Gestão de Marketing
Acreditações
Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
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Contabilidade Financeira I
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Economia
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão do Marketing
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Introdução à Gestão
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Matemática
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Contabilidade de Gestão I
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Informática de Gestão
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Introdução às Finanças
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Optimização
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Apresentações Profissionais
3.0 ECTS
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Optativas > Competências Transversais > Obrigatórias | 3.0 |
Escrita de Relatórios Técnicos
1.0 ECTS
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Optativas > Competências Transversais > Obrigatórias | 1.0 |
Inglês para Negócios
2.0 ECTS
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Optativas > Competências Transversais > Obrigatórias | 2.0 |
Análise de Dados em Marketing
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Comportamento e Experiência do Consumidor
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Marketing Digital e E-Business
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Marketing Operacional
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Negociação Comercial
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Ateliers de Marketing
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Estratégia Empresarial
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Estudos de Mercado
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Metodologias de Segmentação de Mercados
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Retail Marketing
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Comunicação Integrada em Marketing
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão de Operações e Logística
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão de Vendas
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Marketing Intelligence
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Direito das Sociedades Comerciais
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão de Recursos Humanos
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Marketing Internacional
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Projecto de Marketing Empresarial
12.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 12.0 |
Contabilidade Financeira I
No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de:
1. Compreender o objetivo da contabilidade financeira.
2. Compreender a estrutura e o conteúdo das demonstrações financeiras.
3. Analisar e descrever o efeito das decisões e transações de negócio nas demonstrações financeiras.
Capítulo 1 - A contabilidade como linguagem dos negócios
Capítulo 2 - Demonstrações financeiras
Capítulo 3 - Balanço
Capítulo 4 - Demonstração dos resultados
Capítulo 5 - Demonstração dos fluxos de caixa
Capítulo 6 - Ativos fixos tangíveis
Capítulo 7 - Inventários
Capítulo 8 - Operações de final de período
1. Avaliação periódica:
Trabalho de grupo (30%).
Teste final individual (70%).
Requisitos:
Não é exigida assiduidade mínima.
Nota mínima de 8,5 valores no teste final individual.
Aprovação com uma média mínima de 10 valores.
2. Avaliação por exame:
Um exame final (100%).
Aprovação com classificação mínima de 10 valores.
Title: Stolowy, Paugam, and Ding, Financial Accounting and Reporting: a global perspective, Cengage (6ª edição)., 2020, null,
Lourenço et. al., Fundamentos de Contabilidade Financeira: teoria e casos. Edições Sílabo (3ª edição)., 2020, null,
CNC, Sistema de Normalização Contabilística (SNC) - Legislação., 2023, null,
Authors:
Reference:
Year:
Title: Libby et al., Financial Accounting. McGraw Hill., 2020, null,
Lourenço and Morais, Contabilidade Financeira: resumo sistematizado dos conceitos, lançamentos e fórmulas usados em contabilidade financeira, 2018, Edições Sílabo., 2018, null,
Authors:
Reference:
Year:
Economia
No final da unidade curricular o aluno deve:
1. conhecer os principais conceitos da teoria microeconómica;
2. compreender as técnicas de modelização relevantes;
3. mobilizar conhecimentos teóricos na análise dos fenómenos observados em mercados reais;
4. articular as abordagens conceptual, matemática e gráfica na resolução de problemas concretos.
1. Introdução ao funcionamento do mercado: procura, oferta e equilíbrio.
2. Teoria do consumidor
Restrição orçamental e possibilidades de escolha; preferências e utilidade; escolha ótima; procura individual e de mercado; elasticidades; extensões ao modelo do consumidor racional.
3. Teoria do produtor
Tecnologia e função de produção no curto e no longo prazo, produtividades marginais e rendimentos à escala; custos no curto e no longo prazo; maximização do lucro.
4. A estrutura do mercado
Concorrência perfeita: condições; oferta individual e oferta de mercado; equilíbrio no curto e no longo prazo; excedentes do consumidor e do produtor; eficiência; introdução às falhas de mercado.
Monopólio: escolha do monopolista; Carga excedentária do monopólio; monopólios naturais; discriminação de preços.
Concorrência imperfeita: conceitos básicos de teoria dos jogos; equilíbrio de Nash; exemplos de modelos de oligopólio; coligações e regulação.
A avaliação contínua desta disciplina inclui os seguintes elementos:
- Dois mini-testes, com um peso igual de 20% cada;
- Participação nas aulas, incluindo a resolução de exercícios (10%);
- Prova escrita no final do semestre (50%).*
* Para obter aprovação na disciplina, a nota da prova escrita não pode ser inferior a 8,0v.
Title: Pindyck, R.S. e D.L. Rubinfeld, Microeconomics, 9ª Ed., New Jersey: Pearson Prentice-Hall, 2018
Frank, R., and Cartwright, E. Microeconomics and Behavior, 10ª Ed., New York: McGrawHill, 2021
Authors:
Reference:
Year:
Title: Sítios de referência na Internet: ver links no e-learning do ISCTE-IUL
Varian, H.R., Intermediate Microeconomics, A Modern Approach, 9ª Ed., W. W. Norton & Company, 2014
Krugman, P. e R. Wells, Microeconomics, 5ª Ed., New York: Worth Publishers, 2017
Authors:
Reference:
Year:
Gestão do Marketing
No final da UC, o aluno deverá:
OA1. Descrever a evolução do conceito de Marketing;
OA2. Analisar os principais indicadores de mercado;
OA3. Identificar métodos de recolha de informação junto do consumidor;
OA4. Elaborar uma análise de portfólio com Visão Externa/Interna da organização;
OA5. Elaborar uma SWOT;
OA6. Identificar segmentos-alvo e definir uma estratégia de posicionamento;
OA7. Identificar a política de marketing-mix
OA8. Identificar tendências futuras no marketing
CP1. Evolução do conceito de Marketing
CP2. Plano de Marketing
CP2.1.Componentes do plano e controlo
CP2.2 Estrutura organizacional
CP3. Análise situacional (vertente física e digital)
CP3.1.Mercado
CP3.2.Comportamento do consumidor
CP3.3.Market Intelligence
CP3.4. Análise concorrencial
CP3.5.Análise da empresa
CP3.6. Análise Portfólio
CP 3.7. Análise SWOT
CP4. Segmentação e Target
CP5. Posicionamento
CP6. Marketing-Mix (vertente física e digital)
CP6.1.Produto
CP6.2. Preço
CP6.3. Distribuição
CP6.4. Comunicação
CP7. Tendências Futuras no Marketing
CP7.1 Transformação Digital
CP7.2 O papel da Inteligência Artificial Generativa no Marketing
CP7.3 O papel do Marketing para um futuro sustentável
Avaliação contínua: Participação individual nas aulas (15%); Discussão individual do trabalho de grupo (20%); Relatório do trabalho de grupo (10%); Casos individuais (15%); Teste final individual (40%). Nota mínima em cada uma das componentes é 8 valores. Nota final min. 10v. Assiduidade igual ou superior a 2/3 (menor será automaticamente excluído da avaliação periódica). Os alunos que reprovarem na avaliação regular possuem duas épocas de exame tendo os exames uma ponderação de 100% da nota.
Nota final superior a 16 poderá levar a defesa de nota.
Title: BAYNAST, Arnaud; LENDREVIE, Jacques; LÉVY, Julien; DIONÍSIO, Pedro; RODRIGUES, Joaquim Vicente. (2021), MERCATOR 25 Anos, o Marketing na Era Digital, Dom Quixote.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Philip Kotler, Gary Armstrong, Sridhar Balasubramanian, Principles of Marketing, Global Edition, 2023, Kotler, P. , Armstrong, G, Balasubramanian. S. (2023). Principles of Marketing, Global Edition. Pearson,
Exercícios e artigos entregues aos alunos
Authors:
Reference:
Year:
Introdução à Gestão
No final do período curricular desta UC, o aluno estará capacitado a:
1. Discutir o papel das organizações e do gestor na sociedade, Identificar os vários modelos de gestão bem, como, os seus efeitos no trabalho e no desempenho da organização
2. Compreender a analisar os efeitos da envolvente nas organizações
3. Discutir e analisar o desempenho da gestão a partir das funções da gestão
4. Enquadrar e discutir a gestão no âmbito da inovação, responsabilidade social e da sustentabilidade
CP 1. Gestão nas organizações
1.1 As organizações e a gestão das organizações
CP 2. Teorias da gestão
2.1 Modelo de objetivos racionais
2.2 Modelo de processos internos
2.3 Modelo de relações humanas
2.4 Modelo de sistemas abertos
2.5 O modelo de valores contrastantes
CP 3. O meio envolvente dos negócios
3.1 O meio envolvente competitivo
3.2 O meio envolvente geral
3.3 Os stakeholders
CP 4. As funções da gestão
4.1 Planeamento
4.2 Organização (estruturas organizacionais e estruturas da gestão)
4.3 Liderança
4.4 Controlo
CP 5. A inovação nas organizações
5.1 O empreendedorimo e a inovação
5.2 O processo da inovação
CP 6. Responsabilidade social e sustentabilidade
6.1 Ética
6.2 Responsabilidade social da empresa
6.3 A questão da sustentabilidade
Estão previstas duas vias de avaliação da UC: A via de avaliação periódica e a de exames finais.
Avaliação periódica:
A avaliação periódica é composta pelos seguintes instrumentos:
Apresentação de trabalho de grupo em aula (prática) - 15%; e, apresentação do respetivo relatório - 20%,
Mini-teste - 10%;
Frequência final - 55%
A nota mínima para validação da avaliação em todos os componentes é de 7,50 valores.
Requer-se ainda uma assuidade mínima das aulas práticas de 80%.
Avaliação por exames finais:
Os exames finais acontecem no final do semestre e haverá, para o efeito, duas fases, a normal e a de recurso. A nota de passagem no exame é de 10 valores e conta em 100% para a nota final.
Nota:
Os alunos que não obtenham aproveitamento na avaliação periódica podem submeter-se a exame final da fase de recurso.
Os alunos com nota final igual ou superior a 17 valores terão de se apresentar a uma prova oral. É garantido ao aluno que a nota final não será, em caso algum, inferior a 17 valores.
Title: Case studies and other learning materials will be provided by the faculty.
