Licenciatura

Acreditações

A3ES logo

Ver mais

Acreditado
6 Anos
30 jul 2018
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 3375/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração R/A-Ef 3375/2011/AL01 de 08-01-2020
Candidatar
Leccionado em Português
Marketing Operacional | Retail Marketing
Formação Académica: - Doutoramento em Gestão - M.B.A. e M.S.C. em Marketing e Negócios Internacionais - Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas Área de Especialização: - Marketing - Retailing Experiência profissional mais relevante: - Professora Associada de Marketing no ISCTE-IUL - Coordenadora Formação Instituto Merchandising - Gestora Produto Sonae Distribuição Cargo Actual: - Directora Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral no ISCTE-IUL - Directora Mestrado Executivo em Marketing Management no ISCTE Executive Education
Introdução à Gestão
Álvaro Rosa, docente da Escola de Gestão do ISCTE-IUL
Contabilidade de Gestão I
Gestão de Recursos Humanos
Estudos de Mercado
Ana Brochado is an economist and professor of management at the ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa - Lisbon University Institute and a researcher at DINAMIA’CET-Centre for Socioeconomic and Territorial Studies. She coordinated and taught several courses (bachelor, master, Ph.D., executive education) including econometrics, quantitative methods applied to competition and regulation, consumer behavior, and market research and research methods. She is the President of the 'Direção Regional do Centro e Alentejo' - Ordem dos Economistas.She served as the Vice Dean for administrative affairs and Vice Dean for faculty for five years (ISCTE Business School) and coordinated the PhD in Tourism Management. She joined the General Council of ISCTE. She worked for more than one decade as Senior Economist for the Portuguese Competition Authority (AdC) and the Securities Commission (CMVM). She joined the Strategic Board of Compete2020 as an expert in policy evaluation methods. She is an external expert on the European Commission.She has a Bachelor of Science in Economics, a Master of Science in Quantitative Methods, a PhD in Management, and Habilitation in Marketing. Her main research interests are economics and management. She has authored or co-authored over 80 publications in top international journals in these fields, wrote over 40 book chapters and presented over 200 talks at international conferences. Her research received over 2500 citations.Ana Brochado is an economist and professor
Informática de Gestão
Bráulio Alexandre Barreira Alturas nasceu em Lisboa em 1964, mas sempre viveu em Queluz, é doutorado em Organização Gestão de Empresas com especialização em Marketing (2005), Mestre em Ciências Empresariais com especialização em Sistemas de Informação de Gestão (1995) e Licenciado em Organização e Gestão de Empresas (1989), pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Atualmente é Professor Associado do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa do Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação, e investigador do ISTAR-Iscte (Centro de Investigação em Ciências da Informação, Tecnologias e Arquitetura). Coordenador de várias unidades curriculares de Informática Aplicada à Gestão e Ciências Sociais e docente em Mestrados e Pós-graduações, bem como formador na área dos Sistemas de Informação Organizacionais.
Ateliers de Marketing | Marketing Digital e E-Business
Formada em Gestão de Marketing e com um mestrado em Gestão pelo ISCTE-IUL, Catarina Dionísio sempre trabalhou na área do Marketing Digital. Iniciou o seu percurso pela Karma Network, consultora na área digital onde trabalhou diversos sectores e canais, e mais tarde pela Havas Media, uma das grandes agências de media em Portugal, onde trabalhou clientes como El Corte Inglés e Grupo LVMH. Atualmente integra a equipa de media digital insourced da Vodafone Portugal onde continua a planear, implementar e otimizar campanhas digitais nos vários canais. Toda esta experiência profissional é refletida num conhecimento amplo e prático de vários canais e ferramentas digitais - Social Media, Display, Programático, Youtube, Search, Analytics... Desde 2018 que tem lecionado várias unidades curriculares desta área.
Contabilidade Financeira I
Assistant professor at ISCTE-IUL since September 2012 in the financial accounting field. I got a PhD in Management with specialization on accounting in September of 2012. I am Professor of courses of financial accounting in undergraduate and master programs. My research fields interest are in earnings quality, auditing quality and value relevance.
