Licenciatura

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 Anos
31 jul 2018
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 3375/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração R/A-Ef 3375/2011/AL01 de 08-01-2020
Candidatar
Leccionado em Português

Corpo Docente para (2022/2023)

Retail Marketing | Marketing Operacional
Formação Académica: - Doutoramento em Gestão - M.B.A. e M.S.C. em Marketing e Negócios Internacionais - Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas Área de Especialização: - Marketing - Retailing Experiência profissional mais relevante: - Professora Associada de Marketing no ISCTE-IUL - Coordenadora Formação Instituto Merchandising - Gestora Produto Sonae Distribuição Cargo Actual: - Directora Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral no ISCTE-IUL - Directora Mestrado Executivo em Marketing Management no ISCTE Executive Education
Projecto de Marketing Empresarial
Principais competências - Investigações nas áreas de Marketing Desportivo, Retalho, Marca e Novas Tendências de Marketing. Competências profissionais - Direção do Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral durante 6 anos; Membro do Comité Científico do Laboratório de Investigação de Marketing Aplicado - Marketing FutureCast Lab Ambições - Desenvolvimento de atividades de investigação que façam a ligação entre o conhecimento científico e as necessidades da sociedade nos domínios da investigação a que me dedico.
Introdução à Gestão
Álvaro Rosa, docente da Escola de Gestão do ISCTE-IUL
Contabilidade de Gestão I
Gestão de Recursos Humanos
Psicóloga - É assistente convidada no Departamento de Recursos Humanos e no LLCT – Laboratório de Línguas e Competências Transversais do ISCTE-IUL, tendo sido em 2005 a fundadora do Career Skills Training Program da ISCTE Business School (IBS), um programa pioneiro dirigido a alunos de licenciatura e de mestrado. Doutoranda em Políticas de Gestão de Recursos Humanos.  Mestre em Psicologia da Educação e Licenciada em Psicologia das Organizações e do Trabalho. Com 20 anos de experiência profissional em Recursos Humanos, iniciou a sua atividade como consultora na Egor em recrutamento e seleção e avaliação psicológica. Nos últimos 15 anos tem-se dedicado à área da formação nas vertentes comportamentais,  em empresas e sectores de atividade diversificados. Docente no IPAM: Linguagem e Apresentação Profissional e Gestão de Pessoas; Docente no INSPSIC na Especialização Pós Universitária em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações: Políticas de Gestão de Talento e Recrutamento e Seleção.   Possui a Especialização em Psicologia Clínica e do Aconselhamento. Faz aconselhamento de carreira, na qualidade de Coach certificada desde 2010. Realizou a título de projetos temporários atividades em Angola, em formação e em processos de assessement centre.  Possui duas publicações em co-autoria: “Como Procurar e Conseguir Emprego – um guia para o candidato”, resultante do projeto desenvolvido com os alunos da IBS na sua preparação para o mercado de trabalho e “Gestão Emocional de Equipas – em ambiente de projeto” na sequência dos trabalhos realizados e da parceria desenvolvida com outros especialistas em gestão de projetos. Tem colaborado em projetos de diagnóstico organizacional, preparação e realização de programas de teambuilding, no âmbito da consultoria em Recursos Humanos.     
