requeridos pelos processos e assegurar disponibilidade de recursos e de outros materiais necessários para satisfazer as necessidades dos consumidores.
I - Introdução
CP1: Introdução à Gestão de Operações
CP2: Performance e estratégia das operações.
CP3: Estrutura e âmbito das Operações
II - Design da Operação
CP4: Design do processo.
CP5: Organização do espaço e dos fluxos
III - Planeamento e controlo
CP6: Gestão da capacidade
CP7: Gestão de materiais
CP8: Teoria das restrições
CP9: Gestão da Cadeia de Abastecimento
CP10: Sistemas Lean.
CP11: Gestão da Qualidade.
A avaliação das UC poderá ser feita em duas modalidades:
OPÇÃO 1: avaliação ao longo do semestre
Esta opção envolve dois instrumentos de avaliação:
1. Teste intercalar (prova escrita, individual) - 40%
2. Teste final (prova escrita, individual) - 60%
Os alunos deverão obter uma classificação mínima de 8 valores no teste intercalar e no teste final para poderem ter aprovação na UC. A nota final de passagem é de 10 valores ou superior.
OPÇÃO 2: avaliação por exame
Teste escrito no final do semestre (prova escrita, individual) - 100%
A aprovação é obtida com uma classificação de 10 valores ou superior.
Slack, N. e Brandon-Jones, A., 2019, Operations Management, 9ª Edição, Pearson
Krajewski, L.J., Malhotra, M.K. e Ritzman, L.P., 2019, Operations Management ? processes and supply chains, 12ª edição, Pearson
Jacobs. F. R. e Chase, R. B. 2014, Operations and supply chain management, 14ª edição, McGraw-Hill.
Goldratt, E. e J. Cox, 1992, The Goal ? a process of ongoing improvement, 2ª edição revista, North River Press.
Finanças de Empresa
1. Análise de Projectos de Investimento, identificando cash flows previsionais e aplicando critérios de Período de Recuperação, VAL, TIR, e Índice de Rendibilidade.
2.Análise de Robustez de um projecto, identificando factores críticos, com análises complementares.
3.Identificar as principais Formas de Financiamento a utilizar para um projecto.
4. Relacionar o Valor de um Projecto de Investimento com a respectiva Estrutura de Capital.
5. Conhecer os principais métodos de Avaliação de Empresas: Discounted Free Cash Flow (FCFF, FCFE), Múltiplos e Economic Value Added (EVA, MVA).
6. Compreender a importância das decisões financeiras de curto prazo e os respectivos impactos na tesouraria da empresa e os instrumentos financeiros e compreender a gestão de tesouraria ligada ao fundo de maneio necessário.
I - Avaliação de Investimentos Reais
1. Estimação dos Cash Flows do Investimento
2. Critérios de Avaliação de Investimento
3. Selecção entre projectos de investimento com Diferentes Vidas.
4. Análise de Sensibilidade, Análise de Cenários e Análise de Break-Even
5. Análise com Árvores de Decisão.
II - Fontes de Finaciamento de Longo Prazo
1. Capital Próprio
2. Capital Alheio
III - Estrutura de Capital
1. Irrelevância da Estrutura de Capital
2. Estrutura de Capital com Impostos sobre os Lucros
3. Limites para a Utilização de Dívida
4. Avaliação de Investimentos Reais com Dívida.
IV - Avaliação de Empresas
1. Discounted Cash Flows.
2. Economic Value Added.
3. Múltiplos de Mercado.
V - Gestão Financeira de Curto Prazo (CP)
1. Cash Management e Gestão de Créditos
2. Aplicações Financeiras de CP
3. Fontes de Financiamento de CP
O aluno desenvolverá competências de análise, pesquisa, crítica, comunicação, conforme os objectivos definidos. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:
1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência
2.Participativas, análise e resolução de exercícios e casos práticos e textos de apoio e leitura
3.Activas, realização de trabalhos individuais/grupo
4.Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, conforme o planeamento das aulas.
