Candidatar
Leccionado em
Português
Corpo Docente para (2022/2023)
Working in the Department of Human Resources and Organizational Behavior from ISCTE Business School, develops research focused on the topics of organizational leadership and political behavior, emotions in organizations, competencies and attitudes towards technology.
Has experience in managing university knowledge transfer units since 2009 and has coordinated several projects and studies (both executive and scientific coordination) bridging with the community and business, both in national and international settings. These projects have been targeting mostly applied research and organizational intervention in the area of organizational behavior (Organizational diagnosis and innovation) and HRM (professional selection, competencies profiling, team building).
Supervises master dissertations and doctorate theses in management some within a joint program with Southern Medical University (Guangzhou, China) and the University of Electronic Science and Technology of China (Chengdu).
Acted as jury member in several public officer selections (middle management and executive positions) for Portuguese governmental and public institutions.
Contabilidade de Gestão I
Deontologia e Competências Profissionais em Grh |
Desenho de Sistemas de Recompensa e Carreiras |
Recrutamento e Selecção
Diagnóstico e Mudança Organizacional
Comunicação Organizacional
Comportamento Organizacional
Métodos de Investigação
Desenho de Sistemas de Recompensa e Carreiras |
Recrutamento e Selecção
Andrea Fontes é professora convidada, psicóloga, coach e consultora de Recursos Humanos . Ela possui duas licenciaturas, respectivamente nas áreas de Organização e Gestão de Empresas e Psicologia, um Mestrado em Psicologia, Aconselhamento e Psicoterapia e doutorada em Psicologia Organizacional pelo ISCTE. Possui 20 anos de experiência em empresas multinacionais, em diversas áreas, desde Marketing & Vendas até Pesquisa do Mercado e Recursos Humanos.
As suas publicações em revistas científicas ou capítulos de livros têm sido principalmente na área do Coaching. Tem apresentado o seu trabalho de investigação em várias conferências nacionais e internacionais. Os seus interesses de pesquisa giram em torno de práticas de RH para o desenvolvimento e intervenções positivas no local de trabalho.
Diagnóstico e Mudança Organizacional
Aristides I. Ferreira é Professor Associado no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal, onde é o Diretor do programa de Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultoria Organizacional. É, igualmente, membro do Conselho Científico e Investigador da Business Research Unit do mesmo instituto. É doutorado em Psicologia pela Universidade do Minho (Portugal) e pós-doutorado pela Universidade Livre de Berlim (Alemanha). Leciona cursos relacionados com a Gestão de Recursos Humanos, Comportamento Organizacional e Gestão da Mudança em diversos cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento. Desde 2018 faz parte do Executive Committee of the European Association of Psychological Assessment. Os seus interesses de investigação incluem a avaliação psicológica / psicometria, liderança, criatividade, gestão da mudança e presentismo. Nos últimos anos fez parte de vários projetos de investigação financiados e colaborou com várias organizações públicas e privadas. Atualmente tem vários livros publicados e mais de 60 artigos publicados em revistas científicas com revisão por pares como o International Journal of Project Management, o Journal of Business Research, o British Journal of Management e o Journal of Organizational Behavior.
Direito do Trabalho
É Professor Auxiliar - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Publicou 5 artigos em
revistas especializadas e 2 trabalhos em actas de eventos, possui 1 livro publicado. Possui 12 itens de produção técnica. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem. Actua na área de Direito.
Gestão da Qualidade
Mariza Alpoim Motta Queiroz é uma economista com mais de 30 anos de experiência num operador de transportes públicos. Tem também um Mestrado em Transportes e um Doutoramento em Sistemas de Transportes no CERIS, no Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa. Expert de Mobilidade no URBACT. Vice- Presidente do Comité de Research in Mobility da UITP. Actualmente, é Professora Assistente Convidada no ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa, e membro do Laboratório U-Shift (IST - Instituto Superior Técnico). Tem publicações como autora e é também revisora de publicações em revistas. Certificada em Gestão de Projetos (PMP) e Certificada em Product Owner (CSPO).