Estudos de Mercado
Ana Brochado is an economist and professor of management at the ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa - Lisbon University Institute and a researcher at DINAMIA’CET-Centre for Socioeconomic and Territorial Studies. She coordinated and taught several courses (bachelor, master, Ph.D., executive education) including econometrics, quantitative methods applied to competition and regulation, consumer behavior, and market research and research methods. She is the President of the 'Direção Regional do Centro e Alentejo' - Ordem dos Economistas.She served as the Vice Dean for administrative affairs and Vice Dean for faculty for five years (ISCTE Business School) and coordinated the PhD in Tourism Management. She joined the General Council of ISCTE. She worked for more than one decade as Senior Economist for the Portuguese Competition Authority (AdC) and the Securities Commission (CMVM). She joined the Strategic Board of Compete2020 as an expert in policy evaluation methods. She is an external expert on the European Commission.She has a Bachelor of Science in Economics, a Master of Science in Quantitative Methods, a PhD in Management, and Habilitation in Marketing. Her main research interests are economics and management. She has authored or co-authored over 80 publications in top international journals in these fields, wrote over 40 book chapters and presented over 200 talks at international conferences. Her research received over 2500 citations.Ana Brochado is an economist and professor
Comportamento e Experiência do Consumidor
Gestão de Recursos Humanos
Nasceu em Angra do Heroísmo, na Terceira, Açores. Mestre em Gestão pelo ISCTE-IUL, onde é professor convidado, especializou-se em estratégia e empreendedorismo e é fundador da empresa Faz Acontecer e do Mid-Atlantic Hostel. Foi eleito em 2016 um dos “sete jovens que estão a transformar o Mundo” pela associação Pangea (Madrid) e, em 2017, um dos “doze jovens líderes de Portugal” pelo Conselho Nacional da Juventude (Lisboa). Tendo demonstrado desde cedo a sua capacidade de iniciativa, criou logo aos 6 anos um negócio de venda de flores porta-a porta. Aos 24, vendeu tudo o que tinha, recolheu patrocínios e partiu sozinho para uma expedição à volta do mundo para conhecer empreendedores – uma experiência que relatou no primeiro livro “Faz Acontecer” (2015). Foi ainda co-autor do livro “Pangea: siete jóvenes que están transformando el mundo”, publicado em Espanha (2016) e do livro “67 Vozes por Portugal” (2021). Escreveu e apresentou a série televisiva ‘”Faz Acontecer” (Canal Q). Num novo contexto de crise lançou o seu segundo livro, “Faz Acontecer, Portugal” (2020) que resulta de uma odisseia, que o levou ao Norte e ao Sul do país, ao litoral e ao interior profundo, à Madeira e aos Açores. Aqui, André trouxe histórias de vidas de diversos sectores seja turismo, agricultura, mas também das tatuagens e das barbearias, que irão servir de inspiração a todos os portugueses que queiram iniciar o seu negócio. André é hoje um dos speakers mais requisitados em Portugal tendo palestrado para mais de 52 mil pessoas em nove países diferentes. Já visitou quase 50 países, gerou milhares de euros para propósitos sociais, ajudou centenas de empreendedores a perseguir os seus sonhos e a concretizar projetos e estabeleceu contacto com mais de 300 gestores de topo e empreendedores de sucesso do mundo inteiro.
Informática de Gestão
Bráulio Alexandre Barreira Alturas nasceu em Lisboa em 1964, mas sempre viveu em Queluz, é doutorado em Organização Gestão de Empresas com especialização em Marketing (2005), Mestre em Ciências Empresariais com especialização em Sistemas de Informação de Gestão (1995) e Licenciado em Organização e Gestão de Empresas (1989), pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Atualmente é Professor Associado do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa do Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação, e investigador do ISTAR-Iscte (Centro de Investigação em Ciências da Informação, Tecnologias e Arquitetura). Coordenador de várias unidades curriculares de Informática Aplicada à Gestão e Ciências Sociais e docente em Mestrados e Pós-graduações, bem como formador na área dos Sistemas de Informação Organizacionais.
Estratégia Empresarial
Carlos Lopes Cruz é um gestor experiente em empresas de Grande Consumo, nas quais construiu sólidas competências de gestão, liderança e pensamento estratégico. Possui um doutoramento em Gestão com especialização em Estratégia e Empreendedorismo do ISCTE-IUL. O Carlos é investigador  Associado na BRU-IUL e Docente Convidado na ISCTE Business School e na Technische Hochschule Mittelhessen na Alemanha. O seu tópico de investigação é Responsabilidade Social Empresarial, com ênfase em implementação da estratégia.
Ateliers de Marketing
Formada em Gestão de Marketing e com um mestrado em Gestão pelo ISCTE-IUL, Catarina Dionísio sempre trabalhou na área do Marketing Digital. Iniciou o seu percurso pela Karma Network, consultora na área digital onde trabalhou diversos sectores e canais, e mais tarde pela Havas Media, uma das grandes agências de media em Portugal, onde trabalhou clientes como El Corte Inglés e Grupo LVMH. Atualmente integra a equipa de media digital insourced da Vodafone Portugal onde continua a planear, implementar e otimizar campanhas digitais nos vários canais. Toda esta experiência profissional é refletida num conhecimento amplo e prático de vários canais e ferramentas digitais - Social Media, Display, Programático, Youtube, Search, Analytics... Desde 2018 que tem lecionado várias unidades curriculares desta área.