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Avaliação ao longo do semestre lectivo: 1 teste individual (40%) e 1 teste final (frequência) (60%).
Os alunos que não optarem pela avaliação avaliação ao longo do semestre lectivo possuem duas épocas de exame (1ª época e época de recurso) com uma ponderação de 100% da nota.
Os alunos que passarem na avaliação avaliação ao longo do semestre lectivo podem inscrever-se para melhoria apenas na época de recurso.
Considera-se que o aluno teve aprovação à disciplina se tiver nota superior ou igual a 9.5 valores.
- Hillier, D., Ross, S., Westerfield, R., Jaffe, J., and Jordan, B., 2023, Corporate Finance, 5th European edition, McGraw-Hill.
- Mota, A, C. Barroso, J. Nunes, L. Oliveira, M. Ferreira e P. Inácio, 2020, Finanças Empresariais, Teoria e Prática, Sílabo, 6ª edição.
- Damodaran, A., 2014, Applied Corporate Finance, John Wiley & Sons, 4th. edition.
- Brealey, R., S. Myers and F. Allen, 2019, Principles of Corporate Finance, McGraw-Hill, 13th. edition.
Incerteza e Tomada de Decisão
Optativas recomendadas
O funcionamento das unidades curriculares optativas está sujeito a um número mínimo de inscrições.
2.º semestre
00223 | Economia Social e Solidária (ECSH | Econ)
01109 | Economia do Ambiente e dos Recursos Naturais (IBS | Econ)
02837 | Economia da Saúde (IBS | Econ)
L0558 | Gestão Comparada Internacional (IBS | GG)
L0607 | Controlo de Gestão (IBS | Cont)
L1807 | Comunicação em Marketing (IBS | Mkt)
L1814 | Marketing de Serviços (IBS | Mkt)
L1830 | Marketing Pessoal (IBS | Mkt)
L5323 | Modelos em Investigação de Mercados (IBS | EAD)
L6046 | Gestão de Activos Financeiros (IBS | Fin)
L6047 | Modelização Financeira e Plano de Negócios (IBS | Fin)
Objetivos
O curso de licenciatura em Gestão tem como objetivo proporcionar aos alunos uma formação abrangente que os prepare para se tornarem profissionais bem preparados para um mercado de trabalho globalizado, capazes de enfrentar os desafios contemporâneos da gestão e de dar contributos significativos para as empresas. Ao longo do programa, os alunos desenvolvem competências sólidas e transversais, essenciais para interpretar as relações comerciais e compreender a cadeia de valor das organizações numa perspetiva agregada e interligada. O pensamento crítico é também um fator chave, permitindo aos estudantes avaliar argumentos empresariais técnicos e conceptuais com vista a um processo de tomada de decisão apoiado. Através de uma comunicação eficaz, os estudantes adquirem também uma compreensão profunda da forma como as organizações desenvolvem as suas actividades e aprendem a aplicar teorias e abordagens de gestão para resolver problemas empresariais reais. Além disso, os estudantes são também incentivados a participar em projectos de investigação, utilizando diversas ferramentas e abordagens metodológicas para analisar dados, interpretar tendências e tirar conclusões significativas. A formação ética é uma componente central do programa, promovendo a tomada de decisões responsáveis e sustentáveis. Os estudantes são encorajados a desenvolver uma mentalidade de aprendizagem contínua, criação de valor, adaptabilidade e resiliência, essencial para prosperar num mundo em constante mudança. O programa também valoriza o envolvimento da comunidade, incentivando os estudantes a contribuírem positivamente para as partes interessadas e a tornarem-se cidadãos responsáveis.
Através de uma comunicação eficaz, os estudantes adquirem também uma compreensão profunda da forma como as organizações desenvolvem as suas actividades e aprendem a aplicar teorias e abordagens de gestão para resolver problemas empresariais reais. Além disso, os estudantes são também incentivados a participar em projectos de investigação, utilizando diversas ferramentas e abordagens metodológicas para analisar dados, interpretar tendências e tirar conclusões significativas.
Acreditações
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