Licenciatura

Acreditações

A3ES logo

Ver mais

Acreditado
6 Anos
30 jul 2018
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 3375/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração R/A-Ef 3375/2011/AL01 de 08-01-2020
Candidatar
Leccionado em Português
Tipo de ensino Presencial

Corpo Docente para (2024/2025)

Introdução à Gestão
Álvaro Rosa is a professor of Management. His areas of research and study are Strategy, Governance and Cross-Cultural Management. In addition, he is also a researcher and teacher of Chinese Studies, namely Contemporary China. Currently, he is the Director of Master Degree in Chinese Studies, a joint program of University of Aveiro and ISCTE - IUL. Professionally, he is a coach and trainer in negotiation techniques.
Contabilidade de Gestão I
Gestão de Recursos Humanos
Psicóloga - É assistente convidada no Departamento de Recursos Humanos e no LLCT – Laboratório de Línguas e Competências Transversais do ISCTE-IUL, tendo sido em 2005 a fundadora do Career Skills Training Program da ISCTE Business School (IBS), um programa pioneiro dirigido a alunos de licenciatura e de mestrado. Doutoranda em Políticas de Gestão de Recursos Humanos.  Mestre em Psicologia da Educação e Licenciada em Psicologia das Organizações e do Trabalho. Com 20 anos de experiência profissional em Recursos Humanos, iniciou a sua atividade como consultora na Egor em recrutamento e seleção e avaliação psicológica. Nos últimos 15 anos tem-se dedicado à área da formação nas vertentes comportamentais,  em empresas e sectores de atividade diversificados. Docente no IPAM: Linguagem e Apresentação Profissional e Gestão de Pessoas; Docente no INSPSIC na Especialização Pós Universitária em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações: Políticas de Gestão de Talento e Recrutamento e Seleção.   Possui a Especialização em Psicologia Clínica e do Aconselhamento. Faz aconselhamento de carreira, na qualidade de Coach certificada desde 2010. Realizou a título de projetos temporários atividades em Angola, em formação e em processos de assessement centre.  Possui duas publicações em co-autoria: “Como Procurar e Conseguir Emprego – um guia para o candidato”, resultante do projeto desenvolvido com os alunos da IBS na sua preparação para o mercado de trabalho e “Gestão Emocional de Equipas – em ambiente de projeto” na sequência dos trabalhos realizados e da parceria desenvolvida com outros especialistas em gestão de projetos. Tem colaborado em projetos de diagnóstico organizacional, preparação e realização de programas de teambuilding, no âmbito da consultoria em Recursos Humanos.     
Informática de Gestão
Bráulio Alexandre Barreira Alturas nasceu em Lisboa em 1964, mas sempre viveu em Queluz, é doutorado em Organização Gestão de Empresas com especialização em Marketing (2005), Mestre em Ciências Empresariais com especialização em Sistemas de Informação de Gestão (1995) e Licenciado em Organização e Gestão de Empresas (1989), pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Atualmente é Professor Associado do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa do Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação, e investigador do ISTAR-Iscte (Centro de Investigação em Ciências da Informação, Tecnologias e Arquitetura). Coordenador de várias unidades curriculares de Informática Aplicada à Gestão e Ciências Sociais e docente em Mestrados e Pós-graduações, bem como formador na área dos Sistemas de Informação Organizacionais.
Optimização
Ateliers de Marketing | Marketing Digital e E-Business
Formada em Gestão de Marketing e com um mestrado em Gestão pelo ISCTE-IUL, Catarina Dionísio sempre trabalhou na área do Marketing Digital. Iniciou o seu percurso pela Karma Network, consultora na área digital onde trabalhou diversos sectores e canais, e mais tarde pela Havas Media, uma das grandes agências de media em Portugal, onde trabalhou clientes como El Corte Inglés e Grupo LVMH. Atualmente integra a equipa de media digital insourced da Vodafone Portugal onde continua a planear, implementar e otimizar campanhas digitais nos vários canais. Toda esta experiência profissional é refletida num conhecimento amplo e prático de vários canais e ferramentas digitais - Social Media, Display, Programático, Youtube, Search, Analytics... Desde 2018 que tem lecionado várias unidades curriculares desta área.
Contabilidade Financeira I
Assistant professor at ISCTE-IUL since September 2012 in the financial accounting field. I got a PhD in Management with specialization on accounting in September of 2012. I am Professor of courses of financial accounting in undergraduate and master programs. My research fields interest are in earnings quality, auditing quality and value relevance.