Apresentações Profissionais
Análise de Dados em Marketing
Contabilidade Financeira I
Assistant professor at ISCTE-IUL since September 2012 in the financial accounting field. I got a PhD in Management with specialization on accounting in September of 2012. I am Professor of courses of financial accounting in undergraduate and master programs. My research fields interest are in earnings quality, auditing quality and value relevance.
Marketing Digital e E-Business
Daniela Langaro is assistant professor at ISCTE-IUL (Portugal), visiting professor at Catolica Lisbon (Portugal) and collaborated for 5 years with Vlerick Business School (Belgium). Following her 15 years of experience in marketing in companies from Consumer Packaged Goods (Unilever, Procter and Gamble and Danone) and OTC (Angelini Farmacêutica), Langaro moved to academia in 2012. Her general research interests involve issues in internet marketing, social media, brand communications and brand management.
Inglês para Negócios
Marketing Internacional
Economia
Felipa de Mello-Sampayo é Professora auxiliar no Departmento de Economica do ISCTE-IUL, Instituto Universitário de Lisboa e investigadora integrada no BRU-IUL. A tese de doutoramento em Economia da Universidade da Birmingham em 2001 foi publicada na The British Library. Entre vários artigos em revistas que à data da publicação estavam indexados na base de dados Scopus e na base de dados Thomson Reuters Web of Knowledge (WoS), destacam-se 13 artigos sem coautores. A sua investigação centra-se em modelos microeconómicos e a correspondente aplicação empírica em várias áreas da ciência social. Coordenadora do projeto de investigação o PTDC/EGE-ECO/104157/2008, "Health and Economic Growth" financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Coeditora de números especiais da revista Sustainability, intitulado“Spatial Econometrics Analysis of Sustainability”  e da revista Int. J. Environ. Res. Public Health intitulado "Heathcare in China".
Introdução à Gestão
Florinda Matos é doutorada em Ciências Sociais, Especialidade Comportamento Organizacional, pela Universidade de Lisboa. É mestre em Ciências Empresariais pelo INDEG/ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, licenciada em Gestão de Empresas Agrícolas e licenciada em Engenharia Agronómica, ambas pelo Instituto Politécnico de Santarém. É Professora do ISCTE Business School, onde leciona diversos cursos nas áreas de gestão. Além disso, é professora de gestão do conhecimento no IPPS-IUL - Instituto para as Políticas Públicas e Sociais e professora convidada em várias universidades internacionais. Como investigadora integrada do DINÂMIA'CET – IUL, Centro de Estudos da Mudança Socioeconómica e Território, os seus principais interesses de investigação são Gestão do Conhecimento, Gestão do Capital Intelectual, Medição de Intangíveis, Sustentabilidade, Inovação, Manufatura Aditiva e Transformação Digital. Foi investigadora de pós-doutoramento na área dos Impactos Sociais da Manufatura Aditiva na NOVA.id.FCT e liderou o projeto KM3D - Knowledge Management in Additive Manufacturing: Designing New Business Models, num consórcio nacional, financiado pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Presentemente é coordenadora nacional do projeto CATALYST - European VET Excellence for Leading Sustainable Systems and Business Transformation, num consórcio europeu constituído por 36 parceiros, liderados por instituições académicas da Alemanha, Áustria, Grécia e Macedónia do Norte. Florinda é membro da comissão científica de várias conferências internacionais, onde tem participado como organizadora, oradora, mini-track chair e revisora. Possui mais de 40 artigos académicos e artigos científicos publicados, capítulos e livros. Também tem participado ativamente na imprensa, onde publicou mais de 200 artigos de opinião sobre temas da atualidade económica e social, sendo convidada de diversos podcasts. Presentemente ela é Conference Chair das seguintes conferencias: ISM 2023 - International Conference on Industry 4.0 and Smart Manufacturing; ECKM 2023 - 24th European Conference on Knowledge Management; e ECRM 2023 - European Conference on Research Methodology for Business and Management. Atualmente, é editora associada na área de Economics and Business do Journal Heliyon (Elsevier); editora convidada da Springer International Publishing, do Journal Meditari Accountancy Research (Emerald), do Journal Sustainability, sendo também Topical Advisory do Journal  Knowledge. Além disso, é membro do Conselho Editorial da Revista Mátria e da Revista Mátria Digital, editada pelo Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS). É coordenadora da Linha Temática "Transformação Digital" no Sociodigital Lab for Public Policy e membro da equipa de implementação do Polo de Inovação Digital AI4PA. Como especialista em gestão de capital intelectual, Florinda é fundadora e presidente da Associação para a Gestão do Capital Intelectual (ICAA), cuja missão é ajudar a transformar capital intelectual em valor acrescentado, contribuindo para o desenvolvimento sustentável. Ela é também membro do New Club of Paris, uma organização internacional cujo principal objetivo é criar consciência sobre a Economia do Conhecimento. Além disso, está a promover um prémio junto das instituições públicas portuguesas para incentivar e premiar as empresas que valorizam a Sustentabilidade Social. Florinda é embaixadora para a Europa da Conferência Internacional sobre Conhecimento e Inovação (CIKI), organizada pela Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil). Da mesma forma, é membro do Observatório de Gestão do Conhecimento e Inovação na Administração Pública, do IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada do Governo brasileiro.     