Management: using practice and theory to develop skills / David Boddy (2020, 8th edition) / Pearson
Authors:
Reference:
Year:
Title: Casos e artigos serão providenciados pelos docentes
Introduction to Management / John Schermerhorn Jr. and Daniel Bachrach (2020, 13th edition) / Wiley
Authors:
Reference:
Year:
Matemática
OA1. Compreender o conceito de derivada enquanto limite especial e ferramenta essencial para resolver problemas de taxas de variação, otimização ou aproximação de funções por polinómios
OA2. Compreender o conceito de integral definido e a sua ligação ao cálculo diferencial; conhecer os métodos de integração para integrar funções simples, mas também funções mais complexas; aplicar o integral para, por exemplo, calcular áreas entre curvas
OA3. Reconhecer uma equação diferencial e sua importância na modulação matemática de fenómenos reais; saber resolver equações diferenciais separáveis e aplicá-las em modelos de crescimento populacional
OA4. Compreender o conceito de série e de convergência de série; saber determinar a convergência das séries geométricas e usá-las para resolver alguns problemas reais; justificar a importância das séries na representação de funções como somas de séries infinitas e analisar fenómenos substituindo uma função pelos primeiros termos da série que a representa
CP1. Derivadas:
Derivadas e a função derivada; a Regra da Cadeia; Derivação implícita; derivada da função inversa; aproximações lineares e quadráticas; polinómios de Taylor; aplicações da derivação (taxas de variação nas ciências naturais e sociais, Teorema do Valor Médio e regra de L'Hôpital)
CP2. Integrais
Introdução ao cálculo integral; primitivas; técnicas de primitivação; integral definido, Teorema Fundamental do Cálculo e integral indefinido; aplicações dos integrais (áreas entre curvas, valor médio de uma função, aplicações à economia)
CP3. Equações Diferenciais Ordinárias
Modelação com equações diferenciais; equações separáveis; modelos de crescimento populacional
CP4. Séries
Sucessões e séries; séries geométricas e alguns testes de convergência; aplicações de séries à economia e finanças
Os alunos podem optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:
1. Avaliação Periódica:
a) 8 quizzes online (10%) realizados na plataforma Moodle, no período letivo
b) 2 mini-testes (30%): prova escrita, realizada em aula teórica, no período letivo
c) Frequência (70%): prova escrita na 1ª ou 2ª épocas de avaliação com nota mínima de 8.5 valores
Se a nota obtida na Frequência é superior à nota obtida no total da avaliação periódica, a modalidade passa automaticamente para avaliação por exame.
2. Avaliação por exame:
Realização de uma prova escrita (com um peso de 100%), na 1ª época ou na 2ª época do período de avaliação.
A Frequência e o Exame serão a mesma prova para todos os alunos, englobando toda a matéria. A nota mínima de aprovação na unidade curricular é de 9.5 valores.
A avaliação na Época Especial tem de ser feita por exame, exclusivamente
Title: James Stewart, Cálculo Volume 1 - Tradução da 8ª Edição Norte Americana, 2017, Cengage Learning. ISBN-13: 9788522125838
James Stewart, Cálculo Volume 2 - Tradução da 8ª Edição Norte Americana, 2017, Cengage Learning. ISBN-13: 9788522125845
James Stewart, Calculus, Early Transcendentals, International Metric Edition, 8th Edition, Cengage Learning. Print ISBN: 9781305272378
Authors:
Reference:
Year:
Title: Knut Sydsaeter, Peter Hammond, Arne Strom & Andrés Carvajal, Essential Mathematics for Economic Analysis, 5th edition, 2016, Pearson. ISBN-13: 9781292074610
Authors:
Reference:
Year:
Contabilidade de Gestão I
Após frequência e aprovação nesta Unidade Curricular os alunos devem:
OA1: Compreender a relevância da Contabilidade de Gestão nas organizações;
OA2: Aplicar os métodos de imputação dos custos aos diferentes objetos de custeio;
OA3: Identificar os efeitos nos resultados do uso de diferentes sistemas de custeio;
OA4: Identificar e aplicar os princípios básicos para a tomada de decisão.
1. Objetivos da contabilidade de gestão
2. Introdução aos conceitos e classificação de custos
3. Sistemas de custeio e efeitos nos resultados e inventários
4. Introdução à análise custos/volume/resultados
5. Regimes de fabrico e imputação de custos conjuntos
6. Imputação dos custos indiretos
7. Produção por ordens de encomenda e produção por processos
1. Avaliação periódica:
Dois mini-testes (25% cada um);
Frequência (50%).
Requisitos:
Assiduidade superior a 2/3 de todas aulas (teóricas e práticas);
Realização e entrega dos dois mini-testes;
Nota mínima de 7,5 valores na média dos dois mini-testes;
Nota mínima de 7,5 valores na frequência.
2. Avaliação não Periódica
Realização de exame (1ª época, 2ª época, época especial): peso de 100% na nota final (nota mínima: 10 valores).
Title: Bhimani, A., Horngren, C.T., Datar, S.M. and Rajan, M. (2023) Management and Cost Accounting, 8th Edition, Pearson.
Drury, C. and Tayles, M. (2021) Management and Cost Accounting, 11th Edition, South-Western / Cengage Learning.
Garrison, R., Noreen, E. and Brewer, P. (2024) Managerial Accounting, 17th Edition, McGraw-Hill.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Franco, V., Oliveira, A.V., Morais, A.I., Oliveira, B.J., Lourenço, I., Major, M.J., Jesus, M.A. e Serrasqueiro, R. (2015) Os Custos, os Resultados e a Informação para a Gestão, 4ª Edição, Livros Horizonte, Lisboa.
Authors:
Reference:
Year:
Informática de Gestão
Com esta unidade curricular o aluno deverá ficar apto a:
1. Descrever as variáveis e as fórmulas necessárias para construir um modelo de cálculo;
2. Utilizar funcionalidades básicas de uma folha de cálculo;
3. Utilizar funções para construção de modelos em folha de cálculo;
4. Construir modelos avançados aplicados à gestão em folha de cálculo;
5. Automatizar procedimentos com a utilização de VBA.
Os principais conteúdos programáticos a abordar são:
1. Introdução às folhas de cálculo
2. Construção de modelos de cálculo
3. Extração de Informação
4. Introdução ao Visual Basic for Applications
Avaliação Periódica:
- Trabalho de grupo (40%) - Projeto realizado em grupo. Obrigatório, sem nota mínima.
- Teste individual (60%) - Teste escrito, intercalar, previsto como não presencial, via e- learning e apoio por Zoom. Obrigatório, com nota mínima de 8 (em 20).
Exame Final (100%):
- Exame escrito individual, sem consulta, com toda a matéria.
Realiza exame final – na época 1, 2 ou especial (segundo as regras pedagógicas) - quem não tenha concluído com sucesso a avaliação periódica, com uma nota média superior ou igual a 10 (em 20).
Title: Dias Curto, José, & Vieira, Duarte (2023). Excel para Economia e Gestão, 5ª Ed., Edições Sílabo, Lisboa, ISBN 978-989-561-290-1.
Lomonaco, Leonardo (2023). EXCEL - A Comprehensive Guide to Become an Expert on Excel 2023 With All-in-One Approach, 1st. Ed., Leonardo Lomonaco, Author edition, ISBN 979-821-534-773-7.
Martins, António (2017). Excel Aplicado à Gestão, 4ª Edição, Edições Sílabo, Lisboa, ISBN 978-972-618-876-6.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Winston, Wayne L. (2019). Microsoft Excel 2019: Data Analysis and Business Modeling, 6th Edition, Pearson Education, USA., ISBN 978-150-930-588-9
Bernardo, Maria do Rosário; Negas, Mário Carrilho & Isaías, Pedro (2013). Excel Aplicado, FCA Editora, ISBN 978-972-722-755-6.
Cravens, David; Lamb, Charles & Crittenden, Victoria (2001). Strategic Marketing Management Cases: With Excel Spreadsheets, 7th Edition, McGraw-Hill Publishing, USA, ISBN 978-007-251-482-7.
Martins, António (2019). Aprenda Excel com Casos Práticos, Edições Sílabo, Lisboa, ISBN: 978-972-618-996-1.
Monk, Ellen F.; Brady, Joseph A. & Mendelsohn, Emillio I. (2017). Problem-Solving Cases in Microsoft Access And Excel, 15th Edition, Course Technology, Cengage Learning, Boston, USA., ISBN 978-133-710-133-2.
Peres, Paula (2011). Excel Avançado, 3ª Edição, Edições Sílabo, Lisboa, ISBN 978-972-618-640-3.ll
Sengupta, Chandan (2009). Financial Analysis and Modeling Using Excel and VBA, 2nd Edition, John Wiley & Sons, USA, ISBN 978-047-027-560-3.
Dreher, Gil (2023). Excel 2023: The Must-Have Guide to Master Microsoft Excel - From Beginner to Pro in less than 7 Days - Step-by-step Formulas and Functions with Tutorials and Illustration, 2023 Ed., Gil Dreher, Author edition, ISBN 979-837-552-249-4.
Authors:
Reference:
Year:
Introdução às Finanças
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
1. Explicar os conceitos de valor financeiro do tempo, actualização e capitalização e saber comparar fluxos financeiros com diferentes timings;
2. Saber calcular fluxos financeiros de operações de aplicação e de financiamento.
3. Caracterizar o funcionamento dos principais mercados financeiros;
4. Saber operar com taxas de câmbio e taxas de juro;
5. Descrever o conceito de rendibilidade e sua articulação com a estrutura financeira de uma empresa e saber calcular e interpretar os principais indicadores de rendibilidade;
6. Saber analisar a situação financeira de uma empresa e calcular e interpretar os principais indicadores financeiros;
7. Descrever e calcular o conceito de working capital e analisar o seu efeito na situação financeira da empresa;
8. Descrever e calcular o cash flow num projecto de investimento;
9. Calcular e interpretar os principais critérios de avaliação de um projecto.
I - Valor Financeiro do Tempo
1. A noção de juro, consumo e poupança
2. Taxa de juro nominal e real
3. Intermediação financeira e risco
4. Juros simples e compostos
5. Conceitos de actualização e capitalização
6. Fluxos periódicos e regulares: rendas
7. Aplicações a operações de financiamento
II - Mercados, Instrumentos e Instituições Financeiras
1. Mercado cambial: a taxa de câmbio
2. Mercado monetário: a taxa de juro
3. Mercado de capitais: primário e secundário
4. As Instituições financeiras
5. A informação financeira: fontes e análise
III - A Análise Financeira da Empresa
1. Fluxos financeiros/económicos
2. Resultados e indicadores de rendibilidade
3. Leverage financeiro
4. Origens e aplicações de fundos
5. Working capital
6. Equilíbrio financeiro
7. Análise de fluxos financeiros
IV - Investimentos Reais
1. Natureza
2. Conceito de cash flow
3. Metodologia de avaliação
4. A taxa de actualização
5. Critérios de avaliação: VAL, TIR, IRP e PRI
O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME):
1. Expositivas, para apresentação de quadros teóricos
2. Participativas, com análise/resolução de exercícios
3. Participativas, com análise/discussão de casos de estudo
4. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo
5. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo
|
Avaliação periódica:
Realização de 3 Minitestes; 1º Miniteste 35% (presencial); 2º Miniteste 35% (presencial). 3º Miniteste 30% (presencial).