Marketing Internacional
Economia
Felipa de Mello-Sampayo é Professora auxiliar no Departmento de Economica do ISCTE-IUL, Instituto Universitário de Lisboa e investigadora integrada no BRU-IUL. A tese de doutoramento em Economia da Universidade da Birmingham em 2001 foi publicada na The British Library. Entre vários artigos em revistas que à data da publicação estavam indexados na base de dados Scopus e na base de dados Thomson Reuters Web of Knowledge (WoS), destacam-se 13 artigos sem coautores. A sua investigação centra-se em modelos microeconómicos e a correspondente aplicação empírica em várias áreas da ciência social. Coordenadora do projeto de investigação o PTDC/EGE-ECO/104157/2008, "Health and Economic Growth" financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Coeditora de números especiais da revista Sustainability, intitulado“Spatial Econometrics Analysis of Sustainability”  e da revista Int. J. Environ. Res. Public Health intitulado "Heathcare in China".
Análise de Dados em Marketing | Metodologias de Segmentação de Mercados
Estratégia Empresarial
Contabilidade Financeira I
Isabel Lourenço é Professora Catedrática e Diretora do Departamento de Contabilidade do ISCTE-IUL. É doutora em Gestão (especialização em Contabilidade) pelo ISCTE-IUL. Tem cerca de 30 anos de experiência no ensino de temas de contabilidade em vários programas académicos (Licenciatura, Mestrado e Doutoramento) e programas de formação executiva no ISCTE-IUL. É professora visitante da Universidade de São Paulo, onde leciona regularmente nos programas de mestrado e doutorado em contabilidade. Tem também lecionado e realizado apresentações em seminários de outras universidades no Brasil e em universidades de outros países, incluindo a Universidade de Glasgow, a Universidade de Coventry e a Universidade de Lille. É Investigadora Integrada na Business Research Unit do ISCTE (BRU-IUL). Apresenta regularmente os resultados da sua investigação nas mais prestigiadas conferências científicas internacionais. É autora de vários artigos científicos publicados em revistas científicas de referência a nível internacional, incluindo, por exemplo, a European Accounting Review, Accounting and Business Research, Accounting Forum, Journal of Accounting in Emerging Economies e Journal of Business Ethics. É também autora de mais de 10 livros de contabilidade. Tem desempenhado um papel importante nos órgãos que regulam a contabilidade em Portugal. É Coordenadora do Comité de Normalização Contabilística Empresarial da Comissão de Normalização Contabilística. É também membro do júri do Exame de Admissão à Ordem dos Revisores Oficiais de Contas. Atualmente, é também membro do Conselho Fiscal da Payshop e da IMGA.
Comportamento e Experiência do Consumidor
Gestão de Operações e Logística
Research skills in Industrial and Services Engineering focusing on the strategic alignment of operations systems, by designing organisational change programmes that are adequate. Methodological concerns favour qualitative methods and Soft Systems Methodology applied to complex organisational problems. Broad professional experience ranging from engineering functions (Ferro Portugal), logistics management (Renault Portuguesa), consultancy in information systems deployment (Grupo Violas; Ford of Europe - Southampton Plant), Managing Director (Agiltec), founding and developing its own business to teaching and researching in the university, all together for more than 36 years.
