Licenciatura

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 Anos
04 jun 2019
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 3375/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração R/A-Ef 3375/2011/AL01 de 08-01-2020
Candidatar
Leccionado em Português

Corpo Docente para (2021/2022)

Retail Marketing
Principais competências - Investigações nas áreas de Marketing Desportivo, Retalho, Marca e Novas Tendências de Marketing. Competências profissionais - Direção do Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral durante 6 anos; Membro do Comité Científico do Laboratório de Investigação de Marketing Aplicado - Marketing FutureCast Lab Ambições - Desenvolvimento de atividades de investigação que façam a ligação entre o conhecimento científico e as necessidades da sociedade nos domínios da investigação a que me dedico.
Apresentações Profissionais
PhD em Comunicação e Linguagem pela Universidade Nova de Lisboa (2016/2020). Doutoramento em Ciências da Comunicação (FCSH). Licenciada em Pedagogia (Supervisão, Administração e docência do Ensino Superior) pela Universidade Tuiuti do Paraná (1993) Reconhecido pela FCSH/UNL em maio de 2018 e Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), foi aluna especial do Programa de Doutorado em Marketing Global, FEA/USP (2003). Docente de Lingua Portuguesa UNL/Timor Lorosae (2012/2013).  Consultora do Currículo de Língua Portuguesa no Ministério da Educação de Timor-Leste (2014). Consultora em Angola/Auditoria de Processos para o Ministério da Educação (MED) e INSS na Empresa Macroaudit (2014/2015). Consultora do Instituto Superior Politécnico do Cazenga (Angolal /2015). Colaboradora do IFILNOVA -UNL (desde 2016). Voluntária na Cruz Vermelha Portuguesa TAT/SBV (2018). Técnica AAAFs e professora de AECs - Câmara Municipal de Azambuja(2018). Possui CCP n.º F667613/2018 no portal https://netforce.iefp.pt para Formação de Formadores/PT e CCPF. Formadora do CEFAD-Lisboa /formação profissional (desde 2021). Ministra formação profissional em empresas (Escrita de textos e técnicas de comunicação em Língua Portuguesa; Português Língua Não Materna/Adicional, PLNM- PLA). Professora Auxiliar no ISCTE/LCT-IUL (atual). 
Introdução à Gestão
Álvaro Rosa has a wide international teaching experience. He has been visiting in the recent years the University of Electronic Science and Technology of China, Chengdu, China; Southern Medical University, Guangzhou, China; University of Economics, Poznan, Poland; University of Economics and Finance, Warsaw, Poland; ICN Graduate Business School, Nancy, France; CESPU-Angola,Benguela, Angola; Faculty of Economics, University of Ljubljana, Ljubljana, Slovenia.
Contabilidade de Gestão I
Gestão de Recursos Humanos
Psicóloga - É assistente convidada no Departamento de Recursos Humanos e no LLCT – Laboratório de Línguas e Competências Transversais do ISCTE-IUL, tendo sido em 2005 a fundadora do Career Skills Training Program da ISCTE Business School (IBS), um programa pioneiro dirigido a alunos de licenciatura e de mestrado. Doutoranda em Políticas de Gestão de Recursos Humanos.  Mestre em Psicologia da Educação e Licenciada em Psicologia das Organizações e do Trabalho. Com 20 anos de experiência profissional em Recursos Humanos, iniciou a sua atividade como consultora na Egor em recrutamento e seleção e avaliação psicológica. Nos últimos 15 anos tem-se dedicado à área da formação nas vertentes comportamentais,  em empresas e sectores de atividade diversificados. Docente no IPAM: Linguagem e Apresentação Profissional e Gestão de Pessoas; Docente no INSPSIC na Especialização Pós Universitária em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações: Políticas de Gestão de Talento e Recrutamento e Seleção.   Possui a Especialização em Psicologia Clínica e do Aconselhamento. Faz aconselhamento de carreira, na qualidade de Coach certificada desde 2010. Realizou a título de projetos temporários atividades em Angola, em formação e em processos de assessement centre.  Possui duas publicações em co-autoria: “Como Procurar e Conseguir Emprego – um guia para o candidato”, resultante do projeto desenvolvido com os alunos da IBS na sua preparação para o mercado de trabalho e “Gestão Emocional de Equipas – em ambiente de projeto” na sequência dos trabalhos realizados e da parceria desenvolvida com outros especialistas em gestão de projetos. Tem colaborado em projetos de diagnóstico organizacional, preparação e realização de programas de teambuilding, no âmbito da consultoria em Recursos Humanos.     