Não existe nota mínima para cada Miniteste individualmente;
Pode existir uma prova adicional para os alunos que obtiverem classificação final superior a 16.
Para a realização dos Minitestes pode ser requerida inscrição prévia obrigatória.
Avaliação por exame: 100% da nota.
Title: Mota, A. G., Barroso, C., Soares, H. e Laureano, L., 2023, "Introdução às Finanças - Fundamentos de Finanças com Casos Práticos Resolvidos e Propostos", Edições Sílabo, 4ª Edição, Lisboa, EAN 9789895613298 - https://silabo.pt/catalogo/gestao-organizacional/financas/livro/introducao-as-financas/
Mota, A. G., Barroso, C., Soares, H. e Laureano, L., 2021, " Introduction to Finance - Fundamentals of Finance with Solved Exercises and Follow-up Exercises", Edições Sílabo, 3rd Edition, Lisboa, - ISBN 978-989-561-148-5 - https://silabo.pt/catalogo/gestao-organizacional/livro/introduction-to-finance-e-book/
Authors:
Reference:
Year:
Title: Brealey, Richard A., Myers, Stewart C. e Franklin Allen, 2019, "ISE Principles of Corporate Finance", 13th Edition, McGraw Hill Education. ISBN-13: 978-1260565553 - https://www.amazon.com/Principles-Corporate-Finance-Richard-Brealey/dp/1260565556/ref=sr_1_1?crid=15NY5DGEOK65Z&keywords=corporate+finance+brealey&qid=1704553527&sprefix=corporate+finance+brealey%2Caps%2C183&sr=8-1
Ross, S., Westerfield R. e B. Jordan, 2021, "Fundamentals of Corporate Finance ISE", 13th Edition, McGraw-Hill. ISBN: 9781265553609 - https://www.amazon.com/Fundamentals-Corporate-Finance-International-Textbook/dp/1265553602/ref=sr_1_1?crid=26P0JNL6N6KZL&keywords=fund
Authors:
Reference:
Year:
Optimização
No final desta UC o aluno deverá:
OA1. Dominar a linguagem vetorial e matricial, usá-la para resolver e classificar sistemas de equações lineares; calcular, interpretar e aplicar determinantes de matrizes; calcular e interpretar valores e vetores próprios, diagonalizar matrizes e aplicar estas ferramentas para classificar formas quadráticas.
OA2. Conhecer diferentes pontos de vista para o estudo de funções de mais de uma variável (descritivo, numérico, algébrico e gráfico), bem como os conceitos fundamentais de limite e diferenciabilidade destas funções.
OA3. Reconhecer e resolver problemas de otimização, não condicionada e condicionada, que envolvem funções com mais de uma variável; reconhecer e formular um problema de otimização linear e determinar graficamente a sua solução ótima, no caso de duas variáveis.
CP1. Álgebra Linear
- Sistemas de equações lineares
- Matrizes e álgebra matricial
- Determinantes
- Valores e vetores próprios
- Formas quadráticas
CP2. Funções de mais de uma variável
- Funções definidas em R^n
- Limites e continuidade
- Planos tangentes e aproximações lineares
- A regra da cadeia
- Derivadas direcionais e o vetor gradiente
CP3. Otimização em R^n
- Extremos livres em R^n: Extremos locais e absolutos
- Extremos condicionados em R^n: Multiplicadores de Lagrange
- Programação linear: Método gráfico, interpretação económica
A aprovação na UC (9.5 valores ou mais) poderá ser obtida através de qualquer uma das seguintes modalidades:
(AP) Avaliação Periódica:
- 3 mini-testes presenciais (10%) ao início de certas aulas, contando para a nota final as duas melhores notas obtidas (contribuindo 5% cada uma). Nota mínima de 10.0 valores na média aritmética dos dois melhores mini-testes.
- 3 quizzes online (15%), realizados na plataforma de e-learning Moodle, contando para a nota final a média das notas obtidas (5% cada). Nota mínima de 10.0 valores na média aritmética dos três quizzes.
- Frequência (75%): prova escrita realizada na 1a época ou na 2a época de exames. Nota mínima de 8.0 valores.
(AE) Avaliação por Exame:
- Realização de uma prova escrita (100%), na 1a época ou na 2a época do período de avaliação.
1. Um aluno será excluído da modalidade de Avaliação Periódica, passando automaticamente para o modo de Avaliação por Exame, se obtiver nota inferior a 10.0 valores na média dos três quizzes ou na média dos dois melhores mini-testes.
2. Se a nota obtida no exame é superior à nota obtida na Avaliação Periódica, a modalidade passa automaticamente para Avaliação por Exame. (Ou seja, conta a melhor das 2 notas.)
3. Regras dos quizzes online:
- Serão realizados 3 quizzes ao longo do período letivo, utilizando-se a plataforma de e-learning Moodle.
- Cada quiz poderá ser realizado ao longo de 72 horas, no mínimo, as quais serão oportunamente anunciadas. No entanto, após o início, a prova terá a duração máxima de 30 minutos (45 minutos para alunos com NEE que exijam mais 50% de tempo).
- Cada aluno dispõe de uma única tentativa para submeter um quiz.
- A nota final dos quizzes será a média aritmética das notas das 3 provas online.
4. A avaliação na época especial apenas contempla a modalidade de Avaliação por Exame.
5. Os alunos repetentes dispõem das mesmas modalidades de avaliação, sujeitas às mesmas regras.
6. Os professores responsáveis reservam-se o direito de fazer orais a alunos que tenham obtido nota igual ou superior a 17 valores, bem como a alunos que tenham realizado provas online.
Title: Howard Anton & Chris Rorres, "Álgebra Linear com Aplicações", Tradução da 10a Edição, 2012, Bookman.
James Stewart, "Cálculo, Volume 2", Tradução da 8a Edição Norte Americana, 2016, Cengage Learning.
Howard Anton & Chris Rorres, "Elementary Linear Algebra: Applications Version", 10th Edition, 2010, Wiley.
James Stewart, "Calculus : Early Transcendentals", 8th Edition, International Metric Edition, 2016, Cengage Learning.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Knut Sydsaeter, Peter Hammond, Arne Strom & Andrés Carvajal, "Essential Mathematics for Economic Analysis", 5th edition, 2016, Pearson.
Alpha C. Chiang & Kevin Wainwright, "Fundamental Methods of Mathematical Economics", 4th Edition, 2005, McGraw-Hill.
Authors:
Reference:
Year:
Apresentações Profissionais
Espera-se que os alunos desenvolvam as seguintes competências:
OA1 - Utilizar técnicas de comunicação oral que permitam fazer apresentações profissionais;
OA2 - Planear e estruturar apresentações de modo profissional
OA3 - Produzir e utilizar suportes audiovisuais, de auxílio às apresentações orais, de um modo eficaz.
OA4 - Reconhecer a importância do treino para o sucesso de uma apresentação.
OA5 - Analisar criticamente as próprias apresentações e identificar oportunidades de desenvolvimento pessoal.
Tópicos:
T1 A importância das apresentações em público
T2 Planeamento e estruturação de apresentações orais
T3 O Mapa mental
T4 Métodos de Transmissão
T5 Regras de Elaboração dos diapositivos
T6 Recursos
T7 Comunicação Verbal
T8 Comunicação Não-verbal
T9 Técnicas de Interacção
T10 O feedback
1) Avaliação continua - regime presencial
- Realização com sucesso, do curso online - obrigatório
- Presença em 75% das aulas (avaliação da Assiduidade e Participação em sala de aula)
- Apresentações individuais e aos pares em sala (80%)
- Formulários de Feedback da Apresentação (10%)
- Elaboração dos Mapas Mentais e Materiais de apoio à Apresentação 10%
2) Exames
- Provas de avaliação final 100%
- Possibilidade de avaliação oral, o docente pode solicitar uma discussão oral para definição da nota final, individual ou aos pares.
Para concluir com sucesso a avaliação contínua, os estudante não podem ter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação assinaladas.
Title: Gallo, C. (2014). TED: Os segredos de comunicação das conferências mais carismáticas do mundo. Lisboa: GestãoPlus
Pina, J. (2014). Como fazer apresentações em 10 etapas. Lisboa: Pactor
Pina, J. (2014). Comunicar com humor. Insensatez ou profissionalismo? Lisboa: Pactor
Pina, J. (2011). Apresentações Que Falam Por Si. Lisboa: Lidel.
Rodrigues, A. D. (2022). A natureza da atividade comunicativa. LISBON International PRESS.
Neves, J., Garrido, M. & Simões, E. (2006). Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais: Teoria e prática. Lisboa: Edições Sílabo.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Apperson, J. M., Laws, E. L., & Scepansky, J. A. (2006). An assessment of student preferences for PowerPoint presentation structure in undergraduate courses. Computers & Education(50), 148-153.
Barsalou, L. (2008). Grounded Cognition. Annual Review of Psychology, 59, 617-645.
Cyphert, D. (2007). Presentation Technology in the Age of Electronic Eloquence: From Visual Aid to Visual Rhetoric. Communication Education, 56(2), 168 - 192.
Duarte, N. (2008). Slide:ology. The Art and Science of Creating Great Presentations. Sebastopol CA: O'Reilly Media.
