Mestrado

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Acreditado
6 Anos
31 jul 2024
Registo DGES
Registo inicial R/A-Cr 65/2015 de 17-06-2015
Registo de alteração R/A-Cr 65/2015/AL02

Propinas UE (2025/2026)

1.ºAno 5250.00 €
2.ºAno 1600.00 €

Propinas fora da UE (2025/2026)

1.ºAno 7000.00 €
1.ºAno 
2.ºAno 2800.00 €
2.ºAno 
Candidatar
Leccionado em Português e Inglês
Tipo de ensino Presencial

Consulte aqui o plano de estudos detalhado



> O ramo de especialização Comportamento Organizacional e Consultadoria é lecionado exclusivamente em português

> O ramo de especialização em Gestão de Recursos Humanos apenas tem vagas para a turma em inglês.

Plano de Estudos para 2025/2026

1º Ano
Ética e Sustentabilidade em Gestão de Recursos Humanos
6.0 ECTS
Sistemas de Recursos Humanos e Gestão de Recompensas
6.0 ECTS
Investigação em Gestão de Recursos Humanos: Análise de Dados Quantitativos
6.0 ECTS
Culturas Organizacionais Saudáveis
6.0 ECTS
Inovação e Mudança Organizacional
6.0 ECTS
Gestão Estratégica e Internacional de Recursos Humanos
6.0 ECTS
Técnicas de Intervenção Organizacional
6.0 ECTS
Desenvolvimento da Liderança, Processos de Decisão e Negociação
6.0 ECTS
Consultadoria e Técnicas de Diagnóstico
6.0 ECTS
Atração de Talentos, Seleção e Desenvolvimento
6.0 ECTS
Regulação e Mercado de Trabalho
6.0 ECTS
Métricas de Recursos Humanos e Auditoria Interna
6.0 ECTS
Liderar A Transformação Digital e A Inovação
6.0 ECTS
Comunicação Digital na Gestão das Pessoas
6.0 ECTS
Equipas Virtuais e E-Liderança
6.0 ECTS
2º Ano
Seminário de Investigação em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
6.0 ECTS
Estágio em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
6.0 ECTS
Estágio em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
6.0 ECTS
Trabalho de Projeto em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
48.0 ECTS
Dissertação em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
48.0 ECTS

Objetivos

O objetivo global deste Mestrado é o de transmitir e veicular conhecimentos científicos relacionados com a GRH, de acordo com os mais elevados padrões internacionais, que proporcionem valor económico, social e cultural à sociedade. No final do ciclo, os alunos estarão capazes de identificar, diagnosticar e intervir em desafios relacionados com a gestão de pessoas dentro das organizações. Destacam-se desafios ao nível da gestão de mudança e inovação, bem estar e saúde no trabalho, sustentabilidade e otimização das potencialidades das ferramentas digitais para acompanhar processos e informar decisões.

Os principais objectivos do programa são:

 Capacitar os alunos para refletir criticamente acerta dos temas centrais da gestão de recursos humanos.

Fomentar a capacidade de análise de temas complexos de forma aprofundada, como precursor de tomada de decisão e desenvolvimento de intervenções organizacionais.

 Promover a inovação nas práticas de gestão de recursos humanos e comportamento organizacional.

 Dotar os alunos de ferramentas práticas para a compreensão, análise e intervenção nas organizações.

 Potenciar o contacto com a realidade da prática, através de metodologias ativas e envolvimento de profisionais.

No final do Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional os estudantes terão adquirido as seguintes competências e atingido os seguintes objetivos de aprendizagem:

1) Capacidade de comunicação escrita com impacto e eficácia numa envolvente empresarial, nomeadamente:

1.1) Produzir um documento escrito bem estruturado

1.2) Identificar de modo claro um tema e comunicar as mensagens chave num documento escrito

1.3) expressar de modo claro a ligação entre os argumentos teóricos e os aspetos práticos dentro de um documento escrito

1.4) Resumir de modo eficaz ideias e conclusões dentro do um documento escrito


2) Capacidade de comunicação oral com impacto numa envolvente empresarial, nomeadamente:

2.1) Selecionar o formato adequado para uma determinada apresentação

2.2) Demonstrar confiança de que a comunicação foi bem preparada

2.3) Desenvolver e efetuar apresentações com impacto


3) Capacidade para agir de modo ético, com responsabilidade corporativa e sustentável, nomeadamente:

3.1) identificar e discutir o leque de desafios que envolvem a responsabilidade corporativa e/ou a sustentabilidade

3.2) reconhecer e refletir criticamente sobre dilemas éticos


4) Capacidade de pensar de modo crítico, nomeadamente:

4.1) Selecionar e interpretar dados e referências relevantes de fontes académicas e não académicas

4.2) Analisar questões de forma eficaz, levando à formulação de conclusões ou soluções bem fundamentadas


5) Capacidade para trabalhar em equipa e relacionar-se com outras pessoas, nomeadamente:

5.1) Organizar e distribuir tarefas entre os membros do grupo, a fim de atingir os objetivos de uma forma eficiente e eficaz

5.2) Mostrar vontade de ouvir os outros e demonstrar curiosidade sobre o que as pessoas estão a dizer e a experienciar

5.3) Programar as tarefas para cumprir os prazos estabelecidos


6) Ser competente em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional, nomeadamente:

6.1) Escolher uma estratégia de diagnóstico adequada para gerir os problemas organizacionais (diagnóstico)

6.2) Desenvolver novas soluções que tenham o potencial de satisfazer as necessidades atuais e futuras dos clientes (intervenção)

6.3) Analisar criticamente as práticas de RH existentes para clientes atuais e potenciais (teoria)

6.4) Aplicar metodologias científicas adequadas para analisar questões nos domínios da GRH e do Comportamento Organizacional (metodologia).

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