Análise de Dados em Gestão de Recursos Humanos I
Análise de Dados em Gestão de Recursos Humanos I |
Análise de Dados em Gestão de Recursos Humanos II
Análise e Finanças de Empresa
Economia de Recursos Humanos e de Emprego
Doutorada em Economia pelo ISCTE-IUL e pela Universidade de Bourgogne (França), Mestre em Economia e Gestão de Recursos Humanos e Licenciada em Sociologia (ISCTE-IUL). É professora catedrática do Departamento de Economia Política do ISCTE-IUL, e investigadora integrada do Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território (DINÂMIA'CET). É diretora do Mestrado em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos e subdiretora do DINÂMIA'CET. Foi coordenadora do projeto FCT, 'Remunerações flexíveis para contratos flexíveis? A dinâmica da relação entre a política salarial e os contratos de emprego ao nível da empresa' entre 2009-2013 (PTDC/EGE-ECO/108547/2008) e o projeto FCT 'Aproximar o Ensino Superior, a Formação e a Qualidade do Emprego', entre 2018-2022 (PTDC/SOC-SOC/30016/2017). É coordenadora do Observatório do Emprego Jovem (DINAMIA-ISCTE-IUL). Entre os seus principais interesses de estudo e investigação destacam-se a procura de competências, políticas salariais das empresas e segmentação do mercado de trabalho.
Apresentações Profissionais
Filipa Godinho é doutoranda em Sociologia no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, com uma bolsa de doutoramento atribuída pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Concluiu a licenciatura (2017) e o mestrado (2019) em Sociologia no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, tendo sido distinguida a propósito de ambos com o Diploma de Mérito Académico e o Prémio de Excelência Académica. Participou como bolseira de investigação em vários projetos. Tem vindo a publicar e a realizar apresentações em conferências nacionais e internacionais como autora e co-autora. Esteve ainda envolvida na organização de vários eventos. Atualmente, é Assistente Convidada no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, onde leciona diversas Unidades Curriculares no âmbito do Laboratório de Competências Transversais (LCT).
Gestão do Marketing
Filipa Rosado Pinto is an Adjunct Assistant Professor at Iscte- Instituto Universitário de Lisboa. Presently, she is also an Adjunct Assistant Professor at NOVA SBE. Filipa obtained her PhD in Management (Marketing specialization) at Iscte, in 2022. She also holds an MBA from IE Business School and a bachelor’s degree in management from NOVA SBE. Following ten years of experience in marketing, in multinational companies, from Fast Moving Consumer Goods and the Pharmaceutical Industry, she moved into Academia in 2016. Her current research interests include -among others- consumer-brand relationships, brand management and services marketing.
Introdução à Gestão
Florinda Matos é doutorada em Ciências Sociais, Especialidade Comportamento Organizacional, pela Universidade de Lisboa. É mestre em Ciências Empresariais pelo INDEG/ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, licenciada em Gestão de Empresas Agrícolas e licenciada em Engenharia Agronómica, ambas pelo Instituto Politécnico de Santarém.
É Professora do ISCTE Business School, onde leciona diversos cursos nas áreas de gestão. Além disso, é professora de gestão do conhecimento no IPPS-IUL - Instituto para as Políticas Públicas e Sociais e professora convidada em várias universidades internacionais.
Como investigadora integrada do DINÂMIA'CET – IUL, Centro de Estudos da Mudança Socioeconómica e Território, os seus principais interesses de investigação são Gestão do Conhecimento, Gestão do Capital Intelectual, Medição de Intangíveis, Sustentabilidade, Inovação, Manufatura Aditiva e Transformação Digital.
Foi investigadora de pós-doutoramento na área dos Impactos Sociais da Manufatura Aditiva na NOVA.id.FCT e liderou o projeto KM3D - Knowledge Management in Additive Manufacturing: Designing New Business Models, num consórcio nacional, financiado pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Presentemente é coordenadora nacional do projeto CATALYST - European VET Excellence for Leading Sustainable Systems and Business Transformation, num consórcio europeu constituído por 36 parceiros, liderados por instituições académicas da Alemanha, Áustria, Grécia e Macedónia do Norte.