Estratégia Empresarial
Com um doutoramento em Gestão pela Universidade de Tilburg nos Países Baixos, Ana leciona na Iscte Business School sobre os temas de Gestão Estratégica e Sustentabilidade, Ética e Responsabilidade Social. Atualmente é Associate Dean for Engagement and Impact na Iscte Business School, e membro da Comissão Científica da BRU-Iscte.  Como investigadora integrada na Business Research Unit (BRU-Iscte), o seu trabalho tem aparecido em vários pontos de publicação, incluindo o Journal of Business Ethics and Public Management Review. Atualmente desempenha o papel de Associate editor do International Journal of Sustainability in Higher Education e Topic editor do Sustainability. Ana está também a colaborar como especialista na ISO TC323 sobre Economia Circular, como Guardian do GRLI Council (Globally Responsible Leadership Initiative), Head of Programmatic Work no PRME Chapter Iberia, e coordena atualmente a dimensão de Prosperidade da Sustentabilidade no Iscte e serve como Interlocutora de Qualidade e Sustentabilidade para a Iscte Business School. No passado, Ana foi Subdiretora do Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral. Ana complementou adicionalmente a sua formação académica com várias qualificações profissionais, incluindo o GRI Certified Training Program, o Sustainable Business Strategy da Harvard Business School Online, e certificações como Advanced Chief Sustainability Officer (CSO) Professional, como Facilitadora Certificada LEGO® SERIOUS PLAY® e como Facilitadora Certificada em Pro.Play®.  
Estudos de Mercado
Ana Brochado is an economist and professor of management at the ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa - Lisbon University Institute and a researcher at DINAMIA’CET-Centre for Socioeconomic and Territorial Studies. She is the President of the 'Direção Regional do Centro e Alentejo' - Ordem dos Economistas.She served as the Vice Dean for administrative affairs and Vice Dean for faculty for five years (ISCTE Business School) and coordinated the PhD in Tourism Management. She joined the General Council of ISCTE. She worked for more than one decade as Senior Economist for the Portuguese Competition Authority (AdC) and the Securities Commission (CMVM). She joined the Strategic Board of Compete2020 as an expert in policy evaluation methods. She is an external expert of the European Commission.She has a Bachelor of Science in Economics, a Master of Science in Quantitative Methods, a PhD in Management, and Habilitation in Marketing. Her main research interests are economics and management. She has authored or co-authored over 80 publications in top international journals in these fields, wrote over 40 book chapters and presented over 200 talks at international conferences. Her research received over 2050 citations. She has published in ABS4 (Annals of Tourism Research) and ABS3 (Journal of Business Research, International Journal of Contemporary Hospitality Management, International Journal of Hospitality Management) journals.Ana Brochado is an economist and professor
Comportamento e Experiência do Consumidor
Gestão de Recursos Humanos
Nasceu em Angra do Heroísmo, na Terceira, Açores. Mestre em Gestão pelo ISCTE-IUL, onde é professor convidado, especializou-se em estratégia e empreendedorismo e é fundador da empresa Faz Acontecer e do Mid-Atlantic Hostel. Foi eleito em 2016 um dos “sete jovens que estão a transformar o Mundo” pela associação Pangea (Madrid) e, em 2017, um dos “doze jovens líderes de Portugal” pelo Conselho Nacional da Juventude (Lisboa). Tendo demonstrado desde cedo a sua capacidade de iniciativa, criou logo aos 6 anos um negócio de venda de flores porta-a porta. Aos 24, vendeu tudo o que tinha, recolheu patrocínios e partiu sozinho para uma expedição à volta do mundo para conhecer empreendedores – uma experiência que relatou no primeiro livro “Faz Acontecer” (2015). Foi ainda co-autor do livro “Pangea: siete jóvenes que están transformando el mundo”, publicado em Espanha (2016) e do livro “67 Vozes por Portugal” (2021). Escreveu e apresentou a série televisiva ‘”Faz Acontecer” (Canal Q). Num novo contexto de crise lançou o seu segundo livro, “Faz Acontecer, Portugal” (2020) que resulta de uma odisseia, que o levou ao Norte e ao Sul do país, ao litoral e ao interior profundo, à Madeira e aos Açores. Aqui, André trouxe histórias de vidas de diversos sectores seja turismo, agricultura, mas também das tatuagens e das barbearias, que irão servir de inspiração a todos os portugueses que queiram iniciar o seu negócio. André é hoje um dos speakers mais requisitados em Portugal tendo palestrado para mais de 52 mil pessoas em nove países diferentes. Já visitou quase 50 países, gerou milhares de euros para propósitos sociais, ajudou centenas de empreendedores a perseguir os seus sonhos e a concretizar projetos e estabeleceu contacto com mais de 300 gestores de topo e empreendedores de sucesso do mundo inteiro.