Marketing Internacional
Economia
Felipa de Mello-Sampayo é Professora auxiliar no Departmento de Economica do ISCTE-IUL, Instituto Universitário de Lisboa e investigadora integrada no BRU-IUL. A tese de doutoramento em Economia da Universidade da Birmingham em 2001 foi publicada na The British Library. Entre vários artigos em revistas que à data da publicação estavam indexados na base de dados Scopus e na base de dados Thomson Reuters Web of Knowledge (WoS), destacam-se 14 artigos sem coautores. A sua investigação centra-se em modelos microeconómicos e a correspondente aplicação empírica em várias áreas da ciência social. Coordenadora do projeto de investigação o PTDC/EGE-ECO/104157/2008, "Health and Economic Growth" financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Coeditora de números especiais da revista Sustainability, intitulado“Spatial Econometrics Analysis of Sustainability”  e da revista Int. J. Environ. Res. Public Health intitulado "Heathcare in China".
Matemática
Metodologias de Segmentação de Mercados
Estratégia Empresarial
Comportamento e Experiência do Consumidor
Gestão de Operações e Logística
Research skills in Industrial and Services Engineering focusing on the strategic alignment of operations systems, by designing organisational change programmes that are adequate. Methodological concerns favour qualitative methods and Soft Systems Methodology applied to complex organisational problems. Broad professional experience ranging from engineering functions (Ferro Portugal), logistics management (Renault Portuguesa), consultancy in information systems deployment (Grupo Violas; Ford of Europe - Southampton Plant), Managing Director (Agiltec), founding and developing its own business to teaching and researching in the university, all together for more than 36 years.
Gestão do Marketing | Marketing Intelligence
João Guerreiro is an Associate Professor with Habilitation of the Department of Marketing, Operations, and General Management at Iscte – Instituto Universitário de Lisboa and holds a Ph.D. in Marketing. He also has a bachelor’s degree in computer science engineering and a Master's degree in decision support systems. On a scientific level, João Guerreiro published in top journals such as ABS4 and FT50 on topics as diverse as technology implications for Marketing, Hospitality and Tourism, and corporate social responsibility. He also won the Iscte Scientific Awards in 2016, 2018, 2019, and 2021 and the Best Paper Award at GAMMA-Fashion (2019), with an Honorable mention on the paper “How atmospheric cues in virtual reality fashion stores affect the sense of presence”. His research interests are focused on the area of consumer behavior and relationship marketing, namely the implications of technologies (Augmented Reality, Virtual Reality, Artificial Intelligence, IoT) for Marketing, having articles published in various scientific journals such as Journal of Travel Research, Tourism Management, Journal of Business Research, Journal of Sustainable Tourism, Journal of Business Ethics, among others. Regarding management roles, he serves as the Deputy Director of the BRU-IUL Research Unit and holds the role of Deputy Director of LIA – A laboratory of ISCTE for promoting innovation in academia. In addition, João Guerreiro is the Director of the Bachelor's degree in Digital Technologies and Management at Iscte–Sintra, where he is also a member of the Scientific Committee. His role as Director of the Master’s in Marketing at ISCTE-IUL, from 2017 to 2021, and member of the Pedagogical Committee of Iscte Business School from 2017 to 2019 is also part of his professional portfolio. He coordinates the 3rd year of the Bachelor in Marketing Management at Iscte, and has been responsible for coordinating 22 different courses. João Guerreiro has made contributions to diverse fields of research, including Marketing and Business, Artificial Intelligence, AR/VR, Hospitality and Tourism, Fashion, Ethics, Green & Sustainable Consumption, Digital and Online Marketing, Marketing Communications, Consumer Neuroscience and Education. The author has co-edited a book entitled "Handbook of Research on Developing a Post-Pandemic Paradigm for Virtual Technologies in Higher Education" and published five book chapters, with works like “Do we really care about artificial intelligence? A review on social transformations and ethical challenges of AI for the 21st century”. In terms of event organizations, the author played key roles in the organization of three international events, including the 6th and 7th International XR(AR/VR) conferences and the EURAM 2019 Conference. He has been involved as a participant in four international projects. In 2023, João Guerreiro contributed as an Invited Speaker at FutureCast Lab's RealLifeMasterClass, presenting on “Empowering Future Leaders: Leveraging the Power of AI in Management Education.” He moderated a Technology in Marketing talk at “Marketing Journeys 2021,” engaging in discussions about technology's evolving role in marketing with representatives from Diverge, Detox in a Box, Valispace, and Hoopers. He also published a media article “Inteligência Artificial acelera processos de recrutamento em 90%” ("Artificial Intelligence Accelerates Recruitment Processes by 90%") that was published in notable outlets such as “Jornal Económico,” Executive Digest, and Human Resources. Furthermore, in 2020, he was invited to speak on TSF radio about "A Universidade na Resposta à Crise - Estratégias de Marketing" ("The University in Response to the Crisis - Marketing Strategies").