Florinda é membro da comissão científica de várias conferências internacionais, onde tem participado como organizadora, oradora, mini-track chair e revisora. Possui mais de 40 artigos académicos e artigos científicos publicados, capítulos e livros. Também tem participado ativamente na imprensa, onde publicou mais de 200 artigos de opinião sobre temas da atualidade económica e social, sendo convidada de diversos podcasts.
Presentemente ela é Conference Chair das seguintes conferencias: ISM 2023 - International Conference on Industry 4.0 and Smart Manufacturing; ECKM 2023 - 24th European Conference on Knowledge Management; e ECRM 2023 - European Conference on Research Methodology for Business and Management.
Atualmente, é editora associada na área de Economics and Business do Journal Heliyon (Elsevier); editora convidada da Springer International Publishing, do Journal Meditari Accountancy Research (Emerald), do Journal Sustainability, sendo também Topical Advisory do Journal Knowledge. Além disso, é membro do Conselho Editorial da Revista Mátria e da Revista Mátria Digital, editada pelo Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS).
É coordenadora da Linha Temática "Transformação Digital" no Sociodigital Lab for Public Policy e membro da equipa de implementação do Polo de Inovação Digital AI4PA.
Como especialista em gestão de capital intelectual, Florinda é fundadora e presidente da Associação para a Gestão do Capital Intelectual (ICAA), cuja missão é ajudar a transformar capital intelectual em valor acrescentado, contribuindo para o desenvolvimento sustentável. Ela é também membro do New Club of Paris, uma organização internacional cujo principal objetivo é criar consciência sobre a Economia do Conhecimento. Além disso, está a promover um prémio junto das instituições públicas portuguesas para incentivar e premiar as empresas que valorizam a Sustentabilidade Social.
Florinda é embaixadora para a Europa da Conferência Internacional sobre Conhecimento e Inovação (CIKI), organizada pela Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil). Da mesma forma, é membro do Observatório de Gestão do Conhecimento e Inovação na Administração Pública, do IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada do Governo brasileiro.
Avaliação de Desempenho |
Desenvolvimento do Potencial e Gestão da Formação
Doutorada em Gestão, com especialização em Recursos Humanos e Comportamento Organizacional, pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. É Professora Auxiliar no Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional do ISCTE-IUL. É Diretora do Executive Master em Gestão Estratégica de Pessoas e Liderança, do Executive Master em Gestão de Serviços de Saúde e da Pós-Graduação em Gestão para Profissionais de Saúde do ISCTE Executive Education. As áreas de investigação são a Gestão de Serviços de Saúde e de Gestão Estratégica de Pessoas. Foi membro de Conselhos de Administração (ou assessora) e possui longa experiência em consultoria em Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão de Serviços de Saúde e Mudança Organizacional em organizações, privadas, públicas e economia social, de diferentes setores de atividade.
Deontologia e Competências Profissionais em Grh |
Gestão Administrativa de Pessoal
É professor no ISCTE desde 2000. Atualmente é professor associado no Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional (RHCO).
Possui Agregação na área de Recursos Humanos (ISCTE 2019); é Doutorado em Psicologia Social e das Organizações (ISCTE 2007), sobre o tema Cooperação e Oportunismo, efectuou o Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (ISCTE 2001), sobre o tema Ética e Responsabilidade e finalizou a sua licenciatura em Organização e Gestão de Empresas (ISCTE 1991).
Participou em avaliações de programas de financiamento da União Europeia. No sector privado assumiu o cargo de responsável de RH numa instituição bancária (1993-1998) e funções técnicas de RH numa empresa do sector automóvel (1990-1993).
Os principais temas de interesse de investigação situam-se nas áreas da incerteza, cooperação e comportamentos contra-produtivos em equipas de trabalho, efeitos dos sistemas de recompensas e controlo nas organizações, bem como nas relações entre as políticas de RH e a confiança organizacional e assimetrias de poder.