Metodologias de Segmentação de Mercados
Contabilidade Financeira I
Isabel Lourenço é Professora Catedrática e Diretora do Departamento de Contabilidade do ISCTE-IUL. É doutora em Gestão (especialização em Contabilidade) pelo ISCTE-IUL. Tem cerca de 30 anos de experiência no ensino de temas de contabilidade em vários programas académicos (Licenciatura, Mestrado e Doutoramento) e programas de formação executiva no ISCTE-IUL. É professora visitante da Universidade de São Paulo, onde leciona regularmente nos programas de mestrado e doutorado em contabilidade. Tem também lecionado e realizado apresentações em seminários de outras universidades no Brasil e em universidades de outros países, incluindo a Universidade de Glasgow, a Universidade de Coventry e a Universidade de Lille. É Investigadora Integrada na Business Research Unit do ISCTE (BRU-IUL). Apresenta regularmente os resultados da sua investigação nas mais prestigiadas conferências científicas internacionais. É autora de vários artigos científicos publicados em revistas de científicas de referência a nível internacional, incluindo, por exemplo, a European Accounting Review, Accounting and Business Research, Accounting Forum, Journal of Accounting in Emerging Economies e Journal of Business Ethics. É também autora de mais de 10 livros de contabilidade. Tem desempenhado um papel importante nos órgãos que regulam a contabilidade em Portugal. É Coordenadora da Comissão de Normalização Contabilística Empresarial da Comissão de Normalização Contabilística. É também membro do júri do Exame de Admissão à Ordem dos Revisores Oficiais de Contas. Atualmente, é também membro do Conselho Fiscal da “IM Gestão de Ativos”, a maior gestora independente de ativos em Portugal.
Gestão de Operações e Logística
Research skills in Industrial and Services Engineering focusing on the strategic alignment of operations systems, by designing organisational change programmes that are adequate. Methodological concerns that favour qualitative methods and Soft Systems Methodology applied to complex organisational problems. Broad professional experience ranging from engineering functions (Ferro Portugal), logistics management (Renault Portuguesa), consultancy in information systems deployment (Grupo Violas; Ford of Europe - Southampton Plant), Managing Director (Agiltec), founding and developing its own business to teaching and researching in the university, all together for more than 36 years.
Gestão do Marketing | Marketing Intelligence
João Guerreiro, PhD Marketing (ISCTE-IUL, Portugal), Professor Auxiliar de Marketing e investigador integrado da BRU-IUL. Interesses de investigação focados na área do Comportamento do Consumidor e Marketing de Relacionamento, nomeadamente nas implicações das tecnologias (Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Inteligência Artificial, IoT) para o Marketing, sobre os quais publicou artigos em várias revistas científicas como Tourism Management, Journal of Business Research, Journal of Sustainable Tourism, Journal of Business Ethics entre outros. Foi Diretor do Mestrado em Marketing no ISCTE-IUL entre 2017 e 2020 e consultor sénior em projetos de Business Intelligence na sua atividade profissional.