Optimização
Jorge V. Rocha é um físico teórico, atuando nas áreas da Gravitação, Física das altas energias e Física-Matemática. A sua principal área de investigação incide sobre o estudo de buracos negros e outras soluções da teoria da Relatividade Geral, bem como das suas diversas generalizações. É Doutorado em Física pela University of California Santa Barbara (UCSB) desde 2008, tendo como orientador o Prof. Joseph Polchinski. Concluiu a Licenciatura em Engenharia Física Tecnológica, em 2002, pelo Instituto Superior Técnico (IST), Universidade de Lisboa. É actualmente Professor Auxiliar no Departamento de Matemática do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, estando também afiliado ao Centro de Astrofísica e Gravitação (IST). No seu trajecto profissional foi também investigador pós-doutoral na Universitat de Barcelona entre 2015 e 2019. J. Rocha tem mais de 30 artigos originais publicados em revistas científicas internacionais de topo. Conta com vasta experiência em comunicações orais (20+ palestras por convite em instituições nos EUA, Reino Unido, Bélgica, Japão, Brasil, Espanha e Portugal; 30+ apresentações em conferências internacionais). Participa regularmente em actividades de divulgação para o público geral. J. Rocha organizou 6 eventos científicos, quatro deles de carácter internacional. Orientou 1 dissertação de mestrado e coorientou um aluno de doutoramento e outro de mestrado. Até à data, integrou os comités de avaliação de 2 alunos de doutoramento e de 4 alunos de mestrado, alguns no estrangeiro.  Foi o recipiente de 5 prémios científicos, destacando-se uma bolsa individual Marie Sklodowska-Curie. É revisor regular de uma dúzia das principais revistas internacionais da sua área, bem como de projetos internacionais de I&D. É membro integrante da Sociedade Portuguesa de Relatividade e Gravitação.
Gestão do Marketing | Projecto de Marketing Empresarial
Principais competências - Investigações nas áreas de Marketing Desportivo, Retalho, Marca e Novas Tendências de Marketing. Competências profissionais - Direção do Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral durante 6 anos; Membro do Comité Científico do Laboratório de Investigação de Marketing Aplicado - Marketing FutureCast Lab Ambições - Desenvolvimento de atividades de investigação que façam a ligação entre o conhecimento científico e as necessidades da sociedade nos domínios da investigação a que me dedico.
Introdução à Gestão
Introdução à Gestão
Assistant Professor (invited) of Management in the Marketing, Operations, and General Management Department at ISCTE - IUL Business School. Holds a BA and MA in Economics, an MSc in Finance, and a PhD in Management with specialization in strategy and entrepreneurship. He has supervised theses in various business areas, including art markets. His research interests include entrepreneurship and business models, art market studies, and management of arts organizations and currently lectures on cultural management and cultural entrepreneurship. In addition to academic activities, he has 20 years' experience in banking and financial markets. He is a CFA Charteholder and member of CFA Society Portugal and TIAMSA.       
Contabilidade Financeira I
Direito das Sociedades Comerciais
Doutoramento em Direito das Empresas, na especialidade de Direito Comercial, no ISCTE-IUL, em 29 de junho de 2015. Mestrado em Ciências jurídicas, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em 19 de maio de 1998. Mestrado em ciências jurídico-políticas, pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa - Lisboa, em 2 de julho de 1993. Licenciatura em Direito, por esta última Faculdade, em 26 de julho de 1988. Pós-doutorado em Direito, pelo Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 12 de julho de 2022.
Introdução às Finanças
LUIS LAUREANO. Assistant Professor at ISCTE Business School and researcher in Business Research Unit (BRU-IUL). Degree in Management (ISCTE-IUL), master in Information Systems Management (ISCTE-IUL) and doctorate in Management- specialization in Finance (ISCTE-IUL). Has taught several finance courses in different undergraduate, post-graduate and masters. Is co-author of books on finance and co-author of papers published in national and international scientific journals.
Gestão de Vendas
Gestor de negócios e empresário com mais de 30 anos de experiência em Portugal, Espanha, Marrocos, Brasil e Angola. Professor convidado desde 1995, especializado em Direcção Comercial, Gestão de Vendas, Negociação, Gestão de Marketing e Planeamento de Negócios.