Informática de Gestão
Bráulio Alexandre Barreira Alturas nasceu em Lisboa em 1964, mas sempre viveu em Queluz, é doutorado em Organização Gestão de Empresas com especialização em Marketing (2005), Mestre em Ciências Empresariais com especialização em Sistemas de Informação de Gestão (1995) e Licenciado em Organização e Gestão de Empresas (1989), pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Atualmente é Professor Associado do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa do Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação, e investigador do ISTAR-Iscte (Centro de Investigação em Ciências da Informação, Tecnologias e Arquitetura). Coordenador de várias unidades curriculares de Informática Aplicada à Gestão e Ciências Sociais e docente em Mestrados e Pós-graduações, bem como formador na área dos Sistemas de Informação Organizacionais.
Estratégia Empresarial
Carlos Lopes Cruz é um gestor experiente em empresas de Grande Consumo, nas quais construiu sólidas competências de gestão, liderança e pensamento estratégico. Possui um doutoramento em Gestão com especialização em Estratégia e Empreendedorismo do ISCTE-IUL. O Carlos é investigador  Associado na BRU-IUL e Docente Convidado na ISCTE Business School e na Technische Hochschule Mittelhessen na Alemanha. O seu tópico de investigação é Responsabilidade Social Empresarial, com ênfase em implementação da estratégia.
Ateliers de Marketing
Formada em Gestão de Marketing e com um mestrado em Gestão pelo ISCTE-IUL, Catarina Dionísio sempre trabalhou na área do Marketing Digital. Iniciou o seu percurso pela Karma Network, consultora na área digital onde trabalhou diversos sectores e canais, e mais tarde pela Havas Media, uma das grandes agências de media em Portugal, onde trabalhou clientes como El Corte Inglés e Grupo LVMH. Atualmente integra a equipa de media digital insourced da Vodafone Portugal onde continua a planear, implementar e otimizar campanhas digitais nos vários canais. Toda esta experiência profissional é refletida num conhecimento amplo e prático de vários canais e ferramentas digitais - Social Media, Display, Programático, Youtube, Search, Analytics... Desde 2018 que tem lecionado várias unidades curriculares desta área.
Análise de Dados em Marketing
Contabilidade Financeira I
Assistant professor at ISCTE-IUL since September 2012 in the financial accounting field. I got a PhD in Management with specialization on accounting in September of 2012. I am Professor of courses of financial accounting in undergraduate and master programs. My research fields interest are in earnings quality, auditing quality and value relevance.
Marketing Digital e E-Business
Daniela Langaro is assistant professor at ISCTE-IUL (Portugal), visiting professor at Catolica Lisbon (Portugal) and collaborated for 5 years with Vlerick Business School (Belgium). Following her 15 years of experience in marketing in companies from Consumer Packaged Goods (Unilever, Procter and Gamble and Danone) and OTC (Angelini Farmacêutica), Langaro moved to academia in 2012. Her general research interests involve issues in internet marketing, social media, brand communications and brand management.