Segurança e Saúde no Trabalho
Estratégia Empresarial
Desenho de Sistemas de Trabalho
Isabel Duarte de Almeida é Professora Assistente com 25 anos de experiência no Ensino Superior, e é coordenadora de Linhas de Investigação em Desenvolvimento Sustentável. Lecciona no ISCTE-IUL, Portugal, e na Universidade Lusíada e participa em actividades académicas no estrangeiro: Institute for Management (IfM) da Universidade de Cambridge; Universidade de Palermo (UniPa), Sicília, Itália; Technische Hochschule Mittelhessen (THM) na Alemanha. Isabel Duarte de Almeida licenciou-se na Universidade de Lisboa (UL/FC, Portugal) com uma licenciatura de 5 anos em Biologia. Tem uma pós-graduação em Sociologia, um segundo doutoramento em Sociologia e Gestão da Sustentabilidade pela Universidade Nova de Lisboa (UNL /FCSH, Portugal), e uma pós-graduação em Economia Circular pela Universidade de Berkeley. Trabalhou como investigadora no Instituto Gulbenkian de Ciência durante 12 anos. Publicou trabalho em revistas Q1, e Q2 (Scientific SCOPUS index), publicou muitos artigos em anais de conferências revistas por pares e é revisora para conferências AoM e EurOMA. É também revisora do "Environment, Development and Sustainability" da Springer e do "Journal of Rural and Community Development". Os seus actuais interesses de investigação incluem Desenvolvimento Sustentável, Economia Circular, Responsabilidade Empresarial e Social, Sustentabilidade Empresarial, e Cadeia de Abastecimento Verde.
Projectos de investigação em curso
-Projecto I: "INOVMINERAL 4.0 - Tecnologias Avançadas e Software para Recursos Minerais". O objectivo geral do projecto é reorientar modelos industriais inovadores para a indústria extractiva, desenvolvendo tecnologias avançadas, novos produtos e software para toda a cadeia de valor: processos a montante, valorização dos recursos minerais e mercado. O projecto tem um forte foco na Economia Circular.
Parceiros CEI (Coord.); FRAVIZEL; FRONTWAVE; STREAMVALUE CONSULTING LDA; MARFILPE; SOLANCIS; INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA; FACULDADE DE CIENCIAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA; UNIVERSIDADE DO PORTO, ACPMR; INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO; SAVANNAH, entre outros.
- Projecto II: "O valor dos projectos transdisciplinares: um caminho sustentável na investigação académica". É um estudo transdisciplinar sobre o futuro do ensino no domínio da gestão, analisando a realidade global, complexa e diversificada que determina a actividade profissional e académica. O objectivo é (i) identificar problemas na prática profissional resultantes de lacunas na formação académica, (ii) discutir propostas de soluções sustentáveis no paradigma da transdisciplinaridade, e (iii) ultrapassar as fronteiras dos domínios disciplinares inerentes ao ensino e à prática profissional dos gestores.
- Projecto III: "Percepções dos estudantes de negócios sobre ética e sustentabilidade nos negócios". Esta vertente de investigação aborda as percepções dos estudantes de negócios sobre a ética empresarial e a gestão da sustentabilidade, estudando casos de dilemas éticos.
Contabilidade Financeira I
Isabel Lourenço é Professora Catedrática e Diretora do Departamento de Contabilidade do ISCTE-IUL. É doutora em Gestão (especialização em Contabilidade) pelo ISCTE-IUL. Tem cerca de 30 anos de experiência no ensino de temas de contabilidade em vários programas académicos (Licenciatura, Mestrado e Doutoramento) e programas de formação executiva no ISCTE-IUL.
É professora visitante da Universidade de São Paulo, onde leciona regularmente nos programas de mestrado e doutorado em contabilidade. Tem também lecionado e realizado apresentações em seminários de outras universidades no Brasil e em universidades de outros países, incluindo a Universidade de Glasgow, a Universidade de Coventry e a Universidade de Lille.
É Investigadora Integrada na Business Research Unit do ISCTE (BRU-IUL). Apresenta regularmente os resultados da sua investigação nas mais prestigiadas conferências científicas internacionais. É autora de vários artigos científicos publicados em revistas de científicas de referência a nível internacional, incluindo, por exemplo, a European Accounting Review, Accounting and Business Research, Accounting Forum, Journal of Accounting in Emerging Economies e Journal of Business Ethics. É também autora de mais de 10 livros de contabilidade.