Gallo, C. (2010). The presentation secrets of Steve Jobs: how to be insanely great in fron of any audience. McGraw Hill.
James O'Rourke. (2008). O Segredo das Apresentações de Sucesso. Lisboa: Edições Centro Atlântico
Nelson Faria de Oliveira (2008). Como falar em público. Lisboa: Colecção Comunicação & Sucesso, GestãoPlus.
O?Neill, A. & Pina, J.A. (2022). Seja proativo! Assuma o controlo. Lidel. ISBN: 9789897528101
Authors:
Reference:
Year:
Escrita de Relatórios Técnicos
Espera-se que os alunos desenvolvam as seguintes competências:
OA1 - Ser capaz de distinguir os diferentes tipos de relatórios;
OA2 - Antever a estruturação das diferentes secções de um relatório;
OA3 - Classificar e obter informação precisa para inserir no relatório;
OA4 - Sintetizar eficazmente ideias e conclusões;
OA5 - Parafrasear e citar correctamente;
OA6 - Utilizar modos eficazes de apresentação gráfica de estatísticas.
Tópicos:
T1- Tipos de relatório: identificar os formatos básicos .
T2 -Elementos da estrutura de um relatório técnico.
T3 -Características de um texto técnico: objectividade, clareza.
T4 -Técnicas de comunicação escrita: como tornar um texto conciso, pertinente e claro.
T5 -Organização das ideias: como favorecer a compreensão da mensagem e destacar a informação essencial; como sintetizar eficazmente.
T6 -Regras básicas para garantir a qualidade gramatical do relatório (ortografia e estrutura sintáctica).
T7 -Erros a evitar: ambiguidade, chavões, tautologias, coloquialismos.
-Respeitar as fontes de informação, como e quando citar, como parafrasear, referências.
T8 -Como utilizar software de processamento de texto e de apresentações na elaboração de relatórios técnicos.
Será utilizado um conjunto de métodos de ensino que visam promover a capacidade de aprender do aluno, de uma forma autónoma e contínua, e orientados para a concretização dos objectivos de aprendizagem já referidos.
Nomeadamente as aulas incluem a frequência do curso online, articulado com exposições e realização de exercícios teórico-práticos em sala de aula.
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1-Avaliação continua (b-learning)
Presença mínima a 2/3 das aulas presenciais
Realização com sucesso do curso online (obrigatório)
Participação e exercícios autónomos 30%
Elaboração de um relatório técnico 70%
2-Avaliação continua (Presencial)
Presença mínima a 2/3 das aulas
Participação e exercícios autónomos 30%
Elaboração de um relatório técnico 70%
3 Avaliação periódica e final
Elaboração de um relatório técnico 100%
Em cada semestre vigora apenas uma opção de avaliação contínua
Title: Roman, K. & Raphaelson J. (2010). Writing That Works; How to Communicate Effectively In Business. New York: HarperCollins Publishers Inc.
Oliu, W. E., Brusaw, C. T. & Alred, G. J. (2013). Writing That Works: Communicating Effectively on the Job. Boston, New York: Bedford/St. Martin's.
Hood. J.H. (2013). How to Book of Writing Skills: Words at Work: Letters, email, reports, resumes, job applications, plain English. United States: Wordcraft Global Pty Limited.
Bowden, J. (2008). Writing a Report: How to Prepare, Write and Present Really Effective Reports - 8th Rev. Edition. Begbroke, Oxford: How To Books.
Blanco, E. L. (2000). Como apresentar relatórios. Lisboa: Estampa.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Young, T. M. (2005) Technical writing A-Z : a commonsense guide to engineering reports and theses New York: ASME.
Sussams, J. E. (1998). Como Fazer um Relatório. Lisboa: Presença.
Soares, M. A., Estrela, E. & Leitão, M. J. (2015). Saber Escrever uma Tese e Outros Textos. Lisboa: Don Quixote.
Peres, P. (2009) Escrever cartas, relatórios e outros documentos com o MS Word. Lisboa: Sílabo.
Kuiper, S. (2007). Contemporary Business Report Writing. Mason: Thomson Higher Education.
Gewirtz, A. R. (2007). How To Say It (R) Business Writing That Works: The Simple, 10-Step Target Outline System to Help you Reach Your Bottom Line. London: Prentice Hall Press.
Gentle, R. (2002). Read This!: Business Writing that Works. Harlow, Essex: Pearson Education.
Forsyth, P. (1998). 30Minutos... para escrever um relatório. Lisboa: Replicação.
Cox J. V. (1997). Como Redigir um Relatório. Lisboa: Cetop.
Campanizzi, J. (2005). Effective writing for the quality professional: creating useful letters, reports, and procedures. Wisconsin: ASQ Quality Press.
Bentley, T. (2002). Report Writing in Business. Oxford: Elsevier /CIMA Books.
Authors:
Reference:
Year:
Inglês para Negócios
OA1. Falar com fluência sobre tópicos relacionados com negócios
OA2. Consolidar a gramática;
OA3. Escrever uma carta de candidature, um CV e relatório;
OA4. Fazer uma apresentação bem estruturada;
OA5. Descrever tendências, gráficos e estatísticas;
OA6. Boa compreensão e uso de números;
OA7. Entender e falar sobre manchetes e notícias relevantes;
OA8. Falar e escrever em inglês formal
As aulas serão orientadas em torno das seguintes temas.
CP1. Estrutura de Empresas
Descrever as funções de departamentos
Utilizar números, datas, horários, estatísticas
Descrever mudança - subir / descer/ diminuir, etc
CP2 Recrutamento
Escrever uma carta de candidatura
CVs
CP3. Os bancos e o dinheiro
A linguagem dos gráficos
CP 4. A linguagem de apresentações
CP 5 Discutir manchetes e artigos de notícias na área dos negócios
CP 6 Consolidação de gramática: verbos, preposições, artigos, etc;
Inglês formal vs. informal
1. Aulas TP(24h): desenvolvimento da gramática, fluência e vocabulário através de explicações e metodologias participativas; utilização de gráficos para treinar números; explicação e aplicação de linguagem de apresentações; manchetes de notícias para discussão. 2. Trabalho autónomo (26h): recomendações para estudo no final de cada aula, incluindo exercícios, preparação de uma apresentação, revisão de gramática, consultar regularmente sites de notícias em inglês, por exemplo BBC.
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Modalidade de Avaliação Contínua ou Periódica/ Final
A) Contínua:
Participação e Assiduidade (10%)
Apresentação (de grupo ou individual, a definir pelo docente) e sumário escrito (individual) (40%).
Teste (50%).
B) Periódica/Final
Apresentação e relatório escrito sobre o tema da apresentação (50%).
Exame (50%).
Nota: Os campos da avaliação aplicam-se a todas as modalidades de ensino que vigorem (presencial, misto, ou online). A nota mínima em cada elemento de avaliação é 8,5.
Title: www.nytimes.com
www.bbc.co.uk
3) For current affairs:
2) Dubicka, I. et al. (2018). Business Partner B1 Coursebook, Pearson Education Limited.
1) Students should download and print the student work book in elearning and bring to lessons.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Cambridge University Press: Cambridge English for Job-hunting Business English dictionary e.g. English Business Dictionary - Longman
Pearson Education: Market Leader: Business Grammar and Usage
Cotton, D., Falvey, D. and Kent, S. (2007). Market Leader Pre-Intermediate (3rd Edition), Pearson
Authors:
Reference:
Year:
Análise de Dados em Marketing
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
OA1. Conhecer e utilizar os pricipais conceitos de estatística descritiva univariada e bivariada
OA2. Compreender e aplicar os conceitos mais importantes de inferência estatística no âmbito de intervalos de confiança e testes paramétricos e testes não-paramétricos mais adequados a cada situação.
OA3. Saber aplicar um modelo de regressão linear
OA4. Saber interpretar os outputs do SPSS Statistics.
P1. Análise descritiva e exploratória de dados univariados
P1.1 Tipos de dados e fontes de dados
P1.2 Natureza das variáveis
P1.3 Análise descritiva de dados univariados
P2. Análise descritiva e exploratória de dados bivariados
P3. Análise inferencial
P3.1 Intervalos de confiança para uma média
P3.2 Testes paramétricos: teste t para uma média; teste t para a diferença de duas médias (amostras independentes e emparelhadas); teste para a igualdade de mais de duas médias com amostras independentes (Anova a um fator).
P4. Regressão linear
P4.1 Regressão linear simples: modelo, pressupostos, validação do modelo, estimação dos coeficientes do modelo com o IBM SPSS Statistics, e previsão.
P4.2 Regressão linear múltipla: modelo, pressupostos, validação do modelo, estimação dos coeficientes do modelo com o IBM SPSS Statistics, e previsão
Avaliação periódica:
a) 2 Exercícios teórico-práticos com peso de 15% cada com nota mínima de 7.5 valores
b) Teste individual (70%) com nota mínima de 7.5 valores
A avaliação periódica exige a presença em pelo menos 2/3 das aulas e nela serão aprovados os alunos que obtenham classificação final média mínima de 10 valores, desde que não obtenham nota inferior a 7,5 valores em cada um dos momentos de avaliação.
Avaliação por exame:
Exame teórico (70%) + exame prático (30%) com nota mínima 7,5 a cada prova desde que a nota final seja de 10 no mínimo.