Optimização
Gestão do Marketing | Marketing Intelligence
João Guerreiro is an Assistant Professor of the Department of Marketing, Operations, and General Management at Iscte – Instituto Universitário de Lisboa and holds a Ph.D. in Marketing. He also has a bachelor’s degree in computer science engineering and a Master's degree in decision support systems. On a scientific level, João Guerreiro published in top journals such as ABS4 and FT50 on topics as diverse as technology implications for Marketing, Hospitality and Tourism, and corporate social responsibility. He also won the Iscte Scientific Awards in 2016, 2018, 2019, and 2021 and the Best Paper Award at GAMMA-Fashion (2019), with an Honorable mention on the paper “How atmospheric cues in virtual reality fashion stores affect the sense of presence”. His research interests are focused on the area of consumer behavior and relationship marketing, namely the implications of technologies (Augmented Reality, Virtual Reality, Artificial Intelligence, IoT) for Marketing, having articles published in various scientific journals such as Journal of Travel Research, Tourism Management, Journal of Business Research, Journal of Sustainable Tourism, Journal of Business Ethics, among others. Regarding management roles, he serves as the Deputy Director of the BRU-IUL Research Unit and holds the role of Deputy Director of LIA – A laboratory of ISCTE for promoting innovation in academia. In addition, João Guerreiro is the Director of the Bachelor's degree in Digital Technologies and Management at Iscte–Sintra, where he is also a member of the Scientific Committee. His role as Director of the Master’s in Marketing at ISCTE-IUL, from 2017 to 2021, and member of the Pedagogical Committee of Iscte Business School from 2017 to 2019 is also part of his professional portfolio. He coordinates the 3rd year of the Bachelor in Marketing Management at Iscte, and has been responsible for coordinating 22 different courses. João Guerreiro has made contributions to diverse fields of research, including Marketing and Business, Artificial Intelligence, AR/VR, Hospitality and Tourism, Fashion, Ethics, Green & Sustainable Consumption, Digital and Online Marketing, Marketing Communications, Consumer Neuroscience and Education. The author has co-edited a book entitled "Handbook of Research on Developing a Post-Pandemic Paradigm for Virtual Technologies in Higher Education" and published five book chapters, with works like “Do we really care about artificial intelligence? A review on social transformations and ethical challenges of AI for the 21st century”. In terms of event organizations, the author played key roles in the organization of three international events, including the 6th and 7th International XR(AR/VR) conferences and the EURAM 2019 Conference. He has been involved as a participant in four international projects. In 2023, João Guerreiro contributed as an Invited Speaker at FutureCast Lab's RealLifeMasterClass, presenting on “Empowering Future Leaders: Leveraging the Power of AI in Management Education.” He moderated a Technology in Marketing talk at “Marketing Journeys 2021,” engaging in discussions about technology's evolving role in marketing with representatives from Diverge, Detox in a Box, Valispace, and Hoopers. He also published a media article “Inteligência Artificial acelera processos de recrutamento em 90%” ("Artificial Intelligence Accelerates Recruitment Processes by 90%") that was published in notable outlets such as “Jornal Económico,” Executive Digest, and Human Resources. Furthermore, in 2020, he was invited to speak on TSF radio about "A Universidade na Resposta à Crise - Estratégias de Marketing" ("The University in Response to the Crisis - Marketing Strategies").
Gestão do Marketing | Projecto de Marketing Empresarial
Principais competências - Investigações nas áreas de Marketing Desportivo, Retalho, Marca e Novas Tendências de Marketing. Competências profissionais - Direção do Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral durante 6 anos; Membro do Comité Científico do Laboratório de Investigação de Marketing Aplicado - Marketing FutureCast Lab Ambições - Desenvolvimento de atividades de investigação que façam a ligação entre o conhecimento científico e as necessidades da sociedade nos domínios da investigação a que me dedico.
Introdução à Gestão
Direito das Sociedades Comerciais
Doutoramento em Direito das Empresas, na especialidade de Direito Comercial, no ISCTE-IUL, em 29 de junho de 2015. Mestrado em Ciências jurídicas, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em 19 de maio de 1998. Mestrado em ciências jurídico-políticas, pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa - Lisboa, em 2 de julho de 1993. Licenciatura em Direito, por esta última Faculdade, em 26 de julho de 1988. Pós-doutorado em Direito, pelo Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 12 de julho de 2022.
Introdução às Finanças
LUIS LAUREANO. Assistant Professor at ISCTE Business School and researcher in Business Research Unit (BRU-IUL). Degree in Management (ISCTE-IUL), master in Information Systems Management (ISCTE-IUL) and doctorate in Management- specialization in Finance (ISCTE-IUL). Has taught several finance courses in different undergraduate, post-graduate and masters. Is co-author of books on finance and co-author of papers published in national and international scientific journals.
Gestão de Vendas
Gestor de negócios e empresário com mais de 30 anos de experiência em Portugal, Espanha, Marrocos, Brasil e Angola. Professor convidado desde 1995, especializado em Direcção Comercial, Gestão de Vendas, Negociação, Gestão de Marketing e Planeamento de Negócios.