Tem desempenhado um papel importante nos órgãos que regulam a contabilidade em Portugal. É Coordenadora da Comissão de Normalização Contabilística Empresarial da Comissão de Normalização Contabilística. É também membro do júri do Exame de Admissão à Ordem dos Revisores Oficiais de Contas.
Atualmente, é também membro do Conselho Fiscal da “IM Gestão de Ativos”, a maior gestora independente de ativos em Portugal.
Apresentações Profissionais
Joana Duarte Correia, Licenciada em Jornalismo pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Mestre em Relações Interculturais pela Universidade Aberta, Bolseira FCT de Doutoramento em Sociologia no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. Investigadora do CIES-Iscte - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, grupo de investigação Educação e Ciência. Professora Assistente Convidada no Laboratório de Competências Transversais do Iscte. Tem realizado investigação na área da Sociologia da Educação e da Comunicação - media, literacia, competências, inclusão digital e educação digital.
Métodos de Investigação
Escrita de Relatórios Técnicos
Inglês para Negócios
Contabilidade de Gestão I
Márcia Santos (PhD in Management) is a researcher at the Information Sciences and Technologies and Architecture Research Center (ISTAR-IUL) at Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). Her research interests include Accounting, Tax, Management, Risk, Business Intelligence and Data Analytics applied to organizations' challenges to enable them to make more-informed management decisions such as in Reputation, Human-resources, Performance, Social-Impact, both in nonprofit and for-profit sectors. Her research appears in the following conference proceedings: Tourism & Management Studies and Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI). Márcia has specialized in accounting and tax matters ever since she joined Deloitte in 2012. She works with clients in the banking, retail and manufacturing sectors and has provided (i) tax advisory under national and EU legislation; and (ii) accounting services under SNC and IFRS. In the last 5 years, she has gained extensive experience applying data analytics tools in manufacturing and financial sector on indirect tax and customs aspects. She has supported and led the development and implementation of data analytic tools in her department, as well as provided training and advisory for organizations or university students (ISCTE-IUL) in Microsoft Excel and SQL tools.
Inglês para Negócios
Análise de Dados em Gestão de Recursos Humanos III
MARIA HELENA PESTANA é docente do ISCTE desde 1982. É doutorada em Métodos Quantitativos de Gestão na área de Pesquisa de Mercado. É pesquisadora em Estatística, Econometria e Análise de Dados aplicada nas áreas de Demografia, Economia, Finanças, Gerontologia, Administração, Psicologia, Saúde, Sociologia e Turismo. É autora de livros e artigos científicos em publicações nacionais e estrangeiras. É investigadora da Unifai-Universidade do Porto e investigadora-colaboradora da Dinamia_ISCTE e do CEPCEP_UCP, CINTESIS, Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), www.cintesis.eu. Helena recebeu um certificado da empresa PSE que representa em Portugal o IBM-SPSS por ter sido pioneiro em Portugal nos primeiros livros de estatística e análise de dados complementados com SPSS e suas aplicações (1998, 2005, 2009, 2014).Nos últimos 20 anos o interesse da investigação tem-se dirigido essencialmente para a aplicação da análise multivariada (quantitativa/qualitativa), cientometrica/bibliometrica, programação, big data, redes sociais, e afins com aplicações no ramo da saúde e das ciência sociais.
Métodos de Investigação
Relações Laborais
Contabilidade Financeira I
Licenciatura em 1996 em Organização e Gestão de Empresas no ISCTE-IUL. Mestrado em 2006 em Contabilidade no ISCTE-IUL. Doutoramento em 2015 em Contabilidade no ISCTE-IUL.
Docente do ISCTE-IUL desde 2000, em diversas licenciaturas, nas áreas de Contabilidade Financeira e Fiscalidade. Docente no INDEG-ISCTE em diversos programas executivos. Revisor Oficial de Contas. - Administrador de uma Sociedade de Revisores Oficiais de Contas. Contabilista Certificado. Consultor na área contabilística e fiscal.