Inglês para Negócios
Inglês para Negócios
Licenciado em Estudos Asiáticos com formação avançada em Língua Chinesa; Experiência profissional no ensino de Línguas: Mandarim, Inglês para Negócios em contexto empresarial, Português Língua Estrangeira;
Marketing Internacional
Introdução à Gestão
Florinda Matos é doutorada em Ciências Sociais, Especialidade Comportamento Organizacional, pela Universidade de Lisboa. É mestre em Ciências Empresariais pelo INDEG/ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, licenciada em Gestão de Empresas Agrícolas e licenciada em Engenharia Agronómica, ambas pelo Instituto Politécnico de Santarém. É Professora do ISCTE Business School, onde leciona diversos cursos nas áreas de gestão e gestão do conhecimento. Além disso, é professora de gestão do conhecimento no IPPS-IUL - Instituto para as Políticas Públicas e Sociais e professora convidada em várias universidades internacionais. Como investigadora integrada do DINÂMIA'CET – IUL, Centro de Estudos da Mudança Socioeconómica e Território, os seus principais interesses de investigação são Gestão, Gestão do Conhecimento, Capital Intelectual, Medição de Intangíveis, Sustentabilidade, Inovação, Manufatura Aditiva e Transformação Digital. Foi investigadora de pós-doutoramento na área dos Impactos Sociais da Manufatura Aditiva na NOVA.id.FCT e, atualmente, lidera o projeto "KM3D - Knowledge Management in Additive Manufacturing: Designing New Business Models" num consórcio nacional, financiado pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Florinda é membro da comissão científica de várias conferências internacionais, onde tem participado como organizadora, oradora, mini-track chair e revisora. Possui mais de 40 artigos académicos e artigos científicos publicados, capítulos e livros. Também tem participado ativamente na imprensa, onde publicou mais de 200 artigos de opinião sobre temas da atualidade económica e social, sendo convidada de diversos podcasts. Atualmente, Florinda é editora convidada da Springer International Publishing, Journal Meditari Accountancy Research (Emerald) e Journal Sustainability, sendo também Topical Advisory do Journal Knowledge. Além disso, é membro do Conselho Editorial da Revista Mátria e da Revista Mátria Digital, editada pelo Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS). É co-coordenadora de uma Linha Temática do Tópico "Transformação Digital" no Sociodigital Lab for Public Policy e co-coordenadora do Pilar Temático "Transformação Digital do Tecido Empresarial" no Hubility - Sociodigital Innovation Hub for Enhanced Capabilities (Digital Innovation Hub). Como especialista em gestão de capital intelectual, Florinda é fundadora e presidente da Associação para a Gestão do Capital Intelectual (ICAA), cuja missão é ajudar a transformar capital intelectual em valor acrescentado, contribuindo para o desenvolvimento sustentável. Ela é também membro do New Club of Paris, uma organização internacional cujo principal objetivo é criar consciência sobre a Economia do Conhecimento. Além disso, está a promover um prémio junto das instituições públicas portuguesas para incentivar e premiar as empresas que valorizam a Sustentabilidade Social. Florinda é embaixadora para a Europa da Conferência Internacional sobre Conhecimento e Inovação (CIKI), organizada pela Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil). Da mesma forma, é membro do Observatório de Gestão do Conhecimento e Inovação na Administração Pública, do IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada do Governo brasileiro. 
Metodologias de Segmentação de Mercados
Escrita de Relatórios Técnicos
Doutorada em Serviço Social pelo Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. Professora Auxiliar no Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa (Universidade Lusíada) e Professora Auxiliar Convidada no Laboratório de Competências Transversais (LCT-iscte). Investigadora no Centro de Investigação e Estudos em Sociologia (CIES-iscte) no grupo Política e Cidadania e no CLISSIS - Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social.. Foi coordenadora técnica e pedagógica do projeto Online Learning para a promoção, preparação, produção e divulgação dos cursos de e-learning do iscte (2017-2019). 
Contabilidade Financeira I
Isabel Lourenço é Professora Cetedrática no ISCTE. Fez a sua formação académica no ISCTE. É licenciada em Gestão, mestre em Ciências Empresariais e doutora em Gestão, com especialização em Contabilidade. Tem experiência de mais de 25 anos de lecionação de temas de contabilidade financeira em diversos programas académicos do ISCTE, incluindo Licenciaturas, Mestrados e Programas de Doutoramento. Tem também experiência de mais de 20 anos de lecionação de temas de contabilidade financeira em programas de Formação para Executivos no ISCTE Executive Education. É atualmente diretora da Especialização em Contabilidade do Programa de Doutoramento em Gestão (ISCTE) e Diretora da Pós-Graduação de Contabilidade Financeira Avançada e da Pós-Graudação de Reporting & Compliance (ISCTE Executive Education). É também membro da Comissão Científica do Departamento de Contabilidade e membro da Comissão Científica do Programa de Doutoramento em Gestão do ISCTE. É professora visitante da Universidade de São Paulo, onde leciona regularmente nos