Contabilidade de Gestão I
Márcia Santos (PhD in Management) is a researcher at the Information Sciences and Technologies and Architecture Research Center (ISTAR-IUL) at Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). Her research interests include Accounting, Tax, Management, Risk, Business Intelligence and Data Analytics applied to organizations' challenges to enable them to make more-informed management decisions such as in Reputation, Human-resources, Performance, Social-Impact, both in nonprofit and for-profit sectors. Her research appears in the following conference proceedings: Tourism & Management Studies and Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI). Márcia has specialized in accounting and tax matters ever since she joined Deloitte in 2012. She works with clients in the banking, retail and manufacturing sectors and has provided (i) tax advisory under national and EU legislation; and (ii) accounting services under SNC and IFRS. In the last 5 years, she has gained extensive experience applying data analytics tools in manufacturing and financial sector on indirect tax and customs aspects. She has supported and led the development and implementation of data analytic tools in her department, as well as provided training and advisory for organizations or university students (ISCTE-IUL) in Microsoft Excel and SQL tools.
Optimização
Comunicação Integrada em Marketing
Mónica Mendes Ferreira é Professora Auxiliar Convidada no ISCTE Business School e investigadora na BRU. Trabalha na área das ciências sociais, destacando-se a Economia e a Gestão. A sua formação académica é interdisciplinar, combinando uma licenciatura em Marketing e Comunicação, uma Pós-Graduação em Comportamento Organizacional e Gestão e um Doutoramento em Gestão na especialidade de marketing. Publicou artigos científicos em revistas de topo com 3 colaboradores em coautoria, capítulos de livros e atas em conferências. Tem uma vasta experiência de ensino, desde licenciaturas em Marketing e Gestão até Mestrados e Pós-Graduações e em Educação Executiva. A nível profissional, mais de 20 anos de experiência em diferentes setores como FMCG, Mass Media, Agências de Publicidade, Associações e Consultoria.  Os seus interesses de investigação incluem comportamento do consumidor, marketing digital, redes sociais, branding, comunicação, marketing turístico e as ligações entre marketing e VR, AR e IA.
Negociação Comercial
ESTEVES, Pedro Manuel Macieira  Data e Local de Nascimento  22 de Outubro de 1956 em Lisboa  Habilitações Académicas  Licenciatura em Economia na Universidade Técnica de Lisboa (ISE/ISEG) 1980 média final 15 val Master Shipping Managing, Cambridge UK 1985 Certificate Miller Heiman, USA 2007 Certificate Cockpit Management, Bruxelas 2010  Experiência Ensino / Formação  .         Formador certificado em Strategic Selling e Conceptual Selling tendo aplicado em inúmeras empresas nomeadamente – Sanofi, Roche, Novartis, etc. .         Formador especialista em desenvolvimento comercial, nomeadamente em técnicas e processos de venda .         Coordenador e formador da Tracy International no Programa GENEOS - Ganhar as Empresas para uma Nova Estratégia Operacional de Sucesso; .         Formador na Tracy International no Programa FACE-Formação e acompanhamento de Criadores de Empresas e em inúmeros programas de alta direcção; .         Professor das cadeiras de “Gestão de Força de Vendas” e “Distribuição” no IPAM - Instituto Português de Administração e Marketing; .         Professor da cadeira de “Estudos de Mercado” no Curso Técnico de Marketing e Publicidade - IMPACT. .         Professor da cadeira de Negociação do curso de Gestão de Marketing - ISCTE .         Orador em inúmeros Seminários e Conferências .         Formador em inúmeras acções de formação para executivos de topo    Experiência Profissional   -   Diretor Executivo Marketing Future Cast Lab - ISCTE -   Professor auxiliar convidado ISCTE -   Administrador da 3D Cities SA desde 2005 até 2010 -   Administrador da Mind Capital SA desde 2005 até 2010 -   Administrador da Galileu SA desde 2000 até à venda em 2005 -   Senior Partner da Tracy International (até 2000) -   Diretor Comercial e Vendas Joh. A. Benckiser Portugal, Lda. Até 1994 -   Diretor Comercial Nutrexpa Portugal até 1992 -   Director de Marketing e Vendas Heinz. Portugal desde 1986 até 1990 Co-autoria de Livros - Gestão no Pós-Covid 19 - APHP - 50 Anos a cuidar da saúde dos portugueses
Contabilidade Financeira I
Gestão do Marketing
Candidatar