Gestão Administrativa de Pessoal
Economia de Recursos Humanos e de Emprego
Paulo Marques é Professor Auxiliar no Departamento de Economia Política do Iscte. Desenvolve a sua atividade de investigação no DINÂMIA'CET-Iscte.
Coordena atualmente o Observatório do Emprego Jovem e o Projeto de Investigação SOLID-JOB (ambos financiados pela FCT).
A sua tese de doutoramento foi desenvolvida na área da Economia Política e foi intitulada 'Young People and Labour Market Segmentation in Europe: An Institutionalist Perspective'.
Desenvolve investigação na área da Economia Política Comparada, mais especificamente sobre a segmentação do mercado de trabalho e as políticas públicas de emprego.
A sua tese de doutoramento venceu os prémios: António Simões Lopes, atribuído pela Ordem dos Economistas (Melhor tese de doutoramento em 2016), e Manuel Lopes, atribuído pelo IEFP.
A sua dissertação de mestrado venceu os prémios: Jacques Delors, atribuído pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors; e Silva Leal (menção honrosa), atribuído pela Secretaria de Estado da Segurança Social e ISCTE.
Um artigo que escreveu em conjunto com Isabel Salavisa e que foi publicado na Socio-Economic Review recebeu o Prémio António Dornelas, atribuído pelo Ministério do Trabalho.
Paulo Marques tem publicado artigos científicos em revistas científicas prestigiadas, como a Socio-Economic Review, Comparative European Politics e European Journal of Industrial Relations.
Informática de Gestão
Psicologia Social e das Organizações
Comportamento Organizacional
Sílvia Agostinho Silva is Professor (Professora Catedrática) at the Department of Human Resources and Organizational Behavior. Her main research interests lie in the field of work psychology applied to safety, health and wellbeing at work. Her work has been published in several books and international journals, as for instance "Journal of Occupational Health Psychology", "Risk analysis", "Safety Science", "British Journal of Health Psychology", "Accident analysis and Prevention", "Journal of Organizational Behavior". Between February 2013 and January 2017 she was the Director of the Business Research Unit (BRU-IUL). She has been a Member of several scientific associations and international networks.Between May 2011 and May 2017 she was in the Executive Committee of the European Association of Work and Organizational Psychology. She coordinated several research national and international projects and collaborated with several companies aiming workplace safety and health promotion.
Comunicação Organizacional
Escrita de Relatórios Técnicos
Assistente Social, associada fundadora e presidente executiva da Associação Nacional de Futebol de Rua. Doutorada em Serviço Social fui Bolseira de Investigação FCT, no Centro Lusíada Investigação em Serviço Social e Intervenção Social [CLISSIS] na Universidade Lusíada Lisboa onde colaboro. Atualmente Professora Auxiliar no Instituto Superior de Serviço Social da Universidade Lusíada de Lisboa e Professora Auxiliar Convidada no Laboratório de Competências Transversais do ISCTE-IUL, fui docente na Universidade Lusófona do Porto e na Licenciatura em Serviço Social na Universidade Lusíada Lisboa. Conclui o mestrado em Serviço Social, em 2008, na Universidade Lusíada Lisboa, no Instituto Superior Serviço Social e a licenciatura em Serviço Social em 2003, na Universidade Católica Portuguesa. Entre 2003 e 2008 dirigi o Gabinete de Ação Social da Associação CAIS, tendo colaborado na fundação da metodologia sociodesportiva de Futebol de Rua, em Portugal, em 2004.
Gestão de Conflitos e Negociação
Gestão do Marketing
Diversificada experiência em empresas multinacionais dos sectores farmacêutico, retalho e tecnologia, líderes de mercado, assumindo funções de Direcção Comercial e Marketing.
Fortes valências na concepção, implementação e desenvolvimento de negócios e parcerias, na abertura de novos canais de venda, e de unidades comerciais.
Experiência na concepção e lançamento de novos produtos e soluções integradas, para o segmento empresarial (B2B) e particular (B2C).
Doutorando em Gestão.