programas de mestrado e doutoramento em contabilidade. Ministrou talmbém palestras em outras universidades do Brasil, incluindo a Universidade de Brasília, a Universidade Federal do Paraná, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, a Universidade Federal de Pernambuco e a Universidade Federal de Minas Gerais. Deu ainda palestras em universidades de outros países, incluindo a University of Glasgow, a Coventry University e a University of Lille. É autora de mais de 10 livros de contabilidade publicados em Portugal, destacado-se os dois mais recentes: “ Fundamentos de Contabilidade Financeira: teoria e casos” e “Contabilidade Financeira: o essencial”. É também autora de capítulos incluídos em livros publicados internacionalmente, nomeadamente os seguintes: "The Routledge Companion to Accounting in Emerging Economies" e “Standardization of Financial Reporting and Accounting in Latin American Countries”. É investigadora integrada e ccordenadora do Grupo de Investigação em Contabilidade da Business Research Unit do ISCTE (BRU_iscte). Tem experiência significativa na coordenação de projetos de pesquisa. Orientou 7 teses de doutoramento e mais de 40 teses de mestrado. Os resultados da sua investigação são regularmente apresentados nas mais prestigiosas conferências científicas de contabilidade (incluindo, por exemplo, o congresso anual da European Accounting Association) e são publicados sob a forma de artigos em revistas científicas de referência a nível internacional (incluindo, por exemplo, o European Accounting Review, o Accounting in Europe, o Journal of International Financial Management and Accounting, o Australian Accounting Review, o Review of Quantitative Finance and Accounting, o Journal of Accounting in Emerging Economies e o Journal of Business Ethics). Tem estabelecido uma boa relação com a comunidade académica Europeia e Americana. Foi membro do Comité Científico do Congresso Anual da European Accounting Association e da European Accounting Review. Tem sido reviewer de várias outras revistas científicas e tem sido Coordenadora da área de Contabilidade Financeira da USP International Conference in Accounting, a mais conceituada conferência de contabilidade do Brasil. Tem tido uma participação ativa em Órgãos Reguladores de Contabilidade portugueses e europeus. Foi membro do Conselho Geral, da Comissão Executiva e do Comité de Normalização Contabilística Empresarial da Comissão de Normalização Contabilística, nomeada como personalidade de reconhecido mérito. É membro do European Financial Reporting Advisory Group (EFRAG) Academic Network. É ainda Coordenadora de um dos Cursos de Contabilidade do Programa de preparação para o Exame de admissão à Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, e membro do Júri de Exame. É também membro da Comissão de História da Contabilidade da Ordem dos Contabilistas Certificados. Tem ainda participado como formadora em acções de formação promovidas por Organismos Reguladores e Associações Profissionais de Portugal, nomeadamente a Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, a Ordem dos Contabilistas Certificados e o Tribunal de Contas.  
Gestão do Marketing
Licenciou-se em Organização e Gestão de Empresas e é Mestre em Marketing pelo ISCTE-IUL. Iniciou o PhD em Gestão com especialização em Marketing em 2019. Desde o início do seu percurso profissional que desempenha funções de consultoria e formação nas áreas de Gestão Comercial e de Marketing em várias organizações: Infortec, Tack Training International, 4Gpeople, Time4Thinking. Entre 2000 e 2008 foi partner da agência de comunicação Princípio Activo.  Desde 2009 é docente do ISCTE-IUL (DMOGG) e INDEG, nas áreas de Marketing e Comunicação. Dado o seu interesse pela Pedagogia, tem desenvolvido projetos pedagógicos no âmbito da gamification, storytelling, visual thinking, design thinking e outras áreas do Human Centered Design approach. 
Gestão de Operações e Logística
Gestão do Marketing | Marketing Intelligence
João Guerreiro, PhD Marketing (ISCTE-IUL, Portugal), Professor Auxiliar de Marketing e investigador integrado da BRU-IUL. Interesses de investigação focados na área do Comportamento do Consumidor e Marketing de Relacionamento, nomeadamente nas implicações das tecnologias (Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Inteligência Artificial, IoT) para o Marketing, sobre os quais publicou artigos em várias revistas científicas como Tourism Management, Journal of Business Research, Journal of Sustainable Tourism, Journal of Business Ethics entre outros. Foi Diretor do Mestrado em Marketing no ISCTE-IUL entre 2017 e 2020 e consultor sénior em projetos de Business Intelligence na sua atividade profissional.
Projecto de Marketing Empresarial
Sales and Marketing Manager over more then 35 years in Portuguese Post Office,Post and Telecommunications and Group Nabeiro Group. Management consultant since 1992. Founder of Infortec, consultant and training company. Director of the Marketing Management Bachelor, ISCTE, and Postgraduate Courses in Relationship Marketing, Integrated Marketing Communication, Digital Marketing and Marketing Management,INDEG/ISCTE. President of GIEM-ISCTE and founder of Marketing Futurecast Lab( new trends). Teacher in Marketing Communication, Personal Marketing and Project Marketing Management.
