Mestrado

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Acreditado
6 Anos
30 jul 2018
Registo DGES
Registo inicial R/A-Cr 105/2018 de 07-09-2018
Registo de alteração R/A-Cr 105/2018/AL01 de 08-12-2021

Propinas UE (2025/2026)

1.ºAno 5250.00 €
2.ºAno 1600.00 €

Propinas fora da UE (2025/2026)

1.ºAno 7000.00 €
1.ºAno 
2.ºAno 2800.00 €
2.ºAno 
Candidatar
Leccionado em Português
Tipo de ensino Presencial

Plano de Estudos para 2025/2026

1º Ano
Análise de Dados
6.0 ECTS
Gestão de Unidades de Saúde
6.0 ECTS
Sistemas e Políticas de Saúde
6.0 ECTS
Contabilidade e Controlo de Gestão
6.0 ECTS
Gestão de Operações e Sistema Logístico
6.0 ECTS
Gestão de Recursos Humanos
6.0 ECTS
Saúde e Comunicação em Rede
3.0 ECTS
Finanças Empresariais
6.0 ECTS
Gestão Estratégica e Governança
6.0 ECTS
Análise e Avaliação Económica em Saúde
6.0 ECTS
Inovação em Tecnologias de Saúde
3.0 ECTS
Análise de Dados Aplicada à Gestão
6.0 ECTS
2º Ano
Qualidade e Segurança
3.0 ECTS
Seminário de Investigação em Gestão de Serviços de Saúde
3.0 ECTS
Estágio em Gestão de Serviços de Saúde
6.0 ECTS
Trabalho de Projecto em Gestão de Serviços de Saúde
42.0 ECTS
Dissertação em Gestão de Serviços de Saúde
42.0 ECTS

Objetivos

 O programa de mestrado tem como objetivo melhorar a eficiência, a sustentabilidade financeira, a adaptabilidade e a eficácia global das organizações de cuidados de saúde. Isto inclui a capacidade de analisar métricas de desempenho, implementar estratégias de gestão baseadas em provas e otimizar a atribuição de recursos, mantendo simultaneamente elevados padrões de cuidados.

 Os estudantes estarão equipados para enfrentar os desafios relacionados com o controlo de custos, a otimização de processos e a integração de soluções de saúde digitais. Além disso, o programa enfatiza uma compreensão profunda dos cuidados centrados no paciente e a importância da colaboração multidisciplinar em ambientes de saúde. Isto engloba a coordenação relacional, o trabalho em equipa e a comunicação eficaz entre diversas disciplinas de cuidados de saúde.

 Os nossos estudantes também aprenderão a navegar nas complexidades dos sistemas de saúde, compreendendo os quadros regulamentares, as considerações éticas e a governação institucional. Para além disso, irão impulsionar a mudança e a inovação nas organizações de cuidados de saúde, promovendo estratégias adaptativas que respondam à evolução das políticas de cuidados de saúde, às tecnologias emergentes e aos desafios da força de trabalho. Este objetivo inclui a promoção de uma cultura de melhoria contínua, resiliência e aprendizagem estratégica para melhorar a sustentabilidade a longo prazo dos serviços de saúde.

No final do Mestrado em Gestão de Serviços de Saúde os estudantes terão adquirido as seguintes competências e atingido os seguintes objetivos de aprendizagem:

1) Capacidade de comunicação escrita com impacto e eficácia numa envolvente empresarial, nomeadamente:

1.1) Produzir um documento escrito bem estruturado

1.2) Identificar de modo claro um tema e comunicar as mensagens chave num documento escrito

1.3) expressar de modo claro a ligação entre os argumentos teóricos e os aspetos práticos dentro de um documento escrito

1.4) Resumir de modo eficaz ideias e conclusões dentro do um documento escrito



2) Capacidade de comunicação oral com impacto numa envolvente empresarial, nomeadamente:

2.1) Selecionar o formato adequado para uma determinada apresentação

2.2) Demonstrar confiança de que a comunicação foi bem preparada

2.3) Desenvolver e efetuar apresentações com impacto



3) Capacidade para agir de modo ético, com responsabilidade corporativa e sustentável, nomeadamente

3.1) identificar e discutir o leque de desafios que envolvem a responsabilidade corporativa e/ou a sustentabilidade

3.2) reconhecer e refletir criticamente sobre dilemas éticos



4) Capacidade de pensar de modo crítico, nomeadamente:

4.1) Selecionar e interpretar dados e referências relevantes de fontes académicas e não académicas

4.2) Analisar questões de forma eficaz, levando à formulação de conclusões ou soluções bem fundamentadas



5) Capacidade para trabalhar em equipa e relacionar-se com outras pessoas, nomeadamente:

5.1) Organizar e distribuir tarefas entre os membros do grupo, a fim de atingir os objetivos de uma forma eficiente e eficaz

5.2) Mostrar vontade de ouvir os outros e demonstrar curiosidade sobre o que as pessoas estão a dizer e a experienciar

5.3) Programar as tarefas para cumprir os prazos estabelecidos



6) Ser competente em Gestão de Serviços de Saúde, nomeadamente:

6.1) Avaliar a complexidade inerente ao contexto interno e externo das organizações de saúde

6.2) Aplicar conhecimentos e métodos disciplinares na análise dos contextos organizacionais

6.3) Formular estratégias que visem promover a eficácia atual e futura das organizações de saúde

6.4) Apreciar soluções que coloquem o doente no centro da atividade organizacional.

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