Análise de Dados em Marketing
Formação Académica. Licenciada em Matemática, ramo de Estatística, Investigação Operacional e Computação (FC-UL, 1986). Mestre em Estatística e Investigação Operacional (FC-UL, 1991). Doutora em Métodos Quantitativos (ISCTE, 2004). Professora Auxiliar no Departamento de Métodos Quantitativos do ISCTE-IUL, na área da Análise de Dados. Investigadora da StatMath/UNIDE; Membro do Grupo de Investigação Estatística e Análise de Dados (GIESTA); Colabora regularmente com o Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica (DINÂMIA); Sócia da Sociedade Portuguesa de Estatística. Áreas de investigação: análise de dados, métodos quantitativos e multivariados para variáveis categoriais. Experiência lectiva. Licenciaturas: Estatística (OGE), Estatística I e II (OGE, GEI, GRH, IGE), Análise de Dados (OGE, IGE), Investigação Operacional (IGE). Mestrados: ADC (Análise de Dados Categoriais nos mestrados de Prospecção e Análise de Dados e de Pesquisa de Mercados). Programa Doutoral em Gestão: seminário em Estatística Multivariada (Homals, Catpca e Análise de agrupamento). Cursos de Especialização: Tratamento Preliminar de Dados e Elaboração de Relatórios com o SPSS; Inferência Estatística com o SPSS.
Comunicação Integrada em Marketing
Mónica Mendes Ferreira é Professora Auxiliar Convidada no ISCTE Business School e investigadora na BRU. Trabalha na área das ciências sociais, destacando-se a Economia e a Gestão. A sua formação académica é interdisciplinar, combinando uma licenciatura em Marketing e Comunicação, uma Pós-Graduação em Comportamento Organizacional e Gestão e um Doutoramento em Gestão na especialidade de marketing. Publicou artigos científicos em revistas de topo com 3 colaboradores em coautoria, capítulos de livros e atas em conferências. Tem uma vasta experiência de ensino, desde licenciaturas em Marketing e Gestão até Mestrados e Pós-Graduações e em Educação Executiva. A nível profissional, mais de 20 anos de experiência em diferentes setores como FMCG, Mass Media, Agências de Publicidade, Associações e Consultoria.  Os seus interesses de investigação incluem comportamento do consumidor, marketing digital, redes sociais, branding, comunicação, marketing turístico e as ligações entre marketing e VR, AR e IA.
Negociação Comercial
ESTEVES, Pedro Manuel Macieira  Data e Local de Nascimento  22 de Outubro de 1956 em Lisboa  Habilitações Académicas  Licenciatura em Economia na Universidade Técnica de Lisboa (ISE/ISEG) 1980 média final 15 val Master Shipping Managing, Cambridge UK 1985 Certificate Miller Heiman, USA 2007 Certificate Cockpit Management, Bruxelas 2010  Experiência Ensino / Formação  .         Formador certificado em Strategic Selling e Conceptual Selling tendo aplicado em inúmeras empresas nomeadamente – Sanofi, Roche, Novartis, etc. .         Formador especialista em desenvolvimento comercial, nomeadamente em técnicas e processos de venda .         Coordenador e formador da Tracy International no Programa GENEOS - Ganhar as Empresas para uma Nova Estratégia Operacional de Sucesso; .         Formador na Tracy International no Programa FACE-Formação e acompanhamento de Criadores de Empresas e em inúmeros programas de alta direcção; .         Professor das cadeiras de “Gestão de Força de Vendas” e “Distribuição” no IPAM - Instituto Português de Administração e Marketing; .         Professor da cadeira de “Estudos de Mercado” no Curso Técnico de Marketing e Publicidade - IMPACT. .         Professor da cadeira de Negociação do curso de Gestão de Marketing - ISCTE .         Orador em inúmeros Seminários e Conferências .         Formador em inúmeras acções de formação para executivos de topo    Experiência Profissional   -   Diretor Executivo Marketing Future Cast Lab - ISCTE -   Professor auxiliar convidado ISCTE -   Administrador da 3D Cities SA desde 2005 até 2010 -   Administrador da Mind Capital SA desde 2005 até 2010 -   Administrador da Galileu SA desde 2000 até à venda em 2005 -   Senior Partner da Tracy International (até 2000) -   Diretor Comercial e Vendas Joh. A. Benckiser Portugal, Lda. Até 1994 -   Diretor Comercial Nutrexpa Portugal até 1992 -   Director de Marketing e Vendas Heinz. Portugal desde 1986 até 1990 Co-autoria de Livros - Gestão no Pós-Covid 19 - APHP - 50 Anos a cuidar da saúde dos portugueses
Optimização
Marketing Operacional | Retail Marketing
Formação Académica: - Doutoramento em Gestão - M.B.A. e M.S.C. em Marketing e Negócios Internacionais - Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas Área de Especialização: - Marketing - Retailing Experiência profissional mais relevante: - Professora Associada de Marketing no ISCTE-IUL - Coordenadora Formação Instituto Merchandising - Gestora Produto Sonae Distribuição Cargo Actual: - Directora Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral no ISCTE-IUL - Directora Mestrado Executivo em Marketing Management no ISCTE Executive Education
Gestão do Marketing
Candidatar