Title: João Marôco, Análise Estatística com o SPSS Statistics, 2021, ReportNumber, 8ª ed., ISBN: 9789899676374
Elizabeth Reis, Estatística Descritiva, 2008, Edições Sílabo, 7ª ed., ISBN: 978-972-618-476-8
Raul Laureano, Testes de Hipóteses e Regressão - O Meu Manual de Consulta Rápida, 2020, Edições Sílabo, 2ª edição, ISBN: 978-989-561-051-8
Hair, J. H., Black, W. C., & Babin, B. J., Multivariate Data Analysis: A Global Perspective, 2010, Pearson Education, ISBN 0135153093, 9780135153093
Raul Laureano & Maria do Carmo Botelho, IBM SPSS Statistics: O Meu Manual de Consulta Rápida, 2017, Edições Sílabo, 3ª ed., ISBN: 978-972-618-886-5
Authors:
Reference:
Year:
Title: Paul Newbold, William Carlson, & Betty Thorne, Statistics for Business and Economics, Global Edition, 2009, Pearson Education Limited, ISBN: 9781292315034
Authors:
Reference:
Year:
Comportamento e Experiência do Consumidor
1. Saber distinguir as várias tipologias de clientes e de consumidores
2. Perceber o consumidor como indivíduo e decisor
3.Perceber como é que as dimensões social, económica e cultural determinam as atitudes e comportamentos dos consumidores
4.Perceber o processo de compra
5. Conhecer os modelos explicativos do comportamento dos consumidores
6. Perceber os mecanismos que geram a decisão dos clientes e consumidores
7.Elaborar um projecto sobre um tema inovador aplicado a pesquisa do consumidor
8.Realizar apresentações dos trabalhos realizados ou de casos estudados
9.Participar em discussão colectiva sobre casos e situações reais
1. Inserção do Comportamento dos clientes e consumidores nas dinâmicas de marketing
2. Características estruturais dos consumidores particulares
3. Características estruturais dos clientes empresariais e institucionais
4. Factores influenciadores do comportmento de compra e consumo
5. Processo de decisão e jornada de compra
6. Caracterização das necessidades de compra
7. Caracterização das motivações de compra
8. Modelos e decisões de consumo
9. Processo de selecção de fornecedores e locais de compra
10. Processo de selecção de marcas
11. IExperiência de compra e consumo
O sistema de avaliação periódica é composto por:
-Participação em aula (20%)
-Trabalho prático (20%)
- Teste final (60%)
Nota mínima em qualquer uma das componentes - 8 valores
O aluno deve assegurar uma assiduidade de 80%, sem a qual será automaticamente excluído da avaliação periódica.
Os alunos que reprovarem na avaliação regular têm 2 épocas de exame (1ª e de recurso), tendo os exames uma ponderação de 100% da nota.
Title: Solomon, M.; Bamossy, G.; Askegaard, S. Hogg, M., Consumer Behaviour - A European Perspective, Prentice Hall, 2019, null,
Authors:
Reference:
Year:
Title: Schiffman, L.; Kanuk, L., Consumer Behavior, Prentice Hall, 2020, null,
Hoyer, W.; MacInnis, D., Consumer Behavior - Cengage, 2023, null,
Authors:
Reference:
Year:
Marketing Digital e E-Business
1. Compreender a integração das estratégias de marketing digital na estratégia geral de marketing da empresa;
2. Explorar o impacto do digital na transformação do mix de marketing;
3. Praticar os princípios do planeamento de marketing digital com foco no contexto de uma loja virtual;
4. Fornecer uma visão geral sobre as melhores práticas de marketing digital;
5. Compreender as principais métricas e KPIs relacionados às estratégias digitais.
6. Incentivar a discussão e aprendizagem de temas relacionados a negócios sustentáveis.
1. Comportamentos em digital: Acesso; Engage; Colaborar; Customizar; Conectar
2. Access: aplicações
3. Personalização: aplicações
4. Engajamento: aplicativos
5. Conectar: aplicativos
6. Comércio Eletrônico
Aluno deverá desenvolver competências de análise, síntese, pesquisa, crítica, comunicação escrita e oral. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem(ME): 1.Expositivas para apresentação de quadros teóricos de referência; 2.Participativas com análise e resolução de exercícios práticos, análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura; 3.Activas com realização de trabalhos individuais e de grupo; 4.Auto-estudo relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.
A disciplina será integrada com os Ateliers de Marketing.
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Época Normal: avaliação periódica, assiduidade mínima 80% - a) Exame individual, ponderação 50% b) Exercícios em grupo, ponderação 40%; c) participação 10%. Nota mínima de 9,5 no exame. Aprovação na UC: nota final mínima de 10. Alunos que optem apenas por exame individual, ponderação 100%, nota mínima de 10. Época de Recurso: para alunos que reprovarem na época normal, ou alunos que pretendem melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota mínima de 10.
Title: Chaffey, D., Ellis- Chadwick, F, Digital Marketing, 8th Edition, Pearson, 2022.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Enge, E., Spencer, S., Stricchiola, J., & Fishkin, R. (2015). The art of SEO. (3/E) O'Reilly Media, Inc.
Authors:
Reference:
Year:
Marketing Operacional
No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de:
1. Identificar e caracterizar os principais conceitos e teorias da política de produto;
2. Identificar e caracterizar os principais conceitos e teorias da política de distribuição;
3. Identificar e caracterizar os principais conceitos e teorias da política de preço;
4. Identificar e caracterizar os principais conceitos e teorias da política de comunicação;
5. Demonstrar como aplicar as principais ferramentas do marketing mix através de situações aplicadas a casos reais.
0. A articulação entre o planeamento estratégico e o planeamento operacional.
1.Política de Produto (bem,serviço ou ideia)
- Brand equity.
- O produto-mix de bens Vs serviços.
- Desenvolvimento de novos produtos.
- Gestão de gama e linhas de produto.
2. Política de Distribuição
- Relações e tipos de intermediários.
- Funções de distribuição: Bens Vs Serviços.
- Canais de distribuição: importância, composição e características.
- Distribuição do Produtor e do Retalhista.
- Merchandising.
3. Política de Preço
- Factores determinantes: internos e externos.
- Estratégias de preço.
- Critérios de fixação.
- Reacção do mercado-alvo à variação do preço.
4. Política de Comunicação
- Influência do processo de decisão de compra do consumidor na comunicação de marketing.
- O mix da comunicação:
Publicidade
Promoção de Vendas
Relações Públicas
Força de Vendas
Marketing Directo
Influência do marketing relacional no mix comunicacional
Planos de promoção e de publicidade
Ao longo do período lectivo, o aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, de acordo com os objectivos definidos para esta UC.
Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem :
1.Expositivas
2.Participativas
3.Activas
4.Auto-estudo
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Avaliação periódica ao longo do semestre: 1. Avaliação individual - participação e trabalhos - 10% (nota mínima - 10). 2. Trabalhos de grupo 40% (nota mínima - 10). Teste final, individual - 50% (nota mínima - 8). A nota final de passagem é de 10 valores.
OPÇÃO 2: Exame final do semestre - 100%
O aluno deve ter uma assiduidade mínima de 2/3 das aulas ao longo do semestre lectivo.
Os alunos com uma nota final superior a 16 poderão ser chamados a defesa de nota.
Title: - Kotler, P. & Keller, K. L., - Kotler, P. & Keller, K. L. (2019), Marketing Management Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall.15th edition, 2019, - Kotler, P. & Keller, K. L.,
- Baynast, A.; Lendrevie, J; Levy, J.; Rodrigues, V. & Dionísio, P. (2018). Mercator 25 anos. Lisboa: Leya.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Textos de apoio definidos pelos docentes e distribuídos ao longo do semestre.
Support texts defined by the professors and made available along the semester.
Authors:
Reference:
Year:
Negociação Comercial
Ajudar a preparar um Plano integrado de Trabalho de Grupo e de desenvolvimento de competências
2. Caracterizar as metodologias de recolha de dados e apresentação de informação em Marketing
3. Identificar os diferentes tipos de negociação e de negociadores
4. Caracterizar as principais estratégias e tácticas de negociação
5. Desenvolver opções mutuamente vantajosas
6. Preparar uma negociação;
7. Conduzir uma negociação;
8. Auto-avaliar o processo negocial e preparar uma estratégia de acompanhamento.
1. Princípios de sucesso
2. Definição de Objectivos e elaboração de um PDP
3. Métodos de Planeamento, elaboração de Cronogramas e Gestão de tempo
4. Teses, Relatórios e Trabalhos Escolares
5. Métodos de recolha de dados em Marketing
6. Apresentações em Marketing Escritas e Orais
7. Apresentação de Trabalhos Plano de Grupo e Desenvolvimento de Competências"
8. Pressupostos da negociação
9. Modelos de Negociação
10. Elementos fundamentais da negociação
11. Tipologias de negociação
12. Exercícios de negociação: Opções mutuamente vantajosas
13. Processos Cognitivos: heurísticas
14. Erros negociais
15. Fases da negociação:
a) preparação da negociação
b) ensaio negocial
c) condução da negociação
d) follow-up à negociação
16. Formas de condução da negociação
17. Estilos de negociadores
18. Ética em negociação
19. Metodologia Getting to yes
20. Mediação e arbitragem
21. Factores críticos de sucesso em negociação
22. Negociação Internacional
O sistema de avaliação periódica é composto por:
- Participação nas aulas (10%)
- 1º Trabalho Plano de Grupo e Desenvolvimento de Competências (15%)
- 2º Trabalho Negociação (25%)
- Teste final (50%) com nota mínima de 7,5 valores
O aluno deve assegurar uma assiduidade ≥ a 80%, sem a qual será automaticamente excluído da avaliação periódica.
Os alunos que reprovarem na avaliação regular têm duas épocas de exame (1ª e de recurso), tendo os exames uma ponderação de 100% da nota.
Title: Fisher, Patton e Ury (2007) Como conduzir uma negociação? (Getting to yes), Lua de Papel
Carvalho, José Crespo (2008), Negociação, 3ª ed. Edições Sílabo.
BARAÑANO, ANA MARIA (2004), Métodos e Técnicas de investigação em gestão, Edições Sílabo
Authors:
Reference:
Year:
Title: Exercícios e artigos entregues aos alunos.
Authors:
Reference:
Year:
Ateliers de Marketing
A- Expressar de ideias:
Estruturar claramente as ideias por escrito (trabalho de Grupo) e apresentá-las oralmente de modo claro e apelativo
B- Analisar e resolver problemas:
Elaborar rápidos e sintéticos diagnósticos sobre desafios de marketing reais colocados pelas empresas (trabalho de Grupo);
Elaborar recomendações com informação incompleta (trabalho de Grupo);
C- Integrar conhecimentos:
Analisar a perfomance da empresa e do sector, usando informação interna e externa (trabalho de Grupo);
Desenvolver abordagens que sirvam as empresas com eficácia e eficiência.