Introdução à Gestão
Marketing Operacional
Licenciatura em Gestão de Empresas MScBA pela ISCTE Business School. Projecto de Mestrado na área de Marketing no grande consumo. Exercício de funções nas áreas de vendas e marketing no sector do grande consumo em empresas nacionais e multinacionais com posições de liderança. Professor de Gestão de Marketing, Marketing Operacional e Análise de Negócios Internacionais na ISCTE Business School. Orientação de diversos trabalhos de mestrado em áreas de Marketing, Estratégia, Internacionalização, RH e Responsabilidade Social.
Direito das Sociedades Comerciais
Doutoramento em Direito das Empresas, na especialidade de Direito Comercial, no ISCTE-IUL, em 29 de junho de 2015. Mestrado em Ciências jurídicas, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em 19 de maio de 1998. Mestrado em ciências jurídico-políticas, pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa - Lisboa, em 2 de julho de 1993. Licenciatura em Direito, por esta última Faculdade, em 26 de julho de 1988. Pós-doutorado em Direito, pelo Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 12 de julho de 2022.
Introdução às Finanças
LUIS LAUREANO. Assistant Professor at ISCTE Business School and researcher in Business Research Unit (BRU-IUL). Degree in Management (ISCTE-IUL), master in Information Systems Management (ISCTE-IUL) and doctorate in Management- specialization in Finance (ISCTE-IUL). Has taught several finance courses in different undergraduate, post-graduate and masters. Is co-author of books on finance and co-author of papers published in national and international scientific journals.
Gestão de Vendas | Gestão do Marketing
Gestor de negócios e empresário com mais de 30 anos de experiência em Portugal, Espanha, Marrocos, Brasil e Angola. Professor convidado desde 1995, especializado em Direcção Comercial, Gestão de Vendas, Negociação, Gestão de Marketing e Planeamento de Negócios.
Escrita de Relatórios Técnicos
Inglês para Negócios
Inglês para Negócios
Economia
Mónica Meireles is Assistant Professor at ISCTE-University Institute of Lisbon and Researcher at BRU-IUL (Business Research Unit). She is also vice-director of the Department of Economics and member of the Pedagogical Council of ISCTE-IUL. Her main research interests are in the area of energy and environmental economics, where she has focused on renewable energies, environmental policies, sustainable development and growth models with technological change. She is author of scientific articles published in national and international reference journals in these areas. She has been a consultant for the Portuguese Environmental Ministry and the European Commission and she has also supported the Ministry of the Environment with Environmental Economics training. She is a Board member of the European Association of Young Economists (EAYE). She is a member of the International Association for Energy Economics (IAEE) and a member and founding partner of the Portuguese Association for Energy Economics (APEEN). She is also a member of the Iberian Association of Natural and Environmental Resource Economics (AERNA). She has taught in different areas, with particular emphasis on the Economics of Environment and Natural Resources, Industrial Economics and Microeconomics at the graduate as well as undergraduate level.
Comunicação Integrada em Marketing
Mónica Mendes Ferreira é Professora Auxiliar Convidada no ISCTE Business School e investigadora na BRU. Trabalha na área das ciências sociais, destacando-se a Economia e a Gestão. A sua formação académica é interdisciplinar, combinando uma licenciatura em Marketing e Comunicação, uma Pós-Graduação em Comportamento Organizacional e Gestão e um Doutoramento em Gestão na especialidade de marketing. Publicou artigos científicos em revistas de topo com 3 colaboradores em coautoria, capítulos de livros e atas em conferências. Tem uma vasta experiência de ensino, desde licenciaturas em Marketing e Gestão até Mestrados e Pós-Graduações e em Educação Executiva. A nível profissional, mais de 20 anos de experiência em diferentes setores como FMCG, Mass Media, Agências de Publicidade, Associações e Consultoria.  Os seus interesses de investigação incluem comportamento do consumidor, marketing digital, redes sociais, branding, comunicação, marketing turístico e as ligações entre marketing e VR, AR e IA.
Optimização
Optimização
Negociação Comercial
Marketing Operacional
Formação Académica: - Doutoramento em Gestão - M.B.A. e M.S.C. em Marketing e Negócios Internacionais - Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas Área de Especialização: - Marketing - Retailing Experiência profissional mais relevante: - Professora Associada de Marketing no ISCTE-IUL - Coordenadora Formação Instituto Merchandising - Gestora Produto Sonae Distribuição Cargo Actual: - Directora Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral no ISCTE-IUL - Directora Mestrado Executivo em Marketing Management no ISCTE Executive Education
Candidatar