Introdução à Gestão
Optimização
Escrita de Relatórios Técnicos
Possui licenciatura em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010).  Mestre do curso de pós graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, ligada a linha de pesquisa Questões Socioambientais Urbanas e de Resistência Social, intregrante do grupo de pesquisa do Laboratório de Estudos Urbanos e Socioambientais - LEUS. Tem experiencia na área de Regularização Fundiária nas favelas cariocas - 2009 - 2018. Atualmente é doutoranda em Serviço Social pelo Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE, e pesquisadora do Núcleo de Doutorandos em Serviço Social Latino-Americanos – NUDLA. Professora Assistente Convidada do Laboratório de Competências Transversais do Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE.
Introdução às Finanças
LUIS LAUREANO. Assistant Professor at ISCTE Business School and researcher in Business Research Unit (BRU-IUL). Degree in Management (ISCTE-IUL), master in Information Systems Management (ISCTE-IUL) and doctorate in Management- specialization in Finance (ISCTE-IUL). Has taught several finance courses in different undergraduate, post-graduate and masters. Is co-author of books on finance and co-author of papers published in national and international scientific journals.
Gestão de Vendas
Gestor de negócios e empresário com mais de 30 anos de experiência em Portugal, Espanha, Marrocos, Brasil e Angola. Professor convidado desde 1995, especializado em Direcção Comercial, Gestão de Vendas, Negociação, Gestão de Marketing e Planeamento de Negócios.
Inglês para Negócios
Contabilidade Financeira I
Direito das Sociedades Comerciais
Mário Silveiro de Barros concluiu o Doutoramento em Direito, com uma tese em Direito processual da Segurança Social (com menção comparativa) na Faculdade de Direito de A Coruña, em Espanha. Desenvolve os seus trabalhos académicos e de investigação na área do Direito da Segurança Social. Para além de 1 livro publicado, publicou 8 artigos em revistas científicas e 8 capítulos de livros em obras coletivas. Apresentou várias comunicações em congressos e seminários científicos. Tem ainda atividade profissional como Advogado na área do direito do trabalho e da segurança social e direito comercial. No ISCTE é Professor Auxiliar Convidado, docente nas unidades curriculares de Direito da Segurança Social, Direito Processual Laboral e Relações Laborais.
Comunicação Integrada em Marketing | Gestão do Marketing
Mónica Mendes Ferreira é Professora Auxiliar Convidada no ISCTE Business School e investigadora na BRU. Trabalha na área das ciências sociais, destacando-se a Economia e a Gestão. A sua formação académica é interdisciplinar, combinando uma licenciatura em Marketing e Comunicação, uma Pós-Graduação em Comportamento Organizacional e Gestão e um Doutoramento em Gestão na especialidade de marketing. Publicou artigos científicos em revistas de topo com 3 colaboradores em coautoria, capítulos de livros e atas em conferências. Tem uma vasta experiência de ensino, desde licenciaturas em Marketing e Gestão até Mestrados e Pós-Graduações e em Educação Executiva. A nível profissional, mais de 20 anos de experiência em diferentes setores como FMCG, Mass Media, Agências de Publicidade, Associações e Consultoria.  Os seus interesses de investigação incluem comportamento do consumidor, marketing digital, redes sociais, branding, comunicação, marketing turístico e as ligações entre marketing e VR, AR e IA.