1. Apresentação da metodologia dos Ateliers
2. Resolução de um desafio de segmentação ou de posicionamento
3. Resolução de um desafio de preço
4. Resolução de um desafio de distribuição
5. Resolução de um desafio de comunicação
- trabalho de grupo, passível de discussão oral, com nota mínima de 10 valores (50%)
- teste individual com nota mínima de 8 valores (50%)
Os alunos poderão realizar um Exame Final integrando o teste (1ª Parte) e uma 2ª Parte de avaliação de SPSS à qual se atribui peso de 35%. A aprovação no exame exige uma nota mínima de 8 valores em cada parte do exame e uma média mínima de 10 valores. Os alunos que obtenham classificação superior a 17 valores deverão ser sujeitos a uma oral de defesa de nota
Title: - McDonald Malcom on Marketing Plan, Kogan Page, London, 2017
- Conteúdos lecionados nas outras UC da Licenciatura de Gestão de Marketing
- Lendrevie ,Jacques ,et al, Mercator da Língua Portuguesa, Publicações Dom Quixote, Lisboa, 2015
Authors:
Reference:
Year:
Estratégia Empresarial
1. Compreender as diferentes situações da análise estratégica, incluindo a análise da envolvente, da indústria, e dos stakeholders e a sua influência na análise interna das organizações.
2. Utilizar abordagens racionais para a identificação e escolha de alternativas estratégicas
3. Analisar questões e práticas relacionadas com a implementação e controlo das estratégias escolhidas.
4. Incorporar princípios de uma gestão ética, responsável e sustentável na tomada de decisão estratégica.
5. Compreender temáticas atuais na área da Gestão Estratégica.
6. Desenvolver um pensamento crítico.
7. Ter autonomia para planear os seus processos de aprendizagem para avançar os seus conhecimentos na área em estudo.
1. Conceitos Básicos (do posicionamento ao movimento)
2. Ética, RSE e Sustentabilidade
3. Formulação da Estratégia - visão, missão e valores
4. A Visão Baseada nos Recursos e as Capacidades Dinâmicas
5. A envolvente externa (mediata)
6. Análise da indústria e dos concorrentes
7. Escolha das estratégias (de negócio)
7.1. Estratégias genéricas
7.2. Oceanos azuis
8. Escolha das Estratégias (da empresa)
8.1. Integração vertical e outsourcing
8.2. Diversificação
8.3. Alianças estratégicas
8.4 internacionalização
9. Implementação
10. Controlo Estratégico e Balanced Scorecard
11. Governação Empresarial
12. Problemáticas atuais na Gestão Estratégica
Opção 1 (Aval.periódica)
-50%:Teste Final Individual (TA=30+3h)
-50%:Trabalhos de grupo ao longo do semestre, divididos em 4 apresentações (15% +15% +10% +10%)
Aprovação: Média ponderada de 10 val. ou superior; o teste final individual e a média ponderada das restantes componentes da avaliação periódica não podem ser inferiores a 8 val.
Assistência mínima: 2/3 das aulas
Opção 2 (Exame final)
Aprovação: 10
Title: Barney, J. B., & Hesterly, W. S., Strategic management and competitive advantage: Concepts and cases. Pearson., 2021, Barney, Jay B., Hesterley, William S. (2021) Strategic Management and Competitive Advantage: Concepts and Cases. Pearson,
Pearce, J. A., Robinson, R.B. (2014), Strategic Management Formulation, Implementation and Control, 7th edition, McGraw hill International Editions
Thompson, A., Peteraf, M., Gamble, J., Strickland III, A. J., Crafting & executing strategy 23/e: The quest for competitive advantage: Concepts and cases. McGraw-Hill Education., 2021, Thompson, Strickland and Gamble (2021). Crafting and Executing Strategy The Quest for Competitive advantage, McGraw Hill,
Chandler, D. (2022). Strategic corporate social responsibility : Sustainable value creation . Sage Publications
Ferrell, O. C., & Fraedrich, J. (2021). Business ethics : Ethical decision making and cases. Cengage learning
Authors:
Reference:
Year:
Title: António, N. S., Estratégia Organizacional: do mercado à ética. Escolar Editora., 2012, (2012). Estratégia Organizacional: do mercado à ética. Escolar Editora.,
António, N.S., Estratégia Organizacional - do Posicionamento ao Movimento. Edições Sílabo., 2015, António, Nelson Santos (2015) Estratégia Organizacional - do Posicionamento ao Movimento, 3ª Edição, Edições Sílabo.,
Kim, W. C. & Mauborgne, R. 2005. Blue Ocean Strategy: From Theory to Practice. California Management Review, Spring 2005, Vol. 47(3):105-121
Porter, M. E., & Kramer, M. R. (2006). The link between competitive advantage and corporate social responsibility. Harvard business review , 84(12), 78 92
Porter, M. E., & Kramer, M. R. (2011). Creating shared value: Redefining capitalism and the role of the corporation in society. Harvard Business Review , 89(1/2), 62 77
Authors:
Reference:
Year:
Estudos de Mercado
No final da unidade curricular, os estudantes deverão adquirir os conhecimentos e as ferramentas para:
OA1 Traduzir um problema de decisão num problema de investigação;
OA2 Compreender as várias etapas de um estudo de mercado;
OA3 Conhecer os diferentes tipos de estudos e os cenários a que se aplicam;
OA4 Definir o processo de amostragem;
OA5 Conhecer os aspectos éticos nos estudos de mercado;
OA6 Analisar os resultados de um estudo com as técnicas estatísticas adequadas;
OA7 Compreender como papel dos media sociais nos estudos de mercado; e
OA8 Realizar um estudo de mercado usando abordagens qualitativas e quantitativas e comunicar de forma eficaz os resultados.
I A elaboração de um Estudo de Mercado
I.1 Introdução
I.2 Tipo de estudos
I.2.1 Dados primários e secundários
I.2.2 Entrevistas individuais
I.2.3 Discussões de grupo
I.2.4 Técnicas de suporte
I.2.5 Questionários
I.2.6 Observação
I.2.7 Estudos causais
I.3 Definição da população-alvo e amostragem
I.4 Trabalho de campo
I.5 A ética nos estudos de mercado
1.6 Tratamento dos dados, interpretação e apresentação dos resultados
II. Estudos de Mercado
II.1 Marca: notoriedade,imagem e valor
II.2 Comportamento do consumidor e segmentação de mercado
II.3 Qualidade do serviço
II.4 Eficácia ações marketing mix
II. 5 Previsão de vendas
III Os estudos de mercado nos media sociais
III.1 NewMR: Evolução ou revolução?
III.2 Blogs Participativos
III.3 Blog e Buzz Mining
III.4 Comunidades de investigação online
III.5 We-research
III.6 Mercados predictivos
III.7 Mundos virtuais
O aluno deverá adquirir competências de análise, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, no âmbito desta UC e em conformidade com os objectivos definidos.
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino (ME):
Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência.
Participativas, com resolução exercícios.
Activas, com realização de um teste e um trabalho de grupo.
Auto-estudo, tal como consta no Planeamento das Aulas.
|
A avaliação continua compreende: atividades individudais realizadas em aula (20%) + trabalho de grupo (30%) e frequência (50%). Os alunos que reprovarem neste tipo de avaliação, podem recorrer à 2ª época. A melhoria terá lugar na 2ª época.
A avaliação poderá também ser feita através de um exame final (1ª e 2ª época).
Em ambos os sistemas, a nota mínima de passagem é 10 (bem como para cada componente da avaliação).
Title: Oliveira-Brochado, A. (2013). Construção de Gráficos no M. Excel para suporte da tomada de decisão. In Desafios da Globalização, Casos de Estudo, Vol. 3, pp. 145-196, Escolar Editora.
Oliveira-Brochado, A. (2013) "Planear Globalmente, Conhecer Localmente. Os Estudos de Mercado num Contexto Global. In Gestão e Estratégia. Desafios da Globalização, Vol. 2, pp. 187 - 230, Escolar Editora.
Malhotra, N. (2019). Marketing Research: An Applied Orientation and SPSS 8/E. Prentice Hall.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Poynter, R. and York, S. (Editors)(2012) 10 Answers to Contemporary Market Research Questions. ESOMAR Research.
Poynter, R. (2010). The Handbook of Online and Social Media Market Research. ESOMAR Research.
Brochado, A. (2020). Cluster Analysis. In An SPSS Guide for Tourism, Hospitality and Events Researchers. Routledge.
Authors:
Reference:
Year:
Metodologias de Segmentação de Mercados
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
1. Ter adquirido conhecimentos e competências nas Metodologias de Segmentação.
2. Saber utilizar o software SPSS-Statistics para proceder a uma segmentação sendo capaz de obter, validar e interpretar os seus resultados.
1. INTRODUÇÃO
1.1. Objetivos para segmentação
1.2. Dados para segmentação
2. REPRESENTAÇÃO DE DADOS PARA SEGMENTAÇÃO
2.1. Variáveis métricas: Análise em Componentes Principais (ACP)
2.2. Variáveis nominais: Análise de Correspondências Múltiplas
2.3 Variáveis métricas, nominais ou ordinais: Análise em Componentes Principais Categorizada (CatPCA)
3.MEDIDASPARA COMPARAÇÃO DE CASOS
3.1. Tipos de medida
3.2. Medidas de diversidade
4. TÉCNICAS DE SEGMENTAÇÃO
4.1. Algoritmos hierárquicos
4.2. Algoritmo k-médias
4.2. Algoritmo Two-Step
5.AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DE SEGMENTAÇÃO
- A maioria das aulas são do tipo teórico-prático incluindo aulas expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência e aulas participativas, com análise e resolução de exercícios práticos para exemplificar a aplicação da teoria.
- Haverá também aulas experimentais em laboratório informático para introdução ao software SPSS e exploração da teoria utilizando casos práticos
- O estudo individual será fundamental para atingir os objetivos de aprendizagem.
|
Avaliação periódica:
- 2 Quizzes teórico-práticos individuais a realizar em laboratório (2) (15% cada)
- Teste individual com nota mínima de 7.5 valores (70%)
Avaliação por exame:
- Prova escrita, 70%; Prova em laboratório, a realizar em SPSS, 30%. Cada prova tem nota mínima 7.5
Title: [3] Field, A. (2018) Discovering Statistics using IBM SPSS Statistics, 5th ed. Sage Publications
[2] Laureano, R. & Botelho, M. (2022). IBM SPSS Statistics: o Meu Manual de Consulta Rápida, 4ª Edição, Edições Sílabo.
[1] Folhas de apoio à disciplina
Authors:
Reference:
Year:
Title: [3] Laureano, R. (2020). Testes de Hipóteses e Regressão: O meu manual de consulta rápida. Edições Sílabo]
[2] McDonald, M., and Dunbar, I. (2012), Market Segmentation: How to Do It, How to Profit from It, 4th edition. John Wiley & Sons .
[1] Sarstedt, M. and Mooi, E. (2019) A Concise Guide to Market Research: the Process, Data and Methods using IBM SPSS Statistics, Springer (3rd ed.)
Authors:
Reference:
Year:
Retail Marketing
1. Diagnosticar e propor soluções para problemas de empresas de distribuição ou de produtores nas suas relações com os distribuidores;
2. Elaborar um projecto sobre um tema inovador aplicado a um formato de negócio;
3. Realizar apresentações dos trabalhos realizados ou de casos estudados;
4. Participar em discussão colectiva sobre casos e situações de empresas;
5. Ser capaz de prospectivar a evolução do sector, das estratégias das empresas e das relações produtores/distribuidores
1.Marketing do Retalhista:
1.1. Factores Críticos de Sucesso
1.2. Modelo Estrutura Económica
1.3. Retailing-Mix
1.4. Franchising
2. Merchandising
2.1.Funções
2.2. Áreas de intervenção
2.3. Gestão do Ponto de venda
3. Retailtainment
4. Customer Journey
5. Omnichannel
6. E-Commerce
O sistema de avaliação periódica é composto por:
- Avaliação individual (10%)
- Trabalhos de grupo (40%)
- Teste final (50%)
Nota mínima em avaliação individual e de grupo - 10 valores
Nota mínima no teste final - 8 valores
O aluno deve assegurar uma assiduidade de 2/3 das aulas, sem a qual será automaticamente excluído da avaliação periódica.
Title: - Artigos e casos diversos indicados na programação, que são entregues aos alunos.
- Berman, B., Ervans, J. e Chatterjee, P., (2017) Retail Management - A Strategic Approach - Global Edition - 13 th International Edition, Pearson, England
- Levy, M., Weitz, B., Lévy, J. e Grewal, D. (2018) Retailing Management, 10th International Edition, Mc Graw Hill, USA
Authors:
Reference:
Year:
Title: Figure 1 Publishing
- Stephens, D. (2021) Resurrecting Retail: The Future of Business in a Post-Pandemic World
- Berkhout, C. (2015) Retail Marketing Strategy: Delivering Shopper Delight, Kogan Page
- Palmatier, P., Stern, L. e El-Ansary, A., (2016) Marketing Channels Strategy, International Edition, 8th Edition, Routledge, New York, USA
Authors:
Reference:
Year:
Comunicação Integrada em Marketing
1. Saber aplicar técnicas de apresentação e comunicação.
2. Articular a estratégia de comunicação com a estratégia de marketing
3. Preparar a estratégia de comunicação
4. Saber planear, realizar e avaliar acções específicas de Publicidade, Promoções, Marketing Relacional, Relações Públicas, Patrocínios/Mecenato e Promoção de Vendas.
5. Conhecer os diferentes actores e formas de relacionamento
6. Preparar um Plano Integrado de Comunicação
1. Conceitos básicos da Comunicação
2. Da Estratégia de Marketing à Estratégia de Comunicação
Objectivos e alvos de Marketing e de Comunicação
Processo de decisão de compra
3. Tipos de Comunicação
4. O Mix da Comunicação
O papel da comunicação no Marketing Mix.
O mix de Comunicação.
5. Os actores da comunicação
As Agências
Preparação de briefings
6. Publicidade
Publicidade Institucional e Publicidade de Produto
Preparação, execução e avaliação de uma campanha publicitária
7. Relações Públicas e Marketing Viral
Objectivos, públicos e meios
Planeamento e Execução de Acções
8. Marketing Directo
Preparação, execução e avaliação de uma campanha
9. Merchandising
Tipos de merchandising
Objectivos e técnicas
10. Promoções de Vendas
Públicos, objectivos e técnicas promocionais
11. Patrocínios/Mecenato
Objectivos e Estrutura de uma acção
12. Outras formas de Comunicação
13. Novas Tendências em Comunicação de Marketing
14. Plano Integrado de Comunicação
O sistema de avaliação periódica é composto por:
-Trabalho de Grupo (35%)
-Trabalho prático (individual) - 25%
-Frequência (40%) ? com nota mínima de 7,5 valores
O aluno deve assegurar uma assiduidade igual ou superior a 80%, sem a qual será automaticamente excluído da avaliação periódica, tendo que se submeter a exame final.
Os alunos abrangidos pelo ?Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC.
Title: Lendrevie, J. et all PUBLICITOR Comunicação 360º, Publicações D.Quixote, Lisboa, 2010
-Baynast, A.et all,MERCATOR 25 anos-O Marketing na era digital,D. Quixote,2018
Authors:
Reference:
Year:
Title: Exercícios e artigos entregues aos alunos.
Authors:
Reference:
Year:
Gestão de Operações e Logística
No final desta disciplina, os alunos deverão estar aptos a:
OA1: Compreender os conceitos básicos de Gestão das Operações e da Gestão da Cadeia de Abastecimento
OA2: Identificar produtos e serviços que visem satisfazer as necessidades dos consumidores, bem como dos processos associados
OA3: Compreender a estrutura das Operações e da Cadeia de Abastecimento e o seu impacto na criação de vantagem competitiva
OA4: Aplicar técnicas de planeamento e controlo aos recursos requeridos nas operações e nas cadeias de abastecimento
CP1: Introdução à Gestão de Operações
CP2: Performance e Estratégia de Operações
CP3: Serviços e modelos de negócio
CP4: Análise do processo
CP5: Desenvolvimento de novos produtos e serviços
CP6: Definição da rede de abastecimento
CP7: Organização do espaço e dos fluxos
CP8: Planeamento agregado
CP9: Gestão de Materiais
CP10: Gestão da Cadeia de Abastecimento
CP11: Just in Time e Lean Systems
CP12: Gestão da Qualidade
Modalidades:
i) Avaliação periódica:
- Assiduidade (10%);
- Teste intercalar escrito (20%)
- Trab. de Grupo: apresentação com notas e arguição (20%)
- Teste escrito (50%)
Na avaliação contínua os alunos devem ter, no mínimo, 8,5 valores em cada um dos componentes de avaliação.
A aprovação envolve um resultado final de, no mínimo, 10 valores em 20.
Este sistema de avaliação requer uma presença a, pelo menos, 80% das aulas do módulo.
ii) Exame dinal escrito (100%), mínimo 10 valores em 20.
Title: Slack, N.- Brandon-Jones, A. (2019). “Operations Management”. 9th Edition, Pearson, UK.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Jacobs. F.R. e R.B. Chase (2018). “Operations and supply chain management”, 15th Edition,, McGraw-Hill.
Krajewski, L. J., Ritzman, L. P., & Malhotra, M. K. (2010). “Operations management: Processes and supply chains”. New Jersey: Pearson.
Authors:
Reference:
Year:
Gestão de Vendas
OA1 - Diagnosticar e propor soluções para problemas de Direcção Comercial
OA2 - Elaborar um trabalho sobre um tema inovador aplicado à actividade comercial.
OA3 - Apresentar os trabalhos e casos realizados em grupo, comunicando: as ideias fundamentais dos temas propostos, os diferentes problemas encontrados e as respectivas propostas de soluções;
OA4 - Participar em discussão colectiva sobre casos práticos e situações de empresas, recolhendo, seleccionando e interpretando a informação sobre os temas propostos em sala;
1.Modelos de Direcção Comercial
2.Organização De Um Departamento Comercial
3 Animação de Equipas Comerciais
- Formação e treino da Equipa de Vendas
- Motivação da equipa de Vendas
4. Gestão de Territórios e de Objectivos
5. Supervisão, Avaliação de Desempenho e Controle
6. Responsabilidades Éticas e Legais dos Directores Comerciais
7. Tendências Futuras na Área Comercial
O sistema de avaliação periódica é composto por:
- Participação 10%;
- Trabalhos de Grupo 40%
- Teste Final - 50% (nota mínima 8,5 valores).
Os alunos com uma nota final superior a 16 poderão ser chamados a defesa de nota.
Title: 2.William Stanton, Rosann Spiro, Gregory Rich Management of a Sales Force ? 12ª ed. ? McGraw Hill
1.Justino Luis, Direcção Comercial ? Lisboa 2007 ? editora Lidel
Authors:
Reference:
Year:
Title: 3.Chiesa, Cosimo ? Fidelizando para Fidelizar ? IESE Business School
2.Neil Rackham, John de Vincentis, Rethinking the Sales Force ? McGraw-Hill
1.G.A. Churchill - Sales Force Management, Homewood, IL: Irwin
Authors:
Reference:
Year:
Marketing Intelligence
1. Compreender os fundamentos conceptuais da tomada de decisões em Marketing
2. Compreender os fundamentos da utilização da Ciência de Dados para decisões em Marketing
3. Descrever data mining como uma tecnologia de business intelligence
4. Descrever text mining e as suas aplicações ao marketing
5. Compreender como desenhar um sistema de Reporting para Marketing
6. Explorar algumas das tecnologias emergentes que podem impactar no business intelligence em Marketing
1. Sistemas de Apoio à Decisão em Marketing numa era do Big Data
2. O Papel da Ciência de Dados e da Inteligência Artificial Generativa na tomada de decisão em Marketing
3. Data Mining e o CRM Analítico para Business Intelligence
4. Text e Web Mining e as suas aplicações ao Marketing
5. Sistemas de Reporting para Marketing
6.Tendencias Emergentes e Impactos em Business Intelligence
Época Normal: avaliação periódica, assiduidade min.2/3 - a) Exame individual 50% b) Discussão Individual do Trabalho Final de Grupo (35%) c) Relatório Final do Grupo (15%). Nota min 7,5 em cada prova ou conjunto de provas individuais. Aprovação na UC: nota final min 10. Alunos que optem apenas por exame individual, ponderação 100%, nota min de 10. Época de Recurso: para alunos que reprovarem na época normal, ou alunos que pretendem melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota min 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.
BibliografiaTitle: Fawcett, T., & Provost, F. (2018). Data Science para Negócios: O que você precisa saber sobre mineração de dados e pensamento analítico de dados. Alta Books Editora (versão brasileira).