Inglês para Negócios
Negociação Comercial
ESTEVES, Pedro Manuel Macieira  Data e Local de Nascimento  22 de Outubro de 1956 em Lisboa  Habilitações Académicas  Licenciatura em Economia na Universidade Técnica de Lisboa (ISE/ISEG) 1980 média final 15 val Master Shipping Managing, Cambridge UK 1985 Certificate Miller Heiman, USA 2007 Certificate Cockpit Management, Bruxelas 2010  Experiência Ensino / Formação  .         Formador certificado em Strategic Selling e Conceptual Selling tendo aplicado em inúmeras empresas nomeadamente – Sanofi, Roche, Novartis, etc. .         Formador especialista em desenvolvimento comercial, nomeadamente em técnicas e processos de venda .         Coordenador e formador da Tracy International no Programa GENEOS - Ganhar as Empresas para uma Nova Estratégia Operacional de Sucesso; .         Formador na Tracy International no Programa FACE-Formação e acompanhamento de Criadores de Empresas e em inúmeros programas de alta direcção; .         Professor das cadeiras de “Gestão de Força de Vendas” e “Distribuição” no IPAM - Instituto Português de Administração e Marketing; .         Professor da cadeira de “Estudos de Mercado” no Curso Técnico de Marketing e Publicidade - IMPACT. .         Professor da cadeira de Negociação do curso de Gestão de Marketing - ISCTE .         Orador em inúmeros Seminários e Conferências .         Formador em inúmeras acções de formação para executivos de topo    Experiência Profissional   -   Diretor Executivo Marketing Future Cast Lab - ISCTE -   Professor auxiliar convidado ISCTE -   Administrador da 3D Cities SA desde 2005 até 2010 -   Administrador da Mind Capital SA desde 2005 até 2010 -   Administrador da Galileu SA desde 2000 até à venda em 2005 -   Senior Partner da Tracy International (até 2000) -   Diretor Comercial e Vendas Joh. A. Benckiser Portugal, Lda. Até 1994 -   Diretor Comercial Nutrexpa Portugal até 1992 -   Director de Marketing e Vendas Heinz. Portugal desde 1986 até 1990 Co-autoria de Livros - Gestão no Pós-Covid 19 - APHP - 50 Anos a cuidar da saúde dos portugueses
Apresentações Profissionais
Doutoranda em Sociologia no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) (ref. 2021.06429.BD). Está a desenvolver a sua pesquisa sobre "O trabalho digno e as desigualdades sociais na sociedade digital" numa perspetiva comparativa entre Portugal e a Europa. Mestre em Ciências do Trabalho e Relações Laborais (Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, 2019). Realizou uma pós-graduação em Análise de Dados em Ciências Sociais (Iscte, 2023). Membro da Equipa Coordenadora da Secção Temática Classes, Desigualdades e Políticas Públicas da Associação Portuguesa de Sociologia (APS). Tem desenvolvido atividades enquanto assistente de investigação no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-ISCTE) e no ICS-Universidade de Lisboa (Estudo de Opinião em Portugal, "Next Steps in Securing the Sustainability of the European Social Survey"), aplicando metodologias quantitativas e qualitativas em diferentes campos temáticos. Tem como principais interesses de investigação as desigualdades sociais, o trabalho digno, os territórios e a inclusão e coesão. Assistente convidada no Laboratório de Competências Transversais do Iscte. Assume responsabilidades de coordenação executiva no Portfólio Profissional de Sociólogos/as.
Gestão de Recursos Humanos
Escrita de Relatórios Técnicos
Assistente Social, associada fundadora e presidente executiva da Associação Nacional de Futebol de Rua. Doutorada em Serviço Social fui Bolseira de Investigação FCT, no Centro Lusíada Investigação em Serviço Social e Intervenção Social [CLISSIS] na Universidade Lusíada Lisboa onde colaboro. Atualmente Professora Auxiliar no Instituto Superior de Serviço Social da Universidade Lusíada de Lisboa e Professora Auxiliar Convidada no Laboratório de Competências Transversais do ISCTE-IUL, fui docente na Universidade Lusófona do Porto e na Licenciatura em Serviço Social na Universidade Lusíada Lisboa. Conclui o mestrado em Serviço Social, em 2008, na Universidade Lusíada Lisboa, no Instituto Superior Serviço Social e a licenciatura em Serviço Social em 2003, na Universidade Católica Portuguesa. Entre 2003 e 2008 dirigi o Gabinete de Ação Social da Associação CAIS, tendo colaborado na fundação da metodologia sociodesportiva de Futebol de Rua, em Portugal, em 2004.  
Apresentações Profissionais
Vera Borges is a Research Fellow of sociology at CIES-Iscte. She is Invited Professor at LCT-Iscte and Department of Sociology-Iscte. Since 2020, she collaborates with the Master in Management and Studies of Culture (Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura), at Iscte. Since 2022, she teaches Professions, Organizations and Creativity at Iscte. Recently, she coordinated the team that carried out the Study on the Artists and Projects supported by the FCG (study funded by the FCG, 2022). She is currently coordinating the Study of the Portuguese Theater and Cine-Theaters Network (2023), at CIES-Iscte. Among her co-authored articles are Mapping Cultural Policy in Portugal: From incentives to crisis (International Journal of Cultural Policy, 2018); Emerging Patterns of Artistic Organizations in Portugal: A Three Case Studies analysis (Sociologia del Lavoro, 2020); and The transformative role of Angels cultural organisations under austerity (Cultural Trends, 2021).
Candidatar