Maheshwari, A. (2019). Data Analytics Made Accessible: 2019 Edition. Amazon Digital Services LLC.
Shane Corbitt, Mastering ChatGPT for Beginners: How to Harness the Power of AI Language Models for Your Personal and Professional Growth, 2023, Corbitt S. (2023). Mastering ChatGPT for Beginners: How to Harness the Power of AI Language Models for Your Personal and Professional Growth. Kindle Edition,
Authors:
Reference:
Year:
Direito das Sociedades Comerciais
1. Apreender alguns conceitos fundamentais de Direito;
2. Ser capaz de identificar e analisar as principais fases do processo de criação de uma sociedade comercial;
3. Conceber e apresentar, por escrito e oralmente, um contrato de sociedade comercial;
4. Ser capaz de interligar os diversos elementos da estrutura de órgãos de uma sociedade comercial;
5. Analisar os principais actos jurídicos da vida de uma sociedade comercial;
6. Compreender o processo de elaboração e aprovação das contas e ser capaz de conceber e apresentar uma proposta de aplicação de resultados;
7. Compreender as formas de adequação da estrutura da empresa às condições de mercado.
I- Noções gerais de direito;
II- O direito das sociedades comerciais e o direito comercial;
III- As sociedades comerciais e os outros operadores económicos;
IV- A constituição das sociedades comerciais: tipos; o contrato de sociedade e os seus elementos; a personalidade jurídica e os seus efeitos;
V- A organização das sociedades comerciais: as assembleias de sócios; a administração; e a fiscalização;
VI- A actividade da sociedade: as operações sociais, a elaboração e aprovação das contas e aplicação dos resultados. O princípio da intangibilidade do capital social;
VII- Modificação e extinção da sociedade;
VIII- Contratos comerciais (Noções gerais. Exemplos: compra e venda, empréstimo e factoring).
A avaliação será periódica. O resultado do teste contribuirá em 20% para a nota final.
Os alunos farão em grupo um trabalho sobre a constituição de uma sociedade comercial. O resultado da sua avaliação contribuirá com 30% para a nota final.
A prova escrita de frequência representará 50% da nota final, mas só será considerado aprovado o aluno que tiver nesta prova uma nota mínima de 8 valores.
Fica ressalvada a avaliação por exame.
Title: Constituição da República Portuguesa
Código Civil
Código das Sociedades Comerciais
Manuel António Pita, Curso elementar de direito comercial, 4ª ed., Lisboa: Áreas Editora, 2018
Authors:
Reference:
Year:
Title: Maria Manuel Leitão Marques/Maria Elisabete Ramos/Catarina Frade/João Pedroso, Manual de introdução ao direito: saber direito para entender o mercado, 3ª ed., reimpressão, Coimbra: Almedina, 2021
Maria Elisabete Ramos, Direito das sociedades, Coimbra: Almedina, 2022
Maria Elisabete Ramos, Direito comercial e das sociedades: entre as empresas e o mercado, Coimbra: Almedina, 2018
Paulo Olavo Cunha, Direito empresarial para economistas e gestores, 3ª ed., Coimbra: Almedina, 2020
Authors:
Reference:
Year:
Gestão de Recursos Humanos
1. Compreender quais os objetivos da Gestão de Recursos Humanos e como se explicita a sua integração com a Gestão Geral
2. Definir os principais aspetos relacionados com o planeamento, recrutamento, seleção e integração de trabalhadores;
3. Conhecer os principais elementos definidores das políticas de Formação, Gestão de carreiras e potencial e avaliação de desempenho;
4. Aplicar os conceitos principais da definição de Remunerações;
5. Aplicar conceitos teóricos de RH na análise de contextos empresariais e económicos
1. Introdução à Gestão de Recursos Humanos
2. GRH, gestão geral e desempenho
3. As tendências atuais e o futuro do trabalho
4. Processos e atividades da GRH
4.1 Análise e descrição de funções
4.2 planeamento de RH
4.3 Recrutamento e seleção
4.4 Acolhimento, integração e socialização
4.5 Formação
4.6 Gestão do desempenho
4.6 Carreiras
4.7 Remunerações e recompensas
1. Avaliação periódica :
- Teste 70%
- Trabalho de grupo 30%
Para aprovação em avaliação periódica, cada elemento de avaliação deve ter nota mínima de 7,5v e avaliação final com nota maior ou igual a 9,5v.
Os estudantes excluídos da avaliação periódica poderão efetuar avaliação final (100%).
2. Avaliação Final:
avaliação final 100%
Title: - Dessler, G. (2018). Fundamentals of Human Resource Management (5th Edition). New York: Pearson.
- Duarte, A., Nascimento, G., Almeida, F. (2019). Gestão de pessoas 4.0 - Entre a Continuidade e a Reinvençºao. In MAchado, C., Davim, J. (coords). Organização e Politicas Empresariais. Ed Atual Almedina. Lisboa
- Ferreira, A., Martinez, L. Nunes, F. e Duarte, H. (2015). GRH para Gestores. Lisboa: Editora RH.
- Tyson, S. e York, A. (2005) Essentials of HRM. Burlington: Elsevier.
- Crawshaw, Budhwar & Davis (Eds.) (2014). HRM: Strategic and International Perspective. Sage.
- Sekiou, Blondin, Fabi, Peretti, Bayad, Alis e Chevalier (2009). Gestão dos Recursos Humanos. Lisboa, Instituto Piaget.
Authors:
Reference:
Year:
Title: - Ivancevich, J (2008). Gestão de Recursos Humanos. São Paulo: McGraw-Hill
- Martinez, L., Ferreira, A. E Lopes, M. (2013). Gerir pessoas: Exemplos de boas práticas em Portugal. Lisboa:Edições Sílabo.
- Williams, M., McDaniel, M.. e Nguyen, N. (2006). A Meta-Analysis of the Antecedents and Consequences of Pay Level Satisfaction. Journal of Applied Psychology, 91 (2), 392-413.
Authors:
Reference:
Year:
Marketing Internacional
1.Distinguir a internacionalização de PME?s e MNE?s
2.Explicar decisões de Globalização vs Localização e Standardização/Adaptação
3.Conceber e desenvolver estratégias de marketing em mercados internacionais
4.Identificar diferentes formas de presença em mercados internacionais
I A decisão de internacionalização
II O Meio Envolvente Internacional e a Selecção de Mercados
III Formas de Presença em Mercados Internacionais
IV O Plano Internacional de Marketing
Na avaliação contínua serão os seguintes instrumentos de avaliação:
-Assiduidade, análise e discussão, em aula, de casos de estudo: 15%
-1 Trabalho final de grupo: 35%
-Teste Final: 50%
Classificação final individual, 0/20 valores e assiduidade/pontualidade = ou > 80%
Nota mínima em qualquer uma das componentes - 8,5 valores
Os alunos que reprovarem na avaliação regular possuem duas épocas de exame (1ª e de recurso), tendo os exames uma ponderação de 100% da nota.
Title: Bernardino, Luis and Jones, Marian "Internationalization and Performance: An Empirical Study of High-Tech SMEs in Portugal", Booknomics, Lisboa, 2008.
Albaum, G.; Duerr, Edwin; Strandskov, Jesper "International Marketing and Export Management", 5th ed. Financial Times/ Prentice Hall, England, 2005.
Hollensen, Svend "Global Marketing", 5th ed., Financial Times/ Prentice Hall, England, 2010.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Yin, Robert K. "Case Study Research: Design and Methods", 4th Edition, Sage Publications, London, 2009
Cerviño, Julio "Marketing Internacional- Nuevas Perspectivas para un Mercado Globalizado", Ediciones Pirámide, Madrid, 2010
Prentice Hall, New Jersey, 2011
Warren, J.Keegan "Global Marketing", 6th ed., Pearson Eduction/
Authors:
Reference:
Year:
Projecto de Marketing Empresarial
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
1.Compreender e saber aplicar os conceitos e metodologias necessários ao desenvolvimento de um Projecto de Marketing
2.Saber recolher informação relevante sobre a envolvente, o mercado, a concorrência e a empresa
3.Saber estruturar e planear as fases de elaboração do Projecto.
4.Compreender o papel das variáveis-chave de marketing e o seu contributo para a estratégia
5.Saber coordenar uma equipa de trabalho
6.Ser capaz de aplicar técnicas de interacção entre membros da equipa e gerar consensos
7.Apresentar e defender o projecto
1.Objectivos e métodos pedagógicos da Unidade Curricular
2.Planeamento de um projecto
3.Definição do problema /objectivos do Projecto
4.Metodologias de pesquisa e recolha de informação
5.Fontes de informação primárias e secundárias
6.Principais competências para o trabalho em equipa:
7.Gestão de Equipas de Projecto
8.Conceptualização temática ? literatura recente
9.Análise/Diagnóstico (meio, Concorrência, Empresa)
10.Análise Swot e Directrizes Estratégicas
11.Visão Estratégica do Projecto
12.Factores Críticos de Sucesso
13.Objectivos
14.Plano de Acções
15.Plano de Implementação
16.Orçamento
17.Plano de Contingência
18.Apresentação do Projecto (relatório final)
Avaliação periódica com4 relatórios intercalares com apresentação 20% 1 relatório final com apresentação 50% Teste individual 30% Assiduidade mínima de 80%
A nota mínima em cada uma das provas referidas é 8,5.Caso não sejam arovados terão exame final.
Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC na primeira semana de aulas com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Title: Baynast,Arnaud et all, MERCATOR 25 ANOS- o Marketing na era digital, D. Quixote, 2018
Authors:
Reference:
Year:
Title: Bibliografia recomendada nas áreas/disciplinas específicas do curso, de acordo com cada Projeto específico.
Authors:
Reference:
Year:
Optativas recomendadas
O funcionamento das unidades curriculares optativas está sujeito a um n.º mínimo de inscrições.
1.º semestre
00222 | Economia Financeira (ECSH | Econ)
L0558 | Gestão Comparada Internacional (IBS | GG)
L0641 | Fusões, Aquisições e Avaliação de Empresas (IBS | Fin)
L1830 | Marketing Pessoal (IBS | Mkt)
L6017 | Gestão Integrada de Projectos (IBS | GG)
L6052 | Economia do Turismo (IBS | Econ)
Acreditações